quarta-feira, 28 de março de 2012

'Fringe' - O Observador e o não apagamento de Peter! - por Marcos Doniseti!

'Fringe' - O Observador e o não apagamento de Peter! - por Marcos Doniseti!


“O que me intriga é September ter sido incumbido novamente de apagar qualquer resquício do Peter adulto queando ele voltou a aparecer apenas em forma de energia, quando compra todas as peças e diz que vai "Apagar um homem da linha do tempo".

Mas na hora, novamente, ele acaba "salvando" Peter, não usando o equipamento. Por que September deixa que Peter volte? Qual a relação existente entre os dois? Me lembrou o episódio em que um dos Observadores sequestra uma garota que iria morrer em um acidente de avião, interferindo nos acontecimentos por "amor", como ele mesmo conclui.

Qual a relação dele com tudo isso e com Olívia. Porque ele está sempre interferindo nesta história?

Miolos fervendo aqui!!” - por Mari Krauss

Mari, você fez ótimos questionamentos.

'Fringe', realmente, racha os neurônios dos fãs na hora em que eles tentam encontrar respostas que permitam compreender o que está se passando na série.

Quanto às suas perguntas, do motivo pelo qual o September se envolve tanto com Peter e Olívia e porque não apagou o Peter novamente, eu pensei em várias possibilidades, como:

1) A primeira vez em que September apagou Peter não deu certo. Ele voltou mesmo assim. Então, ele pode ter pensado algo como 'Bem, não funcionou da primeira vez. Porque, agora, isso funcionaria?”. Daí, ele teria desistido de apagar Peter.

2) Sensação de culpa do September. Afinal, foi o September que inviabilizou a cura do Peter-Alt pelo Walternativo na Timeline original. E com isso ele desencadeou toda uma sucessão de acontecimentos (sequestro do Peter pelo Walter, descoberta do fato pela Walternativo, etc) que resultaram na guerra entre os dois Universos. Como ele sabe que foi o responsável por tudo isso, ele decidiu, desta vez, não apagar o Peter.

3) September descobriu que Peter voltaria, independente de quantas vezes, ele fosse apagado, pois eles, Observadores, não podem interferir no rumo dos acontecimentos. Ao interferir, eles violam as leis da física e da realidade que regem os Universos e as Linhas do Tempo, bem como as suas ações.

No primeiro episódio do quarto ano, December disse era responsabilidade deles, Observadores, garantir que os acontecimentos se desenvolvessem conforme deveriam, sem a interferência de ninguém. Então, Peter acabaria voltando de qualquer forma, não importando qual o número de vezes em que ele fosse apagado.

4) Identificação afetiva-emocional do September com Walter, Peter e Olívia. September observou e, de certa maneira, conviveu por tanto tempo com os três que acabou por se identificando com eles, passando, à sua maneira, a gostar dos mesmos. E isso teria impedido que September apagasse Peter.

5) Outra possibilidade é a de que, talvez, September não estivesse pensando em apagar Peter, mas a Olívia. Eu sei que a ordem que ele recebeu era para apagar o Peter. Mas, ele pode ter pensado em apagar a Olívia? Afinal, não foi ele que disse que analisou todos os futuros possíveis da Humanidade e concluiu que ela precisava morrer em todos eles? Então, talvez ele estivesse pensando em apagar a Olívia e não o Peter. Porém, ele também não levou essa ideia adiante.

Enfim, existem várias possibilidades que podem explicar a inação do September com relação à segunda ordem que ele recebeu para apagar Peter.

Vamos esperar para ver se alguma delas se confirma.

Com relação ao episódio do Observador que se apaixonou por uma garota, isso tem a ver com o fato de que eles, virtualmente, não tem sentimentos. Você já viu algum Observador chorar ou dar uma risada? Entendo que os Observadores, em sua evolução, sufocaram ou reprimiram fortemente os sentimentos e as emoções. Então, quando acontece de um deles se apaixonar, isso é algo tão raro e incomum que eles passam a considerar essa pessoa como sendo especial .

Para entender melhor isso, sugiro que leia outro texto que publiquei, aqui no blog, justamente sobre esse assunto, a respeito dos 'Observadores, Spock e as emoções humanas'. O link é esse aqui:

 http://popeseries.blogspot.com.br/2012/03/fringe-os-observadores-spock-e-as.html

Nenhum comentário: