domingo, 14 de janeiro de 2018

'Arquivo X' - Em "This" a nova Mitologia da série mergulha no universo Cyberpunk! - Marcos Doniseti!

'Arquivo X' - Em "This" a nova Mitologia da série mergulha no universo Cyberpunk! - Marcos Doniseti!
'Arquivo X': Na 11a. temporada a Mitologia da série mergulhou com tudo no universo Cyberpunk. A foto de divulgação da nova temporada possui uma clara ligação com o clássico filme 'Matrix'.
O ótimo episódio 'This' (11X02)!

Na 11a. temporada a nova Conspiração Mitológica de 'Arquivo X' mergulhou no universo Cyperpunk, o que ficou bem claro neste ótimo segundo episódio, que foi 'This' ('Isto'; 11X02).


Isso mostra que o Chris Carter, criador e produtor executivo da série, não estava brincando quando afirmou, antes da 10a. temporada ser exibida, que 'Arquivo X' passaria por um processo de atualização.

Vários sites estrangeiros elogiaram muito este segundo episódio da 11a. temporada ('This'), dando boas notas para o mesmo, o que foi o caso do 'Den of Geek', por exemplo.

As (os) shippers também devem ter gostado do episódio, pois viram Mulder e Scully juntos o tempo inteiro. Mas penso que isso foi usado na dose certa, sem exageros.

Eu gostei muito do 'This', que lembrou as primeiras temporadas da série, com os elementos clássicos reunidos: Escuridão, Conspiração, Ação, Humor (as piadas sobre Frohike, sanduíche de ET e algemas foram ótimas), tudo muito equilibrado.
Imagem de divulgação de 'Matrix', filme dos irmãos Wachowski que alcançou sucesso mundial e divulgou a subcultura Cyberpunk. Um livro de William Gibson (Neuromancer) serviu de inspiração para o mesmo. 

Esta 11a. temporada tem muito mais cenas de ação e de tiroteios do que estamos acostumados na série.
 Em 'My Struggle 3' tivemos a cena de perseguição de carro, uma tentativa de assassinato da Scully e o Mulder eliminando o agente enviado pelo Mr. Y para matar a Scully.

No episódio 'This' (11X02) também ocorreu muita ação, com dois tiroteios no início e com Mulder e Scully lutando contra vários inimigos no edifício da 'Titanpointe'. Uma cena bacana foi quando Mulder é levado preso, pelo agente de Erika Price, mas a Scully escapa. Um grandalhão vai atrás dela e a porta se fecha, ouvimos barulho de luta e a Scully sai intacta. A baixinha bateu no grandalhão... 

Briga com a Scully, briga... Coragem é o que nunca faltou para ela. 

Obs1: Alguns fãs disseram que isso seria inverossímil, mas eles se esquecem de que a Scully é híbrida e, como tal, ela é muito mais forte e resistente do que os seres humanos normais. Em vários episódios da série isso foi mostrado: 'Jogo de Gato e Rato' (1X24), por exemplo.

Assim, as cenas de ação estão muito mais presentes nesta temporada. Entendo que isso faz parte da atualização do seriado, sem dúvida alguma, que Chris Carter avisou, ainda antes da estreia da 10a. temporada, que iria acontecer.
Computador mostrado no episódio 'Ghost in the Machine' (1X07): O software do mesmo desenvolveu uma forma de inteligência artificial e passou a agir por conta própria, chegando a cometer vários assassinatos.

Também tivemos várias piadas e brincadeiras durante o episódio, enquanto que o Skinner voltou a ser um personagem ambíguo no seriado. 

Ele voltou a ser aquele personagem que pisava em brasas,graças ao acordo que fez com Canceroso em 'Minha Luta 3', tornando-se um personagem muito semelhante às primeiras temporadas, quando ele tentava ajudar Mulder e Scully, mas tinha que tomar cuidado com os superiores, que estavam envolvidos com o Canceroso e com o Sindicato, e pelos quais era pressionado. 

Na época, o Canceroso entrava e saía do escritório de Skinner o tempo inteiro e, é claro, que ele fazia isso para pressionar Skinner. E agora voltamos a ter uma situação semelhante na série. 

Também vimos uma citação, feita pelo Skinner, a respeito de um conflito entre o Poder Executivo (ou seja, o Presidente dos EUA) e o FBI. Esta é uma referência a Trump, mas este não é citado, para não prejudicar a linha temporal dos acontecimentos da nova 'Mitologia Cyberpunk' do seriado. 

E vimos que a ação militar contra Mulder e Scully foi responsabilidade de uma empresa privada chamada 'Purlieu Services', que é uma agência secreta particular dos EUA com sede em Moscou. E a líder da 'Purlieu Services' é Erika Price, do 'novo' Sindicato, que parece que irá rivalizar com o Canceroso na condição de Vilã da série. 

Também tivemos referências a um dos meus personagens preferidos da história dos 'Arquivos X', que foi o 'Garganta Profunda'. 
Cena do episódio 'Kill Switch' (5X11) que se inspirou em 'Laranja Mecânica', clássico Sci-Fi de 1971 dirigido por Stanley Kubrick.

Aliás, é bom chamar a atenção para o nome dele, Ronald Pakula, que é uma referência ao cineasta Alan J. Pakula, que dirigiu um clássico do cinema político dos anos 1970 ('Todos os Homens do Presidente'), a respeito do escândalo de Watergate, que exerceu uma grande influência sobre Chris Carter.


O edifício em que os membros do Sindicato se reuniam ficava no complexo de edifícios Watergate e o Garganta Profunda foi o codinome usado por um agente do FBI (Mark Felt, ex-Vice Diretor do FBI), que passava informações a respeito do escândalo para um dos jornalistas do 'The Washington Post' (Bob Woodward) que investigaram o caso, que resultou na renúncia de Richard Nixon em 1974.

E ainda tivemos a participação de um dos saudosos 'Pistoleiros Solitários', o Langly, que passou a viver em uma realidade virtual. 

Assim, o episódio foi como um bolo que tem a quantidade certa de cada ingrediente: Humor, Conspiração, Mistério, Política, História, Mitologia, Shipperismo...

E fica claro que a trama de 'Arquivo X' passou por uma significativa atualização, mostrando a privatização das Guerras e Conspirações que ocorreu nos EUA depois dos atentados de 11/09/2001, bem como conectou a nova Mitologia com a subcultura Cyberpunk, que desfruta de grande popularidade na cultura Pop atual (vide o retorno de 'Blade Runner', por exemplo).
Cena do filme 'Laranja Mecânica', de Stanley Kubrick, produção de 1071. 

Este ótimo episódio também teve uma trilha sonora de arrebentar, com o grande Ramones tocando 'California Sun'. 


Hey, Ho, Let's Go!


'Arquivo X' e a Privatização das Guerras e das Conspirações!

Nos EUA nós tivemos, a partir do 11/09/2001, durante o governo de Bush Jr, uma privatização e terceirização das guerras e dos serviços secretos. Assim, atualmente, existem centenas de empresas privadas que atuam no setor, que movimenta centenas de bilhões de dólares anualmente. 

Assim, no episódio, Skinner cita a empresa Blackwater, que atuou intensamente nas Guerras do Iraque e do Afeganistão. 

Tudo isso, de fato, aconteceu. 

Skinner também diz que, antigamente, eles sabiam que forças obscuras do Governo estavam envolvidas nas Conspirações, mas que, agora, nunca se sabe de onde vem os assassinos, quem comanda as Conspirações. Ele diz também que os mais diferentes e variados serviços secretos e agências de inteligência tentam destronar umas as outras. 

Obs2: O livro 'Blackwater - A Ascensão do Exército Mercenário mais poderoso do Mundo', de Jeremy Scahill, mostra que ocorreu uma privatização das Guerras por parte dos EUA. Cerca de 160 mil mercenários lutaram pelos EUA na Guerra do Iraque, contra 180 mil soldados das Forças Armadas. 
Cena do primeiro filme 'Blade Runner', produção de 1982 e que se baseou em livro clássico de Philip K. Dick (Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?). 

Também vimos que ocorreu uma d
igitalização do conteúdo dos 'Arquivos X', permitindo que o seu conteúdo pudesse ser consultado por todas as agências secretas (públicas e privadas) que trabalham para o governo dos EUA. 

Assim, o que antes era motivo de riso e de piada no FBI e nos serviços de Inteligência, com o Mulder sendo chamado de ‘Spooky’ ('Esquisito'), agora é tido como um trabalho sério e respeitável, que merece ser consultado por todos do Serviço Secreto (público e privado). 

Logo, vimos que estes serviços secretos, públicos e privados, querem se apossar dos conhecimentos acumulados nos 'Arquivos X' a respeito de telecinese e poder mental para levar adiante os seus planos e conspirações. 

Durante as temporadas anteriores, nós tivemos vários episódios sobre estes temas, tais como: 

1) ‘Via Negativa’ (8X07), sobre Antony Tipet; 
2) 'Em Busca da Verdade' (4X24) e 'O Princípio' (6X01), a respeito de Gibson Praise. 

E também não podemos esquecer que o William possui muitos poderes, conseguindo até mesmo se comunicar mentalmente com a Scully, como vimos que aconteceu em 'Minha Luta 3' (11X01).
Imagem do novo filme 'Blade Runner 2049', que é ligado ao universo da subcultura Cyberpunk, com a qual a nova Mitologia de 'Arquivo X' está relacionada. 

Tais assuntos também foram citados em ‘My Struggle 3’ (11X01), no qual a Dra. Joyet afirma que já tratou pacientes que foram submetidos a experiências secretas, em projetos de controle da mente, tal como o 'MK Ultra' da CIA (este projeto também foi citado em 'Via Negativa' (8X07) e outras experiências levadas adiantes pela CIA, DARPA (departamento de pesquisas do Pentágono, onde o Canceroso fez a cirurgia de transfusão do material genético do Mulder para ele; ver 'A Sexta Extinção: Amor Fati', 7X02). 

E fica claro que o ‘novo’ Sindicato possui um caráter privado e não mais estatal. 

Não podemos esquecer que o antigo Sindicato era formado por altos funcionários dos governos dos principais países do Mundo (EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido). Não havia agências privadas secretas envolvidas nas tramas tradicionais do seriado, que foram desenvolvidas entre a primeira e a nona temporadas.  

O relacionamento entre Mulder e Scully!

Um aspecto interessante deste ótimo episódio é que Mulder e Scully apareceram juntos praticamente durante todo o episódio e tudo indica que eles estão morando juntos. As shippers devem ter adorando esse episódio, com certeza, que deverá se tornar 'cult' para elas, tal como aconteceu com 'Bad Blood' ('Vampiros', 5X12).  

No episódio também tivemos várias piadas e brincadeiras, que ocorreram o tempo inteiro, entre Mulder e Scully. 
Mulder e Scully dormindo no sofá... Eles estão morando juntos novamente? Não. Mas eles passam algumas noites juntos, sim. E a Scully, que era tão certinha antigamente, adaptou-se ao jeito desleixado de Mulder.

A brincadeira mais bacana, feita por Scully, foi sobre o desempenho do Mulder quando ele está algemado. Também tivemos uma ótima piada sobre Frohike, que segundo a Scully já teria nascido com 57 anos, e a respeito do 'sanduíche de ET'. 

Além disso, também tivemos várias referências no episódio, como aquela a respeito do filme ‘O Silêncio dos Inocentes’, quando Scully diz ao jovem agente do FBI que Mulder é um psicopata igual ao Hannibal Lecter. 

Obs3: É bom lembrar que a agente do FBI Clarice Starling serviu de modelo para a criação da Scully e que também já tivemos referências ao filme 'O Silêncio dos Inocentes' em episódios antigos, tal como ocorreu em 'O Jogo de Gato e Rato' (1X24) e em ‘The Truth' (9X20). Chris Carter decidiu colocar o Mulder e Scully para trabalhar como agentes do FBI graças ao filme. 

A nova Mitologia de 'Arquivo X' mergulha no universo Cyberpunk!

A foto promocional da 11a. temporada já apontava para essa simulação de realidade virtual (uma Matrix?) que vimos em 'This' e que está relacionada às Conspirações lideradas pelo Canceroso e por Erika Price.

O episódio 'This' mergulhou a Mitologia desta 10/11a. temporada de 'Arquivo X no universo Cyberpunk. Daí essa imagem de divulgação da série nesta temporada lembrar tanto a do filme 'Matrix'. 

E isso não é mera coincidência.
Mesmo depois de morto, Langly entra em contato com Mulder e Scully. Como isso é possível? A existência de um mundo virtual criado por Erika Price explica isso. 

Em 'This' nós temos referências a três episódios anteriores da série que, de alguma maneira, estão relacionados a essa nova Mitologia Cyberpunk de 'Arquivo X', que são: 'O Fantasma da Máquina' (1X07), 'Vivendo no Ciberespaço' (5X11) e 'O Mundo Virtual' (7X13). 


A referência a 'O Fantasma da Máquina' em 'This' se dá quando Mulder e Scully tem que subir, pela escada, até o 29o. andar do edifício Titanpointe, onde se localizam os simuladores que criam uma vida virtual e aos quais eles desejam destruir. Em 'O Fantasma da Máquina', Mulder e Scully também tiveram que subir pela escada, até o mesmo 29o. andar, a fim de tentar destruir o software de Inteligência Artificial que passou a agir por conta própria. 

No caso de 'Vivendo no Ciberespaço' (5X11), a referência em 'This' se dá quando o líder do grupo paramilitar russo, que invadiu a residência de Mulder, usa a expressão 'Kill Switch', que é o nome original do episódio da 5a. temporada. 

E no caso de 'Fisrt Person Shooter' ('O Mundo Virtual', 7X13) temos uma referência bem humorada em 'This', quando Mulder põe o dedo na boca, tirando um sarro do agente do FBI que pensou que poderia ter alguma chance com a Scully. Em 'O Mundo Virtual', Mulder põe a mão na boca quando vai a interrogar a extremamente sexy Jade Blue Afterglow (Maitreya, a assassina do jogo de videogame). 

E da mesma maneira que Scully não deu chance alguma para o jovem agente do FBI, em 'First Person Shooter', a mesma Scully tratou de eliminar Maitreya, mostrando para Mulder quem é que manda ali. 
O agente russo (Comandante Al) que trabalha para Erika Price, que comanda um empresa privada (Perlu) que atua na área de Inteligência. Foi ele que usou a expressão 'Kill Switch', que é uma referência ao episódio da 5a. temporada da série.

Em termos de trama, o ótimo 'This' ('Isto'), segundo episódio da 11a. temporada de 'Arquivo X', é claramente uma continuação de 'Kill Switch' ('Vivendo no Ciberespaço', 5X11), ao qual tivemos uma referência no início, quando o líder do grupo paramilitar que invadiu a casa de Mulder e Scully usou a expressão.

E "This" também está relacionado ao episódio 'First Person Shooter' ('O Mundo Virtual', 7X13), no qual um jogo de videogame ganha vida própria, fugindo ao controle dos seus criadores, que é um tema antigo e clássico da Ficção Científica (vide 'Frankestein', de Mary Shelley).

Em 'First Person Shooter' ('O Mundo Virtual'; 7X13), uma personagem do game (a sexy Maitreya) passa a cometer crimes que acabam resultando na morte dos participantes do jogo no mundo real (os jogadores Retro e Darryl Musashi morreram desta maneira). 

Assim, o que acontece no mundo virtual acaba ocorrendo também no mundo real, eliminando-se as fronteiras que existiam anteriormente entre os dois universos (real e virtual). 

Uma das criadoras do game (Phoebe) decide destruir o mesmo quando as vidas de Mulder e Scully estão em perigo, porque eles entraram no jogo e suas chances de continuar vivos vão diminuindo a cada etapa do game que eles conseguem superar. 
Skinner encontra-se com Mulder e Scully na escuridão, o que é um sinal de que o personagem está em uma situação complicada depois que se aliou ao Canceroso, com o objetivo de ajudar o Fumacinha a encontrar William, o filho de Mulder (sim, dele...) e de Scully.

No fim, o jogo literalmente 'ressuscita', com a Scully tornando-se a nova 'Exterminadora' do game, substituindo a Maitreya. E o outro criador do jogo (Ivan) fica todo feliz pois sabe que irá faturar milhões de dólares com a venda do game. 


Enquanto isso, o episódio 'Vivendo no Ciberespaço' ('Kill Switch', 5X11), por sua vez, trata do tema da Inteligência Artificial, que já havia aparecido na série em 'O Fantasma da Máquina' (1X07). 

Em 'Kill Switch' ('Vivendo no Ciberespaço', 5X11), um vírus criado por um gênio da Internet (Donald Gelman) é colocado no mundo virtual, desenvolve inteligência e ganha vida própria, tentando eliminar aqueles que ameaçam a sua existência, como foi o caso do Mulder, por exemplo. 

No episódio, temos um casal de namorados (David e Invisigoth) que acabam se unindo no mundo virtual (pelo menos isso fica sugerido no final). E o Vírus Inteligente continua ativo quando o episódio termina. 

Uma história parecida com esta já havia sido mostrada em 'O Fantasma da Máquina' (1X07), no qual um programa de computador criado por um jovem gênio chamado Brad Wilczek desenvolve inteligência artificial e passa a agir de maneira independente e também comete vários crimes para se proteger daqueles que ameaçam a sua existência. 
John Fitzgerald Byers recebeu esse nome porque nasceu no mesmo dia em que o Presidente John F. Kennedy foi assassinado (22/11/1963).

Brad Wilczek, por sugestão de Mulder, desenvolve um vírus que é introduzido no computador para tentar destruir o software inteligente (a respeito do qual o Departamento de Defesa tem um grande interesse), mas o mesmo também acaba 'ressuscitando' no final. 


Assim, os episódios 'Vivendo no Ciberespaço' (5X11) e 'This' (11X02) tem como tema a possibilidade de continuar a existir vida humana inteligente em uma realidade virtual. E os episódios 'O Fantasma da Máquina' (1X07) e 'O Mundo Virtual' (7X13) tratam da possibilidade de que o ser humano perca o controle sobre a sua criação (a realidade virtual), por meio do desenvolvimento de uma Inteligência Artificial que venha a superá-lo.

Obs4: Os roteiros de 'Vivendo no Ciberespaço' (5X11) e 'O Mundo Virtual' (7X13) foram escritos por Tom Maddox e William Gibson. Este último é um dos mais geniais escritores de Sci-Fi da história, sendo também um dos grandes responsáveis pela popularização da subcultura Cyberpunk.
Mulder e Scully no cemitério de Arlington (Virgínia), onde os Pistoleiros Solitários foram enterrados. Eles acabam encontrando o local em que o Garganta Profunda foi enterrado. 

Em 'Kil Switch' ('Vivendo no Ciberespaço', 5X11) nós também temos uma cena (na qual o Mulder é preso pelo software) que é uma clara referência a um outro clássico da Ficção Científica, que é 'Laranja Mecânica', de Stanley Kubrick. Nela, o Mulder é preso por uma máquina comandada pelo Vírus Inteligente e fica com os seus olhos esticados. 


Logo, a possibilidade de existir vida humana em uma realidade virtual e de alguma maneira de Inteligência Artificial assumir o controle da realidade é um tema central desta nova Mitologia de 'Arquivo X', conectando a mesma com a cultura Cyberpunk. 

Em 'This' (11X02) também vimos que é o 'novo' Sindicato, comandado por Erika Price, que está por trás desse plano, de fazer a Humanidade continuar existindo no mundo virtual. 

Para este 'novo' Sindicato (bem como para o Canceroso), a Humanidade está, literalmente, cometendo suicídio, levando adiante um processo de autodestruição da Civilização e de destruição da Natureza, promovendo o esgotamento dos recursos naturais do planeta, o que irá provocar a um colapso das condições climáticas que permitem a continuidade da existência humana no planeta.

Nestas condições, a continuidade da vida humana na Terra irá se tornar inteiramente inviável e isso obrigará os seres humanos a procurar por uma alternativa. 
Mulder e Scully comem um pão delicioso... Ela diz que comeria o pão mesmo que ele fosse feito com bumbum de ET... Esta foi uma das brincadeiras que tivemos no episódio. O humor sempre esteve presente na série. 

É nestas circunstâncias que aparecem dois grandes grupos que apresentam soluções diferentes para garantir a continuidade da vida humana, que são o Canceroso e o 'novo' Sindicato (liderado por Erika Price): 


1) O Canceroso quer, digamos, antecipar o Apocalipse, 'adiantando o relógio' do mesmo, tal como ele disse para o Mulder (em 'Minha Luta 1'), promovendo uma Pandemia que levará ao extermínio da Humanidade. 

Com isso, a Terra passaria a ter uma população humana pouco numerosa, permitindo que o planeta pudesse se recuperar da devastação promovida pelos seres humanos.

E é claro que o Canceroso comandaria essa nova Humanidade, tornando-se o novo Deus da mesma;

2) Já o 'novo' Sindicato, liderado por Erika Price (que é a número 1 desta nova organização) apresentou um plano alternativo ao do Canceroso.

Em 'Minha Luta 3' (11X01), cuja trama é anterior à do episódio 'Babylon' (10X04), , vimos que Erika e Mr. Y falaram para o Mulder que o objetivo deles é salvar toda a Humanidade, todos os 7 bilhões de pessoas, levando todos para continuar suas vidas no Espaço Sideral. 
Edificio 'Titanpointe', onde se localiza o simulador virtual do novo 'Sindicato' que é liderado por Erika Price. 

Logo, os seres humanos passariam a viver em 'Esferas de Dyson'. 


Naquele episódio, vimos que Mulder duvidou, e com total razão, da viabilidade de tal plano. Afinal, como seria possível levar 7 bilhões de pessoas para o Espaço Sideral? Sem chance. 

No entanto, foi somente em 'This' (11X02) que tomamos conhecimento dos detalhes de tal plano, com a Erika dizendo para o Mulder que ela e o Mr. Y querem fazer com que a vida humana tenha continuidade no mundo virtual. 

Assim, as pessoas abririam mão da sua existência física e passariam a continuar as suas vidas no mundo virtual. Tal plano é, segundo Erika Price, perfeitamente viável, sendo que a tecnologia que ela e o 'novo' Sindicato dominam já permitem 'subir' uma pessoa para viver neste mundo virtual simplesmente quando as mesmas estiverem usando os seus celulares.

Já pensou que bacana? Você está usando o celular e, pimba, morre fisicamente e passa a viver no mundo virtual sem ao mesmo ter chance de evitar que isso aconteça. 

Afinal, qual dos dois planos é o mais cruel? 
Skinner voltou a ser um personagem mais distante de Mulder e Scully, pois se aliou ao Canceroso, assumindo um caráter mais ambíguo. Mesmo assim ele ajuda aos dois em suas investigações.

Será que é o plano do Canceroso, que inicia uma Pandemia que irá exterminar a Humanidade, e somente os híbridos que tiverem acesso à imunidade que ele oferece irão sobreviver no novo Mundo que deseja criar, ou então é plano de Erika Price, que deseja promover a eliminação física dos seres humanos, levando-os a viver no mundo virtual em 'Esferas de Dyson' no Espaço Sideral? 


A disputa é difícil.

Além disso, existe a possibilidade de que esta nova Humanidade Virtual venha a ser controlada por algum tipo de Inteligência Artificial que poderá vir a se desenvolver na mesma. 

Afinal, isso já aconteceu em 'O Fantasma da Máquina' (1X07) e no 'O Mundo Virtual' (7X13). Nestes dois episódios, uma forma de Inteligência Artificial assumiu o controle e passou a controlar os seres humanos.

Porém, caso venha a acontecer, teríamos uma clara diferença entre a 'Matrix' original (que vimos nos filmes dos irmãos Wachowski) e essa Humanidade Virtual que o 'novo' Sindicato pretende criar. Na 'Matrix' dos filmes os seres humanos eram apenas corpos físicos que geravam energia para sustentar um mundo controlado pelas Máquinas. 
A Dra. Karah Hamby era namorada de Langly. Quando morressem eles planejavam continuar vivendo no mundo virtual, onde tudo seria maravilhoso. Mas as promessas feitas aos dois não foram cumpridas. 

E agora, nessa possível 'Matrix', que poderia vir a surgir nesta nova Mitologia Cyberpunk de 'Arquivo X', a Humanidade
 passaria a existir (virtualmente) em um tipo de 'Matrix', mas que seria controlada não por Máquinas (como vimos nos filmes dos irmãos Wachowski), mas por algum tipo de Inteligência Artificial (tal como ocorreu em 'O Fantasma da Máquina' e 'O Mundo Virtual'). 

Logo, em 'Arquivo X' essa 'Matrix' controlada por IA poderia vir a surgir porque a humanidade seria devastada pela Conspiração do Canceroso (a Pandemia do 'Vírus Espartano' que vimos em 'Minha Luta 2') e porque a Erika Price quer levar os seres humanos sobreviventes para continuar as suas vidas no Mundo Virtual que ela e o 'novo' Sindicato criaram.

Será que Chris Carter seguirá por esse caminho? Ou então, os heróis de 'Arquivo X' (Mulder e Scully) conseguirão destruir os dois malignos planos, o do Canceroso e o de Erika Price?

Não sabemos, mas é possível concluir que Chris Carter não estava brincando quando disse, antes da estreia da 10a. temporada, que ele iria atualizar os temas que seriam trabalhados em 'Arquivo X'. 
No início, Langly diz que no mundo virtual tudo é lindo... Os Ramones não brigam e o New England Patriots não ganha nenhum SuperBowl. Mas depois ele diz que a vida no simulador é um inferno e que eles são meros escravos digitais que tem que trabalhar para uma Elite que a tudo domina.

O segundo episódio da 11a. temporada foi, de fato, o primeiro!


Para poder compreender essa nova 'Mitologia Cyberpunk' da série, é fundamental saber qual é a sequência correta de exibição dos episódios, que é a seguinte: 

1) 'My Struggle 1'; Mulder fica sabendo da nova Conspiração Global, que não envolve Aliens, mas apenas humanos. Sua crença em fenômenos paranormais e, especialmente, em uma Conspiração Alienígena, é fortemente abalada;

2) 'Home Again'; Episódio em que Mulder ainda está cético sobre fenômenos paranormais, em função das informações que lhes foram passadas por Tad O'Malley e pelo médico que resgatou o ET em Roswell (ver 'Minha Luta 1');

3) 'Mulder e Scully encontram o Monstro': Mulder recupera a sua crença nos fenômenos paranormais, mas sem incluir os Aliens Conspiradores entre as mesmas. Ele passa a acreditar que a ideia de Conspiração Alienígena, para dominar a Terra, era apenas uma 'cortina de fumaça' para esconder planos ainda mais tenebrosos e que são comandados por humanos. Ele continua acreditando na existência de Aliens, mas não os culpa mais pelas Conspirações que visavam exterminar a Humanidade; 

4) 'Babylon'; Einstein e Miller conhecem Mulder e Scully e vão trabalhar junto com eles pela primeira vez;

5) 'Founder's Mutation'; Episódio Mitológico, que aponta para algumas conexões com as Mitologias e Conspirações da série, mas sem que tenha sido explicado até o momento. Skinner ainda tem um bom relacionamento com Mulder e Scully;

6) 'My Struggle 3': Miller e Einstein ajudam Scully e a levam para o hospital (eles puderam identificá-la por meio da pulseira do hospital que ela usava), mas eles ainda não a conheciam (esse episódio mostra a versão do Canceroso, que talvez não soubesse que eles trabalharam com Mulder e Scully em 'Babylon'). William envia visões para a Scully sobre a futura Pandemia comandada pelo Canceroso. Mulder e Einstein estão saudáveis, pois o Canceroso ainda não espalhou o 'Vírus Espartano'. Skinner faz um acordo com o Canceroso, o que leva Mulder e Scully a se distanciarem dele, o que ficou claro em 'This'. 
Erika Price lidera o 'novo' Sindicato, que planeja eliminar a vida humana física e levar os sobreviventes para continuar existindo em um mundo virtual. 

Muito provavelmente os fatos mostrados neste episódio estão conectados com a Mitologia Cyberpunk desta nova temporada, mas ainda não sabemos como tal conexão será feita; 


7) 'This': Episódio que está ligado à nova Conspiração da 10a/11a. temporadas, que se conectou com a subcultura Cyperpunk, que já havia sido mostrada em episódios da 5a, temporada ('Vivendo no Ciberespaço', 5X11) e da 7a. temporada ('O Mundo Virtual', 7X13). 

Erika Price, principal líder do 'novo' Sindicato, planeja a eliminação física dos seres humanos, que passariam a viver em uma Realidade Virtual simulada em computadores. Para garantir a continuidade dessa nova Humanidade Virtual, todos os simuladores seriam levados para o Espaço Sideral, passando a existir em 'Esferas de Dyson'.
Scully em frente ao simulador virtual. 

Como vimos em 'This', o ex-Pistoleiro Solitário Langly já está lá, vivendo no Mundo Virtual, mas odiou tudo o que vivencia no mesmo e pede para que Mulder e Scully lutem contra tais planos e os destruam. 


Mulder e Scully deixam claro que continuarão com essa luta. Esse é o destino deles. 

Até mesmo o nome destes episódios da nova Mitologia ('My Struggle') referem-se a Mulder e Scully.

Afinal, nós temos: My (Mulder) e Struggle (Scully). 

Logo, Minha Luta é igual a Mulder + Scully;

8) 'My Struggle 2': Início da Pandemia; Mulder e Einstein ficam doentes; Scully e Einstein descobrem uma cura para interromper a Pandemia; Mulder fica à beira da morte. Somente as células-tronco do filho (William) poderá salvá-lo. Mas ele tem um meio-irmão (Jeffrey Spender) e, talvez, as células-tronco do mesmo poderão vir a salvar Mulder. 

Este deve ser o penúltimo episódio da temporada, de fato, e aquela cena final em que Scully, Mulder e Miller aparecem na ponte deve ser, com certeza, algo que já está bem próximo do final desta Mitologia. 

Tudo indica que somente o último episódio da 11a. temporada deverá mostrar fatos posteriores aqueles que vimos em 'Minha Luta 2'.
Scully tenta destruir o simulador virtual em que Langly está preso. Mas tudo indica que isso não resolveu nada, pois os simuladores sumiram, e os planos de Erika Price continuarão a ser levados adiante.

Como essa 'Mitologia Cyberpunk' irá terminar?


É praticamente impossível saber o que o Chris Carter prepara para os outros oito episódios da 11a. temporada e de que maneira eles estarão conectados com essa nova Mitologia Cyberpunk do seriado. 

Parece que Chris Carter sempre tem alguma carta escondida na manga e, daí, muda o rumo da história, como ele fez em 'This' (11X02). 

Mas que ele conectou a Mitologia da série, nesta temporada, com o universo da subcultura Cyberpunk, ah, isso ele fez, sim.

Audiência!

Audiência do Episódio: 1.0/4 (público entre 18 e 49 anos); 3.890.000 espectadores (1.300.000 a menos do que na estreia). 

Tudo indica que esta será, mesmo, a última temporada de 'Arquivo X', infelizmente, pois ela está muito boa. 

Nota do Episódio: 10.
No episódio 'First Person Shooter' (7X13), escrito por William Gibson, uma personagem de um jogo de videogame (Maitreya) participa de combates no mundo virtual. E as vítimas passam a morrer no mundo real, eliminando as fronteiras entre os dois mundos. Será este o futuro da 'Mitologia Cyberpunk' desta temporada de 'Arquivo X'?
Links:

O que diabos é Cyberpunk?

https://cyberpunkbrazil.wordpress.com/2014/05/04/o-que-diabos-e-cyberpunk/

O que é Cyberpunk?

http://www.momentumsaga.com/2012/09/o-que-e-cyberpunk.html

Androides já conversam e andam, mas ainda não tem consciência:

https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2017/11/23/androides-ja-conversam-e-andam-mas-ainda-falta-consciencia.htm

O que são 'Esferas de Dyson':

https://pt.wikipedia.org/wiki/Esfera_de_Dyson

Conheça Mark Felt, o verdadeiro 'Garganta Profunda' do escândalo de Watergate:

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL928940-5602,00-MORRE+MARK+FELT+O+GARGANTA+PROFUNDA+DO+CASO+WATERGATE.html

Filiperama: Filipe Dias comenta sobre o episódio 'This' em seu canal no Youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=rxZbbJHGRqE

Podcast do Resistência eXcer sobre o episódio:

https://resistenciaexcer.wordpress.com/2018/01/16/14-isto-s11e02/
'Neuromancer', de William Gibson, é um dos livros essenciais do gênero 'Cyberpunk', sendo que foi laureado com os 3 principais prêmios de Ficção Científica: Hugo, Nebula e Phililp K. Dick.

Vídeo: Ramones - 'California Sun' (live)!

Vídeo - Trecho do episódio 'This' com referência a 'O Silêncio dos Inocentes':

Nenhum comentário: