domingo, 22 de abril de 2012

'Fringe' - Afinal, porque a Olívia tem que morrer? - por Marcos Doniseti!

'Fringe' - Afinal, porque a Olívia tem que morrer? - por Marcos Doniseti!

(atualizado às 23hs do dia 22/04/2012)

Pobre Olívia... September lhe diz que ela deveria morrer em todos os possíveis futuros da Humanidade e ela não faz ideia do motivo disso. Afinal, o que ela fez de tão ruim, assim, para ser totalmente eliminada da história?

Afinal, porque o September disse, para a Olívia, no episódio "Back To Where You’ve Never Been" (4X08), que analisou todos os possíveis futuros da Humanidade e, em todos eles, ele chegou à conclusão de que ela tem que morrer?

Há várias possíveis explicações para que ele tenha dito isso. E uma dela nos foi revelada pelo episódio mais recente da série, o fantástico 'Letters of Transit'. E é sobre isso que irei comentar neste texto.

Anteriormente, o September deixou claro que ele salvou Peter (quando o mesmo caiu no lago congelado junto com o Walter) porque ele seria especial e teria um papel muito importante na história.

Na sequência, vimos que Peter, de fato, tem uma tarefa extremamente valiosa, que é a de acionar a Máquina, construída por Walter, que tem o poder de criar e de destruir Universos. Tanto que, em 'The Day We Died', vimos Peter aniquilar com o Universo Alternativo, no ano de 2011.

Além disso, também vimos, no mesmo episódio final da terceira temporada que Peter pode usar a Máquina para viajar com a sua consciência pelo Espaço-Tempo e, daí, ele consegue criar novas realidades, tomando decisões diferentes das anteriores. Assim, ele tem o poder de criar novos futuros para a Humanidade e para os Universos.

Foi justamente isso que ele fez no final do terceiro ano quando retornou de 2026 para 2011 e decidiu interligar os dois Universos, em vez de destruir com o Universo Vermelho, que tinha sido a sua decisão inicial.

Como esta primeira decisão resultava na destruição do Universo Azul e, mais ainda, na morte de Olívia, ele retorna para 2011 e decide interligar os dois Universos para evitar esse futuro catastrófico, criando a ponte que conecta os dois Universos e que é amplamente utilizada nesta 4a. temporada da série.

Todas ações de Peter demonstram que September estava certo e que ele, de fato, é especial.

Mas, e quanto à Olívia?

Bem, esta também é especial por ser muito diferente dos demais seres humanos.

E a razão principal disso é que ela foi testada com o Cortexiphan, quando criança, por Bell e Walter.

Em função disso, ela desenvolveu vários poderes e habilidades, como a de apagar as luzes, atear fogo, atirar objetos em outras pessoas, atravessar Universos sem sofrer nenhum dano físico, biológico ou mental. E não se pode esquecer, também, que ela é a única que pode desligar a Máquina.

Peter é o único que aciona a Máquina, mas Olívia é a única que consegue desligá-la. Por isso, eles se completam também neste aspecto, além do sentimental, já que se amam, praticamente, desde o início da sua convivência na Divisão Fringe. 

Aliás, basta rever alguns episódios da primeira temporada para notar que a atração entre Peter e Olívia já era mútua e bastante intensa, embora eles disfarçassem esse sentimento, principalmente ela, que sempre teve muito receio de se envolver romanticamente. 

Lembro, inclusive, que Olívia ficou muito incomodada quando Peter se tornou muito amigo de sua irmã, Rachel. Mas, esta soube entender muito bem os sentimentos de Olívia por Peter e acabou se distanciando dele.

Portanto, tudo indica que é justamente pelo fato de que desenvolveu toda uma série de poderes e habilidades, graças aos testes com o Cortexiphan, que Olívia tornou-se tão especial. E tais poderes são transferidos e ampliados para os seus descendentes.


William Bell e Walter Bishop: dois cientistas arrogantes e com complexo de Deus, que fizeram planos para criar uma espécie humana mais evoluída e também para criar e destruir Universos conforme as suas vontades. 

Isso pôde ser comprovado neste mais recente episódio, 'Letters of Transit' (4X19), no qual vimos que a filha de Peter e Olívia, a Henrietta, tem o poder de impedir que os Observadores leiam os seus verdadeiros pensamentos. Somente ela tem essa capacidade, tanto que o Rick disse que se os Observadores descobrissem isso, que ela tinha essa habilidade, todos os seres humanos seriam mortos, pois a existência de pessoas com esse poder seria uma ameaça à todos eles, Observadores.

Já vimos também, nesta quarta temporada, que o September disse para o Peter (quando este se conectou à sua mente) que os Observadores são o futuro da Humanidade, mas muito mais evoluído do que os seres humanos atuais, do início do século XXI.

Então, começou a se desenvolver a hipótese, entre muitos fãs de 'Fringe', de que os descendentes de Peter e Olívia é que dariam origem, muitos anos depois, aos Observadores, que são os seres humanos altamente evoluídos, tecnologicamente, do futuro.

Essa hipótese é reforçada pela fala de September ao Peter, quando o mesmo afirmou que Henry (filho de Olívia-alt com o Peter) tinha nascido da 'Olívia errada'. Errada porque, afinal? É que a Olívia-alt nunca foi testada com o Cortexiphan e, portanto, não desenvolveu os poderes e habilidades da Olívia. E sem estes poderes e habilidades, os Observadores não surgiriam. Eles não existiriam, pois são frutos das pesquisas feitas, por Bell e Walter, com a Olívia. Sem a Olívia cortexiphada, não existirão Observadores.

Porém, como vimos em 'Letters of Transit', no futuro, em 2036, Walter disse que recebeu, do September, a informação de que os Observadores irão devastar com o planeta, inviabilizando a vida na Terra. Ele chegarão, até, a exterminar com os animais: Lembram do comentário cruel de Windmark para Broyles, dizendo que tinha se tornado tão asqueroso porque 'gostava dos animais'.... Ele diz isso porque os Observadores conseguiram, até, exterminar com os pobres bichinhos.

E a devastação teria chegado a um ponto tal que, no ano de 2609, eles decidiram voltar no Espaço-Tempo, retornando para a Terra do início do século XXI, decidindo retomar o controle do planeta.

Então, isso talvez ajude a explicar o motivo de September afirmar que a Olívia cortexiphada tem que morrer. Sem ela, não haveria Observadores. E sem os Observadores a devastação da Terra não aconteceria. E sem os Observadores, a Terra não seria conquistada por eles no início do século XXI.

Talvez seja esse o motivo desta brutal afirmação feita pelo September para a pobre e inconformada Olívia, que não entende o motivo dele dizer algo tão cruel.

E caso esta possibilidade seja confirmada, então isso talvez ajude a entender o motivo de William Bell ter feito algo que prejudicou muito a Olívia por volta da época em que os Observadores conquistaram a Terra.

Aliás, foi isso que motivou o comentário do Walter, falando mal de Bell, no final do episódio 'Letters of Transit'. Ele chegou a dizer que nem Astrid seria capaz de ter tanta compaixão por Bell depois do que ele fez para a Olívia.

A questão é: Por que Bell faria algo tão ruim para a Olívia, se ele foi o grande responsável pela criação desta Olívia super-poderosa?

Afinal, não era Bell que desejava criar seres humanos mais evoluídos, pois ele dizia que uma série de fatores e de obstáculos limitavam o desenvolvimento humano e que ele desejava eliminar, com os testes feitos nas crianças cortexiphadas (incluindo a própria Olívia), estes obstáculos, para que a Humanidade pudesse atingir um novo estágio na sua evolução? De fato, Bell e Walter, com os seus testes, estavam querendo criar uma Humanidade muito mais evoluída, agindo como Deus. Aliás, este é o mesmo comportamente de Jones que, agora, também está tentando, criar uma realidade que seja inteiramente fruto da sua vontade.

Bell e Walter trabalharam juntos, dividindo um mesmo laboratório e, depois, o mesmo Bell e Jones trabalharam na Massive Dynamic. Os três cientistas tinham essa pretensão de querer substituir, e também de superar, Deus. Aliás, foi isso o que o Dr. Nicholas Boone disse a respeito de Jones na primeira temporada da série (episódio 'Midnight' - 1X18).

Mas, não se pode esquecer que o Bell dessa Linha Temporal Reescrita tem uma postura muito mais ética do que aquele Bell que vimos na Timeline original. Nessa atual temporada, vimos que o Dr. Malcolm Truss, que trabalhou na Massive Dynamic, afirmou que o Bell vivia  dizendo que certas coisas 'são da alçada de Deus'.

Na Timeline reescrita, Walter (antes de ter uma parte do seu lobo temporal retirado por Bell devido à sua própria vontade) e Jones é que tinham essas 'pretensões divinas'. Bell, não. Mas, com a retirada de uma parte do seu cérebro, Walter tornou-se um cientista um pouco mais 'normal'.

Assim, Jones foi o único dos três que manteve essa idéia de querer superar Deus. E tudo aponta para o fato de que ele pretende destruir com os dois Universos, ao mesmo tempo. Basta ver o que ele fez com as duas cidades de Westfield (no episódio 'Welcome to Westfield' - 4X12). Destruiu com ambas.

As ações de Jones com as duas cidades foi apenas um ensaio para o seu grande plano final, que é o de destruir com os dois Universos.

E o episódio 'The Consultant' (4X18) também mostrou Jones fazendo experimentos que conectam as pessoas dos dois Universos. Quando uma pessoa morre em um dos Universos, ela morre no outro também.

Assim, Jones já tem o conhecimento e a tecnologia necessários para destruir com todos os lugares e com todas as pessoas dos dois Universos ao mesmo tempo. E tudo aponta para o fato de que é isso que ele tentará fazer no próximo episódio (4X20 - Worlds Apart).

Aliás, posso estar enganado, mas o título do episódio talvez seja uma pista de qual será a solução adotada para evitar que isso aconteça: Peter deverá usar a Máquina para destruir com a ponte que liga os dois Universos, evitando, assim, a destruição de ambos.

E o fato de que o Universo de 2036 (que vimos em 'Letters of Transit') não mostrou ninguém do Universo Vermelho, deve significar que os fatos mostrados no mesmo se passaram inteiramente no Universo Azul. E isso talvez tenha acontecido porque os dois mundos tenham sido separados, pelo Peter, em 2012, com o uso da Máquina.

A conferir.


Esse Walter, que fez testes com crianças de três anos e que dizia que, em seu laboratório havia espaço para apenas um Deus (ele mesmo), era muito diferente daquele que vimos durante as cinco temporadas da série. 

Então, voltando ao tema original deste texto, a questão a ser respondida é: O que teria levado Bell a prejudicar a Olívia ou, até, a matá-la? Uma possível resposta para isso é que, talvez, ele também tenha ficado sabendo que os Observadores são os descendentes da Olívia cortexiphada e, também, de tudo o que aconteceu no futuro da Humanidade, ou seja, que os Observadores teriam devastado com o planeta.

Assim, em função disso, Bell teria concluído que a realização dos testes com as crianças, usando o Cortexiphan (incluindo a Olívia, é claro), foi um grande erro. Por isso, ele teria decidido destruir com a 'sua criação', a fim de evitar a devastação da Terra no futuro. Afinal, o Bell desta Timeline tem uma ética que o anterior não possuía, certo?

Inclusive, algo que se nota, e muito bem, com relação aos Observadores de 2036, é que eles demonstram ser bastante evoluídos tecnologicamente, mas não se percebe que tenham atingido o mesmo grau de evolução nos aspectos ético e moral, muito pelo contrário. Tanto isso é verdade que eles não hesitaram em exterminar com quase toda a Humanidade para poder dominar e conquistar o planeta.

E esse caráter nefasto dos Observadores ficou ainda mais explícito com o tipo de sociedade que eles criam, que é uma ditadura totalitária, que impôem o toque de recolher para todas as pessoas e que não tolera qualquer desvio de conduta em relação ao que eles consideram como sendo a correta.

Esses Observadores de 2036 são verdadeiros ditadores nazi-fascistas. E não foi à toa, aliás, que vemos, na abertura (em tons azulados) do episódio imagens de pessoas em campos de concentração. Esse é o futuro que a Humanidade terá com os Observadores.

Isso explicaria o motivo pelo qual Bell teria assassinado ou ajudado a matar Olívia e também esclareceria a razão pela qual Walter ficou com tanto ódio dele.

Mas, se Bell agiu desta maneira, e em função destes motivos, então pode-se dizer que o tiro dele 'saiu pela culatra', pois Olívia gerou uma filha que é ainda mais poderosa e evoluída do que ela.

Portanto, a porta que Bell abriu para o futuro da Humanidade não foi fechada. E isso dá um excelente ponto de partida para uma eventual 5a. temporada. Aliás, entendo que essa nova Mitologia renderia episódio excelentes e a mesma seria bem melhor do que foi a 4a. temporada, embora esta tenha melhorado muito nos episódios mais recentes.

Agora, precisaremos esperar pela produção de uma 5a. temporada para saber se esta 'porta' será fechada ou não.


Nenhum comentário: