sábado, 7 de abril de 2012

'Fringe': 'Everything In It's Right Place' mostra porque os personagens e os seus duplos são tão diferentes! - por Marcos Doniseti!

'Fringe': 'Everything In It's Right Place' mostra porque os personagens e os seus duplos são tão diferentes! - por Marcos Doniseti!

(revisto e atualizado no dia 20/04/2015)

Este foi o episódio de Lincoln, personagem que cresceu e ganhou espaço na série durante a quarta temporada. Mas depois deste episódio somente um deles irá sobreviver.
Afinal, porque os mesmos personagens, mas que vivem em Universos distintos, são tão diferentes?

Este foi o tema principal da trama desta semana de 'Fringe', que se aproxima, rapidamente, do seu final de temporada. 

O episódio procura explicar as razões das grandes diferenças de personalidade existentes entre os personagens dos dois Universos como, por exemplo, entre o Lincoln e o Lincoln-alt, o que até gerou um bom e esclarecedor debate entre os dois durante o episódio. 

Com isso, torna-se possível, também, entender porque Walter e Walternativo, Olívia e Olívia-alt também são muito diferentes. O episódio deixa claro que todas estas diferenças estão diretamente relacionadas com as decisões que as pessoas tomam em suas vidas, bem como com as dificuldades e obstáculos que enfrentam, até que elas consigam ficar exatamente no lugar que gostariam, na qual elas se sentem felizes. 

Aliás, isso resume essas quatro temporadas de 'Fringe', pois Walter, Peter e Olívia não fazem outra coisa a não ser tentar alcançar esse objetivo. Tanto que, quando o mesmo é ameaçado ou inviabilizado, eles não hesitam em tomar decisões radicais, como a de viajar no tempo e a de criar uma nova realidade, tal como Walter e Peter fizeram no final do terceiro ano.


Se a trama girou em torno deste assunto, a história acabou tendo  personagens secundários da série, Lincoln e seu duplo, Lincoln-alt, como os protagonistas. E tanto o ator, Seth Gabel, como os personagens que ele interpreta, se saíram muito bem nesse episódio.


E o episódio demonstra, mais uma vez, que 'Fringe' trata, na verdade, não de fenômenos da Física ou da Ciência, como alguns fãs da série equivocadamente pensam, mas de seres humanos, com suas ambições, vontades, virtudes, paixões, sentimentos, fraquezas, defeitos, enfim, tudo aquilo que caracteriza esse 'bicho' extremamente complexo que é o ser humano.


Gene com boné e uniforme do FBI? Sensacional... Só em 'Fringe', mesmo.
'Fringe' usa de elementos científicos e de ficção científica para contar e sustentar as suas histórias, mas são as motivações do 'bicho homem' que são o seu tema mais importante e central. Essa é a essência de 'Fringe' e não as viagens no tempo ou os Universos Paralelos. 

Por isso mesmo que, tal como já comentei no texto sobre o episódio anterior, entendo que a explicação dada para a volta de Peter (ou seja, que foram os fortes laços afetivos e emocionais que o ligam a Walter e Olívia que o trouxeram de volta à história) como tendo sido perfeitamente coerente com tudo o que foi mostrado na série. 

Logo no início do episódio, Lincoln comenta, com Olívia, que a corrente que ela entrega para ele (e da qual ela não se lembrava... Lincoln é quem lhe diz que ela a havia ganho dele mesmo, quando salvou a sua vida em uma investigação feita meses antes) tem um símbolo e uma imagem da cultura americana nativa que mostra um labirinto. Lincoln diz que isso representa o caminho que tomamos na vida e os obstáculos e dificuldades que enfrentamos, bem como as decisões corretas que tomamos até que estejamos no centro. 


Neste centro existe o lugar a que a pessoa pertence, no qual ela deve ficar. 

Lincoln se emociona quando fala tudo isso para Olívia, ficando com os olhos cheios de lágrimas quando se lembra de Robert, seu parceiro morto. É uma cena muito bonita e emotiva. 

Lincoln se oferece para ir até o Universo Alternativo, a fim de trabalhar junto com a divisão Fringe de lá para trocar informações sobre David R. Jones, levando inúmeros arquivos junto. Isso leva a Olívia-alt a brincar com ele, dizendo que preferia que ele tivesse levado, para ela, um café-com-leite em vez de toda aquela papelada.



Essa é uma característica marcante da Olívia-alt, ou seja, ela é muito bem humorada e, durante o episódio, ela fará uma série de brincadeiras e piadas, inclusive com o Lincoln-alt. Isso a diferencia, claramente, da Olívia, que é muito mais séria, fechada e torturada emocionalmente, em função de tudo o que sofreu na vida (testes com o cortexiphan, a violência do padrasto, que ela acabou matando).

No episódio vemos que, depois que os dois Universos inciaram uma colaboração, o Universo Vermelho começou a se recuperar, com regiões que antes eram mantidas isoladas, tornando-se novamente habitáveis graças ao uso do âmbar para estabilizar as fissuras espaciais que existiam. 

Olívia-alt também pergunta para Lincoln qual o motivo de Jones ter aplicado cortexiphan em Olívia e ele diz que isso aconteceu porque Jones quer ativar alguma habilidade ou poder de Olívia. 


Lincoln atravessa sozinho para o Universo Vermelho e investiga um caso junto com Olívia-alt.
 Na sequência, quando Olívia-alt pergunta qual é o segundo nome dele e este informa que é Tyrone. A seguir, ela encontra Lincoln-alt e o chama de Tyrone, brincando com ele, que reclama com Lincoln deste ter passado essa informação para ela. 

Ela chega a dizer que trabalhou seis anos com Lincoln-alt e que este nunca havia lhe dito isso. 

Mas já no primeiro dia de trabalho com o Lincoln ela consegue arrancar essa informação dele? Sei não... aí tem, hein! 

Durante o episódio e, principalmente, depois da cena final, fiquei com a sensação de que dessa cartola aí podem vir a sair alguns lindos coelhinhos e coelhinhas (aproveitando que estamos na Páscoa, coloquei os coelhos no texto...).


Outro momento mais leve e bem humorado se deu quando o Lincoln-alt informa que há um assassino à solta que está matando apenas criminosos e o Lincoln diz que o mesmo seria uma tipo de 'Batman do Bronx', levando Olívia-alt a perguntar 'o que é um Batman?', pois no Universo Alternativo tal personagem não existe.Aliás, na cena do primeiro crime mostrado no episódio mostrando a sigla USSR (União Soviética em inglês) mostrando que lá, no Universo Alternativo, a URSS ainda existe. 


E ao encontrar mais 18 vítimas do assassino que estão com os seus rostos deformados, Lincoln conclui, corretamente, que eles estão sendo mortos por um Transmorfo 'do bem', um justiceiro que somente mata criminosos e que poupa os inocentes. Ele conseguiu ficar impune por muito tempo, pois levava as suas vítimas para um dos locais que foram mantidos isolados por 8 anos na época em que o Universo Alternativo estava passando por um processo de degeneração.

Uma cena interessante foi quando um militar foi agradecer ao Lincoln e este não entendeu nada. Daí, a Olívia-alt explicou para ele que, como o Universo Alternativo começou a se recuperar após começar a colaborar com o Universo Azul, as pessoas deste são vistas como heróis por lá. 

Outra diferença entre as duas Olívias fica clara quando Lincoln-alt diz para o Lincoln que a Olívia do Universo Vermelho nunca chorou ou vomitou uma única vez sequer durante os seis anos em que trabalharam juntos, mostrando que ela é bastante durona. Isso é algo que, com certeza, também não se pode dizer da Olívia do Universo Azul, não é mesmo?


Lincoln diz para Olívia-alt o nome do meio dele (Tyrone) e do seu 'sósia' do Universo Vermelho, que não gosta nem um pouco disso, pois acaba sendo vítima das piadas de Olívia-alt. 
Agora, como o Lincoln-alt também é bem inteligente, ele pergunta porque Lincoln não quis voltar para o seu Universo e se há algum problema no mesmo... Esperto, ele, hein? Há um problema, sim, mas é claro que o Lincoln não irá dizer, jamais, qual é este problema. 

O problema de Lincoln se chama Olívia. É que o Lincoln é perdidamente apaixonado pela Olivia e sabe que não tem chance alguma com ela, coitado, e quer ficar longe da mulher que não corresponde aos seus sentimentos, para ver se, assim, consegue diminuir o seu sofrimento. É por isso que ele fez de tudo, lá no começo da trama, para convencer o Broyles de que ele era a pessoa certa para ir até o Universo Alternativo trabalhar junto com a Divisão Fringe de lá a respeito das atividades do Jones.

E o Lincoln tenta entender porque ele é tão diferente do seu duplo e faz perguntas para Lincoln-alt sobre onde este cresceu, estudou, com quem namorou e por aí vai.



Lincoln-alt dá uma resposta muito boa para explicar essas diferenças, dizendo que elas existem porque eles tomaram decisões diferentes e porque tinham ambições distintas. Ele diz que não são apenas as circunstâncias que ajudam a definir a personalidade de uma pessoa, mas também a sua vontade própria.


Durante a investigação, Lincoln diz para Broyles-alt que o assassino é um transmorfo, mas que ele é de um tipo mais antigo. 

Porém, Broyles-alt se recusa a acreditar nesta informação, chegando até a sugerir que Lincoln volte para o seu Universo e ainda dá uma forte bronca em Olívia-alt e em Lincoln-alt por acreditarem nessa conclusão, exigindo que eles tenham dados mais concretos para dar embasamento à mesma. 


A razão dessa postura do Broyles-alt fica claro logo na sequência, quando ele entra em contato com a Nina-alt e lhe diz que o transmorfo foi preso. Assim, ele demonstra estar inteiramente comprometido com os planos de Jones e de Nina-alt. 

Enquanto isso, o Broyles do Universo Azul é um inimigo implacável de Jones e faz de tudo para inviabilizar os planos de Jones. 


Como se percebe, este episódio deixou bem claro quais são as diferenças de personalidade entre os personagens e seus duplos, bem como os motivos delas existirem. 


Será que isso está sendo feito porque 'Fringe' não terá uma 5a. temporada e os produtores decidiram esclarecer tudo antes? Espero que não. 

Mesmo com a resistência de Broyles-alt, Lincoln mostra que sabe usar o cérebro e sugere a ele que mande divulgar a imagem da mais recente vítima do transmorfo (Antonio Dawes, um viciado em drogas) como sendo o criminoso, pois essa será a aparência dele caso ele seja mesmo um transmorfo. Olivia-alt concorda e Broyles acata a sugestão, mas olha para Lincoln com bastante desconfiança e com muito ódio, pensando que, talvez, ele precise ser neutralizado. Broyles demonstra claramente que não quer investigar nenhum caso envolvendo transmorfos, pois já vimos que ele ajudou Jones anteriormente e está fortemente comprometido com os planos do mesmo.



Olha o Observer lá no fundo... E acima dele temos a placa com a palavra 'Closed', que provavelmente apontava para algum fato que iria acontecer no seriado no final desta temporada.
Lincoln-alt elogia Lincoln por sua ideia de que o assassino seria um transmorfo e de que sem isso não seria possível tentar prendê-lo e afirma que ele é um bom agente. Porém, Lincoln-alt observa que é agente de campo há muito mais tempo do que ele, Lincoln. Enquanto isso, eles conversam sobre os motivos de serem tão diferentes, mesmo tendo uma vida muito semelhante (já comentei sobre esse diálogo anteriormente).

Nisso, a Olívia-alt mostra, novamente, a sua veia humorística e diz algo como 'Garotas, enquanto vocês ficam conversando, outros tentam trabalhar de verdade'. Lincoln-alt responde com um 'Sinto muito, mãe'. Com a Olívia do Universo Azul um diálogo assim seria impensável. Ela não abre espaço para essas brincadeiras quando está trabalhado. Já a Olívia-alt tem um espírito bem mais leve e descontraído. Até o seu jeito de se vestir demonstra isso, tendo um estilo mais esportivo e colorido, enquanto que a Olívia é muito mais séria e sóbria até nas roupas que usa e escolhe, sendo que quase todas são pretas. 


Tudo isso demonstra que se o episódio anterior explicitou as diferenças existentes entre as duas Linhas Temporais (em termos de tramas, com elas se desenvolvendo de maneiras distintas, como no caso do avião que caiu na Linha Temporal original, o que não aconteceu na Linha Temporal Reescrita) o tema deste episódio são as diferenças entre os personagens dos dois Universos, explicando as razões delas existirem. 

E a explicação dada é aquela que foi explicada pelo Lincoln-alt, ou seja, independente das circunstâncias serem semelhantes, as pessoas possuem uma vontade própria que as leva a tomar decisões distintas e, desta maneira, a também desenvolver as suas personalidades de maneira diferentes. 

Outra diferença é que no Universo-alt o controle sobre as vidas das pessoas é muito maior, existindo câmeras de vigilância em todos os lugares, até mesmo naquele local abandonado em que o transmorfo assassino se encontrava. O Estado exerce um poder muito maior sobre as vidas das pessoas do que no Universo Azul. Ele é mais parecido com o 'Grande Irmão' do livro '1984' (do escritor britânico George Orwell).

Já no Universo Azul, muitas vezes, Walter, Peter e Olívia tinham que apelar para as soluções não convencionais a fim de se resolver os casos, como no episódio 'The Same Old Story', em que tiveram que usar do olho de uma das vítimas para tentar descobrir onde o assassino se encontrava. Se fosse no Universo-Alt, com certeza existiria uma câmera de vigilância nas proximidades.

Então, o que simboliza melhor essas diferenças? Me parece que é a grande distinção que existe entre as personalidades dos dois Walters. As personalidades deles definem o tipo de Universo que foram criados, de certa maneira. 


O Walter do Universo Azul era, originalmente, um cientista ambicioso, que queria ser como Deus, manipulando o cérebro, a constituição física e biológica das pessoas, atravessando Universos e que vivia drogado e passando por experiências pessoais incomuns. 


Lincoln-alt diz que a Olívia do Universo Vermelho e que consegue manter o controle emocional mesmo nas situações mais horripilantes, como é o caso desta cena. 
Já o Walternativo é um cientista com a cabeça no lugar, centrado, racional, que age dentro dos limites da Razão. Provavelmente, ele nunca fumou um único cigarro na vida e, logo, muito menos ele se drogou. Ele também nunca demonstrou querer ser como Deus. Ele era apenas mais um cientista que fazia pesquisas. Nada mais do que isso.

Assim, é como se as personalidades dos dois Walters definissem o tipo de Universo nos quais eles vivem. O Universo do Walternativo é organizado racionalmente, planejado, pragmático, com pessoas disciplinadas que nunca questionam uma ordem, como é o caso da Olívia-Alt. Já o Universo Azul é tão caótico e desordenado quando a mente do próprio Walter e, talvez, por isso, nele sempre se faz uso de soluções não convencionais para se tentar resolver os casos investigados pela Divisão Fringe.



Depois que o transmorfo assassino foi preso, Lincoln fala para Olívia-alt sobre o fato do seu parceiro ter sido assassinado por um Transmorfo e que gostaria de interrogá-lo para ver se descobre algo a respeito. Olívia diz que eles tem ordens de levá-lo imediatamente e que, depois, Lincoln poderá conversar com o criminoso. Mas Lincoln diz que em função da cadeia de comando ser muito rígida (outra diferença em relação ao Universo Azul), não irão permitir que isso aconteça. Ele diz que se fosse o companheiro dela nesta situação ele faria igual. Olívia-alt concorda que ele converse com o transmorfo por '5 minutos'.

Assim, novamente, são questões pessoais que motivam as ações dos personagens. 


Porém, a conversa não rende o que Lincoln esperava, pois o transmorfo diz que é grato à Jones, pois este prometeu que ele seria o primeiro integrante de uma nova raça de seres humanos, recusando-se a prejudicá-lo.


Somente depois que Nina manda um assassino para matar o transmorfo descontrolado (que se chama Canaan, ou seja, é o nome da Terra Prometida por Deus aos judeus quando estes fugiram do Egito) é que o mesmo concordou em colaborar e ajuda na prisão de Nina.



Lincoln descobre a localização de inúmeros transmorfos através de um mapa de rastreamento e que usando o mesmo será possível descobrir a identidade dos transmorfos de Jones. Com isso, tudo indica que os planos de Jones foram seriamente prejudicados, para dizer o mínimo.

Olivia-alt recebe a notícia da morte de Lincoln-alt e fica arrasada.

Assim, tanto Lincoln como a Olivia-alt perderam os seus parceiros, o que ajuda a criar um laço que os aproxima e os une ainda mais.

Quando Lincoln volta para o Universo Azul junto com o Transmorfo, ele é apresentado para Peter e Walter. E é claro que Walter vai logo falando uma frase desastrada para o Transmorfo, que foi: "Prazer em conhecê-lo. Tenho muita vontade de estudá-lo... De ajudá-lo.".

Lincoln entrega a sua corrente com o símbolo nativo americano para Canaan e diz que, agora, ele terá um local para viver, sem precisar ficar mudando de lugar a toda hora.

Será que é algo assim que irá acontecer no final da temporada? Será que os protagonistas irão encontrar, finalmente, o seu lugar? Daí isso explique a razão do título deste excelente episódio.

No fim, a Olívia-alt vai até o armário e vê fotos dela junto com o falecido Lincoln-alt.


Jared Harris interpreta, brilhantemente, o eterno vilão de 'Fringe', David Robert Jones (verdadeiro nome do genial David Bowie). Não importa a Timeline, ele sempre demonstra ser duro, frio, implacável e não tem nenhuma compaixão. Vilão bom é esse aí. 
Lincoln visita Olivia-Alt e ele percebe o desconforto dela ao vê-lo, dizendo que a cara dele deve ser a última que ela gostaria de ver naquele momento, mas ela pede para que ele fique.

Lincoln-alt diz que descobriu muitas informações sobre Jones e se oferece para ficar no Universo-alt e trabalhar junto com ela. 


Ela agradece e aceita a oferta.

Esta cena final, com os dois personagens muito emocionados (ambos estavam com os olhos marejados), foi muito bonita e tocante.

E aí surge a dúvida: Será que haverá um 'algo a mais' entre eles? Essa possibilidade ficou meio que nas 'entrelinhas'. Talvez Lincoln poderá vir a se apaixonar pela Olívia-alt, que parece ter passado pela primeira grande experiência traumática da sua vida. E isso poderá acarretar mudanças na sua maneira de ser, modificando a sua personalidade, deixando de ser, mas não totalmente, a Olívia alegre, leve e descontraída e assumindo um tom mais sério. 


Assim, talvez os dois 'pombinhos solitários' acabem encontrando a felicidade juntos. Porém, essas são meras especulações, mas que o episódio deixou essa possibilidade 'no ar', eu não tenho a menor dúvida quanto a isso.

E talvez, cada um deles, possa preencher o vazio que parece existir na vida de ambos e que foi, em parte, provocado pela morte dos seus parceiros e, no caso de Lincoln, pelo fato de não ter o seu amor correspondido por Olívia. E Olívia-alt também saiu de um relacionamento fracassado com um outro namorado. 

Logo...

Mesmo que a série não tenha uma 5a. Temporada, poderemos, pelo menos, imaginar que um romance acabou se desenvolvendo entre estes dois seres sensíveis, inteligentes e solitários, não é mesmo?



Canaã foi um shapeshifter que não deu certo e ao qual David R. Jones tentou matar. Isso fez com que ele decidisse colaborar com a 'Fringe Division'. Seu prêmio foi ter a chance de morar no Universo Azul.
Por que não deixaram o Lincoln e a Olívia do Universo Alternativo ficarem juntos? 

Bem, eles trabalhavam juntos já há seis anos e a relação deles era de amizade, mesmo, o que a Olívia-alt disse no começo desta 4a. temporada, aliás. Então, promover um romance entre os dois seria forçar a barra na relação deles.

De resto, o episódio teve um ótimo ritmo, prendendo a atenção do começo ao fim e todos os elementos da série estavam presentes no mesmo: suspense, ação, ficção científica, filosofia, romance, humor (a Olívia-alt fez piada o episódio inteiro... Ela só parou depois que ficou sabendo da morte do Lincoln-alt).


Este foi um ótimo episódio de 'Fringe' e olha que, nele, praticamente não tivemos a presença do trio de protagonistas do seriado, que são Walter, Peter e Olívia cortexiphada.

E é nestas horas que uma série mostra que é boa, pois mesmo com um episódio onde aparecem apenas os personagens tidos como secundários, tivemos um excelente resultado final.

Isso comprova, mais uma vez, que 'Fringe' tem fôlego de sobra para mais uma temporada, pelo menos.

Que venha a 5a. Temporada, portanto.


Observação:

A audiência do episódio de ontem foi, em número de espectadores, idêntica à do episódio anterior, chegando a ser visto por 3.080.000 pessoas. 


O grande problema da série é que ela é exibida às 9 da noite nas Sextas-Feiras, quando boa parte do seu público alvo está se divertindo pelas ruas das cidades americanas. 


Tanto isso é verdade que, quando se soma a audiência da TV com a da Internet, a mesma sobe cerca de 70%, em média, a cada episódio, atingindo um público total de cerca de 5 milhões de pessoas.


Porém, isso acarreta um grande prejuízo para a Fox e para os patrocinadores da emissora, fazendo com que a série esteja sempre sob a ameaça de ser cancelada.

Links:

Audiência do episódio 4X17 de 'Fringe':

http://tvbythenumbers.zap2it.com/2012/04/07/tv-ratings-friday-undercover-boss-blue-bloods-pace-cbs-grimm-inches-up-fringe-falls-the-finders-friday-debut-weak/127960/

Livro '1984', de George Orwell:

http://www.literalmentefalando.com.br/2011/03/1984-george-orwell.html

Nenhum comentário: