terça-feira, 27 de março de 2012

'Fringe' – A Física Quântica explica o apagamento e a volta de Peter! - por Marcos Doniseti!

'Fringe' – A Física Quântica explica o apagamento e a volta de Peter! - por Marcos Doniseti!

A Física Quântica ajuda a explicar porque Peter voltou à trama de 'Fringe'. Descubra como lendo esse texto. 

Muitos fãs de 'Fringe' ficaram intrigados com o fato de que mesmo depois de Peter ter sido apagado pela Timeline Reescrita, as pessoas que conviveram com ele (Olívia e Walter, principalmente) ainda tinham lembranças e memórias dessa convivência.

Além disso, outro fato que com o qual os fãs da série reagiram com um certo  estranhamento é que a ponte que Peter criou, e que conecta os dois Universos, não foi eliminada da história mesmo depois que ele foi apagado.


Que tudo isso é muito estranho, não há dúvida alguma, principalmente para aqueles (entre os quais me incluo e que vale para a imensa maioria das pessoas) que sempre pensaram em termos de 'causa e efeito'. Nossas ações geram determinadas consequências. E ponto final, certo? Errado. Pelo menos, para a Física Quântica.


Por mais incrível que possa parecer, há uma explicação científica para estes fatos que foram mostrados em 'Fringe' e que rompem com essa ideia de que relações de 'causa e efeito' valem para tudo.


Esta explicação vem da Física Quântica e se chama 'Apagamento Quântico'. O que é isso? Simples: A teoria Quântica diz que é perfeitamente possível apagar o Passado, mas sem que isso resulte na eliminação da influência que este passado exerceu sobre o futuro.


Exemplo: Peter construiu a ponte que conecta os dois Universos e, logo depois, ele foi apagado, mas a ponte permaneceu, certo? Porque? O Apagamento Quântico explica, dizendo que mesmo com ele tendo sido apagado da história, aquilo que ele fez permaneceu (ou seja, a ponte).


Isso também contribui para ajudar a entender porque as memórias e lembranças que Olívia e Walter tem do Peter não foram eliminadas.


Agora, isso não é tudo. A Física Quântica também provou que, mesmo depois deste Passado ter sido apagado, também é possível ressuscitá-lo, bastando que algo ou alguém faça isso.


A Física Quântica mostra que esse Passado, que foi apagado, apenas 'desaparece da nossa visão', mas ele não deixa de existir, permanecendo numa espécie de 'Ostracismo Quântico'. Logo, ele pode ser trazido de volta, desde que algo ou alguém o traga de volta à tona. Assim, ele se torna visível novamente. 


E foi exatamente isso que aconteceu com Peter: Um 'Apagamento Quântico'.


Assim, Peter foi apagado, desapareceu da nossa visão, mas a sua influência permaneceu na realidade na qual ele atuou, através da ponte que liga os dois Universos e das memórias de Walter e de Olívia, e foi trazido de volta pelos fortes laços afetivos e emocionais que existem entre os três protagonistas do seriado.


Livro do físico Brian Greene, que trada Física e da Cosmologia, em especial, explica o conceito de Apagamento Quântico, que ajuda a entender como Peter retornou à história de 'Fringe' na quarta temporada.
Então, todo o processo de apagamento e retorno de Peter é explicado, cientificamente, pela Física Quântica.

Então, por tudo isso, entendo que aqueles fãs de 'Fringe' que disseram que a explicação para o retorno de Peter foi 'sentimentalóide e piegas', como se fosse um novela mexicana, estão inteiramente equivocados.


A explicação para o apagamento e a volta de Peter é, em grande parte, científica, sendo fortemente baseada na teoria Quântica.


Observação 1: É bom esclarecer que tudo isso que escrevo sobre este assunto, Apagamento Quântico, já foi comprovado, tanto através de cálculos matemáticos, como pela realização de experimentos. Portanto, não se trata de Ficção, mas de Ciência.


Observação 2: A explicação sobre o Apagamento Quântico foi retirada do livro 'O Tecido do Cosmo', do físico teórico Brian Greene (páginas 226-230).



Nenhum comentário: