terça-feira, 24 de abril de 2012

'Fringe': 'Letters of Transit' e os Universos Paralelos! - por Marcos Doniseti!

'Fringe': 'Letters of Transit' e os Universos Paralelos! - por Marcos Doniseti!


Segundo um físico teórico chamado Hugh Everett, o nosso Universo não seria o único.

Para Everett, existem inúmeros Universos Paralelos. Este foi um dos principais conceitos utilizados pelos produtores e roteiristas de 'Fringe' ao longo de várias temporadas.

Na realidade, desde a primeira temporada já se mostravam algumas pistas que apontavam para a existência de um Universo Paralelo, o que efetivamente se comprovou no final da mesma, quando Olívia foi se encontrar com William Bell no Universo Vermelho.

A respeito dessa teoria de Everett, o físico Brian Greene escreveu o seguinte em seu livro 'O tecido do cosmo' (págs. 242-243): 

“Segundo este enfoque, a Interpretação de muitos mundos, o conceito do 'Universo' sofre uma ampliação e passa a incluir inumeráveis 'Universos Paralelos' – inumeráveis versões do nosso universo – de modo que tudo o que a mecânica quântica prevê que possa ocorrer, mesmo que com probabilidades mínimas, efetivamente ocorre ao menos em um dos exemplares do universo... Em um desses Universos, você está lendo essas palavras; em outro você deu uma parada para ver a Internet; em um terceiro você está ansioso, esperando que as cortinas se abram para que comece a ópera... Na teoria dos muitos mundos, então, nenhum resultado potencial permanece apenas potencial. Todos os resultados potenciais se realizam nos diferentes universos paralelos”.

Logo, 'Fringe' trabalhou com essa teoria de Everett e fez um largo uso desse conceito da Física Teórica. Tivemos até um episódio em que Walter fala sobre isso para Peter e Olívia, escrevendo em uma lousa, dando uma verdadeira aula para eles a respeito deste tema.

Durante estas quatro temporadas foram produzidos inúmeros episódios que poderiam ser utilizados como ponto de partida para o desenvolvimento de uma nova Mitologia. Estes episódios poderiam ser considerados como, digamos, 'probabilidades', que poderiam ser o ponto de partida para desenvolver novas histórias, novas Mitologias na série.

'Letters of Transit', episódio exibido na 4a. temporada, foi o verdadeiro 'Piloto' do 5o. ano da série, mostrando um futuro tenebroso para a Humanidade, na qual grande parte desta foi exterminada (em 2015), quando ocorreu o chamado  'Expurgo', ou seja, o massacre de boa parte dos seres humanos pelos Observers. 

E agora, o episódio 'Letters of Transit' faz uma clara referência e dá continuidade ao que foi mostrado no episódio 'Fracture', da 2a. Temporada. Neste, os Observadores eram mostrados como os grandes vilões do seriado, pois teriam a intenção de conquistar a Terra e exterminar com a Humanidade. E em 'Letters of Transit' foi exatamente isso que aconteceu, no ano de 2036.

Então, aquela hipótese de que os Observadores seriam os grandes vilões de 'Fringe', sobre a qual eu comentei aqui no blog em um texto publicado em Junho de 2011, acaba por se confirmar. E pode ser que isso aconteça em um dos infinitos Universos Paralelos que existem, segundo afirma o físico Hugh Everett ou, até mesmo, em um dos Universos que já apareceram no seriado.

Assim, a dúvida que fica sobre o que vimos em 'Letters of Transit' é se estes fatos, que se passam entre 2015-2036, se desenvolveram na mesma Linha Temporal Reescrita da 4a. Temporada ou se eles aconteceram em uma outra Timeline (e, portanto, em um outro Universo Paralelo), diferente daquelas que já foram mostradas até aqui no seriado, que são a Original (das 3 primeiras temporadas) e a Reescrita (da 4a. temporada).

Porém, para se descobrir algo mais sobre isso, será fundamental que tenhamos uma 5a. temporada.

Senão, tudo isso que escrevi a respeito de onde se passam os acontecimentos mostrados em 'Letters of Transit' poderá ficar apenas no plano das conjecturas.

Nenhum comentário: