sábado, 21 de abril de 2012

'Fringe': Letters of Transit foi o 'Piloto' da 5a. temporada! - por Marcos Doniseti!

'Fringe': Letters of Transit foi o 'Piloto' da 5a. temporada! - por Marcos Doniseti!

(atualizado no dia 20/04/2015)

Etta, a bela filha de Peter e Olívia faz parte da Resistência, lutando para derrotar os Observers. E ela nunca perdeu a fé em que os membros originais da 'Fringe Division' ainda estavam vivos. 
'Letters of Transit' foi um excelente episódio de 'Fringe', comprovando, novamente, toda a qualidade e potencial do seriado.

Como deve ser do conhecimento de todos os fãs de 'Fringe', este episódio se passa no ano de 2036, quando os Observadores já dominaram a Terra e exterminaram com a maior parte da Humanidade. E isso está completamente fora da trama que se desenvolve durante a quarta e atual temporada. 

Assim, tudo indica que 'Letters of Transit' foi o episódio 'Piloto' da 5a. temporada e esta, com certeza, seria a história a ser desenvolvida na mesma caso ela venha a ser, de fato, produzida, como tudo indica que será.

No início do episódio, vemos uma agente loira da 'nova' Divisão Fringe', que investiga apenas os crimes cometidos pelos chamados 'Nativos', ou seja, pelos seres humanos. Ela tem os seus pensamentos lidos por um Observador, Windmark, mas ele não lê exatamente o que ela pensa, pois ela tem o poder de ocultar dos Observadores os seus verdadeiros pensamentos.

O motivo disso acontecer é que ela é filha de Peter e de Olívia e, como tal, ela herdou alguns dos poderes e  das habilidades da mãe, que era cortexiphada (sim, era, porque em 2036...), incluindo o poder de, por exemplo, controlar os seus pensamentos, ocultando-os dos Observadores. Mas estes nem desconfiam que Etta consegue fazer isso. 

Assim, Etta é diferente, e também se encontra em um estágio de evolução mais avançado do que os dos demais seres humanos, mas os Observadores desconhecem esse fato.

Quando Etta entra no clube frequentado pelos Observadores (que gostam muito das garotas de programa, embora não existe nenhuma Observadora, fato este que será esclarecido na quinta temporada de 'Fringe'), vemos um cartaz onde está escrito 'We Will Take Back', que significa 'Nós Voltaremos'. Quem colocou esse cartaz aí? 

Provavelmente foi a Resistência. 

Mas esse cartaz estará se referindo à Divisão Fringe, à Resistência ou à Humanidade como um todo? Ou então, talvez essa seja uma referência a um retorno da série para a produção de uma 5a. temporada. Ou seria tudo isso junto...

E fica claro, quando Etta salva Rick da ira dos Observadores, que ela possui poderes especiais. É claro que sim: ela os herdou da mãe, Olívia, e pode ter outros, ainda desconhecidos. E Rick lhe diz que se os Observadores descobrirem sobre isso, eles matarão a todos os seres humanos. Correto!

Afinal, Etta é a maior ameaça à continuidade da dominação deles sobre a Terra e sobre o que restou da Humanidade. Inclusive, gostei muito quando Etta diz o seguinte para Rick: 'Adoro ser especial'.

Depois, Rick entrega para Etta uma pessoa mantida em âmbar e que é... Walter Bishop. Rick diz para ela que encontrou mais duas pessoas nas mesmas condições (que são Peter e Astrid). Rick é morto na frente de Etta, que começa a investigar o caso junto com o seu parceiro, Simon Foster.

Etta e Simon conversam sobre qual seria a melhor maneira de tirar Walter do âmbar. 
Os Observadores governam a Terra como verdadeiros ditadores fascistas, inclusive o uniforme deles lembra muito o de alguns movimentos fascistas, impondo até um toque de recolher para os 'Nativos'. Etta diz para Simon que encontrou um dos membros da 'Divisão Fringe' original, mas Simon diz que eles morreram 20 anos antes e que a história de que eles estão vivos não passa de um mito.

Porém, ela o leva até Walter, conservado no âmbar, deixando-o impressionado com isso.

Broyles continua comandando a 'Divisão Fringe', mas ele tem que agir conforme as ordens dos Observadores (que ficam bêbados com... água), que dizem que a função dele é combater os crimes entre os Nativos e que se eles assumirem essa função será muito pior. 

Depois, Broyles pergunta a Windmark o que fez com que ele, no futuro, assumisse um trabalho tão asqueroso e ele responde 'Eu gosto de animais', referindo-se aos humanos, é claro. Essa pergunta mostra o quanto Broyles desgosta do fato de que é obrigado a colaborar com os Observadores. E a resposta de Windmark também mostra o quanto ele e os demais Observers desprezam os humanos do século 21, aos quais tratam com grande brutalidade.

Simon diz para Etta que o âmbar que envolve Walter é de terceira geração. E um funcionário da 'Fringe Division', que é um membro da 'linha-dura' da mesma, fala que Simon é 'muito mole' na repressão aos resistentes, que seus amigos vigiam Etta e que ela deverá tomar cuidado quando for para a cidade.

Obs: Todo regime Fascista tem colaboradores e simpatizantes verdadeiros entre a população e os mesmos se dispõem, de forma voluntária, a cometer todo tipo de crime e atrocidade contra os opositores. 

Na sequência, vemos Simon e Etta trazer Walter de volta, tirando-o do âmbar. Aliás, adorei a cena em que isso aconteceu. Etta demonstrou ser tão impaciente quanto a mãe, Olívia, pois não esperou a ordem de Simon para atirar no âmbar e foi logo disparando. Tal mãe, tal filha...

Walter volta à vida depois que ele ficou 20 anos preso no âmbar, pois os Observers haviam conquistado e dominado a Terra em 2015.

E a primeira coisa que Walter diz quando sai do âmbar é que Etta é muito bonita. 

Esse Walter...  É o mesmo safado de sempre que teve inúmeros casos amorosos em sua juventude (com Nina, Rebecca - a jovem que desenvolveu a habilidade de enxergar os habitantes dos outros Universos - e sabe-se lá com quem mais) e que levava revistas pornô para o banheiro.

Etta e Simon mostram um equipamento para Walter e dizem que ele trabalhava nisso quando da guerra contra os Observadores, 20 anos antes, e perguntam o que seria aquilo. Mas Walter está muito disperso, preocupado mais com a comida do que com a situação da Humanidade. Assim, Simon e Etta rapidamente percebem que há algo de muito errado com ele. Por isso, submetem Walter a um exame do seu cérebro e descobrem que falta uma parte do mesmo, o que explica o seu comportamento disperso e errático.

A Humanidade do século XXI foi invadida e conquistada pelos humanos mais evoluídos do futuro, que destruíram a Terra no século 27, devastando o planeta, o que os levou a retornar para o século XXI. Mas eles são resultados do próprio desenvolvimento científico e tecnológico ilimitado, o que ficará claro na quinta e última temporada de 'Fringe'.
Etta diz que Walter tem um 'Brain Damage' (dano cerebral...). Esta é mais uma referência à Cultura Pop, pois ela é o nome de uma música do álbum clássico do Pink Floyd, 'The Dark Side of The Moon' e que trata justamente do tema da loucura, que é um dos conceitos fundamentais que inspiraram as canções do disco. E não podemos esquecer que Walter ficou 17 anos internado em uma instituição psiquiátrica, o hospital St. Claire's. 

Interessante é que quando Simon diz para Walter ficar parado para ser examinado, ele o chama de 'Peter'. Afinal, era exatamente isso que Peter fazia com Walter antigamente, ou seja, sempre cobrando dele que ficasse focado nas investigações e que se concentrasse no seu trabalho. E Simon, agora, está fazendo o mesmo, agindo como se fosse Peter.

Etta e Simon procuram Nina, que se apresenta para Walter, mas este não se lembra dela, pois o cérebro dele está muito danificado.

Nina fica surpresa ao ver Walter tão mal e diz para Etta e Simon que há vários pequenos pedaços do cérebro de Walter nas antigas instalações da Massive Dynamic e que os mesmos foram retirados por William Bell, a pedido do próprio Walter, pois este não estava gostando da pessoa na qual estava se transformando.

E Nina conta que o cérebro de Walter poderia ser recuperado. E essa recuperação do cérebro do Walter fará muita diferença, sim.

Resta saber se o cérebro do Walter voltará a funcionar exatamente do jeito que era no início, antes de ser retirada uma parte do mesmo (o chamado 'lobo temporal') que era responsável pelas suas memórias.

Assim, Walter is back! Se segurem, Observadores, pois esse homem já fez pássaros mortos voarem, criou uma Máquina que destrói e cria Universos, entre outras maravilhas, ok? Logo, ele é o seu mais temível inimigo. Todo cuidado com ele, é pouco. E o seu cérebro, agora, foi restaurado. Talvez ele não funcione com 100% de eficiência, mas trata-se de Walter Bishop, aquele que já foi considerado como sendo 'o sucessor de Einstein', e não de uma pessoa comum. E mesmo nestas condições precárias ele fez com que a mão de Nina voltasse a se mover. Nada mal para quem ficou 20 anos no âmbar e faminto, não é mesmo?

E adorei a frase de Walter, quando o policial o parou no terminal, logo depois que ele ofendeu um Observador: 'Eles não são os andróides que vocês estão procurando'. Esta é uma clara referência ao filme 'Blade Runner', cuja influência sobre este episódio é bastante nítida, principalmente no visual futurista.

E o curioso é que o Simon disse para o policial que Walter era o avô de Etta (de criação, já que o avô biológico, mesmo, é o Walternativo).

Nina Sharp trabalha no Ministério da Ciência, mas dentro das possibilidades ela também colabora com a Resistência. 
Interessante, nesta cena, é que no fundo da imagem aparece escrito 'To Tracks 14-22'. Seria esta uma referência  às negociações entre a Warner e a Fox para renovar a série, com os produtores de 'Fringe' defendendo a produção de uma temporada completa, com 22 episódios? Não duvido.

E nesta mesma cena vimos Walter aprontar mais uma das suas 'peraltices', quando ele rouba um doce de uma banca do terminal... Esse Walter...

Interessante notar como o comportamento de Walter é muito mais infantil e instável na ausência de Peter, Olívia e de Astrid. Estes conseguiam fazer com que ele trabalhasse de maneira mais concentrada, mais focada, nas investigações. Talvez porque Walter sentisse mais segurança e melhor protegido com todos eles por perto. 

Walter confiava neles. Já a nova dupla de agentes, Simon e Etta, são ilustres desconhecidos para ele, fazendo com que a sua insegurança fique explícita.

Simon e Etta são novatos e não sabem como lidar com Walter. E daí eles procuram pela causa do comportamento errático de Walter e descobrem o motivo disso. Assim, como eles não conseguem fazer Walter se concentrar em nada de relevante, sobra para eles apenas a possibilidade de resolver o problema, restaurando-se o cérebro dele, para o que contam com a ajuda decisiva de Nina.

Se isso se confirmar, agora é que os Observers se estreparam de vez.

Afirmo isso porque, no início da série, vimos que o Walter era muito mais agressivo, implacável, impiedoso, com o desenvolvimento seu trabalho, assumindo clararamente o lugar de Deus em seu laboratório. Para ele, não havia limites quando ao que podia ser pesquisado e conhecido. E ele somente agiu assim quando ainda tinha o seu cérebro na íntegra, por inteiro, sem danos.

Somente depois que parte do seu cérebro foi retirado, é que o Walter ficou parecendo aquele tio simpático e brincalhão que todos gostamos de ter. Antes disso, ele era o típico cientista ambicioso, vaidoso e arrogante, que, mais do que tudo, desejava superar Deus, tal como eram Bell e ainda é o David Robert Jones.

Inclusive, nota-se que depois que seu cérebro foi restaurado, Walter ficou com uma expressão mais parecida com a do Walternativo (na sua versão original, 'maligna', das temporadas anteriores), mais agressiva, sem ser aquele Walter brincalhão que vimos, no próprio episódio, antes que o seu cérebro fosse recuperado por Simon e Etta.

E a Nina, hein? Ela fica 25 anos mais velha e parece estar mais jovem... E é claro que o Walter rouba a cena no episódio, novamente.

E Walter (hilário e impagável, como sempre) diz a frase do episódio: 'I love LSD!'.... Sensacional!


Walter fez questão de chamar um Observer de monstro e criou problemas para Simon e Etta. 
Simon relembra, em conversa com Etta, o momento em que os Observadores atacaram e conquistaram a Terra, eliminando os seres humanos, no qual mataram os seus pais. Etta diz que esse foi o momento do 'Expurgo', que ocorreu logo no início da invasão, em 2015, e que resultou no extermínio de boa parte dos seres humanos pelos Observers. Ele jura que irá lutar contra os Observers até que os mesmos desapareçam. Etta diz que a última vez em que viu os seus pais foi quando ela tinha apenas 4 anos e que não consegue sequer lembrar de seus rostos. Quando ela diz isso, segura e acaricia um colar...

Depois que Walter teve os pedaços do seu cérebro reimplantados, Simon pergunta se Walter pode terminar de construir o seu equipamento e ele diz que sim.

Walter diz que nem todos os Observadores eram maus e que um deles, September, tentou ajudá-los. Ele falou que September lhe contou que no ano de 2609 os Observadores arruinaram totalmente o planeta, envenenando o ar, a água e que quando o mesmo se tornou inabitável eles viajaram através do tempo, retornando ao passado da Terra e decidiram conquistá-la, voltando para 2015.

Etta pergunta se Walter lembra onde estão os outros membros da Divisão Fringe, que ficaram presos no âmbar. Ele olha bem para ela e nota que Etta possui traços familiares... Walter encontra uma saída da Massive Dynamic quando são procurados pelos Observadores. Ele diz que ele e Bell nunca permitiriam que uma sala tivesse apenas uma saída.

Walter diz para Etta e Simon que eles são insurgentes e constrói uma bomba de anti-matéria que faz desaparecer o antigo edifício da Massive Dynamic. Ao sair do prédio destruído desta, Walter fala que se lembra exatamente onde estão os sobreviventes da Divisão Fringe original, o que não acontecia antes da cirurgia em seu cérebro. 

E foi notável a mudança que Walter passou depois que o seu cérebro foi restaurado: Antes ele era brincalhão e disperso, não se concentrando em absolutamente nada, preocupando-se apenas em comer. Depois, ele tornou-se uma pessoa racional, bem mais fria, concentrada e focada no que faz, inclusive dando uma bronca em Simon quando este puxou conversa sobre a necessidade de mostrar para as pessoas que é possível lutar contra os Observadores.

Porém, quando se tratou de falar com Astrid, recém retirada do âmbar, Walter mostrou toda a sua simpatia e a chamou de 'Astro', não porque não se lembre do nome dela, mas para mostrar que ela estava em segurança e, assim, poder acalmá-la.

Mas, há mais uma pessoa no âmbar. E como eu já havia apontado aqui mesmo no blog, essa pessoa é...William Bell!

Simon se sacrifica e fica preso no âmbar, para que Peter pudesse ser libertado. 
William Bell is back! Ele foi uma das pessoas que Walter manteve no âmbar. Porém, Walter não libertou o corpo inteiro de Bell, mas tirou apenas a sua mão do âmbar. E ele chegou a dizer para Astrid que isso era tudo de que precisavam. Assim, Walter deverá usar a mão de Bell para ter acesso a algum local no qual a mesma deverá ser usada e desta maneira, aproveitá-la de alguma forma.

E como Walter condena Bell em função deste ter, de alguma maneira, prejudicado a Olívia (que é o que veremos no episódio final desta quarta temporada), então tudo indica que veremos a participação de Bell numa eventual 5a. temporada da série ou até mesmo nesta reta final do quarto ano. Assim, Bell está vivo e irá interferir no rumo da história que vemos se desenvolver nesta 4a. temporada.

Vamos aguardar.

Como se percebe, acertei em cheio quando disse que ele era o personagem secreto do qual o Joshua Jackson havia falado nesta semana (ver link abaixo):

http://popeseries.blogspot.com.br/2012/04/fringe-joshua-jackson-diz-que-aparecera.html

E Simon, vendo que tinha sido rastreado e que agentes estavam indo para o local a fim de pegá-lo, decidiu pedir para que Etta o prendesse no âmbar, o que ela fez, embora não gostasse disso. Broyles chega ao local, vê Simon e percebe que Walter esteve ali quando vê o alcaçuz.

Outra informação importante é que tivemos, no final do episódio, a confirmação de que Henrietta é a filha de Peter com Olívia e a cena em que eles se reconhecem foi muito bonita e emocionante, sem dúvida alguma, com os dois chorando.

Aliás, se fizermos as contas, veremos que Olívia deve estar grávida na atual temporada, ou no ano de 2012. Afinal, Etta disse, em 2036, que a última vez que viu o rosto de seus pais foi quando ela tinha 4 anos de idade. E a luta contra os Observadores deve ter se desenvolvido entre 2015-2016, somando o período de tempo da invasão e da resistência.

Portanto, talvez vejamos o anúncio da gravidez de Olívia ainda neste final de temporada.

A conferir.

William Bell também ficou preso no âmbar em 2015, quando ocorreu a invasão dos Observers. Mas Walter não o libertou, levando apenas a mão dele embora.

Conclusão
Reflexões sobre 'Letters of Transit' e a 5a. temporada!

A bala no colar de Etta foi a que matou Olívia?


Com o surgimento de Henrietta na história, isso significa que em vez de um menino (Henry), teremos uma menina para ajudar a salvar a Terra e a Humanidade do domínio dos Observadores, correto? Sim, isso mesmo.

Afinal, não podemos esquecer que (na terceira temporada, ou seja, na Linha Temporal original) Peter gerou um filho com a Olívia-Alt, um menino, que foi o Henry, e que seria uma criança normal, sem nenhum poder ou habilidade especial, já que a Olívia-alt nunca foi testada com Cortexiphan.

Uma coisa interessante de 'Letters of Transit' é que nunca foi tão fácil achar Observadores em um episódio da série como neste episódio... Afinal, eles conquistaram a Terra e, logo, estão por toda a parte.

Mas, uma pergunta indiscreta: o que aconteceu com aquela história de que os Observadores limitavam-se apenas a 'observar' os acontecimentos e de que não poderiam interferir nos mesmos, hein? Parece que essa idéia foi para o Beleléu depois deste excelente episódio que foi 'Letters of Transit'. Tal resposta será dada, também, na excelente e última temporada de 'Fringe'. 

Quer dizer que eles, os Observadores, se revelaram inimigos implacáveis da Humanidade, quase exterminaram com a espécie humana e dominaram a Terra? 

Tenho minhas dúvidas se o Capeta ou os Alienígenas malignos de tantos filmes e seriados fariam pior... E ao dominar a Terra, os Observadores reduziram a 'Divisão Fringe' a um departamento encarregado de apenas investigar os crimes cometidos pelos 'nativos,' como são chamados os terráqueos que sobreviveram à conquista da Terra promovida pelos Observadores.

Aliás, essa ação brutal e violenta por parte dos Observers sempre foi uma possibilidade que estava em aberto em 'Fringe', desde o início da segunda temporada, pelo menos, quando tivemos um episódio chamado 'Fracture' (que, coincidentemente, revi nesta semana, pois terminei de rever a primeira temporada da série e, nesta semana, comecei a assistir, novamente, ao segundo ano), no qual um Coronel do Exército dos EUA (Raymond Gordon) dizia que os Observadores estavam aqui para nos estudar (nossa cultura, ciência, tecnologia) e que acabariam usando tudo isso que aprendessem sobre as pessoas da Terra contra os próprios seres humanos, provocando o extermínio da Humanidade e conquistando o planeta.

E para combater os Observadores, o Coronel Gordon tinha criado (de forma um tanto acidental) homens e mulheres-bomba que eram ativados graças a um soro injetado nos mesmos e que eram detonados com um aparelho usado por ele.

E neste episódio, 'Letters of Transit', vimos que foi exatamente isso que aconteceu, ou seja, que os Observadores revelaram-se como inimigos mortais da Humanidade e que não são aqueles seres bonzinhos que vimos anteriormente no seriado, quando limitavam-se apenas a observar os acontecimentos, sendo proibidos de interferir no rumo dos mesmos. 

Isso mostra que o Coronel Gordon, de louco, não tinha absolutamente nada e que estava absolutamente correto em suas idéias.

Mas, daí surge uma pergunta: Se os Observadores conquistaram a Terra em 2036, então isso significa que Jones não conseguiu destruir com os dois Universos em 2011, correto?


Raymond Gordon, o Coronel que lá atrás, no início da 2a. temporada (episódio 'Fracture' - 2X03), avisou que os Observers não estavam aqui apenas para observar, mas que planejavam a conquista da Terra e o extermínio da espécie Humana. 

E só para relembrar: Em Junho de 2011, eu escrevi e publiquei um texto, aqui mesmo no blog, intitulado 'Observador: O Grande Vilão de Fringe' no qual eu dizia que eles, os Observadores, é que eram os verdadeiros inimigos da Humanidade.

Parece que acertei em cheio, não é mesmo?

Para ler o texto em questão, cliquem aqui:

http://popeseries.blogspot.com.br/2011/06/observador-o-grande-vilao-de-fringe-por.html

Em 'Fringe' também tivemos a produção de inúmeros episódios que poderiam servir como ponto de partida para o desenvolvimento de uma nova Mitologia, ou de um novo futuro, para a Humanidade e para os Universos envolvidos.

Portanto, entendo que não foi nenhuma surpresa que esse episódio aponte para um novo futuro, ou seja, para o desenvolvimento de uma nova Mitologia em 'Fringe', no qual a Humanidade e os Observadores entrarão em confronto aberto, intenso, destrutivo e mortal, ou seja, entrarão em guerra pela conquista e domínio da Terra.

Outra coisa a se destacar neste episódio foi o visual 'a la Blade Runner' do futuro da humanidade. A inspiração neste clássico da ficção científica ficou mais do que evidente. Essa homenagem foi mais do que merecida, sem dúvida alguma, pois é um grande filme, sendo um verdadeiro clássico da Ficção Científica. 

A verdade é que este episódio abriu uma gigantesca porta para a produção de uma eventual 5a. temporada de 'Fringe'. Se esta for produzida, de fato, então ela deverá girar em torno da história que vimos hoje, em 'Letters of Transit'.

De fato,'Letters of Transit' foi o episódio 'Piloto' da 5a. temporada.


Na 5a, temporada, mais do que nunca, os seres humanos terão que lutar para mudar o seu Futuro. 
Enquanto na Timeline original, Peter e Olívia-alt tiveram um menino, Henry, nesta Linha Temporal Reescrita da quarta temporada, Peter e a Olívia (cortexiphada...) geraram uma menina que, 'coincidentemente', se chama Henrietta, ou seja, ela é a versão feminina do Henry. E com certeza ela deve ter herdado, pelo menos, alguns dos poderes e as habilidades da mãe e, provavelmente. Alguns destes poderes ela já utiliza, como o de esconder os seus verdadeiros pensamentos dos Observadores.

Provavelmente, no entanto, ela deve ter ainda mais poderes e os mesmos precisarão ser despertados ou desenvolvidos, de alguma forma, talvez com o uso do Cortexiphan.

Mas, com certeza, somente veremos essa história ser devidamente explorada e desenvolvida apenas se tivermos uma quinta temporada da série. Nesta, Etta teria, com certeza, um papel fundamental na luta contra os Observadores para recuperar a Terra para o controle da Humanidade, expulsando-os do planeta.

Porém, uma dúvida surge quando se vê Henrietta usando uma bala em seu colar e a qual ela acaricia o tempo inteiro, mostrando que é algo importante para ela.

Que bala será essa? Será a bala que matou Olívia? Será que a 'profecia' de September, de que Olívia teria que morrer em todos os possíveis futuros da Humanidade acabou se confirmando? Se for isso (e provavelmente é...), então daí surgem as inevitáveis perguntas: Quem matou Olívia? Porque? Quando? Será que ela morreu quando ocorreu a invasão dos Observadores, resistindo e lutando contra eles? Ela foi morta pelo misterioso 'Mister X', que apareceu na 3a. temporada? 

Talvez...

Broyles encontra o Alcaçuz, alimento preferido do Walter, percebendo que este ainda está vivo. Suas expressões no episódio são de claro desgosto e ele mal disfarça o seu ódio pelos Observadores. E quinta temporada iremos descobrir que ele não se limitou a odiá-los, participando da luta contra os mesmos.
Vamos aguardar para ver qual será a explicação para essa bala misteriosa que a filha de Peter e Olívia carrega consigo. Mas tudo aponta para o fato de que ela foi a bala que matou Olívia.

E daí teremos dois possíveis futuros da Humanidade na qual Olívia morreu: na Timeline original ela foi assassinada pelo Walternativo. Agora, tudo indica que ela deve ter morrido, também. Isso é reforçado pelo comentário do Walter, para a Astrid, no final, dizendo que Bell teve culpa no que aconteceu com Olívia.

Então, talvez o September tenha razão e a Olívia tenha que morrer em todos os possíveis futuros da Humanidade. Resta saber o motivo disso.

Porém, uma coisa é certa: Caso se confirme que Olívia foi assassinada neste possível futuro da Humanidade e conhecendo Peter e Walter, é muito provável que eles unam esforços, novamente, para trazer Olívia de volta à vida, tal como já fizeram no final da terceira temporada.

E não duvido que eles façam isso criando uma nova realidade, como também aconteceu no final do 3o. ano.


Etta identifica um problema, o que dificultará a retirada de Peter do âmbar. 
Mas, para saber algo mais a respeito, é obrigatório que seja produzida uma 5a. temporada. Senão, todas estas questões ficarão sem uma resposta e a trama que vimos ter início em 'Letters of Transit' será apenas 'um futuro potencial que não se realizou'.

E isso confirmaria uma outra tese minha a respeito do seriado: a de que Peter, Walter e Olívia estão sempre criando novas realidades para que possam viver juntos, pois somente assim eles são felizes. Eles estariam vivendo numa espécie de 'Efeito Borboleta' permanente (ver link abaixo).

Que venha o 5o. ano!


Frases e Diálogos do episódio:

1) Walter - E você, minha jovem dama, é muito bonita.
Etta - Etta... Acabamos de tirá-lo do âmbar, Dr. Bishop. Ficou dentro dele por 20 anos.
Walter - 20 anos? Não é nenhum mistério porque estou com tanta fome.Vocês tem algo para comer?

2) Simon: Dr. Bishop, vamos injetar essa solução na base do seu cérebro.
Walter - Que divertido!

3) Walter - Eu amo LSD!


Obs1: Este episódio alcançou uma audiência de 1.0 na demo 18-49, com 3.089.000 espectadores.

Obs2: O glyphs code do episódio é 'Quake', que significa 'terremoto, estremecimento'.

Obs3: O código de acesso ao cérebro de Walter que estava guardado na Massive Dynamic é 5-20-10, nome de um episódio da 5a. temporada (5X07).


Vídeo - Pink Floyd (Brain Damage/Eclipse):




Links:

Sobre o retorno de William Bell:

http://popeseries.blogspot.com.br/2012/04/fringe-joshua-jackson-diz-que-aparecera.html

Observador: O Grande Vilão de Fringe:

http://popeseries.blogspot.com.br/2011/06/observador-o-grande-vilao-de-fringe-por.html

Walter, Peter e Olívia: Criadores de novas realidades?

http://popeseries.blogspot.com.br/2011/06/fringe-walter-peter-e-olivia-criadores.html

Audiência de 'Letters of Transit' chega a 3.089.000 espectadores:

http://tvbythenumbers.zap2it.com/2012/04/21/tv-ratings-friday-fringe-finder-rise-nikita-supernatural-at-lows-grimm-falls/130206/


Nenhum comentário: