domingo, 21 de janeiro de 2018

'Arquivo X': 'Plus One' - Chris Carter escreve um 'X-File' típico e faz o episódio que Shippers sempre desejaram! - Marcos Doniseti!

'Arquivo X': 'Plus One' - Chris Carter escreve um 'X-File' típico e faz o episódio que Shippers sempre desejaram! - Marcos Doniseti!
Frase clássica de abertura da série (The Truth Is Out There) duplicada. Nesta temporada, todas as frases de abertura tem uma relação direta com as tramas de cada episódio.

Mulder e Scully: Finalmente eles ficarão juntos para sempre?


'Plus One' (11X03) foi o episódio que os fãs chamados de Shippers sempre pediram que o Chris Carter escrevesse. Demorou 'apenas' 25 anos, mas isso aconteceu. 

Afinal, ficou mais do que evidente de que existe um romance entre Mulder e Scully na série novamente, sendo que somente neste episódio eles fizeram sexo duas vezes, embora isso não tenha sido mostrado, apenas sugerido. 

Mas que fizeram, fizeram... Até a Gillian Anderson confirmou isso em sua conta no Twitter (TWICE...)

E também vimos o episódio mostrando Mulder e Scully preocupados com questões pessoais, relacionadas ao seu futuro, o que é algo incomum no seriado. São poucas as cenas que tivemos em todas as temporadas nas quais Mulder e Scully falam sobre questões pessoais. Mas como tudo indica que esta deverá ser a última temporada da série, então a dupla precisa resolver a sua situação. 

Assim, neste episódio vimos a Scully falando que gostaria de ter outro filho, mesmo sabendo que o primeiro (William) nasceu como resultado de um milagre (ela ainda não sabe que foi o Canceroso quem criou o William) e também está mostrando que está preocupada se ainda é considerada uma mulher atraente. 
O duplo maligno de Arkie encarando a sua vítima. De onde ele veio? Da mente humana. Os monstros somos nós mesmos, já mostrou Darin Morgan na 10a. temporada. 

Mulder tirou as dúvidas dela demonstrando, desde o início, interesse em que dormissem
 juntos e olhando para a b... dela em várias oportunidades. Scully resistiu, mas acabou concordando. Mulder também disse que, no futuro, ele irá empurrar a cadeira de rodas de Scully enquanto usará a dele, mostrando que deseja ficar com Scully até os dois estejam bem velhinhos... 


O fato é que Mulder e Scully estão destinados a ficar juntos.

Portanto, entendo que os diálogos entre Mulder e Scully foram uma espécie de prenúncio do final da série. É como se eles soubessem que a sua fantástica jornada trabalhando juntos nos 'Arquivos X' se aproxima do final e, assim, torna-se fundamental resolver o que farão de suas vidas e em caráter definitivo. 

E tudo indica que foi isso que aconteceu.

Ficaram felizes com o episódio, não é mesmo, shippers? Então, agradeçam ao Chris Carter. Afinal, para surpresa de muitos, foi ele mesmo que escreveu o roteiro do episódio. 
Neste episódio tivemos mais uma cena de perseguição, algo que era bastante incomum nas antigas temporadas de 'Arquivo X'. Mas as características fundamentais da série estão presentes: Um fenômeno inexplicado, as cenas escuras, as divergências entre Mulder e Scully, a ótima trilha sonora, o shipperismo e o humor estão presentes. Assim, nesta 11a. temporada, 'Arquivo X' se renova e, ao mesmo tempo, preserva a sua essência.  

É como se o Chris Carter pensasse "Eu já fiz estes shippers sofrerem bastante durante todos estes anos. Agora, como a série está se aproximando do fim eu darei um presente para eles (as)".


É bom lembrar que durante várias temporadas foi sugerido que havia um 'algo mais' entre a dupla, mas isso era sugerido por meio de beijos na testa, seguradas de mão e outros momentos que demonstravam existir carinho e atração entre eles, mas sem que alguma relação sexual fosse sequer sugerida. 

Na época em que a Scully descobriu que estava com câncer (ver 'Leonard Betts', 4X12) e se tratou da doença (ver 'Memento Mori', 4X14) e correu sério risco de vir a morrer (ver 'Redux'/Redux II', 5X01 e 5X02) vimos o quanto estes fatos abalaram fortemente as crenças (há muito tempo arraigadas em sua mente) de Mulder, que chegou a abrir mão, temporariamente, das suas convicções em alienígenas e em fenômenos paranormais em função disso. 

Somente no episódio 'All Things' ('Todas as Coisas', 7X17) é que ficou claro que Mulder e Scully tinham algum grau de envolvimento mais íntimo, de natureza claramente sexual. Este é um episódio importante, pois revelou informações relevantes sobre a vida pessoal e o passado de Scully.  
Mulder e Scully chegam à pousada onde irão pernoitar. E um 'algo mais' irá acontecer entre eles. 

'Plus One': Uma trama típica de 'Arquivo X'!


Também é bom chamar a atenção para o fato de que 'Plus One' retomou climas de mistério e suspense que sempre estiveram presentes nos episódios de 'Monstros da Semana' das primeiras temporadas do seriado .

Todos os elementos clássicos destes típicos episódios estiveram presentes em 'Plus One': A fotografia, o humor, a trilha sonora (a música tema sendo repetida ao longo do episódio, com algumas variações na sua execução), a trama marcada pela presença de elementos não explicados pela Ciência e a relação entre Mulder e Scully.  

Portanto, tudo o que vimos neste episódio remete às primeiras temporadas de 'Arquivo X'. Ficou claro que os elementos clássicos da série foram retomados com força no mesmo. 

Aliás, isso foi anunciado antes da estreia da 11a. temporada, em entrevista na qual Duchovny disse que a nova temporada recuperaria o clima clássico das primeiras temporadas. 
Judy em um momento 'doce', mostrando o seu lado bom, justo e correto. Afinal, qual é a origem do poder mental, de criar duplos malignos, dela e de Chuck? Não sabemos. Pode ser uma mutação genética ou algum funcionamento anormal do cérebro. Ou então é fruto do ódio deles. 

Aliás, o fato de que a 10a. temporada (que foi uma mini-mini-temporada, de fato) tenha se afastado deste clima e das características que sempre estiveram presentes em 'Arquivo X' foi a maior reclamação feita por muitos fãs da série na época de sua exibição (2016). 

Na 10a. temporada, os alienígenas sumiram da Mitologia, a fotografia dos episódios ficou mais clara, muitos temas atuais foram introduzidos em 'Arquivo X' (mudanças climáticas, terrorismo, racismo, imigração, espionagem global). 

Nesta 11a. temporada, Chris Carter também promoveu o reatamento do relacionamento entre Mulder e Scully, sendo que ele havia separado os dois na 10a. temporada, o que também havia sido motivo para reclamação de muitos fãs que desejam ver a dupla vivendo juntos e felizes. 

Tudo isso mostra que é muito provável que a Chris Carter tenha percebido que a atualização que promoveu na série durante a 10a. temporada tenha sido muito exagerada, pois desagradou grande parte dos fãs. Agora, na 11a. temporada, tivemos uma espécie de 'correção de rota', com a série ficando mais parecida com as primeiras temporadas. 
Mulder vai a casa esquisita do esquisito Chuck. Antigamente, na série, Mulder é que era considerado o esquisito da história. Mas agora o trabalho que ele e Scully fizeram nos 'Arquivos X' é respeitado e muitas agências secretas, públicas e privadas, querem ter acesso a tudo o que investigaram. 

Também é bom ressaltar mais uma brilhante atuação da excepcional atriz Karin Konoval, que interpretou a Judy, que fez mais um excelente trabalho na série. Ela já havia atuado em 'Home' (4X02) e 'O Repouso Final de Clyde Bruckman' (3X04).


A trama do episódio envolve irmãos gêmeos (Chuck e Judy Poundstone) que nasceram com um tipo de conexão psíquica, que lhes confere um forma de poder mental, ao qual eles usam para criar duplos malignos das outras pessoas e que cometem assassinatos dos seus semelhantes.

Quem escolhe as vítimas é Chuck, que trabalha como segurança de um presídio, onde vê todos os tipos de criminosos. Revoltado com isso, ele passa a defender a necessidade de se eliminar da sociedade essas pessoas que, de uma forma ou de outra, não respeitam as regras e leis que vigoram na sociedade. 

Os irmãos (Chuck e Judy) também parecem que possuem dupla personalidade, como se fossem versões atuais de Dr. Jekyll e Mr. Hyde. Em um dos diálogos, Mulder diz para a Scully que todas as pessoas possuem um lado interior 'escuro'. 
Judy em um momento em que mostra o seu lado maligno. O ser humano possui, mesmo, um Dr. Jekyll e um Mr. Hide dentro de si? O episódio termina sem dar uma explicação para a origem do poder mental dos gêmeos. Seria o ódio latente, como diz Scully? Ou eles seriam naturalmente malignos, como afirma Mulder? Em '4D' (9X04) já vimos que o ódio de Timothy Lukesh permitiu que ele abrisse um portal entre dois Universos. 

Também é muito interessante a maneira como Chuck e Judy criam o duplo maligno, fazendo isso por meio de um inocente jogo de 'forca', que é muito popular entre estudantes e adolescentes. O nome da próxima vítima vai sendo escrito e quando o mesmo é completado o duplo maligno vai e mata a sua vítima. 


A primeira vítima de Chuck e Judy é um jovem (Arkie Seavers) que já tinha sido preso seis vezes por dirigir alcoolizado. Depois, eles passam a ameaçar o advogado (Dean Cavalier), que passa a ser perseguido por um duplo maligno criado pelos gêmeos. 

Inclusive, em um determinado momento do episódio, Mulder não respondeu ao advogado de Arkie (Dean Cavalier) sobre como ele deveria agir para evitar de ser morto pelo seu duplo maligno. Ele simplesmente disse que o advogado deveria evitar de usar a rodovia interestadual, na qual o seu cliente (Arkie) foi atacado pelo seu duplo maligno.

Antigamente, Mulder começaria a dar inúmeras explicações a respeito do assunto e contaria toda uma história a respeito, falando sobre a presença destes mitos e lendas em outras culturas, como fez inúmeras vezes na série. 
Era através de um simples jogo de forca que Chuck e Judy escolhiam as suas vítimas. Qual é a origem desse poder? A própria Scully, quando está no carro, vendo o seu duplo maligno pelo espelho, afirma que ela pensa ser uma 'imagem psíquica gerada por uma hostilidade latente'. Assim, é como se o ódio de Chuck e Judy por outras pessoas permitisse que eles gerassem esses duplos malignos.

Então, porque isso não aconteceu neste episódio?  


Entendo que a razão disso é que sempre que a Scully fica em situações muito perigosas, correndo o risco de morrer, o Mulder recua das suas crenças em fenômenos paranormais, tal como já vimos que aconteceu durante a 5a. temporada. 

Mulder age desta maneira porque pensa que ele é o responsável por tudo o que acontece com a Scully. Ele se culpou durante muitos anos pelo que aconteceu com a Samantha, sua irmã, que foi sequestrada dentro de sua casa e na sua frente. Mulder se considera o responsável por não ter conseguido proteger a irmã que era quatro anos mais nova (ela tinha 8 anos quando foi sequestrada). 

Então, quando a Scully fica em situações perigosas o Mulder evita de apelar para o uso das explicações envolvendo fenômenos paranormais e se preocupa muito mais em protegê-la do que em investigar os casos. 

Obs1: O filme 'A Dupla Vida de Véronique', de Kieslowski, também fala sobre o mito germânico dos doppelgangers. Neste caso, o duplo não é maligno, como tivemos neste episódio de 'Arquivo X'. No filme de Kieslowski, as duas jovens, uma polonesa (Veronika) e uma francesa (Véronique), são idênticas em aparência e também em muitos aspectos da sua personalidade. Ambas estudaram música e vivem sozinhas, com os respectivos pais. 
Para a racional Scully o seu duplo maligno é apenas uma 'imagem psíquica que nasceu de uma hostilidade latente'. Enquanto ela usa da Ciência para entender o que está acontecendo, Mulder atribui o comportamento de Chuck e Judy ao caráter maligno de ambos. 
No fim das contas os irmãos gêmeos, Chuck e Judy, acabaram entrando em conflito sobre quem eles deveriam assassinar no final, se o Mulder ou a Scully. E é justamente esse conflito que irá destruí-los. 

E quando Mulder e Scully se viram frente a frente com os seus duplos malignos a maneira como eles reagiram foi completamente diferente. 


O meu amigo eXcer Filipe Dias chamou a atenção para o fato de que a batalha de Scully contra o seu duplo maligno se deu de maneira racional, já que ela é assim. Já o Mulder partiu para a porrada logo de uma vez. 

Aliás, voltamos a ver Mulder e Scully divergindo a respeito do que estava acontecendo. Enquanto Mulder atribuía as ações de Chuck e Judy a uma influência maligna, dizendo que temos o Mal dentro de cada pessoa, Scully adota uma visão racional, científica, dizendo que eles sofrem de algum tipo de transtorno mental.

Assim, também neste aspecto, a respeito da visão conflitante de Mulder e Scully sobre o caso, nós voltamos à 'Arquivo X' da era clássica, das primeiras temporadas. 
Sempre que Scully está correndo algum risco, Mulder abre mão de explicar as suas teorias 'malucas', pois a sua prioridade passa ser a de proteger a parceira e que é, também, a mulher que ele ama. 

Desta maneira, em 'Plus One' tivemos um típico caso de 'Arquivo X', que parece ter misturado elementos de dois episódios antigos: 'Pusher' ('O Instigador', 5X08), um dos melhores episódios independentes da história do seriado (a cena da roleta russa é fantástica) e 'Fight Club' ('Luta de Gêmeos', 7X20) que para mim é o pior episódio da história da série. 


'Plus One' fica no meio do caminho, não sendo nem tão bom quanto um episódio clássico como foi 'O Instigador', mas é bem superior a 'Luta de Gêmeos', sem dúvida alguma. 

Em 'Plus One' também tivemos vários momentos bem humorados. 

Quando conversava com Scully a respeito da investigação que fez sobre Chuck, ele diz que este era um sujeito muito esquisito que mora em uma casa mais esquisita. 

Oras, essa definição pode ser usada para o próprio Mulder, cujo apartamento ou casa em que mora sempre está de pernas para o ar, sendo que ele nunca dorme na cama, mas sim no sofá.
Mulder e Scully entram na residência do advogado de Arkie (Dean). Ele possuía uma imensa coleção de armas de fogo, de espadas e até algumas armaduras. Será que o culto à violência não resulta em mais violência, parece indagar Chris Carter?

Obs2:
 Quem leu o livro 'Agente do Caos', livro oficial da série sobre a adolescência/juventude de Mulder (cuja leitura eu recomendo... é muito bom), sabe a razão dele dormir no sofá. É que sempre que ele entrava no quarto em que dormia ele se lembrava de Samantha, sua irmã que foi sequestrada, motivo pelo qual ele passou a acreditar em alienígenas e decidiu ir trabalhar nos 'Arquivos X'. 


Em outro momento bem humorado vimos o Mulder entrando na casa de Chuck e gritando 'Chuck, você está preso! Solte o lápis!'. Afinal, era com o lápis que ele e a irmã Judy brincavam de forca e escolhiam as suas vítimas, que eram mortas pelo duplo maligno que criavam com o poder mental que possuíam. 

Obs3: Tivemos a abertura do episódio com a frase 'The Truth Is Out There' duplicada, o que é uma referência direta ao tema do episódio. Nos três episódios desta temporada tivemos mudanças nas frases de abertura, sendo que elas não se repetiram em nenhum deles. E todas as frases de abertura estiveram diretamente relacionadas com a trama do episódio. 

Portanto, considero que 'Plus One' foi um ótimo episódio, que retomou características clássicas da série.
Judy em um dos seus momentos de mau humor... Afinal, ela sofre de algum transtorno mental (como diz a Scully) ou possui um lado maligno (como afirma o Mulder)?

Isso mostra que a 11a. temporada está conseguindo um equilíbrio maior entre a necessidade de se promover um atualização da série e a manutenção das características que sempre estiveram presentes em 'Arquivo X'. 


Então, não é à toa que a maioria dos fãs está aprovando a nova temporada e que ela está sendo bastante elogiada mesmo em sites dos EUA. 

Sequência Correta dos Episódios!

Para quem deseja entender as tramas da 10a. e da 11a. temporada, aqui vai a sequência correta em que os episódios devem ser assistidos, que respeita a cronologia dos acontecimentos dos episódios da série:

1) 'Minha Luta 1';
2) 'Home Again';
3) 'Mulder e Scully Meet the Were-Monster';
4) 'Minha Luta 3';
5) 'Babylon';
6) 'Founder's Mutation';
7) 'This';
8) 'Plus One';
9) 'The Lost Art of Forehead Sweat';
10) 'Ghouli';
11) 'Minha Luta 2' (tudo indica que este deve ser o penúltimo episódio da 11a. temporada).
Mulder, encostado na porta, já esperava por Scully. O episódio com que os fãs Shippers tanto sonharam finalmente aconteceu. 

Links:


Podcast do 'Resistência eXcer sobre o episódio:

https://resistenciaexcer.wordpress.com/2018/01/23/15-mais-um-s11e03-arquivo-x/

David Duchovny diz que 11a. temporada terá episódios mais parecidos com os clássicos:

https://observatoriodocinema.bol.uol.com.br/series-e-tv/2018/01/arquivo-x-11a-temporada-e-mais-proxima-dos-episodios-classicos-diz-ator

Vídeo - Trailer do 'Plus One':



Nenhum comentário: