domingo, 25 de março de 2012

Fringe: Os Observadores, Spock e as emoções humanas! - por Marcos Doniseti!

Fringe: Os Observadores, Spock e as emoções humanas! - por Marcos Doniseti!


Em Fringe, percebe-se claramente que os Observadores não tem o domínio do universo das emoções humanas. Eles são mais parecidos com andróides do que com seres humanos. Até os seus gestos e movimentos, muito lentos, lembram mais um andróide. O universo dos sentimentos e das emoções é totalmente estranho para eles.

E por isso eles não conseguem compreender o que é o Amor, a Paixão,o Ciúme, a Saudade, a Raiva, o Ódio, entre outros sentimentos que são muito fortes nos seres humanos. 

Talvez a espécie humana, para poder evoluir tanto e chegar ao patamar de desenvolvimento dos Observadores, tenha que ter reprimido e controlado as suas emoções, tal como os Vulcanos (olha o Spock aí de novo...).

Alguém já viu um Observador dar uma risada ou contar uma piada? Se alguém fizer isso para eles, provavelmente irão virar a cabeça de um lado para o outro,lentamente, tentando entender o que está acontecendo. Daí, talvez, eles digam: 'Isso é uma piada. Registrado'.

Esses Observadores estão mais para Spock do que para Kirk e, muito menos, McCoy. Mas, eles são apenas UM dos possíveis futuros da Humanidade. Felizmente...

Com relação ao fato do September dizer que não há uma explicação científica para a volta do Peter, penso que ele está errado. Da mesma forma que ele errou quando falou, em The Day We Died (último episódio da terceira temporada), que o Peter não tinha existido na Timeline Reescrita.

Na quarta temporada, vimos que o Peter existiu, sim, nesta Timeline Reescrita, e nos dois Universos, mas os dois Peters morreram quando ainda eram crianças. Quem não existiu foi o Peter jovem-adulto. É a lembrança deste que Walter, Olívia e os demais, que conviveram com o Peter na Timeline original, não possuíam.

Porém, na Timeline Reescrita, os dois Walters e a Elisabeth-Alt lembram-se dele quando era criança, sim. Olívia não se lembra de Peter-criança, pois nesta Linha Temporal eles não se conheceram.

Assim, entendo que o September fala que não há uma explicação científica para o retorno do Peter porque essa é a melhor maneira dele se safar de uma punição mais dura por parte dos demais Observadores pela volta do Peter. Daí, ele poderá dizer: 'Eu apaguei o Peter. Ele voltou por causa desse sentimento primitivo e incompreensível, que é muito comum entre os humanos dos primeiros tempos, quando eles ainda estavam na infância da nossa Evolução, que é o Amor. Eu fiz a minha parte. Não tive culpa se o Peter voltou'.

Essa explicação do September é válida, sem dúvida, mas não é a única e penso que outras versões que explicarão o retorno do Peter ainda serão mostradas na série até o final desta temporada, o que permitirá ter um quadro mais completo sobre este aspecto extremamente importante da série.

A conferir.

Nenhum comentário: