sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

'Arquivo X': 'Kitten' mostra a história de Skinner e promove o retorno das Conspirações governamentais! - Marcos Doniseti!

'Arquivo X': 'Kitten' mostra a história de Skinner e promove o retorno das Conspirações governamentais! - Marcos Doniseti!
Frase de abertura do episódio foi 'Uma Guerra Nunca Termina', referência ao fato de que as Guerras provocam consequências que atravessam gerações. 

A Guerra do Vietnã e o retorno de Kersh!


Gostei do 'Kitten'. 

Ele não é uma obra-prima, mas tem os elementos clássicos de um 'Arquivo X': Conspirações governamentais, um 'monstro da semana' (Davey, o filho de John James), referências diretas à história dos EUA (Guerra do Vietnã), uma Teoria de Conspiração independente (não ligada diretamente à Mitologia do seriado), um clima de suspense e até um pouco de humor.

A frase de abertura esteve, novamente, relacionada à trama do episódio. 

A frase foi 'Uma Guerra Nunca Termina', o que é uma clara referência aos efeitos que a Guerra do Vietnã teve sobre Skinner e sobre os outros soldados que lutaram na mesma. Fica claro que eles carregaram os traumas da sua participação na Guerra para o resto de suas vidas, sem falar do prejuízo para a saúde deles. 

E o que os vietnamitas sofreram dispensa maiores comentários. Foram 3 milhões de mortos neste brutal conflito, no qual a maior potência mundial despejou, sobre o Vietnã, o triplo de bombas usadas na Segunda Guerra Mundial. 

E no episódio tivemos o retorno de mais um antigo personagem da série, o 'durão' Alvin Kersh, que tanto infernizou a vida de Mulder, Scully, Doggett e Monica anteriormente, mas que conquistou uma certa redenção quando ajudou Mulder a fugir da base militar em que iria ser executado (The Truth). 
Alvin Kersh reaparece em 'Arquivo X' neste episódio e já começa dando uma bronca em Mulder e Scully, que sequer sabiam o motivo da mesma. Eles ouvem Kersh dizer que o motivo de Skinner não ter subido na hierarquia do FBI foi o fato de ter sido leal aos dois. 

Assim, para mostrar que continua 'em forma', Kersh dá uma bronca em Mulder e Scully, sugerindo que eles estão envolvidos com o sumiço de Skinner que, depois de 35 anos de dedicação total, pela primeira vez não apareceu para o seu trabalho no FBI. 


Esse é o Kersh que conhecemos... 

Apesar de estar sempre 'pegando no pé' dos agentes dos 'Arquivos X' eu sempre gostei do personagem, que é brilhantemente interpretado pelo James Pickens Jr. 

Porque o Skinner 'é do jeito que ele é'!

Como já havia sido antecipado, o episódio mostrou alguns dos momentos em que Skinner lutou na Guerra do Vietnã, depois que se alistou na Marinha aos 18 anos, o que ele fez porque acreditava que era a coisa certa a fazer, porque desejava defender o seu país. 

Em 'Por Um Fio' (2X08) vimos que depois da sua trágica experiência no Vietnã, Skinner falou para o Mulder que havia deixado de acreditar em tudo. E agora, em 'Kitten', vimos que apesar de ter ido trabalhar no FBI, ele sempre manteve uma grande desconfiança em relação às ações do Governo. 
Antes de ser exposto ao 'Gás do Medo' o jovem John James era um medroso. Depois da inalação do gás ele se tornou um verdadeiro 'Rambo', eliminando um grande número de vietnamitas.

E um dos motivos para isso, descobrimos agora, é que ele havia sido obrigado a mentir no julgamento de John James, que havia inalado um gás venenoso (o 'Gás do Medo') que o levava a enxergar um 'monstro', bem como fazia com que perdesse alguns dentes. 


E daí também ficamos conhecendo a história de Skinner com John James, o pai de Davey. Este responsabiliza Skinner por tudo de ruim que aconteceu ao seu pai (que ficou 38 anos internado em uma instituição psiquiátrica) e à sua família posteriormente. 

O segmento mais bonito e emocionante do episódio foi, sem dúvida alguma, o momento em que Skinner conta, para Mulder e Scully, que não conseguiu proteger John James no Vietnã e que, depois, foi obrigado a mentir no julgamento a respeito dos efeitos do gás sobre o mesmo. 

Assim, Skinner passou a se sentir culpado pelo que aconteceu a John James e desenvolveu uma imensa desconfiança em relação às ações do Governo. 

E fica claro, ali, que ele decidiu proteger Mulder e Scully como uma forma de se remediar por isso, mesmo colocando a sua vida em perigo, tal como aconteceu quando foi baleado por Luis Cardinal, porque insistiu em investigar o assassinato de Melissa, a irmã de Scully (ver 'O Mistério do Piper Maru', 3X15).
Skinner e John James durante a Guerra do Vietnã, assunto que foi tema de vários episódios antigos da série, tais como 'O Passeio' ('The Walk', 3X07) e 'Desprezados' ('Unrequited', 4X16). 

Skinner também deixou claro que poderá vir a abrir mão da própria vida, caso isso seja necessário para salvar Mulder e Scully. 

E como o Chris Carter declarou, recentemente, em uma entrevista que um personagem importante da série será sacrificado no final desta temporada, então tudo indica que Skinner é o mais sério candidato a tal sacrifício.

Teoria de Conspiração: Os Chemtrails!

Essa história de borrifar o gás venenoso sobre a população, que vimos em 'Kitten', também me fez lembrar do episódio 'Sangue' (2X03). 

Neste episódio da segunda temporada, vimos que o governo autorizou que os agricultores de uma pequena cidade usassem pequenos aviões para borrifar um gás que fazia com que as pessoas desenvolvessem fobias que as levava a cometer inúmeros assassinatos, depois de serem estimulados por sinais luminosos em aparelhos eletrônicos. 

E tudo isso fazia parte de uma experiência desenvolvida por uma agência secreta do governo, numa típica Conspiração governamental. E agora vimos a mesma coisa em 'Kitten' (com a exceção dos aparelhos eletrônicos), o que gerou um surto de loucura coletiva na cidade, com as pessoas jurando que estavam vendo um monstro na floresta.  
Skinner lutou no Vietnã, o que foi fundamental para definir a sua personalidade. 

Obs1:
 Na 5a. temporada nós tivemos um episódio chamado 'Folie a Deux' ('Loucura Coletiva', 5X19), mas no mesmo havia um monstro genuíno e não uma visão provocada por um elemento externo. 


Aliás, a existência de uma floresta em Mud Lick é que permite que o Davey James construísse armadilhas semelhantes aquelas que os Vietcongs usaram durante a Guerra do Vietnã contra os militares dos EUA e que resultaram em um grande número de mortos e feridos entre os soldados estadunidenses. 

Os Vietcongs conheciam a floresta como ninguém e souberam usá-la para provocar um grande número de baixas entre as tropas dos EUA. 

No episódio também tivemos também referências a projetos secretos da CIA, do Departamento de Defesa e de outras instituições do governo dos EUA, com o uso de drogas em cobaias humanas, como foi o caso do MK-Ultra (ver 'Via Negativa', 8X07), do qual o 'MK-Naomi', que foi comentado por Davey James, seria uma evolução, um aperfeiçoamento. 
Skinner e John James carregam uma caixa, a qual contém um Gás venenoso, o que eles desconhecem. Eles foram, de fato, usados como cobaias para verificar quais seriam os efeitos do uso do gás em seres humanos. 

Davey diz que o seu pai e os demais prisioneiros de Glazebrook foram utilizados como cobaias em tais projetos, que visam usar o 'Gás do Medo' para controlar as decisões das pessoas. 


Assim, neste episódio, também voltamos a um elemento clássico e tradicional de 'Arquivo X', que é o fato de que no mesmo nós tivemos uma típica Conspiração Governamental, promovendo um retorno ao clima de paranoia que sempre esteve presente na série durante as temporadas consideradas clássicas. 

Afinal, nós tínhamos visto (em 'This', 11X02), conforme relato de Skinner, que as Conspirações atuais partem dos mais variados grupos privados, agências secretas particulares, como é o caso da Perlu comandada por Erika Price, que a Scully citou em 'Kitten'. 

Aliás, quando o Davey começa a falar sobre estes assuntos, a reação do Mulder foi tipo 'Cara, gostei. Bem-vindo ao clube'. Aquele discurso era música para os ouvidos de Mulder. 
John James e a mãe, com o rosto eliminado da foto, carregando Davey. A família foi destruída devido ao fato de John ter sido exposto ao 'Gás do Medo' e ao que fizeram com ele no período de tempo em que ficou internado em Glazebrook, uma instituição governamental.  

Mais um pouco e o Mulder convidaria o Davey para dar uma assistência nos 'Arquivos X'... Mas ele não o fez porque, é claro, percebeu que Davey não era exatamente um bom sujeito, muito pelo contrário, depois que o mesmo mentiu a respeito do fato de que não sabia quem era o Skinner, apesar deste aparecer no álbum de fotos, no Vietnã, junto com o pai de Davey.


Outro aspecto que sempre esteve presente nas antigas temporadas de 'Arquivo X' e que retornou em 'Kitten' foi o fato de que Scully tentou acessar documentos a respeito de Skinner e de John James, mas isso não foi possível, porque eles foram classificados como sendo ultrassecretos. 

E no final do episódio, depois de todos os relatos de visões de monstros e de perdas de dentes que tivemos, o que foi que apareceu? Aviões borrifando plantações com o mesmo 'Gás do Medo' que foi criado pelo projeto 'MK-Naomi'... São os 'Chemtrails' em ação. 

Obs2: O desenvolvimento do 'Gás do Medo' é uma clara referência ao uso do chamado 'Agente Laranja' pelos EUA durante a Guerra do Vietnã, que provocou um grande número de mortes e uma imensa destruição das florestas do país. 
Davey vê Skinner em sua casa. Ele culpa o chefe do FBI pelo que aconteceu de ruim ao seu pai e à sua família. De fato, eles foram vítimas dos monstros que comandaram o projeto 'MK-Naomi'.

Monólogo de Skinner: Um dos mais belos momentos da história de 'Arquivo X'!


Quando Mulder e Scully ouvem Skinner falar sobre o motivo que o levou a protegê-los e ajudá-los durante todos estes anos no FBI, os dois agentes demonstraram claramente ter se emocionado com o relato. Eu também me emocionei bastante, pelo menos. Fiquei com vontade de ir lá e falar, para o Skinner, exatamente o que o Mulder disse logo depois: 'Skinner... Estamos com você'. 

Tal cena foi uma das mais belas e emocionantes da história de 'Arquivo X'. Já a revi várias vezes e ela sempre deixa os meus olhos marejados. E olha que isso é difícil... 

O monólogo do Skinner dura cerca de 4 minutos, o que é bastante tempo em Televisão, mas você nem percebe o tempo passar, de tão bem realizada que foi a cena. E a atuação do Mitch Pileggi na cena foi fantástica. 

Daí, o Skinner se emociona, de forma um tanto quanto contida, mas sem esconder o que está sentindo, e deixa 'no ar', a meu ver, que está disposto a se sacrificar por Mulder e Scully, caso isso venha a ser necessário. 
A horrenda criatura que as pessoas que inalavam o 'Gás do Medo' viam. Com isso, elas se tornavam extremamente violentas.

É evidente que o Skinner está numa corda bamba e pisando em brasas, neste momento, pelo acordo que fez com o Canceroso no 'Minha Luta 3', mas ficou claro que ele fará qualquer coisa para proteger Mulder, Scully e William. 


Aliás, essa tem sido a condição em que Skinner trabalhou durante a maior parte das temporadas de 'Arquivo X'. 

Ele está sempre sofrendo pressões de forças poderosas nos bastidores do FBI (Canceroso, Supersoldados) ou sendo chantageado por alguém (Krycek, com os seus nanorobôs) e isso acaba limitando a sua atuação em favor de Mulder e Scully. 

Mas ele sempre dá um jeito de fazer isso. Skinner sempre procura ajudar Mulder e Scully, mesmo sob desconfiança deles, tal como o vimos fazer em 'This' (11X02).   

Alguns fãs da série, tal como o próprio Mulder, até antes deste episódio, estavam desconfiados do Skinner. Mulder até falou, para a Scully, um pouco antes de entrar no apartamento de seu chefe, que iria procurar por guimbas de cigarro no mesmo. 

Mas eles não encontraram guimba nenhuma. 

Este episódio veio mostrar que eles são aliados. A aliança entre Skinner, Mulder e Scully foi restabelecida em 'Kitten'. 
Mulder e Scully vão até o apartamento de Skinner, para tentar descobrir o que aconteceu com o seu chefe, que não apareceu para trabalhar pela primeira vez em 35 anos. 

O Sacrifício de Skinner!

A história de Skinner durante todos estes anos, durante os quais ajudou e protegeu Mulder e Scully, demonstra claramente que ele está disposto a continuar fazendo a mesma coisa.

Como vimos, em 'Minha Luta 3' (11X01), Skinner fez um acordo com o Canceroso, mas isso não o impediu de ajudar Mulder e Scully em suas investigações (ver 'This', 11X02). 

Em 'Ghouli' vimos que ele voltou a sofrer pressões por parte do Canceroso, mas Skinner ficou bastante abalado com a revelação, feita por Mulder, de que o William é filho dele e de Scully e que é uma das crianças que foram criadas como parte de um projeto secreto, de hibridação genética, chamado 'Crossroads' (Cruzamento de Estradas). 

E agora, em 'Kitten', vimos Mulder e Scully arriscando as suas vidas para salvar Skinner. Desta maneira, foi criada a condição que permite que eles restabeleçam a confiança que havia sido abalada. Inclusive, quando Mulder e Scully vão ao apartamento de Skinner (no qual não deve ter uma poeira sequer, de tão limpo e arrumado que é). 
'Os Monstros Estão Aqui': Bilhete que foi encontrado por Scully no apartamento de Skinner e que ela usa para brincar com Mulder, dizendo que este ficou excitado somente de ler o mesmo. 

Obs3:
 O apartamento de Skinner reflete bem a personalidade dele: Organizado, limpo, arrumado, sem uma poeira sequer. Basta pensar no contraste com a residência de Mulder, com tudo desarrumado e esparramado por tudo quanto é canto, para se perceber que até nisso os roteiristas pensam. As residências dos personagens são um reflexo de suas personalidades. 


E essa condição dele como protetor está mais do que evidente depois deste episódio, pois ficou claro que ele fará o que for necessário para protegê-los, inclusive que está disposto a abrir mão de sua própria vida. 

É como se ele pensasse que somente se sacrificando, para salvar Mulder e Scully, poderá vir a se redimir pelo fato de não ter ajudado John James no julgamento. 

Nesta cena, gostei muito quando o Mulder se levanta e diz 'Skinner... Estamos com você'. Nessa hora o Mulder falou por mim também.
Mulder conversa com um mendigo, que lhe diz que não encontrará nenhum 'gatinho' no necrotério. Esse é o tipo de fonte de informação que ele leva a sério. Lembram-se do mendigo em 'O Demônio de Jersey' (1X05)? 

Assim, entendo que a história que o Skinner conta para Mulder e Scully a respeito dos motivos que o levaram a protegê-los e ajudá-los durante todos estes anos, tenha sido uma espécie de despedida do Skinner. É como se o cenário para o sacrifício dele, se ocorrer, no final desta temporada, já estivesse inteiramente preparado. 


Não quero que o Skinner morra, ainda mais depois dessa cena com Mulder e Scully que, para mim, foi uma das mais emocionantes da história de 'Arquivo X'. 

Mas que este é um episódio que parece reforçar a hipótese de que Skinner irá se sacrificar por Mulder, Scully e William no final desta temporada, isso é, sim. 

Até porque, se a escolhida para o sacrifício fosse a Monica Reyes, então esse episódio, com certeza, teria sido sobre ela, mas como o mesmo foi sobre o Skinner, então isso reforça ainda mais as chances dele vir a morrer (ou quase isso...) no último episódio. 

Afinal, caso isso venha mesmo a acontecer, então este episódio será lembrado como aquele em que Skinner deixou claro que estaria disposto a morrer por Mulder, Scully e William. E assim ele jamais será esquecido. 
No Vietnã, John perde um dente porque entrou em contato com o 'Gás do Medo'. 

A vingança de Davey James!

O episódio é centralizado na figura de Skinner e na experiência que o mesmo teve quanto lutou na Guerra do Vietnã, na condição de voluntário pela Marinha dos EUA.

Apesar disso, todo o trabalho de investigação do caso é feito por Mulder e Scully, que acabam por descobrir o que está acontecendo e no final, junto com Skinner, resolvem a situação. 

John James foi um amigo de Skinner no Vietnã, lutando na mesma unidade da Marinha. Ele é o pai do Davey (interpretado por Haley Joel Osment, em ótima atuação). John inalou um gás verde de natureza experimental quando invadiram uma aldeia camponesa. E isso o transformou em um verdadeiro 'Rambo', em um 'monstro', levando-o a assassinar um grande número de vietnamitas. 

Era o chamado 'Gás do Medo', que fazia com que aqueles que inalassem passassem a enxergar um 'monstro'. Esse gás tinha esse nome porque usava os medos das pessoas contra elas mesmas, fazendo com que se tornassem extremamente violentas. 

Além disso, os dentes também começavam a cair, como resultado da deterioração da saúde desses soldados. 
John James e Skinner, juntos no Vietnã, em 1969. O apelido de John era 'Kitten' ('gatinho'), pois ele era uma pessoa calma, tranquila, sendo incapaz de fazer mal a alguém. Até que ele inalou o 'Gás do Medo' e tudo mudou. 

Obs4:
Essa ideia de usar os medos das pessoas contra elas mesmas também apareceu em 'Via Negativa' (8X07), no qual Antony Tipet (que foi um a cobaia do 'MK-Ultra, projeto que antecedeu o 'MK-Naomi') entrava na consciência das pessoas e usava os maiores medos delas para matá-las. 


Quanto voltou para os EUA, John James relatou o que havia acontecido, mas Skinner não confirmou a sua história, devido às pressões que sofreu dos comandantes. Assim, John acabou sendo internado em um hospital psiquiátrico, onde ficou por 30 anos. Nem mesmo a mãe de Davey suportou isso e é sugerido que ela cometeu suicídio, motivo pelo qual ele rasgou o rosto dela em uma foto na qual aparece com o pai. 

Depois de todo esse tempo em que ficou internado, John foi liberado, mas nunca se recuperou do que fizeram com ele e acabou cometendo suicídio cerca de um mês depois da sua liberação. 

Depois do suicídio do paí, o filho, Davey James, decidiu se vingar do Skinner, pois o culpava pelo que havia acontecido ao seu pai. Por isso é que ele enviou aquela orelha cortada para o Skinner, a fim de atrair o mesmo para a cidade em que morava.
Skinner procura por Davey, dizendo que reconhece a sua culpa pelo que aconteceu ao pai do mesmo, mas que agora deseja ajudá-lo. No entanto, agora é tarde para isso.

E o Skinner acaba mordendo a isca, indo até a minúscula cidade do Kentucky (com apenas 1010 habitantes) para investigar o que estava acontecendo. 
Chegando lá, o Davey conseguiu transformá-lo em um prisioneiro, fazendo com que ele caísse na armadilha que havia preparado (que era semelhante às armadilhas que os Vietcongs faziam na época da Guerra). 

Também não ficamos sabendo o que aconteceu com a mãe do Davey, pois este se recusou a contar isso para Mulder e Scully, mas talvez ela tenha cometido suicídio ou fugido. Mas o que ficava evidente é que a experiência de John James no Vietnã e seu posterior internamento destruíram a família. 

E foi justamente por isso que o Davey ficou enraivecido (ou 'meio xarope', como disse a minha amiga eXcer Aninha Corrêa) o que era fruto do que aconteceu com a sua família, e decidiu se vingar de Skinner. 

Além disso, o comportamento raivoso dele também pode ter sido provocado pelos 'Chemtrails', aqueles aviões que espalham produtos químicos na atmosfera, com o objetivo de modificar e controlar o comportamento humano.
Davey consegue fazer Skinner cair em sua armadilha, copiada das que os Vietcongs construíam durante a Guerra do Vietnã. A cena também lembra a série 'Lost'. 

Davey conta, para Mulder e Scully, que a experiência secreta (MK-Naomi) que vitimou o seu pai no Vietnã, era resultado de projetos secretos anteriores, como o 'MK-Ultra'. Tais projetos continuaram, dando origem ao 'MK-Naomi', que resultou na criação do 'Gás do Medo'.


E como disse o meu amigo eXcer Filipe Dias, o Mulder também ficou com medo, à medida que Davey fazia o seu relato sobre tais projetos secretos, de que Skinner houvesse enlouquecido ou que tivesse se transformado em um assassino, tal como pensou o Xerife da pequena cidade do Kentucky. 

Obs5: Quando o Mulder entra na casa de Davey está tocando a música 'Fear Is a Man's Best Friend' (O Medo é o Melhor Amigo do Homem), de John Cale, ex-integrante do 'The Velvet Underground'. 

E Davey diz que o projeto 'MK-Naomi' continua (apesar de Scully dizer que eles haviam sido encerrados). E os indícios de que ele diz a verdade são bem evidentes: O médico que caiu em sua armadilha e morreu, e cuja orelha ele cortou e enviou para Skinner, havia perdido vários dentes. O xerife da cidade e sua esposa também perderam alguns dentes. 
Davey não consegue se vingar de Skinner, que acaba por matá-lo. 

E no final do episódio nós também vimos Skinner perdendo um dente, enquanto que um avião decola e espalha o 'Gás do Medo' sobre algumas plantações, em cena que lembra claramente o ótimo episódio 'Sangue' ('Blood', 2X03). 


Assim, tudo aponta para o fato de que a 'Teoria de Conspiração' de Davey não é a história de um maluco enraivecido.

Davey e a sua família não foram vítimas da atitude de Skinner no julgamento de seu pai, mas sofreram as consequências de um projeto secreto para o qual os soldados daquela unidade de Fuzileiros da Marinha foram usados, sem que soubessem, por um Governo inescrupuloso e que nunca responde por seus crimes. 

As pessoas que comandaram esses projetos secretos é que são os verdadeiros monstros desse episódio e não Skinner ou John James. Estes são as cobaias, as vítimas das atrocidades cometidas por quem deveria usar o poder com humanidade, responsabilidade e transparência, mas que não o faz. 

Isso mostra o quanto 'Arquivo X' mantém a mesma essência de sempre, denunciando os crimes e ilegalidades cometidas pelo Governo, pelos quais os responsáveis nunca são julgados e condenados, pois enterram a verdade sete palmos embaixo da terra. 
Skinner faz um monólogo de 4 minutos, a respeito do seu passado, em uma das mais belas e emocionantes cenas da história de 'Arquivo X', em uma brilhante atuação de Mitch Pileggi. 

Tal característica está presente na série desde o início (ver 'A Verdade Está Lá Fora', 1X02) e já foi devidamente analisada por mim aqui no blog. 

Obs6: Sempre assisto aos episódios da série várias vezes, até porque quero analisar certos detalhes e descobrir informações que, na primeira vez em que os vejo, acabam passando desapercebidos. 'Arquivo X' é uma série a qual não basta assistir, mas também nos obriga a refletir sobre o que vimos. 

Skinner teve pouco espaço na série!

Eu sou um dos fãs que defende uma abertura maior para os outros personagens que são, sim, importantes no seriado (Skinner, Canceroso). Entendo que devemos saber mais sobre a história de vida dos mesmos. E isso sempre foi bem pouco explorado em 'Arquivo X', principalmente no caso do Skinner, que é um personagem que está presente desde a primeira temporada.  

Aliás, teve uma fala da Scully, no episódio, que me pareceu um reconhecimento disso, quando ela falou para o Mulder que eles não sabiam quase nada sobre o Skinner. E os fãs sabem menos ainda... 
Skinner explica para Mulder e Scully porque ele se dedicou a protegê-los e ajudá-los no trabalho da dupla nos 'Arquivos X'.

Oras, Skinner já se tornou um personagem fixo e importante há bastante tempo. Depois de tudo o que ele já passou com Mulder e Scully, de todos os riscos que ele correu para ajudá-los e protegê-los, é evidente que mais episódios sobre Skinner deveriam ter sido realizados. 


Quem não se lembra quando o Skinner insistiu na investigação da morte de Melissa, irmã de Scully, e acabou sendo baleado, o que quase provocou a sua morte? 

Afinal, o excelente ator Mitch Pileggi não aparece na abertura, junto com David e Gillian, à toa. Ele fez por merecer isso, conquistando o seu espaço na série. 

E já estamos na 11a. temporada...

Já são mais de 210 episódios. E o que sabemos sobre o Skinner? Quase nada, como disse a Scully.

Essa foi uma grave falha dos produtores e roteiristas, com certeza.
O 'Gás do Medo', que foi criado por governantes inescrupulosos. Estes, sim, são os verdadeiros monstros, os verdadeiros assassinos. E eles são humanos, não alienígenas, ideia essa que já havia sido apresentada na décima temporada, no episódio 'Mulder e Scully Meet the Were-Monster' (10X03). 

11a. Temporada: Avaliação muito positiva!


Esta temporada de 'Arquivo X' está sendo muito bem avaliada. 

Essa avaliação altamente positiva está sendo feita tanto pelos jornalistas estrangeiros que escrevem sobre os episódios em inúmeros sites ('Den of Geek?', 'Indiewire', 'Vulture', entre outros) como também pelos fãs brasileiros. 

E os poucos jornalistas brasileiros que escreveram sobre a nova temporada cometeram tantos erros de informação e de análise que a opinião deles sequer deve ser levada em consideração. 

No grupo 'Arquivo X - Fã Clube Série Brasil' está sendo feita uma enquete a respeito da 11a. temporada e, até o momento, 85% dos votos foram altamente positivos, indo de 8 até 10 (numa escala de 0 a 10). 

Inegavelmente, a 11a. temporada é superior à anterior. Ela está mais equilibrada, pois combina em doses exatas a necessidade de se atualizar as tramas e os temas do seriado com a manutenção das características que sempre agradaram aos fãs: clima de mistério e suspense, escuridão, ótimas histórias, Conspirações, Mitologias, humor.  
Depois de ouvir o belo e emocionante relato de Skinner sobre seu passado, Mulder diz 'Skinner... Estamos com você'. O episódio restabeleceu a aliança entre eles e criou as condições para um eventual e futuro sacrifício de Skinner. 

Do que o Mulder estava sentindo medo quando a música do John Cale tocou? Como disse o Filipe Dias, provavelmente era de que o Skinner estivesse morto ou de que ele fosse um assassino.


Mulder, Scully, os carros e os smartphones!

Com certeza, vocês já perceberam que Mulder e Scully estão 'pegando' muita estrada nessa temporada, não é mesmo?

Eles já usaram carros em 'Minha Luta 3', 'This', 'Plus One', 'Ghouli'...

Há muitos carros nestes episódios. 

Isso acontece porque a Ford está patrocinando 'Arquivo X', usando os episódios para fazer um merchandising básico. 

E a Samsung também está pagando (quanto? não sei...) para fazer isso nessa ótima 11a. temporada da série.
Quando Mulder e Scully entram na casa de Davey nós podemos ver, à direita, um par de olhos. É a capa do disco de John Cale, que contém a música 'Fear Is a Man's Best Friend' (O Medo é o Melhor Amigo do Homem), o que é claramente uma ironia com o fato de que, no episódio, o uso que se fez do Medo é o responsável por tudo de ruim e catastrófico que acontece.

'Arquivo X': Audiência dos episódios da 11a. Temporada!


1) 'My Struggle 3': 5.190.000 espectadores;
2) 'This': 3.950.000 espectadores;
3) 'Plus One': 3.950.000 espectadores;
4) 'The Lost Art of Forehead Sweat': 3.870.000 espectadores;
5) 'Ghouli': 3.640.000 espectadores;
6) Kitten: 3.740.000.

É bom esclarecer algumas coisas:

1) A audiência da TV Aberta nos EUA é muito menor, atualmente, do que era há 15/20 anos. Não é possível comparar os dois momentos, portanto. A TV aberta nos EUA perdeu muito espaço para outras mídias;

2) Atualmente, muitos fãs assistem aos episódios por outras mídias: Gravação, Streaming, Downloads;
Skinner perde um dente, o que é uma evidência clara de que o discurso de Davey sobre o uso dos aviões que espalham produtos químicos venenosos não era conversa de maluco. 

3) Logo, todas as séries possuem uma audiência maior do que essa que é medida para a TV Aberta;


4) Exemplo: O episódio 'The Lost Art of Forehead Sweat' foi assistido, na TV Aberta, por 3.872.000 espectadores.

Mas quando se soma a esse número o público que assistiu ao episódio em outras mídias nos 7 dias subsequentes, ele acabou sendo visto por 5.620.000 espectadores. Ocorreu um aumento de 45%.

Assim, 1.748.000 pessoas assistiram ao episódio fora da TV Aberta;

5) É normal que o episódio de abertura de uma nova temporada tenha uma audiência significativamente maior do que os demais. Isso acontece com praticamente todas as séries e 'Arquivo X' não foge à regra. 

Fonte:

http://tvbythenumbers.zap2it.com/tag/the-x-files-ratings/
Um avião espalhando o 'Gás do Medo' sobre uma plantação... São os chamados 'Chemtrails'. 

Nota!

Nota no IMDB: 7.7 (835 votos).

Minha Nota: 10 (muito em função do monólogo do Skinner). 

Audiência do episódio: 0.9/4; 3.740.000 espectadores.

Links:

Resistência eXcer - Podcast sobre o episódio 'Kitten' (11X06):

https://resistenciaexcer.wordpress.com/2018/03/08/18-gatinho-s11e06-arquivo-x-podcast/

Agente Laranja - O legado fatídico dos EUA no Vietnã:

http://www.dw.com/pt-br/agente-laranja-o-legado-fatídico-dos-eua-no-vietnã/a-18421288

O que são 'Chemtrails':

https://www.tecmundo.com.br/aviao/82526-chemtrails-governo-usando-avioes-pulverizar-veneno.htm

'Arquivo X': De que maneira a série denuncia os crimes do moderno Estado Policial:

http://popeseries.blogspot.com.br/2018/01/arquivo-x-de-que-maneira-serie-denuncia.html

Filipe Dias comenta o episódio 'Kitten' em seu vídeo no 'Filiperama':

https://www.youtube.com/watch?v=30z9XidJSRA

Informações sobre o Episódio 'Kitten':

http://www.imdb.com/title/tt6803232/?ref_=ttep_ep6
Aviões dos EUA espalham o "Agente Laranja" sobre o território do Vietnã. Até hoje nascem muitas crianças no país asiático com vários problemas de saúde em função disso, incluindo Síndrome de Down, paralisia cerebral e desfiguração facial extrema. E depois há quem diga que 'Arquivo X' é uma série de ficção científica... Chris Carter sempre disse que, muitas vezes, ele pesquisava em notícias de jornais para escrever os roteiros da série. 

Vídeo da música 'Fear Is a Man's Best Friend' (O Medo é o Melhor Amigo do Homem):


Nenhum comentário: