sábado, 5 de maio de 2012

'Fringe' - Afinal, quais são os objetivos de William Bell? - por Marcos Doniseti!

'Fringe' - Afinal, quais são os objetivos de William Bell? - por Marcos Doniseti!

Walter X Bell: O Rei destronado enfrenta o Rei triunfante!


Estou participando ativamente, como já comentei aqui, do grupo 'Fringe - Brasil' no Facebook e o nível dos debater por lá está muito bom, sem dúvida alguma.

E neste processo, bastante saudável, surgiram várias teorias sobre as razões de Bell estar agindo desta maneira que vimos nos episódios mais recentes, principalmente neste mais recente, o fantástico 'Brave New World - parte 1'

E surgiu um certo consenso de que tudo o que Bell fez foi no sentido de ativar e fortalecer os poderes de Olívia e ver até onde ela poderá ir com eles, o que ela consegue fazer com os mesmos.

E tudo aponta para o fato de que ao constatar que tais poderes saõ consideráveis, Bell tentará se apossar da mente e do corpo de Olívia, para atingir os seus objetivos de destruir com os dois Universos e criar um novo, controlado por ele.

Aliás, o próprio Walter comentou sobre essas intenções de Bell, de destruir com os Universos existentes e de criar um novo no lugar, neste episódio, 'Brave New World- parte 1'.

E essa ação de Bell tomar o controle do corpo e da mente de Olívia não seria novidade na série, não, pois Bell já fez isso anteriormente, na 3a. temporada.

E todo esse plano de Bell seria bastante antigo, já. Inclusive, ele mesmo disse, em 'Brave New World', que é preciso ter muita paciência para vencer um jogo de Xadres. Portanto, tudo o que ele fez, desde o começo, foi para atingir esses objetivos.

Esse ponto me parece que está bem esclarecido, aliás, para mim, pelo menos.

Além disso, embora muitos fãs possam estranhar o fato de que William Bell tenha se tornado um vilão no seriado, o fato é que ele sempre foi um personagem ambíguo. E as ações anteriores dele reforçam a idéia de que tais planos são bastante velhos, já.

No Universo Azul, por exemplo, ele criou a Olívia e as crianças cortexiphadas, a fim de ds tornarem Soldados (peões no Xadrez) para lutar contra o Universo Vermelho. E neste, ele ajudou a criar os transmorfos, mesmo sabendo que estes seriam utilizados na guerra contra o Universo Azul.

Assim, Bell foi fundamental na criação dos soldados (peões) que seriam utilizados na guerra travadas entre os dois Universos.

Portanto, Bell agiu como um fabricante de armas que vende seu produto para os dois lados envolvidos em um conflito. Desta maneira, consegue-se faturar muito mais, não é mesmo?

Ele faz tudo isso mesmo sabendo que haveria uma guerra entre os dois Universos. E é muito provável que essa ação de Bell tenha sido deliberada.


Afinal, quem pode garantir que o objetivo Bell, desde o início do seriado, não fosse esse mesmo, ou seja, o de jogar um Universo contra o outro, provocando uma guerra entre ambos, enfraquecer os dois, para daí aproveitar a oportunidade e destruir com eles? Isso tem uma lógica, sim.

Vejam que em 'Worlds Apart' (4X20), Bell conseguiu dividir os dois Universos. E é claro que ao se dividirem, eles também se tornaram mais fracos. Não terá sido justamente esse o objetivo de Bell?

No episódio 'The Consultant', quando Olívia-alt foi interrogar Nina-alt (na prisão) ela deu a entender que sabia que Broyles-alt estava envolvido com os planos de Jones. Sem saber que Olívia não tinha certeza deste fato e que ela estava jogando verde para colher maduro, Nina-alt afirmou que Broyles-alt não passava de um peão  (ou seja, um soldado) em toda a história e que esta era muito maior do que Olívia-alt imaginava.

Então, tudo isso reforça a idéia de que Bell age como um jogador de Xadrez, que planeja cada lance com grande antecedência e que sabe, muito bem, onde quer chegar. 

Aliás, Bell chegou ao extremo de sacrificar Jones, seu mais fiel e leal aliado, desde o começo. Quando ele disse que era preciso sacrificar um Bispo para poder vencer o jogo, Jones pensou que ele se referia Walter ou Peter (que são Bishop, que significa Bispo). Na verdade, somente quando estava morrendo é que caiu a ficha de Jones e ele percebeu que ele era o Bispo que estava sendo sacrificado.

E se Jones é o Bispo deste jogo de Xadrez que Bell organizou, então o próprio Bell é o Rei, é claro. E ele é um Rei triunfante, dono da Massive Dynamic e da maior fortuna do mundo.

Enquanto isso, Walter, o mais brilhante dos dois geniais cientistas, é o Rei destronado, que perdeu tudo, incluindo a sua família e até a sanidade, durante grande parte da sua vida.


Em 'Brave New World - parte 1', Bell chega a dizer que há 20 anos que as peças não mudavam de lugar. Portanto, ele enxerga os fatos da vida como um jogo e o Universo é o tabuleiro no qual esse jogo se desenvolve. E portanto, já há longos 20 anos que ele, Bell, planejava tudo isso.

Assim, trata-se de um plano altamente elaborado e feito com grande antecedência, exatamente como um jogador de Xadrez o faria.

Desta maneira o que Bell planeja é justamente isso: mexer nas peças, (ou seja, nos personagens) e colocar no tabuleiro apenas aquelas que ele criou.

Aliás, os planos de Bell vão além de mexer na posição das peças no tabuleiro. O que ele quer, mais do que isso, é criar um tabuleiro novo (ou seja, um novo Universo), somente com peças criadas por ele, incluindo animais e seres mutantes, como aqueles porcos-espinhos voadores híbridos, por exemplo, que vimos em 'Nothing As It Seems'.

A questão é: Porque Bell faria tudo isso para criar um novo Universo?

Bem, defendi a tese (que poderá vir a se comprovar ou não), em outros textos que postei aqui no blog, que ele deseja fazer isso para eliminar os Observadores da história.

Se os Observadores são descendentes da Olívia e destruíram com a Terra, no século 27, e aniquilaram com a Humanidade, no começo do século 21, então Bell pode ter se arrependido de ter feito os testes com as crianças usando o Cortexiphan.

Talvez Bell esteja tentando apagar a Olívia da história, neste novo Universo (ou tabuleiro...) que ele quer criar, e para isso ele planeja tomar o controle do corpo e da mente de Olívia, usando os poderes desta para atingir os seus objetivos. E com isso, Bell-Olívia (ou Bellívia, como já foi chamado na 3a. temporada) não irá gerar descendentes e, neste novo Universo (criado por Bell) os Observadores não existirão.

Caso tudo isso se confirme, então estaria explicado porque Bell mandou Jones usar agentes a fim de aplicar o Cortexiphan em Olívia, novamente, nesta 4a. temporada. O objetivo seria o de ativar Olívia, fazendo com que ela desenvolvesse ainda mais os seus poderes.

Assumindo o controle de Olívia, Bell faria uso dos poderes dela. E como os poderes de Olívia seriam os seus, Bell se tornaria, virtualmente, invencível.

Com isso, Bell atingiria os seus objetivos, de criar um novo Universo com seres e critaturas inventadas por ele mesmo.

Xeque-Mate.


Nada modesto, esse William Bell, hein...

Aliás, esta ação de Bell, para assumir o controle do corpo e da mente de uma Olívia superpoderosa, eliminando-a da história, explicaria o motivo de Walter demonstrar tanto ódio por Bell no episódio 'Letters of Transit' (4X19), chegando até a se recusar em tirá-lo do âmbar.

No entanto, é interessante notar que o fato de Bell ter sido mostrado preso no âmbar demonstra que, pelo menos nesse futuro que foi mostrado em 'Letters of Transit', fica claro que William Bell não conseguiu atingir os seus objetivos.

Porém, tudo indica que o futuro de 'Letters of Transit' pode não ser o futuro da trama que será desenvolvida na série durante a 5a. temporada. Até o produtor e roteirista Joel Wyman já comentou sobre isso (embora ele possa estar despistando, é claro).

Mas, é bem provável que muito do futuro que vimos em 'Letters of Transit' esteja, sim, sendo decidido agora, em 'Brave New World'.

A conferir. 

Link:

O texto abaixo complementa este: Bell entrará em choque com os Observadores?

http://popeseries.blogspot.com.br/2012/05/fringe-bell-entrara-em-choque-com-os.html

Nenhum comentário: