domingo, 16 de setembro de 2018

'Arquivo X': Saiba tudo sobre 'Home', o episódio mais polêmico da história do seriado! - Marcos Doniseti!

'Arquivo X': Saiba tudo sobre 'Home', o episódio mais polêmico da história do seriado! - Marcos Doniseti!
Os irmãos Peacock, membros de uma família cujos ancestrais sofrem de deformidades físicas de origem genética e que vão se agravando com o tempo. 

'Home' ('O Lar', 4X02) é, com certeza, o episódio mais polêmico da história de 'Arquivo X' e muito dificilmente uma série de TV irá produzir um episódio que vá gerar tanto debate e discussão quanto este, que foi o segundo da quarta temporada de 'Arquivo X'.


A Fox,  que é uma das quatro grandes redes de TV abertas dos EUA, exibiu o episódio no dia 11/10/1996. Mas foi só. Depois disso, ela nunca mais o mostrou, apesar de sempre reprisar os episódios da série após o término de cada temporada. 'Home' voltou a ser exibido, mas apenas no canal pago do grupo Fox (que é o FX) em 1997, durante uma maratona da série na qual 'Home' foi o primeiro episódio a ser exibido. 

A trama de 'Home' mostra Mulder e Scully investigando o fato de um bebê deformado ter sido enterrado em um terreno localizado próximo à residência de uma família (os Peacocks) em uma pequena cidade da Pensilvânia e que se chama justamente 'Home'.  

Por isso, Mulder e Scully vão até o local, conversam com o Xerife e procuram interrogar os membros da família, que vivem em uma casa sem energia elétrica ou água tratada e que também não tem virtualmente nenhum contato com a população local. 
Mulder, Scully e o Xerife Taylor. Este tem medo das mudanças que estão acontecendo no mundo global e que irão terminar por mudar a vida das pessoas mesmo numa pequena comunidade rural como é 'Home'. 
Durante a investigação, a dupla dos 'Arquivos X' acaba descobrindo que o bebê havia sido enterrado vivo. Eles também suspeitam que o bebê nasceu como resultado de relações que ocorreram entre os próprios integrantes da família, o que acaba se confirmando. 

Os Peacock viviam isolados do mundo, produzindo seus próprios alimentos e pegando água em um poço, e eram portadores de uma doença de origem genética que fazia com que tivessem corpos totalmente deformados, sendo que o pai já tinha falecido há muitos anos. 

Em função disso, a mãe (Interpretada pela excepcional atriz Karin Konoval, que voltou para a 11a. temporada da série, participando de 'Plus One', 11X03) e os três filhos tinham relações sexuais com o objetivo de gerar uma descendência que garantisse a sobrevivência da família.

Na época de sua exibição pela Fox, uma das quatro grandes Redes de TV abertas dos EUA, grupos conservadores usaram o mesmo como pretexto para defender a censura prévia na TV. 'Home' foi usado por tais grupos como um exemplo do que jamais deveria ser exibido na TV. 
Mulder e Scully empurrando os porcos... Ele brincou, perguntando se ela pensaria mal dele se dissesse que estava excitado ao fazer isso. 

É bom esclarecer que a Fox tinha seu próprio departamento de censura (chamado de 'Padrões e Práticas') e 'Arquivo X', pelos temas trabalhados, era u
ma das séries mais visadas pelo mesmo. Em muitas ocasiões o criador e produtor executivo da série, Chris Carter, teve que lutar para manter intactas cenas e diálogos de vários episódios que o departamento desejava cortar. Muitas vezes ele conseguiu preservar, pelo menos, partes das cenas.

Sobre o episódio, o livro 'Arquivo X - Bastidores III', de Andy Mesler, revela uma série de informações interessantes:

1) O diretor de 'Home', o falecido Kim Manners (que foi homenageado no episódio 'Mulder e Scully encontram o Monstro', 10X03), disse que filmou muitas cenas do bebê morto, sendo que este tinha a mesma doença genética dos outros integrantes da família, mas que elas foram cortadas pelo departamento de 'Padrões e Práticas' da Fox. 

Depois que foi exibido, Manners passou a considerar que 'Home' era um clássico, afirmou que amava o episódio e disse que o mesmo se tornou um dos favoritos de sua carreira. 
Cena clássica da série, com Mulder e Scully sentados em um banco, e que foi refilmada em 'Home Again' (10X02).
2) Sobre o episódio, David Duchovny disse o seguinte: "Eu não apreciei 'Home' logo que li o roteiro, nem quando começamos a filmar o episódio. Mas quando o trabalho ficou pronto, eu achei realmente engraçado, embora um tanto perturbador. Gostei muito do episódio.".

3) O xerife Andy Taylor foi interpretado por Tucker Smallwood, que havia trabalhado em 'Comando Espacial', série criada e desenvolvida por Glen Morgan e James Wong, os roteiristas de 'Home'. 

Smallwood ficou chocado com a violência contida no roteiro e perguntou a quem já trabalhava no seriado há tempos se o mesmo era sempre assim. Daí ele ficou sabendo que a violência contida em 'Home' era algo incomum mesmo para os padrões de 'Arquivo X' e que aquele era o episódio mais 'horrível' da história do seriado. 

4) O diretor do departamento de maquiagem da série, Toby Lindala, diz que se orgulha muito do trabalho feito por ele e sua equipe no episódio, principalmente em função de ter modificado totalmente a aparência dos atores que interpretaram os irmãos Peacock e também por ter construído o bebê repleto de defeitos genéticos. 

5) Uma cena que David e Gillian interpretaram de maneira 'muito sugestiva', dentro de um pequeno armário na casa do xerife Taylor, chegou a ser filmada mas acabou sendo cortada. 

Aposto que os fãs shippers do seriado adorariam ver essa cena. 

6) A casa que foi utilizada como a residência dos Peacock já tinha sido usada no episódio 'Aubrey' (2X12) como a casa de Harry Cokely e fica em South Surrey, próximo da fronteira entre EUA e Canadá;
A escuridão é um dos elementos fundamentais da série. E as cenas de Mulder e Scully com as lanternas são clássicas.

7) A música 'Wonderful, Wonderful', que toca no carro dos Peacock na sequência final, foi gravada por Johnny Mathis mas este recusou-se a permitir o uso da sua gravação depois que leu o roteiro (e quem não rejeitaria???). 


Com certeza, ele deve ter ficado com o cabelo em pé ao ter lido o roteiro.

Dai a solução adotada pelos produtores foi a de usar uma gravação feita por um cantor que imitava perfeitamente Johnny Mathis. O produtor executivo e diretor David Nutter, que foi cantor profissional, chegou se a apresentar como voluntário para a tarefa, mas a ideia foi deixada de lado quando o cantor que imitava Mathis foi encontrado e contratado.

Kim Manners disse que queria usar essa música porque ela teria uma qualidade 'nojenta e assustadora', mesmo que as pessoas não percebessem isso de forma clara. 

8) Os porcos que aparecem na cena do chiqueiro com Mulder e Scully foram alugados e junto com eles vieram toda a sujeira e o fedor. 

Os porcos, no entanto, ficaram desesperados para sair do confinamento e na cena em que Mulder e Scully os empurravam por trás, alguns treinadores de animais (que ficaram escondidos por trás das câmeras) tiveram que empurrar os porcos pela frente, na direção de David e Gillian;

E quem não se lembra do Mulder fazendo piada com a Scully, dizendo que ele estava ficando excitado por empurrar os porcos...
Mulder fica 'desolado' quando vê que Elvis morreu aos 42 anos de idade, quando encontra um velho jornal na casa dos Peacock.

9) O 'Cadillac 1958', que foi usado como o veículo da família Peacock, estava a caminho do ferro-velho, pois tinha sido usado em outro programa de TV, no qual foi explodido. O veículo foi encontrado em uma fazenda de Vancouver (inteiramente detonado, é claro), sendo que foi alugado e devidamente restaurado  por Nigel Hapwood, do departamento de transportes. 


Hapwood enfrentou muitos problemas com o veículo e teve que cortar o teto do carro e martelar a lataria, sendo que o conserto dos freios foi a parte que mais deu trabalho. 

No entanto, todo esse trabalho, de certa maneira, acabou recompensado após a exibição do episódio. Kim Manners, que dirigiu o episódio, disse que recebeu uma carta da divisão Cadillac (da General Motors), que agradeceu a série por estar fazendo propaganda de um dos seus produtos...

Propaganda de produto? Em 'Home'? Sei... 

Essa turma da Cadillac deve ter visto o episódio depois de ter tomado uma boa quantidade de chá de cogumelo... rs. 

10) Glen Morgan afirma que deu o nome Peacock para a família de deformados genéticos por ter se lembrado de uma família que foi vizinha da de seus pais. Será que essa família de vizinhos dos pais de Morgan ficou sabendo disso? Se isso realmente aconteceu, então eles não devem ter gostado muito da 'homenagem', não... rs.
Um dos ancestrais dos Peacocks, que já sofria da doença de origem genética que afetava aos membros da família. 

11) No entanto, existe uma outra versão para a escolha do nome da família de deformados genéticos (Peacock, que significa pavão). O nome Peacock teria sido escolhido em função de uma disputa que estava sendo travada entre a Fox e a NBC, rede de TV que é competidora da Fox e cujo símbolo é um pavão.


Se isso é verdade, então essa foi uma bela maneira que a Fox encontrou para alfinetar a NBC... rs.

12) Os roteiristas de 'Home' foram Glen Morgan e James Wong, que haviam trabalhado na série durante as duas primeiras temporadas. 

Eles saíram após escrever o roteiro de 'Os Adoradores das Trevas' (2X14), que também foi dirigido por Kim Manners, episódio no qual um grupo de professores de uma escola secundária integrava um culto satânico e que invoca o Capeta, que aparece na cidade e começa a cometer uma série de crimes. 

Depois disso, Morgan e Wong saíram de 'Arquivo X' para desenvolver um novo projeto, que foi a série 'Comando Espacial' que, apesar de ter sido bastante inovadora e receber muitos elogios, acabou sendo cancelada depois de apenas uma temporada devido à baixa audiência. 

E quando voltaram para 'Arquivo X' qual foi o primeiro episódio que Morgan e Wong escreveram? "Home"... 
A Sra. Peacock vivia embaixo da cama e convenceu os filhos a tentar gerar descendentes para que a família pudesse sobreviver. 
Eles também voltaram a trabalhar na série nas 10a. e 11a. temporadas (junto com Darin Morgan, o irmão de Glen, e que é um pouco mais doido do que este), sendo que na décima eles escreveram o roteiro de 'Home Again' (10X02). 

Inclusive, eles se aproveitaram de várias cenas de 'Home' em 'Home Again', como a de Mulder e Scully conversando em um banco e o uso de uma música popular no episódio (em 'Home Again' a música escolhida foi 'Dowtown', que foi gravada por Petula Clark). 

13) Na cena de abertura do episódio, que mostra o bebê deformado sendo enterrado, o roteiro original previa que o mesmo teria que chorar e gritar, mas os censores da Fox vetaram isso. Assim, o bebê quase não aparece na cena e é enterrado em silêncio, sem gritos ou choro. Os gritos e choros do bebê foram substituídos pelos de um dos irmãos Peacock. 

Inclusive, uma parte da cena foi filmada da perspectiva do bebê. Kim Manners disse que esta foi a cena mais horrível que filmou em sua carreira;

14) Os produtores da série acharam que o episódio 'tinha ido longe demais' e o ator que interpretou o xerife Taylor disse que ficou chocado com o nível de violência do episódio;

15) Foram duas as fontes de inspiração para Morgan e Wong escreverem 'Home': 

A) A primeira foi um documentário chamado 'Brother's Keeper', sobre um grupo de quatro irmãos (família Ward) que vivia em uma pequena fazenda da área rural do estado de Nova York, isolados do mundo, e no qual era sugerido que havia uma relação homossexual entre os mesmos. Foi feita uma investigação depois que um dos irmãos havia falecido.
Um dos irmãos Peacock encarando Mulder. Não era uma visão das mais agradáveis. 

A segunda fonte de inspiração foi uma história narrada por Charles Chaplin em sua autobiografia. Segundo o genial ator, uma vez ele visitou uma família que o levou para o quarto e no qual estava o filho, que não possuía nem braços e nem pernas e que 'vivia' amarrado embaixo da cama. Quando os integrantes da família cantavam e dançavam o filho se agitava. 


Com essas 'maravilhosas' fontes de inspiração, Morgan e Wong não poderiam ter escrito nada diferente de 'Home'...

16) Os temas polêmicos que temos em 'Home' não foram acidentais. Morgan e Wong quiseram, de fato, marcar o seu retorno à série escrevendo um episódio que fosse deliberadamente polêmico e que testasse os limites da TV.

Eles conseguiram, sem dúvida alguma. 

17) 'Home' foi o único episódio da história de 'Arquivo X' e da Fox que foi exibido com a recomendação de que era impróprio para menores de 17 anos. Antes da exibição do episódio foi mostrado um aviso recomendando-se 'descrição' para ver o mesmo, algo como 'tirem as crianças da sala'. 

Isso voltou a acontecer apenas na 8a. temporada, com o episódio 'Via Negativa' (8X07).

18) 'Home' obteve um ótimo índice de audiência (11.9 no Nielsen) e foi visto por 18.850.000 espectadores; 
Scully atira em um dos irmãos Peacock.

19) 'Home' também foi muito elogiado pelos críticos e alguns o compararam com o trabalho do cineasta David Lynch, criador de 'Twin Peaks' e que di
giu vários filmes 'estranhos, para dizer o mínimo.


Logo, a comparação está mais do que justificada. 

20) Críticos apontaram que os temas principais de 'Home' seriam uma sátira ao chamado 'American Dream' e à globalização, bem como trataria da natureza da maternidade.

Realmente, Morgan e Wong encontraram uma maneira muito 'estranha', ousada e criativa para fazer tudo isso. 

Mas o episódio foi reconhecido como sendo uma versão satírica sobre os valores familiares tradicionais, apresentando um conflito entre os valores clássicos dos EUA e o mundo moderno. A cidade 'Home' representaria os valores tradicionais, enquanto os Peacock simbolizam o lado mais sombrio do 'American Dream'. 

Além disso, a cidade 'Home' também mostraria uma realidade intocada pelo processo de globalização, enquanto os Peacock seriam o lado negativo disso. O Xerife Taylor chega a dizer, para Mulder e Scully, que eles sempre viveram de forma tranquila ali e que gostaria que isso continuasse, mas sabia que o mundo estava mudando. 

Já a escritora Sarah Stegall viu na cena de abertura, quando o bebê é enterrado, como sendo 'um comentário sobre a ideologia do 'Sonho Americano', usando a morte de uma criança para falar conosco sobre esperanças e medos enterrados, bem como sobre os segredos obscuros que podem unir uma família'. 
Scully e Mulder após o confronto com os irmãos Peacock. 

21) O episódio é um dos primeiros a explorar o desejo de Scully de se tornar mãe, o que aconteceria, de forma involuntária, na quinta temporada, nos episódios 'Surpresas no Natal'/'Emily' (5X06 e 5X07). Posteriormente, ela também iria engravidar na 7a. temporada, o que é descoberto em 'Requiem', e na 11a. temporada '(Minha Luta 4', 11X10). 


22) Quando foi exibido pela primeira vez, a 'Entertainment Weekly' deu nota máxima para 'Home' e descreveu o episódio como 'uma das horas mais perturbadoras da TV' e também como 'um banquete cinematográfico para os olhos, repleto de audácia sagaz'. 

23) 'Home' é frequentemente citado por críticos e jornalistas como um dos melhores episódios da história do seriado. 

Dean A. Kowalski, autor de 'A Filosofia de Arquivo X', o considera como sendo um dos três melhores episódios de 'Monstro da Semana' da série, junto com 'Squeeze' ('Assassino Imortal', 1X03) e  'The Host' ('O Hospedeiro', 2X02). 

Alguns dos críticos dizem que foi um milagre que 'Home' não tenha sido censurado e que o episódio é um dos dez mais assustadores da história da TV. 

24) O ator William B. Davis (o Canceroso da série) disse que o episódio foi bem escrito e dirigido, mas que levou alguns fãs a questionarem se deveriam continuar assistindo ao seriado. Ele também falou que há filmes modernos de Terror, produzidos posteriormente, que são mais violentos do que 'Home', mas que na época o episódio foi bastante perturbador. 

25) O site 'Vulture' considerou 'Home' como o programa mais aterrorizante para ser visto na época do 'Halloween'. 
Edmund e a mãe (dentro do porta-malas) vão embora, à procura de um novo Lar. 

Fontes: 


Livro 'Arquivo X - Bastidores 3', de Andy Mesler, págs. 38/47.

Matéria sobre o episódio 'Home':

https://uproxx.com/tv/10-fascinating-facts-disturbing-episode-tv-broadcast-television-history/

Episódio 'Home': Informações no IMDB:

https://www.imdb.com/title/tt0751137/

'Home' - Informações na Wikipedia:

https://en.wikipedia.org/wiki/Home_(The_X-Files)

Nenhum comentário: