sábado, 18 de agosto de 2018

'Arquivo X': Física Quântica, a Maçonaria e Mitologia Grega estão presentes nas 10a. e 11a. Temporadas! (Parte 2) - Marcos Doniseti!

'Arquivo X': Física Quântica, a Maçonaria e Mitologia Grega estão presentes nas 10a. e 11a. Temporadas! (Parte 2) - Marcos Doniseti!
O maior vilão da história de 'Arquivo X', o Canceroso, comanda uma das duas Conspirações que se desenvolvem na série nestas 10a. e 11a. temporadas. 

'Arquivo X' - A nova Mitologia do 'Vírus Espartano' tira os  Alienígenas do centro da trama! - Marcos Doniseti!
Agora, em 2016, quando 'Arquivo X' retornou, Chris Carter adotou a mesma atitude de quando criou a 'Mitologia dos Supersoldados', usando de ideias e elementos que já tinham sido utilizados anteriormente no seriado, mas fazendo isso em um outro contexto, inserindo os mesmos numa nova trama, para desenvolver uma nova Mitologia, a qual vou chamar de 'Mitologia do Vírus Espartano', embora ela também pudesse ser chamada de 'Mitologia do Gato de Schrodinger'. 
Inclusive, um dos elementos que já haviam aparecido na série, na primeira temporada, no episódio 'A Verdade Está Lá Fora' (1X02), e que foi utilizado nesta 'Mitologia do Vírus Espartano' foi o desenvolvimento de OVNIs militares por parte do governo dos EUA.
Em 'A Verdade Está Lá Fora', Mulder e Scully foram até o estado de Idaho, onde naves militares construídas com tecnologia de OVNI eram testadas secretamente pelo militares e cientistas na Base Aérea de Ellis, que sequer constava no mapa da região, mostrando a preocupação do governo dos EUA em esconder que tais testes eram realizados na base. 
Mulder teve uma visão muito limitada deste projeto militar secreto, embora tenha conseguido entrar na base aérea local graças à ajuda de dois adolescentes Grunge, que sempre iam até as proximidades da mesma para se deliciarem com os shows aéreos, nos quais naves militares faziam manobras consideradas impossíveis de serem realizadas por aeronaves comuns, de tecnologia exclusivamente terrestre.

Porém, naquele episódio Mulder teve a sua memória apagada e ele não se lembrava, ao sair da Base (com a providencial ajuda de Scully), o que havia visto dentro da mesma. Ele até chegou a perguntar para a sua nova parceira como havia chegado até ali.
Mulder sob um OVNI militar em 'A Verdade Está Lá Fora' (1X02). Mas depois ele teve as suas memórias apagadas e não se lembrava mais do que tinha visto. 
No fim, Mulder se encontrou com o 'Garganta Profunda' (cujo nome verdadeiro era Ronald Pakula; ver 'This', 11X02), que foi o seu informante na primeira temporada e que até hoje é lembrado com muito carinho pelos fãs, e perguntou: 'Eles estão aqui, não estão?', ao que o 'Garganta' responde: 'Sr. Mulder, eles estão aqui há muito, muito tempo'. E neste diálogo o 'Garganta' confirmou para Mulder que este havia visto um OVNI militar na base aérea. 
E um 'OVNI Militar' foi justamente aquilo que Mulder também viu em 'Minha Luta 1' (10X01).
Mas, agora, esse acontecimento se dá em um contexto totalmente diferente, no qual não temos mais Alienígenas querendo conquistar e colonizar a Terra (algo que foi confirmado pelo Mr. Y em 'Minha Luta 3; 11X01) e os OVNIs militares, que agora são bem mais avançados do que aqueles que apareceram em 'A Verdade Lá Está Fora', não são mais exclusividade dos militares e do governo, pois fica claro que grupos privados também tem acesso aos mesmos.
Em 'Minha Luta 1', o Mulder não apenas viu um OVNI militar, que lhe foi mostrado por Tad O'Malley, como também ficou sabendo que o mesmo ficava invisível e flutuava, usando para isso de energia ponto zero, que é a energia livre do Universo. E foi graças à descoberta de um novo elemento químico (o Ununpentium) que a construção de OVNIs militares com essas características tornou-se possível. E Mulder também fica sabendo que tal elemento químico foi obtido graças ao acidente que ocorreu com um OVNI em Roswell, em 1947 (cuja queda nós vimos no início do 'Minha Luta 1').

Obs1: Esse novo elemento químico, o Ununpentium, realmente existe, sendo que o mesmo foi criado em laboratório por cientistas da Rússia e dos EUA em 2004. Ele passou a ser o elemento número 115 da Tabela Periódica e também é chamado de Moscóvio. E um físico chamado Robert Lazar disse que trabalhou, entre 1988/1989, numa área chamada S-4, próxima à famosa 'Área 51' (Nevada), na qual observou testes com naves de origem extraterrestre que usariam o Ununpetium como combustível nuclear e que o mesmo também permitiria criar uma fonte de energia de caráter antigravitacional, bem como distorceria o campo gravitacional ao seu redor, o que permite a realização de viagens espaciais ultra rápidas. As suas afirmações são contestadas por outros físicos, mas ficou claro que ele foi a origem das informações sobre o Ununpentium que vimos em 'Minha Luta 1'. 
Mulder vê um OVNI militar em 'Minha Luta 1' (10X01). Dessa vez não teve ninguém para apagar as suas memórias. 
Em 'Minha Luta 1', no qual se iniciou a nova 'Mitologia do Vírus Espartano', que é comandada pelo Canceroso, Mulder tem as suas crenças alteradas (pelo menos de forma temporária) quando um carismático apresentador (Tad O'Malley) de um programa sensacionalista exibido pela Internet ('The Truth Squad', o 'Esquadrão da Verdade') procura por ele e Scully a fim de pedir a colaboração de ambos para denunciar uma gigantesca Conspiração, que O'Malley diz ser a maior e mais insidiosa da história da humanidade.
Segundo O'Malley, um grupo secreto com interesses globais (um novo Sindicato?) se prepara para tomar o controle do planeta, usando para isso de uma série de estratégias, tal como sumir com o dinheiro das pessoas nos computadores, decretação de medidas de emergência, construção de prisões imensas, militarização das Polícias, guerras climáticas desencadeadas por meio do uso de substâncias químicas que seriam espalhadas na atmosfera.
Essa imensa e vasta Conspiração, segundo O'Malley, está sendo planejada há décadas e as Elites Fascistas que a comandam estão apenas esperando o momento exato para iniciar a mesma. E tal Conspiração não tem qualquer conexão com os Alienígenas. Elas são comandadas por seres humanos, mesmo.
E as informações que O'Malley transmite para Mulder são, posteriormente, confirmadas por um médico (sem nome), com o qual Mulder mantém contato há tempos, que esteve em Roswell em 1947 e que trabalhou em tal Conspiração por muitos anos, promovendo testes e engravidando mulheres durante décadas, fazendo testes de hibridação genética, a fim de se criar as condições para que tais planos possam ser iniciados.
No episódio 'A Maior das Mentiras' (4X24) um agente do Departamento de Defesa (Michael Kritschgau) tenta convencer Mulder de que tudo no que ele sempre acreditou a respeito de Alienígenas é mentira. O 'Médico Sem Nome' fez a mesma coisa em 'Minha Luta 1' (10X01). 

Obs2: O primeiro episódio da história de 'Arquivo X' que tratou do tema da hibridação genética, misturando DNA humano e alienígena, foi o excelente 'Jogo de Gato e Rato' (1X24). 
O médico sem nome diz para Mulder que as informações que este recebeu (de Tad O'Malley) estão bem próximas da verdade e que aquelas antigas histórias a respeito das guerras entre raças alienígenas, que Mulder e Scully investigaram anteriormente e por muitos anos, eram apenas mentiras, sendo meras cortinas de fumaça para esconder uma Conspiração muito mais insidiosa e elaborada e que é comandada apenas por seres humanos.

Essa não é a primeira vez que Mulder recebe informações de que as tais Conspirações envolvendo Alienígenas Colonizadores eram mentirosas e que tinham origem em alguém que trabalhou em projetos secretos do governo. 

Em 'A Maior das Mentiras' (4X24) também vimos isso acontecer, quando um funcionário do Departamento de Defesa (Michael Kritschgau) disse para Mulder que todas essas informações a respeito de Aliens Colonizadores eram mentiras para esconder outros projetos ultra secretos do Governo dos EUA e do Complexo Industrial-Militar.

Na época, Mulder chegou a forjar a própria morte, com a colaboração de Scully, para tentar descobrir a verdade a respeito. Na 5a. temporada, inclusive, ele se tornou um cético, de forma temporária, tal como aconteceu na 10a. temporada, mas posteriormente ele recuperou as suas crenças (ver 'A Paciente X' - Partes 1 e 2; 5X13 e 5X14). 

Assim, ao mesmo tempo em que se renova e se atualiza, ''Arquivo X" também faz uso de receitas utilizadas anteriormente, misturando o clássico com o moderno. 
Mulder, Scully, Tad O'Malley e Sveta em 'Minha Luta 1' (10X01). O apresentador sensacionalista O'Malley quer convencer Mulder e Scully a ajudá-lo a denunciar uma vasta Conspiração Global e Sveta é uma das provas da qual ele se utiliza para atingir o seu objetivo. 
Atualização do seriado, que trata de novos temas!
Logo, ao realizar tal reviravolta na Mitologia da série, tirando os Alienígenas do centro da mesma e colocando seres humanos em seu lugar, Chris Carter promoveu uma atualização, que era necessária, nas tramas do seriado.
Afinal, o mundo mudou muito entre 2002, quando foi encerrada a nona temporada de 'Arquivo X', e 2016, quando a décima temporada foi exibida.
Neste período de tempo, o tema alienígena meio que já se banalizou e deixou de ser um assunto que gere preocupação entre as pessoas.
Agora, as preocupações da humanidade estão muito mais voltadas para a necessidade de se preparar para as mudanças climáticas que estão ocorrendo rapidamente na Terra, para enfrentar novas epidemias (AIDS, Gripe Aviária, Ebola, etc), enfrentar o Terrorismo (que faz vítimas em praticamente todos os continentes).
As pessoas também estão preocupadas com as violações da sua privacidade por meio de um gigantesco aparato de espionagem global (vide as ações da NSA e as revelações feitas por Edward Snorden e Julian Assange), para o qual as redes sociais e a Internet são bastante utilizadas (e o Mulder, precavido, bloqueia as imagens captadas pelo seu notebook), o impacto das novas tecnologias na vida das pessoas (Inteligência Artificial, Engenharia Genética, Robótica, Telecomunicações).

Assuntos como Fake News, imigração ilegal, censura, xenofobia, racismo, intolerância e discriminação contra as chamadas minorias (LGBT, negros, moradores de rua, estrangeiros) também estão na ordem do dia e geram crescentes conflitos políticos e sociais pelo mundo afora.

Esse cenário acaba levando ao fortalecimento de grupos racistas e de Extrema-Direita, bem como à eleição de políticos com discursos demagógicos (alguém aí pensou em Trump e Marine Le Pen?), que prometem soluções fáceis e rápidas para problemas que são estruturais e cuja solução demandaria mudanças profundas no Estado e na Sociedade. 

Obs3: 'Arquivo X', nestas duas últimas temporadas, fez duras críticas a tais líderes políticos, Trump em especial, é claro, o que desagradou a alguns fãs do seriado, inclusive. Aliás, para mim é um verdadeiro mistério (ou um autêntico 'Arquivo X') como é que tais pessoas conseguem conciliar a sua admiração por tais políticos e ideias e, simultaneamente, gostar de 'Arquivo X', que é uma série que sempre os denunciou, bem como aos seus crimes. 

Vários dos episódios da décima e da décima primeira temporadas trataram destes assuntos: 
A) 'Home Again' (10X02) tratou do preconceito e perseguição sofridas pelos moradores de rua; 

B) 'Babylon' (10X04) retratou vários fenômenos contemporâneos, como a imigração ilegal, racismo, terrorismo e o uso da Religião para justificar a violência extremista;

C) 'Minha Luta 1 e 3' (10X01; 11X01) trataram de assuntos como espionagem global, mudanças climáticas, consumismo, violência, Fake News e novas epidemias;
O 'Médico Sem Nome', que esteve em Roswell quando um OVNI caiu, ajudou a convencer Mulder de que as histórias envolvendo Alienígenas Colonizadores seriam falsas, sendo meras cortinas de fumaça para esconder outros planos muito piores. 
D) 'This' (11X02) tratou de destruição da vida na Terra e a continuidade da mesma em um Mundo Virtual;

E) 'The Lost Art of Forehead Sweat' (11X04) tratou de vários assuntos da atualidade: Fake News, manipulação midiática, governo Trump;

F) 'Familiar' é um episódio que trata de intolerância e de histeria de massas contra pessoas inocentes, que são acusadas e atacadas sem que seu direito de defesa seja respeitado.

A obsessão, que chega a ser doentia, de muitas pessoas em querer se manter belas e jovens para sempre também foi tema do episódio 'Nothing Lasts Forever (11X08), no qual tivemos um casamento entre Mulder e Scully (em uma 'Cerimônia da Luz'), que juraram solenemente que nunca mais irão se separar e que irão enfrentar todos os problemas e adversidades juntos.  
Na décima primeira temporada, os perigos que a inteligência artificial podem representar para a Humanidade ficaram muito bem demonstrados no episódio 'Rm9sbG93ZXJz' ('Seguidores'; 11X07), quase sem nenhum diálogo, o que o diretor do episódio, Glen Morgan, já havia feito em uma série antiga, 'Comando Espacial', da qual foi um dos criadores e produtores, junto com James Wong.

Já no episódio 'Mulder and Scully Meet the Were-Monster' (10X03) vimos o Mulder recuperar a sua crença em fenômenos paranormais e alienígenas, depois de ter se tornado, temporariamente, um cético, o que foi resultado das informações que O'Malley e o 'Médico Sem Nome' lhe transmitiram em 'Minha Luta 1'.

Obs4: O personagem Tad O'Malley foi inspirado em um famoso apresentador de rádio e TV dos EUA chamado Alex Jones, que é um teórico de conspiração de Extrema-Direita (nos EUA eles existem em grande número e Jones é um dos principais). 
O resultado desse ceticismo temporário nós vimos em 'Home Again' (10X02), quando Mulder usa de argumentos puramente científicos para tentar explicar o caso do 'Trash Man', uma entidade que não é 'nem morto e nem vivo' (alguém aí pensou no Gato de Schrodinger?) e que procura defender os moradores de rua, matando as pessoas que os perseguem e os discriminam.
A crescente militarização das Polícias, no mundo inteiro, foi criticada e denunciada em 'Minha Luta 1', pelo Tad O'Malley. Numa época em que a insatisfação popular cresce devido à inúmeros problemas (desemprego, desigualdades sociais, pobreza crescente, etc) muitos governos preferem fortalecer o aparato de repressão do que atacar as causas dos problemas enfrentados pela população. 
Tal ceticismo de Mulder, no entanto, não durou muito tempo e na cena final do terceiro episódio da 10a. temporada ele recuperou a sua crença e voltou a querer acreditar em fenômenos inexplicados ou misteriosos, depois que viu o 'Guy Man' se transformar uma criatura, que hiberna por 10 mil anos, bem na sua frente.

Além da atualização que tivemos no conceito (saiu a Bíblia e entrou a Física Quântica, pelo menos na Mitologia do seriado) e nos temas abordados (espionagem global, mudanças climáticas, terrorismo), também tivemos mudanças na forma de se contar as histórias e na montagem dos episódios.

Os episódios destas duas temporadas ficaram mais rápidos, a quantidade de informações que temos em cada um deles é muito maior (temos muitas informações visuais nos episódios), cenas mais fortes tornaram-se comuns (Mulder cortando o pescoço do assassino enviado pelo Mr. Y para matar a Scully em 'Minha Luta 3' é um exemplo), bem como cenas de perseguição de carro tornaram-se mais frequentes. Mulder e Scully também passaram a lutar muito mais vezes, distribuindo tiros e bordoadas em vários episódios ('Minha Luta 2 e 3', 'This'). 

E a edição dos diálogos também passou por mudanças. 

Em 'Minha Luta 3', por exemplo, Mulder conversa com Mr. Y e Erika Price, enquanto cenas sobre os assuntos falados são exibidos em meio ao diálogo. Por sua vez, Skinner conversa com o Canceroso e com o Mulder simultaneamente, sendo que a conversa com o Canceroso dura cerca de 14 minutos. 

Entendo que estas interrupções foram uma ótima solução, pois evitou que diálogos tão longos se tornassem cansativos. E a medida que a conversa entre os dois avançava tínhamos acesso a novas informações, o suspense era crescente e o clímax da conversa entre Skinner e o Grande Cacique foi a revelação de que William seria filho do Canceroso (o que deixou muitos fãs de 'Arquivos X' com vontade de matar o Chris Carter). 
No episódio 'Minha Luta 3' (11X01) vimos Mulder cortar a garganta do assassino que havia sido enviado pelo Mr. Y para matar a Scully. Cenas fortes como essa não eram comuns na série antigamente, até porque a Fox costumava censurar as mesmas. Muitas vezes Chris Carter teve que brigar para incluir algumas cenas nos episódios. Um episódio em que isso ocorreu foi 'O Hospedeiro' (2X02).
'Founder's Mutation' e a Mitologia: Afinal, existe uma conexão?
Já o excepcional episódio 'Founder's Mutation' (10X05) tratou de um tema que está muito próximo da Mitologia da série, que é a respeito de um projeto secreto comandado pelo Departamento de Defesa (Pentágono), no qual um cientista (Augustus Goldman) faz testes secretos em sua emprega (Nugenics), usando de hibridação genética, misturando DNA humano e alienígena, com o objetivo de criar uma nova geração de jovens superpoderosos, dotados de inúmeros poderes mentais.

Neste episódio nós vimos dois destes jovens, Kyle e Molly, exibir alguns destes poderes, mas não sabemos o que aconteceu com os dois, que fugiram da instalação em que se encontravam. Os dois jovens, inclusive, são filhos de Augustus, cujo nome significa 'divino', o que está mais do que justificado, pois ele deseja criar uma nova espécie humana. 
Mulder e Scully chegam justamente a essa conclusão, percebendo que tal projeto poderá resultar na criação de uma espécie humana muito mais evoluída e poderosa do que o 'Homo Sapiens', o que aproxima a trama o episódio da história de William, o 'filho' de Mulder e Scully que nasceu no episódio 'Existence' (8X21).
Inclusive, em 'Founder's Mutation' (10X05), Mulder fala para Scully a respeito de um projeto semelhante, envolvendo hibridação genética, comandado pelo Sindicato, que havia feito um acordo com os Alienígenas (Vírus/Óleo Negro) em Novembro de 1973.
Apesar das óbvias conexões existentes entre a história de William (que irá aparecer com destaque na 11a. temporada) e os fatos que foram mostrados em 'Founder's Mutation', não ficamos sabendo, até o final da 11a. temporada, se existia ou não essa ligação entre as tramas.
Mas que isso é possível, sem dúvida que é, pois os dois projetos, que resultaram na criação de William (em um projeto comandado pelo Dr. Matsumoto; ver 'Ghouli', 11X05) e dos jovens criados por Augustus Goldman (Kyle e Molly), tem muitas semelhanças. Outras semelhanças é que ambos os projetos secretos eram comandados pelo Departamento de Defesa e também envolviam hibridação genética e a criação de jovens mentalmente superpoderosos. 
E como o Canceroso trabalha no Departamento de Defesa (Pentágono) e foi o responsável pelo projeto que gerou o William ('Crossroads'), então é bem possível que ele também seja o líder do projeto comandado pelo Dr. Augustus Goldman, embora isso não tenha sido confirmado até o final da 11a. temporada.

Afinal, o Skinner disse para o Mulder que havia muitos projetos envolvendo hibridação genética depois que tivemos a queda do OVNI em Roswell, em 1947 (ver 'Ghouli', 11X05). 
'Founder's Mutation' (10X05) foi um dos melhores episódios destas duas últimas temporadas. Os jovens Kyle e Molly tem várias semelhanças com o William, principalmente o fato de que foram criados em laboratório por meio de projetos de hibridação genética e de possuírem um imenso poder mental.  
A Mitologia do 'Vírus Espartano', a 11a. temporada e os episódios 'Minha Luta'!
No último episódio da décima temporada ('Minha Luta 2', 10X06) vimos aquele que poderá vir a ser um futuro possível para a humanidade.
Resumidamente, a trama deste excepcional episódio mostra um futuro no qual o Canceroso dá início a um plano para exterminar a humanidade usando de um chamado 'Vírus Espartano'. Ele justifica tal atitude dizendo que os seres humanos estão devastando a Terra, destruindo toda a vida animal e vegetal, promovendo rápidas e catastróficas mudanças climáticas. 

Desta maneira, o Canceroso age como se fosse Zeus que, segundo Gregory Nagy, iniciou a 'Guerra de Troia' porque a crescente população humana estava fazendo a Terra sofrer. 

Obs5: Tal informação foi retirada de um trecho do livro 'O Herói Épico', de Gregory Nagy (página 44). Portanto, uma das fontes de inspiração para Chris Carter criar essa nova Mitologia do 'Vírus Espartano' foi a 'Mitologia Grega'. 
Para dar início ao seu projeto, o Canceroso usa de um chamado 'Vírus Espartano', ou seja, de um vírus que foi colocado no DNA dos seres humanos (por meio da vacinação contra a Varíola) e que é responsável por desligar o sistema imunológico de cada um, o que faz com que os organismos de todas as pessoas fiquem muito fragilizados, situação em que uma simples gripe pode se tornar mortal.
E com isso as pessoas começam a morrer de todo tipo de doença, incluindo gripe aviária, vírus do Antraz, etc.
No entanto, com a ajuda da agente Einstein e a colaboração decisiva de sua ex-parceira de 'X-Files' Monica Reyes, Scully descobre que existe um meio para neutralizar a ação do 'Vírus Espartano', que é usar do DNA alienígena que está presente em seu próprio organismo para criar uma vacina. E foi a Monica quem informou a Scully sobre como seria possível produzir essa vacina. 

Assim, Scully irá começar a produzir uma vacina a partir do seu DNA alienígena, que será replicado e que será usada para curar a população.

Tal vacina, feita a partir do DNA alienígena, é que poderá salvar a humanidade, impedindo que o Canceroso leve os seus planos de extermínio adiante, o que ele deseja fazer para salvar o planeta Terra, que está sendo inteiramente devastado pelos seres humanos, que estão esgotando os recursos naturais, exterminando um número cada vez maior de espécies, poluindo o ar, rios, mares e oceanos e mudando o clima da Terra. 
De alguma forma, que Scully desconhece qual seja, o DNA alienígena que ela possui em seu organismo impede que o 'Vírus Espartano' destrua o seu sistema imunológico. Desta maneira, Scully possui imunidade ao 'Vírus Espartano', que foi criado por cientistas que trabalharam para o Canceroso por muitos anos. E é justamente por isso que ela não fica doente.
Monica Reyes fez um acordo com o Canceroso, para o qual passou a trabalhar a fim de conseguir imunidade contra o Vírus Espartano. Mas, depois, ela acabou traindo ao mesmo, passando para a Scully as informações necessárias para que esta pudesse produzir uma vacina contra o vírus. 
É bom relembrar que a presença do DNA alienígena no organismo de Scully se dá em função do sequestro que ela sofreu e como resultado dos testes a que foi submetida na segunda temporada e que foram realizados por cientistas que estavam seguindo ordens do Canceroso (ver 'Duane Barry', 'A Ascensão' e 'Por Um Fio'; 2X05, 2X06 e 2X08).
O 'filho' de Scully, o William, por ser um híbrido humano-alienígena (e um supersoldado hiperpoderoso), também possui imunidade ao 'Vírus Espartano', mas o Mulder não a tem, pois o Vírus Alienígena, que poderia lhe proporcionar tal imunidade, foi retirado do seu organismo muitos anos antes (ver episódio 'DeadAlive', 8X15).
No caso de Monica Reyes, ela passou a desfrutar dessa imunidade em função de ter concordado em colaborar com os planos do Canceroso, o que é mostrado no próprio 'Minha Luta 2' (10X06), muitos anos antes. E embora ela não esteja mais lotada nos 'Arquivos X', ela continua sendo uma agente do FBI.
O Canceroso explicou, para a Monica, que a única forma dela de adquirir imunidade ao 'Vírus Espartano' e, assim, continuar viva depois que o plano dele tivesse início era colaborando com o seu projeto. Outro que fará um acordo com o Canceroso foi o chefe de Mulder e Scully, ou seja, o Skinner. Este ficou sabendo dos planos do Canceroso, bem como que o mesmo seria o 'pai' do William, e decidiu ajudá-lo.

Mas eu sempre disse que, nos dois casos, de Monica e Skinner, que nenhum dos dois seria realmente leal ao Canceroso. O acordo que eles fizeram foi por pura conveniência. Monica e Skinner queriam, de fato, continuar vivos quando a Pandemia tivesse início.
Obs6: Já expliquei, em outros textos que escrevi e publiquei, aqui no blog, que a expressão 'pai' usada pelo Canceroso não é literal, sendo usada mais no sentido dele ter sido o responsável pela criação do William. Este, de fato, não tem um pai e sequer uma mãe biológicos propriamente ditos. Afinal, e como a própria Scully explicou para Mulder em 'Minha Luta 4', o William foi resultado de um projeto de laboratório (tal como as garotinhas Teena Simons e Cindy Reardon, de 'Projeto Litchfield', 1X11), no qual se utilizou DNA humano e alienígena para criá-lo. A conexão de William com a Scully existe porque ela o carregou em seu ventre durante muitos meses e porque ambos possuem DNA alienígena em seus organismos. Essa conexão também se dá em função do Entrelaçamento Quântico, que faz com que as coisas que acontecem com o William (visões do futuro, convulsões) também aconteçam com a Scully ao mesmo tempo. 
No início, e de forma totalmente involuntária, William se conectava mentalmente com Scully, e ambos tinham visões de um futuro que poderá acontecer ou não (ver 'Minha Luta 3', 11X01). É o Gato 'Vivo e Morto' de Schrodinger. As visões provocavam fortes convulsões em ambos, mas no final ele aprendeu a controlar as visões e a evitar as convulsões (ver 'Minha Luta 4'; 11X10), o que beneficiou Scully, é claro. 
A Monica Reyes concordou em fazer tal acordo com o Canceroso, mas depois que ela viu as consequências do início da Pandemia provocada pelo 'Vírus Espartano', ela telefonou para Scully a fim de lhe explicar como seria possível salvar a humanidade.
Portanto, foi a partir das explicações feitas por Monica Reyes que a Scully descobriu como seria possível produzir a vacina que daria imunidade aos seres humanos.
Enquanto isso, Mulder tinha ido ao encontro do Canceroso, para poder matar o seu pai biológico, mas sua situação de saúde se agravou bastante enquanto ele se dirigia para o local, pois o seu sistema imunológico estava devastado pelo fato dele não possuir imunidade ao 'Vírus Espartano'.

O Canceroso diz para o Mulder que ele deseja que o planeta se recupere desta devastação, permitindo que o mesmo volte ao seu 'estado selvagem'.
Obs7: A cidade na qual o Canceroso estava escondido é Spartanburg, o que tem uma clara relação com o nome do vírus ('Espartano') que foi criado pelos cientistas que seguiam as suas ordens. Esparta também foi uma cidade da Grécia Antiga que era conhecida por ser uma brutal Ditadura Militar Escravocrata. Ela era governada por um elite de aristocratas guerreiros que vivia de explorar o trabalho escravo da imensa maioria da população, que era violentamente reprimida. E segundo Tad O'Malley a militarização da sociedade por Elites Fascistas é um dos objetivos dessa Conspiração que ele deseja denunciar (ver 'Minha Luta 1'). Portanto, a adoção do nome 'Vírus Espartano' não é mera coincidência. 
Obs8: Além do 'Vírus Espartano', o Canceroso também faz uso de 'Chemtrails' (Trilhas Químicas, ver episódio 'Kitten', 11X06) e da emissão de microondas para destruir o sistema imunológico das pessoas (ver 'Minha Luta 2', 10X06).
Esse fantástico episódio 'Minha Luta 2' termina com o Mulder à beira da morte, em cima de uma ponte, para a qual ele foi levado pelo agente Miller (sua versão mais jovem), que descobriu onde ele se encontrava. E a Scully notou, ao ver o gravíssimo estado em que Mulder se encontrava, que somente o DNA alienígena que ela possui em seu organismo não seria suficiente para salvar a vida do seu parceiro e companheiro.

Logo, para salvar Mulder, seria necessário que ela tivesse acesso às células-tronco do 'filho' deles, William. No entanto, vimos em 'Minha Luta 4' (11X10) que Mulder não é o pai de William e que apenas Scully possui uma conexão com o mesmo, por ter sido a sua mãe biológica e porque ambos tem o DNA alienígena em seus organismos. Então, tudo indica que a salvação de Mulder dependerá de outra pessoa que tem um DNA praticamente idêntico ao seu, que é o Jeffrey Spender, seu meio-irmão. 
Obs9: É bom relembrar que nos quatro episódios 'Minha Luta' os acontecimentos foram mostrados com base na perspectiva de quatro personagens distintos, que são:
'Minha Luta 1' = Perspectiva do Mulder;
'Minha Luta 2' = Perspectiva da Scully;
'Minha Luta 3' = Perspectiva do Canceroso;
'Minha Luta 4' = Perspectiva do William.
A existência de um vasto e gigantesco esquema de espionagem global controlado pela NSA foi tema de 'Arquivo X' nestas duas últimas temporadas. A série já alertava as pessoas sobre isso há 25 anos atrás, mas na época era considerado coisa de malucos e paranoicos, como os Pistoleiros Solitários. 
Então, se levarmos isso em consideração, poderemos entender porque existiriam algumas contradições entre as suas tramas. Mas estas contradições também podem ser explicadas porque tais episódios foram desenvolvidos com base no experimento do Gato de Schrodinger. 

Afinal, cada um dos episódios corresponde a uma visão diferente dos acontecimentos e, daí, surgem versões distintas dos mesmos. Qualquer fato ou acontecimento permite a elaboração de visões diferentes a respeito deles. E isso está presente na Mitologia do Vírus Espartano que vimos nestas duas últimas temporadas. 
Isso explicaria, por exemplo, porque no 'Minha Luta 2' Scully diz que ela e Mulder tem um filho juntos (referindo-se ao William), que no 'Minha Luta 3' o Canceroso diz que William é filho dele e porque, no 'Ghouli' o William diz que a Scully é sua mãe e que no 'Minha Luta 4' o William diz que o Canceroso é o seu pai. E no final, vimos que, de fato, William é fruto de um projeto de laboratório e que, portanto, não tem pai e nem mãe, de fato. 
Já o episódio 'Minha Luta 3' (11X01) mostra os acontecimentos narrados sob a perspectiva do Canceroso. E nele vemos que todos os fatos que foram mostrados em 'Minha Luta 2' (10X06) são, na verdade, fruto de visões que a Scully recebeu do William.
É bom lembrar que o William é um supersoldado hibrido superpoderoso (ver 'A Salvação da Humanidade', 'Réquiem' e 'Minha Luta 2'; 7X15; 7X22 e 10X06) e um dos inúmeros poderes que ele possui é o de enxergar o futuro. 

E o mesmo William acaba, sem que ela saiba o motivo, se conectando mentalmente com a Scully em várias oportunidades, enviando-lhe as imagens do futuro, nos quais o Canceroso planeja usar do 'Vírus Espartano' para exterminar a humanidade, ou seja, mostrando que tudo aquilo que já vimos em 'Minha Luta 2' é um futuro que ainda não aconteceu.
Einstein e Miller: A jovem dupla de agentes que ajudou Mulder e Scully, em especial nos episódios 'Babylon' (10X04) e 'Minha Luta 2' (10X06). Ela era ruiva, cética e se chama Eintein. Ele é jovem, crente e tem cabelos castanhos. São a versão mais nova de Mulder e Scully. Mesmo assim quando eles levam a Scully para o hospital, em ''Minha Luta 3" (11X01), fica claro que não a conhecem. O Gato de Schrodinger explica. 

Portanto, os acontecimentos que foram mostrados em 'Minha Luta 2' (10X06), sobre o uso do Vírus Espartano pelo Canceroso, e que irão provocar o extermínio da humanidade, poderão vir a acontecer ou não. Eles são uma apenas uma probabilidade de futuro. 


O Gato Quântico de Schrodinger explica. 
Ainda no episódio 'Minha Luta 3' vimos que existe uma outra Conspiração em andamento, que é liderada pelo Mr. Y e Erika Price, que comandam uma corporação privada chamada Purlieu, cuja sede é em Moscou.
Em 'Minha Luta 3' (11X01) nós ficamos sabendo que os dois eram antigos integrantes do extinto Sindicato de Colonização Alienígena, do qual o Canceroso, Bill Mulder, o Homem Bem-Vestido e o Garganta Profunda também fizeram parte durante muitos anos e cuja atuação está diretamente relacionada com o plano de Colonização do Vírus Alienígena, que começou a ser mostrado em 'Anasazi' (2X25) e que foi finalizado e destruído no episódio duplo 'Dois Pais/Um Filho' (6X12 e 6X13).
Mr Y e Erika Price dizem para Mulder que eles desejam destruir os planos do Canceroso e que eles desenvolveram um projeto muito melhor e altruísta, que é o de levar a Humanidade para viver no Espaço, instalando os seres humanos em gigantescas 'Esferas de Dyson'.
Isso leva Mulder a questionar a dupla, corretamente, como eles fariam para transportar 7 bilhões de pessoas para o Espaço Sideral, afirmando que tal plano é inviável e que, no fim das contas, o mesmo iria beneficiar apenas uma Elite, tal como acontece com o plano do Canceroso. 

Bingo!
No plano do Canceroso, apenas alguns escolhidos (pelo próprio Canceroso, é claro) irão ter acesso a imunidade ao 'Vírus Espartano' e, logo, terão a chance de viver na 'nova' Terra que, livre de 7 bilhões de terráqueos (ou terrícolas, como diz o alienígena fã de Elvis em 'A Arte Perdida da Testa Suada', 11X04), irá se recuperar da destruição promovida pelos seres humanos e poderá, assim, voltar ao seu 'estado selvagem'.
Em 'Minha Luta 2' (10X06) Scully e Einstein trabalham juntas para tentar evitar a continuidade da Pandemia que ameaça exterminar a humanidade. Esse é um dos possíveis futuros, que está no terreno das probabilidades, mas que poderá ou não se concretizar. Na Mitologia destas duas últimas temporadas Chris Carter se utilizou de vários conceitos da Física Quântica (probabilidades, natureza dual da realidade, fim da relação de causa e efeito). 

'This' mostra uma nova Conspiração em andamento! 


Já no excelente episódio (também Mitológico) 'This' (11X02) vimos que aquilo que o Mulder afirmou em 'Minha Luta 3', a respeito dos planos de Mr Y e Erika Price, era verdade. A ideia deles, de fato, é levar a humanidade para continuar existindo no Espaço Sideral, sim, mas não fisicamente. Os seres humanos seriam transportados, depois de morrer fisicamente, para uma Realidade Virtual.
Neste segundo episódio da 11a. temporada vimos que o Langly (um dos falecidos Pistoleiros Solitários; ver 'Eles Nunca Morrem', 9X15) fez um acordo com a sua então namorada (uma professora universitária chamada Karah Hamby) para que, depois que morressem, eles fossem viver neste Mundo Virtual, onde continuariam juntos e seriam felizes para sempre.
Mas o ex-Pistoleiro se comunicou com Mulder, via smartphone, e disse para este e para Scully que a vida neste Mundo Virtual não é nada do que ele pensava antes de morrer. 
De acordo com Langly, apesar de algumas vantagens (os integrantes do Ramones nunca brigam e os New England Patriots nunca ganham o Superbowl...), a vida no Mundo Virtual é uma mentira, pois o Sol não é quente, tudo é frio, sem emoções ou sentimentos. Não há sonhos e os que estão lá (Steve Jobs, Michael Crichton...) são apenas escravos daqueles poucos que controlam tal Mundo.
E segundo o acordo que Langly havia feito com Karah, se ele descobrisse que haviam sido enganados pelos criadores do Mundo Virtual ele iria se comunicar com alguém para avisar. E foi o que ele fez, se comunicando com Mulder. Ele também pede que Mulder e Scully destruam esta Realidade Virtual que é desprovida de alma.
Canceroso sentado no trono do Rei ou de Zeus. Será que ele está no Monte Olimpo? Tal como o deus grego da Antiguidade, ele quer iniciar um cataclismo com o objetivo de salvar a Terra. Portanto, ele se vê como um Herói e não como um Vilão. Vilões, para o Canceroso, são os seres humanos, que estão devastando o planeta. Ele diz que o colapso da vida na Terra é uma consequência das ações humanas. O Canceroso diz que ele apenas 'adiantou o relógio'.

A dupla até irá fazer isso, fato para o qual eles terão a ajuda de Skinner, apesar do clima de desconfiança que existe entre eles desde o 'Minha Luta 3', devido ao acordo que o chefe da dupla fez com o Canceroso para poder ter acesso à imunidade contra o 'Vírus Espartano' (ver 'Minha Luta 3', 11X01).
Skinner, em troca, recebeu uma missão específica, que é a de encontrar o William, o que ele irá tentar fazer porque acredita que, se isso acontecer, o Canceroso irá desistir dos seus planos de exterminar a Humanidade.
Assim, o Canceroso enganou Skinner, o que ficará claro em 'Minha Luta 4' (11X10), quando ele pergunta para o Grande Cacique Canceroso se o mesmo irá interromper os seus planos de extermínio caso o William sejam encontrado e o Canceroso sequer responde a pergunta.
No fim, em 'This', Scully destrói o equipamento de Realidade Virtual controlado pela Purlieu, mas isso não resolve coisa alguma, pois o mesmo é levado embora do prédio da NSA em que se encontrava.
E também não ficamos sabendo se o equipamento de Realidade Virtual foi consertado ou não, bem como não teremos mais qualquer informação a respeito deste plano de Mr. Y e de Erika Price, devido ao trágico, e mortal, destino que ambos tiveram em 'Minha Luta 4' (11X10), no qual ele foi morto por Mulder e ela foi devidamente explodida pelo William.

Este é o problema de, agora, termos poucos episódios a cada temporada da série. 

Foram apenas seis episódios na 10a. temporada e dez na 11a. temporada, o que em se tratando de uma série com tramas elaboradas e complexas como é 'Arquivo X' é muito pouco, sem dúvida alguma. Logo, agora as tramas surgem e são finalizadas rapidamente, sem um desenvolvimento mais elaborado. Em uma temporada com mais episódios (20, como foi na nona, por exemplo), as duas Conspirações poderiam ter sido desenvolvidas com mais calma e de maneira mais lenta. 

Mas, nesta época tudo tem que ser muito rápido, ainda mais porque agora não existe a menor garantia de que teremos novas temporadas. Antigamente, a Fox, Chris Carter, David e Gillian assinavam contratos com vários anos de duração, e assim tinha-se a garantia de que as tramas seriam desenvolvidas durante vários anos, o que não acontece mais, infelizmente.
a Fox, 
Nave espacial de formato triangular (piramidal, portanto) sobre a ponte, na cena final de 'Minha Luta 2' (10X06). Lembram-se da música cantada por Barbara Beuamont em 'Nothing Lasts Forever' (11X08)? A letra dizia "Porque não atravessamos a ponte e encontramos um lugar seguro e quente? Não é tarde. Estamos perto da beira. Precisamos estar ali amanhã. Fugiremos da escuridão e pararemos de buscar. Tem que haver um amanhecer". 

'Ghouli' trouxe novas informações a respeito do William!

Já no ótimo episódio 'Ghouli' (11X05) nós tivemos uma primeira amostra dos inúmeros poderes de William, desde a infância até a fase atual. E pela primeira vez na série tivemos informações mais detalhadas de como foi a vida deste garoto superpoderoso. 
E neste episódio vimos que William já fazia uso destes poderes desde a infância e que os mesmos foram crescendo com o tempo, desde a época em que ainda era um bebê, quando já movimentava o móbile do seu berço e atraía pedaço de nave espacial (ver 'Nothing Important Happened Today' e 'Provenance'/'Providence'; 9X01, 9X02, 9X09, 9X10).
William usava destes poderes em vária situações: Na família, em brigas com outros adolescentes, mudando o funcionamento de semáforos, tal como fazia o Darin P. Oswald em 'O Raio da Morte' (D.P.O.; 3X03).
Porém, ainda jovem, ele percebeu que passou a ser vigiado por agentes do Governo (do Departamento de Defesa, com certeza), que devem ter ficado sabendo do uso que ele fazia destes poderes. Tais agentes ficavam dentro de um carro, em frente à casa de William. E quando ele recebeu a visita de um agente do Governo é que ele percebeu a necessidade de controlar o uso que fazia dos seus poderes, pois usou do seu poder de leitura de mentes para saber o que eles pretendiam.
A situação se normalizou por um bom tempo, até que um belo dia William não resistiu e resolveu usar dos seus poderes para criar mentalmente um 'Ghouli', uma criatura de visual horripilante, para assustar duas garotas com as quais ele namorava (Brianna e Sarah).
A Nave Espacial, de formato Triangular/Piramidal, com o Olho que Tudo Vê, sobre a ponte, na cena final de 'Minha Luta 2'. Essa é uma referência à Maçonaria, aos Illuminatis, à Deus, a Hórus, ao Chris Carter, à Scully ou ao William? Lembram-se de qual é a frase de abertura do 'Ghouli' (11X05)? É 'Você vê o que eu quero que você veja'. 

Elas descobriram que tinham o mesmo namorado (Jackson Van de Kamp, ou seja, o William) e William decidiu fazer uma brincadeira com elas para assustá-las, usando da imagem do 'Ghouli', mas a situação fugiu ao controle e as duas se atacaram violentamente em uma balsa abandonada (chamada Quimera, uma criatura híbrida, tal como é o próprio William).
Essa brincadeira de mau gosto se tornou pública e acabou atraindo a atenção de Mulder e Scully, bem como do Canceroso, que enviou dois agentes do Departamento de Defesa para capturar William e eliminar os pais adotivos deste.
Com isso, William foi obrigado a fazer uso dos seus poderes para eliminar os agentes que o perseguiam e também para despistar Mulder e Scully, o que ele conseguiu se mostrando para eles com a aparência de outras pessoas (de um escritor, de uma enfermeira...).
Também vimos que, em várias oportunidades, e já há alguns meses, o William tinha visões do futuro, nos quais enxergava OVNIs e se conectava mentalmente com a Scully, mulher que ele nunca havia visto em sua vida, mas que ele desconfiava ser a sua mãe biológica.
Tais visões provocavam fortes convulsões em William, bem como na própria Scully (ver 'Minha Luta 3', 11X01), o que o levou a procurar ajuda psiquiátrica. E sempre que isso acontecia vimos que Scully ficava doente, sofrendo fortes convulsões e desmaios.

A presença do DNA alienígena em Scully e William e o 'Entrelaçamento Quântico' explicam essa conexão que existe entre ambos. 
Quem já viu ao último episódio da 11a. temporada ('Minha Luta 4', 11X10) também sabe que, no final, Scully descobriu que está grávida, embora ela e Mulder pensassem que ela ainda fosse estéril. Mas eles estavam enganados. E a gravidez dela foi possível graças ao William. 
O olho de Scully vendo a Nave Espacial, de formato Triangular/Piramidal (com o seu Olho que Tudo Vê), sobre a ponte na cena final de 'Minha Luta 2' (10X06). E o episódio seguinte ('Minha Luta 3'; 11X01) começa exatamente com o olho de Scully tendo visões do futuro que foi mostrado no último episódio da temporada anterior. Mas na 11a. temporada esse futuro ficou apenas no terreno das probabilidades (a Física Quântica explica). 

Links:

Robert Lazar e o Ununpentium:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bob_Lazar

O Gato de Schrodinger pode estar vivo e morto em dois lugares ao mesmo tempo:

https://netnature.wordpress.com/2016/09/18/o-gato-de-schrodinger-agora-esta-morto-e-vivo-em-duas-caixas-de-uma-vez/

https://www.misteriosdouniverso.net/2016/06/vivo-ou-morto-gato-de-schrodinger-pode.html

http://www.desfavor.com/blog/2018/05/gato-de-schrodinger/

O entrelaçamento quântico é real e visível:

https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=acao-fantasmagorica-distancia-agora-visivel&id=010165180502#.W3RFQehKjIU

A dualidade Onda-Partícula:

https://fisicanaveia.blogosfera.uol.com.br/2015/10/25/luz-onda-ou-particula/

'The X-Files' e a era da Pós-Verdade:

https://www.theverge.com/2018/2/9/16995286/x-files-politics-trump-robert-mueller-mulder-scully-skinner-forehead-sweat
O episódio 'Minha Luta 3' (11X01) começa com o Olho de Scully. E será por meio das visões que Scully recebe de William que teremos acesso a um futuro que poderá acontecer ou não.   

Texto sobre o Ununpentium:

https://www.themarysue.com/element-115/

Cerimônia da Luz - Uma maneira diferente de se casar:
https://www.casamentos.com.br/artigos/cerimonia-da-luz--c2574

Lista de Episódios da 11a. temporada:

https://en.wikipedia.org/wiki/The_X-Files_(season_11)

William e o seu destino - Desafiando o Canceroso:

http://popeseries.blogspot.com/2018/03/arquivo-x-william-desafia-o-canceroso.html

William e o seu blog: A cura está no Sangue!

https://ghouli.net/2018/03/09/spook/

Chris Carter mudou a sequência de exibição dos episódios na 10a. e 11a. Temporadas:

http://popeseries.blogspot.com/2018/03/arquivo-x-episodio-familiar-chris.html

Comentando os episódios a respeito de poder mental na série:

http://popeseries.blogspot.com/2018/02/arquivo-x-o-poder-mental-e-conexao.html
O Olho que Tudo Vê dentro de uma Pirâmide. 

Aviso aos fãs de 'Black Mirror': Arquivo X veio bem antes, ok?:


http://popeseries.blogspot.com/2018/03/aviso-aos-fas-de-black-mirror-arquivo-x.html

De que maneira a série denuncia os crimes do moderno Estado Policial:

http://popeseries.blogspot.com/2018/01/arquivo-x-de-que-maneira-serie-denuncia.html

A 11a. Temporada e o episódio sem diálogo:

http://popeseries.blogspot.com/2018/01/arquivo-x-inova-novamente-e-11a.html

Texto sobre os episódios 'Minha Luta (Partes 1, 2 e 3; 10X01; 10X06; 11X01)':

http://popeseries.blogspot.com/2018/01/arquivo-x-my-struggle-partes-1-2-e-3.html

Texto sobre o episódio 'This' (11X02)

http://popeseries.blogspot.com/2018/01/arquivo-x-em-this-nova-mitologia-da.html

Texto sobre o episódio 'Plus One' (11X03):

http://popeseries.blogspot.com/2018/01/arquivo-x-plus-one-chris-carter-escreve.html

Será que 'Lost Art of Forehead Sweat' se passou em um Universo Paralelo?

http://popeseries.blogspot.com/2018/01/the-lost-art-of-forehead-sweat-sera-que.html

Texto sobre o episódio 'The Lost Art of Forehead Sweat' (11X04):

http://popeseries.blogspot.com/2018/01/arquivo-x-darin-morgan-faz-satira.html

Texto sobre o episódio 'Ghouli' (11X05):

http://popeseries.blogspot.com/2018/02/arquivo-x-em-ghouli-finalmente-vimos.html

Texto sobre o episódio 'Kitten' (11X06):

http://popeseries.blogspot.com/2018/02/arquivo-x-kitten-mostra-historia-de.html

Texto sobre o episódio 'Rm9sbG93ZXJz' (11X07):

http://popeseries.blogspot.com/2018/03/arquivo-x-rm9sbg93zxjz-seguidores.html

Para os adeptos de Teorias de Conspiração essa imagem (cena final de 'Minha Luta 2'; 10X06) é um prato cheio. Vejam o que temos nela: 1) A cena se passa em Washington, cidade que muitos dizem ter sido planejada por um Maçom; 2) Uma Nave Espacial de formato Triangular/Piramidal. A Pirâmide é um símbolo maçônico; 3) No Centro da Nave temos o Olho que Tudo Vê (que também é relacionado com a Maçonaria); 4) A Pirâmide e o Olho que Tudo Vê estão, inclusive, na nota de 1 dólar; 5) No fundo da imagem, também temos:  A) Monumento à George Washington (o obelisco), que foi o primeiro Presidente dos EUA, lançou a pedra fundamental do Capitólio (usando vestes maçônicas) e que era Maçom; B) Em frente ao obelisco de Washington temos o Thomas Jefferson Memorial, terceiro Presidente dos EUA. Alguns dizem que ele também era Maçom. Logo, esta é uma cena Maçônica. Qual é a mensagem que Chris Carter quis passar com esta cena, afinal? Uma outra explicação seria que o Obelisco a Washington representa o falo masculino e a cúpula que aparece em frente (do Capitólio) é um símbolo feminino. A união dos dois dá origem à Luz (Energia Espiritual). E os Maçons eram todos seguidores do pensamento Iluminista. Vários dos signatários da Declaração de Independência dos EUA eram Maçons, incluindo George Washington e Benjamin Franklin. E a Constituição dos EUA foi escrita, em grande parte, por Maçons. 

Washigton: A cidade secreta dos Illuminati e dos Maçons:


https://lusophia.wordpress.com/2014/02/07/washington-secreta-dos-illuminati-e-macons-por-vitor-manuel-adriao/

O Olho que Tudo Vê:

https://opontodentrodocirculo.wordpress.com/2016/08/19/o-olho-que-tudo-ve/

'Nothing Lasts Forever' (11X08) - Um episódio relacionado à Mitologia e que mostrou o casamento de Mulder e Scully:


http://popeseries.blogspot.com/2018/03/arquivo-x-nothing-lasts-forever-um.html

Texto sobre o episódio 'Familiar': (11X09):

http://popeseries.blogspot.com/2018/03/arquivo-x-familiar-e-um-monstro-da.html

Texto sobre o 'Minha Luta 4' (11X10):

http://popeseries.blogspot.com/2018/03/arquivo-x-minha-luta-4-episodio.html

Nenhum comentário: