sábado, 3 de março de 2012

No Chile, Roger Waters estreia turnê sul-americana de ‘The Wall’ para estádio lotado!

Roger Waters estreia ‘The Wall’ para estádio lotado, no Chile - por Marcos Bragato, do Rock em Geral

Ex-integrante do Pink Floyd dedica o show ao ativista político chileno Víctor Jara, e cita o brasileiro Jean Charles de Menezes, assassinado pela polícia britânica, em 2005; músico faz segundo shows hoje, em Santiago, e chega ao Brasil no final do mês. Foto: La Tercera.

rogerwaterschile

Aconteceu ontem (2/3), em Santiago, no Chile, o primeiro show da turnê sulamericana “The Wall”, de Roger Waters. O ex-baixista do Pink Floyd tocou para um público estimado em 45 mil pessoal, no estádio Nacional.

Durante a apresentação, Waters dedicou o show ao do ativista político chileno Víctor Jara, assassinado pela ditadura nos anos 1970, como símbolo de todos os desparecidos no período. Ele ainda citou o brasileiro Jean Charles de Menezes, assassinado por engano pela polícia britânica em Londres, em 2005.

Durante o espetáculo, que tem um intervalo de cerca de 20 minutos, um muro gigante é construido à frente do palco, deixando todos os músicos ocultos atrás dele. Na música “Another Brick in the Wall Part 2″, um grupo de crianças chilenas subiu ao palco para cantar o refrão “We don’t need no education / Teachers leave the kids alone”. O artifício deve se repetir também nos shows no Brasil.

“Mother”, um dos pontos altos do show, é cantada junto com um versão da música exibida nos telões, gravada no Earls Court de Londres, em 1980. Além do conteúdo político, Waters ataca várias religiões durante “Good Bye Blue Sky”. Os telões também exibem as famosas cenas protagonizadas por Bob Geldof no filme “The Wall”, de Alan Parker.

“Comfortably Numb”, música que, num show em Londres, no ano passado, teve a participação dos outros integrantes do Pink Floyd, é cantada por toda a multidão. No final da apresentação o músico, que fez contatos com a líder dos estudantes chilenos, Camila Vallejo (veja aqui), e com o presidente Sebastián Piñera, disse estar a favor da causa estudantil no Chile. Hoje, Waters faz o segundo show em Santiago, no mesmo local. As informações são do site do diário chileno “La Tercera”.

A turnê “The Wall” chega ao Brasil por em Porto Alegre, no estádio da Beira-Rio, no dia 25/3; passa pelo Rio de Janeiro, no estádio do Engenhão, dia 29/3; e tem em São Paulo, no estádio do Morumbi, duas apresentações, nos dias nos dias 1 e 3/4. Veja os detalhes de cada cidade nesse endereço.

Detalhes da turnê

Na turnê “The Wall” o ex-baixista do Pink Floyd toca pela primeira vez, ao vivo, no Brasil, a íntegra do álbum de mesmo título, grande clássico do grupo, lançado em 1979, e que ganhou as telas do cinema com o diretor Alan Parker. Para o show, Roger Waters desenvolveu imagens dinâmicas para ilustrar a história e as canções, à frente de um muro com mais de 137 metros de largura, que forma um telão.

Um dos grandes O momentos do show é o “Fallen Loved Ones”, quando fotografias e histórias de pessoas que perderam a vida em guerras, incluindo o pai de Waters, são apresentadas no telão. Entre os homenageados está o brasileiro Jean Charles de Menezes, morto no metrô de Londres em 2005.

A turnê norte-americana de “The Wall”, em 2010, foi a mais lucrativa em arenas fechadas nos Estados Unidos, arrecadando US$ 89,5 milhões de dólares em 56 shows. A perna europeia da turnê foi tão bem sucedida quanto à americana, com 64 shows realizados em 2011, incluindo as seis datas na O2 Arena, em Londres. Uma delas contou com a presença dos ex-membros do Pink Floyd, David Gilmour e Nick Mason.

Antes da atual turnê, “The Wall” foi realizado ao vivo pelo Pink Floyd apenas 29 vezes, entre 1980 e 1981, como parte de divulgação do álbum. Em julho de 1990, onde Roger Waters celebrou a queda do muro de Berlim em uma performance que atraiu quase meio milhão de fãs à Potsdamer Platz.
Esta é a terceira vez de Roger Waters no Brasil.

Antes, ele se apresentou em 2002 e 2007 - veja como foi no Rio. Desde de setembro, toda a discografia do Pink Floyd foi relançada em ediçoes especiais - veja mais aqui.


Números do espetáculo

137 metros de largura por 11 de altura e 5,5 de profundidade é o tamanho da parede
424 tijolos, que serão reciclados após o uso, são utilizados
45 minutos é o tempo para construir o muro
12 pessoas da produção do artista e 8 pessoas das produções locais constroem o muro
27 motores elétricos
32 quilômetros de cabos elétricos, incluindo iluminação, som e potência
172 alto-falantes
23 projetores
9 metros é o diâmetro da tela circular
10 metros é a alturas dos bonecos infláveis
55 toneladas é o peso de todo o cenário
21 caminhões

Set list completo

Parte 1

1- In the Flesh?
2- The Thin Ice
3- Another Brick in the Wall Part 1
4- The Happiest Days of Our Lives
5- Another Brick in the Wall Part 2
6- Mother
7- Goodbye Blue Sky
8- Empty Spaces
9- What Shall We Do Now?
10- Young Lust
11- One of My Turn
12- Don’t Leave Me Now
13- Another Brick in the Wall Part 3
14- The Last Few Bricks
15- Goodbye Cruel World

Parte 2

16- Hey You
17- Is There Anybody Out There?
18- Nobody Home
19- Vera
20- Bring the Boys Back Home
21- Comfortably Numb
22- The Show Must Go On
23- In the Flesh
24- Run Like Hell
25- Waiting for the Worms
26- Stop
27- The Trial
28- Outside the Wall

Link:

http://www.rockemgeral.com.br/2012/03/03/roger-waters-estreia-the-wall-para-estadio-lotado-no-chile/

Nenhum comentário: