terça-feira, 30 de janeiro de 2018

'Arquivo X' - Afinal, porque o Canceroso não morre? - Marcos Doniseti!

'Arquivo X' - Afinal, porque o Canceroso não morre? - Marcos Doniseti!
Canceroso, o Imortal.

Muitos fãs de 'Arquivo X' se perguntam até hoje: Afinal, como é que depois de levar um míssil na cara, lá no episódio final da 9a. temporada ('The Truth', 9X20), o Canceroso não morreu?


Durante um certo período de tempo eu afirmei que o mesmo tinha extrapolado a mera condição de personagem, passando a representar o Mal em 'Arquivo X'. Assim, o Canceroso encarnaria o Mal. 

Entendo que essa interpretação ainda é parcialmente válida, no sentido de que o Canceroso simboliza o Mal, sim, na série. Nenhum outro personagem do seriado chegou a essa condição. 

Mas isso não é suficiente para explicar a sua virtual imortalidade.

Entendo que o primeiro episódio desta 11a. temporada ('Minha Luta 3')pode ter esclarecido a questão: É que foi revelado, nas entrelinhas do episódio, que o Canceroso é um híbrido com imunidade a todas as armas e doenças. 

Como assim? 
William e sua camiseta com um disco voador desenhado. Sua natureza híbrida o impediria de ser morto, pois o mesmo tem imunidade a todas as armas e doenças. 

O Canceroso tentou convencer o Skinner a passar para o seu lado, a fim de apoiar o seu projeto de extermínio da Humanidade. Para isso, ele usou de um argumento poderoso: Imunidade contra o 'Vírus Espartano'. 


Scully e William já tem essa imunidade e, por isso, não precisam se aliar ao Canceroso para adquirir a mesma. Quem não tem imunidade é o Mulder, cujo vírus alienígena foi eliminado de seu organismo há muito tempo (ver 'DeadAlive', 8X15).

No caso de Scully, ela possui imunidade porque tem o Vírus alienígena em seu organismo como resultado dos testes a que foi submetida pelos médicos japoneses que trabalhavam para o Sindicato, na época da primeira Mitologia da série (ver 'Os Japoneses' e 'O Falso Alienígena', 3X09 e 3X10). 

E no caso de William, ele já é um supersoldado híbrido, humano-alienígena, e portanto possui uma imunidade natural, sendo que ele é imune a todos os tipos de armas e de doença (ver 'En Ami' e 'Per Manum', 7X15 e 8X13).

E quem criou o William? O Canceroso, é claro. 

E o Canceroso deixou claro que depois que esse projeto para exterminar a Humanidade for concluído ele é que irá liderar o 'Novo Mundo' que surgirá e que seria criado à sua 'imagem e semelhança'. E para que possa sobreviver neste 'Novo Mundo' é claro que ele também precisa ser um Híbrido. 
Canceroso como um oficial da SS nazista em 'Triangle' (6X03). Não importa a época, ele sempre simboliza o Mal em 'Arquivo X'. 

Essa imunidade que o Canceroso possui, e que ele está oferecendo ao Skinner, tem uma clara conexão com o projeto de criação do William. 


No episódio em que criou o William ('A Salvação da Humanidade'; 7X15), o Canceroso deixou claro para a Scully que o que ele estava oferecendo para ela era a cura para todas as doenças da Humanidade. Isso foi confirmado, agora, quando ele disse que criou o William e que o mesmo é uma criança super-humana. 

Como já expliquei em outros textos, publicados aqui no blog, o projeto do William remete à criação de supersoldados híbridos, com imunidade a todos os tipos de armas e de doença, que foi liderado pelo Dr. Ishimaru Zama (ver 'Os Japoneses' e 'O Falso Alienígena', 3X09 e 3X10). 

Tal projeto teve continuidade, sob liderança do Canceroso, que teve os Drs. Lev e Parenti trabalhando para aperfeiçoar tais técnicas (ver 'Per Manum', 'Essence' e 'Existence'; 8X13, 8X20 e 8X21). 

O desenvolvimento destas técnicas de hibridação resultou na criação do William, por meio da introdução de um embrião no útero da Scully (sem que tenha ocorrido qualquer contato físico ou de natureza sexual), enquanto ela permaneceu desacordada, devido à anestesia que lhe foi aplicada (ver 'En Ami', 7X15).
Canceroso consumido pelas chamas em 'The Truth' (9X20). Finalmente ele morreu, certo? Errado. Para alguém que fez uso de Ciência Alienígena para curar o câncer da Scully (que estava em estado terminal), aumentou o tempo de vida das pessoas (Marjorie; ver 'En Ami', 7X15), engravidou mulheres estéreis e criou o William, a morte é apenas um detalhe.

Obs1:
Quem afirma que a Scully foi 'estuprada' pelo Canceroso não entendeu absolutamente nada a respeito do projeto que resultou na criação do William e sabe menos ainda a respeito das Mitologias da série e das características do personagem. Para o Canceroso, nada lhe dá mais prazer do que o exercício do poder. Como dizia Ulysses Guimarães: O poder é afrodisíaco. 


A gravidez da Scully não foi um caso isolado está inserida em um projeto mais amplo, no qual inúmeras mulheres estéreis foram engravidadas pelos médicos a serviço do Canceroso, os Drs. Lev e Parenti (ver 'Per Manum', 'Essence' e 'Existence', 8X13, 8X20, 8X201.

Daí, questiono: Porque o Canceroso teria o trabalho de fazer tudo isso e não se beneficiaria com os seus planos? Afinal, para que ele possa sobreviver à Pandemia que desencadeou, a única possibilidade é a de que ele também é um Híbrido com imunidade a todas as armas e doenças. 

E tal imunidade existiria desde a época em que o Canceroso mandou os seus médicos engravidarem a Scully. 

Assim, isso explicaria o fato dele ter sobrevivido ao míssil que levou na cara em 'The Truth' (9X20). 
Canceroso criou um 'Vírus Espartano' que irá provocar o extermínio da Humanidade. Mas é claro que ele tem a imunidade para o Vírus e a utiliza para conseguir novos aliados para o seu plano (Monica, Skinner...). E é mais do que evidente que ele jamais iniciaria um projeto desses se também não fosse imune. 

Links:

O Canceroso é o pai do William? Não! É o Mulder! Saiba como isso é possível:

http://popeseries.blogspot.com/2018/01/o-canceroso-e-o-pai-do-william-nao-e-o.html

Nenhum comentário: