domingo, 25 de março de 2012

'Fringe': Os filmes que influenciam a série! - por Marcos Doniseti!

'Fringe': Os filmes que influenciam a série! - por Marcos Doniseti!

(atualizado no dia 23/08/2016)
'Os Agentes do Destino' é um filme baseado em um conto de Philip K. Dick, um dos grandes autores da história da ficção-científica. Os Observadores foram, em parte, inspirados em personagens desde conto/filme. 
Não sei se algum leitor que seja fã de 'Fringe', e também um leitor dos textos do autor deste modesto blog, já assistiu ao filme 'The Adjustment Bureau' (Os Agentes do Destino'; ver foto acima), com Matt Damon e Emily Blunt. Se não o viu, então eu recomendo que o faça, pois é um ótimo filme, pois está relacionado com os acontecimentos que vemos no seriado nesta quarta temporada.

O filme é baseado num conto de Philip K. Dick e no mesmo há um grupo de personagens, os Agentes do Destino (que também usam ternos, chapéus - aliás, os chapéus são umas das fontes do poder deles), que interferem na vida das pessoas e que serviram de inspiração para a criação dos Observadores de 'Fringe'.

No filme, os protagonistas interpretam um casal que se apaixona perdidamente e que faz de tudo para ficar junto, mas os 'Agentes do Destino' (que lembram muito os Observadores de 'Fringe', com a diferença de que estes são praticamente desprovidos de emoções, o que já não acontece com os Agentes do filme) interferem, de todas as maneiras, para tentar impedir que isso aconteça, pois isso não está de acordo com os planos do 'Presidente' (ou seja, Deus), mas os dois fazem de tudo para ficar juntos, pois se amam intensamente.

Para mim, essa explicação de que Peter voltou em função do Amor que o une a Olívia e Walter, embora incompleta, é uma clara  referência ao filme 'Os Agentes do Destino'.

Recentemente, em 'Fringe', também vimos Walter dizer que Olívia estava absorvendo as memórias e lembranças que Peter tinha dela (na Timline original), devido ao fato do cortexiphan estar sendo aplicado nela por agentes a serviço de David R. Jones.

Isso também é uma referência a um outro filme, que no caso é 'Solaris' (o original, de 1972, é do cineasta soviético Andrei Tarkovski e o remake, de 2002, é de Steven Soderbergh), no qual um Ser Alienígena adquire a forma de uma mulher, ex-esposa de um psiquiatra (Chris Kelvin, interpretado por George Clooney) que cometeu suicídio, e que vai absorvendo as lembranças que o médico possui da ex-esposa (Rheya), passando a se comportar não como ela foi, mas como o psiquiatra se lembra dela.
"Altered States' (1980): Filme de Ken Russell exerceu uma grande influência sobre 'Fringe'. O cientista maluco (Eddie Jessup) que usa um tanque de privação sensorial veio daí. Blair Brown, que interpretou a esposa de Eddie interpretou Nina Sharp em 'Fringe'. E tivemos uma agente do FBI chamada Amy Jessup, que trabalhou com Peter quando Olívia voltou do Universo Paralelo em estado terminal, no início da segunda temporada. 
Aliás, no episódio 'A Short Story About Love', da 4a. temporada, na qual o September explicou a sua versão do motivo do retorno de Peter à esta Timeline, também temos uma referência a outro filme, que é 'O Perfume' (que é baseado em um livro, chamado 'O Perfume', do escritor alemão Patrick Suskind), que é sobre a história de um assassino que tenta roubar o odor das pessoas e que tenta fazer com que essa experiência se torne permanente.

Em 'Fringe', o assassino, Anson Carr, usa dessa técnica, mas para conseguir viver um momento de amor verdadeiro, que ele perdeu com a morte da sua esposa. Em uma cena aparece ele olhando a foto dela e uma expressão de amor, carinho e saudade aparece no rosto dele. Ele tenta, claramente, recuperar algo, o Amor, que ele teve, mas que perdeu, nem que seja por alguns breves segundos.

Também já tivemos, na série, inúmeras outras referências cinematográficas e também literárias. Entre as mais óbvias e evidentes, visto que são bastante repetidas no seriado, estão 'O Mágico de Oz' e 'Alice no País das Maravilhas'.

Nesta quarta temporada, por exemplo, quando Peter e Lincoln foram ao Universo Vermelho para investigar o caso dos transmorfos e, no caso de Peter, pedir a ajuda de Walter para voltar à 'sua Timeline', vimos Lincoln levar um susto imenso ao ver que, no Universo-Alt, as Torres Gêmeas continuavam em pé. Nisso, Peter vira para ele e diz que o mesmo  está se parecendo com um Espantalho, que é um personagem de 'O Mágico de Oz'.

Outros filmes que, de uma forma ou de outra, foram citados, são 'O Homem que Caiu na Terra', com David Bowie, que interpreta um alienígena chamado Thomas Jerome Newton (personagem que apareceu em "Fringe"), e cujo nome verdadeiro é... David Robert Jones (o maior vilão de 'Fringe'), e 'De Volta para o Futuro'. Inclusive, já tivemos, na terceira temporada, a participação de Christopher Lloyd, no episódio 'Firefly'.
'O Mágico de Oz' é um dos filmes citados em 'Fringe'.
Outro filme extremamente influente sobre 'Fringe' é  'Viagens Alucinantes' (de Ken Russell), que mostra a história de um cientista 'meio-doido' que faz experiências altamente arriscadas com o cérebro humano. Qualquer semelhança com Walter não é mera coincidência. Ah, neste filme temos a importante participação de Blair Brown, que interpreta a Nina Sharp em 'Fringe'.

'Videodrome', do cineasta David Cronenberg, também já serviu de referência para a produção de um episódio da 1a. temporada da série, que foi o 'The No-Brainer'.

'Efeito Borboleta' foi outro filme que, a meu ver, tem uma influência clara na série. Basta conferir a borboleta do filme e a do seriado, que são muito, mas muito semelhantes mesmo.

Inclusive, a trama do filme foi lembrada no final da terceira temporada, quando Peter destruiu com o Universo Vermelho e foi para o futuro (2026). Mas, quando chegou lá, ele descobre que o seu ato gerou o assassinato de Olívia pelo Walternativo. Daí, com a ajuda de Walter, Peter voltou para 2011 e tomou uma decisão diferente da original, criando uma realidade alternativa. .

Enfim, o universo de referências em 'Fringe' é muito vasto. Estes filmes que comentei neste texto são apenas alguns que, de uma forma ou de outra, já foram citados na série e que a influenciaram.

Links:

Filme 'Os Agentes do Destino':

 http://programacinemafalado.blogspot.com.br/2011/05/baseado-em-conto-de-phillip-k-dick-os.html

Filme 'O Perfume':

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-55603/

Livro 'O Perfume' de Patrick Suskind:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Patrick_S%C3%BCskind

Filme 'O Homem que caiu na Terra':

http://festival.culturainglesasp.com.br/homem-que-caiu-na-terra/2460

Viagens Alucinantes (filme completo no Youtube):

http://www.youtube.com/watch?v=ayKmgwGOJoc

Solaris (2002):

http://pt.wikipedia.org/wiki/Solaris_%28filme_de_2002%29

Filme 'O Mágico de Oz':

http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Wizard_of_Oz_%281939%29

Filme 'Efeito Borboleta':

http://www.cineplayers.com/filme.php?id=287

As borboletas de 'Fringe' e do filme 'Efeito Borboleta':

http://popeseries.blogspot.com.br/2011/06/muitos-fas-de-fringe-ja-devem-ter.html

Livro - Alice no País das Maravilhas (de Lewis Carroll):

http://pt.wikipedia.org/wiki/Alice_no_Pa%C3%ADs_das_Maravilhas

Fringe: Walter, Peter e Olívia: Criadores de novas realidades:

http://popeseries.blogspot.com.br/2011/06/fringe-walter-peter-e-olivia-criadores.html

Filme - Alice in Wonderland:

http://cinema.uol.com.br/alice-no-pais-das-maravilhas/

Philip K. Dick e o Cinema:

http://ocinedude.blogspot.com.br/2011/05/os-agentes-do-destino-como-deixar.html

Philip K. Dick e Fringe:

http://www.aumanack.com/index.php?option=com_k2&view=item&id=13573:review-fringe-do-shapeshifters-dream-of-electric-sheep?&Itemid=499

Videodrome:

http://cinecafe.wordpress.com/2011/06/02/videodrome-a-sindrome-do-video-david-cronenberg-1983/

Nenhum comentário: