sábado, 31 de março de 2012

'Fringe': 'Nothing As It Seems' mostra as diferenças entre as Linhas Temporais! - por Marcos Doniseti!

'Fringe': Episódio 'Nothing As It Seems' mostra as diferenças entre as Linhas Temporais! - por Marcos Doniseti!

Episódio desta semana faz uma conexão com episódio 'The Transformation', da 1a. temporada de 'Fringe', mostrando as relações existentes entre as histórias antigas e as recentes, mas com algumas diferenças entre elas. 

Esta nova trama de 'Fringe' tem uma abertura semelhante à do episódio 'The Transformation' (1X13). Em ambos os episódios, Marshall Bowman se transforma num porco-espinho gigante.

Mas, há uma diferença: na Timeline Original, ele morria no avião, que acabava caindo, matando a todos que se encontravam no mesmo. Já nesta Timeline Reescrita, Bowman morre depois que o avião pousou, quando estava sendo interrogado.

Essa diferença entre as Timelines ficará mais explícita durante o episódio, em outros momentos da história. Isso fica claro, por exemplo, quando Olívia ataca (na sessão com a psicóloga do FBI) duramente ao marido de sua irmã, Rachel, pensando que nesta Timeline ele é um bastardo mentiroso igual ao da Timeline Original, mas nesta ele é um bom marido e, além de Ella, Rachel também teve um filho, Eddie.

Aliás, foi justamente em função disso que Olívia chega a ser afastada do seu trabalho no FBI, pois ela não se lembra mais dos casos que investigou nesta Linha Temporal, porque as memórias da mesma foram substituídas pelas lembranças da Timeline Original.

Assim, por exemplo, esse episódio também deixou claro que tivemos uma grande diferença na maneira como se desenvolveu o relacionamento entre Peter e Walter nas duas Linhas Temporais.

Na Timeline original, Peter se afastou de Walter e de todos quando descobriu que ele não era seu pai e que havia sido sequestrado pelo mesmo.

Agora, na Timeline Reescrita, Peter tem consciência, desde o começo, de que Walter não é seu pai e este sabe que Peter não é seu filho, mas isso faz com que eles se aproximem cada vez mais, em vez de afastá-los.

Desta forma, o processo de desenvolvimento da relação entre os dois se inverteu totalmente.

Logo, este episódio serviu para mostrar, de forma mais clara, as diferenças entre as duas Timelines.

Desta maneira, Walter, Peter e Olívia trabalham juntos e até investigam os mesmos casos da Timeline anterior, mas as tramas se desenvolvem de forma distinta. 

Até Lincoln percebeu que os detalhes do caso que Peter e Olívia se lembram, da Timeline Original, são diferentes dos atuais, da Timeline Reescrita. Isso mostra que há várias diferenças entre as duas Timelines.

Aliás, essa diferença na maneira como se desenvolve o relacionamento entre os personagens, gerou alguns dos melhores momentos do episódio, que foi quando Peter abraçou Walter e este ficou tão surpreso e emocionado que permaneceu estático, sem conseguir reagir, depois que ele mostrou para Peter os brinquedos que comprou para ele caso tivesse vivido, junto dele, Walter, até a fase adulta.

No final, tivemos outro momento emocionante, quando vimos Peter brincando, todo feliz, como se fosse uma criança, com um destes presentes.

Um momento hilário do episódio ocorreu quando Walter andava pelo laboratório com uma revista pornô, chamada 'Hump' e da qual ele não largava por nada, e vê Olívia. Imediatamente, ele a coloca junto ao corpo, tentando esconder a revista dela, mas sem sucesso, é claro.

Aliás, tivemos vários momentos bem humorados, o que lembrou muito os episódios da primeira temporada. Exemplo disso foi quando Walter disse "Eu gosto de porcos-espinhos. Eles mostram que Deus tem senso de humor." e quando Peter e Walter travam o seguinte diálogo:

Peter: Ei, Walter. Pode vir aqui e dar uma olhada nisso?
Walter: … Você achou os genitais dele, filho?

Markham, dono de um sebo que ajudava Peter na Timeline Original, voltou a aparecer nesta temporada. 

Outra diferença entre as Timelines é mostrada quando Peter leva Olívia até a livraria de Markham e diz que este é um 'velho amigo' (referindo-se à Timeline Original) mas que o mesmo, nesta Linha Temporal, não saberá sequer quem ele é.

Um dos momentos do qual eu mais gostei foi quando Walter, ao ver Peter, Olívia e Astrid conversando de forma descontraída e bem humorada, disse o seguinte: "Está perfeito... (daí, Lincoln fala com ele, pensando que Walter falava sobre a sua possível contaminação em função do ataque que sofreu do porco-espinho gigante)... Não. Nenhum resultado ainda. Estava falando sobre eles (obs: Peter, Olívia e Astrid). Não tinha percebido o quanto ansiava por uma família.".

No fim das contas, 'Fringe' trata justamente disso: como se desenvolve o relacionamento entre algumas poucas pessoas, que são Walter, Peter e Olívia, em especial (mas parece que Astrid, agora, também entrou para este grupo) e que acabam por constituir uma família, que enfrenta todos os problemas, obstáculos e dificuldades juntos. É como se fosse uma versão moderna dos 'Três Mosqueteiros'. Só falta Peter, Walter e Olívia levantarem as suas espadas e gritarem: 'Um por todos e todos por um'. E a Astrid seria o D'Artagnan do grupo, ou seja, o quarto mosqueteiro.

E é interessante notar como eles precisam um do outro para conseguir ter uma vida 'normal'.

Afinal, se não estivessem juntos, eles seriam pessoas inteiramente desajustadas: Walter morreria no St. Claire, pois Peter já tinha morrido e não teria como tirá-lo de lá. Olívia seria, com certeza, uma mulher solitária e atormentada pelo resto de sua vida, e dificilmente conseguiria construir e desenvolver um relacionamento mais íntimo com quem quer que fosse e Peter não passava de um golpista (Timeline Original) e já tinha morrido quando criança nesta Timeline Reescrita.

Então, somente quando eles estão juntos é que a felicidade se torna algo possível para eles. Não é à toa que os três fazem de tudo, em ambas as Timelines, para ficar juntos, preservando essa família que acabaram por construir.

É por isso, aliás, que considero que a explicação dada para o retorno de Peter é totalmente coerente com tudo o que foi mostrado na série durante estas quatro temporadas.

Afinal, são os laços afetivos, sentimentais e emocionais que Walter, Peter e Olívia construíram que são os responsáveis por mantê-los sempre unidos, não importando qual a Timeline na qual vivam.

Tal como as abelhas, Walter, Peter e Olívia construíram uma identidade coletiva e formaram uma família (uma 'colméia') e farão de tudo para mantê-la protegida e intacta.

Aliás, isso é algo que Lincoln demonstra ter dificuldade para compreender, o que fica claro quando ele diz para Peter que não entende como Olívia foi substituída por outra versão dela mesma. Ele parece que não percebe os fortes laços que unem Walter, Peter e Olívia (em especial, e Astrid, em um plano um pouco inferior), que ele é um estranho no ninho nessa história e que jamais poderá fazer parte desta pequena família meio estranha, mas unida e feliz.

Na verdade, também existe uma explicação científica para isso, que é o conceito de 'Emaranhamento Quântico'. Segundo o mesmo, todas as Olívias são, na verdade, apenas uma. Elas tem uma identidade única. O mesmo vale para Peter, Walter, Astrid, enfim, para todos.

E não é à toa, também, que David R. Jones é sempre o vilão, não importando a Timeline na qual ele exista. Se a Olívia é 'teimosa em todas as versões', o Jones 'é a encarnação do capeta em todas as versões'.

Assim, foi perfeito o comentário feito pela Nina a respeito de Olívia, quando esta foi para a Massive Dynamic junto com Peter, mesmo tendo sido afastada de todas as investigações do FBI, quando disse, para Olívia, que 'Todas as suas versões são teimosas'.

Com relação ao caso do 'porco-espinho híbrido gigante humano voador' ele é mais um exemplo que mostra o que acontece quando o ser humano deseja substituir Deus. Este é, aliás, um tema recorrente no seriado e que vem desde o início do mesmo.

Aliás, aquele navio no qual estão todos aqueles animais mutantes lembra uma 'Arca de Noé', mas construída por uma lunático... Ela está mais para a 'Arca do Dr. Frankenstein'.

E é mais do que evidente que a relação entre a mulher de Hicks e o próprio é uma alusão, até óbvia, a 'A Bela e a Fera'. 

Nesta temporada, os poderes e habilidades de Olívia estão a pleno vapor. E claro que  Bell e Jones estão envolvidos com isso.

Na Timeline Original, Walter e Bell é que eram os cientistas que aspiravam 'substituir Deus'.

Agora, na Timeline Reescrita, Bell era o cientista ético, que interrompia projetos que considerava ser da 'alçada de Deus', como disse o Dr. Malcolm Truss (episódio 'Novation'). 

Porém, Walter manteve essa característica nesta Timeline, o que mostra que ele também não muda muito, não importando a Timeline na qual exista. Mas, tudo indica que, na Linha Temporal Reescrita, alguém (Bell?) teria podado essa característica de Walter e Jones assumiu a condição de cientista com ambições divinas.

Enfim, este foi um ótimo episódio desta quarta temporada e lembrou alguns dos melhores momentos das temporadas anteriores. Nele, tivemos humor, sustos, momentos de felicidade, ação, suspense, enfim, um pouco de tudo. E ele também mostrou que, com Peter e Olívia vivendo juntos, a série não mudou e não irá se transformar numa 'comédia romântica', tal como escrevi aqui neste blog dias atrás.

E este este episódio também serviu para nos lembrar o quanto 'Fringe' é uma ótima série.

Obs1: O final do episódio lembrou o encerramento do primeiro episódio da 9a. Temporada de 'Arquivo-X', que também mostrava um navio no meio do oceano onde se realizavam pesquisas de caráter genético a fim de se criar super-soldados híbridos humano-alienígenas. E a Conspiração da série estava relacionada com as profecias Maias, que também foram citadas pela Olívia neste episódio na conversa com Peter e Astrid.

Obs2:  Na Promo do episódio 4X17 (Everything In Its Right Place) vemos o Walternativo falando sobre aqueles que foram perdidos na luta e, daí, mostra o Broyles-Alt. Será que ele é um transmorfo? Já há um bom tempo que desconfio disso. 

Vamos conferir.


Links:

Gene Wolfe:

http://retratos.wordpress.com/2006/08/26/a-sombra-do-torturador-de-gene-wolfe/



4 comentários:

Ana disse...

ótima resenha, mto boa, mesmo. Tb achei esse um dos melhores epis dessa excelente temporada.
Como vc disse, teve humor, terror e amor - o que se pode esperar mais?

Marcos Doniseti disse...

Obrigado, Ana.

De fato, esse episódio teve todos os elementos que consagraram 'Fringe' como uma ótima série.

Estarei comentando, aqui no blog, todos os episódios desta reta final de 4a. temporada. E torcerei muito, é claro, para que tenhamos uma 5a. temporada.

E volte sempre ao blog.

Cíntia Nogueira (cintiana2) disse...

Achei bem interessante essa sua uma visão , do episódio. Gostei desse episódio,e ver esse caso monstro da semana sobre outra ótica, com uma visão maior.Bem, eu nunca achei que Fringe se tornaria uma comedia romantica, gostei do episodio anterior,e de certa forma um episódio romântico é algo que aconteceu na temporada 3 com 6B, e logo depois eles voltam ao seu lado de mistério científico, gosto de romance e emoção em todos os gêneros (tem que ter todos para mim). E aquele episódio foi uma forma de resolver a historia de Peter e Olivia. Gostei e achei condizente. Ahh, sobre entrelaçamento quantico, eu escrevi um post no meu blog, sobre ele e fringe, acho que essa ideia tem muita relação com a nova temporada: http://singularpqu.blogspot.com.br/2012/04/teorias-malucas-de-fringe.html

Marcos Doniseti disse...

Cintia, na verdade eu gosto de ver o Peter e a Olívia juntos. Por mim, eles até poderiam trocar uns beijos e umas carícias mais tórridas, de vez em quando, que não haveria problema algum.

E aquela cena do '6B', no qual eles sobem para o quarto, ficou incompleta. Deveriam tê-los mostrado juntos, na cama, se amando, mas sem mostrar muito, entende? Aliás, tivemos uma cena assim na 4a. temporada, em um sonho do Peter, e ela ficou muito bonita.

Então, não sou contra romance em 'Fringe', não. Mas somente desejo que a série não perca a sua perspectiva, que vai além do romance (mas que o inclui também).

Uma das coisas que mais gosto em 'Fringe' é justamente dela ter elementos ricos e variados: ciência, ficção-científica, romance, humor, emoção, suspense.

Esse, talvez, seja o grande atrativo da série.

E pode deixar que entrarei no seu blog e irei ler os seus textos, para depois comentá-los, ok?.

Volte sempre.

Até...