terça-feira, 9 de janeiro de 2018

'Arquivo X': De que maneira a série denuncia o poder e os crimes do moderno Estado Policial! - Marcos Doniseti!

'Arquivo X': De que maneira a série denuncia o poder e os crimes do moderno Estado Policial! - Marcos Doniseti!
"Arquivo X": Desde o início a série sempre denunciou os crimes cometidos pelo Estado contra os cidadãos. Entre estes crimes, tivemos os sequestros e testes ilegais feitos em Billy Miles, Samantha, Max Fennig, Scully e Cassandra Spender.

"Arquivo X' e a denúncia da existência de um Estado Policial no mundo!


Em muitos dos episódios da série nós vemos uma clara denúncia e condenação dos crimes cometidos pelas principais instituições do Estado (nos EUA, em especial).

E a luta inicial de Mulder (e, depois, de Scully) foi justamente no sentido de trazer a público tais crimes e expor os seus autores perante a opinião pública, para que eles fossem acusados, julgados e condenados pelos mesmos. 

Abaixo, cito alguns exemplos:

A) Forças Armadas!

A imagem dos militares que 'Arquivo X' divulga não é, exatamente, das mais positivas, para dizer o mínimo. 

Assim, eles estão sempre envolvidos em algum tipo de atividade criminosa, como os sequestros ilegais de  cidadãos indefesos (incluindo os da Samantha, Scully, Max Fennig e Cassandra Spender), seja na realização ou no acobertamento dos mesmos. Eles também cometem vários assassinatos. 

Os militares também são acusados de inventarem mentiras elaboradas a fim de esconder atividades secretas e criminosas, bem como se envolvem em pesquisas científicas que visam criar supersoldados altamente evoluídos e que pudessem cometer um grande número de crimes, seja por meio da manipulação do código genético ou por meio da erradicação do sono.

Episódios onde tudo isso fica claro: "A Verdade Está Lá Fora' (1X02); "Caçada Sangrenta' (1X10), ''Projeto Litchfield" (1X11); 'O Ser do Espaço' (1X17), 'Sem Dormir' (2X04); a trilogia 'Duane Barry'/'A Ascensão'/''Por um Fio" (2x05, 2X06 e 2X08); 'Lapso de Tempo - Partes 1 e 2' (4X17 e 4X18). 
'Simpatizantes', da quinta temporada, é um episódio de 'Arquivo X' que denuncia os crimes cometidos na época do Macarthismo, nos EUA, durante a década de 1950. Centenas de pessoas foram falsamente acusadas de serem comunistas. Foi neste episódio que ficamos sabendo o motivo do uso da expressão 'X-Files' para os casos que não eram solucionados pelo FBI.

B) Justiça!


A série também divulga uma imagem muito negativa da Justiça, que não condena as pessoas que ocupam cargos elevados no aparelho estatal dos EUA, independente dos crimes que tenham cometido. 

O criminoso impune mais famoso da série é, sem dúvida alguma, o Canceroso, que entra e sai do Pentágono, do FBI e do Capitólio na hora em que bem entende. É como se, para o Canceroso, as portas não existissem, o que é uma clara demonstração do imenso poder que o mesmo possui. 

Assim, os membros do Sindicato (o Canceroso em especial) estão acima das leis, possuindo autoridade para cometer os crimes que bem entendem sem que jamais sejam punidos pelos mesmos. 

E o único que tenta investigar e denunciar os seus crimes (Mulder, é claro) acaba pagando um alto preço por isso (o pai de criação, Bill Mulder, é assassinado). Scully, que acabará ajudando Mulder nesse trabalho, também perderá a irmã (Melissa) em função disso.  

Exemplo: Quando o Mulder disse que desejava divulgar a verdade sobre os crimes do Sindicato, Krycek lhe disse que isso jamais aconteceria, pois estes homens estão acima da Justiça e das Leis ('Tunguska', 4X08). 


Cena do episódio 'Caçada Sangrenta', da primeira temporada, onde vemos os militares dos EUA envolvidos em uma missão de acobertamento e de manipulação de informações, enganando a população a respeito das suas atividades.

Skinner, quando a Scully foi sequestrada pelos militares (de forma totalmente ilegal), também falou o mesmo para o Mulder, dizendo que tais pessoas sempre ficarão impunes, pois são mais poderosas do que a própria Justiça ('Por um Fio', 2X08).


No episódio 'Tunguska - Partes 1 e 2' (4X08 e 4X09) tivemos uma investigação feita pelo Senado a respeito da chegada de um malote diplomático vindo da Rússia que continha o 'Vírus Alienígena', o que resultou na morte do mensageiro que o trazia, que estava a serviço do Sindicato.

Tal malote havia sido interceptado por Mulder e Scully, por indicação de Krycek. 

O Canceroso pressionou o 'Homem Bem Vestido' para que tais investigações fossem encerradas. E no fim, ele teve acesso a todo o conteúdo da investigação que havia sido feita pela Comissão de Investigação do Senado, mostrando que havia conseguido dominar o resultado da mesma. 

Assim, fica claro que o Sindicato é um tipo de governo secreto que está acima das leis e da Justiça, que os seus crimes jamais serão investigados e que os responsáveis pelos mesmos sempre ficarão impunes.

...And Justice For All: Será mesmo?
Cena de 'My Struggle' (primeiro episódio da 10a. temporada) que denuncia a espionagem global promovida pela NSA, citando o caso de Edward Snowden, que revelou a verdade a respeito da mesma. 

C) FBI!


Os próprios chefões do FBI (Blevins e o Third Man) estavam envolvidos em uma missão de espionagem do apartamento de Mulder, que foi feita de maneira inteiramente ilegal. Embora isso não seja mostrado como sendo culpa da instituição, mas das pessoas que trabalham na mesma, não deixa de ser uma crítica ao FBI, pelo fato do mesmo ter permitido que isso acontecesse. 

Em vários outros episódios vemos que o FBI não demonstra muito interesse em investigar os casos quando os mesmos envolvem pessoas e instituições muito poderosas. 

Ver episódios 'A Verdade Está Lá Fora' (1X02) e 'A Maior das Mentiras' (5X02).

D) Congresso Nacional!

No episódio 'Simpatizantes' (5X15) vemos as denúncias que 'Arquivo X' faz contra o fenômeno do Macarthismo (anos 1950, durante a chamada Guerra Fria), durante o qual inúmeras pessoas foram falsamente acusadas de serem comunistas e de traírem os EUA. 
Até mesmo o genial Charles Chaplin chegou a ser perseguido nos EUA na época do Macartismo, o que o obrigou a ir embora do país. O 'Comitê de Investigação de Atividades Anti-Americanas' do Senado, comandado por Joseph McCarthy, foi o responsável por isso.  Centenas de pessoas foram perseguidas e tiveram suas vidas pessoais e carreiras prejudicadas ou destruídas em função disso.

Na época, o senador Joseph McCarthy comandou uma comissão de investigação do Congresso (Comitê de Atividades Anti-Americanas) que acusou inúmeras pessoas de serem comunistas, mesmo que isso fosse mentira, criando um clima de terror e paranoia nos EUA.


Muitos integrantes das classes artística e intelectual dos EUA foram perseguidos neste período (caso do roteirista Dalton Trumbo) e tiveram a sua carreira prejudicada, sendo que alguns tiveram que sair dos EUA (caso de Charles Chaplin) em função de tais perseguições. 

Já no episódio 'Grampeados' (3X23) um agente secreto que se encontra com o Mulder, em Washington, nas proximidades do Capitólio (sede do Congresso Nacional), para lhe passar informações a respeito do caso que ele e Scully estão investigando, diz para Mulder que a conversa tem que ser rápida, pois a região se caracteriza por possuir um elevado índice de criminalidade. 

E Mulder responde dizendo 'Principalmente quando o Congresso está reunido'.

Assim, o poder Legislativo também é mostrado de maneira extremamente negativa em 'Arquivo X'. 
Wernher Von Braun junto com militares da Alemanha Nazista em 1941. Ele foi o responsável por criar os foguetes alemães 'V-2' e, depois, já trabalhando para o governo dos EUA, comandou o desenvolvimento do foguete 'Saturno V', que levou o homem à Lua. 

E) Poder Executivo (Presidência dos EUA)!


O Poder Executivo também é mostrado como possuindo envolvimento em inúmeras atividades criminosas. 

Exemplos disso são os episódios 'Operação Clipe de Papel' (3X02) e 'Os Japoneses'/'O Falso Alienígena' (3X09 e 3X10).

No primeiro, vemos que o governo dos EUA, no Pós-Guerra, levou cerca de 1500 cientistas nazistas para o país, a fim de trabalhar em inúmeros projetos científicos e tecnológicos. O mais famoso deles, citado na série, foi Wernher Von Braun, criador dos foguetes nazistas V-2 e do foguete Saturno V, que levou o homem para a Lua. 

E nos dois episódios seguintes, vemos um grupo de cientistas japoneses que foram levados para os EUA, a fim de trabalhar em projetos de pesquisa secretos para o governo estadunidense.

Em ambos os casos, tais cientistas receberam a garantia de imunidade (ou melhor, de impunidade), sendo que jamais responderam perante a Justiça pelos crimes de guerra que cometeram. 

Obs: Os dois fatos citados na série aconteceram mesmo. São acontecimentos históricos. Não são ficção. A parte ficcional da trama começa apenas quando os cientistas alemães e japoneses são mostrados fazendo pesquisas envolvendo hibridação genética, procurando criar um híbrido humano-alienígena. 
General Shiro Ishii, do Exército Imperial Japonês (EIJ), foi o responsável pela criação da 'Unidade 731', que começou a realizar experiências horripilantes com cidadãos chineses logo depois que os japoneses invadiram o norte da China em 1931. Depois da Guerra, os médicos que trabalharam para a Unidade 731 receberam imunidade do governo dos EUA, para o qual passaram a trabalhar. 

F) Serviços Secretos (CIA, NSA)!


Os principais serviços secretos do país também são mostrados de maneira muito negativa, sendo que também se envolvem em atividades ilegais, como assassinatos, espionagem e chantagem. 

Exemplo disso, é a espionagem que eles promovem dos próprios cidadãos, o que foi mostrado, por exemplo, no episódio 'O Ser do Espaço' (1X17), quando Mulder descobre que foram instalados equipamentos de escuta em seu escritório. Mulder, posteriormente, denunciou este fato para Skinner ('Por Um Fio'; 2X08). 

No episódio 'Os Homenzinhos Verdes' (2X01) também vemos o senador Richard Matheson convidar Mulder para uma reunião em seu gabinete no Capitólio e escrever em um pedaço de papel 'Eles podem estar ouvindo', mostrando que sabia que seu gabinete estava sob vigilância (ilegal) dos serviços secretos.  

Outro exemplo da denúncia de atividades ilegais desenvolvidas pelos serviços secretos dos EUA, que é feita por 'Arquivo X', nós vimos no ótimo episódio 'Via Negativa' (8X07), no qual é citado o projeto secreto de controle da mente e que foi desenvolvido pela CIA (na década de 1950) chamado de 'MK Ultra'. Tal projeto realmente existiu. Não é ficção. 
John Doggett, com o terceiro olho, no episódio 'Via Negativa', que cita o projeto secreto da CIA 'MK Ultra', de controle da mente, que começou a ser realizado na década de 1950.

Portanto, todas as principais instituições dos EUA (Justiça, Forças Armadas, Serviços Secretos, poderes Executivo e Legislativo) são denunciadas e criticadas por seu envolvimento em atividades ilegais e criminosas ao longo de todas as temporadas de 'Arquivo X'. 


E fica claro que 'Arquivo X' denuncia que, de fato, o que existe nos EUA é um tipo de governo que desrespeita inteiramente os direitos dos cidadãos, contra os quais o Estado comete inúmeros crimes, incluindo os da espionagem e vigilância sobre os mesmos, caracterizando a existência de um verdadeiro Estado Policial no país. 

Chris Carter já disse, há muitos anos, que a frase 'Não Confie em Ninguém' resume o que ele pensa a respeito de política. 

E o reflexo dessa visão bastante crítica de Chris Carter nós vemos nos episódios de 'Arquivo X'. 
'Trust No One' (Não Confie em Ninguém). Chris Carter afirmou, há muitos anos, que tal frase resume o que ele pensa sobre política. 

Links:


O projeto 'MK Ultra' da CIA:

http://www.mundofreak.com.br/2014/09/18/mk-ultra-o-programa-de-manipulacao-de-mentes/

Wernher Von Braun e o projeto 'Apollo':

http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/02/160128_vert_futu_hitler_homem_lua

Japão: A unidade 731 e os seus crimes:

http://historiamilitaronline.com.br/2015/06/24/uma-auschwitz-na-asia-o-japao-e-sua-macabra-unidade-731/

O Macartismo e a perseguição política e ideológica nos EUA durante a Guerra Fria:

http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=1267

Snowden e as suas revelação sobre espionagem global:

https://www.terra.com.br/noticias/mundo/estados-unidos/edward-snowden-e-a-espionagem-da-nsa,6289f082fe3df310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html

2 comentários:

Gabriel disse...

Mais um grande texto! Recentemente a Gillian falou que Arquivo-X foi um seriado que sempre debateu política! Acho que a pegada vai continuar nessa 11a temporada, depois da revelação do nome do Canceroso, é bem possível!

Marcos Doniseti disse...

Obrigado, Gabriel.

O segundo episódio já mostrou um certo teor político.

'Arquivo X' sempre se relacionou com os grandes acontecimentos da história, focando nos EUA, é claro, mas também tratando de questões globais.

E isso continua acontecendo na 11a. temporada.