sábado, 3 de março de 2018

Aviso aos fãs de 'Black Mirror': 'Arquivo X' veio bem antes, ok? - Marcos Doniseti!

Aviso aos fãs de 'Black Mirror': 'Arquivo X' veio bem antes, ok? - Marcos Doniseti!
'Rm9sbG93ZXJz' (11X07; nome do episódio significa 'Seguidores') foi um episódio que tratou da Inteligência Artificial e da Robótica, temas que já haviam aparecido na série na 1a. temporada ('O Fantasma da Máquina', 1X07) e na 3a. temporada '('A Guerra das Baratas', 3X12). Mas, segundo alguns fãs de 'Black Mirror' (que começou a ser produzida em 2011), 'Arquivo X' é que veio depois e se apropriou destes temas. 

Alguns fãs de 'Black Mirror' afirmam que o novo episódio de 'Arquivo X' ('Rm9sbG93ZXJz', 11X07; o nome significa 'Followers/Seguidores') se utilizou de elementos e características deste seriado, como se a revolucionária e clássica 'The X-Files', série que começou a ser produzida em Setembro de 1993, estivesse copiando 'Black Mirror', cuja produção se iniciou em Dezembro de 2011.


Aliás, será que o nome do episódio não se refere apenas ao fato de Mulder e Scully serem perseguidos por robôs e drones no mesmo, mas também se relaciona com a ideia de que as novas séries de Ficção Científica ('Black Mirror', 'Stranger Things', 'Dark') é que vieram no rastro do imenso sucesso que 'Arquivo X' alcançou? 

Assim, tais séries é que seriam os seguidores de 'The X-Files', utilizando-se de temas e assuntos que já foram desenvolvidos neste clássico imortal da TV mundial há muitos anos. 

Mas, nestes momentos, sempre é bom esclarecer as coisas, procurando ressaltar e relembrar algumas acontecimentos importantes.  
Skinner em cena de 'SR 819', ótimo episódio da 6a. temporada (6X09) que trata de Nanotecnologia. Krycek a utilizava para chantagear e ameaçar Skinner, que acabou se vingando e matando o 'RatBoy' em 'Existence' (8X21). 

1) 'Arquivo X’ teve um episódio sobre Inteligência Artificial já em sua 1a. Temporada , que foi o 'Ghost in the Machine' ('O Fantasma da Máquina, 1X07, Outubro de 1993).


Logo, o tema da IA não é novidade na série.

2) Também tivemos um episódio sobre Robótica (baratas alienígenas) na 3a. temporada, que foi 'War of the Coprophages' ('A Guerra das Baratas', 3X12, Janeiro de 1996), em um episódio que foi escrito por Darin Morgan.

3) Já a respeito do tema da Realidade Virtual tivemos dois episódios na série até antes da 11a. temporada. O primeiro foi produzido na 5a. temporada, que foi o 'Kill Switch' ('Vivendo no Ciberespaço', 5X11) e o segundo foi produzido na 7a. temporada ('O Mundo Virtual', 7X13). 
Brad Wilczek, jovem gênio da Informática que criou a empresa 'Eurisko', explica para Mulder e Scully como funciona a 'Casa Inteligente' que ele havia projetado. No final do episódio, ele fica sob a custódia do Governo, que deseja que ele colabore na continuidade do desenvolvimento da Inteligência Artificial. E pelo que vimos em 'Rm9sbG93ZXJz', foi exatamente isso que aconteceu. 
Os roteiros destes dois últimos episódios, a respeito de Realidade Virtual, tiveram a participação de William Gibson, criador do universo Cyberpunk e que é um dos mais geniais escritores de Ficção Científica.

Inclusive, Cyberpunk é um tema com o qual a Mitologia de 'Arquivo X' se conectou nesta 11a. temporada (ver 'This', 11X02).

4) Glen Morgan produziu/dirigiu um episódio quase sem diálogos na série ‘Comando Espacial’ ('Space: Above and Beyond; 1995-1996), que foi criada por ele e pelo James Wong e que, na época, foi considerada uma série de excelente qualidade.

Na época, essa genial dupla de produtores e roteiristas trabalhava em 'Arquivo X'. Eles saíram do seriado, durante a segunda temporada (despedindo-se, literalmente, no episódios 'Os Adoradores das Trevas', 2X14), justamente porque iriam desenvolver esta nova série, 'Comando Espacial'.
Scully encarando o Simulador Virtual que apareceu em 'This' (11X02). Nesta temporada, a Mitologia do seriado passou a incorporar elementos da subcultura Cyberpunk, que já haviam aparecido na série anteriormente em episódios independentes.

5) O mesmo Glen Morgan também foi o diretor deste novo episódio de 'Arquivo X', o 'Rm9sbG93ZXJz' (11X07).


6) Em 'Comando Espacial' (Space: Above and Beyond) também tivemos a participação da Kristen Cloke, que é casada com Glen Morgan desde 1998,  e que foi uma das roteiristas de 'Rm9sbG93ZXJz'.

Ela também trabalhou como atriz em 'Space: Above and Beyond' e, também, em 'Arquivo X', na qual interpretou a personagem Melissa Rydell em 'The Field Where I Died' (4X05, Novembro de 1996).

Em entrevista recente, publicada há poucos dias, Kristen disse que sempre esteve, de alguma forma, ligada a 'Arquivo X', pois ocorriam muitas reuniões dos produtores e roteiristas em sua residência, pois ela e Glen Morgan são casados desde 1998.
Mulder, Scully e os Pistoleiros Solitários em cena de 'First Person Shooter' (7X13), episódio de 'Arquivo X' que tratou do tema da Realidade Virtual e na qual uma forma de Inteligência Artificial ganha vida própria e passa a cometer crimes no mundo real, eliminando-se as fronteiras entre ambos. 


7) Também tivemos a produção de um episódio sobre Nanotecnologia, que foi o 'SR 819' (6X09), em 1999.

8) O grande problema de alguns fãs mais jovens de seriados de TV é que eles pensam que a história humana começou no dia em que eles nasceram e que nada de importante aconteceu anteriormente. E não é verdade.


9) Muito antes de 'Black Mirror', 'Stranger Things', 'Dark' e inúmeras outras séries de ficção científica, que agora estão fazendo sucesso e que se encontram na 'crista da onda', nós tivemos uma outra série, que mudou tudo na TV, e que se chama 'The X-Files'.

Portanto, muito tempo antes destas novas séries, 'The X-Files' tratou de inúmeros assuntos que, agora, são comuns em seriados, tais como Inteligência Artificial, Realidade Virtual, Robótica e Nanotecnologia.

Assim, 'lamento' informá-los, boys and girls fãs de 'Black Mirror', mas 'The X-Files' veio antes. 
Scully prendendo Esther/Invisigoth, no episódio 'Kill Switch' (5X11), de 1998, que foi o primeiro da série a tratar do tema da 'Realidade Virtual', mesclado com o da Inteligência Artificial, assunto que foi retomado em 'First Person Shooter' (7X13). 

Link:


Entrevista com Kristen Cloke e Shannon Hamblin:

http://www.syfy.com/syfywire/exclusive-x-files-writers-kristen-cloke-and-shannon-hamblin-explain-rm9sbg93zxjz

Nenhum comentário: