domingo, 7 de janeiro de 2018

'Arquivo X': 'Omelete' se supera e publica texto com erros primários e grotescos sobre a série! - Marcos Doniseti!

'Arquivo X': 'Omelete' se supera e publica texto com erros primários e grotescos sobre a série! - Marcos Doniseti!
'Arquivo X' até hoje provoca debates e polêmicas. Mas algumas pessoas escrevem asneiras monumentais sobre o seriado, mostrando que pouco ou nada sabem a respeito do mesmo.
Pense em um texto ruim a respeito de 'Arquivo X'. Pensou? Agora, multiplique essa ruindade por 100. É sobre um texto desses que irei comentar. 

O site 'Omelete' é um dos mais populares quando se trata de filmes e séries de TV, sendo que os seus textos acabam colaborando para formar opinião a respeito dos mesmos. 

Assim, entendo que é muito preocupante quando um site desses publica textos repletos de erros grotescos e com opiniões sem qualquer embasamento a respeito de uma série. 

No caso, estou me referindo a alguns textos publicados recentemente no site 'Omelete' sobre 'Arquivo X', cuja 11a. temporada começou a ser exibida, nos EUA, no dia 03 de Janeiro.

Esse texto que vou comentar ('Arquivo X: 11a. temporada insiste em erros e fracassa ao revirar Mitologia original'), por exemplo, possui um conteúdo horripilante devido aos erros primários que o mesmo contém. O autor do mesmo erra em praticamente todos os comentários e afirmações que faz a respeito da série, como se jamais tivesse assistido a um único episódio da mesma. 
Imagem de divulgação da 11a. temporada de 'Arquivo X'.

Obs1:
Quero advertir que os comentários que faço abaixo contém SPOILERS a respeito da 11a. temporada. Se você ainda não assistiu ao primeiro episódio desta temporada e não quer saber o que acontecerá no mesmo, então pare por aqui.


O primeiro erro desse texto patético está logo no título, quando diz que a trama da 11a. temporada remete à 'Mitologia original' da série (envolvendo o Vírus Alienígena/Óleo Negro/Sindicato). Este é um erro ridículo, pois a tal 'Mitologia original' do seriado foi encerrada na 6a. temporada e o que temos, agora, na série é uma nova Mitologia, muito diferente das anteriores.

Assim, o autor do texto parece que não ficou sabendo que a primeira Mitologia de 'Arquivo X' começou no episódio 'Anasazi' (2X25) e foi encerrada na sexta temporada (no episódio duplo 'Dois Pais/Um Filho'; 6X11 e 6X12) e não na sétima, como ele diz. 

E mesmo que tenhamos alguns elementos da Mitologia antiga presentes na série, a trama da Mitologia atual é completamente diferente daquela Mitologia original (a do 'Vírus/Óleo Negro/Sindicato'), bem como da 'Mitologia dos Supersoldados'. 
Jodie Foster interpretando Clarice Starling, em 'O Silêncio dos Inocentes'. Chris Carter se inspirou nela para criar Scully, o que já foi motivo de brincadeira de Mulder no episódio 'The Truth' (9X19/9X20).

Para começo de conversa, na Mitologia atual (que começou na décima temporada, exibida em 2016) não temos mais a participação dos Alienígenas, enquanto que na Mitologia original eles estavam no centro de tudo. A partir da décima temporada, Chris Carter descartou a presença dos Aliens, que agora fazem parte da história de 'Arquivo X'.


Logo depois, o autor do texto desfaz do Canceroso, que é simplesmente o maior Vilão da história de Arquivo-X, criticando o destaque que está sendo dado ao mesmo neste retorno da série. 

Tal crítica é um absurdo, porque este personagem que começou na série apenas aparecendo no fundo das cenas, fumando e sem falar coisa alguma, foi crescendo de importância ao longo das temporadas e tornou-se um personagem fundamental no seriado, tendo papel central nos episódios relacionados às Mitologias e Conspirações. 

Além disso, o fato do Canceroso estar aparecendo muito mais acaba sendo um reconhecimento meio que tardio da sua importância na série. Ele que começou como um personagem comum, quase insignificante, e transformou-se no maior vilão da história de 'Arquivo X' e, também, em uma Representação do Mal. Ele passou a simbolizar o Mal na série. 
Os jovens agentes Miller (Mulder mais jovem) e Einstein (Scully mais jovem), junto com Scully, em um episódio da 10a. temporada. Eles voltaram a aparecer na 11a. temporada da série.

Logo, não é à toa que Chris Carter decidiu colocar o Canceroso sempre no centro das Mitologias do seriado. Isso é apenas uma consequência da importância que ele ganhou na série. O fato, que não foi percebido pelo autor do texto, é que o Canceroso tornou-se o terceiro grande protagonista de 'Arquivo X', ao lado de Mulder e Scully, é claro. 


Aliás, justamente por isso é que não entendo porque o nome do William B. Davis não aparece nos créditos de abertura do seriado. Seu brilhante trabalho em 'Arquivo X' e a grande importância que o personagem que interpreta adquiriu mais do que justificariam tal iniciativa da parte de Chris Carter. 

Além disso, o fato do maior vilão da história de 'Arquivo X', bem como da Mitologia atual (o Canceroso, é claro), aparecer muito mais no seriado já representa uma mudança significativa em relação às Mitologias das temporadas anteriores (do Vírus/Sindicado e dos Supersoldados), nas quais o Canceroso, embora tivesse uma grande importância nas tramas, aparecia bem pouco nos episódios.

Assim, por exemplo, embora o Canceroso estivesse, desde o início, por trás do projeto secreto que gerou o nascimento do William ele não apareceu em um único episódio da 8a. temporada, na qual tivemos a explicação deste projeto (ver 'Per Manum', 'Essence' e Existence', 8X13, 8X19 e 8X20). 
Canceroso é o grande (e imortal...) vilão de 'Arquivo X'. Nem todos gostam do personagem, mas negar a sua importância para o seriado é um completo absurdo.

Chris Carter  também deixou bem claro que quando a série voltasse, ela passaria por uma atualização em suas tramas e na maneira de contar as histórias. E uma das mudanças feitas no seriado foi que o Canceroso passou a aparecer com muito mais frequência. 


O autor do texto também afirma que o Canceroso quer exterminar a humanidade, como se isso fosse novidade na série. 

Afinal, a primeira e a segunda Mitologias (do Vírus/Sindicato e dos Supersoldados) já previam o extermínio da Humanidade, mas ambos os Projetos acabaram fracassando, por diferentes razões. 

No texto, também é afirmado que o 'Vírus Espartano' já existia na série nos anos 1990. 

Logo, o autor do texto confunde o 'Vírus Alienígena/Óleo Negro', uma raça/entidade alienígena que estava conquistando o Universo inteiro e que planejou a conquista da Terra (visando reconquistar o planeta, da qual foi o habitante original; ver o primeiro filme, 'Fight the Future'), com um vírus de laboratório criado por cientistas a serviço do Canceroso na 11a. temporada. 

É inacreditável. 

Até alguém que jamais assistiu a qualquer episódio de 'Arquivo X' deve saber mais sobre a série do que o autor desse texto grotesco que o 'Omelete' publicou.
Gillian Anderson, David Duchovny e Chris Carter em evento de divulgação da 10a. temporada de 'Arquivo X'.

O autor do texto também diz que a Gillian anunciou que não voltará para a série, como se isso fosse um sinal de que ela não está mais gostando de trabalhar na mesma, devido às tramas que fazem a Scully sofrer muito, ficando muito tempo em camas de hospital. 


Até parece que o sofrimento da Scully na série começou agora. 

Já na primeira temporada ela foi sequestrada (episódio 'Dupla Identidade', 1X15) e perdeu o pai (que faleceu no episódio 'O Vidente', 1X13). Na segunda temporada, ela foi sequestrada pelos militares, ficou meses desaparecida, sendo submetida a inúmeros testes e experiência secretas que a deixaram estéril.

Aliás, os três protagonistas da série, Mulder, Scully e até o Canceroso sempre sofreram muito, por diferentes motivos. Além disso, depois do encerramento da décima temporada de 'Arquivo X' a Gillian já tinha afirmado que não voltaria para trabalhar na série. E no entanto isso acabou acontecendo. 

Portanto, não temos novidade alguma quando a Gilliam faz esse tipo de afirmação.

O autor do texto também não conseguiu perceber que as 'visões' da Scully neste primeiro episódio da nova temporada (My Struggle - Parte 3) eram fruto de uma comunicação mental que o filho, William, mantinha com ela, algo que a Scully acabou concluindo (no final do episódio) mesmo possuindo uma mente racional e científica. 
A camiseta usada por William, com um disco voador desenhado na mesma, já mostrava que ele possuía uma origem relacionada aos Alienígenas. Tudo indica que na 11a. temporada ele terá muito destaque. No episódio de estreia '(My Struggle - Parte 3) ele já teve uma participação relevante. 

Logo, William é o responsável por tais 'visões', que são uma antecipação do que virá a acontecer na série. Assim, William está enviando imagens do futuro para a Scully, a fim de alertar a mesma a respeito do que está sendo planejado pelo Canceroso.


Obs2: É bom ressaltar que o Canceroso não sabe dessas 'visões' que o William envia para a Scully, o que é uma clara desvantagem para ele.

E esta foi outra informação importante que o autor do texto ignorou. 

Assim, o autor do texto não percebeu que os fatos que foram mostrados neste primeiro episódio da 11a. temporada são anteriores ao que vimos na 10a. temporada. De fato, em termos de cronologia da trama do seriado, a 11a. temporada é a 10a., enquanto que esta é a 11a. 

Obs3: Tal afirmação tem que ser melhor explicada. Os fatos mostrados em 'Minha Luta 3' são posteriores ao que vimos no episódio do Monstro (10X03) e anteriores ao que vimos em 'Babylon' (10X04). 

Portanto, Chris Carter agiu como George Lucas, que fez algo semelhante em 'Star Wars', no qual as tramas dos três primeiros filmes da franquia são posteriores à dos quarto, quinto e sexto filmes.
Cena na qual vemos Samantha sendo sequestrada pelos militares. A visão que 'Arquivo X' mostra sobre as principais instituições dos EUA é extremamente crítica, considerando que as mesmas estão sob o controle de algumas poderosas corporações, agindo sempre contra os interesses da população e violando os direitos das pessoas, contra as quais cometem inúmeros atos de violência. 

E o autor do texto também não se deu conta das ambições do Canceroso, deixando de notar que este deseja ser como Deus, criando um novo mundo, à sua imagem e semelhança, e que não teria os defeitos do atual.


E vocês pensam que o festival de bobagens e asneiras do autor do texto terminou? Claro que não. Ainda tem mais.

Ele embarcou na onda de que a gravidez da Scully, que foi fruto de um projeto secreto do Canceroso (já expliquei aqui) e que envolvia muitas outras mulheres, que haviam ficado estéreis em função dos testes a que foram submetidas, teria sido um ato de violência. 

Oras, essa 'violência'  por parte do Estado contra cidadãos indefesos é algo que está presente desde o início da série, sendo um elemento central das tramas do seriado. 

Já tivemos a produção de inúmeros episódios, ao longo de todas as temporadas, que denunciam a violência, os crimes e as ilegalidades das mais variadas instituições do Estado: Forças Armadas, Serviços Secretos (agências de inteligência), Justiça, Poder Executivo, Congresso Nacional. 
Os membros do Sindicato, uma corporação global que atuava de forma clandestina que procurava 'inventar o futuro'. A Lei e a  Justiça não se aplicava aos mesmos, que faziam o que queriam, promovendo sequestros, testes e assassinatos em cidadãos indefesos. Desta forma, 'Arquivo X' denunciava os crimes cometidos pelo Estado.

Obs4:
Cito apenas alguns destes episódios: 'Jogo de Gato e Rato' (1X24), 'Sem Dormir' (2X04), 'Duane Barry' (2X05), 'F.Emasculata' (2X22), 'Operação Clipe de Papel' (3X02), 'Os Japoneses' (3X09), 'O Falso Alienígena' (3X10), ''Grampeados' (3X23), 'Lembranças Finais' (4X14) e 'A Maior das Mentiras' (5X01) e 'Simpatizantes' (5X15), só para citar alguns. 


Afinal, porque o Mulder entrou para trabalhar nos 'Arquivos X', mesmo? Porque a sua irmã havia sido sequestrada pelos militares, que a entregaram para cientistas que a submeteram a inúmeros testes (ilegais, feitos sem o consentimento dela), que a faziam sofrer intensamente. 

Neste sentido, 'Arquivo X' também pode ser analisada sob essa perspectiva, ou seja, a de um seriado que não deixa pedra sobre pedra quando se trata de criticar e denunciar os crimes das principais instituições dos EUA. 

De fato, 'Arquivo X' não existiria sem esse tipo de 'violência', que é algo que a série sempre criticou e denunciou. É inacreditável que o autor do texto não tenha conseguido se dar conta deste fato, embora a série já esteja na 11a. temporada. 
'O Homem Bem Vestido' era britânico e integrava o Sindicato. Ele era um dos líderes da organização que colaborava com o 'Projeto de Colonização' do 'Vírus Alienígena'. Ele acabou sendo assassinado pelo próprio Sindicato por ter ajudado Mulder a salvar a vida de Scully (ver o primeiro filme, 'Fight the Future'). 

A respeito dessa perspectiva política sob a qual 'Arquivo X' pode ser analisada, destaco uma declaração de Gillian Anderson, em recente entrevista (ver link abaixo), onde ela afirmou o seguinte:


"Arquivo X sempre foi uma série política. A série sempre foi assim. Nós somos agentes do FBI, trabalhamos para o governo, então a série não pode não tocar em assuntos que fazem parte do contexto político. Seja no alto escalão da presidência, seja entre os outros agentes. Os segredos, as histórias que são mantidas sob sigilo. Tudo é político.". 

Assim, sugiro que vocês, que são fãs verdadeiros de 'Arquivo X' e que desejam entender e compreender as tramas do seriado, fujam desse site, pois os textos que ele publica sobre a série são um verdadeiro lixo e são escritos por quem não entende coisa alguma sobre 'The X-Files'.
Caso Chris Carter lesse os textos publicados em certos blogs e sites brasileiros, repletos de erros primários sobre a série, ele já teria perdido os seus cabelos há muito tempo. 

Links:


Entrevista com Chris Carter, Gillian Anderson, David Duchovny e Mitch Pileggi:

https://www.terra.com.br/diversao/cinema/adorocinema/arquivo-x-gillian-anderson-e-david-duchovny-falam-sobre-a-11-temporada-entrevista,487a14ab0f6fd739c447632ce836f715adb1xj38.html?utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter

Texto do 'Omelete' sobre a nova temporada de 'Arquivo X':

https://omelete.uol.com.br/series-tv/artigo/arquivo-x-11a-temporada-insiste-em-erros-e-fracassa-ao-revirar-mitologia-original/

3 comentários:

Gabriel disse...

Boa,Marcos! Excelente texto como de costume! Obrigado por pontuar pontos fundentais no texto que saiu no Omelete, a crítica escrita lá, ficou péssima e por ela vemos que o autor não entendeu o episódio.
Quero comentar um ponto que vc não explorou muito, sobre a crítica que o cara do Omelete fez ao Canceroso. Tem uma parte que ele fala que o Canceroso quer exterminar a humanidade como um vilão infantil que não percebe que ao fazer isso, não vai ter nada para governar. Esse é um ponto importante para não se entender, existem algumas pessoas que vão sobreviver ao apocalipse e o Canceroso está tentando recrutar mais, inclusive, com a declaração bombástica do final do episódio, ele quer recrutar a Scully e tentar arrastar o Mulder junto! Não sabemos quantos são que sobreviverão ao apocalipse, mas sabemos que eles existem e que nesse novo mundo, o Canceroso irá comandá-los!

Marcos Doniseti disse...

Aviso ao tal do 'Cicero José': Não publico comentários com ofensas e xingamentos dirigidos a mim, ok?

Aprenda a desenvolver e apresentar um argumento, seja educado e civilizado, e daí pensarei na possibilidade de perder o meu tempo debatendo com um alguém que, tal como o autor do texto do 'Omelete', não sabe porcaria nenhuma a respeito de 'Arquivo X'.

Vai lá no 'Omelete', puxar o saco do desinformado que escreveu essa porcaria de texto e aproveita para aprender o que é um estupro e também procure descobrir o que significa a expressão 'Ciência Alienígena' na série.

Qualquer fã decente de 'Arquivo X' sabe o que é isso.

Somente você, e o autor do texto do 'Omelete' (que deve ser seu amiguinho) que não sabem disso.

Faz o seguinte: Esquece de 'Arquivo X' e vá assistir 'Malhação', que está mais de acordo com o seu nível intelectual. 'Arquivo X' não é para todos. É preciso ter um cérebro e saber usá-lo para assistir e compreender as tramas da série.

Aqui no meu blog tem inúmeros textos, escritos por mim, no qual explico as tramas dos episódios e das Mitologias da série.

Leia e aprenda.

E não volte mais aqui, pois não perderei mais o meu tempo com você.

Marcos Doniseti disse...

Reforçando o aviso ao tal do Cícero José: Não escreva mais nada aqui no meu blog, pois nenhum comentário seu será publicado, principalmente por conter palavrões e ofensas gratuitas, o que demonstra que você é incapaz de participar de um debate de alto nível.

Chris Carter criou a melhor série de TV de todos os tempos. E você, fez o que de tão bom? Nada.

E para encerrar a sua participação aqui no blog: Não recebo ordens suas: Cuide da sua vida, que da minha cuido eu.