sexta-feira, 31 de agosto de 2018

'Senza Pietà' - Lattuada mostra como o Fascismo e a Guerra destruíram a vida de milhares de mulheres italianas e condena o racismo! - Marcos Doniseti!

'Senza Pietà' - Lattuada mostra como o Fascismo e a Guerra destruíram a vida de milhares de mulheres italianas e condena o racismo! - Marcos Doniseti!
'Senza Pietà': Este ótimo filme Neo-Realista de Alberto Lattuada mostra os efeitos da Segunda Guerra Mundial sobre a população italiana, as mulheres em especial, e também possui uma clara mensagem anti-racista. Federico Fellini participou da elaboração do roteiro. 

O contexto histórico do filme!


A Segunda Guerra Mundial promoveu uma gigantesca destruição pelo mundo inteiro, principalmente na Europa, Ásia e Norte da África. O número total de mortos chegou a 70 milhões, sendo 50 milhões de europeus (27 milhões de soviéticos). Na China morreram mais 15 milhões de pessoas, que foram vítimas dos crimes e atrocidades cometidas pelos japoneses. 

É bom ressaltar que, na época da Segunda Guerra Mundial, a entrada dos EUA no conflito, no continente europeu, resultou no envio de 2,5 milhões de soldados (estadunidenses, britânicos, canadenses, etc) para o Velho Mundo. E é claro que todos estes militares precisavam de alimentos, bebidas, uniformes, cigarros, etc. As Forças Armadas aliadas também levaram milhares de blindados, canhões, aviões, que precisavam ser reparados e abastecidos.

Então, os EUA (que foram o 'Arsenal das Democracias' na Segunda Guerra Mundial) construíram inúmeros depósitos e armazéns com grandes quantidades de produtos guardados. E um dos principais problemas que os Aliados enfrentaram foi o roubo e o desvio de muitos destes produtos (armas, combustíveis, alimentos, cigarros, bebidas, etc). E a trama de 'Senza Pietà' está relacionada justamente com tal fato. 

A história do filme está ligada com atividades criminosas de roubo e contrabando de grande parte destes produtos que os EUA levaram para a Europa na época da Segunda Guerra Mundial, sendo que a localização da trama é a Itália, onde as tropas Aliadas (dos EUA e da Grã-Bretanha, em especial) desembarcaram em Julho de 1943, invadindo a Sicília. Nos meses seguintes as tropas Aliadas foram avançando, expulsando os alemães e, em Junho de 1944, ocuparam Roma. 

Obs1: Fellini, um dos roteiristas do filme, era casado com Giuletta Masina desde 1943. E Carla del Poggio, por sua vez, era casada com o diretor, Alberto Lattuada, desde 1945. Lattuada disse que durante as filmagens os quatro formaram 'um quarteto de amigos inseparáveis'.'
Angela Borghi viaja, de forma clandestina, de Florença para Livorno, onde irá procurar pelo seu irmão (Carlo). 

A conquista do Norte da Itália, por sua vez, somente foi concluída em Abril de 1945, quando Mussolini foi capturado e fuzilado por integrantes da Resistência, levando ao fim da chamada 'República Social Italiana' (República de Saló), que era um governo fantoche controlado pelos nazistas alemães.  


Inúmeros filmes sobre Guerra foram produzidos durante a história, mas um grande número dos mesmos mostrou apenas as batalhas que ocorreram, não levando em consideração o que aconteceu com a população que ficou 'para trás', tentando levar uma vida normal, enquanto trabalhava para colaborar com o esforço de guerra. 

'Senza Pietà', por sua vez, é um filme de guerra onde não vemos nenhuma batalha, pois o que ele mostra são os efeitos da Segunda Guerra Mundial para as pessoas comuns, que ficaram em seus países, tentando levar a vida normalmente. 

Mas os bombardeios dos Aliados sobre as regiões que ainda eram controladas  pelos nazi-fascistas (caso da Toscana, onde se localizam Florença e Livorno) promoveram uma grande destruição e levaram milhares de pessoas a fugir das mesmas. 

E no caso de 'Senza Pietà', as mulheres são as protagonistas desta obra de Alberto Lattuada. Os efeitos catastróficos da Guerra sobre milhares de mulheres italianas são mostrados no filme: 

- Cidades destruídas; 
- Fuga de suas cidades; 
- Famílias destruídas, com a morte ou desaparecimento de seus membros (pais, mães, irmãos, maridos, namorados); 
- Desemprego; 
- Miséria;
- Prostituição. 
Angela e Marcella tornaram-se amigas, sendo que ambas tentavam fugir da vida que levavam. E a atuação das duas atrizes foi excelente. 

A trama do filme!


A personagem principal do filme é Angela Borghi (interpretada pela bela Carla Del Poggio, esposa do diretor Alberto Lattuada). Ela é uma refugiada que está saindo de Florença e volta, de trem (de maneira clandestina), para a sua cidade natal (Livorno), na qual espera encontrar o seu irmão (Carlo Borghi), ao qual não vê há vários anos, em função da Guerra. 

Na viagem de retorno, Angela assiste a um tiroteio envolvendo soldados dos EUA e alguns criminosos, que tentam roubar a carga do caminhão, no qual tínhamos produtos que estavam sendo transportados para Livorno. 

E o conflito ao qual Angela assistiu resultou na fuga de um dos criminosos que tentou roubar o caminhão e em um soldado afro-americano (Jerry Jackson) dos EUA ferido, mas que conseguiu subir no trem e que recebeu ajuda de Angela. 

Porém, Angela foi acusada, pelos militares dos EUA, de ser uma prostituta e por isso ela foi levada para um internato religioso onde estavam centenas de mulheres que também se envolveram nesse tipo de atividade. 

Algumas das internas namoravam soldados dos EUA estacionados em uma base militar nas proximidades e, com a ajuda deles, organizaram uma fuga. Angela foge junto com Marcella, que a leva para um local controlado por Pierluigi (um cafetão e contrabandista que era o 'dono' de Livorno). 

Obs2: Muitas crianças nasceram destes relacionamentos entre soldados dos EUA e a mulheres italianas na época da Segunda Guerra Mundial. 
Jerry e Angela se reencontram e desde o início eles se entenderam muito bem. E o negro Jerry se apaixona pela bela (e branca) jovem italiana, o que era um tema muito polêmico em 1948, quando o filme foi produzido. 

Posteriormente, Angela reencontrou Jerry quando foi procurar por Pierluigi, a fim de pedir ajuda do mesmo para poder encontrar o seu irmão desaparecido. Ela ficou sabendo, mais adiante, que o mesmo tinha trabalhado para Luigi e que havia morrido. 
Assim, solitária e sem outra opção, ela aceitou se encontrar com Jerry à noite. 

Eles saem juntos e se divertem bastante e, desta maneira, Jerry acaba se apaixonando por Angela. Esta simpatiza muito com Jerry e gosta da companhia dele, mas não corresponde à sua paixão. Porém, dali em diante eles estarão sempre juntos e sempre que isso acontece a felicidade de ambos é ilimitada. 

Então, fica a dúvida se ela realmente não o amava. 

Portanto, o filme mostra um assunto que, em 1945, era extremamente polêmico, para dizer o mínimo, que é o romance entre um homem negro e uma mulher branca. Logo, o filme transmite uma mensagem anti-racista explícita, o que foi intencional por parte do seu diretor, Alberto Lattuada, o que ele confirmou posteriormente.

Obs3: Para escrever o roteiro, e a pedido de Alberto Lattuada, os roteiristas Fellini e Pinelli visitaram a região na qual o filme seria rodado (Pinhal do Tombolo), a fim de conhecer a mesma, e para fazer isso eles se disfarçaram de vagabundos. E as filmagens transcorreram lentamente em função da presença de inúmeros grupos criminosos (com os quais foi necessário negociar) e de muitas prostitutas na região. Inclusive, a atriz Carla del Poggio foi confundida com uma delas. 
Pierluigi, de chapéu branco, comanda os negócios ilegais na região de Livorno (contrabando, prostituição).

Obs4:
A música do filme foi composta por Nino Rota e enquanto vemos os créditos de abertura a música que toca neste momento foi criada com base nos Spirituals dos afro-americanos.


Em uma das conversas com Angela, Jerry a informa de que muitos soldados procuram agradar as jovens italianas a fim de conseguir fazer sexo com elas (levando-as para sair, dando chocolate, etc), mas esclarece que este não é o objetivo dele. 

Isso faz com que Angela passe a simpatizar ainda mais com Jerry, pois ela se recusa a se tornar uma prostituta, sonhando em ter uma vida digna, desejando acumular dinheiro para montar uma papelaria. 

Porém, os planos de Angela vão por água abaixo quando Jerry, depois de ser convencido por Pierluigi, acaba se envolvendo no roubo de produtos do Exército dos EUA, pois ele queria juntar dinheiro para viver com ela, por quem se apaixonou, a fim de impedir que ela se voltasse para a prostituição. No entanto, ele acaba sendo preso em função disso. 

Assim, sozinha, sem família e sem ter a quem recorrer, Angela acaba indo exercer a mesma 'profissão' de milhares de outras mulheres italianas, ou seja, a prostituição, passando a ser explorada por Pierluigi. 

Portanto, o filme de Lattuada mostra quais foram os efeitos da Guerra para as mulheres italianas que viram as suas famílias serem destruídas pelo conflito e que, sem outra opção, acabaram se prostituindo a fim de conseguir sobreviver. 
Jerry e Angela, juntos, viveram uma noite muito feliz. 

Obs5:
A região da Toscana foi ocupada militarmente pelas forças Aliadas e, com isso, foram instaladas bases militares com milhares de soldados dos EUA na área. E muitos deles eram negros. E tais soldados, brancos e negros, desviavam grande parte dos produtos armazenados nas proximidades, vendendo-os para contrabandistas locais. E na região também existia tráfico de drogas e muita prostituição, como sempre acontece nas regiões em que temos a instalação de bases militares. Portanto, está mais do que justificada a abertura do filme, no qual vemos um texto que diz que o mesmo procura ser um 'testemunho da verdade'. Mostrar a realidade da Segunda Guerra Mundial e na qual o povo italiano vivia, na época, era o principal objetivo dos cineastas Neo-Realistas. 


Apesar de ser explorada por Pierluigi, o cafetão que domina as boates da região, Angela não tem medo de enfrentá-lo, o que chama a atenção do chefão. Pierluigi chega a lhe dizer que fica preocupado com ela quando não a vê, temendo que algo ruim aconteça para Angela. 

Pierluigi vai começar a vigiar os passos dela, como se estivesse com ciúmes, e no andamento do filme ficará claro que ele acabará se apaixonando por Angela. Esta, por sua vez, demonstra preocupação com as outras mulheres que trabalham como prostitutas e que são exploradas por Pierluigi. Ela implora para que ele ajude Dina, uma das prostitutas, mas o mesmo se recusa, e a mesma termina por cometer suicídio. 

Enquanto isso, Marcella se prepara para ir embora da Itália, pois ela conseguiu reunir dinheiro suficiente para viajar aos EUA, junto com um soldado (Jack) que desertou do Exército estadunidense. 

Obs6: No ano anterior à produção de 'Senza Pietà', um outro filme ('Paradiso Nero', dirigido Giorgio Ferroni) havia sido realizado na mesma região (Pinhal do Tombolo). E o ator John Kitzmiller, que interpretou o Jerry neste filme de Lattuada, participou do mesmo. 
Pierluigi é um 'chefão' impiedoso, que é capaz de matar qualquer pessoa, mas ele acaba se apaixonando por Angela, que é uma mulher de personalidade forte, sendo a única que tem coragem de enfrentá-lo. 

Esse era o sonho de muitas mulheres italianas, ou seja, abandonar aquela vida de exploração e de miséria em que estavam. Porém, não eram todas que conseguiam e algumas acabavam tendo o mesmo destino de Dina, ou seja, a morte. 


Angela reencontra Jerry, que conseguiu fugir da prisão militar, e conta que Pierluigi está indo comprar produtos de um capitão argentino de um navio, um contrabandista, no valor de quatro milhões de Liras (cerca de US$ 6.700). Jerry lhe diz que ele não é um ladrão, que sempre trabalhou, mas foi a vida que o levou a agir daquela maneira, dizendo que o mundo é mau. 

E depois que Angela chorou ao lhe dizer que não havia nascido para ter uma vida daquelas, como prostituta, vida esta que ela odiava, Jerry fala que eles devem ficar juntos para sempre, dizendo que eles devem ir embora para os EUA. Angela concorda, pois não tem mais ninguém no mundo que lhe deseje bem, apenas Jerry. 

Para que isso se torno possível, Jerry decide roubar Pierluigi, apesar de Angela implorar para que ele não faça isso, pois teme pela sua vida. Ele rouba o dinheiro e a encontra em uma igreja, perto da praia. 

Porém, Pierluigi e o capitão argentino vão até o local e Angela acaba morrendo ao se colocar na frente de Jerry quando um dos capangas de Pierluigi atirou no mesmo. 

Neste momento, quando Angela morre, Pierluigi abaixa a cabeça, triste com a morte da mulher pela qual se apaixonou. Jerry a leva embora, de caminhão, e joga o mesmo na ribanceira, morrendo junto com a mulher que amava, pois desejava ficar junto com ela para sempre, tal como lhe havia prometido. 

Assim, o filme transmite uma mensagem final triste e melancólico, numa época em que a maioria dos filmes procurava passar uma mensagem de esperança.

Obs7: O filme foi a décima primeira bilheteria na Itália e fez bastante sucesso na Europa, em países como França e Alemanha. Já nos EUA o romance entre um negro e uma branca não foi bem recebido. 
Jerry prometeu que ficaria junto, com Angela, para sempre. E cumpriu. 

Informações Adicionais:

Título: Senza Pietà (Sem Piedade);
Diretor: Alberto Lattuada;
Roteiro: Federico Fellini; Tullio Pinelli; Alberto Lattuada; 
Gênero: Drama; Guerra; Duração: 86 minutos;
País de Produção: Itália; Ano de Produção: 1948;
Música: Nino Rota; Fotografia: Aldo Tonti;
Elenco: Carla Del Poggio (Angela Borghi); John Kitzmiller (Jerry Jackson); Giuletta Masina (Marcella); Folco Lulli (Giacomo); Pierre Claudé (Pierluigi).
Prêmio: Giuletta Masina foi escolhida como Melhor Atriz Coadjuvante pelo Sindicato Nacional de Críticos Italianos.

Links:

Informações sobre o filme:

https://it.wikipedia.org/wiki/Senza_piet%C3%A0_(film_1948)

Informações sobre o filme no IMDB:

https://www.imdb.com/title/tt0040773/?ref_=nv_sr_1

Vídeo - Trecho do Filme:

Nenhum comentário: