quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

'Arquivo X': 'My Struggle' (partes 1, 2 e 3) - Três episódios sob a perspectiva de cada um dos protagonistas (Mulder, Scully e Canceroso)? - Marcos Doniseti!

'Arquivo X': 'My Struggle' (partes 1, 2 e 3) - Três episódios sob a perspectiva de cada um dos protagonistas (Mulder, Scully e Canceroso)? - Marcos Doniseti!
'My Struggle 1': Episódio que renovou a Mitologia do seriado, tornando-a mais terrena, e cuja trama foi contada sob o ponto de vista do Mulder, que é influenciado pelas informações que lhes foram passadas pelo 'Teórico de Conspiração' e apresentador Tad O'Malley. 

1) 'My Struggle 3': William volta para o centro da Mitologia da série!


O nome do episódio é 'My Struggle 3' (Minha Luta), que também é o nome do livro de Hitler, que possuía um plano para promover a escravização e o extermínio de todos os povos/raças que ele considerava como sendo 'inferiores'. E o Canceroso, tal como vimos na 10a. temporada, também está comandando um projeto que resultará no extermínio da humanidade. 

E os únicos que irão sobreviver serão aqueles que se tornarem imunes ao 'Vírus Espartano'. E quem tem essa substância que garante a imunidade? O Canceroso, é claro.

Obs1: Porém, apesar dessa referência a Hitler, Chris Carter declarou, em entrevista, que é um admirador de uma série de livros autobiográficos de autoria do escritor norueguês Karl Ove Knausgard e que se intitula 'Minha Luta'.

Alguns fãs não perceberam, tal como o autor do texto no site 'Omelete', mas Chris Carter inverteu as temporadas na questão da 'Conspiração do Canceroso'. 

Outra coisa importante que deve ser ressaltada é que os fatos mostrados neste episódio de estreia são anteriores aqueles que vimos no último episódio da 10a. temporada ('My Struggle 2'). 
Mulder vê uma RVA (Réplica de Veículo Alienígena), uma nave espacial que foi desenvolvida em segredo pelo governo durante mais de 60 anos com base em tecnologia alienígena. Tal tema já havia aparecido no episódio 'A Verdade Está Lá Fora' (1X02).

Afinal, o William envia informações para a Scully, sua mãe, a respeito do que irá acontecer. E o que irá acontecer é justamente aquilo que vimos em 'My Struggle 2': Uma tentativa de extermínio da Humanidade por parte do Canceroso.


William usa de uma forma de comunicação mental para passar tais informações, para a Scully, a respeito dos planos do Canceroso. E tudo o que ele prevê acaba acontecendo. E justamente por isso é que Scully e Mulder acabam percebendo que precisam confiar nas informações enviadas pelo William. 

O problema é que essa iniciativa do William provoca efeitos negativos na Scully, cujo cérebro passa a funcionar de maneira anormal, fazendo com que ela passe a sofrer convulsões e desmaios. 

Nesta comunicação com a mãe, vemos que o rosto de William vira de um lado para o outro, rapidamente, e Isso lembra cena de 'Space' (1X09), na primeira temporada, quando o mesmo acontecia com o astronauta do qual Mulder era fã (Coronel Marcus Aurelius Belt). 

O Coronel Belt ficou exausto com isso e acabou cometendo suicídio, mas ele não era um supersoldados híbrido humano-alienígena dotado de imensos poderes. Assim, William deve sofrer um certo desgaste físico e mental quando se comunica com a Scully.
Cena do 'My Struggle 1' que mostra o momento em que uma nave com tecnologia alienígena mata a Sveta, que alegava ter sido sequestrada e engravidada durante testes aos quais havia sido submetida. Scully descobriu que ela possuía DNA em seu organismo.

E também fica claro que William tem mais um poder bastante importante, que é o de prever o futuro, pois tudo o que ele mostrou que ia acontecer, para a Scully, acabou acontecendo, o que Mulder e Scully percebem ao final do episódio.


Por isso, no final, Mulder e Scully chegam à conclusão de que William é quem comanda tudo, agora: O que fazer, Quando fazer, Como fazer. Ele decide tudo. Cabe a eles apenas esperar pelas iniciativa do seu filho superpoderoso.

Desta maneira, William voltou para o centro da trama Mitológica da série. Ele havia sido criado justamente para isso, mas com o fim da série (na 9a. temporada) ele perdeu essa condição. E agora o William torna-se, novamente, o centro de tudo. O sucesso ou o fracasso dos planos do Canceroso e do 'novo' Sindicato irá depender dele. 

Na minha avaliação, William jamais irá ficar contra seus pais: Mulder e Scully. 

Obs2: Será que o Chris Carter e George Lucas são irmão siameses? São dois malucos geniais, que adoram complicar as tramas que criam. 
Alienígena visto em 'My Struggle 1'. Apesar disso, as Conspirações parecem que saíram de cena no seriado. As Conspirações atuais são de exclusiva responsabilidade de seres humanos, que são os verdadeiros monstros (como vimos no terceiro episódio da 10a. temporada). Mas será que os Aliens estão definitivamente fora de 'Arquivo X'? 

2) Afinal, o Canceroso é o pai de William? E o futuro previsto por William poderá ser modificado? 


Em 'My Struggle 3' pela primeira vez na história de 'Arquivo X' nós tivemos duas frases de abertura, que foram 'I Want To Believe' (Eu Quero Acreditar) e 'I Want To Lie' (Eu Quero Mentir). 

Tais frases estão relacionadas com algumas falas do Canceroso e do Mr. Y (o líder do novo Sindicato). No caso do Canceroso, a mentira é o que ele disse para o Skinner, no final do episódio, atribuindo a ele mesmo a paternidade do William.

No entanto, entendo que tal afirmação não deve ser entendida de forma literal, mas de maneira simbólica. 

Como assim? 

Quando o Canceroso afirma que é o pai do William ele está se referindo ao fato dele ter comandado o projeto científico levado adiante por médicos que trabalhavam para o Sindicato e que visavam criar um supersoldado híbrido, humano-alienígena, que fosse imune a todos os tipos de armas e de doenças. 

Tal projeto começou com o Dr. Ishimaru Zama (ver 'Os Japoneses'/'O Falso Alienígena', 3X09 e 3X10) e, depois, teve continuidade com o Dr. Openshaw (ver 'Dois Pais'/'Um Filho', 6X11 e 6X12). 
O Canceroso é uma pessoa obcecada pelo poder. Ele sempre esteve envolvido nos grandes acontecimentos da história e nada lhe dá mais prazer do que dar ordens e ser obedecido. E agora ele quer criar uma nova Humanidade, à sua imagem e semelhança. 

Após a destruição do Projeto de Colonização do Vírus/Sindicato, o Canceroso continuou com o projeto de criação dos Supersoldados imunes a tudo, com os Drs. Lev e Parenti trabalhando para o mesmo (ver episódios 'Per Manum', 'Essence' e 'Existence', 8X13, 8X20 e 8X21). 


Para isso, o Canceroso se utilizou das mesmas mulheres (Scully e muitas outras) que haviam sido sequestradas na época da Mitologia do Vírus/Sindicato e que tinham ficado estéreis em função dos testes a que haviam sido submetidas, o que resultou na retirada de todos os óvulos. 

Usando das técnicas de hibridação genética, dos óvulos retirados destas mulheres e da ciência alienígena, eram criados embriões que, posteriormente, eram introduzidos nestas mulheres (ver 'Per Manum', 8X13). No caso da Scully isso aconteceu no episódio 'A Salvação da Humanidade' (7X15).  

Neste episódio (My Struggle 3), vimos que a médica (Dra. Joyet) que atendeu Scully possui uma 'mente aberta', falando que já conhecia casos de pessoas com grandes poderes mentais, citando projetos secretos desenvolvidos pela CIA, NSA, DARPA (que faz parte do Pentágono) relacionados ao controle da mente e que os mesmos foram realizados antes mesmo do início da 'Guerra Fria' (1947/1948). Ela diz que tratou alguns destes pacientes e afirma que os mesmos possuíam habilidades super-humanas. 
No início de 'My Struggle 3' Skinner percebeu que Scully estava recebendo mensagens de alguém. Depois de tantos anos sendo o chefe de Mulder e Scully, até ele começou a perceber certos fatos muito incomuns.

William, como já afirmei, é um super-soldado híbrido e possui imensos poderes, maiores até do que os dos próprios Alienígenas, motivo pelo quais eles o temiam e tentaram assassiná-lo (ver 'Provenance'/'Providence', 9X09 e 9X10). E entre estes poderes está o de se conectar mentalmente com outras pessoas, o que os Aliens também faziam, bem como o de prever o futuro, como já vimos. 


Obs3: Qualquer um que diga que a Scully engravidou porque teria sido estuprada pelo Canceroso esta muito mal informado a respeito das Mitologias do seriado. Até porque a Scully é estéril e, logo, não tem como engravidar usando de métodos naturais. Ela pode ter 200 relações sexuais em um ano que, mesmo assim, não irá engravidar. E mesmo a tentativa de fertilização artificial que ela fez acabou fracassando (ver 'Per Manum', 8X13). Portanto, somente o uso de métodos científicos revolucionários, de origem extraterrestre, é que pode explicar a sua gravidez. E foi isso que o Canceroso fez.

Outro fato importante: Em 'My Struggle 3', tudo o que William mostrou que iria acontecer, aconteceu. Mas a Scully e o Mulder não sabiam disso. Agora, eles tem consciência de que as profecias de William se cumprem e, por isso, decidiram esperar que ele tome a iniciativa de entrar em contato com eles para dizer quais as atitudes que os dois deverão tomar ou com o que eles deverão se preocupar.  
Cena final de 'My Struggle 2' mostra um close do olho direito de Scully.

Além disso, estes três episódios também podem levar a uma outra reflexão: Será que é possível mudar este futuro que já foi previsto por William, que é o extermínio da Humanidade pelo Canceroso? Ou será que o mesmo poderá ser evitado? 


A julgar pelo que vimos em 'My Struggle 2' (10X06), cujos fatos são posteriores aos de 'My Struggle 3' (11X01), as profecias de William se cumpriram. Ele previu o uso do 'Vírus Espartano' pelo Canceroso, gerando o início de uma Pandemia que levará a Humanidade à extinção, e também previu que o Mulder ficaria à beira da morte. E tudo isso aconteceu. 

Então, surge a dúvida: Afinal, independente do que os personagens façam, o destino já está traçado e aquilo que vimos no final da 10a. temporada é inevitável? Em 'My Struggle 2' o Canceroso dizia que esse destino já estava traçado com décadas de antecedência. 

Também neste caso, teremos que aguardar para saber o que Chris Carter nos reserva, mas se tem um fato que é inegável e que está presente nos três episódios 'My Struggle' é que temos uma Conspiração Global em andamento, que a mesma é liderada pelo Canceroso e que visa exterminar a Humanidade por meio do uso do chamado 'Vírus Espartano', que destrói inteiramente o sistema imunológico dos seres humanos. 
Cena inicial (pós-narração do Canceroso) de 'My Struggle 3' mostra um close do olho direito de Scully. 

3) Conexão com temporadas anteriores!


As visões de Scully mostram o que aconteceu na época em que ela engravidou, quando William nasceu e, quando ela teve visões do Jeffrey Spender, ele imediatamente apareceu no hospital, para conversar a respeito de William, que está sendo procurado. 

Em função do que já foi mostrado nestes três episódios, o Jeffrey Spender é o único que sabe onde o William se encontra, pois a própria Scully pediu que ele jamais dissesse a localização do filho, nem para ela mesma. E tudo indica que Mulder também não sabe onde o William se encontra. 

Tudo aponta para o fato de que Mulder e Scully pediram ao Jeffrey para que este jamais lhes informasse a localização do William. E isso acabará gerando um grande problema, pois como vimos em 'My Struggle 2', somente com as células-tronco do William poderão salvar a vida de Mulder.

Mas existe uma outra informação importante que está relacionada a este caso: Não podemos esquecer que Jeffrey é meio-irmão de Mulder, pois ambos são filhos do Canceroso, então surge a possibilidade que as células-tronco do Jeffrey possam vir a ser usadas para salvar a vida do Mulder. Essa é uma hipótese que não pode ser descartada. 
'I Want To Lie' (Eu Quero Mentir) é uma das duas frases de abertura de 'My Struggle 3', o que foi algo inédito na série. Cada um dos episódios 'My Struggle' mostra a história sendo contada sob o ponto de vista de personagens distintos. Por isso, claramente nós temos algumas contradições entre eles, o que significa que alguém mentiu. Quem foi? 

Neste caso do William, também existe uma conexão com a 9a. temporada, com o episódio ótimo episódio duplo 'Provenance/Providence' (9X09 e 9X10), em especial. 


No mesmo, vimos que uma seita sequestrou o William e exigia que Scully matasse o Mulder, caso contrário eles não devolveriam o William, pois temiam que este seguisse o exemplo de Mulder e lutasse contra os planos de Colonização dos 'Rebeldes Sem Face', que foram os criadores dos super-soldados. E os membros da Seita acreditavam que os super-soldados eram os verdadeiros 'Filhos de Deus' e que tinham o direito de dominar a Terra. 

Agora, vemos que William também terá um papel fundamental para definir qual será o resultado da nova trama, que envolve os planos do 'novo' Sindicato (de levar a Humanidade para colonizar o Espaço) e do Canceroso, que é o o de exterminar a Humanidade, criando uma nova, formada apenas por híbridos, e que será construída à imagem e semelhança do Canceroso. 

Neste conflito, entendo que William jamais ficará contra os pais. Por isso o Canceroso quer impedir que Mulder e Scully cheguem até o William, pois sabe que isso iria representar uma uma grande ameaça aos seus planos. 
Jeffrey Spender é o único que sabe onde está William, bem como somente ele sabe o nome da família que adotou o filho de Mulder e Scully (Van De Kamp). 

Afinal, se o William se colocar contra os planos de extermínio da Humanidade do Canceroso, os mesmos poderão ser inviabilizados, graças aos seus imensos poderes, incluindo o de prever oc futuro;


4) Abandono do assunto Alienígena no seriado!

Em 'My Struggle 3' também ficamos sabendo que os Planos de Colonização alienígena pelos supersoldados controlados pelos 'Rebeldes Sem Face', ou seja, a invasão planejada para começar no dia 22/12/2012, foram abandonados. 

Motivos: A humanidade está exaurindo os recursos da Terra e a Natureza está sendo destruída pelas mudanças climáticas. Afinal, quem deseja conquistar um planeta devastado? 

Isso foi explicado pelo Mr. Y e pela sua sócia, Erika Price. 

Isso deixa claro que, agora, as Conspirações, na série, são exclusivamente terráqueas. Os alienígenas dançaram. Entendo que isso faz parte da atualização do seriado que Chris Carter começou a promover já na 10a. temporada.  

Mas em se tratando de Chris Carter, não duvido que os Aliens ainda apareçam uma última vez. Afinal, naves espaciais construídas com o uso de tecnologia alienígena apareceram em 'My Struggle 1 e 2'. 
Em 'My Struggle 3', vemos Mulder correndo a 'mil por hora' em um Ford Mustang. E dizer que no 'My Struggle 1' ele usava Uber... Cenas de carros em velocidade não são muito comuns em 'Arquivo X', mas o merchandising ajuda a explicar esta ótima cena de perseguição que tivemos neste ótimo episódio. 

5) Citações Bíblicas!


Canceroso se considera o substituto de Deus, sendo que ele quer criar uma Humanidade à sua 'imagem e semelhança'.

William, Scully e Monica são parte dos 'Escolhidos' pelo Canceroso para fazer parte desta nova Humanidade. Mulder não é chamado para fazer parte da mesma, pois ele faz de tudo para inviabilizar os planos do Canceroso. 

O Canceroso quer derrotar Mulder, isolando-o, mas será que Scully e William irão aceitar isso? Duvido. 

Para mim, essa fala do Canceroso a respeito dos 'Escolhidos' são uma referência Bíblica, relacionada ao Evangelho de Mateus, que diz: "Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos" (Mateus 22:14).

6) A volta do Sindicato, com membros antigos e desconhecidos! 
Skinner pergunta 'O que é isso, Monica?' Ela responde 'Isto sou eu apontando uma arma para a sua cabeça'. Cena e diálogo sensacionais, sem dúvida alguma.

Em 'My Struggle 3', o Mr. Y e a Erika Price são apresentados como sendo antigos integrantes do Sindicato de Colonização Alienígena, embora nunca tenham aparecido na série anteriormente. Portanto, esta é uma informação que precisará de confirmação, pois a história do Sindicato que eles contam é muito diferente daquela que vimos no seriado durante todos estes anos. 


O agente enviado por Mr. Y tentou matar Scully. O seu objetivo era o de impedir que William consiga entrar em contato com a mãe, o que poderia inviabilizar os seus planos, dada a capacidade do garoto de prever o futuro, bem como fazer com que Mulder desistisse de lutar contra os seus planos. 

Isso fica claro porque o agente foi para o hospital a fim de matar a Scully logo depois que Mulder disse para o Mr. Y que ele confiava apenas em Scully. 

Mr. Y e Erika também querem impedir que o Canceroso leve o seu plano de extermínio da Humanidade adiante e, para isso, eles tentam convencer o Mulder a matar o Canceroso.

O plano deste 'novo' Sindicato é colonizar o espaço, mas embora eles tentem convencer Mulder de que todos serão salvos, o fato é que apenas alguns (Escolhidos) serão levados para morar fora da Terra. 
Em 'My Struggle 1', o apresentador Tad O'Malley foi o responsável por mudar a perspectiva de Mulder, avisando-o de que uma nova Conspiração já estava em andamento. Em 'My Struggle 2' ele fica doente e pode vir a ser tornar uma das vítimas da Pandemia. Tudo indica que ele voltará a aparecer na série na 11a. temporada. 

Assim, Mulder se recusa a colaborar com Mr. Y, pois confia apenas em Scully, e também luta contra os planos do Canceroso. 

Logo, agora ele tem que lutar contra duas Conspirações ao mesmo tempo. 

E dependendo da escolha que fizer, Mulder terá que sacrificar alguém: Se lutar contra a Conspiração do Canceroso, nunca mais verá o filho (William); Se lutar contra a Conspiração do Sindicato, perderá Scully.

E Mulder também percebeu no final, que Skinner passou para o lado do Canceroso. Aliás, essa foi outra mudança que tivemos na 11a. temporada, com o Skinner voltando a ficar mais parecido com o personagem que vimos nas primeiras temporadas, quando ele tinha que tomar cuidado, pois era fortemente pressionado pelo Canceroso, ao mesmo tempo que deseja proteger e ajudar Mulder e Scully. 

Na 8a. temporada, Skinner ficou numa situação parecida, tendo que escolher entre salvar a vida de Mulder ou a de William. 

Na época, ele tentou salvar a vida de William, mas acabou salvando a de Mulder, quando desligou os aparelhos que mantinham Mulder vivo. Tais aparelhos permitiam que o processo de transformação de Mulder em um supersoldado controlado pelos Aliens tivesse continuidade. E quando os desligou, Skinner interrompeu tal processo.  
Em 'My Struggle 3' a Dra. Joyet surpreende o Mulder ao revelar que já tratou pessoas que foram submetidas a testes e experiências secretos pela CIA, NSA, DARPA e que já viu alguns deles mostrar poderes super-humanos. 

7) Os Objetivos do Canceroso! E saiba porque ele não morreu em 'The Truth'!


O Canceroso quer encontrar William e ele convence Skinner a ajudá-lo, depois de ter conquistado o apoio de Monica (na 10a. temporada). 

O Canceroso também quer semear a discórdia entre Mulder e Scully e deseja obrigar Scully a escolher entre Mulder e William. Ele está convencido de que ela irá escolher salvar o William, de quem ele, o Canceroso, diz ser o pai, fato este no qual eu não acredito. Entendo que ele falou isso apenas para atrair o Skinner para o seu lado. 

Neste momento da conversa com o Skinner, em que o Canceroso faz a afirmação que deixou muitos fãs da série furiosos, nós vemos cenas de 'A Salvação da Humanidade' ('En Ami', 7X15), episódio no qual ela foi engravidada pelo Canceroso, usando de um embrião híbrido, tal como já expliquei anteriormente.

O Canceroso também quer impedir que Mulder e Scully descubram onde está William, pois ele precisa do garoto para levar os seus planos adiante. Mas o problema é que Wiliam tem poderes imensos, inclusive o de prever o futuro. Isso permitirá que ele fique sabendo com antecedência quem estará procurando por ele, impedindo que seja encontrado. 
No episódio 'My Struggle 2' a Agente Einstein não acreditou que Scully possui DNA alienígena, mas terá o mesmo injetado em seu organismo, caso contrário ela irá morrer em função da Pandemia. Assim, o ceticismo dela parece que não irá durar muito tempo. 

O Canceroso também deseja exterminar a Humanidade, a fim de criar uma nova, controlada por ele. E nesta Humanidade somente os híbridos irão sobreviver. 


Desta maneira, fica claro que o Canceroso também é um híbrido. Se não o fosse, ele também morreria durante a Pandemia que ele mesmo iniciou. Afinal, ele somente iniciaria uma Pandemia dessas se tivesse total imunidade contra a mesma. Aliás, fica claro que ele usa essa oferta de imunidade para atrair a Monica, o Skinner e muitos outros para o seu lado. 

Assim, é muito provável que o Canceroso também possua imunidade a todos os tipos de armas e doenças. Isso explicaria porque ele continuou vivo mesmo depois que um míssil explodiu em sua cara no episódio 'The Truth' (9X19 e 9X20). 

Também fica claro no episódio que a Monica era a única para quem o Canceroso já havia falado a respeito da sua possível paternidade no caso do William, segredo este que ele usou para convencer o Skinner a ficar do seu lado. 

Mas será que isso é verdade? Pelos motivos que já apresentei, penso que não. Entendo que o Canceroso usou de psicologia para atrair os dois, Monica e Skinner. Aliás, estes podem ter aceitado fazer esse acordo com o Canceroso justamente para descobrir a verdade sobre o William, bem como a respeito dos planos de extermínio do Fumacinha. 
Que óculos bacana, hein, Dra. Scully e Agente Einstein? Em 'My Struggle 2' as duas tentam encontrar e produzir uma cura para evitar a continuidade da Pandemia que o Canceroso começou. 

Aliás, gostei da cena em que o Canceroso oferece um acordo para o Skinner e este responde que não faz acordos. 

Este diálogo lembra o episódio 'Operação Clipe de Papel' (3X02), quando Skinner se propôs a fazer um acordo com o Canceroso para salvar as vidas de Mulder e Scully (devido a procura pelo 'digital audio tape') e o Canceroso respondeu a mesma coisa, ou seja, 'Eu não faço acordos'. E nas duas situações eles acabaram fazendo acordos. 

No início da conversa entre o Canceroso e o Skinner, este perguntou para a Monica: Você faz parte disto? E ela deixa claro que sim, que 'faz parte disto'. 

8) Atualização da série, com as tramas sendo melhor explicadas!

A cena de perseguição de carro, com o Mulder dirigindo um Ford Mustang , com o agente do Mr. Y perseguindo Mulder, ocupou uma parte razoável do episódio e talvez tenha ficado um pouco longa demais, mas foi muito bem filmada. Aliás, também tivemos merchandising dos smartphones da Samsung. 

Tais cenas de perseguição nunca foram comuns no seriado. Elas aconteceram algumas vezes, mas com uma certa raridade, como ocorreu no episódio 'Jogo de Gato e Rato' (1X24) e 'Lapso de Tempo' (Partes 1 e 2; 4X17 e 4X18).
Em 'My Struggle 1' Mulder chega ao seu antigo escritório dos 'Arquivos X', onde ele trabalhou por mais de 10 anos e encontra o mesmo vazio e abandonado. 

Essa é uma maneira de atualizar a série, com mais cenas de ação, e também é uma maneira de faturar um pouco mais. E t
ambém temos cenas com mais claridade, sem tanta escuridão como antigamente. 

As mentiras, traições, conspirações, o clima de mistério e suspense, com perguntas sendo lançadas para serem respondidas posteriormente: Tudo isso permaneceu na séries nestas duas temporadas de retorno.

Mas fica claro que, a partir da 10a. temporada, as tramas estão sendo explicadas com muito mais detalhes. Nas Mitologias anteriores as informações eram divulgadas a conta-gotas, de forma muito mais gradual. 

Esta mudança seria uma opção de Chris Carter para permitir que os fãs possam compreender melhor as conspirações atuais, pois muitos fãs de 'Arquivo X' tiveram dificuldades para compreender as tramas das antigas Mitologias?

Ou será que isso talvez acontecesse porque, antigamente, o número de episódios por temporada era muito maior e porque havia uma certa segurança de que a série teria novas temporadas, enquanto que, agora, isso não acontece mais, tanto que o próprio David Duchovny já declarou que esta poderá ser a última temporada do seriado e Gillian já afirmou que não deverá participar de outra temporada de 'Arquivo X'? 
Diferente de Mulder, quando Scully chegou ao escritório dos 'Arquivos X' (em 'My Struggle 2') estava tudo arrumado, limpo e organizado. A diferença entre as duas cenas pode ser explicada porque os dois primeiros episódios foram contados sob perspectivas diferentes. O primeiro é baseado na visão de Mulder e o segundo na visão de Scully.

Independente dos motivos, o fato é que, desde que a série voltou a ser exibida (em 2016) as Conspirações estão sendo muito melhor explicadas, com muito mais informações sendo divulgadas sobre as mesmas nos episódios, não ficando tantos mistérios para serem resolvidos. 


Logo, está mais fácil para se compreender a Conspiração. 

A própria Monica falou isso para o Canceroso em uma cena de 'My Struggle 3', dizendo que agora todos sabem quais são os planos dele para exterminar a Humanidade. 

Antigamente, nas noves primeiras temporadas, só o Chris Carter tinha conhecimento dos mesmos... 

Mas na época atual, em que temos espionagem global, Wikileaks, Snowden, redes sociais, inúmeros grupos empresariais privados atuando no setor de inteligência e espionagem (o que foi tema do segundo episódio, 'This', da 11a. temporada) isso já não é mais possível. 

Esta também foi outra maneira de promover a atualização da série, tal como Chris Carter afirmou que iria fazer antes da estreia da 10a. temporada. 


Em 'My Struggle 2' o agente Miller leva Mulder embora da casa do Canceroso. Mas em 'My Struggle 3' fica claro que ele e a agente Einstein ainda não conheciam Mulder e Scully, o que comprova que os fatos mostrados em 'My Struggle 3' são anteriores aqueles que vimos em 'My Struggle 2'. 

Aliás, entendo que isso está sendo feito até de uma maneira um pouco exagerada em alguns momentos. 


Por exemplo: Ficou claro desde o início do 'My Struggle 3' que, quando a Scully começou a ter as 'visões', era o William que estava se comunicando com ela. No entanto, ainda vimos o Mulder confirmando isso, quando viajava em seu Ford Mustang para a Carolina do Sul. Entendo que não havia necessidade dessa narração do Mulder para confirmar tal fato, pois era mais do que evidente que era o William que estava se comunicando com a Scully. 

Em uma entrevista antiga, Chris Carter disse que havia escondido muito as informações dos fãs, a respeito das Mitologias, nas nove temporadas anteriores e que isso havia sido um erro, pois impediu que os fãs da série conseguissem ter uma melhor compreensão das tramas, dando a entender que não o cometeria novamente caso a série voltasse a ser produzida. 

Então, estas mudanças pelas quais a série passou explica porque ainda estamos no primeiro episódio da nova temporada e já sabemos quais são os planos do Canceroso e do 'novo' Sindicato. 
Em 'My Struggle 2' Mulder, bastante doente, dirige em direção à casa do Canceroso. Mas em 'My Struggle 3' ele ainda estava saudável. Assim, a ordem correta em que os três episódios 'My Struggle' devem ser assistidos é 1-3-2. 

Antes, na época das antigas Mitologias do seriado, tínhamos que esperar uma eternidade para saber o que estava sendo planejado. 


Assim, a questão é: Isso está acontecendo em função de termos poucos episódios nas temporadas atuais e porque não sabemos se teremos uma nova temporada, o que obrigaria CC a 'correr' com a trama, ou seria uma opção de C.Carter para permitir que os fãs possam compreender melhor as Conspirações atuais?

Talvez sejam as duas coisas.

9) Retorno de Chris Owens/Jeffrey Spender!

Neste episódio (My Struggle 3) nós tivemos a volta do Jeffrey Spender que, desde a 9a. temporada, é um aliado de Mulder/Scully. 

Gostei desse retorno e espero que ele volte a participar desta nova temporada. E tudo indica que ele poderá ser fundamental para salvar a vida do Mulder, como já comentei aqui. 

Agora só falta voltar a Diana Fowley... rs. Afinal, ela foi a parceira do Jeffrey nos 'Arquivos X' durante a sexta temporada... Brincadeira...
Os agentes Miller e Einsteins conheceram Mulder e Scully no episódio 'Babylon', que foi o quarto episódio da 10a. temporada (C.Carter mudou a sequência, o que foi um grave erro, como apontei aqui no blog em 2016). Logo, como eles ainda não se conheciam em 'My Struggle 3', então os fatos mostrado neste episódio (MS 3) são anteriores aqueles que vimos em 'Babylon' (10X04).

10) Será que Monica e Skinner são leais ao Canceroso?

Nós vimos que, na 10a. temporada, a Monica se tornou um aliado do Canceroso. Mas será que a Monica é uma aliada confiável para o Fumacinha? Duvido. 

Ele disse que se a Scully tentar entrar em contato com o William, eles dois irão impedir isso.

Mas será que a Monica irá chegar a esse ponto de trair Scully? Penso que não. 

Afinal, uma coisa é se aliar ao Canceroso para se salvar e poder continuar vivendo. Outra, bem diferente, é trair seus antigos amigos (Mulder e Scully), sem falar de William, a cujo parto ela realizou.

Penso que há uma grande chance de que a Monica irá fazer igual à Diana Fowley, que foi confiável para o Canceroso por muitos anos, até que o traiu no final (ver 'A Sexta Extinção - Amor Fati'; 7X02). E o mesmo deverá acontecer com o Skinner. 

Nem o Skinner e tampouco a Monica são aliados confiáveis para o Canceroso e este sabe disso. Aliás, ele mesmo afirmou que não espera nem lealdade e tampouco confiança por parte dos seus 'aliados'. 

Canceroso tem plena consciência de que eles estão do seu lado por pura conveniência e que, de fato, é odiado por ambos. Mas o que interessa para o Fumacinha é que os dois colaborem com os seus planos, pois depois que os mesmos já estiverem em andamento ele então poderá acertar as contas com eles. 

Isso não seria novidade para o Canceroso, pois ele já puniu duramente antigos aliados que o traíram anteriormente, como foram os casos de Krycek, Marita Covarrubias e de Jeffrey. Definitivamente, compaixão é um sentimento que não faz parte da natureza do Canceroso. 
Em 'My Struggle 3' (11a. Temporada) fica claro que os jovens agentes Einstein e Miller ainda não conheciam Scully e Mulder. Isso irá acontecer em 'Babylon' (10X04). C.Carter modificou a sequência de exibição da 10a. temporada, o que foi um erro. A ordem correta de exibição é: 'My Struggle 1', 'Home Again', 'Mulder e Scully meet the Were-Monster', 'Babylon', 'Founder's Mutation' e 'My Struggle 2'. Assim, 'My Struggle 3' seria o episódio imediatamente anterior ao 'Babylon'.  

11) Estupro? Que ridículo!

Alguns fãs da série estão dizendo que o Canceroso estuprou a Scully com o objetivo de engravidá-la.

Esses fãs precisam prestar mais atenção quando assistir aos episódios de 'Arquivo X', principalmente aqueles que estão relacionados às Mitologias e ligados às Conspirações, que são bastante complexos. 

Estas Mitologias e Conspirações envolvem a participação das principais instituições do Estado (Justiça, Forças Armadas, CIA, NSA, FBI, Congresso Nacional, Poder Executivo), bem como de grandes empresas privadas, em projetos secretos nos quais os cidadãos comuns tem os seus direitos violados. 

Tais pessoas passam a ser sequestradas, submetidas a testes e experiências ilegais, tendo os seus óvulos retirados, seu material genético misturado com DNA alienígena, entre outras ações ilegais e criminosas. 

Obs4: Escrevi e publiquei aqui no blog um texto mais detalhado e minucioso a respeito de como 'Arquivo X' denuncia e condena tais ações. Ver link abaixo. 
Chris Carter: Gênio? Doido? Pode ser, mas ele também é muito talentoso e tem uma vocação sobrenatural para fundir as mentes dos fãs de 'Arquivos X', com as suas mudanças de ordem de exibição e criando episódios de uma temporada cujos fatos antecedem aquilo que foi mostrado em episódios da temporada anterior... 

Como eu já expliquei, a Scully foi engravidada com a introdução de um embrião em seu organismo. Scully e 
muitas outras mulheres faziam parte de um projeto secreto do Canceroso para engravidar mulheres que haviam sido abduzidas anteriormente e que haviam ficado estéreis em função disso. Tal projeto foi explicado no episódio 'Per Manum', da 8a. temporada. 

Essas mulheres eram engravidadas não por meio de relação sexual, mas sim através da introdução de um embrião, que havia sido criado misturando DNA humano e alienígena. 

Scully e Mulder I(na época da concepção do William) possuíam esse DNA alienígena. O Canceroso, por sua vez, fez uma cirurgia de transplante do material genético do Mulder e tentou se transformar em um híbrido. Na época isso não funcionou (o que ele mesmo disse para a Scully em 'A Salvação da Humanidade', 7X15). 

Mas posteriormente ele criou o William, que é um supersoldado híbrido com imunidade a todos os tipos de armas e de doença. E é difícil acreditar que o Canceroso teria criado o William sem fazer uso, ele mesmo, de tal ciência, o que permitiria que ele também se transformasse em um híbrido com algumas capacidades parecidas às do William. 
Nave espacial que caiu em Roswell, em 1947, foi o que desencadeou as várias Conspirações e Mitologias de 'Arquivos X'. 

12) 'My Struggle' - Quatro episódios contados a partir de perspectivas de Mulder, Scully, Canceroso e William?


Em uma conversa que tive com o meu amigo Gabriel Soares (do 'Resistência eXcer') ele falou sobre uma hipótese que está sendo divulgada por duas fãs do seriado lá nos EUA que fizeram um podcast sobre os três episódios intitulados 'My Struggle' 

O que elas estão dizendo é que estes episódios 'My Struggle' foram contados a partir das perspectivas de personagens distintos da série.

Obs5: Como a 11a. já foi encerrada a partir deste momento irei considerar, nesta análise, também o 'Minha Luta 4' (11X10). 

Assim, no 'My Struggle 1' nós vimos a história ser contada a partir da perspectiva do Mulder e no segundo 'My Struggle' nós vimos a história ser contada sob o ponto de vista do Scully. Já no 'My Struggle 3' a trama foi narrada com base na visão do Canceroso e no 'My Struggle 4' a história foi narrada com base na perspectiva do William.

Isso explicaria algumas contradições que existem entre estes episódios. 

Desta maneira, por exemplo, se os fatos mostrados em 'My Struggle 3', da 11a. temporada, são anteriores aos de 'My Struggle 2', como ficou bem claro, então porque o Canceroso aparece em melhor estado na 11a. temporada, na terceira parte do 'My Struggle', do que na 10a. temporada? 
Em 'My Struggle 2' o Canceroso aparece com ferimentos bem mais graves do que em 'My Struggle 3', apesar dos fatos mostrados no segundo episódio serem posteriores ao do terceiro episódio da Trilogia. Motivo? É que 'My Struggle 2' mostra a trama com base na visão da Scully, que odeia o Canceroso, é claro. 

Afinal, na 11a. temporada, ele deveria estar em pior situação do que estava na 10a. temporada, pois a trama desta temporada é anterior ao do 'My Struggle 2'.  


Este seria um erro de continuidade? Duvido. Chris Carter não seria tão descuidado assim. O que aconteceu é que a história do 'My Struggle 3' foi narrada sob a perspectiva do Canceroso e, com isso, ele procurou dar uma visão mais positiva sobre si mesmo, é claro. 

É como alguém que conta vantagem para outra pessoa, dizendo que foi muito melhor em uma prova da faculdade do que realmente aconteceu, por exemplo. Ele diz que tirou um 9 na prova, quando a nota certa foi um 5.


Outra coisa: Em 'My Struggle 2' (10X06), que mostra a Pandemia do Vírus Espartano em pleno andamento, a Scully age como se não soubesse ou não se lembrasse das visões que teve em 'My Struggle 3' (11X01), da 11a. temporada. Seria outro erro de continuidade? Entendo que não. Este seria um outro erro muito grave e primário da parte de Chris Carter.

O que aconteceu é que são quatro episódios que foram narrados sob a perspectiva de quatro personagens distintos, o que comporta um alto elemento de Subjetividade em todos eles, ou seja, cada um é narrado com base em uma visão diferente da que foi usada nos demais. 

Afinal, Mulder, Scully, Canceroso e William contam as tramas de cada episódio conforme as suas perspectivas, que são bem diferentes e, com isso, surgem várias contradições entre os quatro episódios 'Minha Luta'. 
Skinner diz para o Canceroso que 'não faz acordos'. Mas ante a perspectiva de morrer na Pandemia que o Canceroso irá iniciar, ele mudou de ideia. 

Logo, se o Canceroso conta a história de 'My Struggle 3' e a Scully narra a trama do 'My Struggle 2', então isso explica porque a Scully não se lembra (em 'My Struggle 2') das 'visões' que teve no 'My Struggle 3'. Afinal, tais visões antecipam os acontecimentos que vimos em 'My Struggle 2'. 


E com isso surge a dúvida: As 'visões' aconteceram mesmo? Se aconteceram, então porque elas não foram citadas em 'My Struggle 2'? 

Assim, o fato concreto é que os quatro episódios foram narrados sob a perspectiva dos quatro protagonistas do seriado e que isso explica as diferenças e contradições entre os mesmos. .

'My Struggle - Parte 1': Narrado com base na perspectiva do Mulder;
'My Struggle - Parte 2': Narrado sob o ponto de vista da Scully;
'My Struggle - Parte 3': Narrado com base na visão do Canceroso;
'My Struggle - Parte 4': Narrado com base na visão do William.

E daí, surge a dúvida: Afinal, qual destas quatro histórias é a verdadeira? Ou melhor: Quais as partes, das três histórias, que são verdadeiras e quais segmentos delas que são falsas? As 'visões' da Scully aconteceram, mesmo, ou isso foi invenção do Canceroso? E como estava o escritório dos 'Arquivo X' quando Mulder e Scully voltaram a trabalhar no setor? Ele estava bagunçado, sem nada (arquivos, mesa, cadeira, etc), como vimos em 'My Struggle 1' ou estava organizado, arrumado e limpo, como apareceu em 'My Struggle 2'?

Na verdade, nestes quatro episódios está presente um novo conceito de Verdade, que passou a ser usado na série nestas duas últimas temporadas, e que foi citado pelo Canceroso em 'Minha Luta 3', no diálogo com o Skinner. 

Este conceito diz que 'A Verdade é fluida e alterável'. 

Qual destas visões é verdadeira? Talvez todas elas sejam, pois essa Verdade depende, essencialmente, de quem está contando a história. É o 'Efeito do Observador', um princípio da Física Quântica', que está presente nos quatro episódios 'Minha Luta'. 
O Canceroso é o único que possui a cura para a Pandemia que ele iniciou, sendo que a utiliza para conseguir mais aliados para ajudar a levar os seus planos adiante. Ele conhece como poucos quais são as fraquezas humanas e sabe explorá-las muito bem.

A única coisa que une os quatro episódios 'My Struggle' é que existe um plano do Canceroso para exterminar a Humanidade, pois tal plano está presente nos quatro episódios. E também é possível perceber uma certa cronologia no rumo dos acontecimentos que, resumidamente, é a seguinte:


A) 'My Struggle 1': Mulder conhece Tad O'Malley e Sveta. Por meio deles, e de um médico idoso com o qual mantém contato há 10 anos, ele toma conhecimento de que tudo o que sabia a respeito de Planos de Colonização Alienígena era mentira e passa a acreditar em uma nova Conspiração, de autoria exclusiva de seres humanos, que visa exterminar a Humanidade;

B) 'My Struggle 2': A Pandemia planejada pelo Canceroso já começou e Scully encontra uma cura para evitar que a mesma provoque o extermínio da Humanidade, mas não sabemos se ela terá tempo suficiente para salvar a todos os habitantes da Terra. Scully descobre, também, que para salvar Mulder é necessário ter acesso às células-tronco do William;

C) 'My Struggle 3': Scully tem visões, que são fruto de comunicação mental feita por William, e que antecipam o início de uma Pandemia, planejada pelo Canceroso, que irá provocar o extermínio da Humanidade e deixará Mulder à beira da morte. Mulder descobre um outro plano, de um 'novo' Sindicato, que planeja levar a Humanidade para o espaço, colonizando o mesmo;

D) 'My Struggle 4': William tem visões do futuro e descobre que o Canceroso está se preparando para dar início à uma Pandemia que irá exterminar a Humanidade, bem como irá assassinar o Mulder. Então, ele procura fazer de tudo para impedir que isso venha a acontecer, no que é bem sucedido. 
Em 'My Struggle 3', ficamos conhecendo o Mr Y. e Erika Price, que fazem parte de um 'novo' Sindicato que planeja promover a colonização do espaço pela espécie humana. Tal fato já havia sido citado pelo Mulder em 'My Struggle 1'.

Caso essa hipótese (dos quatro episódios 'My Struggle' terem sido narrados com base nas perspectivas de quatro personagens distintos) venha a se confirmar, então estaria mais do que comprovada a enorme capacidade de inovação e criação deste talentoso produtor e roteirista que é Chris Carter. 


13) Conclusão e Nota!

Entendo que 'My Struggle 3' foi um episódio muito bom, que não deixou o ritmo cair, prendendo a atenção do público do início ao fim. O episódio também colocou o William no centro da trama novamente e mostrou que temos duas Conspirações em andamento, sem falar que provocou uma imensa polêmica a respeito de quem é o verdadeiro pai biológico do William.

O fato negativo é que muitos fãs não perceberam que uma das frases de abertura do episódio foi 'I Want To Lie' (Eu Quero Mentir) e interpretaram como uma verdade definitiva algo que, de fato, está longe de ser algo desse tipo. 

Eu fico imaginando como seria a reação de uma parte dos fãs, atualmente, se o Chris Carter dissesse que o Mulder tinha morrido, tal como aconteceu no episódio 'Em Busca da Verdade/A Maior das Mentiras'. 

Imaginem se a série ainda estivesse no final da quarta e no início da quinta temporada e estes episódios fossem inéditos e acabassem sendo exibidos agora.
Em 'My Struggle 3' os agentes Einstein e Miller encontraram Scully, logo após o acidente, e a levaram de volta para o hospital. Fica claro que eles ainda não a conheciam. Enquanto isso, em 'My Struggle 2', cujos acontecimentos são posteriores ao que vimos em 'My Struggle 3', Scully, Einstein e Miller já trabalhavam juntos em alguns casos. 

Provavelmente o CC iria sofrer um atentado terrorista por parte de alguns fãs mais radicais.


Se analisarmos friamente este primeiro episódio, tudo indica que, no final da temporada, pelo menos um personagem importante, dos quais os fãs gostam muito, será sacrificado.

Obs6: De fato, parece que todos foram sacrificados em 'My Struggle 4', mas se analisarmos friamente somente a Monica levou um tiro que pode ter sido fatal. Mas como ela recebeu imunidade ao Vírus Espartano e talvez tenha a capacidade de regeneração, é possível que ele não tenha morrido. 

Afinal, como dizia o Albert Hosteen: É preciso que algo morra para que outro ser vivo possa continuar vivendo. 

Entre 0 e 10, a minha nota para o episódio é 9. 


14) Audiência do episódio!

A audiência do episódio de estreia nos EUA foi de 1.4/5 na faixa 18/49. Ele foi assistido por 5.190.000 espectadores. 
Canceroso diz para Skinner que ele é o 'pai' do William, mas isso não deve ser entendido de maneira literal. Canceroso é o pai 'de criação' do William, que foi resultado de um projeto de hibridação genética que visava criar supersoldados imunes a todos os tipos de armas e de doenças. Tal projeto se baseou em conhecimentos de origem extraterrestre. 

É bom esclarecer que, atualmente, as audiência dos seriados exibidos pelas TVs abertas dos EUA são muito inferiores aqueles que eram alcançados pelas séries de maior sucesso nos anos 1990. Portanto, qualquer comparação com as audiências alcançadas naquela época é um completo absurdo. 


Tanto isso é verdade que, na noite em que 'Arquivo X' estreou, somente um programa alcançou um número de telespectadores superior a 7 milhões e a maioria ficou abaixo dos 6 milhões. 

Assim, atualmente, as grandes redes de TV abertas dos EUA não tem mais a mesma força e prestígio dos anos 1990, tendo perdido muito espaço para outras formas de entretenimento: TV paga, Internet, videogames. 
Imagem do William, no final de 'My Struggle 3', quando ele se comunicava mentalmente com Scully. Percebe-se que ele sofre um desgaste físico e mental ao fazer isso. 

Links:


Podcast do 'Resistência eXcer' sobre o episódio:

https://resistenciaexcer.wordpress.com/2018/01/09/13-minha-luta-parte-3-s11e01/

'Arquivo X': De que maneira a série denuncia o poder e os crimes do moderno Estado Policial:

http://popeseries.blogspot.com.br/2018/01/arquivo-x-de-que-maneira-serie-denuncia.html

Analisando todas as Mitologias de 'Arquivo X':

http://popeseries.blogspot.com.br/2016/02/the-x-files-analisando-todas-as_28.html

'Arquivo X': As Mitologias da Série (antes da 10a. Temporada):

http://popeseries.blogspot.com.br/2015/12/the-x-files-as-mitologias-da-serie-e-10.html

Nenhum comentário: