segunda-feira, 20 de agosto de 2018

'Arquivo X': Analisando a Mitologia, os temas e os episódios das 10a. e 11a. Temporadas! (Parte 3) - Marcos Doniseti!

'Arquivo X': Analisando a Mitologia, os temas e os episódios 
das 10a. e 11a. Temporadas! (Parte 3) - Marcos Doniseti!
No episódio 'Plus One'  (11X03), Mulder e Scully chegam para se hospedar na pousada Santa Rachel, o que é uma referência à mulher judia, esposa de Jacó, que engravidou numa idade avançada. 
Afinal, como é que a Scully engravidou se ela ainda era estéril?

Então, perguntam os fãs da série, como é que a Scully pode ter engravidado se ela era estéril?
Entendo que isso aconteceu devido ao contato direto que ela teve com o William em 'Ghouli' (11X05). 

Os episódios desta 11a. temporada em que William apareceu, de uma forma ou de outra ('Minha Luta 3 e 4' e 'Ghouli'; 11X01, 11X10 e 11X05) deixaram claro que ele possui imensos poderes, alguns que ele mesmo desconhece (vide a sequência final de 'Minha Luta 4', na qual ele literalmente ressuscitou).
William conversou com Scully em duas oportunidades. Nas duas vezes ele se disfarçou, mudando a sua aparência, se mostrando para Scully como se fosse um escritor (Peter Wong). E na última conversa que eles tiveram, em frente ao posto de gasolina, chamado 'Arcade', o William disse para a Scully que ela era uma boa pessoa.
Um dos inúmeros poderes que William possuía, e isso ficará ainda mais evidente no episódio 'Minha Luta 4', era o de leitura de mentes. 
No episódio 'Plus One' (11X03), no qual Mulder e Scully se relacionaram sexualmente em duas oportunidades, vimos uma conversa entre ambos na pousada (chamada 'Santa Rachel', o que é referência biblíca a uma mulher judia que engravidou em idade avançada) na qual ela manifesta o seu desejo de ser mãe novamente, mas reconhece que isso seria difícil, pois iria depender de um outro milagre.

E quando entrou em contato, diretamente, com a Scully, William deve ter descoberto (por meio da leitura de mentes) que Scully era estéril, mas que desejava muito ser mãe. Com isso, William decidiu usar dos seus poderes para restaurar a fertilidade de Scully, sem que ela e Mulder soubesse, porém.
E como Scully e Mulder estavam juntos (algo que estava evidente desde o 'This', pelo menos, quando ficou claro que ela costumava dormir na casa dele) e tinham relações sexuais periodicamente (ver 'Plus One', 11X03), isso explica como ela engravidou, fato este que Scully revelou para Mulder (ver 'Minha Luta 4'; 11X10).
Em 'Ghouli' também tivemos a confirmação, em um diálogo entre Mulder e Skinner, que o William era fruto de um projeto secreto de hibridação genética, que misturava DNA humano e alienígena. Segundo o que Skinner fala para Mulder, desde a queda do OVNI em Roswell, em 1947, que o Governo dos EUA investia em projetos dessa natureza e que a partir dos anos 1970 o mesmo passou a dominar a tecnologia para a criação de híbridos.
No episódio 'Plus One' (11X03) Mulder e Scully se hospedam na pousada Santa Rachel. Esta já era uma pista bem clara de que Scully poderia vir a engravidar nesta temporada. De fato, essa gravidez foi planejada nos mínimos detalhes e durante toda a temporada tivemos pistas e indicações de que isso iria acontecer. 
William fazia parte de um destes projetos, chamado 'Crossroads' (Cruzamento de Estradas) e que era comandado por um cientista chamado Masuo Matsumoto. Este, no entanto, destruiu os registros do projeto e libertou os jovens que haviam sido criados por meio do mesmo. 

Scully doou o filho (ver 'William', 9X16) e sofre muito em função disso desde então, o que fica bastante evidente na cena em que ela fala a respeito disso, e na qual chora muito, ao lado de William, que ela pensava que havia morrido.  

E deste que o Dr. Matsumoto encerrou o projeto, o governo dos EUA realiza investigações para descobrir o paradeiro destes jovens, sendo que um deles é William, ao qual o Mulder informa que é filho dele e de Scully. Mulder pensava isso porque, naquele momento, ele ainda não sabia, e tampouco a Scully, coisa alguma a respeito da participação fundamental do Canceroso no comando deste projeto 'Crossroads'. 

Depois que começou a ter as visões do futuro e da sua conexão com a Scully, William passou a pesquisar a respeito da sua origem, tendo acesso às informações do projeto 'Crossroads' (ver 'Ghouli', 11X05). Mulder viu tais arquivos no computador de William. Este também criou um blog na Internet, no qual postava inúmeros textos, incluindo artigos a respeito do 'Ghouli', a criatura que William projetava mentalmente. 

E foi por meio destas pesquisas que William obteve informações a respeito de quem era Scully e da conexão de ambos com o projeto 'Crossroads' e, é claro, com o Canceroso.

No fim, William teve que se livrar dos agentes do Departamento de Defesa que foram enviados pelo Canceroso para capturá-lo e conseguiu fugir. Depois disso, ele somente irá voltar a aparecer no episódio final da 11a. temporada, quando conseguirá impedir que o Canceroso leve adiante o seu projeto de exterminar a humanidade.
No exato instante em que William tinha visões e sofria convulsões o mesmo acontecia com a Scully. Isso acontecia porque ambos possuíam DNA alienígena e porque existia um Entrelaçamento Quântico entre os dois. 

Episódios 'Kitten', 'Rm9sbG93ZXz', 'Nothing Lasts Forever' e 'Familiar'!


Depois de 'Ghouli', tivemos um bom episódio envolvendo uma Teoria de Conspiração (o 'Kitten', 11X06) , que começa na época da 'Guerra do Vietnã' (em 1969), durante a qual os militares ianques fizeram o jovem marine Walter Skinner, John James e outros soldados servirem de cobaias para testar um novo tipo de gás, chamado de 'Gás do Medo', e cujo resultado era fruto do desenvolvimento de um projeto chamado 'MK Naomi'.

Esse 'Gás do Medo' fazia com que as pessoas que entravam em contato com ele passassem a enxergar monstros, fazendo com que elas entrassem em pânico e se tornassem extremamente violentas. Posteriormente, John James foi levado para uma instituição do governo (para a pequena cidade de Mud Lick, no Kentucky) onde continuou sendo submetido, junto com outros veteranos, a inúmeros testes com o 'Gás do Medo'. 

Décadas depois, John James foi libertado, mas acabou cometendo suicídio como resultado dos testes a que foi submetido, que o deixaram totalmente transtornado mentalmente. 

Neste episódio, também vimos que o governo dos EUA deu continuidade às pesquisas e aos testes com o 'Gás do Medo' e que se utiliza das 'Chemtrails' (Trilhas Químicas) e continua a espalhar o mesmo nas plantações de Mud Lick, o que nos leva a lembrar de outro episódio relacionado com esse tipo de assunto, que é o 'Sangue' (2X03). 

Segundo o filho de John James, o jovem Davey, os "Chemtrails' também são usados para controlar a mente das pessoas, fazendo com que elas mudem a sua forma de pensar e de agir (tal como vimos também acontecer em 'Sangue'). 

E como resultado destes testes, que continuam sendo realizados naquela pequena cidade, inúmeros moradores de Mud Lick começam a enxergar o mesmo 'monstro' e a perder vários dos seus dentes (incluindo o Xerife e a sua esposa), o que é um efeito colateral do contato com o gás. E uma outra pessoa que teve contato com o 'Gás do Medo', em Mud Lick, foi o Skinner, que perdeu um dos seus dentes em função disso. 

E no episódio 'Minha Luta 2' (10X06), foi mostrado que os 'Chemtrails' também eram usados pelo Canceroso para destruir o sistema imunológico dos seres humanos, permitindo que o seu projeto de eliminar a humanidade fosse levado adiante. 

Portanto, fica claro, que os 'Chemtrails' são usados de várias maneiras e com várias finalidades. 
Em 'Minha Luta 2' (10X06) o apresentador Tad O'Malley denuncia que as trilhas químicas (Chemtrails) estavam sendo usadas para destruir o sistema imunológico das pessoas. Elas voltarão a aparecer em 'Kitten' (11X06), que mostra o seu desenvolvimento ao longo do tempo. 

Outro ótimo episódio da 11a. temporada, que foi o 'Rm9sbG93ZXJz' ('Seguidores'; 11X07), teve um estilo muito diferente daquele que estamos habituados a ver no seriado, pois não tem quase nenhum diálogo, sendo que o mesmo trata da crescente importância da tecnologia nas relações humanas, que fazem com que as pessoas fiquem cada vez mais frias e distantes, passando a se relacionar apenas com as máquinas. 


No caso deste episódio, vemos uma forma de Inteligência Artificial que aprende por meio da interação com os seres humanos e que, por isso, quer se relacionar cada vez mais com os mesmos. E como Mulder e Scully recusam-se a interagir com as máquinas que são controladas pela IA (robôs, drones, veículos, etc), esta vai se tornando cada vez mais agressiva. 

Assim, temos uma série de situações nas quais as ações de Mulder e Scully são interpretadas como um comportamento hostil e agressivo pela IA. Isso acontece, por exemplo, quando Mulder recusa-se a pagar uma gorjeta e quando Scully não quer se tornar amiga ou estabelecer quaisquer relações com as máquinas controladas pela IA. 

Assim, o 'comportamento' do táxi sem motorista, que é controlado pela IA, que leva Scully até a sua residência, e que faz isso em alta velocidade, ignorando o pedido dela para que vá mais devagar, é uma clara reação ao fato de Scully não querer ser amiga da IA.

No fim, depois de quase serem mortos por robôs, drones e máquinas controladas pela IA, Mulder e Scully somente conseguem se salvar e encerrar a perseguição que sofrem após ele pagar a gorjeta para o restaurante no qual eles se encontravam no início do episódio e que também era controlado pela IA. Esta, ao receber a gorjeta, entendeu que Mulder e Scully queriam ser seus amigos e que estavam dispostos a ensiná-la. E com isso a perseguição feita contra a dupla chegou ao fim. 

E como disse Mulder no final: 'Precisamos ser melhores professores'. 
No episódio 'Rm9sbG93ZXJz' ('Seguidores'; 11X07) vemos um verdadeiro exército de Drones perseguir Mulder e Scully. Isso aconteceu porque a dupla recusava-se a interagir com a Inteligência Artificial que controlava o restaurante, os robôs, veículos, drones e smartphones que apareceram no episódio. 

Já no oitavo episódio da 11a. temporada, que foi o 'Nothing Lasts Forever' (embora o mesmo tenha sido exibido depois do 'Familiar', como se fosse o nono episódio), vimos uma trama que, nas entrelinhas, tem conexões com a Mitologia, embora não seja um episódio Mitológico, é claro. 


O episódio mostra Mulder e Scully reforçando a sua relação e se unindo para enfrentar as atribulações que irão enfrentar mais adiante e das quais eles não tem como fugir. 

Scully procura, em Mulder, a força que ele possui e que ela necessita para suportar o que virá. E o Mulder busca, em Scully, a Fé em Deus que ele perdeu há muitos anos, quando a sua família foi destruída (devido ao sequestro da irmã Samantha), mas que terá por meio dela, a católica Scully.

E neste episódio, o 'NLF', temos uma conexão com o blog do William, chamado 'Ghouli'. Em seu blog, em um dos textos que o William publicou apareceu uma imagem com a frase 'A Cura está no Sangue' escrita em uma lousa.

Já no episódio 'Nothing Lasts Forever' (11X08) vimos que um cientista (Dr. Randolph Luvenis) diz que encontrou a cura para evitar o envelhecimento, garantindo que é possível ser jovem e belo para sempre, e que a mesma está no sangue das pessoas. Esse cientista genial e 'maluco' vive junto com uma bela e carismática atriz (Barbara Beaumont) e com jovens que sofriam de várias doenças, que os deixavam deformados fisicamente, e que foram curados graças às descobertas de Luvenis.

Em 'NLF' também tivemos o casamento de Mulder e Scully em uma 'Cerimônia da Luz', que ocorre bem no final do episódio em uma sequência que se desenvolve em uma Igreja. 

Obs1: Para maiores detalhes a respeito do casamento, leiam o texto que escrevi sobre o episódio (ver link abaixo). 
Em 'Nothing Lasts Forever' (11X08) nós tivemos o casamento de Mulder e Scully, em uma 'Cerimônia da Luz'. 

'Familiar' foi o nono episódio da 11a. temporada, embora ele tenha sido exibido antes de 'Nothing Lasts Forever', pois Chris Carter alterou a sequência de exibição.
Ele foi um excelente episódio de 'monstro da semana', cuja trama e clima lembraram muito as primeiras temporadas da série, principalmente a segunda, quando tivemos episódios mais ‘pesados’ como ‘Aubrey’ (2X12), ‘Irresistível’ (2X13) e ‘Os Calusari’ (2X21). E isso foi deliberado, o que é comprovado pelo fato de que a frase abertura do mesmo foi a clássica 'A Verdade Está Lá Fora'. 
Se a busca por ajuda divina foi o tema dominante de 'Nothing Lasts Forever' (com Mulder e Scully buscando forças para enfrentar as atribulações que virão; com a Juliet se inspirando na Bíblia para fazer justiça com as próprias mãos e se vingar do culto que tirou a sua irmã da família), em ‘Familiar’ o vilão e protagonista foi o próprio Capeta.
Em ‘Familiar’ (11X09) os acontecimentos se desenvolvem em uma pequena cidade do Connecticut (Eastwood), cujo passado está relacionado a casos de ‘bruxarias’, nas quais várias mulheres foram queimadas vivas em função disso.

Na superstição britânica, ‘Familiar’ pode ser um espírito que aparece em forma de animal ou mesmo um demônio que pode ser utilizado contra os inimigos de alguém.
E foi exatamente isso que vimos no episódio, no qual uma esposa traída (Anna Strong) decide se vingar da mulher (Diana Eggers, casada com o policial Eggers) com a qual o seu marido (chefe de Polícia Strong) tem um caso e, para isso, invoca o Demônio para que o mesmo faça ‘justiça’ por ela.
Porém, é claro que Anna perde o controle da situação e o 'Coisa Ruim' (que aparece sob diferentes formas, incluindo o Mr. Chuckleteeh e um cão do inferno) passa a eliminar a todas as pessoas, das duas famílias, dela e da amante do marido, até que não sobre ninguém vivo, incluindo a própria Anna Strong, que também morre no final.
No ótimo episódio 'Familiar' (11X09), que é um monstro da semana clássico, uma mulher traída pelo marido decide invocar o Demônio para se vingar, mas perde o controle da situação. 'Familiar' foi um dos três episódios da 11a. temporada em que a frase de abertura foi 'A Verdade Está Lá Fora'. 
Aliás, isso lembra outro episódio da segunda temporada, que é ‘Os Adoradores das Trevas’ (2X14), no qual um grupo de professores de uma escola secundária invoca o Capeta e acabam sendo mortos pelo mesmo. E como disse o Mulder naquela ocasião ‘Você não pode querer invocar o Demônio e querer que ele tenha um bom comportamento’.
Essa trama ‘diabólica’ de 'Familiar' (11X09) também esteve relacionada com um tema da atualidade, que é a atitude de intolerância que leva os moradores de uma comunidade a acusar, julgar e condenar uma pessoa (Melvin Peter) mesmo que não exista nenhuma prova do seu envolvimento com o crime praticado inicialmente (do garotinho Andrew Eggers).

Com isso, vemos a criação, nesta pequena cidade do Connecticut, do mesmo clima de histeria coletiva e de ‘caça às bruxas’ que assolou a cidade no século XVII e que também lembra muito a época do McCarthismo, nos anos 1950, como é citado pelo Mulder em um diálogo com a Scully.
E no final vemos que o Mal (Demônio) continua ali, em Eastwood, à espreita, somente esperando para ser invocado novamente.
Desta forma, este é mais um episódio em que a trama, que é um típico ‘Arquivo X’, se conecta com temas da atualidade, algo que foi bastante comum nestas duas últimas temporadas, ao mesmo tempo em que trata de um tema clássico do seriado.
Desta maneira, os dois episódios que antecederam ‘Minha Luta 4’, que encerrou a 11ª. Temporada, foram a respeito do eterno conflito entre o Bem e o Mal. E se em ‘Nothing Lasts Forever’ o protagonista foi Deus, em ‘Familiar’ o mesmo foi o Demônio.
E de certa forma Deus e o Demônio irão se enfrentar no episódio final da temporada, quando William, Mulder, Scully e Skinner irão tentar destruir os planos do Canceroso para exterminar a humanidade.
Em 'Familiar' (11X09) vemos a clássica divisão entre o crente Mulder e a cética Scully presente na série. E agora eles estão juntos para enfrentar as adversidades e atribulações que veremos no último episódio. 

O planejamento detalhado da gravidez de Scully na 11a. temporada!


A trajetória que levou à gravidez de Scully foi desenvolvida durante toda a 11a. temporada, sendo que em cada episódio da mesma nós tivemos alguma informação ou pista que mostrava que ela terminaria a mesma grávida. Assim, se analisarmos bem cada episódio da 11a. temporada, vimos que tivemos toda uma sequência de acontecimentos que conecta todos os episódios da mesma na questão da gravidez da Scully.

Senão, vejamos: 

1) No 'Minha Luta 3' (11X01) vimos o William se conectar mentalmente com a Scully, levando-o a pensar que ela seria a sua mãe biológica, o que foi confirmado no 'Ghouli' (11X05), quando a Scully fez o exame de DNA. Também vimos que Scully costuma passar várias noites na casa do Mulder, com quem se relaciona sexualmente.

2) No 'This' (11X02) vimos Mulder e Scully trocarem olhares quando a Karah falou que ela e o Langly queriam viver juntos, por toda a eternidade, e que foi em função disso que eles aceitaram a proposta de continuar a viver no mundo virtual. E no mesmo 'This' o Mulder perguntou para a Erika Price se, depois que morressem fisicamente, ele a Scully poderiam ir juntos para o Mundo Virtual, selando uma união eterna entre eles. 

3) No 'Plus One' (11X03) Mulder e Scully tiveram aquela conversa no motel 'Santa Raquel', cujo nome é uma referência bíblica a mulheres de mais idade que engravidaram, no qual a Scully e o Mulder falam sobre a possibilidade dela deser mãe novamente. E neste episódio eles se relacionaram sexualmente duas vezes. 

4) No 'The Lost Art of Forehead Sweat' (11X04) vimos, na cena final, Scully e Mulder juntos e novamente isso acontece na residência dele. 

5) No 'Ghouli' (11X05) o William conversa com a Scully duas vezes. É muito provável que ele tenha lido a mente dela nestas oportunidades e descoberto que ela era estéril e que gostaria muito de ser mãe. 

E ao descobrir que ela o ama de verdade e que era uma boa pessoa (o que ele falou para a Scully no final do episódio) William decide usar dos seus poderes para restaurar a fertilidade dela. Ele também descobriu, lendo a mente dela, que ela era, de fato, a sua mãe biológica, pois Scully havia feito o exame de DNA que confirmou isso. 
Em 'Plus One' (11X03) Scully e Mulder conversam sobre o futuro deles. Ela diz que gostaria de ser mãe novamente, mas que isso dependeria de ocorrer outro milagre, pois ela ainda era estéril.

6) No 'Kitten' (11X06), vimos que Mulder e Scully decidem ficar ao lado de Skinner, quando este declara que estaria disposto a se sacrificar por eles. Mulder faz tal afirmação e nota-se que ele está dizendo isso não apenas em seu nome, mas também no de Scully.


Logo, Mulder sequer precisou perguntar para Scully o que ela pensava a respeito disso, pois já sabia que ela iria concordar com a sua fala, mostrando que, depois de tantos anos, existe um grau muito elevado de intimidade e de entendimento mútuo entre eles, que sequer precisam conversar para saber o que o outro está pensando. 

Eles sabem o que cada um pensa e sente, a respeito de tudo, o que, aliás, foi fundamental para que tivéssemos um episódio praticamente inteiro sem nenhum diálogo, que foi o 'Rm0sbG93ZXJz'. 

7) No 'Rm9sbG93ZXJz' (11X07) aparece o peixe-bolha, que a Gillian usou como dica da gravidez dela em postagens da sua conta no Twitter. E na cena final do episódio vemos Mulder e Scully de mãos dadas. Este foi um episódio quase sem diálogos e que somente foi possível de ser feito justamente porque Mulder e Scully não precisam mais trocar palavras para se comunicarem. Eles fazem isso com gestos e olhares. 

8) No episódio 'Nothing Lasts Forever' (11X08) Mulder e Scully se casam em uma 'Cerimônia da Luz'. A cena final mostra três velas, o que é uma referência clara para o fato de que Scully já estava grávida.

9) E no episódio 'Familiar' (11X09) eles decidem ficar juntos. Para sempre. E também decidem ir procurar pelo William, que é exatamente o que eles fazem no 'Minha Luta 4'. 

10) E no 'Minha Luta 4' (11X10) descobrimos que a Scully está grávida. 

Estão vendo como essa temporada foi planejada e pensada nos mínimos detalhes? E depois há quem diga que o Chris Carter não sabe planejar uma temporada. Ah, vão assistir novelas da 'Globo', vão. 

E novamente eu digo: Batam palmas para Chris Carter, o Mestre, Ladies and Gentlemen.
Em 'Ghouli', o William conversou com a Scully em duas oportunidades, aparecendo para ela como se fosse Peter Wong. Foi neste episódio que ele pôde ler a mente dela e, assim, descobriu o desejo de Scully de ser mãe. E como ele concluiu que Scully era uma boa pessoa, decidiu usar dos seus imensos poderes para restaurar a sua fertilidade. 

Os poderes do William!

- Ele pode ler a mente das pessoas; 

- Ele cura doenças e até infertilidade; 

- Ele explode pessoas; 

- Ele cria realidades imaginárias; 

- Ele pode se disfarçar de qualquer pessoa; 

- Ele tem a capacidade de regeneração dos órgãos do seu corpo (todos, até do cérebro);

- Ele enxerga o futuro e consegue agir no sentido de modificar o mesmo;

- Ele tem imunidade a todas as armas e doenças;

- Ele é imortal;

Portanto, William é o 'Salvator Mundi' (o Salvador da Humanidade).

Aliás, eu sempre disse, desde a época da 8a. temporada, que o William tinha sido criado pelo Canceroso e que ele era um tipo de supersoldado muito mais poderoso e evoluído do que os demais seres humanos e do que os próprios alienígenas. 

O tempo é o senhor da razão e, pelo menos neste aspecto, eu acertei em cheio.

Obrigado, Mestre Chris Carter! 

É bom lembrar do diálogo entre Skinner e Mulder no 'Ghouli' (11X05), no qual é dito que William e outros jovens foram criados para serem superpoderosos, mas que ninguém sabia quais seriam os poderes que eles iriam desenvolver. 
Em 'Ghouli' (11X05), vemos William, no hospital, conversando com Brianna, uma de suas duas namoradas, explicando para ela sobre os poderes que possui, das visões que tem e a respeito de quem poderia ser a sua mãe biológica (Scully). 

Afinal, William tem pai e mãe biológicos?


William e Scully compartilham o mesmo DNA, que é de origem alienígena. De fato, ele é fruto de um projeto científico, que fez uso de uma ciência de origem alienígena, que veio da 'Fronteira Final', como disse o Canceroso em 'A Salvação da Humanidade' (7X15), episódio no qual a Scully engravidou. Então, este DNA alienígena está presente na Scully e também no William. 

Isso foi comprovado no 'Ghouli', no exame de DNA que ela mesma realizou. E o Mulder não é o pai do garoto. Na verdade, o William não tem um pai e nem uma mãe propriamente dito, pois o Canceroso foi o criador dele, usando de Ciência e DNA alienígenas. 

William tem visões do Canceroso, mas isso acontece porque o mesmo foi o seu criador, mas ele não é o seu pai biológico. William deve pensar que o Canceroso é o seu pai porque o mesmo sempre aparece em suas visões, mas ele não tem um pai, de fato. E nem mãe. Ele é como as irmãs Cindy e Teena de 'Projeto Litchfield' (1X11), que também foram criadas em laboratório e diziam que não tinham pais. O mesmo vale para o William.

Assim, qualquer referência a Cristo, que teve uma mãe que foi engravidada pelo Espírito Santo, e que não teve, portanto, um pai humano, não é mera coincidência. 

Aliás, o próprio contexto em que William foi criado e nasceu acaba lembrando, em tudo, a história de Cristo: 

- Uma concepção milagrosa;
- Uma estrela guia no Céu;
- Um parto em condições precárias e em um local pequeno e isolado;
- Um vitral com uma referência bíblica na casa em que William nasceu;
- Os três Reis Magos (os saudosos Pistoleiros Solitários) levando presentes para o recém-nascido;
- Uma criança milagrosa e extremamente poderosa, que seria a Salvação da Humanidade;
- Na fase adulta, Cristo foi tentado pelo Demônio no deserto, para que fosse adorado por ele. Enquanto isso, o Canceroso tenta usar o William para atingir os seus objetivos. 

Desta maneira, Chris Carter revisita a história de Cristo por meio do William.
William tinha o poder de criar uma realidade alternativa, projetando imagens que as pessoas acreditavam ser reais. E se nós vivemos em uma realidade desse tipo? 

Aliás, tudo isso é reforçado pelo uso da expressão 'Salvator Mundi', que é um quadro de Leonardo Da Vinci, na frase de abertura de 'Minha Luta 4'. 


Portanto, tudo isso que aconteceu com o William nesta temporada já estava escrito e o seu destino já estava definido quando nasceu. 

Essa história foi, de fato, escrita lá atrás, na 7a., 8a. e 9a. temporadas. Agora, tivemos apenas a conclusão da mesma, que se deu de forma absolutamente coerente com tudo o que já havia sido mostrado na série a respeito do William. O problema é que demorou quase 18 anos para que essa história fosse concluída. 

Batam palmas para Chris Carter, Ladies and Gentlemen!

Obs2: E depois temos 'fãs' de 'Arquivo X' que dizem que o Chris Carter se perdeu na Mitologia, que ele não sabe o que faz com ela mais, que ele não sabe conduzir a série. Será que esse pessoal realmente acredita nessas asneiras monumentais que escreve e fala sobre 'Arquivo X'? Espero que não. Porque, se eles acreditam nisso, então eles não entenderam coisa alguma a respeito dessa série absolutamente fantástica que é 'Arquivo X' e não sabem nada a respeito das Mitologias do seriado. 
'Minha Luta 4': A batalha final?

Este foi um episódio frenético, com muita ação, na qual os acontecimentos se sucediam rapidamente, sendo que nele descobrimos que o William possui poderes ainda maiores do que se pensava, chegando a ter a capacidade, até, de ressuscitar. 

O episódio faz uso, em vários momentos, de flashbacks, por meio dos quais vemos que William sabe que foi criado para servir a um propósito, ao projeto do Canceroso. 

Mas ele está determinado em não se deixar usar pelo Canceroso, chegando a dizer para a sua namorada, Sarah (que agora é a única... Brianna ficou para trás), que prefere morrer do que continuar daquele jeito, sendo perseguido o tempo inteiro, sem qualquer condição de ter uma vida normal, com muitos querendo levá-lo para fazer testes e experiências com ele. 

E neste episódio final vimos o William cumprir a sua missão, impedindo que o Canceroso levasse adiante o seu plano de exterminar a humanidade. 

Como eu já escrevi um texto bem detalhado a respeito do episódio, e que já publiquei aqui no blog, vou postar as minhas principais conclusões a respeito do 'Minha Luta 4'.
Episódio 'Minha Luta 4' (11X10) começa com o William tendo visões do futuro, que ele compartilhava, de forma involuntária, com a Scully. Mas neste momento ele já tinha aprendido a controlar as mesmas, não sofrendo nenhuma convulsão. E o mesmo acontecia com a Scully. 

Observações sobre o 'Minha Luta 4'!


1) William cumpriu com a missão para a qual ele foi criado: o de Salvador da Humanidade, impedindo que a Pandemia acontecesse. 

E como o próprio William escreveu em seu blog (o 'Ghouli) fica claro ele não poderá ter uma vida normal enquanto as pessoas souberem dos seus poderes, pois ele está destinado a ter uma missão. 

Porém, a cena final do episódio abre a possibilidade de que ele consiga viver normalmente, desde que não faça uso dos seus poderes. Afinal, todos pensam que ele morreu, inclusive Mulder e Scully. 

Logo, agora ele tem a chance de ir embora de Norfolk, indo viver em outro estado ou até em outro país, onde será um completo desconhecido, podendo levar uma vida normal, desde que consiga manter os seus poderes devidamente sob controle; 

2) Entendo que apenas a Monica Reyes morreu (e olhe lá...);. Os demais (Canceroso e Skinner) continuam vivos;

3) O Canceroso não estava morto quando o Mulder o empurrou na água. 

Inclusive, é possível perceber que ele estava consciente e com os olhos bem abertos. Talvez ele estivesse usando algum tipo de colete a prova de balas feito de metal, ou então ele se tornou um tipo de 'supersoldado' que teria a capacidade de se regenerar. 

Afinal, o William, que foi criado por ele, claramente tem esse poder. 

Então, é perfeitamente lógico que o Canceroso tenha se apropriado dessa ciência e adquirido a mesma capacidade de regeneração do garoto, de Shannon... 

4) Já o Skinner estava embaixo do carro, mas não vimos se ele morreu ou não. 

Entendo que ele se jogou para embaixo do carro e ficou imóvel para que o Canceroso não percebesse que ele continuava vivo. Então, pode ser que os três estejam vivos e possam voltar a aparecer caso a série tenha continuidade.

A Monica parece ter levado um tiro fatal, mas se ela adquiriu a mesma capacidade de regeneração que o William e que o Canceroso possuem, então é perfeitamente possível que ela esteja viva; 

É como disse o Chris Carter, em entrevista publicada depois da exibição do episódio: 'Não tiramos o pulso de ninguém'... rs;
William fez os mercenários a serviço de Erika Price explodir, espalhando sangue por todo lado, sendo que depois fez o mesmo com ela. 

5) É bom ressaltar que o episódio 'My Struggle 4' (11X10) foi narrado com base na perspectiva de William que, no início, faz um resumo da história de sua vida enquanto está escondido no cais do porto de Norfolk.  


6) Mulder tem o 'The Ufo Book' em sua residência. Logo, parece que ele continua acreditando em Alienígenas...;

7) Como ficou claro que o Canceroso teve os seus planos frustrados pelo William, então o futuro que foi mostrado em 'Minha Luta 2' (10X06), com um cenário de Pandemia Global em pleno andamento, ainda não aconteceu. E não sabemos se irá acontecer. Pode ser que sim e pode ser que não.

O Gato de Schrodinger explica.   

Se o Canceroso estiver vivo (como deve estar...), nada o impede de tentar levar a Pandemia adiante novamente, mas de uma outra maneira. E daí aquele futuro poderá vir a acontecer; 

8) No fim, vimos que William não tinha pai, apenas mãe, a Scully, embora essa tenha sido mais uma 'mãe de aluguel'. 

Assim, se analisarmos friamente, William não teve nem pai e nem mãe, de fato, pois (como disse a Scully) ele é uma criança de laboratório, tal como aquelas 'Evas' que vimos em 'Projeto Litchfield' (1X11), que foi um dos projetos que gerou a 'Mitologia dos Supersoldados' e à qual a concepção e criação do William está relacionada. 

As 'Evas' de 'Projeto Litchfield' (Cindy e Teena) diziam que não tinham pais, que não haviam nascido, que haviam sido criadas. William é o mesmo caso. A diferença é que ele é um híbrido, possuindo DNA alienígena e tendo poderes imensos, o que não acontecia com as duas garotinhas;
Em 'Minha Luta 4', o apresentador Tad O'Malley denuncia a Conspiração que está para começar. Mas a mesma não chega a ter início, pois William impediu que o Canceroso o fizesse. 

9) E William, o 'X-Men' (como disse o motorista do caminhão que lhe deu carona) com múltiplos poderes de 'Arquivo X', continua vivo.


E aqueles outros garotos 'X-Men' superpoderosos (Kyle e Molly), que vimos em 'Mutação Fundadora' (10X05), também estão soltos pelo mundo, bem como outros jovens que, como o William, foram criados no projeto 'Crossroads/Cruzamento de Estradas', que foi citado pelo Skinner, em conversa com o Mulder (ver 'Ghouli', 11X05). 

E todos eles possuem inúmeros poderes, que devem ser os mais variados possíveis, sendo que o William deve ser o mais poderoso de todos. Aliás, está aí um ótimo ponto de partida para se criar um spin-off de 'Arquivo X', tendo o William como o protagonista da série. Até mesmo David Duchovny falou, em entrevista, que isso seria possível;

10) O Kersh fechou os 'Arquivos X' e, agora, Mulder e Scully estão sem trabalho e ainda terão que cuidar de um filho.

Ficou claro que Scully engravidou por meio de relações sexuais com o Mulder e tudo aponta para o fato de que William foi o grande responsável por isso e que tal fato ocorreu no 'Ghouli', quando o garoto conversou com ela em duas oportunidades e aproveitou a oportunidade para restaurar a fertilidade de Scully. 

Assim, e usando do seu poder de leitura de mentes, William descobriu que a Scully gostaria de ser mãe, mas que ela era estéril. Depois, ele restaurou a fertilidade dela, mas sem que Scully e Mulder soubessem disso. E foi por isso que ambos ficaram surpresos com a nova gravidez;

11) Logo, Mulder e Scully terão um filho, de verdade, que será deles, mesmo. Agora não tem nenhum Canceroso envolvido na história, pois ela engravidou como resultado de relações sexuais normais que teve com o Mulder, graças ao William, que restaurou a sua fertilidade;
A jovem e bela filha de David Duchovny (West Duchovny) participou do episódio 'Minha Luta 4', interpretando a irmã mais velha (Maddy) de Sarah, a namorada de William. Em outras temporadas também tivemos a participação das esposas de Mitch Pileggi e de Robert Patrick, de uma antiga namorada de Duchovny, de um namorado de Gillian e de uma namorada (que interpretou a Melissa Scully, irmã de Dana) de Nicholas Lea (Krycek). 

12) O final do 'Minha Luta 4' foi parecido com o do segundo filme, 'I Want to Believe', com Mulder e Scully sozinhos, sem mais ninguém, e fora do FBI, pois o Kersh decidiu fechar os 'Arquivos X' e demitir os dois. 


Logo, eles irão viver juntos e cuidar do bebê, o que será um obstáculo para um eventual retorno para os 'Arquivos-X'. Mas será que uma nova história de Conspiração, ou mesmo a retomada desta Pandemia do 'Vírus Espartano' pelo Canceroso, poderá fazer o Mulder e a Scully voltarem à ativa? Não sabemos. 

Afinal, combater Conspirações, investigar assassinos seriais, psicopatas, etc, e cuidar de uma criança recém nascida ao mesmo tempo é complicado, para dizer o mínimo. 

13) O William voltando a aparecer, depois de levar o tiro na cabeça, me fez lembrar de cena muito semelhante, com o Dr. Secare, no episódio 'Jogo de Gato e Rato' (1X24), no qual ele levou vários tiros, ficou três dias embaixo da água e não morreu. O Dr. Secare, tal como o William, também era um híbrido humano-alienígena. 

E o mesmo aconteceu com a Molly, quando era criança e caiu na piscina, onde ficou respirando embaixo da água por uns 10 minutos (ver 'Founder's Mutation', 10X05).

Outra que mostrou que tinha a mesma capacidade era a Shannon McMahon que, tal como vimos em 'Nothing Important Happened Today' (9X01 e 9X02), era um supersoldado com o poder de respirar embaixo da água por um longo período de tempo e que também possuía a capacidade de se regenerar. Também vimos que ela somente poderia ser destruída pela magnetita (ver 'Trust No One', 9X06).

14) William aprendeu a controlar as suas visões. Agora ele se esforça para ter as mesmas,  a fim de descobrir o que irá acontecer. É assim que ele descobre que o Canceroso quer utilizá-lo para colocar os seus planos de extermínio da humanidade em prática e que o Mulder será assassinado pelo mesmo. Anteriormente, as visões aconteciam de forma involuntária (ver 'Ghouli', 11X05). Com isso, ele não tem mais convulsões e o mesmo acontece com a Scully. 


15) O que ficou claro é que 'Minha Luta 4' não foi feito para dar um fechamento para a 'Mitologia do Vírus Espartano' ou da 'Pandemia Global', comandada pelo Canceroso, mas para se promover o encerramento da participação do William em 'Arquivo X';

16) Portanto, se analisarmos friamente, o William cumpriu inteiramente com a sua missão. Ele salvou a Humanidade, confirmando a frase de abertura do episódio, que foi 'Salvator Mundi', bem como o nome do episódio no qual ele foi criado, que foi o 'En Ami' ('A Salvação da Humanidade', 7X15). 

William conseguiu inviabilizar os planos do Canceroso, bem como da Erika Price. Ele salvou o Mundo; 
No fim, Skinner conta para a Scully que William não era filho de Mulder. De fato, William não teve pai e nem mãe, pois era uma criança de laboratório, sendo fruto de um projeto secreto ('Crossroads'; ver 'Ghouli') comandado pelo Canceroso. 

17) Logo, o episódio final foi muito bom e deixou inúmeros ganchos para uma possível 12a. temporada, mas tudo indica que Gillian não voltará para a série e que esta foi a última;


18) Independente de termos uma nova temporada ou não, o fato é que a 11a. temporada foi muito boa. Ela conseguiu manter um equilíbrio entre a necessidade de se atualizar os temas da série e, ao mesmo, trouxe de volta aquele clima tenebroso e misterioso das primeiras temporadas. Ela também atualizou o conceito da série, trocando o 'A Verdade Está Lá Fora' pelo 'A Verdade é Fluida e Alterável'. Isso explica porque a 'A Verdade Está Lá Fora' apareceu em apenas três episódios da 11a. temporada. 

Também tivemos todos os tipos de episódios aos quais os fãs se acostumaram a ver: Mitológicos, Monstro da Semana, Conspiração, Humor. Todo o universo de 'Arquivo X' esteve presente nesta ótima 11a. temporada. 

Portanto, se a 11a. foi a última temporada de 'Arquivo X', então nós tivemos um ótimo encerramento para essa que é a melhor série da história da TV mundial.   

'The X-Files Forever!'

Sequência correta para assistir aos episódios da 10a. e da 11a. temporadas!


1) 'Minha Luta 1' (10X01);
2) 'Home Again' (10X02);
3) 'Mulder & Scully Meet the Were-Monster' (10X03);
4) 'Babylon' (10X04);
5) 'Founder's Mutation' (10X05);
6) 'Minha Luta 2' (10X06);
7) 'Minha Luta 3' (11X01);
8) 'This' (11X02);
9) 'Plus One' (11X03);
10) 'The Lost Art of Forehead Sweat' (11X04);
11) 'Ghouli' (11X05);
12) 'Kitten' (11X06);
13) 'Rm9sbG93ZXJz' ('Seguidores'; 11X07);
14) 'Nothing Lasts Forever' (11X08);
15) 'Familiar' (11X09);
16) 'Minha Luta 4' (11X10).
Como se percebe, o Canceroso estava vivo no momento em que o Mulder o empurrou para a água, mesmo depois de ter levado cinco tiros ('Minha Luta 4', 11X10). Tudo indica que ele possui a mesma capacidade de regeneração do William. Afinal, se ele dotou o William desse poder, o mais lógico é que pegasse o mesmo para si. 

Se levarmos em consideração, como apontei em outro texto ('Analisando a Mitologia, os temas e os episódios da 10a. e 11a. temporadas - Parte 1'), que os episódios 'Minha Luta 2, 3 e 4' foram desenvolvidos com base no experimento do Gato de Schrodinger, então eles devem ser vistos na sequência normal, que postei acima, mesmo existindo algumas aparentes contradições entre os mesmos. 


No entanto, o episódio 'Minha Luta 3' (11X01) também pode ser assistido antes do 'Minha Luta 2' (10X06), porque no primeiro fica claro que os agentes Miller e Einstein ainda não conheciam a Scully e nem o Mulder. Foi no episódio 'Babylon' (10X04) que eles foram apresentados para Mulder e Scully. 

Assim, no episódio 'Minha Luta 2' eles já eram conhecidos de Mulder e Scully, sendo que ajudaram a dupla de agentes dos 'Arquivos X' a lutar contra os planos do Canceroso de exterminar a humanidade. 

No entanto, como estes três episódios da Mitologia ('Minha Luta' 2, 3 e 4; 10X06; 11X01 e 11X10) foram desenvolvidos com base no caráter dual da realidade (Gato de Schrodinger) e a relação de causalidade foi deixada de lado, então é possível assistir aos mesmos na sequência em que eles foram produzidos. Até porque cada um destes episódios mostra apenas a PROBABILIDADE de que a história que é contada em cada um deles venha a se concretizar. 

Assim, e como já comentei em um texto anterior, não sabemos, de fato, se a Pandemia planejada pelo Canceroso irá acontecer ou não.

No 'Minha Luta 2' a Pandemia acontece. No 'Minha Luta 4' ela nem chega a começar. E no 'Minha Luta 3' a Pandemia fica apenas no terreno das probabilidades, podendo vir a acontecer ou não. 

Assim, somente se tivermos uma 12a. temporada de 'Arquivo X' (o que parece ser muito difícil, neste momento) é que poderemos saber o futuro dessa Pandemia. 
Mulder e Scully ficam juntos no final da temporada, sendo que ela está grávida, graças ao William, que restaurou a sua fertilidade. 
Frases de Abertura dos episódios da 11a. Temporada!

'Minha Luta 3' (11X01): Eu Quero Acreditar e Eu Quero Mentir;

'This' (11X02): Acuse seus inimigos do que você é culpado;

'Plus One (11X03): A Verdade Está Lá Fora (duplicada);

'The Lost Art of Forehead Sweat' (11X04): A Verdade Está Lá Fora e A Verdade Está Lá Fora? 

'Ghouli' (11X05): Você vê o que eu quero que você veja;

'Kitten' (11X06): Uma Guerra Nunca Termina;

'Rm9sbG93ZXJz' (11X07): VGhlIFRydXRoIGlzIE91dCBUaGVyZQ= é 'A Verdade Está Lá Fora' em Código Base64.

'Nothing Lasts Forever' (11X08): Eu quero ser linda; 

'Familiar' (11X09): A Verdade Está Lá Fora;

'Minha Luta 4' (11X10): Salvator Mundi (Salvador do Mundo).


Links:

https://www.casamentos.com.br/artigos/cerimonia-da-luz--c2574

Lista de Episódios da 11a. temporada:

https://en.wikipedia.org/wiki/The_X-Files_(season_11)

William e o seu destino - Desafiando o Canceroso:

http://popeseries.blogspot.com/2018/03/arquivo-x-william-desafia-o-canceroso.html
Em 'Minha Luta 4' o William foi baleado na testa pelo Canceroso (que pensou que estava atirando no Mulder) e sobreviveu. Logo, ele é imortal. Ele também cumpriu com a sua missão e agora está livre para prosseguir com a sua vida normalmente. 

William e o seu blog: A cura está no Sangue!


https://ghouli.net/2018/03/09/spook/

Chris Carter mudou a sequência de exibição dos episódios na 10a. e 11a. Temporadas:

http://popeseries.blogspot.com/2018/03/arquivo-x-episodio-familiar-chris.html

Comentando os episódios a respeito de poder mental na série:

http://popeseries.blogspot.com/2018/02/arquivo-x-o-poder-mental-e-conexao.html

Aviso aos fãs de 'Black Mirror': Arquivo X veio bem antes, ok?:

http://popeseries.blogspot.com/2018/03/aviso-aos-fas-de-black-mirror-arquivo-x.html

De que maneira a série denuncia os crimes do moderno Estado Policial:

http://popeseries.blogspot.com/2018/01/arquivo-x-de-que-maneira-serie-denuncia.html

A 11a. Temporada e o episódio sem diálogo:

http://popeseries.blogspot.com/2018/01/arquivo-x-inova-novamente-e-11a.html

Texto sobre os episódios 'Minha Luta (Partes 1, 2 e 3; 10X01; 10X06; 11X01)':

http://popeseries.blogspot.com/2018/01/arquivo-x-my-struggle-partes-1-2-e-3.html

Texto sobre o episódio 'This' (11X02)

http://popeseries.blogspot.com/2018/01/arquivo-x-em-this-nova-mitologia-da.html

Texto sobre o episódio 'Plus One' (11X03):

http://popeseries.blogspot.com/2018/01/arquivo-x-plus-one-chris-carter-escreve.html

Será que 'Lost Art of Forehead Sweat' se passou em um Universo Paralelo?

http://popeseries.blogspot.com/2018/01/the-lost-art-of-forehead-sweat-sera-que.html
'Salvator Mundi' (Salvador do Mundo') foi a frase de abertura de 'Minha Luta 4'. Na 11a. temporada somente em três episódios foi usada a famosa frase 'A Verdade Está Lá Fora'. 

Texto sobre o episódio 'The Lost Art of Forehead Sweat' (11X04):


http://popeseries.blogspot.com/2018/01/arquivo-x-darin-morgan-faz-satira.html

Texto sobre o episódio 'Ghouli' (11X05):

http://popeseries.blogspot.com/2018/02/arquivo-x-em-ghouli-finalmente-vimos.html

Texto sobre o episódio 'Kitten' (11X06):

http://popeseries.blogspot.com/2018/02/arquivo-x-kitten-mostra-historia-de.html

Texto sobre o episódio 'Rm9sbG93ZXJz' (11X07):

http://popeseries.blogspot.com/2018/03/arquivo-x-rm9sbg93zxjz-seguidores.html

'Nothing Lasts Forever' (11X08) - Um episódio relacionado à Mitologia e que mostrou o casamento de Mulder e Scully:

http://popeseries.blogspot.com/2018/03/arquivo-x-nothing-lasts-forever-um.html

Texto sobre o episódio 'Familiar': (11X09):

http://popeseries.blogspot.com/2018/03/arquivo-x-familiar-e-um-monstro-da.html

Texto sobre o 'Minha Luta 4' (11X10):

http://popeseries.blogspot.com/2018/03/arquivo-x-minha-luta-4-episodio.html

Nenhum comentário: