sábado, 14 de abril de 2012

'Fringe' – Frases e diálogos impagáveis de Walter roubam o espetáculo no ótimo 'The Consultant'! - por Marcos Doniseti!

'Fringe' – Frases e diálogos impagáveis de Walter roubam o espetáculo no ótimo episódio 'The Consultant'! - por Marcos Doniseti!


'Fringe' – 'The Consultant' revela as verdadeiras intenções de Jones e mostra que os sentimentos movem as ações dos personagens! -

Walter (com as suas piadas e frases infames) dá um show em 'The Consultant'! Broyles-alt também se destacou!

Que episódio de 'Fringe' foi esse, afinal? Dei mais risada com as frases impagáveis de Walter do que em muita sitcom consegue arrancar dos seus fãs. Nos primeiros 15 minutos, em especial, quase não se presta atenção na trama, de tantas que foram as situações vividas e frases hilariantes ditas por este sensacional Walter Bishop. Elas foram tantas que até reuni as principais logo depois do final desse texto. Leiam e divirtam-se.

Independente do que aconteça com 'Fringe', se terá ou não uma quinta temporada (e tudo indica que ela será produzida, segundo as notícias mais recentes, faltando apenas a confirmação do fato pela Fox), o fato é que Walter Bishop já entrou para a história da TV americana e mundial. Personagem igual a ele não há. É único.

E é claro que isso se deve ao imenso talento desse ator fantástico que é John Noble e à criatividade dos talentosos roteiristas da série, que criam essas frases e diálogos memoráveis. 



Aliás, essa é uma característica marcante de 'Fringe' e que ficou meio ausente nos episódios da 4a. temporada. Felizmente, com este episódio, o bom humor e as tiradas impagáveis de Walter voltaram com tudo à série.

Mas é inegável que, ao serem interpretadas por um ator do naipe de um John Noble, elas ficam muito melhores. É como aquela pessoa que conta as mesmas piadas que já conhecemos há séculos, mas ela o faz com tanta naturalidade que damos risada do mesmo jeito. Outro ator não diria essas frases com a mesma competência quanto o faz John Noble.

E aí surge a dúvida: Estas frases foram criadas para ele, John Noble, ou este é que nasceu para dizê-las com tanto brilhantismo e, por isso, elas vão em sua direção, procurando por ele? É como se o personagem escrevesse as suas falas e não os roteiristas. Estes não conduzem o personagem, mas são conduzidos por ele.

Inclusive, isso me fez lembrar de um excepcional episódio de 'Arquivo-X', chamado 'Milagro', da 6a. Temporada, que trata justamente deste assunto. Se puderem, assistam-no, pois é muito bom.

Bem, filosofias e divagações à parte, o fato é que 'The Consultant' foi um excelente episódio e a atuação de Noble foi fantástica, antológica, mesmo. É desta coisas para se guardar no lado esquerdo do peito, como diz a famosa canção de Milton Nascimento (Canção da América). 




O episódio começa com o enterro de Lincoln-alt. Gostei da frase que Astrid-alt diz para o Lincoln, quando ela fala que não gosta de enterros porque nunca sabe o que dizer (Obs.: Eu também não). Aliás, quem sabe? Ninguém, de fato, se sente à vontade em uma situação dessas, não é mesmo?

Durante o enterro, Olívia-alt promete aos pais do agente assassinado que ela pegará os responsáveis por sua morte e que os levará à Justiça. E quando faz uma promessa, pode ter certeza de que ela cumpre. Se tem uma mulher determinada é essa aí...

Outro momento interessante, ocorreu quando a mãe do Lincoln-alt falou que não é certo que um pai enterre seus filhos e, daí, mostra a imagem do Coronel Broyles. Na sequência do episódio ficará clara a razão desse close nele durante essa fala. Essa frase está diretamente relacionada ao fato de Broyles-alt ter colaborado com Jones durante todo este tempo.

Depois, a Olívia-alt visita Nina na prisão, com uma oferta de Walternativo para lhe dar uma redução de pena caso ela colabore e diga quem é o espião que trabalha para Jones no Departamento de Defesa. Na conversa, Olívia-alt ouve dela que a situação, que já está ruim, ainda irá piorar muito para o mundo todo. Isso mostra que Nina-alt conhece os reais e verdadeiros planos de Jones.

Um exemplo claro disso que a Nina-alt falou é demonstrado logo depois, quando um executivo (chamado sr. Bauer... aliás, a fisionomia do ator que o interpreta lembra o famoso Jack Bauer, de '24 Horas') morre de forma misteriosa durante uma reunião da empresa, se chocando violentamente com o teto.

Walter, Peter, Olívia e Astrid (a 'família Fringe') vão até o local em que ocorreu a morte de Bauer e de outra pessoa e Olivia diz que ambos morreram do mesmo jeito, chocando-se com o teto de forma intensa. 


E o impagável Walter chama Astrid de 'Ascot'... Até isso voltou ao seriado. Retornamos ao bons tempos, na 1a. temporada, em especial, em que Walter chamava Astrid de 'Astro, Aspirina, Asterix, Asteróide' e por aí vai.

No local, Walter analisa o corpo de Bauer e Astrid o corpo de Hamilton.

Walter diz que os corpos apresentam todos os sintomas de alguém que morreu num acidente de avião, embora ele estivesse em um escritório, o que é lembrado por Peter. Olívia informa que um piloto de avião morreu no seu próprio apartamento em situação semelhante. Walter olha para o espelho e vê a imagem refletida dele, Olívia e Astrid e tem 'uma ideia' (é bom esclarecer que tudo isso acontece no Universo Azul).

Astrid-alt informa o Coronel Broyles que aconteceu (no Universo Vermelho) um acidente de avião no qual morreram dois homens e o piloto. Curiosamente, são as mesmas pessoas que morreram no Universo Azul, mesmo sem que tenham sequer chegado perto de um avião.

Na sequência, Olívia-alt entrega para Broyles o nome de 108 pessoas que sabiam do transporte de Canaam e que podiam ter passado a informação da rota dele para Jones... 108 pessoas? Cacilda! Essa Olívia-alt não quer nem saber... Se precisasse, ela investigaria até o Papa e o presidente dos EUA para descobrir a verdade. Isso mostra que vontade e determinação não lhe faltam, muito pelo contrário. Broyles-alt diz que mandará investigar o caso... Como o espião é ele mesmo, a investigação não dará em nada, é claro.

Depois, o Coronel Broyles manda Olívia-alt investigar a morte das três pessoas do avião e de seus semelhantes no Universo Azul, mas que se deram em circunstâncias iguais, junto com a Divisão Fringe do Universo Azul. Logo, existe uma conexão entre as mortes.


Olívia acompanha Walter, que vai para o Universo Paralelo ajudar nas investigações do acidente de avião, que ocorreu no Universo Vermelho.

Antes de ir, Walter diz para Olívia que ela não precisa se preocupar e que pode confiar nele. E é claro que ele faz uma piada com o fato de que ela e Peter não irão acompanhá-lo, que foi a seguinte:

Frase de Walter (para Olívia)– Além disso, estou seguro de que, para vocês, passarinhos apaixonados, será bom passar algum tempo juntos.
Olívia – Walter...

Ao passar pela ponte, Walter trava outro diálogo memorável com o Sargento  que é responsável pela mesma:


Sargento: Está tomando alguma medicação?
Walter – Muitas. A maioria são para fins recreativos. 



Fins recreativos? Essa foi boa...

Logo depois, chegam Olívia-alt e Lincoln, que irão trabalhar juntos com Walter nas investigações. Ao vê-la, Walter diz outra frase impagável, que foi:
 

Minha acompanhante chegou. E com 'acompanhante' eu não quero dizer prostituta.

 
Olívia conversa com Lincoln e pergunta como Olívia-alt o trata (claramente, ela está pensando na maneira como se relacionou com ele, sendo muito fria e distante, em função do que sente pelo Peter). Ele diz que ela o trata bem, se pensar que ela acabou de perder o seu parceiro e diz que ela deseja prender os responsáveis pela morte do mesmo. Olívia deseja sucesso para a sua semelhante.

Chegando ao Universo Alternativo, Walter vê o nome de uma série de locais que, anteriormente, foram prejudicados pelas suas travessias entre os Universos e se sente mal por isso, pois ele sabe que foi o responsável por tais acontecimentos.

Walter diz para Lincoln e Olívia-alt que pensou em levar um ensopado para lá, mas como está proibido o transporte de alimentos perecíveis entre os dois Universos ele não o fez.

Lincoln e Olívia questionam Walter sobre o que aconteceu com os mortos dos dois Universos e ele fala que nunca viu algo assim e que ele e Bell até haviam conseguido fundir pequenas porções dos dois Universos, mas que se Jones conseguiu interligar esses acontecimentos, então significa que ele foi muito além do que ele e Bell haviam alcançado. 


Walter leva a mão de uma das vítimas do Universo Azul para o Universo Vermelho... A expressão na cara de Lincoln é de nojo. Ele pergunta que 'não podia trazer um guisado, mas uma mão podia?'.

Walter diz que cada Universo vibra em uma frequência específica (essa é uma referência à Teoria das Cordas) e que o Vermelho deveria vibrar em Sí e que o Azul deveria vibrar em Mi, mas que as vítimas do Universo Azul estão vibrando em Si e não em Mi.

Lincoln pergunta para Walter se isso significa que as vítimas dos dois Universos estão ligadas? Walter diz que sim, mas ele não sabe dizer como Jones conseguiu fazer isso. Isso será esclarecido mais adiante, durante o episódio.

Walter, Olívia-alt e Lincoln ouvem a gravação feita por um dos satélites (no Universo Vermelho não existe a caixa-preta dos aviões), dos diálogos feitos pelos tripulantes e pelo 'Controle Aéreo', pouco antes da queda do avião.

Walter diz que Jones deve estar usando um artefato que promove a fusão das frequências dos dois Universos e que o mesmo deve ter sido colocado no avião, provocando a queda dos mesmos. 



Olívia-alt pergunta para Walter qual seria o objetivo de Jones com isso? Ele diz que não sabe.

Na sequência, aparece Jones, conversando com um dos seus capangas, que diz que deu tudo certo na ação anterior (ou seja, no avião), que foi melhor do que se esperava e que pergunta para Jones o que ele deseja agora. Jones responde 'Me surpreenda'.

Broyles-alt vai para casa e encontra Jones conversando com a esposa (Diane) e o filho doente (Christopher) que recebe uma medicação especial de Jones... Assim, revela-se a razão pela qual Broyles-alt colabora com Jones. Este vai para a casa de Broyles-alt para reforçar a sua aliança com o mesmo, comentando sobre a doença do filho, pois estava preocupado como ele reagiria à morte de Lincoln-alt. E só pelo fato de Jones ir para lá mostra que a próxima missão do Coronel Broyles será de grande importância.

O coronel Broyles fala  para Jones que o capitão Lincoln era um bom agente, mostrando que a morte dele o afetou, mas reconhece que não pode deixar de colaborar com Jones em função de seu filho.
 

Depois, o capanga de Jones coloca um aparelho em um táxi no Universo Azul e a mulher que estava no mesmo (Nancy) morre junto com a sua semelhante do Universo Vermelho, que estava numa loja. As mortes delas estão interligadas. Isso mostra que Jones conseguiu conectar as pessoas dos dois Universos e faz com que elas tenham o mesmo destino.

As duas Astrids se encontram e passam a trabalhar juntas.
 

No Universo Azul, Peter encontra o artefato usado por Jones para matar as duas Nancys, nos dois Universos, e que o mesmo contém anfilício.

Walter se encontra com o Coronel Broyles e diz que tudo isso porque ele começou a atravessar os Universos e que foram as suas pesquisas que criaram as condições para que Jones conseguisse promover tais ações. Broyles lhe pergunta se faria tudo isso novamente e ele diz que sim.

Afinal, ambos agiram motivados pela mesma razão: o amor pelos seus filhos. Logo, não há como Walter condenar o que Broyles fez, embora ele ainda não saiba disso, mas acabará descobrindo no final do episódio.

Astrid-alt diz para Olívia-alt que investigou os 108 nomes que ela reuniu e que não achou nada contra nenhum deles e que fez isso duas vezes.

Jones se encontra em público com o Coronel Broyles e lhe entrega uma peça que ele deverá colocar na Máquina. Broyles-alt diz que a Máquina está salvando os dois Universos e Jones retruca dizendo que ele está salvando o filho de Broyles. O Observador aparece ao fundo...

Coronel Broyles aplica injeção no filho, com a medicação que recebeu de Jones e mostra o seu amor pelo mesmo. E olha de forma pensativa para ele. 




Logo, é o amor de Broyles-alt pelo filho que motiva as suas ações. E Jones sabe explorar essa 'fraqueza' muito bem, conseguindo fazer com que o Coronel Broyles trabalhe para ele.

Uma cena muito boa foi quando Walter levanta-se, no meio da noite, andando na ponta dos pés, para não fazer barulho, mas encontra Olívia-alt acordada e bêbada. Ela ainda não se recuperou, é claro, do impacto da morte de Lincoln-alt. Ela mostra, para Walter, os objetos que pertenciam ao seu parceiro, deixando evidente toda a sua tristeza e sofrimento pela morte dele.

Walter faz uma omelete e suco para Olívia-alt e ela informa que não conseguiu provar nada contra ninguém a respeito da sua investigação sobre o espião no Departamento de Defesa. Walter sugere, então, que o espião é o Coronel Broyles, no que Olívia-alt não acredita. Mas, Walter cita Richard Nixon, no caso Watergate, e Olívia-alt não esboça maior reação, como se já conhecesse o assunto, pois ela deve ter estudado a história do Universo Azul depois que o mesmo se conectou com o Vermelho. 


Aliás, esse episódio serviu, claramente, para aproximar os dois personagens, principalmente no caso de Walter, que sempre teve uma imagem negativa de Olívia-alt, como se ela fosse uma serpente venenosa. Porém, ela quebra essas resistências de Walter e consegue, finalmente, conquistar a amizade e o respeito dele.

Na sequência, Olívia-alt vai conversar com Nina-alt, na prisão, e 'joga verde para colher maduro', falando que o Coronel Broyles tinha sido descoberto como sendo o espião, que havia confessado tudo e tinha sido preso . Sem saber que Olívia-alt blefava, Nina-alt confirma a informação e diz que 'Philip é irrelevante'.

Astrid-alt informa Olívia-alt e Lincoln que o Coronel Broyles estava atrasado e que não havia como rastreá-lo. Ele foi para o Departamento de Defesa e leva a peça que Jones lhe entregou, para colocá-la na Máquina, já estando ciente que isso irá provocar a destruição dos dois Universos.

O Coronel Broyles entra no local onde está a Máquina, mas se encontra com o Broyles do Universo Azul, que diz que 'recebeu a sua mensagem'. 


Então, isso mostra que o Broyles-alt percebeu que o que ele iria fazer seria algo imperdoável e mudou de ideia, deixando de colaborar com Jones, mesmo que, ao fazer isso, ele saiba que irá sacrificar o seu filho, Christopher. Isso explica porque ele estava tão pensativo quando ficou olhando para o filho que tinha ido dormir. Com certeza, foi uma decisão extremamente dolorosa a de Broyles-alt essa que ele tomou. 


Logo depois, chegam Olívia-alt e Lincoln e Broyles informa que o Coronel Broyles confessou tudo e se entregou. Broyles-alt é preso, ficando em uma cela próxima àquela onde Nina está presa. A questão é: será que ele foi preso para conseguir obter informações de Nina-alt? Talvez...


Walter e Olívia-alt se despedem, finalmente, como amigos, e ele diz para que ela não julgue Broyles-alt de uma maneira tão severa. Walter também diz para ela cuidar bem deste Universo, pelo qual pegou bastante carinho, ou seja, carinho por ela, na verdade.

Olívia-alt diz que fica surpresa por Lincoln não voltar para o seu Universo de origem, mas ele diz que não irá embora sem descobrir quem matou o parceiro dela e o dele (Robert) e que a situação dela pode parecer ruim agora, mas que irá melhorar com o tempo. E é claro que ele fará questão de estar ao lado dela para ajudá-la, não é mesmo? Como se percebe, o Lincoln, de bobo, não tem absolutamente nada...

Walter, já de volta ao Universo Azul, diz para Peter e Olívia que Jones fez um teste e que o objetivo dele era unir as frequências dos dois Universos e que, ao fazer isso, o que ele deseja, realmente, é provocar o colapso de ambos.

Fim do Episódio. 



Frases e Diálogos impagáveis do episódio:

Diálogo:

Walter: São o meu filho e a sua noiva (falando para Astrid). Liguei para a sua casa esta noite, Peter. Não respondestes.
Peter: Por que havia saído.
Walter: Com a agente Dunham, presumo, recuperando o tempo perdido (Peter e Olívia sorriem...).


Diálogo:

Walter (analisando o corpo da vítima): Os ossos da parte baixa do seu corpo estão completamente destroçados. Toca isto.
Peter – Por favor, precisa?
Walter – Está morto, Peter. Não pode lhe provocar nenhum dano.

Diálogo:

Astrid: Vejo ferimentos parecidos aqui.
Peter: Como é que em todo o edifício somente estes dois morreram?
Walter – A ira de Deus se revela desde o Céu, contra dois homens injustos. Romanos 1:18.
Peter: Essa é a teoria? A mão de Deus baixou do Céu e castigou a essas pessoas por seus pecados?

Diálogo:
Olívia-alt: Uma mão.
Walter – Eu a cortei de uma das vítimas do nosso Universo.
Lincoln: Não podia trazer um guisado, mas uma mão, sim?

Frase de Walter (para Olívia):

Walter: Além disso, estou seguro de que, para vocês, passarinhos apaixonados, será bom passar algum tempo juntos.

Diálogo:

Sargento: Está tomando alguma medicação?
Walter – Muitas. A maioria são para fins recreativos.

Frase de Walter (sobre Olívia-alt): 


Minha acompanhante chegou. E com 'acompanhante' eu não quero dizer prostituta.

Frase de Walter:


 Qualquer coisa é possível, inclusive Papai Noel.

Frase de Jones: 


O amor nos faz vulneráveis. Mas também nos torna humanos, suponho.


Diálogo:

Olívia-alt: Sabe, Walter, poderá dormir esta noite em minha casa, se quiser. Tenho um quarto sobrando.
Walter – Eu a agradeço, obrigado. E abro mão de dormir nu. 
Olívia-alt: Ótimo, é bom saber disso.

Diálogo:
Olívia-alt: Não conseguiu dormir?A cama está muito dura?
Walter: Não, estava dormindo como um bebê. Lamentavelmente, a minha bexiga não.

Diálogo:

Walter – Não o julgue (sobre Broyles-alt). Ninguém pode estar seguro, exatamente, do que são capazes e sobre o que farão para salvar aos entes queridos.

Obs.: Essa frase é sobre ele mesmo, Walter, afinal, ele atravessou Universos para salvar o Peter-alt. Ele compreende, melhor do que ninguém, porque Broyles-alt agiu daquela maneira.

Um comentário:

Unknown disse...

Gostei dele(Walter) no mercado, ou conveniencia olhando uma ração para texugo.