sexta-feira, 17 de agosto de 2018

'Arquivo X': A Física Quântica explica a 10a. e a 11a. Temporadas! (Parte 1) - Marcos Doniseti!

'Arquivo X': A Física Quântica explica a 10a. e a 11a. 
Temporadas! (Parte 1) - Marcos Doniseti!
Chris Carter falando: "Você acha que as Mitologias de 'Arquivo X' são muito complicadas? Então, fique tranquilo, pois vou usar da Física Quântica para deixar tudo muito mais complexo do que já é...".

Chris Carter trocou a Bíblia pela Física Quântica!

Uma das mudanças que tivemos nesta 11a. temporada foi o virtual abandono, por Chris Carter, da consagrada frase de abertura do seriado, que é 'A Verdade Está Lá Fora'. 

Afinal, dos dez episódios desta última temporada, tal frase foi usada 

Essa frase tem uma inspiração bíblica. Ela parte do princípio de que é preciso procurar pela Verdade e de que quando ela for encontrada as pessoas irão se livrar daquilo que as atormenta.

Como está escrito na Bíblia: 'E conhecereis a Verdade. E a  Verdade vos Libertará' (João 8:32). 

Assim, uma nova vida começará. 

Este conceitou norteou as nove temporadas de 'Arquivos X' que foram produzidas entre 1993 e 2002.

É por isso que Mulder sai pelo mundo, em busca de fenômenos que possam comprovar a sua crença na existência do mundo espiritual, de acontecimentos paranormais, de alienígenas. Ele quer acreditar que tudo isso realmente existe. 

Mulder resumiu essa crença em uma narração de abertura feita no episódio 'A Paciente X' (5X13), no qual ele diz que na Antiguidade, no tempo dos sumérios, egípcios e dos gregos, os Deuses viviam entre nós e não havia separação entre os mundos Material e Espiritual. 

Mas, com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia tivemos a criação do mundo Moderno, que separou os dois mundos. Mulder diz que ele quer acreditar que é possível reunificar os dois mundos novamente. Então, é por isso que ele sai pelo mundo afora. Ele diz que está pronto para acreditar, e que basta um sinal, uma revelação, para comprovar que ele não é nenhum maluco e que isso é possível. E no fim da narração, Mulder questiona: Quando isso acontecer, como iremos enxergar melhor? Com os olhos de hoje, da modernidade, ou de antigamente, da época dos sumérios e dos gregos? 

Depois disso a narração termina, deixando para que cada um encontre a sua própria resposta. 

Nesta concepção, 'Arquivo X' era uma série que dizia, portanto, que a Verdade existe, que ela está ao alcance de todos e que cabe a cada um procurar pela mesma. 

Já nestas duas últimas temporadas, principalmente na décima primeira, esse conceito foi trocado, em especial nos episódios da Mitologia, por um novo conceito, que foi definido pelo Canceroso em 'Minha Luta 3', no qual ele diz que 'A Verdade é fluida e alterável'. 

Assim, a Verdade é frágil e vive mudando e, logo, neste novo mundo, a busca por uma Verdade definitiva e absoluta deixa de fazer sentido. Há muitas verdades e que estão sempre mudando. Cada um que encontre a sua.
 
Está difícil de entender a nova Mitologia do 'Vírus Espartano'? Não se desespere: O Gato de Schrodinger explicará tudo para você. 

Além disso, Chris Carter também incorporou vários conceitos originários da Física Quântica nestas duas temporadas, incluindo: 


A) O fim da relação de causalidade (causa e efeito); 
B) O Entrelaçamento Quântico; 
C) A dualidade da natureza da realidade (Gato de Schrodinger);
D) Subjetividade;
E) A Complementaridade.

O fim da relação de Causalidade!

O fim da relação de causa e efeito explica, por exemplo, porque os jovens e novos agentes, Miller e Einstein, trabalharam com Mulder e Scully nos episódios 'Babylon' (10X04) e 'Minha Luta 2' (10X06), mas quando apareceram em 'Minha Luta 3' (11X01) ele agiram como se nunca tivessem visto a Scully na vida. 

Miller e Einstein a encontraram no local do acidente e a levaram para o hospital porque viram a etiqueta com o nome do hospital no pulso de Scully, mas fica claro que eles não sabiam que ela era uma agente do FBI. E a história deste episódio, da décima primeira temporada, é posterior ao que vimos em 'Babylon' e 'Minha Luta 2', que são episódios da décima temporada.

Outro exemplo que pode ser citado para se comprovar o que afirmo é que no episódio 'Minha Luta 3' o Canceroso ouve o Jeffrey Spender (seu filho) telefonar para Mulder e alertá-lo a respeito do fato de que estão procurando pelo William. Mas, no episódio 'Minha Luta 4' vemos o Canceroso dizer, para o 'Fake Mulder' (pois era o William disfarçado de Mulder), que já havia assassinado ao seu segundo filho (referindo-se ao Jeffrey). 

Assim, enquanto no 'Minha Luta 3' o Jeffrey está vivo, no 'Minha Luta 4' ele está morto. Jeffrey é o próprio Gato de Schrodinger, pois nesta 11a. temporada ele está vivo e morto ao mesmo tempo. 

O abandono da relação de causalidade também está presente na Mitologia do Vírus Espartano (e que também pode ser chamada de 'Mitologia do Gato de Schrodinger', como explicarei mais adiante). 

Afinal, vimos em 'Minha Luta 2' que a Pandemia planejada pelo Canceroso já está em pleno andamento, mas no 'Minha Luta 3' ela é apenas uma possibilidade e no 'Minha Luta 4' ela nem chega a começar, pois é inviabilizada pelo William, em especial, o que é feito com a colaboração de Mulder e Scully. 

Portanto, não existe uma sequência linear nestes acontecimentos, pois nesta Mitologia a relação de causalidade não existe. Um acontecimento não é a causa de outro.

Logo, a Pandemia planejada pelo Canceroso existe apenas na condição de probabilidade. Ela acontece e não acontece, ao mesmo tempo. 
 
No livro '1984', de George Orwell (e também no filme feito a partir do mesmo) nós temos a frase "Quem controla o passado, controla o futuro". Essa frase foi dita pelo Mulder, para o Skinner, em 'Minha Luta 1' (10X01) e serviu de base para a criação da nova Conspiração do Vírus Espartano, que é comandada pelo Canceroso. 

O uso do conceito de Dualidade da natureza da Realidade e do experimento do Gato de Schrodinger nesta nova Mitologia explica a razão disso acontecer. 


Os motivos para tudo isso ocorrer eu irei analisar, de forma detalhada, mais adiante neste texto, no tópico "Arquivo X, a Física Quântica e a Natureza da Realidade'.

O Entrelaçamento Quântico também está presente nesta Mitologia, na relação entre William e Scully. Isso também será explicado mais adiante, no tópico "William, Scully e o Entrelaçamento Quântico'. 

E mais um princípio da Física Quântica que está presente nestas duas últimas temporadas é o da Subjetividade, ao qual também comentarei mais adiante no tópico 'A Subjetividade nos episódios Minha Luta'. 

Finalmente, um outro princípio da Física Quântica que tem um papel fundamental nestas duas temporadas mais recentes é o do caráter Dual da natureza da realidade. 

Este princípio está presente em TODOS os episódios das duas temporadas, sendo utilizado de inúmeras maneiras e em diferentes contextos. Isso também será explicado no tópico "Física Quântica, Philip K. Dick e o caráter Dual da Realidade'. 

Desta maneira, Chris Carter promoveu uma mudança substancial no conceito de 'Arquivo X', mas ele fez isso de uma maneira tão sutil que bem poucos perceberam. 

Assim, ele cumpriu com a promessa feita, antes da estreia da 10a. temporada, em Janeiro de 2016, de que a série passaria por um processo de atualização. E isso foi feito não apenas nos temas abordados (terrorismo, imigração, censura, espionagem global, mudanças climáticas, racismo, intolerância, Fake News, Trump, etc), mas também no conceito do seriado. 

Então, não se esqueçam: Na escalação do 'time' de 'Arquivo X' nós tivemos uma substituição fundamental, saindo o 'A verdade Está Lá fora' e entrando o 'A Verdade é Fluida e Alterável'.

Mitch Pileggi, David Duchovny e William B. Davis.  
Usando elementos existentes na série para se criar uma 
nova Mitologia!
Na décima e na décima primeira temporadas de 'Arquivo X', que foram exibidas em 2016 e 2018, nós tivemos o início e o desenvolvimento de uma nova Mitologia na série e que incorpora elementos das Mitologias anteriores (do Vírus Alienígena e dos Supersoldados), mas que também introduz novos temas e aspectos que, anteriormente, não existiam ou que não foram desenvolvidos no seriado.
Isso é comum em 'Arquivo X', pois o criador da série, Chris Carter, sempre que cria uma Mitologia no seriado ele se utiliza de ideias já apresentadas anteriormente, mas que foram utilizadas em circunstâncias diferentes ou que ainda não estavam plenamente desenvolvidas. 
Assim, quando ele criou a 'Mitologia dos Supersoldados', por exemplo, que começou a ser desenvolvida em alguns episódios da sétima temporada ('A Salvação da Humanidade' e 'Réquiem'; 7X15 e 7X22), e que se expandiu bastante na oitava e nona temporadas, ele fez a mesma coisa, usando de elementos já presentes na série para criar essa que foi a segunda grande Mitologia de 'Arquivo X'.
Desta maneira, na 'Mitologia dos Supersoldados' tivemos o uso de ideias que já tinham aparecido na série em algum momento.
Assim, por exemplo, a criação de supersoldados, pelo governo dos EUA, já havia sido mostrada no episódio 'Projeto Litchfield' (1X11) e o uso da hibridação genética, misturando DNA humano e alienígena, é algo que já havia sido mostrado na série no episódio 'Jogo de Gato e Rato' (2X24). Os Supersoldados também não precisavam dormir, o que remete ao episódio 'Sem Dormir' (2X04).
De certa maneira, Chris Carter se utilizou dos elementos presentes nestes três episódios para dar o pontapé inicial na 'Mitologia dos Supersoldados', mas ele fez isso inserindo tais ideias em um arco Mitológico mais amplo, e que foi desenvolvido durante várias temporadas, o que não acontecia quando tais episódios foram produzidos, pois não existia uma história maior conectando todos eles. Eram episódios independentes.
 
As 'Evas' (Teena e Cindy) de 'Projeto Litchfield' (1X11) também foram criadas em laboratório, tal como o William, embora elas não tivessem DNA alienígena em seus organismos. 

A Verdade Está Lá Fora? Você tem certeza?


No entanto, além de se utilizar de elementos já presentes no seriado para desenvolver as novas tramas, Chris Carter também introduziu algumas mudanças na série nestas duas temporadas mais recentes, sendo que uma das mais importantes, e que pouco foi comentada, foi o virtual abandono, na 11a. temporada, do slogan do seriado, o famoso e consagrado 'A Verdade Está Lá Fora'.

Esta frase clássica apareceu em apenas dois episódios desta última temporada, sendo que nos demais ela foi substituída por outras frases e que estavam, de alguma maneira, relacionada às tramas de cada episódio. 

E uma frase dita pelo Canceroso em 'Minha Luta 3' (11X01) revela o novo conceito que se encontra 'por trás' dos episódios. A frase é 'A verdade é fluida e alterável'.

Assim, aquele antigo conceito presente na série, de que a verdade está em algum lugar, lá fora, e que cabe ao Mulder (e às outras pessoas) procurar por ela a fim de poder revelar a mesma para a humanidade (e que se baseia na frase bíblica 'A verdade vos libertará') foi abandonado, deixando de ser relevante no seriado. 

O conceito dominante na série, agora, é aquele que foi expresso pelo Canceroso, ou seja, de que aquilo que pensamos ser verdadeiro pode não ser. Portanto, o conceito de Verdade adquire um caráter mutante. 

E no quarto episódio da 11a. temporada ('The Lost Art of Forehead Sweat'), que foi escrito por Darin Morgan, o abandono desse conceito foi melhor explicado, pois no mesmo o Mulder é questionado, pelo 'Dr. Eles', a respeito dessa sua busca, que teria se tornado obsoleta em um mundo dominado pelas Fake News. 

Afinal, agora estamos vivendo na era da Pós-Verdade, na qual as pessoas sequer conseguem diferenciar a verdade da mentira e tampouco estão preocupadas com isso.

Neste novo mundo ninguém se interessa em saber se quem disse a frase "Quem controla o passado, controla o futuro. Quem controla o presente, controla o passado" foi George Orwell, George Foreman, George Michael ou mesmo Orson Welles... Ninguém liga mais para isso.
 
Uma das Fake News mais populares é a de que a Terra é plana. E o pior é que muitos acreditam nessa asneira. 

Não é à toa que no episódio escrito por Darin Morgan temos uma cena na qual ouvimos inúmeras gargalhadas quando Mulder se encontrava em um parque público no qual temos esculturas humanas gigantes que tem um largo sorriso no rosto. 


Elas estão rindo de Mulder, sem dúvida alguma, o que é uma maneira de reconhecer que o conceito dominante que guiou o seriado por tantos anos deixou de ser tão relevante e precisou ser substituído pelo novo conceito, de que 'A Verdade é Fluida e Alterável'. 

Afinal, não foi apenas a realidade que mudou, mas também a própria ideia que temos a respeito do que seja a realidade também se modificou, principalmente devido à Física Quântica, que exerceu uma grande influência sobre as duas últimas temporadas de 'Arquivo X'. 

Nas últimas décadas, tivemos a realização de inúmeros experimentos que comprovaram que as principais ideias da Física Quântica não são mera teoria, mas explicam o que é a realidade. O Entrelaçamento Quântico (que foi chamado por Einstein de 'Ação Fantasmagórica à Distância'), por exemplo, está mais do que comprovado empiricamente. 

Outra ideia presente nestas duas temporadas vem de escritor britânico George Orwell, que disse que aqueles que controlam o passado também irão controlar o futuro. Mulder disse isso para Skinner ('Minha Luta 1') e a mesma afirmação foi repetida pelo Dr. They que, no entanto, atribuiu a autoria da mesma a Orson Welles,  que foi uma brincadeira de Darin Morgan, é claro, com a época atual. 

Afinal, atualmente a grande maioria das pessoas sequer deve saber quem foram George Orwell e Orson Welles e nem tem conhecimento suficiente para diferenciar um do outro. 

Desta maneira, Chris Carter explica porque a busca pela Verdade, que foi o ponto de partida para o trabalho de Mulder nos 'Arquivos X', deixou de ser o aspecto central da série.  

Agora, quando falamos de busca pela Verdade, que impulsionou o Mulder em seu trabalho nos 'Arquivos X', temos que saber também a respeito de qual é a Verdade que está sendo procurada, pois ela 'é fluida e alterável', como disse o Canceroso.
 
'Eram os Deuses Astronautas'? A julgar por esse desenho que foi mostrado no episódio 'Minha Luta 1', sim, eles eram.

Na era da 'Pós-Verdade' e das Fake News, a busca pela 

Verdade ainda é importante para alguém?

Mas se a verdade não é mais importante para as pessoas e tampouco para o mundo em que vivemos (esta foi uma das ideias que está presente em 'The Lost Art of Forehead Sweat', 11X04), ela continua sendo relevante para os personagens da série, tal como foi para Skinner.

Skinner é um personagem relevante de 'Arquivo X' e a respeito do qual quase nada sabemos (nem sequer se o mesmo tem filhos) e que somente agora (no episódio 'Kitten', 11X06) descobrimos o motivo verdadeiro pelo qual ele procurou proteger Mulder e Scully durante todos estes anos. 

Em função desta sua postura, ele chegou a ser ameaçado pelo Canceroso em várias oportunidades (ver 'Operação Clipe de Papel', 3X02, e 'Tunguska', 4X08 e 4X09) e também foi baleado por querer elucidar as circunstâncias da morte de Melissa, irmã de Scully (ver 'O Mistério do Piper Maru', 3X15). 

Assim, vimos em 'Kitten' que Skinner sacrificou a sua carreira no FBI em função dos seus ideais, que o levaram a desenvolver uma profunda desconfiança em relação às atividades do governo dos EUA depois que o mesmo se utilizou dele e de seu amigo, John James, como cobaias de um gás venenoso (chamado de 'Gás do Medo') durante a Guerra do Vietnã. 

Skinner, depois que retornou do Vietnã, também foi pressionado pelo governo a mentir a respeito das atividades dele e de John James no país asiático, escondendo que o gás do medo é que havia sido o responsável pela brutal mudança na personalidade de James, que de um soldado manso, medroso e covarde (tanto que o seu apelido era 'Gatinho') se transformou em um Rambo depois que ele foi exposto ao tal Gás. 

Em 'Kitten', o mesmo Skinner descobriu que o governo continuou fazendo testes com muitos veteranos em uma instalação 'psiquiátrica' de fachada (Glazebrook) que se localizava em uma pequena cidade (Mud Lick) do Kentucky e que seu amigo John James era uma das cobaias. 

Em função disso, Skinner concluiu que tinha que compensar esse seu erro, que foi muito prejudicial John James, de alguma maneira, e ele o fez protegendo Mulder e Scully, mesmo que isso prejudicasse a sua carreira no FBI e corresse sérios riscos de ser morto. Assim, a sua reconciliação com a verdade que escondeu, e que levou à destruição da vida e da família de John James, se tornou mais importante do que tudo. 
 
John James e Skinner, durante a Guerra do Vietnã, em 1969. A vida do chefe de Mulder e Scully no FBI foi radicalmente alterada em função da sua participação no conflito asiático. 

Portanto, a mensagem que a 11a. temporada de 'Arquivo X' deixa para nós é que mesmo que estejamos vivendo em uma era chamada de 'Pós-Verdade' (ou Pós-Co, como diz o Dr. They), essa busca pela Verdade ainda se faz necessária, o mesmo valendo para a série, independente de qual seja essa Verdade e se a mesma muda constantemente. 

Desta maneira, se 'Arquivo X' navegou em um oceano favorável durante os anos 1990, quando as pessoas nutriam uma profunda desconfiança em relação às atividades dos Governos do mundo todo (pois vivíamos na 'Era Pós-Watergate'), agora isso não acontece mais, pois agora sabemos que as denúncias sobre as atividades ilegais e criminosas dos mesmos, feitas na série, eram verdadeiras. 

Alguém pensou aí em espionagem global e em Edward Snowden?

Em 'O Ser do Espaço' (1X17), lá na primeira temporada, há 24 anos, 'Arquivo X' já mostrava que as pessoas eram espionadas pelo governo de maneira inteiramente ilegal. Neste episódio, Mulder e Scully descobrem que seu local de trabalho e que o apartamento de Mulder estavam sob vigilância ilegal de agências secretas do próprio governo para o qual trabalhavam. 

Isso não passa de paranoia e maluquice do Chris Carter, muitos diziam na época. 

Até que veio o Edward Snowden e revelou que tal espionagem se dava numa escala muito maior do que se pensava, tendo um alcance global, e que mesmo governantes de países aliados dos EUA (caso da Chanceler alemã Angela Merkel) foram espionados pela NSA. 

Assim, a realidade superou a ficção, sim. Mas a verdade já estava sendo divulgada em 'Arquivo X' há quase um quarto de século. 

Mas aquilo que poderia ser um ponto favorável para 'Arquivo X', ou seja, a confirmação de que tudo o que pensávamos ser mera ficção era a pura realidade, acabou gerando uma situação na qual as conspirações, agora, se dão em tal escala que é praticamente impossível saber quais são verdadeiras ou quais são falsas. E agora é quase impossível saber quem está por trás de tantas atividades ilegais e criminosas pelo mundo afora. 
 
No episódio 'O Ser do Espaço' (1X17) Scully encontra um equipamento de vigilância eletrônica em uma caneta. Depois, Mulder seria avisado pelo 'Garganta Profunda' de que ele continuava sendo espionado. Daí, Mulder descobriu que seu apartamento também era vigiado. Assim, em 1994, 'Arquivo X' antecipava as denúncias de espionagem global feitas por Snowden em 2013.

Skinner explicou bem esse novo cenário global (ver 'This', 11X02), quando disse, para Mulder e Scully, que antes era sempre o Governo e as suas organizações secretas (CIA, NSA, etc) que estavam por trás de tais atividades criminosas, mas que agora temos inúmeras organizações privadas que fazem a mesma coisa que, antigamente, era virtual exclusividade da CIA ou da NSA. 

Como disse o Mulder em 'This' (11X02), o mundo era mais simples na época em que o Garganta Profunda foi assassinado (ver 'Jogo de Gato e Rato', 1X24).


Um exemplo dessas conspirações infinitas e incertas é que muitos questionam, até hoje, se foram realmente Bin Laden e a Al-Qaeda os responsáveis pelos atentados de 11/09/2001. As teorias de conspiração a respeito dos mesmos são as mais variadas e chegam ao ponto de dizer que foi o próprio governo dos EUA o responsável pelos atentados. E quem pode garantir que isso não é verdade? 

Afinal, quanto mais os Governos escondem informações, mais as pessoas irão procurar por explicações alternativas (Teorias de Conspiração) para os acontecimentos. 

E será que não é isso mesmo que os Governos desejam? 

Afinal, desta maneira, com tanta Teoria de Conspiração sendo divulgada, as pessoas ficarão confusas e não terão como saber em que acreditar. Assim, elas nunca descobrirão a verdade a respeito dos acontecimentos.

Isso explica porque o Canceroso falou para a Monica Reyes ('Minha Luta 3', 11X01) que, agora, ele nem se importa mais caso os seus planos de exterminar a humanidade venham a ser divulgados, pois as pessoas irão pensar que se trata de apenas mais uma Fake News. 

Aliás, o Dr. They irá dizer justamente isso para o Mulder (ver 'The Lost Art of Forehead Sweat'; 11X04), pois vivemos em uma época em que as pessoas sequer sabem diferenciar a verdade da mentira. 

O Dr. They diz que vivemos numa era 'Pós-Co'
 
Mulder diz que ainda existe uma realidade e uma verdade objetivas e que a verdade pode ser descoberta, mas o Dr. They fala que ninguém se preocupa mais com isso, pois as pessoas nem conseguem mais separar a verdade da mentira. 

Esta nova situação representa um imenso contraste com tudo aquilo que vimos na série durante nove temporadas (1993-2002), quando a grande preocupação do Sindicato, do qual o Canceroso era um dos líderes, era garantir que os seus segredos continuassem secretos. O que eles mais temiam é que seus planos fossem expostos, junto com eles e os crimes que haviam cometidos. Agora, isso não tem mais importância. 


Afinal, atualmente, basta entrar na Internet e escolher qual é a sua Teoria de Conspiração preferida, pois temos uma infinidade delas. Temos um verdadeiro hipermercado de Teorias de Conspiração. Escolha uma e divirta-se. E se tudo for um festival de Fake News não haverá problema algum, pois ninguém irá se importar com isso mesmo. 

Mas, 'Kitten' mostra que mesmo que as pessoas não deem mais importância para essa busca pela Verdade (como é dito em 'The Los Art...') ela permanece relevante, pois somente assim poderemos nos reconciliar com nossas vidas, lembranças e memórias e poderemos seguir em frente, tendo condições de nos manter leais e íntegros e de dormir em paz com a nossa consciência.

Esta foi a mensagem que o leal e íntegro Skinner nos passou em 'Kitten'. 

E o Skinner confirmou a sua integridade e honradez no último episódio ('Minha Luta 4', 11X10), quando tentou impedir o Canceroso de levar os seus planos de exterminar a humanidade adiante. Ele colaborou com o Canceroso talvez pensando que, desta maneira, poderia impedir que o mesmo levasse seus planos adiante, acreditando que talvez pudesse apaziguar o Canceroso. Foi como se o Skinner tivesse feito um 'Pacto de Munique' com o Canceroso.

Obs1: Para quem não conhece a história, o Pacto de Munique foi assinado entre Alemanha Nazista, Itália Fascista, Grã-Bretanha e França em 30 de Setembro de 1938. O tratado determinou que a Tchecoslováquia (que era um pais industrializado, rico e que possuía Forças Armadas modernas e bem equipadas) entregasse a região dos Sudetos, muito rica e industrializada e na qual viviam cerca de três milhões de alemães étnicos, para a Alemanha Nazista. Britânicos e Franceses assinaram o acordo, traindo seus aliados tchecos, que sequer participaram da Conferência. Grã-Bretanha e França imaginaram que se eles aceitassem entregar os Sudetos para Hitler, o mesmo desistiria de novas conquistas territoriais e não promoveria uma guerra na Europa. Mas, em Março de 1939, o mesmo Hitler rasgou o acordo assinado em Munique e ocupou o restante do território da Tchecoslováquia. E em 01 de Setembro invadiu a Polônia, dando início à Segunda Guerra Mundial
Em 'Minha Luta 3' Skinner fez um acordo com o Canceroso, se comprometendo a encontrar William. Em troca ele recebeu imunidade ao Vírus Espartano. Skinner imaginava que se entregasse William para o Canceroso, o mesmo desistiria de iniciar o seu plano de exterminar a Humanidade. Doce ilusão. 

'Arquivo X', a Física Quântica e a Natureza da Realidade!


Um tema importante e que esteve presente nas duas últimas temporadas da série, e com mais intensidade na décima primeira, foi a da natureza da realidade, que é um assunto que foi muito desenvolvido por um absurdamente genial escritor de ficção científica, que foi o Philip K. Dick, autor de contos e livros que deram origem a vários filmes, tais como 'Minority Report', 'Blade Runner', 'O Pagamento', 'Os Agentes do Destino', e seriados, como 'Sonhos Elétricos' e 'O Homem do Castelo Alto', só para citar alguns. 

Estas duas últimas temporadas de 'Arquivo X' tiveram, assim, um nítido caráter 'Kdickiano', sendo que as ideias de Philip K. Dick sobre o caráter dual da realidade estiveram presentes, até mesmo, na nova 'Mitologia do Vírus Espartano'. Esta nova Mitologia, do 'Vírus Espartano', também contou com muitos elementos originários da Física Quântica, o que irei comentar a partir de agora. 

Afinal, vimos que o futuro mostrado em 'Minha Luta 2' (10X06), no qual o plano do Canceroso para exterminar Humanidade já se encontra em pleno andamento. Mas em 'Minha Luta 3' (11X01) tal projeto ainda é uma mera possibilidade. E no 'Minha Luta 4' vimos que  William conseguiu impedir que o Canceroso desse início a tal projeto. 

Assim, temos duas possibilidades, duas realidades, que poderão vir a ser concretizar na série e uma terceira possibilidade na qual não sabemos qual destas realidades irá acontecer. Talvez venham a ser as duas. Isso mesmo. Ficou confuso? Não se preocupe, pois é isso que irei explicar daqui em diante. 

Este cenário que Chris Carter desenvolveu na Mitologia e também nos demais episódios da série nestas duas últimas temporadas lembra aquela famosa experiência científica, a do 'Gato de Schrodinger', na qual um gato estaria dentro de uma caixa fechada, com um equipamento emissor de radiação, e nós não teríamos como saber se ele estaria vivo ou morto. 

Mas e se o gato estivesse vivo e morto ao mesmo tempo? A Teoria Quântica diz que isso é possível. Assim, as duas possibilidades podem existir, ambas são possíveis de existir, simultaneamente.  

Inclusive, em 2016, um cientista chamado Chen Wang e sua equipe demonstraram que o 'Gato Quântico' pode estar vivo e morto ao mesmo tempo e que isso pode acontecer não apenas em uma caixa, mas em duas, simultaneamente. 

Logo, aplicando tal princípio para a 'Mitologia do Vírus Espartano' que foi desenvolvida nestas duas últimas temporadas, o plano do Canceroso irá acontecer e não irá acontecer, não apenas em uma 'realidade' (caixa), mas em duas.
 
Estes são alguns dos principais filmes que foram realizados com base em contos ou romances escritos pelo genial Philip K. Dick. Ele também tratou do tema da natureza dual da realidade em sua obra. Atualmente, a Amazon está produzindo a série 'O Homem do Castelo Alto', que já teve duas temporadas e é muito boa. Vale a pena conferir. 

Isso explica porque vimos aquele futuro, da humanidade ser exterminada pelo 'Vírus Espartano', acontecer em 'Minha Luta 2' (10X06) e de ser apenas um possível futuro em 'Minha Luta 3' (11X01), mas no qual o mesmo ainda não se concretizou, enquanto o mesmo futuro não acontece em 'Minha Luta 4' (11X10) porque o Canceroso teve os seus planos inviabilizados por William, Mulder, Scully e Skinner antes mesmo de começarem a ser colocados em prática. 


Assim, Chris Carter apresentou duas realidades (possibilidades) distintas para a Conspiração do Canceroso:

A) Em uma realidade a humanidade está sendo exterminada ('Minha Luta 2'; 10X06): o Gato de Schrodinger está vivo;

B) Em outra realidade o extermínio da humanidade não acontece ('Minha Luta 4'; 11X10): O Gato de Schrodinger está morto;

C) E numa terceira realidade vemos que esse futuro poderá acontecer ou não ('Minha Luta 3'; 11X01): O Gato de Schrodinger está fechado na caixa e as duas coisas acontecem ao mesmo tempo. A Pandemia que foi iniciada pelo Canceroso está acontecendo (nas visões de William/Scully) e não está acontecendo (na trama do episódio), simultaneamente. O Gato de Schrodinger está vivo e morto, ao mesmo tempo. 

Assim, enquanto nas visões de William e de Scully o Mulder está muito doente e vai à procura do Canceroso, na trama do episódio, o Mulder não está doente e não consegue encontrar o Canceroso. Em vez disso, ele irá encontrar o Mr. Y e a Erika Price. 

E somente se abrirmos a caixa (ou seja, se tivermos uma 12a. temporada de 'Arquivo X') é que descobriremos o que acontece com o Gato de Schrondiger (ou seja, com a Pandemia do Canceroso) é que saberemos qual a possibilidade que irá se concretizar, ou seja, que irá se transformar em uma realidade que se tornará visível para nós. 

Aliás, em um brilhante e complexo episódio ('The Lost Art of Forehead Sweat', 11X04), Darin Morgan trabalhou com várias ideias que são originárias da Física Quântica, e outras que são originárias da sua própria mente, explorando várias possibilidades para explicar o que aconteceu.

1) Teoria dos Muitos Mundos: A primeira possibilidade que foi usada por Morgan foi o da Teoria dos Muitos Mundos (elaborada pelo físico Hugh Everett, que é citado por Mulder no episódio), que afirma que o nosso Universo não é o único, mas apenas um entre muitos outros e que existiriam outras versões de nós vivendo nestes Universos Paralelos.

Neste episódio, uma das possíveis explicações que temos é a de que em uma realidade alternativa (Universo Paralelo) os 'Arquivos X' foram criados por um agente chamado Reggie Something e que o mesmo teria trabalhado com Mulder e Scully durante muitos anos. 

Porém, como as lembranças da dupla a respeito de Reggie foram apagadas pelo Dr. They, eles não se lembram de nada. 
 
Em 1947 a imprensa dos EUA divulgou informações relacionadas com a queda de um OVNI em Roswell (Novo México), o que até hoje é motivo de intensos debates. 

No final do episódio, vemos que Mulder e Scully estão convencidos de que Reggie era apenas um maluco que projetou os seus ideais de verdade e justiça na dupla, que manteve sua integridade intacta em meio a um mundo mentiroso e corrupto durante todos os anos em que trabalharam juntos nos 'Arquivos X'. E assim o Reggie é levado para o 'Sanatório Spotnitz', onde ficará internado junto com outros loucos. 


Porém, logo depois disso o Skinner aparece e pergunta para a dupla o que estão fazendo com o Reggie, quando vê que ele está sendo levado para um hospício numa ambulância semelhante aquela do filme 'Ghostbusters' (Os Caça-Fantasmas). 

Então, fica a dúvida: Reggie era um maluco, mesmo, ou realmente trabalhou com Mulder e Scully nos 'Arquivos X'? E se as duas realidades são verdadeiras, mas uma delas aconteceu em um Universo e a outra se desenvolveu em um Universo Paralelo? 

Afinal, em vários momentos do episódio vemos que o Reggie e os agentes que o perseguem aparecem e desaparecem repentinamente, como se tivessem vindo de um Universo Paralelo. E isso acontece sempre que eles estão subindo ou descendo a escada ou quando estão próximos das colunas do estacionamento. É como se estes locais fossem portais que permitiriam passar de um Universo a outro. 

Então, a existência de Universos Paralelos, com histórias distintas a respeito da trajetória de Reggie e dos 'Arquivos X', explicaria as diferenças existentes entre ambos. 

2) Duas Realidades em Dois Universos?: Em outros momentos do episódio se desenvolve uma outra possibilidade, pois parece que  temos duas realidades, em dois Universos distintos, e que elas se misturam, tal como disse o Mulder, que levanta a hipótese, portanto, de que o Reggie não seja maluco. 

Mulder diz que em um Universo Paralelo é possível que o Reggie tenha realmente trabalhado nos 'Arquivos X' junto com ele e com a Scully e que em um outro Universo isso não aconteceu (neste ele seria apenas um maluco que não diferencia a ficção da realidade). 

Mas daí as realidades dos dois Universos se misturaram, deixando todos confusos. 

E depois disso ninguém entendeu mais nada.

Nem o Schrodinger... 


Esse Darin Morgan é fera, mesmo. Ele consegue brincar, de forma sofisticada e inteligente, até com a Teoria Quântica mais 'doida' (a do Gato de Schrodinger), virando-a de ponta-cabeça.
 
Na 11a. temporada o universo do Cyberpunk também apareceu em 'Arquivo X'. Em 'This' (11X02) a trama se desenvolve em torno de um projeto, comandado por Erika Price e Mr. Y, que pretende levar as pessoas para viver em uma Realidade Virtual. No entanto, Langly, que já vive por lá, consegue entrar em contato com Mulder para pedir que ele, e Scully, destruam com a mesma. 

3) Chen Wang e o Gato de Schrodinger duplicado!: No entanto, me parece que Darin Morgan apresenta uma terceira possibilidade, que é a minha preferida, pois é aquela que parece explicar melhor tudo o que vimos no episódio. 

Nesta terceira possibilidade as duas realidades aconteceram (Reggie trabalhou e não trabalhou com Mulder e Scully nos 'Arquivos X') e ficamos com a impressão de que isso ocorreu nos dois Universos (ou seja, nas duas caixas), tal como explicou o Chew Wang com o seu experimento. 

Inclusive, temos uma cena em que essa hipótese é apresentada, quando o Reggie está falando a respeito das empresas que querem apagar do público qualquer memória negativa que esteja relacionada com os seus produtos defeituosos. Neste momento, há um corte rápido na imagem, mas o Reggie continua falando a mesma coisa depois dessa breve interrupção. Embora as realidades sejam distintas, o discurso de Reggie não se modifica. 

Desta maneira, as duas realidades podem ser verdadeiras (Reggie trabalhou e não trabalhou com Mulder e Scully nos 'Arquivos X') e isso acontece não em apenas uma, mas em duas realidades (Universos ou caixas) diferentes. 

Logo, Darin Morgan parece querer demonstrar que o Gato Quântico de Schrodinger pode estar vivo e morto ao mesmo tempo e que isso acontece não apenas em uma, mas em duas 'realidades' distintas, tal como demonstrou o Chen Wang em seu experimento. 

Assim, vimos que a experiência do Gato de Schrodinger feita por Chen Wang em duas 'caixas' foi utilizada pelo Darin Morgan para desenvolver o roteiro deste magistral episódio de 'Arquivo X'. 

E é claro que, neste caso, o 'The Lost Art of Forehead Sweat' termina sem que tenhamos, de fato, uma conclusão. 

Esse episódio do Darin Morgan é Hugh Everett, Chen Wang e Física Quântica na veia e também conta com uma boa dose do seu humor inteligente e corrosivo. 

E tudo isso comprova o que disse o grande filósofo de 'Arquivo X' (o Canceroso, é claro): 'A verdade é fluida e alterável'. 

Obs2: A teoria dos Universos Paralelos, de Hugh Everett, chamada de Multiverso, foi usada para desenvolver a trama do excelente episódio '4D' (9X04), o qual foi citado em 'Nothing Lasts Forever' (ver 11X08), quando Mulder e Scully tentam entrar no hotel em que viviam os membros da seita liderada por Barbara Beaumont e pelo Dr. Luvenis.
 
Um experimento que foi realizado em 2016 por um cientista chamado Chen Wang, na Universidade de Yale, comprovou que o Gato de Schrodinger está vivo e morto, simultaneamente, não apenas em uma, mas em duas caixas. Tal ideia inspirou Darin Morgan a escrever o roteiro de 'The Lost Art of Forehead Sweat' (11X04). 

William, Scully e o Entrelaçamento Quântico!


Uma outra ideia da Física Quântica que está presente nas duas últimas temporadas de 'Arquivo X' (e que devem ser vistas como se fossem apenas uma, o que permite uma melhor compreensão das tramas desenvolvidas em ambas) é a do Entrelaçamento Quântico. 

Esta teoria diz que um fóton, mesmo que seja dividido em dois e que as suas duas partes se afastem imensamente, ficando a bilhões de anos-luz de distância, o que acontecer com uma delas acabará afetando a outra, ao mesmo tempo, não importando qual é a distância que exista entre ambas. 

Albert Einstein ficou muito incomodado com essa ideia, que chamou de 'Ação Fantasmagórica á Distância', como já comentei aqui. Mas é bom esclarecer que tal fenômeno já foi comprovado por inúmeros experimentos científicos que foram realizados pelo mundo afora.

E na 11a. temporada esse conceito da Física Quântica acabou sendo utilizado na série, quando o William tinha visões a respeito do futuro no qual a humanidade seria exterminada pelo Canceroso, por meio da destruição do sistema imunológico das pessoas pelo 'Vírus Espartano'. 

Sempre que o William tinha essas visões do futuro ele sofria fortes convulsões, sendo que o mesmo acontecia com a Scully, ao mesmo tempo, ficando demonstrado que eles estavam interligados (ver 'Minha Luta 3' e 'Ghouli', 11X01 e 11X05). 

No caso deles, isso acontece porque ambos possuem DNA alienígena em seus organismos e por ela ter gerado o William, embora este seja uma criança de laboratório (ver 'Minha Luta 4'; 11X10), criado pelo Canceroso como parte do projeto 'Crossroads' (ver 'A Salvação da Humanidade', 'Minha Luta 3' e 'Ghouli'; 7X15, 11X01 e 11X05). 

Mas é visível que nesta ligação que existe entre William e Scully nós temos a presença do fenômeno que é chamado de Entrelaçamento Quântico, que une dois 'corpos', independente da distância que exista entre os mesmos. Tudo o que acontece com o William, também acontece com a Scully. 

Foi por isso mesmo que, no último episódio da 11a. temporada, a Scully ficou dentro da residência de Mulder por um bom tempo, pois o William estava lhe enviando visões do futuro, nas quais o Mulder iria morrer, e a Scully corria o sério risco de sofrer convulsões. 

Porém, isso não aconteceu porque o William soube controlar as visões e, assim, as convulsões não aconteceram. Scully até tentou avisar Mulder a respeito do risco que ele corria, mas esse não quis saber e continuou a procurar por aquele jovem que ele pensava ser o seu filho e ao qual nunca tinha visto, a não ser quando o mesmo tinha acabado de nascer, 17 anos antes. 
 
Scully realiza um exame de DNA em Sveta ('Minha Luta 1'). No fim ficou comprovado que ambas possuem o DNA alienígena em seus organismos. 

Física Quântica, Philip K. Dick e o caráter dual da Realidade!


A ideia do caráter dual da realidade, que é um tema que foi bastante explorado por Philip K. Dick em sua obra, também esteve presente em todos os episódios da 10a. e da 11a. temporadas de 'Arquivo X'. 

A fonte de inspiração para isso foi, além dos livros de autoria de Philip K. Dick, o conceito, com origem na Física Quântica, de que a Luz se comporta de duas maneiras, como onda e também como partícula.

Segundo a Física Quântica, a natureza da matéria tem um caráter dual (a Luz é Onda e Partícula ao mesmo tempo) e, logo, as duas manifestações, sob a forma de onda e de partícula, são fundamentais. E as duas juntas constituem o que é a matéria. 

Assim, a realidade, tal como a conhecemos, se manifesta tanto sob a forma de ondas, como sob a forma de partículas. E essa ideia, da natureza dual da realidade, foi usada em virtualmente todos os episódios destas duas últimas temporadas de 'Arquivo X'. 

A partir de 'Minha Luta 1' (10X01), em todos os episódios o número dois ou a ideia de dualidade passou a ser utilizada, de maneiras distintas e em contextos diferentes, mas ela sempre aparecia. 

Na décima temporada, por exemplo, no episódio 'Minha Luta 1', são DUAS as personagens dos quais temos a comprovação de que possuem o DNA alienígena em seus organismos: Scully e Sveta. São dois funcionários do Governo que vão de ônibus até o local onde caiu o OVNI, em Roswell: o careca de chapéu (que é uma homenagem aos Observadores de 'Fringe') e um médico. 

Em 'Home Again' (10X02), o 'Trash Man' cria um 'Homem com Band-Aid no Nariz' de aparência monstruosa que protege os sem-teto e é descrito como alguém que não está morto e nem vivo (alguém aí pensou no Gato de Schrodinger?). E as duas pessoas bem sucedidas de classe média (Nancy e Daryl) que entraram em conflito porque não desejavam os sem-teto perto dos locais onde moram foram mortas pelo 'Homem com Band-Aid no Nariz'. Dois...

No episódio 'Mulder and Scully Meet the Were-Monster' (10X03), Mulder começa o mesmo na condição de cético, mas recupera a sua crença em fenômenos paranormais, novamente, no final, quando vê o 'Monstro' se transformar na sua frente. A dualidade cético-crente está presente no episódio, portanto. E o 'Monstro' do episódio é alguém que se transforma em humano, mas que depois retorna à sua condição de 'Monstro' novamente. Ele é humano e monstro, simultaneamente. 

Em 'Babylon' (10X04), vemos duas duplas de agentes trabalhando juntas: Mulder e Scully trabalham com as suas versões mais jovens, que são o crente agente Miller e a cética agente Einstein. No episódio, Mulder (crente) trabalhará junto com a agente Einstein (cética), enquanto que Scully (cética) trabalhará com o agente Miller (crente). 

Também foram dois os agentes do Departamento de Defesa que foram até o hospital para expulsar Scully e Miller, que tentavam interrogar o terrorista que se encontrava entre a vida e a morte (ou seja, numa situação de dualidade). Mulder também tomou dois comprimidos da droga alucinógena que foi fornecida pela agente Einstein, mas que depois ela disse que era um placebo. 

A ideia de dualidade também está presente neste episódio, portanto. 

No excepcional episódio 'Founder's Mutation' (10X05), isso também acontece, pois nele temos dois irmãos (Kyle e Molly) que foram criados com base em hibridação genética, misturando DNA humano e alienígena, e que possuem muitos poderes mentais. Esse projeto é comandado pelo Dr. Augustus Goldman (que é o pai dos dois jovens), que tem o objetivo de criar uma espécie humana mais poderosa e evoluída. 
 
Mulder e Scully; Miller e Einstein: Duas duplas de agentes, cada uma delas formada por um cético e um crente (em fenômenos paranormais). O princípio originário da Física Quântica a respeito da natureza dual da realidade foi usado das mais variadas maneiras em todos os episódios da 10a. e 11a. temporadas de 'Arquivo X'. 

Em 'Minha Luta 2' (10X06), temos o início da Pandemia, que foi planejada pelo Canceroso, graças ao uso de um Vírus Espartano, que foi introduzido em outros vírus (de várias vacinas: contra catapora, varíola, antraz). Assim, temos dois Vírus juntos e que acabam 'interagindo' para exterminar os seres humanos. O Vírus Espartano tem a capacidade de destruir o sistema imunológico dos seres humanos, fazendo com que eles fiquem sem defesas e terminem morrendo em função de uma simples gripe. 

Já no excelente episódio 'Minha Luta 3' (11X01) nós vimos que a Scully recebe visões do futuro que vem do William, mostrando que o Canceroso planeja o início de uma Pandemia, a mesma que foi mostrada em 'Minha Luta 2', e na qual o Mulder correrá sério risco de morrer. 

Estas visões do William acontecem de maneira involuntária e o envio delas para a Scully se dá porque ambos possuem o DNA alienígena em seus organismos. E sempre que o William tem as visões, o mesmo sofre convulsões muito fortes. E sempre que isso acontece com ele, o mesmo ocorre com a Scully. Tudo acontece no exato instante em que o William está tendo as visões e as convulsões, não importando qual é a distância que os separe. 

Logo, os dois sempre estarão conectados e tudo que acontecer com o William, irá se repetir com a Scully. Porém, no episódio 'Minha Luta 4' fica claro que o William aprendeu a controlar as suas visões, deixando de sofrer convulsões. E com isso essas convulsões também não acontecem mais com a Scully.

Assim, há um Entrelaçamento Quântico entre William e Scully. 

E no final do episódio nós vimos que temos DUAS Conspirações em andamento nessa temporada: 

A) A Conspiração do Canceroso, que planeja iniciar uma Pandemia que extermine a Humanidade; 

B) A Conspiração do Mr. Y e de Erika Price, que desejam levar a humanidade para viver no espaço sideral. 

Essa ideia do caráter dual da realidade também esteve presente em 'This' (11X02), que trata da possibilidade da existência humana em termos puramente físicos, mas que mostra que também é possível continuar vivendo em um Mundo Virtual, no qual o Langly, foi viver, inclusive. Langly é um dos falecidos 'Pistoleiros Solitários' (ver 'Jump the Shark', 9X15). Este Mundo Virtual é controlado pela Erika Price, que é a proprietária da agência privada 'Purlieu'.  

Já no episódio 'Plus One' (11X03) vimos que dois irmãos gêmeos (Chuck e Judy) possuíam uma conexão mental e um poder psíquico que lhes permitia criar um DUPLO maligno das pessoas e que acabava por provocar a morte das mesmas. Eles chegaram a fazer isso com seus próprios pai e mãe (dois...), inclusive.
Chuck e Judy fizeram várias vítimas e tentaram matar Mulder e Scully, mas acabaram se voltando um contra o outro e ambos terminaram morrendo. Eles faziam tudo em dupla. E neste episódio Mulder e Scully tiveram relações sexuais... duas vezes (TWICE, como escreveu a Gillian em sua conta no Twitter). 

Em 'The Lost Art of Forehead Sweat' (11X04), que talvez tenha sido o mais complexo episódio da história de 'Arquivo X', vimos que uma das possibilidades para explicar o que estava acontecendo era a existência de um Universo Paralelo... Teríamos dois Universos, portanto, na trama. Outra explicação, feita pelo Mulder, é a de que as histórias dos dois Universos acabaram se misturando. 

E neste episódio também está presente a ideia de que duas realidades contraditórias possam existir simultaneamente (Gato de Schrodinger) em dois Universos distintos.
 
Nancy e Daryl, com Mulder entre os dois, queriam manter os sem-teto longe dos locais onde residiam. Ambos acabaram mortos. Este é mais um exemplo do uso da ideia de dualidade na 10a. temporada. E se pensarmos em termos do experimento do 'Gato de Schrodinger', Nancy representaria o 'Gato Vivo', Daryl seria o 'Gato Morto' e Mulder seria o Gato que está Vivo e Morto ao mesmo tempo. 

Assim, Reggie foi parceiro de Mulder e Scully e, ao mesmo tempo, é apenas um maluco que mistura ficção com a realidade. E estas duas histórias se desenvolvem em dois Universos ao mesmo tempo. 
Desta maneira, o Gato de Schrodinger está vivo e morto, simultaneamente, nos dois Universos (ou seja, nas duas caixas do experimento de Chen Wang).
Em 'Ghouli' (11X05), por sua vez, vimos que o William tinha duas namoradas (Brianna e Sarah) e também possui o poder de criar uma realidade alternativa ilusória, fazendo com que as pessoas enxerguem aquilo que ele deseja. Portanto, duas realidades estão presentes no episódio: Aquela realidade que as pessoas veem naturalmente e aquela realidade que o William cria para os outros. 

E também foi em duas (dois, de novo...) oportunidades que o William conversou com a Scully, mas sem aparecer para ela com a sua aparência verdadeira. Neste episódio o Mulder também usa de um pseudônimo (Bob) quando vai a uma lanchonete. Logo, em 'Ghouli' ele se chama Mulder e Bob, ao mesmo tempo. E o Canceroso também envia DOIS agentes do Departamento de Defesa (Paulsen e Green) para capturar William e eliminar o pai e a mãe adotivos do mesmo. 

E nas duas oportunidades em que o William apareceu para a Scully, ele tinha a aparência de um escritor de livros de auto-ajuda, chamado Peter Wong. Logo, no caso do William, temos duas pessoas em apenas uma. 

Assim, a ideia de Dualidade também esteve muito presente em 'Ghouli' (11X05). 

Em 'Kitten' (11X06) vimos a história de uma dupla (dois de novo...) de amigos que lutou junto no Vietnã (Skinner e John James) e também fica claro que a história de vida do Skinner se dividiu em dois momentos, antes e depois da sua experiência no Vietnã. 

Em um primeiro momento, Skinner foi um soldado obediente e se submeteu à ordem que recebeu para esconder a história envolvendo o chamado 'Gás do Medo', que destruiu a vida de seu amigo John James, a fim de preservar a sua carreira. Depois, quando foi trabalhar no FBI e se tornou o chefe de Mulder e Scully, ele mudou radicalmente de atitude, passando a sacrificar a sua carreira a fim de proteger e ajudar a dupla em seu trabalho nos 'Arquivos X'. Desta maneira, temos um único personagem, mas que viveu duas vidas muito diferentes. 

E como a mãe do Davey desapareceu da história, na família de Davey sobraram apenas duas pessoas, que foram ele e o seu pai, John James. E no final os dois acabaram morrendo. E o xerife da cidade onde o Davey mora se chama Mud Lick. Logo, o nome da cidade tem duas palavras. Nesta cidade, em que se desenvolve a história, o Xerife local diz que ele e a esposa perderam vários dentes (dois de novo). E no episódio também são duas as pessoas que acabam sendo mortas por Davey, o filho de John James.

Em 'Plus One' (11X03) o jovem Arkie Seavers enfrenta o seu duplo maligno, que foi criado por uma dupla de irmãos gêmeos que usa do seu poder mental para se livrar de pessoas indesejáveis socialmente, como se a sociedade necessitasse de uma 'limpeza'. A Alemanha Nazista chegou a esterilizar milhares de pessoas que eram consideradas 'inúteis' para a sociedade, como prostitutas, alcoólatras, deficientes mentais, mendigos. 

Em 'Rm9sbG93ZXJz' (11X07) vimos duas formas diferentes de Inteligência se enfrentando: a Inteligência Humana contra a Inteligência Artificial, com Mulder e Scully travando uma verdadeira guerra contra a IA. 


Em 'Nothing Lasts Forever' (11X08) e em 'Familiar (11X09) vemos, de certa maneira, o anúncio do conflito entre Bem X Mal que teremos no último episódio da temporada (Minha Luta 4', 11X10). Logo, os dois episódios anunciam aquele que é o eterno conflito entre Deus X Demônio, Bem X Mal e que, de certa maneira, sempre esteve presente na série, mas que agora ficou mais explícito. 

'Nothing Lasts Forever' mostra Mulder e Scully procurando por ajuda divina para poder enfrentar as atribulações que teriam pela frente e no episódio vemos que o Dr, Luvenis sempre une seu corpo com o de outra pessoa, a fim de poder se manter jovem para sempre. São dois corpos unidos... Juliet tem uma irmã (Olívia) que se une à seita comandada pelo Dr. Luvenis e por Barbara Beaumont. Portanto, temos duas irmãs e dois líderes na seita. 

Enquanto isso, em 'Familiar' vemos o Demônio ser invocado por uma mulher (Anna Strong) que era traída pelo marido (Chefe de Polícia Strong) e que desejava se vingar da amante (Diana Eggers) do mesmo. Portanto, em 'Familiar', temos conflitos que acabam envolvendo duas famílias (Strong e Eggers), sendo que as duas acabam sendo destruídas (dois de novo...). Os dois filhos (Andrew Eggers e Emily Strong), um de cada família, também acabam sendo mortos, bem como os dois maridos e as duas esposas. 

E no episódio final da temporada, 'Minha Luta 4' (11X10), vemos que Mulder e William acabam por destruir as duas Conspirações que estavam em andamento, a do Canceroso e a do Mr. Y/Erika Price. 

No episódio final também vemos dois Mulders em ação, pois em vários momentos o William se disfarçou de Mulder, primeiro para pedir que a Scully permitisse que ele fosse embora e seguisse com a sua vida, e depois para enganar o Canceroso, que atirou nele pensando que estava assassinando o Mulder. 

Em vários episódios também pudermos ver Mulder e Scully em dose dupla. Em 'Ghouli', por exemplo, quando ela estava deitada em um sofá do hospital para onde o corpo de William havia sido levado, vemos um reflexo dela no chão (limpíssimo...). 

Portanto, a ideia de Dualidade está presente, de uma forma ou de outra, em virtualmente todos os episódios da décima e da décima primeira temporadas de 'Arquivo X'. 

Esse é Chris Carter.

Precisa dizer mais alguma coisa?
 
Em 'Familiar' (11X09), Anna Strong invoca o Demônio para se vingar de Diana Eggers, que tem um caso com o seu marido. No fim, as duas famílias (os dois maridos, as duas esposas e os dois filhos) acabam tendo todos os seus membros mortos.  
 
A Subjetividade nos episódios 'Minha Luta'

Um princípio importante da Física Quântica que foi utilizado por Chris Carter nestas duas temporadas foi o da Subjetividade. 

Segundo a Física Quântica, aquilo que vemos, e que chamamos de 'realidade', seria o resultado das nossas observações, pois aquilo que vemos depende de vários fatores, tais como: 

A) Quem faz a observação; 
B) A maneira como é feita essa observação; 
C) O momento em que é feita a observação; 
D) Os instrumentos que são usados para se fazer a observação.

Portanto, a interpretação da realidade que faremos a partir destas condições possui um caráter inerentemente subjetivo. Afinal, é o observador que escolhe aquilo que ele irá observar (é uma escolha consciente, portanto) e que trará a tona qual foi o resultado das suas observações. 

Alguns físicos chegam a dizer que o ato de observação é que criaria a realidade, mas nem todos concordam com essa afirmação, dizendo que a observação é importante, mas eles falam que é o que existe é uma interação entre o observador e o fenômeno que é observado. E a realidade seria fruto dessa interação. 

Obs3: Recentemente, em 2015, foi feito um experimento que comprovou a existência do chamado 'Efeito do Observador' sobre os fenômenos, por meio do qual ficou claro que os átomos não se mexem quando não estão sendo observados. Assim, o Observador influencia, sim, os acontecimentos quânticos. 

E qual é a relação desse princípio da Física Quântica (a Subjetividade) com os quatro episódios 'Minha Luta', nos quais tivemos o desenvolvimento da Mitologia do Vírus Espartano (ou do Gato de Schrodinger)? 

A relação é que em cada um dos episódios nós tivemos uma narração de abertura feita por um personagem diferente, demonstrando que a trama desenvolvida em cada um depende de quem está contando aquela história. A trama de cada um dos episódios 'Minha Luta' foi desenvolvida com base na perspectiva de cada um dos narradores, que foram:

1) 'Minha Luta 1' (10X01) = Mulder;
2) 'Minha Luta 2' (10X06) = Scully;
3) 'Minha Luta 3' (11X01)  = Canceroso;
4) 'Minha Luta 4' (11X10) = William. 

Cena do 'Minha Luta 3' (11X01): O Canceroso teme que os seus planos fracassem novamente e por isso ele quer encontrar William de qualquer maneira, pois sabe que o jovem é o único que teria condições de inviabilizar os seus planos de iniciar uma Pandemia.

A Subjetividade nos episódios 'Minha Luta': As angústias, medos e vontades dos protagonistas!

Os quatro episódios 'Minha Luta' são marcados, como já afirmei, por um elevado grau de Subjetividade, pois refletem a visão dos acontecimentos, relacionados à Pandemia, de um personagem em especial. E tais episódios também podem ser analisados com base em várias perspectivas, sendo que isso pode ser feito:

A) Com base na perspectiva de cada um dos protagonistas de cada episódio, refletindo a visão dos mesmos sobre os acontecimentos. Esta visão se desenvolve em diferentes momentos da Conspiração Mitológica à que eles estão relacionados, que é a Pandemia iniciada pelo Canceroso;

A1) O Mulder analisa os acontecimentos quando ele, com a ajuda de Tad O'Malley, ainda está coletando e reunindo informações a respeito da Conspiração que está para começar ('Minha Luta 1'; 10X01); 

A2) A Scully vê os acontecimentos no momento em que a Pandemia já começou e inúmeras pessoas, pelo mundo inteiro, já estão ficando doentes e morrendo em função disso ('Minha Luta 2'; 10X06);

A3) O Canceroso observa os acontecimentos em um momento no qual ele ainda está se preparando para iniciar a Pandemia ('Minha Luta 3'; 11X01);

A4) O William vê os acontecimentos em um momento no qual o Canceroso está próximo de iniciar a Pandemia ('Minha Luta 4'; 11X10);

B) Com base nos conceitos da Física Quântica, que é o 'Efeito do Observador', que mostra a relação entre o Fenômeno Observado e o Observador, por meio do qual os fatos que são observados estão diretamente ligados a quem está observando, bem como ao momento em que se dá a observação;

C) Com base nos medos, angústias e desejos dos protagonistas, que é o narrador de abertura, de cada um dos episódios 'Minha Luta';

Assim, cada um dos protagonistas dos episódios 'Minha Luta' deixa claro quais são os medos, angústias e desejos que os motiva a agir.
 
Cena do 'Minha Luta 1' (10X01): Mulder deixa claro que é sempre bom ter um motivo para rever Scully e também não esconde a sua inquietação com o fato de que, no passado, pode ter sido enganado e manipulado pelo Governo.

No 'Minha Luta 1', fica claro que Mulder ainda se vê como alguém que tem a missão de procurar a Verdade e trazer a mesma à tona, a fim de inviabilizar a Conspiração que irá resultar em uma situação caótica e que terminará com o extermínio da humanidade. 

Ele também demonstra sua inquietação com o fato de que teme ter sido manipulado durante todos aqueles anos em que trabalhou nos 'Arquivos X' e também deixa claro o quanto a Scully é importante para ele, quando diz que qualquer motivo é bom se isso faz com que eles possam trabalhar juntos. 

Já no 'Minha Luta 2', a Scully deixa claro que tem um grande medo de perder o Mulder e de nunca mais ter a chance de voltar a ver o William. E fica evidente também os motivos que a levaram a cursar Medicina (ajudar os outros) e a entrar para o FBI (punir os culpados e proteger os inocentes). 

Enquanto isso, no 'Minha Luta 3', vemos que o Canceroso teme que os seus planos fracassem, tal como aconteceu com o Plano de Colonização do Vírus Alienígena, quando ele era um dos chefes do Sindicato. É por isso mesmo que ele diz, para a Monica Reyes, que desta vez ele procurou se prevenir e pensou em todas as possibilidades para evitar um novo fracasso.

E foi por isso mesmo que o Canceroso procura convencer o Skinner ('Minha Luta 3') a colaborar com os seus planos, a fim de que o mesmo consiga descobrir qual é o paradeiro do William, que ele sabe que é o único, de fato, que teria condições de inviabilizar a Pandemia que ele planejou por tanto tempo.

Já quanto ao William, o mesmo ainda está bastante assustado com o que aconteceu em 'Ghouli' (11X05) e tenta entender por qual motivo tentaram mata-lo, bem como porque é que os seus pais adotivos foram assassinados. 

William também tenta entender qual é a sua conexão com aquela mulher desconhecida (Scully), que ele suspeita que é a sua mãe biológica, mas que até há pouco tempo ele não conhecia. E o William quer saber qual é a sua ligação com aquele homem poderoso, o Canceroso, que ele mal conhece e pelo qual já nutre um ódio imenso. 

Portanto, os acontecimentos que vemos nos quatro episódios 'Minha Luta' também estão relacionados a elementos essencialmente subjetivos, que envolvem os quatro protagonistas dos mesmos. 

Skinner conversando com o Canceroso em 'Minha Luta 3' a respeito do acordo que fizeram e que tinha relação com o William. A conversa iria prosseguir em 'Minha Luta 4', possuindo um caráter complementar, portanto. 

Portanto, existe um elevado grau de Subjetividade nas histórias dos quatro episódios 'Minha Luta', pois é evidente que Mulder, Scully, Canceroso e William dão enfoques diferentes para a história de cada episódio 'Minha Luta'. 


Esse tema, sobre a narração feita por diferentes personagens nos episódios 'Minha Luta',  já foi comentado em um texto que escrevi e publiquei aqui no blog (ver link abaixo). Na sequência, reproduzo alguns dos comentários que fiz no mesmo a respeito deste assunto.

Exemplo disso é a aparência do Canceroso nos quatro episódios. 

No 'Minha Luta 1' (10X01) vemos o Canceroso com uma aparência bem melhor do que no 'Minha Luta 2'. Porque isso acontece? É que o segundo episódio foi narrado com base na perspectiva da Scully, que tem um ódio imenso do Canceroso, enquanto que no primeiro a história é baseada na visão do Mulder, que nunca conseguiu, até aquele momento, matar o Canceroso, embora tenha tido a oportunidade de fazer isso, inclusive no 'Minha Luta 2'

E no 'Minha Luta 3' é o episódio em que o Canceroso está com a melhor aparência dos quatro episódios, pois a trama do mesmo foi contado com base na sua visão dos acontecimentos e é claro que ele quer aparecer mais bonito na foto, não é mesmo? 

Assim, não existe mais uma relação de causa e efeito (Causalidade) nestes episódios 'Minha Luta', bem como não há Linearidade nos acontecimentos que foram mostrados neles (o efeito pode vir antes da causa). E também não existe objetividade, pois cada episódio da Mitologia foi contado com base na visão de um personagem diferente. 

O caráter de Dualidade da realidade também está presente em todos os episódios das duas temporadas e ainda temos mais um princípio da Física Quântica nesta Mitologia, que é o da Complementaridade, que irei comentar na sequência. 
 
Canceroso tem uma arma apontada para o seu rosto por Skinner ('Minha Luta 3'). Mas isso nunca o assustou. Ele age com naturalidade nestas situações, mantendo a sua autoconfiança, pois sabe do poder que possui. Até porque o 'Minha Luta 3' foi narrado com base em sua visão dos acontecimentos, o que também aconteceu em 'Minha Luta 1, 2 e 4', mostrando o caráter subjetivo destes quatro episódios. 

O Princípio da Complementaridade nos episódios 'Minha Luta'!


Se assistirmos aos episódios 'Minha Luta' com bastante, e isso é fundamental para poder compreender os mesmos, veremos que as relações de Causalidade e Linearidade deixaram de existir e fatos que deveriam ter sido mostrados antes na série (exemplo: Miller e Einstein socorrendo Scully em 'Minha Luta 3') acabaram aparecendo depois de outros (exemplo: Miller e Einstein ajudar Mulder e Scully em 'Minha Luta 2'). 

Na sequência normal, linear, dos acontecimentos o correto seria mostrar o seguinte encadeamento:

A) 'Minha Luta 3' (11X01): Einstein e Miller socorrem Scully e a levam para o hospital;

B) 'Babylon' (10X04): Einstein e Miller conhecem Mulder e Scully e trabalham juntos com a dupla, sendo que os dois novos agentes deveriam ter reconhecido Scully, lembrando-se que eles haviam-na ajudado, levando-a para o hospital;

C) 'Minha Luta 2' (10X06): Einstein e Miller ajudam Mulder e Scully, combatendo os planos do Canceroso, que deu início a uma Pandemia que visa exterminar a humanidade. 

No entanto, o 'Minha Luta 3' (11X01) veio depois dos dois episódios da décima temporada 'Babylon' (10X04) e 'Minha Luta 2' (10X06) e nos quais Einstein e Miller conheceram Mulder e Scully e em que trabalharam juntos com a veterana dupla dos "Arquivos X'.

O fato do Canceroso ter dito, em 'Minha Luta 4' (11X10), que havia assassinado Jeffrey Spender e de ter ouvido o mesmo falar com Mulder no celular (em 'Minha Luta 3'; 11X01) também é outra comprovação da ausência da relação de Causalidade nestes episódios 'Minha Luta'. 

Mas existe, sim, uma relação de Complementaridade (que é outro princípio da Física Quântica) nestes quatro episódios.

Segundo este princípio da Física Quântica, as características de onda e partícula são complementares, mas nunca se manifestam simultaneamente. 

Assim, se for feito um experimento no qual a característica de onda fique clara, suas características de partícula não irão se manifestar. E o contrário também acontece. Porém, as informações obtidas em um experimento irão complementar aquelas que serão obtidas em outro, embora de forma não-simultânea. 

Existe uma clara conexão entre os episódios 'Minha Luta', pois o que acontece em cada um dos episódios acaba complementando o que ocorre nos demais, embora os acontecimentos não possam ser vistos simultaneamente.  

Isso fica comprovado em vários diálogos e fatos que foram mostrados nos mesmos.
 
'Minha Luta 4' foi narrado sob a perspectiva do William. Esse caráter subjetivo está presente em todos os episódios 'Minha Luta', nos quais os acontecimentos foram mostrados com base na perspectiva de personagens diferentes. 

Abaixo, irei citar alguns exemplos:

A) Em 'Minha Luta 3' o Skinner faz um acordo com o Canceroso, a fim de receber a imunidade contra o Vírus Espartano, e em troca se comprometeu a encontrar William (o seu 'filho') para o Canceroso. E no episódio 'Minha Luta 4', o mesmo Skinner volta a tocar nesse assunto e pergunta para o Canceroso a respeito deste acordo, querendo saber se ao encontrar o William ele, Canceroso, irá desistir dos seus planos de iniciar a Pandemia. O segundo diálogo (em 'Minha Luta 4') é uma continuidade daquela conversa que tivemos entre os dois anteriormente, em 'Minha Luta 3'.

Logo, há uma conexão entre os dois momentos, em dois episódios distintos e a respeito do mesmo assunto, sendo que as informações sobre o mesmo são complementares; 

B) No episódio 'Minha Luta 3' vimos que o William enviava visões do futuro (de maneira involuntária e sem conseguir controlar as mesmas) para a Scully, sendo que ambos sofriam fortes convulsões quando isso acontecia (o episódio 'Ghouli' confirma isso). E no episódio final 'Minha Luta 4' ele continuava enviando tais visões do futuro, mas as convulsões não aconteceram mais, pois ele aprendeu a controlar as visões. 

Percebe-se que William está aprendendo a dominar os seus poderes, que ainda estão aumentando. Porém, a descoberta do poder de enxergar o futuro e o domínio sobre o mesmo aconteceu de forma separada, não simultânea, mas complementar. 

C) No episódio 'Minha Luta 3' vimos que o Skinner ficou sabendo que o Canceroso seria o 'pai' do William, que foi criador do William, usando de Ciência Alienígena pra que isso fosse possível. Mas foi apenas no 'Minha Luta 4' que o Skinner tomou a iniciativa de contar para a Scully as informações que havia recebido do Canceroso. 

Assim, as três situações envolvendo Skinner/Canceroso,  William/Scully e Skinner/Scully ocorreram de forma não simultânea, em momentos distintos, mas as informações que tivemos em um episódio complementou aquelas que vimos em outro. 

Logo, os princípios da Física Quântica são fundamentais para se compreender as tramas que foram desenvolvidas nestas duas últimas temporadas de 'Arquivo X'. 
 
Em 'Minha Luta 4' a Scully pergunta para Skinner porque este arrisca a sua carreira no FBI a fim de ajudá-la (e ao Mulder) e ele responde dizendo que já conversaram sobre isso, o que é uma referência ao diálogo final de 'Kitten' (11X06). As duas conversas são complementares. 
Links:

O Gato de Schrodinger pode estar vivo e morto em dois lugares ao mesmo tempo:
https://netnature.wordpress.com/2016/09/18/o-gato-de-schrodinger-agora-esta-morto-e-vivo-em-duas-caixas-de-uma-vez/

https://www.misteriosdouniverso.net/2016/06/vivo-ou-morto-gato-de-schrodinger-pode.html

https://hypescience.com/os-novos-gatos-de-schroedinger-podem-estar-vivos-e-mortos-em-dois-lugares-ao-mesmo-tempo/

http://www.desfavor.com/blog/2018/05/gato-de-schrodinger/

Você já comprou o seu Gato de Schrodinger de pelúcia? 

http://blogdebrinquedo.com.br/2017/04/gato-de-schroedinger-de-pelucia/

O entrelaçamento quântico é real e visível:

https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=acao-fantasmagorica-distancia-agora-visivel&id=010165180502#.W3RFQehKjIU

https://hypescience.com/esta-nova-experiencia-pode-nos-permitir-ver-o-entrelacamento-quantico-olho-nu/

A dualidade Onda-Partícula:

https://fisicanaveia.blogosfera.uol.com.br/2015/10/25/luz-onda-ou-particula/

Fim da Causalidade: eventos quânticos independem do espaço e do tempo:

https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=eventos-quanticos-independem-espaco-tempo&id=010130130201#.W3aqnuhKjIU

Causalidade Quântica questiona sequência de causa e efeito:

https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=causalidade-quantica-questiona-lei-causa-efeito&id=010130121020#.W3askehKjIU

'Efeito do Observador' é comprovado por experimento:

https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=efeito-observador-efeito-zeno-quantico&id=010165151103

O Mundo que não sobrevive sem Física Quântica:

https://www.jornalopcao.com.br/reportagens/o-mundo-que-nao-sobrevive-sem-fisica-quantica-6408/

Analisando os episódios 'Minha Luta': Eles foram narrados com base na perspectiva de personagens diferentes?

http://popeseries.blogspot.com/2018/01/arquivo-x-my-struggle-partes-1-2-e-3.html

A espionagem da NSA em Angela Merkel:

https://exame.abril.com.br/mundo/grampo-da-nsa-foi-muito-alem-do-celular-de-merkel/

'The X-Files' e a era da Pós-Verdade:

https://www.theverge.com/2018/2/9/16995286/x-files-politics-trump-robert-mueller-mulder-scully-skinner-forehead-sweat

O Pacto de Munique:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Acordo_de_Munique

Filipe Dias comenta sobre a vida e a obra de Philip K. Dick:

https://www.youtube.com/watch?v=BNzj8xN46Fg

https://www.youtube.com/watch?v=4QesPkL1wXg

Texto sobre o Ununpentium:

https://www.themarysue.com/element-115/

Cerimônia da Luz - Uma maneira diferente de se casar:
https://www.casamentos.com.br/artigos/cerimonia-da-luz--c2574

Lista de Episódios da 11a. temporada:

https://en.wikipedia.org/wiki/The_X-Files_(season_11)

William e o seu destino - Desafiando o Canceroso:

http://popeseries.blogspot.com/2018/03/arquivo-x-william-desafia-o-canceroso.html

William e o seu blog: A cura está no Sangue!

https://ghouli.net/2018/03/09/spook/

Chris Carter mudou a sequência de exibição dos episódios na 10a. e 11a. Temporadas:

http://popeseries.blogspot.com/2018/03/arquivo-x-episodio-familiar-chris.html

Comentando os episódios a respeito de poder mental na série:

http://popeseries.blogspot.com/2018/02/arquivo-x-o-poder-mental-e-conexao.html

Aviso aos fãs de 'Black Mirror': Arquivo X veio bem antes, ok?:

http://popeseries.blogspot.com/2018/03/aviso-aos-fas-de-black-mirror-arquivo-x.html

De que maneira a série denuncia os crimes do moderno Estado Policial:

http://popeseries.blogspot.com/2018/01/arquivo-x-de-que-maneira-serie-denuncia.html

A 11a. Temporada e o episódio sem diálogo:

http://popeseries.blogspot.com/2018/01/arquivo-x-inova-novamente-e-11a.html

Texto sobre os episódios 'Minha Luta (Partes 1, 2 e 3; 10X01; 10X06; 11X01)':

http://popeseries.blogspot.com/2018/01/arquivo-x-my-struggle-partes-1-2-e-3.html

Texto sobre o episódio 'This' (11X02)

http://popeseries.blogspot.com/2018/01/arquivo-x-em-this-nova-mitologia-da.html

Texto sobre o episódio 'Plus One' (11X03):

http://popeseries.blogspot.com/2018/01/arquivo-x-plus-one-chris-carter-escreve.html

Será que 'Lost Art of Forehead Sweat' se passou em um Universo Paralelo?

http://popeseries.blogspot.com/2018/01/the-lost-art-of-forehead-sweat-sera-que.html

Texto sobre o episódio 'The Lost Art of Forehead Sweat' (11X04):

http://popeseries.blogspot.com/2018/01/arquivo-x-darin-morgan-faz-satira.html

Texto sobre o episódio 'Ghouli' (11X05):

http://popeseries.blogspot.com/2018/02/arquivo-x-em-ghouli-finalmente-vimos.html

Texto sobre o episódio 'Kitten' (11X06):

http://popeseries.blogspot.com/2018/02/arquivo-x-kitten-mostra-historia-de.html

Texto sobre o episódio 'Rm9sbG93ZXJz' (11X07):

http://popeseries.blogspot.com/2018/03/arquivo-x-rm9sbg93zxjz-seguidores.html

'Nothing Lasts Forever' (11X08) - Um episódio relacionado à Mitologia e que mostrou o casamento de Mulder e Scully:

http://popeseries.blogspot.com/2018/03/arquivo-x-nothing-lasts-forever-um.html

Texto sobre o episódio 'Familiar': (11X09):

http://popeseries.blogspot.com/2018/03/arquivo-x-familiar-e-um-monstro-da.html

Texto sobre o 'Minha Luta 4' (11X10):

http://popeseries.blogspot.com/2018/03/arquivo-x-minha-luta-4-episodio.html

Nenhum comentário: