sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

'Arquivo X' - O Canceroso é o 'pai' do William? Não! É o Mulder! Saiba como isso é possível!! - Marcos Doniseti!

'Arquivo X' - O Canceroso é o 'pai' do William? Não! É o Mulder! Saiba como isso é possível!! - Marcos Doniseti!
Mulder, Scully e William em 'Existence' (8X21). Calma, eXcers: O Mulder é o pai do William, sim. Canceroso é o criador, o que é diferente.

Afinal, como a Scully pode ter engravidado se era estéril? Foi um milagre gerado por uma Ciência Alienígena!


Muitos fãs de 'Arquivo X' ficaram com muita raiva do Chris Carter em função do Canceroso ter dito que ele era o pai do William (ver 'Minha Luta 3', 11X01).

Mas entendo que essa afirmação dele não deve ser entendida de forma literal. E afirmo isso pelos motivos que irei explicar. 

O Canceroso comandou um projeto de criação de supersoldados híbridos, com imunidade a todos os tipos de armas e de doenças, e o William foi resultado do mesmo. No episódio 'Per Manum' (8X13) foi explicado todo o contexto em que a gravidez da Scully foi possível. 

Mas que fique claro que não foi somente a Scully que foi engravidada por ordens do Canceroso. O Canceroso tentou criar um 'William' engravidando outras mulheres, mas os bebês gerados por elas nasciam com aparência alienígena (ver 'Per Manum', 8X13). 
Dr. Takeo Ishimura/Shiro Zama liderava uma equipe de médicos que criou o primeiro supersoldado híbrido com imunidade a todos os tipos de armas e de doença (ver 'Os Japoneses'/'O Falso Alienígena'; 3X09 e 3X10).
Esse projeto secreto, que era comandado pelo Canceroso (ver 'Essence' e 'Existence', 8X20 e 8X21), envolvia inúmeras mulheres que haviam ficado estéreis na época da primeira Mitologia (do Vírus/Sindicato), que se desenvolveu entre o episódio 'Anasazi' (2X25) e 'Dois Pais'/'Um Filho' (6X11 e 6X12).

Na época desta primeira Mitologia essas mulheres haviam sido sequestradas pelos militares, que estavam a serviço do Vírus/Sindicato, com base no seu perfil genético.

Elas foram consideradas como as mulheres cujo perfil genético era o mais adequado para criar clones híbridos que trabalhariam como escravos para tal projeto do Vírus/Sindicato (ver 'Lembranças Finais', 4X14); 

Mas em função dos inúmeros testes e experiências a que foram submetidas, elas ficaram estéreis (ver 'Os Japoneses/O Falso Alienígena'; 3X09 e 3X10) e desenvolveram câncer quando o chip que havia sido colocado nelas pelos médicos (Dr. Zama e sua equipe) foi retirado (ver 'Lembranças Finais'; 4X14). 
Supersoldado híbrido que foi criado pelo Dr. Shiro Zama e sua equipe. Os primeiros exemplares eram deformados, mas já possuíam imunidade às armas e doenças. 
Inúmeras mulheres morreram em função disso, tal como vimos em 'Os Japoneses'/'O Falso Alienígena' (3X09 e 3X10). 

Scully chegou a ficar muito próxima da morte, mas foi salva por um chip que Mulder retirou no Pentágono (ver 'Em Busca da Verdade' - Partes 1 e 2; 5X01 e 5X02), o que ele fez com a devida 'autorização' do Canceroso que, nesta época, tentava atrair Mulder para o seu lado, o que este não aceitou. 

Depois que tal projeto do Vírus/Sindicato foi destruído pelos 'Rebeldes Sem Face' (ver 'Dois Pais'/'Um Filho', 6X11 e 6X12), o Canceroso decidiu começar um novo Projeto, que visava criar supersoldados híbridos com imunidade a todos os tipos de armas e de doenças e que tivessem aparência inteiramente humana. 


A origem deste projeto está no trabalho do Dr. Shiro Zama (ver 'Os Japoneses/O Falso Alienígena'; 3X09 e 3X10), que desenvolveu a Ciência que permitia a criação destes supersoldados. Isso foi feito em regime de colaboração com os Aliens, que forneceram o seu DNA para o Sindicato, em troca da colaboração deste no Projeto de Colonização que o Vírus Alienígena queria iniciar. 
No episódio 'Tunguska - Parte 1' (4X08) os russos aplicaram a vacina e, depois, injetaram o Vírus alienígena em Mulder,transformando-o em um híbrido. Mulder teve o Vírus eliminado em seu organismo apenas no episódio 'DeadAlive' (8X15). 
Mas os primeiros exemplares de supersoldados imunes criados pelo Dr. Zama tinham aparência alienígena, possuíam cabeças imensas, seis dedos e eram todos deformados. 

O Dr. Zama e a sua equipe de médicos tentou levar esses conhecimentos altamente sofisticados para o governo do Japão e, por isso, eles acabaram sendo mortos pelos militares a serviço do Sindicato. 


Mas os conhecimentos e a tecnologia desenvolvidas pelo Dr. Zama ficaram com o Canceroso (ver 'Os Japoneses'/'O Falso Alienígena'; 3X09 e 3X10).

Assim, tal projeto continuou a ser desenvolvido, por médicos a serviço do Canceroso (ver 'Per Manum', 'Essence' e 'Existence'; 8X13, 8X20 e 8X21). E foram os Drs. Lev e Parenti que deram continuidade ao mesmo, sendo que ambos trabalhavam para o Canceroso.
No episódio 'A Sexta Extinção: Amor Fati' (7X02) o Canceroso fez uma transfusão de material genético do Mulder para si, com o objetivo de se transformar em um híbrido. Assim, desde aquela época que o Canceroso tinha o DNA do Mulder e poderia usá-lo em seu projeto de criação de supersoldados híbridos, do qual o William foi o resultado.

Aliás, o Dr. Parenti era o médico particular da Scully e foi ele que levou adiante a tentativa de fertilização artificial que não deu certo e que contou com a ajuda do Mulder e que, depois, monitorou a gravidez milagrosa dela (ver 'Per Manum', 8X13).

A ideia do Canceroso com este projeto era o de criar uma nova espécie humana, mais poderosa e evoluída do que os próprios Aliens, com imunidade a todos os tipos de armas e de doenças. 

E é claro que o Canceroso, que de bobo não tem nada, pegou essa imunidade total para ele também. 

Aliás, isso explicaria porque ele levou um míssil na cara e não morreu (ver 'The Truth', 9X19 e 9X20; ver 'Minha Luta 1', 10X01). 

E foi essa mesma imunidade que ele ofereceu para a Monica e para o Skinner a fim de atrair os dois para o seu lado na tentativa de levar o seu plano de extermínio da humanidade adiante (ver 'Minha Luta 2', 10X06; ver 'Minha Luta 3', 11X01). 
Em 'A Salvação da Humanidade'(7X15) o Canceroso conseguiu convencer a Scully a fazer uma longa viagem, levando-a a para um local isolado. Chegando lá, ela ficou desacordada por muitas horas e teve o embrião do William introduzido em seu organismo. Outras mulheres passaram pelo mesmo procedimento, mas o William foi o primeiro a ser um caso de sucesso. 
Neste projeto do Canceroso, o William foi o primeiro supersoldado híbrido e imune bem sucedido, ou seja, a nascer com aparência inteiramente humana.

Logo, William é o primeiro exemplar dessa nova espécie humana, sendo uma criança super-humana como o Canceroso falou (ver 'Minha Luta 3', 11X01), possuindo mais poderes do que qualquer outro ser humano e até do que os aliens. 


A conexão do William com os Alienígenas ficou bastante clara quando, ainda bebê, atraiu um pedaço de nave espacial sobre o berço no qual se encontrava (ver 'Nothing Importante Happened Today' - Partes 1 e 2; 9X01 e 9X02; ver também 'Provenance/Providence'; 9X09 e 9X10). 

Resumindo, foi isso. 

Afinal, como é possível que o Mulder seja o pai do William se este foi criado pelo Canceroso? 
O Dr. Parenti foi o médico que monitorou a gravidez da Scully. Ele trabalhava em clínicas (Zeus Genetics), junto com o Dr. Lev, que serviam de fachada para o projeto de criação do supersoldados híbridos comandado pelo Canceroso.

Apesar do William ter sido criado pelo Canceroso, entendo que o Mulder é o pai biológico do menino, sim. 


Mas como isso seria possível? 

O Canceroso fez uma transfusão de material genético do Mulder, quando este era um híbrido (ver 'A Sexta Extinção - Amor Fati'; 7X02). 

Ele fez isso porque também desejava se tornar um híbrido. Na época, ele não conseguiu, mas o importante é que ele tinha o material genético do Mulder e dominava a Ciência alienígena que permitia a criação de supersoldados híbridos com imunidade total. 

Com isso, os médicos que trabalhavam para o Canceroso criaram um embrião, que foi introduzido na Scully ('A Salvação da Humanidade'; 7X15; ver 'Per Manum', 8X13), gerando o William. 
Durante o desenvolvimento do projeto de criação dos supersoldados comandado pelo Canceroso nasceram inúmeros bebês com aparência alienígena. Por isso é que eles eram descartados.
Logo, o Mulder é o pai biológico do William, pois foi o seu material genético que o Canceroso utilizou para criar o embrião que deu origem ao William. 

Entendo que o Canceroso mentiu para Monica e Skinner, dizendo que é o 'pai' do garoto, a fim de atraí-los para o seu lado, com o objetivo de levar o seu projeto de exterminar a Humanidade adiante. A função de Skinner, neste plano, é o de justamente encontrar o William. 


Caso isso venha a acontecer, o Canceroso deverá, talvez, tentar neutralizar o garoto ou, então, convencê-lo a ficar do seu lado, pois sabe que se o William ficar contra os seus planos os mesmos irão fracassar. 

Como eu já disse, ele é o responsável pela criação do William e é neste sentido que ele disse ser o 'pai' do garoto. 

Esse 'tipo' de paternidade já foi mostrado, por exemplo, no clássico filme de Sci-Fi 'Blade Runner: O Caçador de Andróides' (1982). Neste, o replicante Roy chama o Dr. Tyrell de 'papai'. Tyrell não é, de fato, o pai de Roy, mas o seu criador. 
William é fruto de um projeto secreto do Canceroso. Ele é um supersoldado híbrido com inúmeros poderes. Sua ligação com os Aliens está mais do que comprovada. Ainda bebê ele possuía poderes incomuns. 
É neste sentido que o Canceroso disse que é o 'pai' do William, pois ele foi o responsável pelo projeto que resultou no seu nascimento. 

Assim, William é filho do Mulder e neto do Canceroso. 

Obs1: No primeiro episódio desta 11a. temporada de 'Arquivo X' a primeira cena, após o término da narração feita pelo Canceroso', mostra um close do olho direito da Scully. E no novo filme 'Blade Runner 2049' a primeira cena do mesmo também é um close de um olho direito. Este tipo de referência nunca é colocado em 'Arquivo X' à toa. 

Observações!

1) Analiso apenas quilo que já foi mostrado na série. Aquilo que ainda não apareceu não é possível analisar, só especular; 
Na 11a. temporada a nova Mitologia de 'Arquivo X' se conectou com o universo Cyberpunk. Assim, se a imagem de divulgação da nova temporada lembra 'Matrix' isso não é mera coincidência. 

2) Baseado em tudo o que já apareceu na série, nestas 11 temporadas, a explicação da Ciência alienígena para criar o William é a única que se mantém em pé até agora, existindo inúmeros episódios (que citei no texto), de várias temporadas, mostrando fatos relacionados a essa trama; 

3) Faltam apenas sete episódios para chegarmos ao final da série e tudo indica que, infelizmente, esta temporada será a última, o que até o David Duchovny já confirmou em declaração recente;


4) Assim, não vejo muito espaço (e muito menos tempo) para se promover uma gigantesca reviravolta nessa trama toda, ainda mais levando-se em consideração tudo o que já foi mostrado na série. 

Isso pode até acontecer, mas é altamente improvável. 

E na minha opinião seria um grave erro se o Chris Carter fizesse isso.
O Canceroso assustou os fãs de 'Arquivo X' ao dizer que ele é o pai do William, mas tudo aponta para o fato de que ele é 'apenas' o criador do garoto.

Vídeo - Trailer do episódio 'Provenance' (9X09).

6 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito do seu blog! Parabéns!

Marcos Doniseti disse...

Obrigado, Rosa.

Volte sempre ao blog.

Marcos Martins disse...

Fácil um dos melhores conteúdos sobre o Arquivo X que tive a oportunidade de ler. Não poderia deixar de dar meu comentário sobre isso. E onde posso encontrar o podcast que você fala sobre arquivo x? Lembro que chegou a comentar em um dos textos.
Arquivo X voltou tentando fechar suas histórias antigas ao mesmo tempo que tenta trazer coisas novas. Isso tem sido bem feito, mas tem uma galera que espera que o seriado seja igual anos atrás, uma espécie de saudosismo que cega para o que vem pela frente.
Abraços

Marcos Doniseti disse...

Tudo em ordem, Xará?

Os podcasts sobre 'ArquivoX' dos quais participei foram os dois primeiros episódios da 11a. temporada. Já gravamos o podcast sobre o terceiro episódio, que deverá ser divulgado na próxima segunda-feira à noite.

Os links para ouvir os podcasts é esse aqui:

'Minha Luta - Parte 3'

https://resistenciaexcer.wordpress.com/2018/01/09/13-minha-luta-parte-3-s11e01/


'This':

https://resistenciaexcer.wordpress.com/2018/01/16/14-isto-s11e02/

Espero que goste.

Obs: Já escrevi e publiquei uma série de textos a respeito de 'Arquivo X' aqui no blog, sobre a temporada atual e as anteriores, bem como sobre as Mitologias do seriado. Fique à vontade para comentar.

Obrigado pelos elogios e volte sempre ao blog.

Jadylopes disse...

Amei, bem completo e explicado!!

Marcos Doniseti disse...

Jadylopes,

Um aviso: Esse texto sobre a paternidade do William foi escrito no início da 11a. temporada e refletia uma possibilidade para explicar a origem dele.

Mas essa possibilidade não era a única.

Durante a série, por várias temporadas, Chris Carter deixou várias pistas e informações a respeito da origem do William. Várias explicações eram possíveis, incluindo a dele ser filho do Mulder e, também, a de ter sido criado em laboratório.

Daí, eu escrevia textos analisando essas possibilidades.

Posteriormente, com o desenvolvimento e conclusão da 11a. temporada e da série ficou claro que Chris Carter optou pelo caminho da paternidade indefinida.

Ficou claro que a criação do William era fruto de um projeto militar secreto comandado pelo Canceroso para combater e derrotar os supersoldados criados pelos 'Rebeldes Sem Face' que passaram a desenvolver um projeto para exterminar os seres humanos, o que foi desenvolvido nas 8a. e 9a. temporadas da série.

Nas duas últimas temporadas (10a. e 11a.) vimos que esse projeto foi abandonado pelos aliens.

Mas o William estava crescendo e se tornava cada vez mais poderoso com o tempo. Daí vemos que o Canceroso cria um projeto próprio para exterminar a humanidade e criar um novo mundo, controlado por ele. E para que isso fosse bem sucedido, o Canceroso tenta usar o William com essa finalidade.

Porém, o William percebe o que o Canceroso quer fazer com ele e se rebela contra ele, inviabilizando os seus planos.