sábado, 17 de março de 2018

'Arquivo X' - 'Nothing Lasts Forever': Um episódio sobre a Mitologia e que mostrou o casamento de Mulder e Scully! - Marcos Doniseti!

'Arquivo X' - 'Nothing Lasts Forever': Um episódio sobre a Mitologia e que mostrou o casamento de Mulder e Scully! - Marcos Doniseti!
Afinal, será que vimos a cena de casamento entre Mulder e Scully no final do episódio? Tudo indica que sim, com os dois realizando o que se chama de 'Cerimônia de Luz'.

A trama foi secundária!


Aparentemente, o episódio não foi tão bom quanto os demais dessa temporada, que está excelente, pelo menos no aspecto da trama. 

Mas ele melhora bastante quando se leva em consideração que a trama do episódio é totalmente secundária. Tráfico de órgãos? Culto à beleza eterna? Esqueçam. Isso não é o mais relevante, de fato. 

O episódio pode aparecer como sendo meio estranho quando se assiste a uma primeira vez, pois tem um estilo completamente diferente daquele a que estamos acostumados a ver na série. Ele é um pouco mais bruto, com algumas cenas que alguns fãs consideraram, compreensivelmente, como sendo 'nojentas' e que não eram tão comuns no seriado antigamente, principalmente porque havia uma censura mais rígida por parte da Fox, que vetava cenas muito fortes. 

Mas, no momento histórico em que vivemos, e com tantos seriados e filmes mostrando cenas muito mais violentas ou 'nojentas', isso já não gera a polêmica de antes, mas desagrada a alguns fãs, o que é um fato absolutamente normal. 

E o contraste provocado por 'Nothing Lasts Forever' é ainda maior depois que vimos um excelente e clássico 'Monstro da Semana', estilo do qual os fãs da série tanto gostam, que foi o 'Familiar'. 
Juliet procura se vingar das pessoas que ela considera como responsáveis pelo fato da irmã, Olívia, ter abandonado a família. E para isso ela procura inspiração em alguns trechos da Bíblia. 

Talvez justamente por isso que Chris Carter tenha invertido a ordem de exibição, mostrando o 'Familiar' (11X09) antes, pois o mesmo é bem superior ao 'Nothing Lasts Forever' (11X08). 


Esse episódio é do tipo que 'é aquilo que não aparenta ser'. 

Talvez a primeira impressão que venhamos a ter do 'Nothing Lasts Forever' seja falsa, porque a tendência é sempre a de nos concentrarmos na trama, na história. 

Porém, como eu já disse, com relação à trama do episódio, ela me pareceu realmente secundária, de menor importância, servindo mais como suporte para falar de outras coisas, muito mais relevantes, como o relacionamento entre Mulder e Scully, tanto no passado, como no futuro, bem como da Mitologia (nas entrelinhas). 

E são justamente nestas cenas que o episódio melhora bastante e tem os seus melhores momentos.  
A frase de abertura do episódio foi 'Eu Quero Ser Linda', o que está diretamente relacionado à trama, é claro. 

A Mitologia está presente no episódio, sim!

Aparentemente, o episódio nada teria a ver com a Mitologia. Ledo engano.

O 'NLF' conta com uma série de referências à Mitologia do seriado, mas que não são explícitas, ficando muito mais nas entrelinhas. É preciso prestar bastante atenção para perceber tais citações, mas elas existem e em bom número. 

As referências estão espalhadas pelo episódio, sendo que a primeira ocorre logo no início, quando o motorista de um veículo está ouvindo um programa de rádio. E quem está falando? Tad O'Malley, que comenta a respeito das 'Chemtrails', que apareceram nos episódios 'Minha Luta 2' (10X06) e no 'Kitten' (11X06). 

No episódio 'Minha Luta 2' (10X06), o mesmo Tad O'Malley denunciou que uma das maneiras pelas quais o sistema imunológico dos seres humanos é destruído se dá por meio dos chamados 'Chemtrails' (trilhas químicas), com aviões espalhando produtos químicos em plantações e na atmosfera. 

E no 'Kitten' (11X06), vimos que os 'Chemtrails' também são usados para espalhar o chamado 'Gás do Medo', que vinha sendo experimentado desde a Guerra do Vietnã, e cujos testes para desenvolver o mesmo continuaram nas décadas seguintes.
Juliet lava as mãos, tirando o sangue das duas pessoas que ela matou. Para ela, uma católica fervorosa, as suas ações são em favor da humanidade, acreditando que será salva por isso.  

Inclusive, um dos locais onde ele foi testado foi no hospital psiquiátrico 'Glazebrook', que vimos no 'Kitten', o que deixou o John James completamente maluco, levando-o ao suicídio.


Inclusive, Skinner perdeu um dente, no final do episódio, pelo fato de ter sido exposto ao 'Gás do Medo', em função do período de tempo que permaneceu naquela pequena cidade do Kentucky.

Assim, a tecnologia que, antes, foi usada para espalhar agrotóxicos (ver o ótimo 'Blood', 2X03) e o 'gás do medo' ('Kitten', 11X06) foi usada, depois, pelo Canceroso para iniciar o seu plano de exterminar a humanidade ('Minha Luta 2'). 

Afinal, não podemos esquecer que os acontecimentos do 'Minha Luta 2' se passam no futuro e são posteriores aos que vimos em 'Kitten'. 
Quem é esse? Clark Kent? Mulder usa o fato de não enxergar tão bem quanto antigamente para brincar com Scully: Você cortou o cabelo?  

A trama do episódio: Tráfico de órgãos e saúde e vida eternas!


A trama do 'Nothing Lasts Forever' envolve tráfico de órgãos humanos, que é comandado por um cientista (Randolph Luvenis) que lidera um culto e do qual faz parte uma veterana atriz que deseja ser bela por toda a vida. Sinceramente, eu não achei isso tão interessante, não. Mas, apesar disso, essa história vai permitir que tenhamos alguns momentos interessantes e que informações importantes sobre Mulder, Scully e a Mitologia viessem à tona. 

A parte que mais me chamou a atenção foi quando o cientista, Luvenis, disse que descobriu uma maneira de garantir beleza eterna e também saúde perfeita para alguns. Mas fica claro que isso cobra um alto preço para outras pessoas, que são literalmente escravizadas por Barbara, uma atriz bonita e carismática, que sabe como manter os seguidores do culto sob o seu controle. 

Ela faz com que estes seguidores retirem os órgãos de algum membro do culto e que, depois, é usado para fazer uma espécie de 'suco da beleza e da saúde perfeitas'. 

Desta maneira, Luvenis e Barbara conseguiram atrair uma série de pessoas que possuíam graves problemas de saúde e usaram o 'suco da saúde e da vida eterna' para convencer os mesmos a se tornarem seguidores e membros do culto, de tal forma que eles fazem tudo o que os dois líderes determinam. 
Barbara e a sua obsessão por permanecer linda custavam muito caro para os outros, mas ela usava do seu poder de convencimento para fazer com que os membros do culto fizessem a sua vontade.

Assim, os membros do culto acabam adotando uma postura de obediência cega e fanática. 
E uma das integrantes do culto é Olívia, cuja irmã, Juliet, não se conforma de ter perdido a mesma para o culto e quer trazê-la de volta para a família. Com esse objetivo, ela começa a agir no sentido de sabotar as atividades dos traficantes de órgãos, matando os responsáveis pela retiradas dos mesmos de pessoas saudáveis. 

A Mitologia no episódio e o final da temporada!

Essa trama, no entanto, serve apenas como um suporte para assuntos que são os mais importantes no episódio. 

Assim, o episódio lança questões interessantes, sendo que muitas delas (eu diria que são quase todas...) me parecem estar diretamente relacionadas à Mitologia do seriado e com a vida de Mulder e Scully, bem como o que o futuro reserva para ambos, e para William.

E também tivemos muitas referências a respeito do que veremos no episódio final, e uma boa discussão entre os fãs a respeito do que foi que a Scully disse para o Mulder no final e que mais ninguém ouviu. 

Como eu já afirmei, a Mitologia não apareceu diretamente, mas ela está presente nas entrelinhas, durante praticamente o episódio inteiro. Ela aparece na letra da música que a Barbara canta, por exemplo.

A letra da música que a Barbara canta parece conter uma série de referências ao futuro de Mulder e Scully, bem como à situação que eles enfrentam atualmente, tendo que lutar contra duas Conspirações, comandadas pelo Canceroso e por Erika Price. 
Mulder e Scully na Igreja, local em que se desenvolveu uma parte relevante do episódio. 

A letra da música diz o seguinte: 


"Vai ter um amanhecer. Se podemos passar a noite. Temos a chance de encontrar o sol. Continuemos buscando a luz. Pode ver que a manhã virá depois da tempestade. Por que não atravessamos a ponte e encontramos um lugar seguro e quente? Não é tarde. Estamos perto da beira. Preciso estar ali amanhã. Fugiremos da escuridão e pararemos de buscar. Tem que haver um amanhecer'.

"Porque não atravessamos a ponte?". Aonde que Mulder e Scully estavam na cena final de 'Minha Luta 2', mesmo? Em cima de uma ponte, que ambos tentavam atravessar...

"Fugiremos da escuridão e pararemos de buscar?". Essa é uma clara referência à possibilidade de que estejamos assistindo ao fim de 'Arquivo X'.

'Tem que haver um amanhecer'? É como se Mulder e Scully estivessem perguntando: Será que um dia nós conseguiremos derrotar o Mal e finalmente poderemos vir a ser felizes?

Algumas outras frases ditas ao longo do episódio também apontam para uma conexão com o final desta temporada e, logo, com a Mitologia. 
Juliet cita o 'Deuteronômio' e os 'Romanos' para justificar a sua vingança contra o culto para o qual a sua irmã, Olívia, entrou. Ela não suporta mais ver a mãe chorar em função disso e decide trazer a irmã de volta. 

Mulder e Scully: Um passado e um futuro juntos?


Esse episódio também serviu para que Mulder e Scully revisitassem a sua história de trabalho e de vida juntos. E parece que eles decidiram que continuarão juntos... 

Gostei muito da parte em que, na Igreja, o Mulder fala de como poderia ter sido a vida de Scully se ela não tivesse ido a trabalhar junto com ele nos 'X-Files'. 

Daí, ele diz que Scully poderia ter se casado com um Neurocirurgião, o que é uma clara referência ao episódio 'Todas as Coisas' (7X17), quando ela reviu um antigo professor da faculdade de Medicina, Dr. Daniel Waterston, com quem teve um romance quando era sua aluna. 

Mas depois ela esclarece para Mulder que não está falando do passado, pois não se arrepende de nada do que fez. 

Então, ela só pode estar falando do futuro, é claro. Futuro esse que está retratado na letra da música que Barbara canta. 

Um detalhe muito interessante nesta cena do diálogo entre Mulder e Scully, no final do episódio, foram as imagens de caráter religioso que aparecem ao fundo. Penso que tais imagens não estão ali por acaso e podem ter relação com o último episódio desta temporada.
As três barras de ferro que Juliet roubou para promover a sua vingança. Mulder, Scully e William também formam uma Trindade, que deseja derrotar o Mal, que é representado pelo Canceroso, é claro. 

Outro aspecto interessante é que se levarmos em consideração que o 'Nothing Lasts Forever' vem antes do 'Familiar', é que estes dois episódios estão, de certa maneira, relacionados, pois enquanto o 'NLF' falou muito sobre Deus, Cristo e a possibilidade de vida eterna e saudável (não foi isso que o Luvenis descobriu?), o 'Familiar' mostrou o Demônio ser invocado, assumindo várias faces e cometendo inúmeros crimes.


Então, é como se estes episódios estivessem tratando do antigo e eterno conflito entre Deus X Demônio, Bem X Mal, que na série pode ser interpretado como a luta entre Mulder/Scully/William X Canceroso.

É bom ressaltar que este conflito entre Bem X Mal sempre esteve, de uma forma ou de outra, presente no seriado, mas parece que agora Chris Carter decidiu torná-lo mais explícito. 

A Fé e a Religião em 'Nothing Lasts Forever'!

Várias cenas deste episódio se passam em Igrejas. 

Um momento muito relevante ocorre no início do episódio, quando Scully está saindo da Igreja e toca na água benta e, logo depois, aparece Juliet lavando o sangue na água. 
Momento em que Scully toca a mão na água benta, ao sair da Igreja. A fé de Scully em Deus sempre foi uma característica marcante, enquanto Mulder é cético, devido a tudo o que aconteceu com a sua família.

No Cristianismo, a água é símbolo de pureza e fonte de vida, bem como do espírito de Deus, representando o nascimento de uma vida eterna. 
Enquanto isso, Juliet usou a água para se livrar do sangue das pessoas que ela matou. 

No caso da morte de Cristo na cruz, quando o corpo dele é transpassado pela lança do soldado romano, jorrou sangue e água. A água, nesta situação, simboliza uma fonte de graça para a salvação da humanidade, enquanto que o sangue de Cristo simboliza a salvação. 

Assim, Juliet acredita que está agindo no bem da humanidade e que, portanto, será salva por suas ações. Isso explicaria porque ela disse, no final, do episódio, que iria para o Céu. 

É bom lembrar também que, no blog do William, o 'Ghouli', vimos a frase 'A Cura Está no Sangue' e, agora, no 'Nothing Lasts Forever' tivemos um episódio no qual o sangue tem um grande destaque. 

Em uma outra cena, Mulder e Scully estão sentados, em um dos bancos da Igreja, e vemos três trechos da Bíblia sendo mostrados, que são:

A) Romanos 12,19: "A vingança é minha, eu retribuirei". 

Aparentemente, ele diz que as pessoas tem o direito de se vingar, mas não é isso. O trecho, na verdade, diz que Deus é que deve fazer justiça e que a vingança feita pelos seres humanos é errada. Porém, Juliet não o interpreta assim.
A Bíblia Sagrada é bastante citada em 'Nothing Lasts Forever' (11X08). Junto com o 'Familiar' (11X09), eles anunciam o conflito entre Bem X Mal, que será resolvido em 'My Struggle 4'.  

B) Salmos 45,11;
"O Rei foi cativado por sua beleza; honre-o, pois ele é o seu Senhor".


C) João 40,10; "Se for assim, então enfeita-te de excelência e dignidade; veste a ti de glória e esplendor.".

Nesta cena também vemos a Juliet falar o seguinte para o Padre: "Embriagarei minhas setas de sangue e minha espada devorará carne e do sangue dos mortos e dos cativos, das cabeças dos chefes adversários" (que é retirado de Deuteronômio 32,42)

O trecho citado por Juliet deixa claro que continuará com a sua vingança contra o culto para o qual a sua irmã entrou.

Portanto, enquanto o Deuteronômio defende o direito de se vingar, o livro dos Romanos (de autoria de Paulo) condena tal atitude. 

Nesta mesma cena, Mulder e Scully conversam sobre Fé, Milagres e Força. Ele pergunta se ela está 'pedindo outro milagre', o que é uma clara referência ao fato dela ter concebido William mesmo sendo estéril.
Na porta vemos escrito '4-D' (9X04), que é uma referência a este excelente episódio da 9a. temporada, no qual a Monica Reyes do Universo Paralelo foi assassinada. Será que a Monica ''deste" Universo terá o mesmo destino? 

Ela diz que não sabe se acredita em milagres, mas que conhece o poder da Fé. Porém, ela diz que também precisa da Força de Mulder para continuar, pois ele não tem medo de enfrentar adversidades. Scully sabe que eles passarão por grandes atribulações e sofrimentos, pois William está sendo perseguido e eles não sabem onde ele está. 


Mulder fala que aquilo que eles são agora é fruto das escolhas que fizeram anteriormente e que espera que eles tenham feito as escolhas certas. Nessa hora, o rosto de Scully deixa transparecer dúvida, talvez em função de ter dado William para adoção. 

Afinal, o que a Scully disse para o Mulder?

Scully pode ter falado para Mulder que está grávida e também pode ter dito que deseja viver junto com o Mulder novamente. Scully também pode ter afirmado que sabe onde está o William e que eles deverão ir atrás do filho ou que está pronta para se sacrificar por William ou ainda ela pode ter dito que irá sair dos 'Arquivos-X'. 

Não sabemos... Podemos apenas especular. 

Mas o que ela disse é algo que está diretamente relacionado ao futuro dos dois, pois ela diz, logo a seguir, que deseja 'fazer isso juntos' e Mulder responde 'Sempre quis saber como isso iria terminar'. 
Em 'Kitten', Skinner disse que se for necessário abrir mão de sua vida para salvar Mulder e Scully, ele o fará, tal como Juliet se sacrificou para que a sua mãe tivesse a sua irmã de volta.

E daí Mulder acende a vela de Scully, sugerindo que eles desejam ficar juntos para sempre. Teria sido um tipo de 'casamento' entre eles, ou seja, alguma promessa de ficarem juntos? 


Obs1: Karen Nielsen, a roteirista do episódio, que o escreveu junto com Chris Carter, afirmou em sua conta no Twitter que ninguém sabe o que a Scully falou para o Mulder no final, pois isso não estava no roteiro. Tal fala foi um improviso de Gillian e David e somente os dois sabem o que foi dito. 

Juliet foi para o Céu! Mais alguém irá ao final desta temporada?

A fala dita por Juliet, no final, dizendo que não devem sentir pena dela, pois foi escolha dela fazer o que fez e que ela está pronta para morrer e que foi um prazer trocar a vida dela na Terra pela eternidade no Céu, mostra que ela aceitou abrir mão de sua vida para salvar a de Olívia. 

Tal fala também pode estar relacionada com o episódio final da temporada, pois vimos que, em 'Minha Luta 2', Scully estava na ponte, com uma nave espacial acima dela, correndo o sério risco de ser abduzida ou mesmo morta. Além do mais, em 'Minha Luta 1', a Sveta foi morta justamente dessa maneira. A diferença é que isso aconteceu em uma rodovia. 
Monica e Scully, em cena do episódio 'Nothing Important Happened Today' (9X01 e 9X02). Monica é uma séria candidata a ser sacrificada para que Mulder, Scully e William possam sobreviver. 

Será que estas afirmações de Juliet também poderão se aplicar a Scully? Ou será que irão valer para Skinner, que disse em 'Kitten' que se for necessário abrir mão de sua vida para salvar Mulder ou Scully ele não hesitará? 


Ou ainda será que a fala de Juliet ela está relacionada com a Monica Reyes? Foi por isso que a expressão '4-D' apareceu em uma das portas da pousada onde Luvenis, Barbara e os seguidores moravam? 

O episódio '4-D', da 9a. temporada, trata de Universos Paralelos, tema que já apareceu nesta 11a. temporada ('The Lost Art of Forehead Sweat'). Será isso uma referência a Monica Reyes, já que o '4-D' foi centralizado nela? Com certeza. 

E isso não deixa de ser preocupante para a Monica, pois em '4-D' a sua versão do Universo Paralelo foi assassinada pelo Lukesh. Então, tal referência pode ser uma indicação de que a 'nossa' Monica também poderá vir a ter o mesmo destino. 

Logo, estará Chris Carter dando uma pista de que Monica Reyes irá para o Céu (ou seja, de que irá morrer), tal como a Juliet também foi? Seria este o final que Duchovny falou, antes da temporada começar, que os fãs não iriam gostar? 

Uma outra possibilidade é a de que William venha a ser sacrificado para poder salvar Mulder e Scully. Ele falou, em seu blog, talvez o seu destino não fosse ter uma vida, mas levar uma missão adiante. 

Seria essa missão a de salvar Mulder e Scully? Não é de se duvidar. 
Canceroso deixou de ser, há muito tempo, apenas um personagem, para se tornar a personificação do Mal em 'Arquivo X'. E é justamente por isso que ele não morre. 

'Retribuirei' e os 3 tipos de madeira!


A palavra 'Retribuirei', que aparece com frequência no episódio, também pode estar relacionada com o final desta temporada. Até porque ela tem o claro sentido de vingança. 

Quem irá retribuir (se vingar)? Irá retribuir (vingar) o que, afinal? 

Nós vimos que a Monica traiu o Canceroso em 'Minha Luta 2', entregando para a Scully a informação necessária para que esta pudesse produzir a vacina e impedir que a Pandemia continuasse. Então, será que o Canceroso irá 'retribuir' isso, matando a Monica? 

Afinal, em 'Nothing Lasts Forever' a palavra 'Retribuir' está claramente relacionada à vingança de Juliet, pelo fato da irmã ter abandonado a família e se integrado ao culto, ao qual ela passa a sabotar, com o objetivo de levar a sua irmã (Olívia) de volta para a família.

Além disso, Mulder, Scully e William também deseja 'retribuir' ao Canceroso tudo o que este lhes fez de ruim durante tantos anos: sequestro de Samantha e de Scully, assassinatos de seus familiares (Melissa Scully e Bill Mulder), esterilidade da Scully...
A bonita e carismática Barbara conseguiu dominar os membros do culto, convencendo-os a fazer o que ela desejava, para que permanecesse eternamente bela. Neste aspecto, este episódio lembra o 'Sanguinarium' (4X06), que foi um ótimo episódio sobre o desejo de ficar sempre bonito, o que é uma obsessão para muitas pessoas no mundo atual. 

No episódio, Mulder também diz que seriam necessários três tipos de madeiras (cipreste, cedro e pinheiro) para que seja possível derrotar o Mal. 


Entendo que isso é uma clara referência à fato de que Mulder, Scully e William formariam uma espécie de Santíssima Trindade, que estaria encarregada de lutar contra o Mal, ou seja, contra o Canceroso.

Assim, é necessário que os três estejam juntos para poder derrotar o Canceroso (ou seja, o Mal...) no episódio final. E foi isso que a Scully teria dito para Mulder, no diálogo final, falando que eles precisam procurar por William, pois somente assim poderão ter alguma chance de derrotar o Canceroso.

Aliás, é bom ressaltar que, no 'Minha Luta 3', o Canceroso já havia dito para a Monica que Mulder e Scully não poderiam encontrar William e que eles (Canceroso e Monica) teriam que impedir o encontro. 

Mas foi o William que conseguiu atrair Mulder e Scully, o que aconteceu em 'Ghouli' (11X05). E o Canceroso fez de tudo para que o William fosse morto, enviando vários agentes do Departamento de Defesa para a missão. Mas eles fracassaram, pois William soube fazer uso dos seus poderes para eliminá-los. O Canceroso sabe que William tem poderes que poderão provocar o fracasso do plano de exterminar a Humanidade. 
William: O grande arrependimento de Scully foi ter dado o filho para adoção. Mas agora ela fará de tudo para unir a família. Para isso, ela chega a pedir ajuda e proteção divinas. 

E no caso da Juliet temos uma outra referência bíblica, pois quando matava as suas vítimas, ela usava uma citação dos Salmos: 'Porque ele me ama, eu o livrarei'. 


Esta frase é retirada do Salmo 91, versículo 14, que é considerado como sendo o mais poderoso quando alguém necessita de proteção divina. E Mulder, Scully e William enfrentam grandes atribulações no episódio seguinte (que foi o 'Familiar') e mais ainda no último episódio desta temporada, que será o 'Minha Luta 4'.

Portanto, esta citação do Salmo 91:14 também está relacionada ao conflito entre Bem X Mal (Mulder/Scully/William X Canceroso) que está acontecendo na 10a. e na 11a. temporada, na qual esta luta ficou mais explícita, fazendo referências diretas a Deus ('Nothing Lasts Forever') e ao Demônio ('Familiar'). 

Então, eles irão precisar de muita ajuda e proteção divina, mesmo, para derrotar o personagem que simboliza o Mal em 'Arquivo X', que é o Canceroso. E foi exatamente isso que Scullu falou para Mulder na cena final, dizendo que deseja fazer uma oração pedindo a ajuda de Deus. 

E quando a Scully diz que Mulder não acredita em Deus, ele responde 'Não acredito em Deus, mas acredito em você. Portanto, falo com Deus através de você... Fé e Raciocínio em harmonia, não é por isso que funcionamos tão bem estando juntos?'.
Mulder se prepara para acender a vela que representará o casamento dele com Scully.

Essa foi uma declaração de amor, sem dúvida alguma, da parte de Mulder. 


Aliás, essa cena dos dois à frente das velas, na Igreja, configura o que se chama de 'Cerimônia de Luz', ou seja, é uma cerimônia de casamento que acontece de maneira mais informal e que não está ligada a nenhuma Religião em particular, possuindo um caráter ecumênico. 

Geralmente, temos três velas, sendo que duas representam a família de cada um dos noivos, enquanto que a terceira vela representa o novo casal. No episódio, vemos muitas velas acesas, bem mais do que três, mas isso pode ter sido feito por Chris Carter para disfarçar a cerimônia de casamento entre Mulder e Scully. Outra possibilidade é a de que isso foi feito porque os pais e mães dos dois já morreram. 

Mas quando o Mulder acede a única vela que estava apagada, isso significa que os dois se tornaram um casal. Agora eles são marido e mulher. 

Logo, a conclusão a que se chega é que Mulder e Scully se casaram neste episódio, sim. 

E no fim fica a impressão de que Scully falou o nome 'William' ao ouvido de Mulder. 
Depois de chorar muito por ter perdido Olivia para o culto de Luvenis e Barbara, agora Josephine chora pela morte de Juliet. 

O humor esteve presente!


Tivemos, também, alguns momentos de humor, como naquela cena em que Mulder começa a falar sobre as diferentes madeiras usadas na crucificação de Jesus Cristo (cipreste, cedro e pinheiro) e isso acaba assustando e afastando os investigadores da polícia local. Mulder fez de tudo para afastá-los da investigação, esforçando-se para que os dois (Colquitt e Blundworth) o julgassem como sendo um maluco. 

Quanta diferença em relação às primeiras temporadas, quando o Mulder vivia se deparando com policiais de outras cidades, e também do próprio FBI, que jogavam na cara dele o fato dele ser tido como um doido varrido, louco ou maluco (Spooky...). 

Agora, ele aprendeu a usar isso em seu favor. Como diz o ditado: 'Se alguém te oferece um limão, então faça uma limonada'. 

E o Mulder, agora, precisa usar óculos bifocais, senão ele não consegue mais ler corretamente, o que é algo normal quando se passa de uma certa idade. 
Mulder e Scully travam um belo e emocionante diálogo no final, com ambos concluindo que tomaram as decisões certas em suas vidas. Mas Scully tem dúvidas se deveria ter dado William para adoção, que é o seu grande arrependimento. Tudo aponta para o fato de que eles tentarão reunir a família no episódio final.

E é claro que isso também está relacionado com a trama do episódio, que mostra uma tentativa de se evitar as consequências do envelhecimento por parte de um cientista, o Luvenis. Este, inclusive, diz que conseguiu a cura para o problema de visão de Mulder (presbiopia, popularmente conhecida como 'vista cansada'), bem como de todas as doenças. 


E Mulder aproveita e usa da ironia com Scully, perguntando se ela havia cortado o cabelo, depois que colocou os óculos, o que é uma forma de brincar com o fato dele estar envelhecendo. 

Assim, a memória fotográfica de Mulder não deixou de existir, não, ok? A visão é que já não é mais a mesma. 

Depois, em outro momento, quando Scully estava na Igreja, Mulder disse 'Não peguei fogo assim que atravessei a porta. Eles devem perdoar muito'.

Quando Mulder e Scully vão até a casa de Juliet e conversam com esta, ele sai convencido de que a irmã de Olívia está ligada às mortes que investigam e diz "Ela tem a ver. Eu tenho esse palpite. E meu coração não precisa de óculos'. 
Afinal, o que foi que a Scully falou para o Mulder? Assisti o episódio usando um fone de ouvido e procurando ler os lábios dela. Tudo indica que ela falou o nome do William no final da sua fala. E as imagens ao fundo mostram... uma família, com seus filhos. Muito sugestivo, não?

Curiosidades!

Um dos investigadores locais, uma dupla que tenta participar do caso, se chama Bill Blundworth, que é o nome de um personagem da série de filmes 'Premonição', que foi criada por Glen Morgan e James Wong (este foi o diretor de 'Nothing Lasts Forever').  

E a data 21/11 também apareceu. Como os eXcers sabem, esta é a data de aniversário da esposa de Chris Carter e já apareceu em inúmeros episódios da série. 

Enfim, esse é mais um episódio de 'Arquivo X' que é preciso assistir várias vezes, a fim de se poder compreender tudo o que ele transmitiu. 

A atriz que interpretou a Barbara se chama Fiona Vroom e ela apareceu rapidamente em 'Minha Luta 3', interpretando a jovem Cassandra Spender.

Notas e Audiência!

IMDB: 7.1 (348 votos até 19h00 de 16/03/2018).

Audiência: 0.8/3 - 3.000.000 de espectadores. 

Minha Nota: 9.0.
No centro, vemos a vela que simboliza o casamento entre Mulder e Scully. 

Links:


Cerimônia de Velas:

http://casarei.net/2015/08/cerimonia-das-velas-ou-cerimonia-da-luz/

Em seu blog, William desafia o Canceroso:

http://popeseries.blogspot.com.br/2018/03/arquivo-x-william-desafia-o-canceroso.html

Sangue dos jovens rejuvenesce os idosos:

https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2016/11/22/fonte-da-juventude-estudo-diz-que-sangue-de-jovens-ajuda-a-saude-de-idosos.htm

Músicas que tocaram no episódio:

https://www.tunefind.com/show/the-x-files/season-11/57749

Salmo 91:

https://www.altoastral.com.br/salmo-91/

A água e as Religiões:

http://historiaedidatica.blogspot.com.br/2012/12/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x_22.html

A água e o Cristianismo:

https://noticias.cancaonova.com/brasil/

A vingança é uma ação cristã?

https://medium.com/@milesmithrae/minha-interpretação-da-carta-de-paulo-aos-romanos-12-19-rodrigo-peñaloza-2014-7a875b9aacb9

Vídeo - 'The Morning After' (Maureen McGovern):

2 comentários:

Marcos Martins disse...

Um episódio falando sobre envelhecimento tanto na história central(ou não) como nos diálogos de Mulder e Scully que de fato foi para todos as partes que mais interessaram. Acho que tudo se encaminha para o final da série mesmo e venho sentindo isso a temporada toda e nesse episódio senti ainda mais.
Acho que seria bem legal se Carter trabalhasse em algo novo ou até um spin-off sobre Skinner por ex. Esse spin-off eu apoiaria.

Marcos Doniseti disse...

Sim, xará. Este foi um episódio focado no desenvolvimento do relacionamento de Mulder e Scully, que refletiram sobre tudo o que passaram juntos e sobre a decisão deles de continuarem juntos, reunindo a família, com William junto deles.

Quanto a um Spin-Off, o Duchovny falou que isso poderá acontecer, sim, mas que seria sobre o William.