domingo, 25 de março de 2012

Fringe: O Amor e o Retorno de Peter! - por Marcos Doniseti!

Fringe: O Amor e o Retorno de Peter! - por Marcos Doniseti!

Olha a Olívia-alt dizendo para o Peter 'hoje você não me escapa'.

Apesar de que no excelente episódio 'A Short Story About Love' termos visto o Observador dizer que o retorno de Peter à essa Timeline deveu-se ao Amor (dele por Olívia e Walter e vice-versa),  penso que isso foi uma jogada dele para tentar livrar a sua culpa pela volta de Peter.

Não podemos esquecer que o apagamento de Peter tinha sido uma ordem de December. E os Observadores pensam que se Peter voltou é porque o Observador o ajudou, de alguma maneira.

Assim, se o Peter voltou para essa Timeline devido ao Amor, então isso livraria a responsabilidade dele, September, perante os demais Observadores, que daí não teriam mais motivo algum para puní-lo. Ele poderia dizer algo como: 'Eu fiz a minha parte, não tenho culpa dele ter retornado'.

Que o Peter e a Olívia se amam, não resta a menor dúvida. Que eles adoram ao Walter, e vice-versa, também não. Então, o Observador não está errado quando diz que existe essa forte conexão entre os três, que faz com que eles não esqueçam um do outro e que isso tenha, de fato, contribuído para o retorno de Peter à essa Timeline.

Mas, penso que não foi apenas isso que provocou a volta de Peter.

Entendo que Peter voltou, também, por dois motivos:

A) A Física Quântica é clara: você não pode mudar o passado. No máximo, pode-se retornar ao passado e tomar decisões diferentes das anteriores e, daí, cria-se uma realidade alternativa, diferente da anterior. Walter e Peter fizeram isso no final do 3o. ano;

B) O  Entrelaçamento Quântico, que diz existir uma conexão entre todos os seres vivos, em todos os Universos e Linhas Temporais. Assim, há uma conexão entre todos os Peters, Walters e Olívias em todas as realidades. Logo, nenhum deles pode ser, simplesmente, apagado, assim, 'sem mais nem menos'. Isso seria uma violação das leis físicas e da própria realidade.

Logo, o retorno de Peter se deu por razões muito mais complexas do que apenas em função do Amor que (existe, sem dúvida alguma) e que o liga intensamente a Olívia e Walter.

A questão é saber se isso será confirmado ou não.

O que vimos, até o momento, é a visão do September sobre os fatos e que é uma interpretação muito conveniente para o próprio, pois livra a cara dele perante os demais Observadores.

Ainda penso que há mais coisas entre o céu e a Terra, em Fringe, do que isso que o September falou.

A conferir.

2 comentários:

Mari Krauss disse...

O que me intriga é September ter sido incumbido novamente de apagar qualquer resquício do Peter adulto queando ele voltou a aparecer apenas em forma de energia, quando compra todas as peças e diz que vai "Apagar um homem da linha do tempo".

Mas na hora, novamente, ele acaba "salvando" Peter, não usando o equipamento. Pq September deixa que Peter volte? Qual a relação existente entre os dois. Me lembrou o episódio em que um dos observadores sequestra uma garota que iria morrer em um acidente de avião, internferindo nos acontecimentos por "amor", como ele mesmo conclui.

Qual a relação dele com tudo isso e com Olívia. Pq ele está sempre interferindo nesta história?

Miolos fervendo aqui!!

Marcos Doniseti disse...

Mari, você fez ótimos questionamentos e os utilizei para escrever um novo post aqui no blog. Espero que minha resposta te ajude de alguma forma.

Obrigado por comentar aqui e volte sempre ao blog.

Até...