sábado, 27 de janeiro de 2018

'Arquivo X' - 'The Lost Art of Forehead Sweat': Será que este episódio se passou em um Universo Paralelo? - Marcos Doniseti!

"Arquivo X" - 'The Lost Art of Forehead Sweat': Será que este episódio se passou em um Universo Paralelo? - Marcos Doniseti!
Episódio 'The Lost Art of Forehead Sweat' teve duas aberturas, incluindo esta, na qual o Reggie Something aparece como sendo um agente dos 'Arquivos X'. 
Afinal, porque a Samantha aparece como sendo uma pessoa desaparecida? (

Estive assistindo ao episódio desta semana (The Lost Art of Forehead Sweat) pela terceira vez e, no final do mesmo, temos uma cena em que Mulder está em sua casa, assistindo, junto com a Scully, um episódio de uma antiga série de ficção científica ('O Campo Obscuro').

E neste momento vemos um Mural com fotos de pessoas desaparecidas. E quem aparece na foto maior? É uma menina. E essa menina é muito parecida com Samantha Mulder. Tudo indica que seja ela mesma. 

Oras, nós já sabemos o que aconteceu com a Samantha, certo? 

Na 7a. temporada nós vimos que a alma dela foi levada embora pelos 'Espíritos Andarilhos' ('Closure', 7X11), correto?  E também vimos que o Mulder se despediu dela naquele episódio. 
Na segunda abertura que tivemos neste episódio, a frase 'A Verdade Está Lá Fora' vira uma pergunta. Este é o quarto episódio seguido em que as frases de abertura tem uma conexão com a trama do mesmo.
Inclusive, quando a Scully lhe perguntou como ele se sentia depois que havia descoberto o que acontecera com a irmã, ele respondeu 'Estou bem. Estou livre', naquela que foi uma das mais belas cenas da história de 'Arquivo X' (a música que toca neste momento é a mais bonita da história do seriado, na minha modesta opinião). 

Então, este é um caso encerrado, algo não muito comum nos 'X-Files', aliás. 

Então, porque a Samantha ainda estaria sendo considerada como uma pessoa 'desaparecida'? Porque a foto dela estaria neste Mural? 

Será que o Mulder teve a sua memória apagada, pelo Dr. They, de tal maneira que ele não consegue sequer se lembrar do que aconteceu com a Samantha? 

Pode ser que sim, como irei comentar mais adiante. 
No mural de pessoas desaparecidas da casa de Mulder vemos a foto de Samantha ao fundo. Mas o caso dela já foi resolvido. Assim, será que este episódio se desenvolve em um Universo Paralelo, no qual ela ainda está desaparecida? É muito provável. 
Temos um Universo Paralelo nesta temporada?

Mas também existe uma outra possibilidade que explique o fato de que a Samantha é uma pessoa desaparecida na série, que é a seguinte: A presença desta foto da Samantha no 'Mural dos Desaparecidos' da casa do Mulder seria um claro indício de que este episódio se passou inteiramente em um Universo Paralelo. 

Afinal, a fala do ET no final confirma a existência de Universos Paralelos. 

E o próprio Mulder fala, para a Scully, sobre esta teoria científica, que foi desenvolvida pelo físico Hugh Everett, em 1954, que afirma que existem muitos Universos e que os mesmos seriam muito parecidos com o nosso e nos quais existiriam versões alternativas de nós.  

Será que tal ideia seria simplesmente jogada no episódio se não existisse alguma possibilidade de que ela pudesse ser real? Entendo que não. Se tal ideia recebeu tanto destaque no episódio, então é porque ela é uma possível explicação para o que vimos no mesmo e para o que ainda irá acontecer nesta temporada.
Reggie diz que foi um agente dos 'Arquivos X' e que trabalhou junto com Mulder e Scully nos mesmos durante muitos anos, mas que a memória deles foi apagada. Será que isso realmente aconteceu? E se aconteceu, foi em algum Universo Paralelo?
Então, baseado em tal ideia, é perfeitamente possível que, neste Universo Paralelo, os 'Arquivos X' também existam e nele o Mulder e a Scully também trabalharam juntos nos mesmos por todos estes anos. 

Mas também pode ser que os 'Arquivos X' deste outro Universo possam ter desenvolvido uma trajetória semelhante em alguns aspectos e diferentes em outros, daquilo que vimos nos 'Arquivos X' do 'nosso' Universo. 

Afinal, é justamente isso que diz a teoria de Hugh Everett. 

O próprio Mulder falou isso, para Scully e Reggie, dizendo que os dois Universos possam ter, de alguma maneira, se misturado, alterando as memórias das pessoas. 

Então, a Samantha Mulder que ainda estaria desaparecida é a do Universo Paralelo e não a do 'nosso' Universo. 
No episódio 'Deep Throat' (1X02) vimos que Mulder teve a sua memória apagada depois que foi capturado na base militar de Ellis (Idaho). Então, a técnica de apagar memória está presente desde o início da série. 
Portanto, no Universo Paralelo, isso significaria que o Mulder ainda não descobriu o que aconteceu com a sua irmã e, por isso, ela ainda estaria na lista de pessoas desaparecidas.

E isso também explicaria a participação do Reggie Something na história dos 'Arquivos X', o que teria sido confirmado pela pergunta que o Skinner fez para o Mulder e para a Scully a respeito daquele que teria sido o terceiro agente dos 'X-Files' no final do episódio. 

Afinal, nós assistimos a série durante todos estes anos e sabemos que nunca teve nenhum Reggie nos 'Arquivos X' trabalhando com Mulder e Scully, certo? 

Mas em um Universo Paralelo isso pode ter acontecido. 
Cena do 'Deep Throat' (1X02) em que vemos uma nave militar secreta construída com tecnologia de OVNI. Esse tema voltou a aparecer na 10a. temporada (ver 'Minha Luta 1', 10X01). Assim, Chris Carter está sempre usando de elementos do passado da própria série para renovar 'Arquivo X'. 
Dr. They e o apagamento da memória!

No entanto, daí apareceu o Dr. They, que desenvolveu uma tecnologia altamente sofisticada e secreta que permite apagar a memória de todos. 

Será que o Reggie (que era um agente especial do FBI, algo que comentarei mais adiante) descobriu isso e o Dr. They decidiu se proteger, apagando-o da memória das pessoas, para que ninguém tivesse qualquer contato com ele e ficasse sabendo do seu segredo? É bem possível. 

E também não se pode esquecer que a tecnologia para apagar a memória das pessoas é algo que já vimos no episódio 'Deep Throat' ('A Verdade Está Lá Fora', 1X02). 

Neste episódio da primeira temporada Mulder invadiu uma base militar (em Idaho e que não aparecia em mapa algum) na qual se faziam testes com naves militares secretas que haviam sido construídas com tecnologia de OVNIs e que havia sido obtida graças ao acidente de um OVNI em Roswell (essa história também apareceu em 'Minha Luta 1', 10X01).

Talvez o Dr. They estivesse, de alguma maneira, envolvido com algum projeto de apagar a memória das pessoas já há muito tempo e a tenha aperfeiçoado ao longo dos anos, permitindo que ele chegasse ao ponto de apagar a memória coletiva, de todas as pessoas. 

E o Skinner ainda seria um dos poucos que não teria tido a sua memória apagada e, por isso, ele ainda consegue se lembrar do Reggie. 
Cena do episódio '4-D' (9X04), no qual o Doggett do Universo Paralelo foi baleado em 'nosso' Universo. Lukesh, o assassino, abriu um portal entre os dois Universos, usando-o para ficar impune. Será que Reggie descobriu isso e passou a viajar entre os dois Universos? 
Universos Paralelos em '4-D' (9X04)!

Além disso, existe uma outra possível explicação para essa trama do Universo Paralelo neste episódio da 11a. temporada.

Neste episódio, nós vimos que, em vários momentos, o Reggie desaparecia repentinamente, como se tivesse evaporado. E o mesmo acontecia com os agentes que o perseguiam. E isso sempre acontecia ao lado de uma coluna ou no momento em que eles subiam a escada do estacionamento do FBI. É como se as colunas e a escada fossem portais que permitissem viajar entre os Universos. 

E esta é uma clara indicação de que a história deste episódio se passou em um Universo Paralelo. E agora vou explicar o motivo de fazer tal afirmação. 

Na 9a. temporada nós tivemos um episódio (excelente, por sinal, sendo que é um dos meus preferidos), que foi o '4-D' ('4a. Dimensão', 9X04). Este episódio, até o momento, foi o único que tratou do tema Universos Paralelos da história de 'Arquivo X'. 

Até agora...
O Dr. They (Dr. Eles) desenvolveu uma tecnologia que apaga a memória coletiva das pessoas. Será que Reggie (um agente especial do FBI) descobriu isso e por tal motivo ele foi apagado da memória dos outros? É o que ele diz. 

Em '4-D' vimos que havia um assassino chamado Irwin Timothy Lukesh que havia ficado transtornado depois que o seu pai cometeu suicídio, chegando a ser internado em uma instituição psiquiátrica em função disso. Desta maneira, ele pegou tanto ódio das pessoas e do mundo que conseguiu abrir um portal entre os dois Universos (o 'nosso' e o 'paralelo'), ao qual ele atravessava com frequência. 

Lukesh nasceu em 'nosso' Universo', onde vivia, mas cometia os seus crimes no Universo Paralelo, e depois retornava para o Universo de origem. Quando era perseguido, ele fugia para o 'nosso' Universo. E como ele era o único que sabia da existência do portal, ele conseguia ficar totalmente impune, passando de um Universo para o outro. 

E tudo no episódio também aponta para o fato de que no Universo Paralelo nunca existiu um Timothy Lukesh adulto. Ou ele não nasceu ou morreu quando ainda era muito jovem. Assim, como existia apenas um Lukesh, ele podia passar de um Universo a outro sem ser incomodado. 

Em '4-D' Doggett perseguiu Lukesh, que havia acabado de assassinar a Monica Reyes do Universo Paralelo. Sem que o Doggett do Universo 'alternativo' percebesse, ele atravessou o portal e veio parar em 'nosso' Universo, no qual foi baleado pelo Lukesh. Este havia percebido que cometera o crime em 'nosso' Universo', mas o Doggett 'alternativo' não se deu conta disso.
Monica Reyes junto com Doggett (em '4-D', 9X04), que come um sanduíche de salsicha polonesa. Segundos depois ela recebe um telefonema de Skinner dizendo que Doggett foi baleado e está no hospital, enquanto que o mesmo desaparece da sua frente. 
Daí, o que aconteceu? 

Em 'nosso' Universo, a Monica estava comendo um sanduíche de salsicha polonesa (a melhor da cidade, segundo o Doggett) junto com o Doggett 'deste' Universo e, de repente, ele sumiu, evaporou da sua frente, sem mais, nem menos (tal como aconteceu com o Reggie e os agentes em vários momentos neste episódio da 11a. temporada). 

E segundos depois ela recebeu um telefonema do Skinner lhe avisando que o Doggett havia sido baleado e que o mesmo estava no hospital, internado, em estado crítico. 

É claro que a Monica não entendeu nada. 

Afinal, se o Doggett estava no apartamento de Monica, bem à frente dela, alguns segundo antes do telefonema (ele estava ajudando-a na mudança para o seu novo apê), de que maneira, então, ele poderia ter sido baleado e estaria internado no hospital? 
Em '4-D' (9X04), o assassino Irwin Timothy Lukesh cometia os seus crimes em um Universo (o Paralelo) e, depois, fugia para o outro (o 'nosso'). Reggie espionou Mulder e Scully quando trabalhou na NSA e pode ter ficado sabendo disso, passando a viajar entre os dois Universos. 
Mais adiante, no episódio, ela descobriu o que aconteceu. Monica investigou o caso e ficou sabendo que o Doggett do Universo Paralelo é que fora baleado e não o 'seu Doggett'. 

No final, o Doggett do Universo Paralelo aceitou se sacrificar, morrendo, para que o 'Doggett da Monica' pudesse voltar para o 'nosso' Universo, pois não podem existir dois 'Doggetts' ou duas 'Monicas' em um mesmo Universo. 

Assim, se alguém 'deste' Universo atravessava para o Universo Paralelo, o seu semelhante 'daquele' Universo acabaria vindo parar 'neste' Universo. E vice-versa.  

Logo, com a morte do Doggett do Universo Paralelo, o Doggett 'da Monica' pôde voltar para 'este 'Universo'. E ele retorna para o momento imediatamente anterior aquele em que o Doggett do Universo Paralelo havia sido baleado. E a Monica chora, emocionada, pois ela é a única que se lembra de tudo o que aconteceu. 
 Em '4-D' (9X04), o Doggett do Universo Paralelo se sacrificou para que o 'Doggett da Monica' pudesse voltar, pois não podem existir dois exemplares de uma mesma pessoa em um único Universo.
E o episódio termina sem que tenha sido divulgada qualquer informação a respeito do que aconteceu com o o 'Doggett da Monica' enquanto o mesmo esteve no Universo Paralelo. Isso é algo que fica por conta da imaginação dos fãs. 

Afinal, para responder a essa pergunta, então este fantástico episódio que foi '4-D' teria que ter tido uma continuidade, o que não aconteceu, infelizmente. 

'The Lost Art of Forehead Sweat' (11X04)!

E se, neste quarto episódio da 11a. temporada, aconteceu algo muito semelhante ao que vimos em '4-D'? 

E daí, surgem várias possibilidades, tais como:

A) E se quando o Reggie, que era do Universo Paralelo, desaparecia da presença do Mulder e da Scully, 'evaporando', isso acontecia porque ele tinha vindo parar em 'nosso' Universo? 

Reggie tenta convencer Mulder e Scully de que trabalhou com eles nos 'Arquivos X', mas eles não se lembram disso porque a memória deles foi apagada. Será que essa trama se desenvolveu inteiramente em um Universo Paralelo? 
Aliás, os agentes que perseguiam o Reggie também sumiam de repente, 'evaporando' de cena, como se também estivessem viajando entre Universos, como já comentei.

Assim, estes agentes investigaram o Reggie e descobriram o que ele fazia, ou seja, viajar entre os Universos, e passaram a persegui-lo, indo atrás dele nos dois Universos. Afinal, vimos em 'This' (11X02) que o Reggie chegou a ser investigado pelos 'Arquivos X', ou seja, por Mulder e Scully. Então, se estes dois não se lembram disso é porque Reggie disse a verdade a respeito do apagamento de memória. 

Outra possibilidade é que a investigação sobre o Reggie enha sido feita por Doggett e Monica, o que explicaria o fato de que Mulder e Scully não se lembraram da investigação, embora o primeiro tenha memória fotográfica. 

Logo, existe a possibilidade que o Reggie do Universo Paralelo descobriu ou abriu, de alguma maneira, um portal entre os Universos (tal como aconteceu com o Lukesh em '4-D') e usava o mesmo para ficar atravessando de um Universo para outro, a fim de não ser pego.

Inclusive, nós vimos que Reggie espionava o trabalho do Mulder e da Scully quando ele trabalhou na NSA. E daí, por meio dessa espionagem, ele pode ter ficado sabendo do que o Lukesh fazia, e passou a fugir para o 'nosso' Universo quando era perseguido pelos agentes secretos. 
Cena do episódio 'This' (11X02), no qual Reggie aparece como um agente especial do FBI e que foi investigado por Mulder e Scully. Afinal, será que ele é louco mesmo? Ou então esse Reggie é de um Universo diferente daquele que vimos no quarto episódio? Isso mostra que os episódios desta temporada estão todos interligados. 'Arquivo X' está sempre repleta de mistérios. E quando alguns são resolvidos, outros são criados. 
B) Ou então, tudo o que vimos aconteceu porque, como contou a Scully, o Reggie levou uma pancada na cabeça, quando estava em Granada, e foi trabalhar em uma série de serviços burocráticos (NSA, Pentágono, CIA, FBI...) que o levaram a misturar tudo, confundindo a ficção com a realidade. 

Mulder explica que Reggie tornou-se uma pessoa desiludida com o rumo que o seu país tomou e se identificou com o trabalho, íntegro e honesto, de Mulder e Scully nos 'Arquivos X', tal como aconteceu com a agente Leyla Harrison (ver 'Alone', 8X19). 

Assim, ele passou a acompanhar (ou seja, espionar) o trabalho dos dois e se imaginou como sendo o terceiro agente dos 'Arquivos X', embora jamais tenha trabalhado com eles, de fato. 

Mas, neste caso, faltaria explicar porque, então, o Skinner perguntou, para Mulder e Scully, a respeito do Reggie, no final? 

Uma possível explicação para isso é que como o Reggie trabalhou no FBI (no setor de 'Proteção às Testemunhas'), então eles podem ter se conhecido em algum momento. Mas, daí surge outra dúvida: Se o Dr. They apagou a memória de Mulder e Scully, então porque Skinner ainda se lembra de Reggie?
Reggie trabalhou na CIA, torturando prisioneiros, o que é uma crítica direta ao serviço secreto do país. A CIA efetivamente criou várias prisões secretas pelo mundo, nas quais técnicas brutais de tortura foram utilizadas. 
C) No episódio 'This' (11X02), vemos uma imagem (aos 20:43 minutos) muito interessante, que é o crachá do Reggie como sendo um agente especial do FBI. E a imagem que aparece é a mesma  que vimos em 'The Lost Art of Forehead Sweat'. 

Logo, está confirmado que o Reggie foi, sim, um agente especial do FBI. Mas em qual Universo? Nos dois ou em apenas um? 

Outra questão que permanece em aberto é se ele trabalhou, mesmo, com Mulder e Scully nos 'Arquivos X'. 

Além disso, como já vimos aqui, se existem dois Mulders, duas Scullys, dois Skinners, um em cada Universo, então também devem existir dois Reggies. Ou será que existe apenas um, tal como aconteceu com o Lukesh em '4-D'? 

Outra pergunta: Será que o Reggie que vimos em 'This' é o mesmo que apareceu neste quarto episódio? E de qual Universo ele são estes dois Reggies? Não sabemos. 
Reggie é levado para o 'Sanatório Spotnitz', que é para onde serão levados os eXcers depois que a série terminar. E a ambulância é uma referência ao filme 'Ghostbusters', de 1984.
Portanto, temos várias possibilidades para explicar o que acontecia ou não com o Reggie. E temos, principalmente, muitas questões que precisam ser respondidas nos próximos seis episódios desta que, até o momento, está sendo uma ótima temporada. E tudo indica que nem todas serão, como já é tradicional na série, até o final da mesma..

Dúvidas, muitas dúvidas!

Caso se comprove que este episódio envolveu Universos Paralelos na trama, como é muito provável, as dúvidas que permanecem são: 

A) A história deste episódio se passa em 'nosso' Universo e apenas o Reggie é do Universo Paralelo? 

Em função do Mulder ainda estar procurando pela Samantha, que ainda está desaparecida, entendo que essa é a hipótese menos provável, pois em 'nosso' Universo o caso da Samantha já foi encerrado há 17 anos;

Então, tudo aponta para o fato de que essa história se desenvolveu em um Universo Paralelo;
No final, Skinner pergunta por Reggie, demonstrando que conhece o mesmo, deixando Mulder e Scully surpresos. Afinal, será que Reggie estava dizendo a verdade? 
B) A trama se desenvolve inteiramente em um Universo Paralelo e todos os personagens são do mesmo? Entendo que esta é a hipótese que tem maiores chances de estar correta; 

C) A história é vivenciada em um Universo Paralelo, mas alguns personagens são do 'nosso' Universo, enquanto que outros seriam do Universo Paralelo? Neste caso, quais são os personagens que seriam do 'nosso' Universo e quais seriam do ' Universo Paralelo'?

É impossível que isso venha a acontecer? Não. Mas em um contexto assim, penso que a trama ficaria complexa demais para ser explicada ou compreendida, até mesmo para os padrões de 'Arquivo X', que sempre teve Mitologias bastante elaboradas e complexas. 

Portanto,, entendo que a foto da Samantha no mural da casa do Mulder indica que Mulder, Scully e os demais personagens são todos do Universo Paralelo. 

Afinal, em 'nosso' Universo o caso dela já foi esclarecido há muito tempo e nunca tivemos um Reggie em 'Arquivo X';
O ET deste episódio foi inspirado em um personagem de desenho animado chamado Gazoo, um alienígena que 'participou' dos 'Flinstones'. Ele confirmou a existência de Universos Paralelos. 
D) E o Dr. They, também existia nos dois Universos ou em apenas um? E se existiram dois, ambos desenvolveram a tecnologia que permite apagar a memória coletiva ou apenas um deles conseguiu fazer isso? 

Logo, existe uma grande possibilidade de que a ideia de um Universo Paralelo possa vir a ser introduzida na trama da Mitologia desta temporada. 

Ou será que ela ficará restrita a este episódio falsamente 'cômico' de Darin Morgan?

Afinal, temos uma cena do próximo episódio ('Ghouli'), que está no novo trailer (de 20 segundos), que sugere que a introdução de um Universo Paralelo na Mitologia da série, nesta temporada, possa, de fato, vir a acontecer, ou que até já tenha acontecido, e que isso ocorreu justamente neste quarto episódio da temporada. 

Mas não irei comentar tal cena, pois estaria contando um 'spoiler'. Caso vocês se interessem, sugiro que vejam o trailer no Youtube (ver abaixo).

E) Tudo não passou da imaginação de Reggie, que contou uma história, para Mulder e Scully, na qual ele misturou ficção com realidade, não se sabendo exatamente o que é verdade e o que não é. Algumas afirmações do Reggie revelaram-se verdadeiras, como o fato de que ele realmente trabalhou no FBI e que o Dr. They realmente existe (o mesmo telefonou para Mulder e conversou com este). 

Enquanto isso, outras coisas que ele disse ainda precisam ser confirmadas, como o fato de que teria trabalhado nos 'ArquivosX', junto com Mulder e Scully, mas que a memória destes foi apagada e por isso não se lembram do fato. 

Já tivemos episódios assim na série. Um exemplo foi 'Meditações sobre o Canceroso' (4X07), que conta uma história do Canceroso que mistura elementos ficcionais com verdadeiros, sem que seja possível separar a ficção da realidade. 

Assim, vamos ter que esperar para confirmar se temos ou não um Universo Paralelo nesta temporada de 'Arquivo X' e de que maneira isso se relaciona com a nova Mitologia e com as duas Conspirações que temos agora. 

A Verdade Está Lá Fora. E a genialidade maluca do Chris Carter também!
Afinal, Reggie é um maluco que misturou a ficção com a realidade em sua mente ou tudo o que ele falou realmente aconteceu? 
Links:

Resenha de Filipe Dias sobre o episódio:

https://www.youtube.com/watch?v=_GtT_kWBB_8&feature=youtu.be

Podcast do 'Resistência eXcer' sobre o episódio:

https://resistenciaexcer.wordpress.com/2018/01/30/16-a-arte-perdida-da-testa-suada-s11e04-arquivo-x/

Vídeo:

Trailer do próximo episódio (Ghouli, 11X05)!

3 comentários:

Marcos Martins disse...

Todas são possibilidades interessantes e também é um ep sensível que trata do atual momento do mundo, dos fake news, presidente trump e de como Arquivo X e suas conspirações podem se relacionar com esse novo mundo que já vê as conspirações do passado como bobagem de um época.
Outra coisa percebida por mim foi aquela pitada de sarcasmo com o fã radical da série que preso no saudosismo tem falado mal sobre essa volta. Scully não quis comer sua gelatina preferida por preferir lembrar de como ela era já Mulder foi lá e assistiu o episódio de sua série lembrada com carinho.
O final do ep foi bem interessante pelo lado pessoal dos agentes mostrado o que também aconteceu no terceiro episódio. Grande episódio com várias interpretações!

Marcos Doniseti disse...

Marília Ferreira disse:

1) Entendo que é um hábito das pessoas anti-Trump (na verdade, esse é um hábito da esquerda) falar obsessivamente sobre o mesmo assunto até banaliza-lo. Eu tampouco tenho a intenção de silenciar alguém, só acho que enche o saco ficar regurgitando as asneiras que o Trump diz.

2) Sim, eventualmente eu assisto à Globo News e me impressiona perceber o quanto o seu discurso é semelhante ao da emissora que você se orgulha em falar que não assiste. Uma dica: talvez você esteja sendo "enganado" tanto quanto eu! Entretanto, no meu primeiro comentário, eu fiz uma crítica ao viés do roteiro, não à opinião das pessoas anti-Trump.

3) De qualquer forma, como eu disse, você fez um ótimo trabalho com este apanhado sobre o episódio e algumas das referências presentes; ótimo trabalho mesmo, parabéns!

Obrigada.

Marcos Doniseti disse...


Minha Resposta para Marília Ferreira:

1) Então, a Grande Mídia brasileira criticar as lideranças progressistas do Brasil 24 horas por dia (principalmente o Lula), por causa de triplex e sítios pode, mas criticar Trump por seus discursos e atitudes racistas, machistas, xenófobos e imperialistas não pode?

Brincou, né?

Essa é a Direita dita 'Liberal', que não respeita a liberdade de expressão dos outros, que pensam de outra maneira e que possuem outra visão de mundo. O tal 'liberalismo' dos direitistas vale só para eles. Não é à toa que adoram apoiar Golpes de Estado e Ditaduras;


2) Repito: Não vejo nada de Globo e afins. Se você não acredita, isso é problema seu, que idolatra o Neofascista Trump e que deseja censurar quem o critica.

A Mídia brasileira não faz jornalismo, mas propaganda política direitista e reacionária, tipicamente colonizada e escravocrata, para enganar trouxas que acham que o Capitalismo é maravilhoso e bonzinho. Os principais grupos privados de mídia do Brasil fazem parte da SIP, entidade controlada pela CIA e são totalmente submissos aos interesses estratégicos dos EUA.


Inclusive, a Grande Mídia brasileira é a principal responsável pelo surgimento de um forte e numeroso segmento fascista no país, nos últimos anos, e que já está usando de violência contra os seus adversários políticos (das Esquerdas, é claro), vide o assassinato recente da Marielle Franco e os atentados e violências cometidas contra a Caravana do ex-Presidente Lula no sul do país, que são ações tipicamente fascistas. Já estudei muito sobre Nazi-Fascismo e o Brasil está caminhando para ter uma Ditadura desse tipo em um futuro próximo.

E a vitória de Trump (usando de métodos desonestos) reforçou esse processo de fortalecimento da Extrema-Direita e do Neofascismo pelo mundo todo, incluindo o Brasil, o que é trágico para a humanidade, pois se trata de um político extremista e desequilibrado que comanda a nação mais poderosa da Terra, que possui milhares de armas nucleares e que vive promovendo Guerras e Golpes pelo mundo afora (vide Líbia, Síria, Iraque, Afeganistão, etc).

Então, existem motivos de sobra para criticar Trump. Então, 'Arquivo X' acertou em cheio ao fazer tais críticas a um líder político tão desonesto e retrógrado quanto é Trump.

Portanto, não me informo por essa Mídia nojenta e imunda que temos no Brasil e, logo, não posso ser enganado por emissoras e por uma mídia que nunca assisto, ouço ou leio. Afinal, sou muito exigente com relação a conteúdo jornalístico de qualidade, o que inexiste na desonesta, mentirosa e manipuladora Grande Mídia brasileira.

O jornalismo verdadeiro, por exemplo, exige que se respeite a pluralidade e diversidade de opiniões existente na sociedade, bem como o direito de resposta de quem é atacado. Em países mais civilizados isso acontece, o que são o caso da Suécia e do Reino Unido, por exemplo.

Já a Grande Mídia brasileira nunca respeitou nada disso, pois pertence a meia dúzia de famílias de mentalidade escravocrata e colonizada e que sempre apoiaram Golpes de Estado e Ditaduras no Brasil e na América Latina.

Por isso que, há muitos anos, parei de me informar pela mesma.

Minhas fontes de informação são outras, bem mais confiáveis e sofisticadas, incluindo sites estrangeiros e muitos livros sobre história, economia, política.

Apesar das divergências que temos, agradeço pelos elogios ao texto.