sexta-feira, 9 de março de 2012

Fringe e os mistérios da 4a. Temporada! - Parte 1 - por Marcos Doniseti!

Fringe e os mistérios da 4a. Temporada! - Parte 1 - por Marcos Doniseti!


 Por Leonardo 'Jerry' Augusto (da comunidade do Orkut, 'Fringe Brasil'):

“Se Cortexiphan ajuda a ativar o potencial total do cérebro humano, de onde vêm os poderes, e os Observadores são humanos, ainda que evoluidos, seus Poderes tb não são "sobrenaturais", pelo contrário, demonstraria todo potencial que um Humano pode chegar!! Quem melhor pra dar origem a esses Humanos Evoluidos do que Henry, filho de Peter de outro Universo com Olívia já Cortexiphada Poderosa, sem contar que Peter tb passaria o gene do Walter com ele, toda a inteligência e sagacidade...”.

Se tudo isso estiver correto (e penso que está), então em algum momento September teria que interferir na vida de Peter-Alt, mesmo que este fosse curado pelo Walternativo. Ele teria que fazer isso para que o mesmo viesse a conhecer a Olivia Cortexiphada. Somente assim eles poderiam gerar Henry (o 'pai de todos os Observadores do futuro').

Henry seria uma espécie de Adão, que daria origem a humanos muito mais evoluídos e que desembocariam na criação dos Observadores.

Aliás, isso explicaria porque September estava no laboratório a fim de conferir, com os seus próprios olhos, o Walternativo encontrando a cura de Peter-Alt. Ele sabia, e talvez apenas ele soubesse disso entre os Observadores , o quanto Peter-Alt seria importante para a criação dos Observadores nesta Linha do Tempo, já que o Peter do outro Universo havia morrido.

Se Peter-Alt também morresse, os Observadores não existiriam nesta Linha do Tempo e a Humanidade não desenvolveria todo o seu potencial em conhecimento, sabedoria, tecnologia e em sabe-se lá o que mais. Assim, ela seguiria um rumo completamente diferente.

Com Peter-Alt curado, September levaria adiante a segunda fase de seu plano pré-elaborado:  De alguma forma, ele poderia induzir, sem interferir diretamente, para que Olivia Cortexiphada e Peter-Alt se conhecessem, a fim de que eles pudessem se apaixonar, se casar e gerar Henry que, zilhões de anos depois, levaria à criação dos Observadores nesta Linha do Tempo específica.

Assim, de qualquer maneira, ele teria que, em algum momento, 'interferir' na vida de Peter-Alt e da Olivia Cortexiphada para que os dois pudessem se unir e gerar Henry.

Tudo isso explicaria uma série de fatos, como:

1) Porque ele, September, recusou-se a apagar Peter-Alt desta Linha do Tempo; Sem Peter-Alt seus planos irão por água abaixo;

2) E isso também deixaria claro que September teria sido o grande responsável pela volta de Peter-Alt a esta Linha do Tempo;

3) Os demais Observadores descobriram isso e o mandaram apagar Peter-Alt desta Linha do Tempo;

4) September recusou-se a obedecer e isso explicaria o motivo dele ter sido punido pelos demais Observadores.

De certa maneira, Peter-Alt e Olivia Cortexiphada são o José e Maria que deveriam gerar o 'Cristo' (Henry) que permitirá que a  Humanidade se desenvolva plenamente. E o September é o João Batista que prepara o caminho para que isso aconteça.

Teoria sobre as ações do September


Digamos que os Observadores (ou seja, a Humanidade altamente evoluída do futuro) surjam e se desenvolvam, em uma determinada Linha do Tempo, apenas quando Peter e uma Olivia Cortexiphada se casam e geram um filho (Henry) que será muito mais evoluído e do qual irá surgir, milhões de anos depois, os Observadores.

Mas, na Linha do Tempo que vimos nas três temporadas iniciais (e que, tudo indica, é a mesma da quarta temporada) tudo apontava para a inexistência dos Observadores.

Nesta Linha do Tempo, eles nunca iriam surgir, pois Peter morreu no Universo Azul e o Peter-Alt também iria morrer no Universo Vermelho se o September não tivesse interferido, salvando-o e a Walter no lago congelado.

Sem Peter, não há como, é claro, gerar o Henry. E sem o Henry, os Observadores não existirão nesta Timeline. Isso explicaria as ações do September, sempre procurando salvar Peter.

Quanto ao 'sumiço' do Peter no final da terceira temporada, aquela foi uma ação determinada pelo December, e pelos demais Observadores, ao September, para que ele apagasse o Peter da história, pois o mesmo não deveria existir nesta Linha do Tempo.

O Peter adulto somente existe, nesta Linha do Tempo, porque o September, violando uma regra sagrada para os Observadores (de não interferir no destino das pessoas que observam), o salvou no lago, bem como ao Walter.

Daí, os demais Observadores forçaram September a apagar o Peter. E quando este o fez, ele falou para o December que o 'Peter nunca existiu' em um tom claro de submissão, como se tivesse cumprido uma ordem e dizendo 'Está vendo... Já consertei o meu erro'.

Então, como o Peter voltou para esta Linha do Tempo  agora, nesta quarta temporada,?

Uma possibilidade é que isso seria fruto de alguma ação clandestina do September, arrependido de ter apagado Peter. Talvez o September tenha, digamos, se apegado fortemente ao Peter e à Olivia (depois de tantos anos acompanhando a vida dos dois, e também a de Walter) e por isso o September foi punido.

Agora, muito provavelmente (e caso esta teoria esteja correta, é claro), veremos os demais Observadores tentando, de alguma maneira, anular Peter e este lutando para não apenas sobreviver, mas para voltar à realidade em que existe 'a sua Olivia'. E ainda ele terá que se ocupar em combater os planos de David Robert Jones, mais ativo do que nunca.

Aliás, que planos seriam esses, do Jones? Algumas possibilidades seriam:

A) Ele descobriu os planos dos Observadores, de apagar Peter, e decidiu combatê-los.

Por isso é que Jones estaria ativando 'essa Olivia', que é cortexiphada e, portanto, poderia gerar o Henry, sim. Essa ativação, e a convivência com Peter, estaria interferindo nas memórias de Olivia, que passariam a ser as mesmas da Olivia do terceiro ano, da Timeline original, de maneira a fazer Peter acreditar que ela é a 'sua Olivia'.

Mas isso não deu certo, pois Peter já percebeu que 'essa Olivia' não é a 'sua Olivia'.

Jones tenta salvar Peter. O problema são os métodos, brutais e violentos, dos quais ele faz uso. Ele não tem escrúpulos.

B) De alguma forma, Jones saberia que uma união entre Peter e Olivia cortexiphada iria gerar Henry, ou seja, um filho muito mais evoluído e que daria origem a uma Humanidade altamente desenvolvida. Talvez o Jones queira criar um Henry nesta Linha do Tempo, com o objetivo, talvez, de utilizá-lo para os seus próprios propósitos posteriormente.

Jones poderia tentar criar uma Humanidade 'à sua imagem e semelhança'.

Jones é mais um da linhagem de cientistas que querem 'ser iguais à Deus' (o Walter e o Bell das 3 temporadas iniciais também eram assim).

Com tudo isso, tenho certeza de que teremos ótimos episódios de 'Fringe' na reta final da 4a. temporada.

Peter e o retorno para a 'sua Olívia'


Não penso que Peter deseje voltar para o Universo azul, no qual conviveu com Walter e Olivia, nas três primeiras temporadas, para viver no mesmo.

O que ele quer, de fato, é voltar para Olivia, mas não para este Universo.

Depois, voltando com Olivia, penso que ele tentaria, novamente, criar uma outra realidade, na qual ele e Olivia poderão ficar juntos, pois no Universo Azul, no futuro, já vimos que:
 ,
A) O mesmo será destruído;

B) Olivia será assassinada pelo Walternativo.

Assim, sua permanência no Universo Azul seria apenas transitória, ficando tempo suficiente para pegar Olivia e ir embora com ela e, talvez, Walter.

Link:

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=32460255&tid=5712790005337746003&na=2&npn=10&nid=

Nenhum comentário: