sábado, 28 de abril de 2012

'Fringe' – 'Worlds Apart: O universo é a mudança. A vida é o que os nossos pensamentos fazem dela' – por Marcos Doniseti!

'Fringe' – 'Worlds Apart: O universo é a mudança. A vida é o que os nossos pensamentos fazem dela' – por Marcos Doniseti!

 

Tivemos mais um excelente episódio de 'Fringe' nesta reta final de quarta temporada, cuja segunda metade é muito superior à primeira, sem dúvida alguma.

'Worlds Apart' começa com Walter dizendo para os membros das duas Divisões Fringe que descobriu quais são as verdadeiras intenções de Jones.

Ele diz que Jones tentará provocar o colapso dos dois Universos, jogando um contra o outro, para iniciar um novo Big-Bang, com o objetivo de criar um Universo controlado por ele.

Neste novo Universo, Jones é que determinaria quais as leis da Física e da Natureza que iriam valer.

Broyles pergunta como ele descobriu isso e Walter responde que teve um sonho.

Aqui se trata de uma clara referência ao título de um famoso e antológico discurso de Martin Luther King Jr, intitulado 'I had a dream'.

Mas o único ali presente que dá crédito para a fala de Walter é... Walternativo, que afirma que descobriu que tudo é possível e que as ações de Jones, até aquele momento, deveriam fazer com que levassem à sério o que Walter disse. Quem diria que isso aconteceria, hein? Esses dois homens começaram uma guerra entre dois Universos por causa de Peter e, agora, são aliados.

Peter pergunta como Jones faria isso? Na sequência, mostra quatro pessoas, incluindo Nick Lane, se posicionando em vários locais da Terra (Nova York, China, Austrália, Himalaia) e nos quais dão início a vários terremotos espalhados pelo planeta.

Olívia-alt pergunta como seria possível destruir com dois Universos e conseguir sobreviver? Peter cita o caso de Westfield, onde as duas cidades, dos dois Universos, foram destruídas, mas na qual existia uma 'Zona de Segurança', onde era possível sobreviver.

Walter explica que o objetivo de Jones com o que fez em Westfield era justamente esse: verificar se era possível criar tal 'Zona de Segurança'. E o teste foi bem sucedido. Walter diz que Jones deve estar nela, neste exato momento, junto com as suas criações (os mutantes que vimos em 'Nothing as it a Seems') esperando, até que os dois Universos sejam destruídos e aconteça o Big-Bang.


Logo depois chegam notícias às duas Divisões Fringe sobre grandes terremotos que estão ocorrendo nos dois Universos e fica claro que Walter estava certo. Questionado sobre como seria possível deter Jones, Walter diz que só matando-o.

Astrid-alt diz que os terremotos começaram exatamente no mesmo horário, às 11H23, em ambos os Universos, e que eles acontecem em locais onde não existem falhas geológicas.  São 27 locais da Terra nos quais os terremotos acontecem.

Olívia-alt diz para Lincoln que Jones deve ter usado o anfilício para conectar os terremotos. Eles ainda não sabem sobre o uso dos jovens Cortexiphados para provocá-los.

Frase: 'Neither Dead Nor Forgotten' aparece... Significa: “Nem morto Nem esquecido'. Na imagem, rapidamente, aparece um grupo de pessoas protegidas por âmbar. Seriam Jones e os seus amigos e criaturas? Talvez seja a 'Zona de Segurança'.Ou talvez a frase se relacione com William Bell...

A conferir.

Walter explica (para Peter, Olívia e Astrid) que o Universo Azul vibra em Mi e o Alternativo em Si e que os objetos retirados dos locais onde acontecem os terremotos vibram em Sol.

Logo, ele conclui que Jones está tentando afinar os dois Universos para que eles vibrem numa frequência comum (isso é uma referência à chamada 'Teoria das Cordas'). E são essas vibrações que geram os terremotos e que estão destruindo com as barreiras que existem entre os dois Universos, levando-os a se chocarem, o que provocará a destruição de ambos.

Nick Lane-alt procura por Lincoln, dizendo que estudou junto com ele e que o mesmo namorou com a sua irmã, Kendra. Nick não sabe que este Lincoln é do Universo Azul, mas Lincoln não esclarece as coisas e deixa por isso mesmo. Nick informa que teve visões dos terremotos, que se encontrava no epicentro deles e que isso aconteceu antes que as notícias sobre os mesmos fossem divulgadas. Ele pergunta para Lincoln como isso é possível.

Astrid descobre uma das garotas que Jones usou para provocar os terremotos. Ela estava no epicentro, em Sydney, na Austrália e foi filmada por uma pessoa usando um celular.

Lincoln liga para Olívia, informando-a sobre Nick Lane-alt, que teve visões do epicentro do terremoto em Manhattan, mas ele achou estranho porque as Torres Gêmeas não apareciam, então eram imagens do Universo Azul.

Olívia diz que a garota na Austrália se chama Sally Clark e que foi testada com Cortexiphan junto com ela e Nick Lane. Ela conclui que Jones está usando os jovens cortexiphados para desencadear os terremotos. Walter fala que Jones os utiliza para conectá-los psiquicamente com seus semelhantes do Universo Alternativo e que eles mudam a frequência do local em que se encontram, unindo os dois Universos nestes lugares.

Peter sugere que se a ponte entre os dois Universos fosse fechada, seria possível salvar a ambos. Mas Walter retruca dizendo que foi a ponte que permitiu que o outro Universo se recuperasse e que esse processo seria interrompido. Isso mostra o quanto Walter mudou a sua percepção sobre o Universo-Alt. Antes, ele queria destruí-lo, mas agora ele deseja ajudar a salvá-lo. E Olívia também não gosta da ideia de destruir com a ponte e sugere um plano alternativo que evite essa solução desagradável. Como se percebe, os personagens do Universo Azul acabaram por respeitar e se conectar emocionalmente com os seus semelhantes do Universo Vermelho.

Nick-alt é levado para o laboratório de Walter. Eles vão conectá-lo à Olívia que, através dele, tentará descobrir onde está o Nick Lane que Jones usa para provocar os terremotos.

Olívia-alt agradece a Olívia por tentar resolver o problema sem fechar a ponte, mesmo que isso seja difícil para ela. Será uma referência à morte de Charlie?

Olívia-alt diz que em função da degradação que ocorreu em seu Universo, seus habitantes não viam mais o arco-íris e quando o mesmo começou a se recuperar ela passou a olhar para o alto para ver se eles voltariam a aparecer e diz que continua fazendo isso.

Frase de Walter: Você já provou LSD alguma vez? (para Nick-alt).

Através da conexão com Nick-alt, Olívia tem visões do outro Nick, que está indo para o campum da Universidade de Salem. Peter, Lincoln e outros agentes do FBI vão para lá e o prendem poucos segundos antes dele detonar outro terremoto. Porém, outros terremotos continuam acontecendo pelo mundo afora.

Broyles fala para Walter, Peter e Olívia que o campo magnético da Terra está sendo afetado pelo aumento da atividade solar e pergunta como é possível que Jones tenha conseguido convencer a 27 jovens para ajudá-lo a destruir com os dois Universos. Broyles diz que o governo quer usar a Máquina para separar os dois Universos e barrar os planos de Jones, mas Olívia diz que pode tentar convencer Nick Lane a dizer onde está Jones e, assim, impedir que ele consiga destruir com os Universos.

Nick é interrogado por Olívia e diz que esta não precisa se preocupar, pois Jones é um aliado e que os está protegendo. Ele fala que a Guerra para a qual eles, jovens cortexiphados, foram preparados já começou e que Jones é um protetor. Ele diz que Jones está trabalhando junto com eles, da Divisão Fringe, e que toda guerra tem seu custo, que os terremotos tiveram um custo baixo e que o 'Outro Lado' (o Universo Alternativo) irá se render.


Olívia diz para Nick que Jones mentiu para ele e que os dois Universos, hoje, são aliados e que trabalham juntos, não existindo nenhuma guerra entre eles, afirmando que o verdadeiro plano de Jones é destruir com os dois Universos e que o está usando para isso. Nick mostra ficar surpreso ao saber disso.

Peter fala que não será fácil esquecer os outros, do Universo-alt, caso seja necessário fechar a ponte para salvá-los. E Peter diz que 'Cheguei à conclusão de que o o lugar certo é onde está o coração'.

Peter descobre que faltam apenas 6 horas para que os dois Universos sejam totalmente destruídos.

Olívia diz para Nick que somente ele pode impedir que isso aconteça e que ele perderá as pessoas das quais gosta. Daí, conta que as experiências feitas com ele, por Bell e Walter, usando o cortexiphan o deixaram com vontade de cometer suicídio e que Olívia não passou por isso porque sempre foi a mais forte de todas as crianças testadas. Nick também conta que a sua irmã cometeu suicídio devido ao fato das emoções dele serem contagiosas e que isso é culpa de Walter e de Bell.

Nick diz que Jones o ensinou a usar o seu poder para proteger o mundo, mas Olívia diz que os dois Universos são aliados e que Jones mentiu para ele. Olívia explica que somente cortando os laços entre os dois Universos será possível barrar os planos de Jones e que isso prejudicará o Universo Alternativo, afetando muitas pessoas inocentes e que ele deveria pensar nisso e ajudar a combater Jones.

Aliás, nota-se como Jones usa as fraquezas das pessoas para convencê-las a colaborar com ele. Foi isso que aconteceu, inicialmente, com aquele transmorfo (Canaan) que foi mal-sucedido e que recusava-se a entregar Jones (episódio 'Everithing In It's Right Place') pois dizia que ele o havia ajudado.

Walter diz que Jones precisa gerar um campo de força poderoso para se proteger quando os dois Universos forem aniquilados.

Fica claro que Nick fala com muita amargura sobre os testes feitos por Walter e Bell com ele e que é impossível perdoá-los por isso.

Mesmo assim, Nick leva Peter, Olívia e agentes do FBI para um local onde se encontrou com Jones anteriormente. Mas, Nick começa a dizer, ao agente do FBI no carro que o vigia, que ele é patético por ter sido enganado tão facilmente por Jones e que deveria ter cometido suicídio.

Na verdade, Nick induz o agente e este tenta se matar. Assim, Nick acaba fugindo. E no local existia apenas um grande aparelho de ar condicionado e mais nada. E Olívia percebe que Nick preparou uma armadilha para poder fugir.

As divisões Fringe dos dois Universos decidem que a única solução para salvá-los é fechar a ponte que liga a ambos, mesmo que eles não desejem isso, pois aprenderam a se respeitar e a se admirar quando trabalharam juntos. 

Peter aciona a Máquina.

Walternativo diz para Walter que Peter é tudo que ele havia desejado: inteligente, uma boa pessoa. Ele afirma também que Walter teme que quando a Máquina fizer a ponte desaparecer, ele teme que o mesmo possa acontecer com Peter (já que ele é do Universo Alternativo) e que ela é que pode tê-lo trazido de volta.

Walternativo diz que 'O Universo é a mudança. A vida é o que o pensamento faz desta mudança'. Esta é uma frase de um Imperador romano, Marco Aurélio, que venceu uma guerra e trabalhou o resto da vida para melhorar a vida das pessoas e que eles farão o mesmo, diz Walternativo.

Esta frase resume, no fim das contas, qual é o tema deste episódio.

Lincoln fala para Peter que ele encontrou o seu lugar e que irá para o Universo Alternativo e Peter responde que foi um prazer trabalhar com ele e por ser seu amigo.

Gostei da despedida entre e Olívia e a Olívia-alt, na qual esta diz que há muitas coisas em Olívia que ela admira e esta responde para que ela continue olhando para cima, ou seja, continue acreditando que a situação em seu Universo continuará melhorando. E Lincoln diz para Olívia-alt que ele precisará de ajuda para encontrar um apartamento. Ela sorri...


Aliás, as despedidas dos personagens foram emocionantes. E cada uma delas foi diferente das demais.

As despedidas terminam e os Universos se separam.

E Walter diz para Peter: 'Sentirei mais falta deles do que havia imaginado'.

Todos nós sentiremos o mesmo, Walter. Todos nós...

E também sentirei falta de todos os personagens do Universo Alternativo.

Mas a vida é mudança, como já dizia Marco Aurélio, o Imperador filósofo.

E assim também acontecerá com 'Fringe', que passará por nova reviravolta na próxima temporada, como já pudemos constatar no episódio anterior, 'Letters of Transit'.

Obs: Fica claro, com a separação dos dois Universos, que os acontecimentos mostrados em 'Letters of Transit' (e que se passam no ano de 2036) se desenvolvem no Universo Azul.

Obs2: Encontraram o Observador no episódio? Ele aparece por volta dos 3 minutos e 35 segundos, quando mostra Sidney, na Austrália, no plano aberto. Daí, aparece um engravatado de chapéu, caminhando e segurando uma inseparável maleta... É ele.


Nenhum comentário: