sexta-feira, 31 de agosto de 2018

'Senza Pietà' - Lattuada mostra como o Fascismo e a Guerra destruíram a vida de milhares de mulheres italianas e condena o racismo! - Marcos Doniseti!

'Senza Pietà' - Lattuada mostra como o Fascismo e a Guerra destruíram a vida de milhares de mulheres italianas e condena o racismo! - Marcos Doniseti!
'Senza Pietà': Este ótimo filme Neo-Realista de Alberto Lattuada mostra os efeitos da Segunda Guerra Mundial sobre a população italiana, as mulheres em especial, e também possui uma clara mensagem anti-racista. Federico Fellini participou da elaboração do roteiro. 

O contexto histórico do filme!


A Segunda Guerra Mundial promoveu uma gigantesca destruição pelo mundo inteiro, principalmente na Europa, Ásia e Norte da África. O número total de mortos chegou a 70 milhões, sendo 50 milhões de europeus (27 milhões de soviéticos). Na China morreram mais 15 milhões de pessoas, que foram vítimas dos crimes e atrocidades cometidas pelos japoneses. 

É bom ressaltar que, na época da Segunda Guerra Mundial, a entrada dos EUA no conflito, no continente europeu, resultou no envio de 2,5 milhões de soldados (estadunidenses, britânicos, canadenses, etc) para o Velho Mundo. E é claro que todos estes militares precisavam de alimentos, bebidas, uniformes, cigarros, etc. As Forças Armadas aliadas também levaram milhares de blindados, canhões, aviões, que precisavam ser reparados e abastecidos.

Então, os EUA (que foram o 'Arsenal das Democracias' na Segunda Guerra Mundial) construíram inúmeros depósitos e armazéns com grandes quantidades de produtos guardados. E um dos principais problemas que os Aliados enfrentaram foi o roubo e o desvio de muitos destes produtos (armas, combustíveis, alimentos, cigarros, bebidas, etc). E a trama de 'Senza Pietà' está relacionada justamente com tal fato. 

A história do filme está ligada com atividades criminosas de roubo e contrabando de grande parte destes produtos que os EUA levaram para a Europa na época da Segunda Guerra Mundial, sendo que a localização da trama é a Itália, onde as tropas Aliadas (dos EUA e da Grã-Bretanha, em especial) desembarcaram em Julho de 1943, invadindo a Sicília. Nos meses seguintes as tropas Aliadas foram avançando, expulsando os alemães e, em Junho de 1944, ocuparam Roma. 

Obs1: Fellini, um dos roteiristas do filme, era casado com Giuletta Masina desde 1943. E Carla del Poggio, por sua vez, era casada com o diretor, Alberto Lattuada, desde 1945. Lattuada disse que durante as filmagens os quatro formaram 'um quarteto de amigos inseparáveis'.'
Angela Borghi viaja, de forma clandestina, de Florença para Livorno, onde irá procurar pelo seu irmão (Carlo). 

A conquista do Norte da Itália, por sua vez, somente foi concluída em Abril de 1945, quando Mussolini foi capturado e fuzilado por integrantes da Resistência, levando ao fim da chamada 'República Social Italiana' (República de Saló), que era um governo fantoche controlado pelos nazistas alemães.  


Inúmeros filmes sobre Guerra foram produzidos durante a história, mas um grande número dos mesmos mostrou apenas as batalhas que ocorreram, não levando em consideração o que aconteceu com a população que ficou 'para trás', tentando levar uma vida normal, enquanto trabalhava para colaborar com o esforço de guerra. 

'Senza Pietà', por sua vez, é um filme de guerra onde não vemos nenhuma batalha, pois o que ele mostra são os efeitos da Segunda Guerra Mundial para as pessoas comuns, que ficaram em seus países, tentando levar a vida normalmente. 

Mas os bombardeios dos Aliados sobre as regiões que ainda eram controladas  pelos nazi-fascistas (caso da Toscana, onde se localizam Florença e Livorno) promoveram uma grande destruição e levaram milhares de pessoas a fugir das mesmas. 

E no caso de 'Senza Pietà', as mulheres são as protagonistas desta obra de Alberto Lattuada. Os efeitos catastróficos da Guerra sobre milhares de mulheres italianas são mostrados no filme: 

- Cidades destruídas; 
- Fuga de suas cidades; 
- Famílias destruídas, com a morte ou desaparecimento de seus membros (pais, mães, irmãos, maridos, namorados); 
- Desemprego; 
- Miséria;
- Prostituição. 
Angela e Marcella tornaram-se amigas, sendo que ambas tentavam fugir da vida que levavam. E a atuação das duas atrizes foi excelente. 

A trama do filme!


A personagem principal do filme é Angela Borghi (interpretada pela bela Carla Del Poggio, esposa do diretor Alberto Lattuada). Ela é uma refugiada que está saindo de Florença e volta, de trem (de maneira clandestina), para a sua cidade natal (Livorno), na qual espera encontrar o seu irmão (Carlo Borghi), ao qual não vê há vários anos, em função da Guerra. 

Na viagem de retorno, Angela assiste a um tiroteio envolvendo soldados dos EUA e alguns criminosos, que tentam roubar a carga do caminhão, no qual tínhamos produtos que estavam sendo transportados para Livorno. 

E o conflito ao qual Angela assistiu resultou na fuga de um dos criminosos que tentou roubar o caminhão e em um soldado afro-americano (Jerry Jackson) dos EUA ferido, mas que conseguiu subir no trem e que recebeu ajuda de Angela. 

Porém, Angela foi acusada, pelos militares dos EUA, de ser uma prostituta e por isso ela foi levada para um internato religioso onde estavam centenas de mulheres que também se envolveram nesse tipo de atividade. 

Algumas das internas namoravam soldados dos EUA estacionados em uma base militar nas proximidades e, com a ajuda deles, organizaram uma fuga. Angela foge junto com Marcella, que a leva para um local controlado por Pierluigi (um cafetão e contrabandista que era o 'dono' de Livorno). 

Obs2: Muitas crianças nasceram destes relacionamentos entre soldados dos EUA e a mulheres italianas na época da Segunda Guerra Mundial. 
Jerry e Angela se reencontram e desde o início eles se entenderam muito bem. E o negro Jerry se apaixona pela bela (e branca) jovem italiana, o que era um tema muito polêmico em 1948, quando o filme foi produzido. 

Posteriormente, Angela reencontrou Jerry quando foi procurar por Pierluigi, a fim de pedir ajuda do mesmo para poder encontrar o seu irmão desaparecido. Ela ficou sabendo, mais adiante, que o mesmo tinha trabalhado para Luigi e que havia morrido. 
Assim, solitária e sem outra opção, ela aceitou se encontrar com Jerry à noite. 

Eles saem juntos e se divertem bastante e, desta maneira, Jerry acaba se apaixonando por Angela. Esta simpatiza muito com Jerry e gosta da companhia dele, mas não corresponde à sua paixão. Porém, dali em diante eles estarão sempre juntos e sempre que isso acontece a felicidade de ambos é ilimitada. 

Então, fica a dúvida se ela realmente não o amava. 

Portanto, o filme mostra um assunto que, em 1945, era extremamente polêmico, para dizer o mínimo, que é o romance entre um homem negro e uma mulher branca. Logo, o filme transmite uma mensagem anti-racista explícita, o que foi intencional por parte do seu diretor, Alberto Lattuada, o que ele confirmou posteriormente.

Obs3: Para escrever o roteiro, e a pedido de Alberto Lattuada, os roteiristas Fellini e Pinelli visitaram a região na qual o filme seria rodado (Pinhal do Tombolo), a fim de conhecer a mesma, e para fazer isso eles se disfarçaram de vagabundos. E as filmagens transcorreram lentamente em função da presença de inúmeros grupos criminosos (com os quais foi necessário negociar) e de muitas prostitutas na região. Inclusive, a atriz Carla del Poggio foi confundida com uma delas. 
Pierluigi, de chapéu branco, comanda os negócios ilegais na região de Livorno (contrabando, prostituição).

Obs4:
A música do filme foi composta por Nino Rota e enquanto vemos os créditos de abertura a música que toca neste momento foi criada com base nos Spirituals dos afro-americanos.


Em uma das conversas com Angela, Jerry a informa de que muitos soldados procuram agradar as jovens italianas a fim de conseguir fazer sexo com elas (levando-as para sair, dando chocolate, etc), mas esclarece que este não é o objetivo dele. 

Isso faz com que Angela passe a simpatizar ainda mais com Jerry, pois ela se recusa a se tornar uma prostituta, sonhando em ter uma vida digna, desejando acumular dinheiro para montar uma papelaria. 

Porém, os planos de Angela vão por água abaixo quando Jerry, depois de ser convencido por Pierluigi, acaba se envolvendo no roubo de produtos do Exército dos EUA, pois ele queria juntar dinheiro para viver com ela, por quem se apaixonou, a fim de impedir que ela se voltasse para a prostituição. No entanto, ele acaba sendo preso em função disso. 

Assim, sozinha, sem família e sem ter a quem recorrer, Angela acaba indo exercer a mesma 'profissão' de milhares de outras mulheres italianas, ou seja, a prostituição, passando a ser explorada por Pierluigi. 

Portanto, o filme de Lattuada mostra quais foram os efeitos da Guerra para as mulheres italianas que viram as suas famílias serem destruídas pelo conflito e que, sem outra opção, acabaram se prostituindo a fim de conseguir sobreviver. 
Jerry e Angela, juntos, viveram uma noite muito feliz. 

Obs5:
A região da Toscana foi ocupada militarmente pelas forças Aliadas e, com isso, foram instaladas bases militares com milhares de soldados dos EUA na área. E muitos deles eram negros. E tais soldados, brancos e negros, desviavam grande parte dos produtos armazenados nas proximidades, vendendo-os para contrabandistas locais. E na região também existia tráfico de drogas e muita prostituição, como sempre acontece nas regiões em que temos a instalação de bases militares. Portanto, está mais do que justificada a abertura do filme, no qual vemos um texto que diz que o mesmo procura ser um 'testemunho da verdade'. Mostrar a realidade da Segunda Guerra Mundial e na qual o povo italiano vivia, na época, era o principal objetivo dos cineastas Neo-Realistas. 


Apesar de ser explorada por Pierluigi, o cafetão que domina as boates da região, Angela não tem medo de enfrentá-lo, o que chama a atenção do chefão. Pierluigi chega a lhe dizer que fica preocupado com ela quando não a vê, temendo que algo ruim aconteça para Angela. 

Pierluigi vai começar a vigiar os passos dela, como se estivesse com ciúmes, e no andamento do filme ficará claro que ele acabará se apaixonando por Angela. Esta, por sua vez, demonstra preocupação com as outras mulheres que trabalham como prostitutas e que são exploradas por Pierluigi. Ela implora para que ele ajude Dina, uma das prostitutas, mas o mesmo se recusa, e a mesma termina por cometer suicídio. 

Enquanto isso, Marcella se prepara para ir embora da Itália, pois ela conseguiu reunir dinheiro suficiente para viajar aos EUA, junto com um soldado (Jack) que desertou do Exército estadunidense. 

Obs6: No ano anterior à produção de 'Senza Pietà', um outro filme ('Paradiso Nero', dirigido Giorgio Ferroni) havia sido realizado na mesma região (Pinhal do Tombolo). E o ator John Kitzmiller, que interpretou o Jerry neste filme de Lattuada, participou do mesmo. 
Pierluigi é um 'chefão' impiedoso, que é capaz de matar qualquer pessoa, mas ele acaba se apaixonando por Angela, que é uma mulher de personalidade forte, sendo a única que tem coragem de enfrentá-lo. 

Esse era o sonho de muitas mulheres italianas, ou seja, abandonar aquela vida de exploração e de miséria em que estavam. Porém, não eram todas que conseguiam e algumas acabavam tendo o mesmo destino de Dina, ou seja, a morte. 


Angela reencontra Jerry, que conseguiu fugir da prisão militar, e conta que Pierluigi está indo comprar produtos de um capitão argentino de um navio, um contrabandista, no valor de quatro milhões de Liras (cerca de US$ 6.700). Jerry lhe diz que ele não é um ladrão, que sempre trabalhou, mas foi a vida que o levou a agir daquela maneira, dizendo que o mundo é mau. 

E depois que Angela chorou ao lhe dizer que não havia nascido para ter uma vida daquelas, como prostituta, vida esta que ela odiava, Jerry fala que eles devem ficar juntos para sempre, dizendo que eles devem ir embora para os EUA. Angela concorda, pois não tem mais ninguém no mundo que lhe deseje bem, apenas Jerry. 

Para que isso se torno possível, Jerry decide roubar Pierluigi, apesar de Angela implorar para que ele não faça isso, pois teme pela sua vida. Ele rouba o dinheiro e a encontra em uma igreja, perto da praia. 

Porém, Pierluigi e o capitão argentino vão até o local e Angela acaba morrendo ao se colocar na frente de Jerry quando um dos capangas de Pierluigi atirou no mesmo. 

Neste momento, quando Angela morre, Pierluigi abaixa a cabeça, triste com a morte da mulher pela qual se apaixonou. Jerry a leva embora, de caminhão, e joga o mesmo na ribanceira, morrendo junto com a mulher que amava, pois desejava ficar junto com ela para sempre, tal como lhe havia prometido. 

Assim, o filme transmite uma mensagem final triste e melancólico, numa época em que a maioria dos filmes procurava passar uma mensagem de esperança.

Obs7: O filme foi a décima primeira bilheteria na Itália e fez bastante sucesso na Europa, em países como França e Alemanha. Já nos EUA o romance entre um negro e uma branca não foi bem recebido. 
Jerry prometeu que ficaria junto, com Angela, para sempre. E cumpriu. 

Informações Adicionais:

Título: Senza Pietà (Sem Piedade);
Diretor: Alberto Lattuada;
Roteiro: Federico Fellini; Tullio Pinelli; Alberto Lattuada; 
Gênero: Drama; Guerra; Duração: 86 minutos;
País de Produção: Itália; Ano de Produção: 1948;
Música: Nino Rota; Fotografia: Aldo Tonti;
Elenco: Carla Del Poggio (Angela Borghi); John Kitzmiller (Jerry Jackson); Giuletta Masina (Marcella); Folco Lulli (Giacomo); Pierre Claudé (Pierluigi).
Prêmio: Giuletta Masina foi escolhida como Melhor Atriz Coadjuvante pelo Sindicato Nacional de Críticos Italianos.

Links:

Informações sobre o filme:

https://it.wikipedia.org/wiki/Senza_piet%C3%A0_(film_1948)

Informações sobre o filme no IMDB:

https://www.imdb.com/title/tt0040773/?ref_=nv_sr_1

Vídeo - Trecho do Filme:

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

'Alemanha Ano Zero' - Rossellini mostra a devastação, material e espiritual, que o Nazismo provocou na Alemanha! - Marcos Doniseti!

'Alemanha Ano Zero' - Rossellini mostra a devastação, material e espiritual, que o Nazismo provocou na Alemanha! - Marcos Doniseti!
'Alemanha Ano Zero' (1948) foi o filme de Roberto Rossellini que encerrou a chamada 'Trilogia da Guerra', que começou com 'Roma Città Aperta' (1945); 'Paisà' (de 1946) foi o segundo filme da Trilogia. 
A 'Trilogia da Guerra' de Rossellini!

Roberto Rossellini dirigiu um clássico do Neorrealismo italiano, o fundamental 'Roma Città Aperta', em 1945, sendo que o mesmo foi filmado poucos meses após o fim da Segunda Guerra Mundial. A história do filme se passa em uma Roma ainda ocupada pelos nazistas, mas que havia sido declarada 'Cidade Aberta'.

Obs1: 'Cidade Aberta' era a expressão usada para uma cidade em que não existiria resistência caso ela fosse invadida e ocupada por uma força militar inimiga. Logo, quando os Aliados ocuparam Roma, em Junho de 1944, isso foi feito sem que fosse necessário travar uma batalha pela conquista da mesma. 

Esta obra clássica, que ganhou o Grande Prêmio do Festival de Cannes de 1946 e divulgou o Neorrealismo para o mundo todo, mostrava a luta da Resistência italiana contra o Nazi-Fascismo, da qual participaram as principais forças políticas e sociais italianas: Comunistas, Socialistas, Democratas-Cristãos, Liberais e os Radicais do chamado 'Partido de Ação'. 

Os protagonistas do filme eram pessoas comuns, representações do povo italiano, tal como um padre católico (Dom Pietro), um líder da Resistência (o comunista Manfredi), uma dona de casa (Pina) e até mesmo jovens e adolescentes. 


Com o belo 'Roma Città Aperta', Roberto Rossellini iniciou a sua chamada 'Trilogia da Guerra' e o filme recebeu vários prêmios nacionais e internacionais (nos EUA, Japão, Itália). 

A capital alemã, Berlim, logo após o final da Segunda Guerra Mundial. Desesperado, após muitos anos de sucessivas humilhações e conflitos internos, o povo alemão apoiou o Nazismo e pagou um alto preço por isso.  

Logo depois, em 1946, Rossellini dirigiu 'Paisà', filme que mostra o desenvolvimento da campanha militar dos Aliados pela Itália entre Julho de 1943 e Abril de 1945 e que foi dividido em seis episódios, começando com a invasão da Sicília pelos EUA e pela Grã-Bretanha.


No filme de Rossellini, esta longa e sangrenta guerra pelo controle da Itália termina mostrando a luta de um grupo de Partisans (Guerrilheiros) contra os nazi-fascistas no Norte da Itália, que foi dominada pelos alemães entre Setembro de 1943 e Abril de 1945, quando a Resistência e os Aliados, juntos, conseguiram derrotar os nazi-fascistas. No final de Abril de 1945, poucos dias antes de Hitler cometer suicídio, Mussolini e a sua amante (Clara Petacci) acabaram sendo presos e fuzilados pela Resistência italiana.


Neste período de dezenove meses, o Norte da Itália foi ocupado militarmente pelos nazistas alemães, pois a região era estratégica, já que a mesma fazia fronteira com a Alemanha. 


A forte presença militar alemã na região tornou possível instalar um governo fantoche, chamado de 'República Social Italiana' (República de Saló, pois a sua capital era esta pequena cidade do norte italiano) e que era totalmente dominado pelos Nazistas. Mussolini e os fascistas italianos não mandavam nada. 


Já em 'Germania Anno Zero', que é o terceiro filme desta clássica Trilogia, Rossellini mostra qual era a situação da Alemanha logo após o final desta Guerra, do povo de Berlim, em especial, que é onde se desenvolve a história do filme. 

Com o término da Guerra os Aliados colocaram os alemães para trabalhar na reorganização e reconstrução das cidades

'Alemanha Ano Zero' foi filmado em 1947, dois anos após a rendição alemã (que ocorreu em Maio de 1945), quando a situação do povo alemão era catastrófica, com as suas cidades transformadas em ruínas (devido aos bombardeios dos Aliados, dos EUA e Grã-Bretanha, principalmente) e em um momento no qual a população alemã enfrentava dificuldades imensas até para conseguir se alimentar.


Entre os principais problemas enfrentados pelos alemães, neste período, e que são mostrados no filme, nós temos: 


Desemprego.

Fome.
Miséria.
Falta de moradias.
Saúde pública em péssima situação (hospitais lotados).
Prostituição.
Racionamento de energia.
Corrupção.
Menores abandonados envolvidos em atividades criminosas. 

Algumas pessoas até poderiam dizer que estas realidades ainda existem em muitos países pobres e atrasados do mundo atualmente (incluindo o Brasil), mas aqui nós estamos comentando a respeito da Alemanha, que era a maior economia da Europa desde 1900, sendo a principal potência industrial e militar do Velho Mundo desde o início do século XX, pelo menos. 


Portanto, os alemães não estavam acostumados em vivenciar e em enfrentar uma realidade tão brutal quanto aquela que Hitler e os nazistas deixaram de herança para eles. 


No início do filme temos um diálogo entre duas senhoras idosas que mostra o estado de espírito de muitos alemães naquele momento e no qual uma delas diz que está cansada de todas as dificuldades que estão enfrentando, ao que a outra responde que, neste caso, ela deveria pular em uma das covas que estavam sendo cavadas no local. 
Depois da Guerra, a fome na Alemanha era tanta que um cavalo morto na rua era disputado por muitos alemães. Foi isso que 12 anos de 'Nacional-Socialismo' gerou para um dos povos mais orgulhosos do mundo.

A trama de 'Alemanha Ano Zero'!


A história do filme gira em torno de um adolescente (Edmund Kohler) que vive com o pai, a irmã e um soldado foragido do Exército alemão (Karl-Heinz) em uma residência pertencente a outra família (os Rademachers). Cinco famílias vivem na casa, pois assim elas podem dividir as despesas (da energia, por exemplo, que era racionada).

Mas não existe muita solidariedade entre estas famílias, pois todas tem muito pouco de tudo (roupas, alimentos) e mesmo entre os integrantes de uma mesma família ocorrem conflitos em função disso. Também é comum que os integrantes de uma família reclamem do comportamento dos integrantes de outra. 

Está mais do que evidente que estas famílias não moram juntas porque gostam disso, mas porque são obrigadas. Isso é algo imposto pela realidade de devastação que afeta a Alemanha e seu povo naquele momento histórico. Em uma situação normal, com cada família vivendo em suas casas, é muito provável que os integrantes de tais famílias sequer cumprimentassem uns aos outros quando se cruzassem nas ruas. 

Karl-Heinz, por exemplo, que é o irmão mais velho de Edmund, teme ser punido pelos Aliados em função do fato de que participou de uma unidade do Exército alemão que foi responsável por inúmeros crimes e atrocidades durante a Guerra, principalmente na Frente Oriental, na brutal e genocida guerra que os alemães travaram contra a URSS. 

Em função disso, ele vive escondido na residência já apinhada e se recusa a regularizar a sua situação junto à Polícia, o que impede que ele receba qualquer ajuda do Governo. 
Edmund anda por uma Berlim devastada, em um cenário pós-apocalíptico. A cidade parece um deserto urbano. 

Desta maneira, Karl-Heinz consome bens e serviços que são essenciais para a sobrevivência da família, mas não colabora com nada, motivo pelo qual é criticado até mesmo pelo seu próprio pai, que vive dizendo que ele deveria deixar o medo de lado e procurar a Polícia para regularizar a sua situação. E quando ele faz isso, mais para o final do filme, nada lhe acontece. Nenhuma punição lhe foi aplicada pelos Aliados. Mas neste momento o seu pai já está morto. 


Afinal, se os Aliados fossem punir todos os alemães que cometeram crimes de Guerra, então milhões de homens alemães adultos teriam sido acusados, julgados, condenados e ficariam muitos anos na prisão. 

Os EUA, os crimes nazistas, a Alemanha e a Guerra Fria!

Essa impunidade generalizada aconteceu porque a estratégia política dos EUA no Pós-Guerra, que priorizou a 'Guerra Fria' contra a URSS, acabou fazendo com que apenas alguns poucos líderes do Nazismo fossem, de fato, acusados, julgados e condenados pelos horripilantes crimes que haviam cometido, o que ocorreu no chamado 'Julgamento de Nuremberg'. 

Obs2: Há um excelente filme a respeito do Julgamento de Nuremberg, que foi dirigido por Stanley Kramer ('Julgamento de Nuremberg', de 1961). É um filme longo, mas excelente. Recomendo. 

No Pós-Guerra, os EUA necessitavam de uma Alemanha que desfrutasse de estabilidade política e que pudesse ser reconstruída economicamente, para transformar a nação germânica em sua aliada neste conflito contra os soviéticos e que vai durar até o fim da URSS, em 1992. 

Então, punir milhões de alemães pelos crimes cometidos durante a Guerra estava fora de questão. 
Rademacher é o dono da residência em que vivem cinco famílias. Apesar de enfrentarem dificuldades em comum os conflitos entre elas são frequentes. 

A 'Guerra Fria' começou a esquentar, mesmo, com a criação e implantação do 'Plano Marshall' (em 1948), que garantiu que a Europa Ocidental fosse reconstruída, bem como fez com que os países da região se tornassem dependentes economicamente dos EUA. Também tivemos
 a criação da Alemanha Ocidental, em 1949, que reuniu os setores americano, britânico e francês em um único país. 

Neste processo, os EUA também promoveram a criação da OTAN (1949), uma aliança militar ocidental que era controlada pelos EUA e que submeteu a Europa Ocidental, política e militarmente, aos interesses estratégicos ianques. 

Do lado soviético, a criação da Alemanha Oriental, do COMECON (bloco econômico) e do Pacto de Varsóvia (aliança militar) foram as respostas do governo liderado por Stalin a estas iniciativas do governo de Harry Truman.

Logo, a Europa foi dividida em dois blocos políticos e ideológicos, sendo o Capitalista dominado pelos EUA e o Socialista dominada pela União Soviética. 

O contexto histórico do Filme!

Mas o filme de Rossellini trata de um período que antecede ao início da Guerra Fria, numa época em que os países vencedores da Segunda Guerra Mundial ainda não haviam decidido o que fazer com a Alemanha.

Nesta época, a destruição que a Guerra, iniciada por Hitler com a invasão da Polônia (em 01 de Setembro de 1939), havia provocado no país ainda era visível nas cidades alemãs, que estavam em ruínas. 

Com isso, a vida dos alemães nos primeiros anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, em especial no período 1945-1949, foi extremamente difícil. Cidades devastadas, infra-estrutura destruída (sistemas de energia, transportes, comunicações precários), falta de alimentos, insuficiência de hospitais e carência generalizada de produtos básicos (até para conseguir um fósforo era difícil) eram características da Alemanha neste período. 

E a situação poderia ter sido ainda pior se os integrantes da Wermacht e Albert Speer tivessem obedecido à ordem de Hitler de destruir tudo, no país, em 1945, quando os Aliados (EUA, Grã-Bretanha e URSS) começaram a penetrar no território do Reich Nazista. A ordem era tão absurda que ela foi ignorada por quase todos. 
O pai de Edmund é velho e doente, não tendo condições de ajudar a família. Na época do regime Nazista milhares de pessoas como ele foram mortas porque eram consideradas 'bocas inúteis', pois consumiam recursos e não contribuíam para o desenvolvimento do país. 

Os Kohlers e o caos dos primeiros anos do Pós-Guerra!


A família Kohler, que é a protagonista do filme de Rossellini, resume a situação dos alemães na época. 

Os Kohlers conseguem sobreviver em condições muito difíceis e não sabem sequer se eles terão o que comer no dia seguinte. E para agravar ainda mais uma situação que já é catastrófica, a família é obrigada a cuidar e sustentar de um pai já idoso e doente. 

Eva, a irmã de Edmund, ainda consegue obter alguns cigarros (que eram usados como se fosse dinheiro naquela época e que por isso eram muito desejados por todos) ao fazer companhia para homens em bares, mas ela se recusa a se prostituir, como milhares de outras mulheres faziam, naquele momento, na própria Alemanha e por toda a Europa, sendo que na Itália este se tornou um problema crônico, o que foi mostrado em vários filmes Neorrealistas.

Obs3: A respeito disso, cito o ótimo filme 'Il Bandito/O Bandido' (1946), de Alberto Lattuada, sobre o qual já escrevi e publiquei um texto aqui no blog, no qual um soldado italiano que regressa da Guerra decide se tornar um bandido depois que descobriu que a sua irmã, que é assassinada logo após o seu retorno, havia se tornado uma prostituta para poder sobreviver.  

E mesmo a família (os Rademakers) que é proprietária da residência onde vivem os Kohlers é obrigada a vender seus bens para poder sobreviver. Assim, o dono da casa encarrega Edmund de vender uma balança. Os Rademachers também fazem um 'gato' no local, desviando energia elétrica, pois esta era racionada e quando o consumo excedia o limite estabelecido pelo Governo o fornecimento era cortado.
Eva e seu irmão Karl-Heinz, que evitava de se apresentar às autoridades Aliadas porque temia ser punido pelos crimes horripilantes que cometeu quando estava na Wermacht. Então, Rossellini mostra que os alemães tinham consciência, sim, do que havia sido feito durante o regime de Hitler contra os judeus e outros povos, aos quais os Nazistas consideravam como sendo 'sub-humanos'. 

Para poder ajudar a sua família, Edmund tenta trabalhar, a fim de ganhar algum dinheiro, mas os adultos não permitem que ele faça isso por ser muito jovem, pois ele tinha apenas doze anos e e era necessário ter quinze para fazer algum trabalho. Ele também sempre tenta levar alguma coisa para a sua casa (carvão, cigarros), mas isso também é muito difícil. 


Com isso, Edmund acaba se envolvendo com um grupo de menores abandonados, que vivem em ruínas dos edifícios de Berlim, e que sobrevivem graças a roubos e golpes que aplicam diariamente pela cidade. Com isso, ele começa a dormir fora de casa, passando as noites nas ruas, o que o leva a ser repreendido por seu pai. Aliás, este é um dos poucos adultos do filme que faz críticas ao Nazismo, dizendo que perdeu vários filhos em função da Guerra. 

Entre estes menores de rua nós temos uma bonita garota (Christi) e um adolescente (Jo) que já é muito experiente em aplicar golpes e furtar outras pessoas pela cidade. Um dos truques de Jo era o de se aproximar de mulheres no metrô e falar que estava vendendo 'perfumes', sendo que quando elas mostravam o dinheiro para comprar o mesmo, Jo pegava a nota e saia correndo. 

Outra atividade que o garoto (12 anos) Edmund desenvolve é o de fazer pequenos trabalhos para um ex-professor (Henning) que, agora, e junto com outros adultos, explora inúmeras crianças e adolescentes para vender produtos ilegais (era o chamado 'mercado paralelo' em plena atividade). 

Esse ex-professor, que é um saudosista dos tempos áureos do Nazismo, encarrega Edmund de vender um disco, no qual temos um discurso de Adolf Hitler, por 200 marcos alemães para dois soldados. 
Eva, ao centro, rejeitou a prostituição, que era a maneira pela qual milhares de mulheres alemãs 'ganhavam a vida' num país devastado pela Guerra e na qual a miséria era generalizada. 

A cena em que o disco é tocado é muito interessante, pois neste discurso o perverso e brutal Adolf
 Hitler falava que a Alemanha sairia vitoriosa da Guerra. Esse discurso é ouvido por um pai e seu filho nas ruínas de um edifício, onde a venda aconteceu. E o pai, velho e alquebrado, balança a cabeça, negativamente, demonstrando o quanto Hitler e os Nazistas haviam enganado o povo alemão com as suas promessas de vitórias, glórias e grandeza para a Alemanha. 

Este ex-professor fica sabendo que o pai de Edmund está doente e que não tem como ajudar na sobrevivência da família e acaba sugerindo ao garoto que mate o próprio pai, pois assim a situação dos demais integrantes da família irá melhorar, pois terão uma boca a menos para alimentar, o que é uma ideia tipicamente nazista. 

Com isso, Edmund fica pensativo e à medida que a situação de sua família vai piorando, ele decide colocar esse plano em prática. Para isso, ele se utiliza de um veneno que pega de um hospital, no qual o seu pai havia ficado internado por alguns dias, e coloca o mesmo em um chá. Assim, seu pai bebe o chá envenenado e acaba morrendo. 

Obs4: Tal ideia, de que pessoas doentes que não contribuíssem para a riqueza da nação deveriam ser eliminadas, era defendida pelos Nazistas, que a colocaram em prática. Por isso mesmo é que milhares de 'vagabundos', mendigos, bêbados, prostitutas e até pessoas que tivessem alguma deficiência (física ou mental) acabaram sendo mortas pelo regime Nazista. Então, ao dar essa sugestão para Edmund, o ex-professor estava apenas demonstrando o quanto essa ideia brutal e criminosa havia penetrado na consciência do povo alemão. Afinal, para quem matou milhões de judeus, eslavos e integrantes de outros povos, uma pessoa a mais ou a menos não faria diferença. 

Neste aspecto, fica claro no filme que existe uma conexão entre o desespero de Edmund com a realidade trágica em que ele e a sua família vivenciam com a própria tragédia que se abateu sobre a Alemanha. 
Henning, à direita, conversa com um antigo amigo. Ambos eram Nazistas e lamentam o que aconteceu com o país, mas não demonstram qualquer arrependimento pelo que fizeram. 

Os alemães, desesperados por superar a sucessão de humilhações que atingiram o seu país nos 20 anos anteriores (Derrota na Primeira Guerra Mundial; Hiperinflação; Grande Depressão; Desemprego em massa) acabaram se voltando para um movimento liderado por fanáticos e extremistas (os nazistas, é claro) que prometia a redenção nacional, que prometeram que a Alemanha voltaria a ser uma Nação poderosa, respeitada e temida novamente. 


E da mesma forma que a vida de Edmund, essa experiência histórica também terminou em tragédia.  

No fim, todas essas catástrofes e tragédias irão levar Edmund a tomar uma decisão radical e extrema. 

Portanto, Rossellini deixa claro, neste belo filme, que a destruição que Hitler e o Nazismo provocaram na Alemanha não foi apenas de ordem material (cidades destruídas, falta de alimentos, etc), mas também de caráter espiritual, atingindo em cheio a alma do povo alemão. 

Logo, não foi à toa que, na época, os alemães não gostaram de 'Alemanha Ano Zero', pois não são todos que gostam de ver a sua alma exposta desta maneira. 

Apesar disso, nota-se que Rossellini não submete os alemães a um julgamento de ordem moral. 'Alemanha Ano Zero' não é uma versão filmada do 'Julgamento de Nuremberg'. 

Rossellini mostra, no entanto, que os alemães fizeram certas escolhas e tiveram que suportar as consequências que elas geraram, da mesma forma que aconteceu com Edmund.
Edmund junto com a garota Christi e com Jo, adolescentes abandonados que viviam, sozinhos, em meio às ruínas de Berlim. 

Assim, é interessante observar, aliás, que o pai de Edmund era contrário ao Nazismo. 


Então, da mesma forma que o Nazismo destruiu a Democracia e aniquilou as Liberdades do povo alemão para chegar ao poder a fim de levar adiante o seu projeto de reerguer a Alemanha no cenário mundial, Edmund matou seu próprio pai para tentar melhorar a vida de sua família. 

Logo, tanto a Alemanha, quanto o adolescente Edmund, fizeram escolhas equivocadas e ambos tiveram um destino trágico. 

Características do Neorrealismo que estão presentes em 'Alemanha Ano Zero'!

Neste clássico filme 'Alemanha Ano Zero', de Rossellini, temos a presença de vários dos elementos fundamentais do Neorrealismo, tais como: 

A) O uso de não-atores, de pessoas comuns do povo alemão, interpretando os personagens;

B) Filmagens em cenários reais, com Rossellini indo até Berlim para realizar as mesmas. Porém, uma parte das cenas foi feita em cenários construídos, o que levou Rossellini a ser criticado por defensores do Neorrealismo;

C) Mostrar a realidade (ou uma representação da mesma) em que as pessoas viviam, sem edulcorar a mesma; 

D) A fotografia realçava a realidade, mostrando a destruição de Berlim e das cidades alemãs. No filme elas se parecem com imensos desertos urbanos, mostrando um cenário pós-apocalíptico;

E) Presença de elementos típicos dos Documentários, o que é comum nos filmes Neorrealistas, principalmente nas obras de Rossellini.  
Edmund vê o seu pai beber o chá envenenado. Ele sofrerá as consequência do seu ato e sua vida terminará em tragédia, tal como acontecerá com a Alemanha depois que a mesma passou a ser governada pelos Nazistas. A devastação promovida pelo Nazismo não foi apenas material, mas também espiritual.   

Informações Adicionais:

Título: Germania Anno Zero (Alemanha Ano Zero);
Diretor: Roberto Rossellini;
Roteiro: Roberto Rossellini, Carlo Lizzani, Sergio Amidei;
Duração: 74 minutos;
País de Produção: Itália; Ano de Produção: 1948;
Fotografia: Robert Juillard; Música: Renzo Rossellini;
Elenco: Edmund Moeschke (Edmund Kohler); Ernst Pittschau (Pai de Edmund); Ingetraud Hinze (Eva, irmã de Edmund); Hans Sangen (Sr. Rademacher); Karl Kruger (Médico); Barbara Hintz (Thilde); Franz-Otto Kruger (Karl-Heinz); Jo Herbst (Jo); Erich Guhne (Professor Henning). 
Prêmios: 
Vencedor do Grande Prêmio do Festival de Locarno de 1948. 
Melhor Roteiro Original no mesmo Festival de Locarno. 

Links:

Texto sobre o filme 'Roma, Cidade Aberta':

http://popeseries.blogspot.com/2017/04/roma-cidade-aberta-em-classico-do-neo.html

Texto sobre o filme 'Il Bandito' (O Bandido):

http://popeseries.blogspot.com/2017/05/il-bandito-alberto-lattuada-mostra-o.html

Texto sobre o filme 'Alemanha Ano Zero':

https://ajanelaencantada.wordpress.com/2013/11/15/germania-anno-zero-1948/

Trecho do Filme:

terça-feira, 21 de agosto de 2018

'Arquivo X': Em entrevista, Chris Carter fala a respeito do futuro da série, Disney, 'Black Mirror' e de cenários apocalípticos para a humanidade! - Marcos Doniseti!

'Arquivo X': Em entrevista, Chris Carter fala a respeito do futuro da série, Disney, 'Black Mirror' e de cenários apocalípticos para a humanidade! - Marcos Doniseti!
Chris Carter, o criado da melhor série de TV de todos os tempos, que é 'The X-Files', é claro. 

Chris Carter concedeu entrevista, publicada no dia 01/08/2018, para o site 'News.Com.Au', na qual afirmou que está muito pessimista com a atual situação mundial, dizendo que estamos nos dirigindo para tempos muito estranhos. 


Ele afirmou que viu declarações de um ex-chefe da CIA na qual este disse que há três cenários mais prováveis que podem levar a humanidade ao colapso, a um Apocalipse, que são uma guerra nuclear, o aquecimento global e  um contágio biológico. 

Chris Carter afirmou que tais possibilidades apareceram na 11a. temporada de 'Arquivo X'. 

Questionado pelo fato de que 'The X-Files' passou por quatro Presidentes diferentes (Clinton, Bush Jr, Obama e Trump) ele falou que com cada governo a série lidou de forma honesta e em tempo real. 

Ele também disse que, tal como o episódio escrito por Darin Morgan mostrou, atualmente vivemos em uma era Pós-Conspiratória, na qual as Conspirações são mais importantes do que qualquer forma de conhecimento estabelecida e a verdade está sendo atacada. 

Carter diz que este é um território novo que poderia ser trabalhado na série, transformando o conceito de 'Arquivo X'. 

A entrevistadora diz, em seu texto, que o episódio de Darin Morgan mostra que 'The X-Files' pode continuar tratando de temas atuais e sendo relevante. 

Obs1: O episódio escrito pelo Darin Morgan é o 'The Los Art of Forehead Sweat' (11X04). 

Obs2: Na verdade, essa mudança no conceito da série, sobre a qual o Chris Carter comentou, já começou a acontecer, principalmente nos episódios da Mitologia do Vírus Espartano e na 11a. temporada. Para comentários mais detalhados a respeito quero sugerir a leitura do texto que escrevi e publiquei aqui no blog (ver link abaixo), no qual mostro a influência que a Física Quântica exerceu nas mesmas. 

Chris Carter também disse que 'The X-Files' não tem como competir com séries que são exibidas em serviços de Streaming (Netflix, Amazon Prime) e redes de TV a cabo, pois nelas é possível exibir episódios no qual um homem se relaciona sexualmente com um porco, tal como aconteceu no primeiro episódio de 'Black Mirror'. 

Carter disse que os padrões de censura de uma grande rede de TV (como é a Fox) são muito mais rígidos e jamais se permitiria que algo desse tipo fosse mostrado em 'The X-Files'.  Carter também falou que o fato de Fox ser comprada pela Disney poderá mudar tudo, pois a '20th Century Fox' irá se transformar na '20th Century Disney'.

Carter também afirmou que respeita a decisão de Gillian Anderson de não querer mais trabalhar na série e que não questiona os motivos desta decisão dela. Mas o criador da série diz que 'The X-Files' poderia continuar sem a participação dela, mesmo que jamais tenha enfrentado um desafio como esse, pois ele entende que 'The X-Files é Mulder e Scully'.  

Na entrevista, Carter também afirmou que a série já enfrentou um momento no qual tivemos muitos episódios sem Duchovny (na 8a. e 9a. temporadas), mas que ainda não pensou em como poderá continuar com 'The X-Files' sem a participação de Gillian. 

Com relação às questões que ficaram em aberto no final da 11a. temporada, Carter disse que 'A verdade sempre estará lá fora' e, com outras palavras, afirmou que aquilo que foi mostrado no último episódio da série poderá vir a ser modificado.

Links:

Entrevista com o Chris Carter:
https://www.news.com.au/entertainment/tv/tv-shows/what-terrifies-xfiles-creator-chris-carter/news-story/b9bc9dca8e60d30680f19076a6d60575

'Arquivo X': A Física Quântica explica a 10a. e a 11a. Temporadas (Parte 1):

http://popeseries.blogspot.com/2018/08/arquivo-x-fisica-quantica-explica-10a-e.html

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

'Arquivo X': Analisando a Mitologia, os temas e os episódios das 10a. e 11a. Temporadas! (Parte 3) - Marcos Doniseti!

'Arquivo X': Analisando a Mitologia, os temas e os episódios 
das 10a. e 11a. Temporadas! (Parte 3) - Marcos Doniseti!
No episódio 'Plus One'  (11X03), Mulder e Scully chegam para se hospedar na pousada Santa Rachel, o que é uma referência à mulher judia, esposa de Jacó, que engravidou numa idade avançada. 
Afinal, como é que a Scully engravidou se ela ainda era estéril?

Então, perguntam os fãs da série, como é que a Scully pode ter engravidado se ela era estéril?
Entendo que isso aconteceu devido ao contato direto que ela teve com o William em 'Ghouli' (11X05). 

Os episódios desta 11a. temporada em que William apareceu, de uma forma ou de outra ('Minha Luta 3 e 4' e 'Ghouli'; 11X01, 11X10 e 11X05) deixaram claro que ele possui imensos poderes, alguns que ele mesmo desconhece (vide a sequência final de 'Minha Luta 4', na qual ele literalmente ressuscitou).
William conversou com Scully em duas oportunidades. Nas duas vezes ele se disfarçou, mudando a sua aparência, se mostrando para Scully como se fosse um escritor (Peter Wong). E na última conversa que eles tiveram, em frente ao posto de gasolina, chamado 'Arcade', o William disse para a Scully que ela era uma boa pessoa.
Um dos inúmeros poderes que William possuía, e isso ficará ainda mais evidente no episódio 'Minha Luta 4', era o de leitura de mentes. 
No episódio 'Plus One' (11X03), no qual Mulder e Scully se relacionaram sexualmente em duas oportunidades, vimos uma conversa entre ambos na pousada (chamada 'Santa Rachel', o que é referência biblíca a uma mulher judia que engravidou em idade avançada) na qual ela manifesta o seu desejo de ser mãe novamente, mas reconhece que isso seria difícil, pois iria depender de um outro milagre.

E quando entrou em contato, diretamente, com a Scully, William deve ter descoberto (por meio da leitura de mentes) que Scully era estéril, mas que desejava muito ser mãe. Com isso, William decidiu usar dos seus poderes para restaurar a fertilidade de Scully, sem que ela e Mulder soubesse, porém.
E como Scully e Mulder estavam juntos (algo que estava evidente desde o 'This', pelo menos, quando ficou claro que ela costumava dormir na casa dele) e tinham relações sexuais periodicamente (ver 'Plus One', 11X03), isso explica como ela engravidou, fato este que Scully revelou para Mulder (ver 'Minha Luta 4'; 11X10).
Em 'Ghouli' também tivemos a confirmação, em um diálogo entre Mulder e Skinner, que o William era fruto de um projeto secreto de hibridação genética, que misturava DNA humano e alienígena. Segundo o que Skinner fala para Mulder, desde a queda do OVNI em Roswell, em 1947, que o Governo dos EUA investia em projetos dessa natureza e que a partir dos anos 1970 o mesmo passou a dominar a tecnologia para a criação de híbridos.
No episódio 'Plus One' (11X03) Mulder e Scully se hospedam na pousada Santa Rachel. Esta já era uma pista bem clara de que Scully poderia vir a engravidar nesta temporada. De fato, essa gravidez foi planejada nos mínimos detalhes e durante toda a temporada tivemos pistas e indicações de que isso iria acontecer. 
William fazia parte de um destes projetos, chamado 'Crossroads' (Cruzamento de Estradas) e que era comandado por um cientista chamado Masuo Matsumoto. Este, no entanto, destruiu os registros do projeto e libertou os jovens que haviam sido criados por meio do mesmo. 

Scully doou o filho (ver 'William', 9X16) e sofre muito em função disso desde então, o que fica bastante evidente na cena em que ela fala a respeito disso, e na qual chora muito, ao lado de William, que ela pensava que havia morrido.  

E deste que o Dr. Matsumoto encerrou o projeto, o governo dos EUA realiza investigações para descobrir o paradeiro destes jovens, sendo que um deles é William, ao qual o Mulder informa que é filho dele e de Scully. Mulder pensava isso porque, naquele momento, ele ainda não sabia, e tampouco a Scully, coisa alguma a respeito da participação fundamental do Canceroso no comando deste projeto 'Crossroads'. 

Depois que começou a ter as visões do futuro e da sua conexão com a Scully, William passou a pesquisar a respeito da sua origem, tendo acesso às informações do projeto 'Crossroads' (ver 'Ghouli', 11X05). Mulder viu tais arquivos no computador de William. Este também criou um blog na Internet, no qual postava inúmeros textos, incluindo artigos a respeito do 'Ghouli', a criatura que William projetava mentalmente. 

E foi por meio destas pesquisas que William obteve informações a respeito de quem era Scully e da conexão de ambos com o projeto 'Crossroads' e, é claro, com o Canceroso.

No fim, William teve que se livrar dos agentes do Departamento de Defesa que foram enviados pelo Canceroso para capturá-lo e conseguiu fugir. Depois disso, ele somente irá voltar a aparecer no episódio final da 11a. temporada, quando conseguirá impedir que o Canceroso leve adiante o seu projeto de exterminar a humanidade.
No exato instante em que William tinha visões e sofria convulsões o mesmo acontecia com a Scully. Isso acontecia porque ambos possuíam DNA alienígena e porque existia um Entrelaçamento Quântico entre os dois. 

Episódios 'Kitten', 'Rm9sbG93ZXz', 'Nothing Lasts Forever' e 'Familiar'!


Depois de 'Ghouli', tivemos um bom episódio envolvendo uma Teoria de Conspiração (o 'Kitten', 11X06) , que começa na época da 'Guerra do Vietnã' (em 1969), durante a qual os militares ianques fizeram o jovem marine Walter Skinner, John James e outros soldados servirem de cobaias para testar um novo tipo de gás, chamado de 'Gás do Medo', e cujo resultado era fruto do desenvolvimento de um projeto chamado 'MK Naomi'.

Esse 'Gás do Medo' fazia com que as pessoas que entravam em contato com ele passassem a enxergar monstros, fazendo com que elas entrassem em pânico e se tornassem extremamente violentas. Posteriormente, John James foi levado para uma instituição do governo (para a pequena cidade de Mud Lick, no Kentucky) onde continuou sendo submetido, junto com outros veteranos, a inúmeros testes com o 'Gás do Medo'. 

Décadas depois, John James foi libertado, mas acabou cometendo suicídio como resultado dos testes a que foi submetido, que o deixaram totalmente transtornado mentalmente. 

Neste episódio, também vimos que o governo dos EUA deu continuidade às pesquisas e aos testes com o 'Gás do Medo' e que se utiliza das 'Chemtrails' (Trilhas Químicas) e continua a espalhar o mesmo nas plantações de Mud Lick, o que nos leva a lembrar de outro episódio relacionado com esse tipo de assunto, que é o 'Sangue' (2X03). 

Segundo o filho de John James, o jovem Davey, os "Chemtrails' também são usados para controlar a mente das pessoas, fazendo com que elas mudem a sua forma de pensar e de agir (tal como vimos também acontecer em 'Sangue'). 

E como resultado destes testes, que continuam sendo realizados naquela pequena cidade, inúmeros moradores de Mud Lick começam a enxergar o mesmo 'monstro' e a perder vários dos seus dentes (incluindo o Xerife e a sua esposa), o que é um efeito colateral do contato com o gás. E uma outra pessoa que teve contato com o 'Gás do Medo', em Mud Lick, foi o Skinner, que perdeu um dos seus dentes em função disso. 

E no episódio 'Minha Luta 2' (10X06), foi mostrado que os 'Chemtrails' também eram usados pelo Canceroso para destruir o sistema imunológico dos seres humanos, permitindo que o seu projeto de eliminar a humanidade fosse levado adiante. 

Portanto, fica claro, que os 'Chemtrails' são usados de várias maneiras e com várias finalidades. 
Em 'Minha Luta 2' (10X06) o apresentador Tad O'Malley denuncia que as trilhas químicas (Chemtrails) estavam sendo usadas para destruir o sistema imunológico das pessoas. Elas voltarão a aparecer em 'Kitten' (11X06), que mostra o seu desenvolvimento ao longo do tempo. 

Outro ótimo episódio da 11a. temporada, que foi o 'Rm9sbG93ZXJz' ('Seguidores'; 11X07), teve um estilo muito diferente daquele que estamos habituados a ver no seriado, pois não tem quase nenhum diálogo, sendo que o mesmo trata da crescente importância da tecnologia nas relações humanas, que fazem com que as pessoas fiquem cada vez mais frias e distantes, passando a se relacionar apenas com as máquinas. 


No caso deste episódio, vemos uma forma de Inteligência Artificial que aprende por meio da interação com os seres humanos e que, por isso, quer se relacionar cada vez mais com os mesmos. E como Mulder e Scully recusam-se a interagir com as máquinas que são controladas pela IA (robôs, drones, veículos, etc), esta vai se tornando cada vez mais agressiva. 

Assim, temos uma série de situações nas quais as ações de Mulder e Scully são interpretadas como um comportamento hostil e agressivo pela IA. Isso acontece, por exemplo, quando Mulder recusa-se a pagar uma gorjeta e quando Scully não quer se tornar amiga ou estabelecer quaisquer relações com as máquinas controladas pela IA. 

Assim, o 'comportamento' do táxi sem motorista, que é controlado pela IA, que leva Scully até a sua residência, e que faz isso em alta velocidade, ignorando o pedido dela para que vá mais devagar, é uma clara reação ao fato de Scully não querer ser amiga da IA.

No fim, depois de quase serem mortos por robôs, drones e máquinas controladas pela IA, Mulder e Scully somente conseguem se salvar e encerrar a perseguição que sofrem após ele pagar a gorjeta para o restaurante no qual eles se encontravam no início do episódio e que também era controlado pela IA. Esta, ao receber a gorjeta, entendeu que Mulder e Scully queriam ser seus amigos e que estavam dispostos a ensiná-la. E com isso a perseguição feita contra a dupla chegou ao fim. 

E como disse Mulder no final: 'Precisamos ser melhores professores'. 
No episódio 'Rm9sbG93ZXJz' ('Seguidores'; 11X07) vemos um verdadeiro exército de Drones perseguir Mulder e Scully. Isso aconteceu porque a dupla recusava-se a interagir com a Inteligência Artificial que controlava o restaurante, os robôs, veículos, drones e smartphones que apareceram no episódio. 

Já no oitavo episódio da 11a. temporada, que foi o 'Nothing Lasts Forever' (embora o mesmo tenha sido exibido depois do 'Familiar', como se fosse o nono episódio), vimos uma trama que, nas entrelinhas, tem conexões com a Mitologia, embora não seja um episódio Mitológico, é claro. 


O episódio mostra Mulder e Scully reforçando a sua relação e se unindo para enfrentar as atribulações que irão enfrentar mais adiante e das quais eles não tem como fugir. 

Scully procura, em Mulder, a força que ele possui e que ela necessita para suportar o que virá. E o Mulder busca, em Scully, a Fé em Deus que ele perdeu há muitos anos, quando a sua família foi destruída (devido ao sequestro da irmã Samantha), mas que terá por meio dela, a católica Scully.

E neste episódio, o 'NLF', temos uma conexão com o blog do William, chamado 'Ghouli'. Em seu blog, em um dos textos que o William publicou apareceu uma imagem com a frase 'A Cura está no Sangue' escrita em uma lousa.

Já no episódio 'Nothing Lasts Forever' (11X08) vimos que um cientista (Dr. Randolph Luvenis) diz que encontrou a cura para evitar o envelhecimento, garantindo que é possível ser jovem e belo para sempre, e que a mesma está no sangue das pessoas. Esse cientista genial e 'maluco' vive junto com uma bela e carismática atriz (Barbara Beaumont) e com jovens que sofriam de várias doenças, que os deixavam deformados fisicamente, e que foram curados graças às descobertas de Luvenis.

Em 'NLF' também tivemos o casamento de Mulder e Scully em uma 'Cerimônia da Luz', que ocorre bem no final do episódio em uma sequência que se desenvolve em uma Igreja. 

Obs1: Para maiores detalhes a respeito do casamento, leiam o texto que escrevi sobre o episódio (ver link abaixo). 
Em 'Nothing Lasts Forever' (11X08) nós tivemos o casamento de Mulder e Scully, em uma 'Cerimônia da Luz'. 

'Familiar' foi o nono episódio da 11a. temporada, embora ele tenha sido exibido antes de 'Nothing Lasts Forever', pois Chris Carter alterou a sequência de exibição.
Ele foi um excelente episódio de 'monstro da semana', cuja trama e clima lembraram muito as primeiras temporadas da série, principalmente a segunda, quando tivemos episódios mais ‘pesados’ como ‘Aubrey’ (2X12), ‘Irresistível’ (2X13) e ‘Os Calusari’ (2X21). E isso foi deliberado, o que é comprovado pelo fato de que a frase abertura do mesmo foi a clássica 'A Verdade Está Lá Fora'. 
Se a busca por ajuda divina foi o tema dominante de 'Nothing Lasts Forever' (com Mulder e Scully buscando forças para enfrentar as atribulações que virão; com a Juliet se inspirando na Bíblia para fazer justiça com as próprias mãos e se vingar do culto que tirou a sua irmã da família), em ‘Familiar’ o vilão e protagonista foi o próprio Capeta.
Em ‘Familiar’ (11X09) os acontecimentos se desenvolvem em uma pequena cidade do Connecticut (Eastwood), cujo passado está relacionado a casos de ‘bruxarias’, nas quais várias mulheres foram queimadas vivas em função disso.

Na superstição britânica, ‘Familiar’ pode ser um espírito que aparece em forma de animal ou mesmo um demônio que pode ser utilizado contra os inimigos de alguém.
E foi exatamente isso que vimos no episódio, no qual uma esposa traída (Anna Strong) decide se vingar da mulher (Diana Eggers, casada com o policial Eggers) com a qual o seu marido (chefe de Polícia Strong) tem um caso e, para isso, invoca o Demônio para que o mesmo faça ‘justiça’ por ela.
Porém, é claro que Anna perde o controle da situação e o 'Coisa Ruim' (que aparece sob diferentes formas, incluindo o Mr. Chuckleteeh e um cão do inferno) passa a eliminar a todas as pessoas, das duas famílias, dela e da amante do marido, até que não sobre ninguém vivo, incluindo a própria Anna Strong, que também morre no final.
No ótimo episódio 'Familiar' (11X09), que é um monstro da semana clássico, uma mulher traída pelo marido decide invocar o Demônio para se vingar, mas perde o controle da situação. 'Familiar' foi um dos três episódios da 11a. temporada em que a frase de abertura foi 'A Verdade Está Lá Fora'. 
Aliás, isso lembra outro episódio da segunda temporada, que é ‘Os Adoradores das Trevas’ (2X14), no qual um grupo de professores de uma escola secundária invoca o Capeta e acabam sendo mortos pelo mesmo. E como disse o Mulder naquela ocasião ‘Você não pode querer invocar o Demônio e querer que ele tenha um bom comportamento’.
Essa trama ‘diabólica’ de 'Familiar' (11X09) também esteve relacionada com um tema da atualidade, que é a atitude de intolerância que leva os moradores de uma comunidade a acusar, julgar e condenar uma pessoa (Melvin Peter) mesmo que não exista nenhuma prova do seu envolvimento com o crime praticado inicialmente (do garotinho Andrew Eggers).

Com isso, vemos a criação, nesta pequena cidade do Connecticut, do mesmo clima de histeria coletiva e de ‘caça às bruxas’ que assolou a cidade no século XVII e que também lembra muito a época do McCarthismo, nos anos 1950, como é citado pelo Mulder em um diálogo com a Scully.
E no final vemos que o Mal (Demônio) continua ali, em Eastwood, à espreita, somente esperando para ser invocado novamente.
Desta forma, este é mais um episódio em que a trama, que é um típico ‘Arquivo X’, se conecta com temas da atualidade, algo que foi bastante comum nestas duas últimas temporadas, ao mesmo tempo em que trata de um tema clássico do seriado.
Desta maneira, os dois episódios que antecederam ‘Minha Luta 4’, que encerrou a 11ª. Temporada, foram a respeito do eterno conflito entre o Bem e o Mal. E se em ‘Nothing Lasts Forever’ o protagonista foi Deus, em ‘Familiar’ o mesmo foi o Demônio.
E de certa forma Deus e o Demônio irão se enfrentar no episódio final da temporada, quando William, Mulder, Scully e Skinner irão tentar destruir os planos do Canceroso para exterminar a humanidade.
Em 'Familiar' (11X09) vemos a clássica divisão entre o crente Mulder e a cética Scully presente na série. E agora eles estão juntos para enfrentar as adversidades e atribulações que veremos no último episódio. 

O planejamento detalhado da gravidez de Scully na 11a. temporada!


A trajetória que levou à gravidez de Scully foi desenvolvida durante toda a 11a. temporada, sendo que em cada episódio da mesma nós tivemos alguma informação ou pista que mostrava que ela terminaria a mesma grávida. Assim, se analisarmos bem cada episódio da 11a. temporada, vimos que tivemos toda uma sequência de acontecimentos que conecta todos os episódios da mesma na questão da gravidez da Scully.

Senão, vejamos: 

1) No 'Minha Luta 3' (11X01) vimos o William se conectar mentalmente com a Scully, levando-o a pensar que ela seria a sua mãe biológica, o que foi confirmado no 'Ghouli' (11X05), quando a Scully fez o exame de DNA. Também vimos que Scully costuma passar várias noites na casa do Mulder, com quem se relaciona sexualmente.

2) No 'This' (11X02) vimos Mulder e Scully trocarem olhares quando a Karah falou que ela e o Langly queriam viver juntos, por toda a eternidade, e que foi em função disso que eles aceitaram a proposta de continuar a viver no mundo virtual. E no mesmo 'This' o Mulder perguntou para a Erika Price se, depois que morressem fisicamente, ele a Scully poderiam ir juntos para o Mundo Virtual, selando uma união eterna entre eles. 

3) No 'Plus One' (11X03) Mulder e Scully tiveram aquela conversa no motel 'Santa Raquel', cujo nome é uma referência bíblica a mulheres de mais idade que engravidaram, no qual a Scully e o Mulder falam sobre a possibilidade dela deser mãe novamente. E neste episódio eles se relacionaram sexualmente duas vezes. 

4) No 'The Lost Art of Forehead Sweat' (11X04) vimos, na cena final, Scully e Mulder juntos e novamente isso acontece na residência dele. 

5) No 'Ghouli' (11X05) o William conversa com a Scully duas vezes. É muito provável que ele tenha lido a mente dela nestas oportunidades e descoberto que ela era estéril e que gostaria muito de ser mãe. 

E ao descobrir que ela o ama de verdade e que era uma boa pessoa (o que ele falou para a Scully no final do episódio) William decide usar dos seus poderes para restaurar a fertilidade dela. Ele também descobriu, lendo a mente dela, que ela era, de fato, a sua mãe biológica, pois Scully havia feito o exame de DNA que confirmou isso. 
Em 'Plus One' (11X03) Scully e Mulder conversam sobre o futuro deles. Ela diz que gostaria de ser mãe novamente, mas que isso dependeria de ocorrer outro milagre, pois ela ainda era estéril.

6) No 'Kitten' (11X06), vimos que Mulder e Scully decidem ficar ao lado de Skinner, quando este declara que estaria disposto a se sacrificar por eles. Mulder faz tal afirmação e nota-se que ele está dizendo isso não apenas em seu nome, mas também no de Scully.


Logo, Mulder sequer precisou perguntar para Scully o que ela pensava a respeito disso, pois já sabia que ela iria concordar com a sua fala, mostrando que, depois de tantos anos, existe um grau muito elevado de intimidade e de entendimento mútuo entre eles, que sequer precisam conversar para saber o que o outro está pensando. 

Eles sabem o que cada um pensa e sente, a respeito de tudo, o que, aliás, foi fundamental para que tivéssemos um episódio praticamente inteiro sem nenhum diálogo, que foi o 'Rm0sbG93ZXJz'. 

7) No 'Rm9sbG93ZXJz' (11X07) aparece o peixe-bolha, que a Gillian usou como dica da gravidez dela em postagens da sua conta no Twitter. E na cena final do episódio vemos Mulder e Scully de mãos dadas. Este foi um episódio quase sem diálogos e que somente foi possível de ser feito justamente porque Mulder e Scully não precisam mais trocar palavras para se comunicarem. Eles fazem isso com gestos e olhares. 

8) No episódio 'Nothing Lasts Forever' (11X08) Mulder e Scully se casam em uma 'Cerimônia da Luz'. A cena final mostra três velas, o que é uma referência clara para o fato de que Scully já estava grávida.

9) E no episódio 'Familiar' (11X09) eles decidem ficar juntos. Para sempre. E também decidem ir procurar pelo William, que é exatamente o que eles fazem no 'Minha Luta 4'. 

10) E no 'Minha Luta 4' (11X10) descobrimos que a Scully está grávida. 

Estão vendo como essa temporada foi planejada e pensada nos mínimos detalhes? E depois há quem diga que o Chris Carter não sabe planejar uma temporada. Ah, vão assistir novelas da 'Globo', vão. 

E novamente eu digo: Batam palmas para Chris Carter, o Mestre, Ladies and Gentlemen.
Em 'Ghouli', o William conversou com a Scully em duas oportunidades, aparecendo para ela como se fosse Peter Wong. Foi neste episódio que ele pôde ler a mente dela e, assim, descobriu o desejo de Scully de ser mãe. E como ele concluiu que Scully era uma boa pessoa, decidiu usar dos seus imensos poderes para restaurar a sua fertilidade. 

Os poderes do William!

- Ele pode ler a mente das pessoas; 

- Ele cura doenças e até infertilidade; 

- Ele explode pessoas; 

- Ele cria realidades imaginárias; 

- Ele pode se disfarçar de qualquer pessoa; 

- Ele tem a capacidade de regeneração dos órgãos do seu corpo (todos, até do cérebro);

- Ele enxerga o futuro e consegue agir no sentido de modificar o mesmo;

- Ele tem imunidade a todas as armas e doenças;

- Ele é imortal;

Portanto, William é o 'Salvator Mundi' (o Salvador da Humanidade).

Aliás, eu sempre disse, desde a época da 8a. temporada, que o William tinha sido criado pelo Canceroso e que ele era um tipo de supersoldado muito mais poderoso e evoluído do que os demais seres humanos e do que os próprios alienígenas. 

O tempo é o senhor da razão e, pelo menos neste aspecto, eu acertei em cheio.

Obrigado, Mestre Chris Carter! 

É bom lembrar do diálogo entre Skinner e Mulder no 'Ghouli' (11X05), no qual é dito que William e outros jovens foram criados para serem superpoderosos, mas que ninguém sabia quais seriam os poderes que eles iriam desenvolver. 
Em 'Ghouli' (11X05), vemos William, no hospital, conversando com Brianna, uma de suas duas namoradas, explicando para ela sobre os poderes que possui, das visões que tem e a respeito de quem poderia ser a sua mãe biológica (Scully). 

Afinal, William tem pai e mãe biológicos?


William e Scully compartilham o mesmo DNA, que é de origem alienígena. De fato, ele é fruto de um projeto científico, que fez uso de uma ciência de origem alienígena, que veio da 'Fronteira Final', como disse o Canceroso em 'A Salvação da Humanidade' (7X15), episódio no qual a Scully engravidou. Então, este DNA alienígena está presente na Scully e também no William. 

Isso foi comprovado no 'Ghouli', no exame de DNA que ela mesma realizou. E o Mulder não é o pai do garoto. Na verdade, o William não tem um pai e nem uma mãe propriamente dito, pois o Canceroso foi o criador dele, usando de Ciência e DNA alienígenas. 

William tem visões do Canceroso, mas isso acontece porque o mesmo foi o seu criador, mas ele não é o seu pai biológico. William deve pensar que o Canceroso é o seu pai porque o mesmo sempre aparece em suas visões, mas ele não tem um pai, de fato. E nem mãe. Ele é como as irmãs Cindy e Teena de 'Projeto Litchfield' (1X11), que também foram criadas em laboratório e diziam que não tinham pais. O mesmo vale para o William.

Assim, qualquer referência a Cristo, que teve uma mãe que foi engravidada pelo Espírito Santo, e que não teve, portanto, um pai humano, não é mera coincidência. 

Aliás, o próprio contexto em que William foi criado e nasceu acaba lembrando, em tudo, a história de Cristo: 

- Uma concepção milagrosa;
- Uma estrela guia no Céu;
- Um parto em condições precárias e em um local pequeno e isolado;
- Um vitral com uma referência bíblica na casa em que William nasceu;
- Os três Reis Magos (os saudosos Pistoleiros Solitários) levando presentes para o recém-nascido;
- Uma criança milagrosa e extremamente poderosa, que seria a Salvação da Humanidade;
- Na fase adulta, Cristo foi tentado pelo Demônio no deserto, para que fosse adorado por ele. Enquanto isso, o Canceroso tenta usar o William para atingir os seus objetivos. 

Desta maneira, Chris Carter revisita a história de Cristo por meio do William.
William tinha o poder de criar uma realidade alternativa, projetando imagens que as pessoas acreditavam ser reais. E se nós vivemos em uma realidade desse tipo? 

Aliás, tudo isso é reforçado pelo uso da expressão 'Salvator Mundi', que é um quadro de Leonardo Da Vinci, na frase de abertura de 'Minha Luta 4'. 


Portanto, tudo isso que aconteceu com o William nesta temporada já estava escrito e o seu destino já estava definido quando nasceu. 

Essa história foi, de fato, escrita lá atrás, na 7a., 8a. e 9a. temporadas. Agora, tivemos apenas a conclusão da mesma, que se deu de forma absolutamente coerente com tudo o que já havia sido mostrado na série a respeito do William. O problema é que demorou quase 18 anos para que essa história fosse concluída. 

Batam palmas para Chris Carter, Ladies and Gentlemen!

Obs2: E depois temos 'fãs' de 'Arquivo X' que dizem que o Chris Carter se perdeu na Mitologia, que ele não sabe o que faz com ela mais, que ele não sabe conduzir a série. Será que esse pessoal realmente acredita nessas asneiras monumentais que escreve e fala sobre 'Arquivo X'? Espero que não. Porque, se eles acreditam nisso, então eles não entenderam coisa alguma a respeito dessa série absolutamente fantástica que é 'Arquivo X' e não sabem nada a respeito das Mitologias do seriado. 
'Minha Luta 4': A batalha final?

Este foi um episódio frenético, com muita ação, na qual os acontecimentos se sucediam rapidamente, sendo que nele descobrimos que o William possui poderes ainda maiores do que se pensava, chegando a ter a capacidade, até, de ressuscitar. 

O episódio faz uso, em vários momentos, de flashbacks, por meio dos quais vemos que William sabe que foi criado para servir a um propósito, ao projeto do Canceroso. 

Mas ele está determinado em não se deixar usar pelo Canceroso, chegando a dizer para a sua namorada, Sarah (que agora é a única... Brianna ficou para trás), que prefere morrer do que continuar daquele jeito, sendo perseguido o tempo inteiro, sem qualquer condição de ter uma vida normal, com muitos querendo levá-lo para fazer testes e experiências com ele. 

E neste episódio final vimos o William cumprir a sua missão, impedindo que o Canceroso levasse adiante o seu plano de exterminar a humanidade. 

Como eu já escrevi um texto bem detalhado a respeito do episódio, e que já publiquei aqui no blog, vou postar as minhas principais conclusões a respeito do 'Minha Luta 4'.
Episódio 'Minha Luta 4' (11X10) começa com o William tendo visões do futuro, que ele compartilhava, de forma involuntária, com a Scully. Mas neste momento ele já tinha aprendido a controlar as mesmas, não sofrendo nenhuma convulsão. E o mesmo acontecia com a Scully. 

Observações sobre o 'Minha Luta 4'!


1) William cumpriu com a missão para a qual ele foi criado: o de Salvador da Humanidade, impedindo que a Pandemia acontecesse. 

E como o próprio William escreveu em seu blog (o 'Ghouli) fica claro ele não poderá ter uma vida normal enquanto as pessoas souberem dos seus poderes, pois ele está destinado a ter uma missão. 

Porém, a cena final do episódio abre a possibilidade de que ele consiga viver normalmente, desde que não faça uso dos seus poderes. Afinal, todos pensam que ele morreu, inclusive Mulder e Scully. 

Logo, agora ele tem a chance de ir embora de Norfolk, indo viver em outro estado ou até em outro país, onde será um completo desconhecido, podendo levar uma vida normal, desde que consiga manter os seus poderes devidamente sob controle; 

2) Entendo que apenas a Monica Reyes morreu (e olhe lá...);. Os demais (Canceroso e Skinner) continuam vivos;

3) O Canceroso não estava morto quando o Mulder o empurrou na água. 

Inclusive, é possível perceber que ele estava consciente e com os olhos bem abertos. Talvez ele estivesse usando algum tipo de colete a prova de balas feito de metal, ou então ele se tornou um tipo de 'supersoldado' que teria a capacidade de se regenerar. 

Afinal, o William, que foi criado por ele, claramente tem esse poder. 

Então, é perfeitamente lógico que o Canceroso tenha se apropriado dessa ciência e adquirido a mesma capacidade de regeneração do garoto, de Shannon... 

4) Já o Skinner estava embaixo do carro, mas não vimos se ele morreu ou não. 

Entendo que ele se jogou para embaixo do carro e ficou imóvel para que o Canceroso não percebesse que ele continuava vivo. Então, pode ser que os três estejam vivos e possam voltar a aparecer caso a série tenha continuidade.

A Monica parece ter levado um tiro fatal, mas se ela adquiriu a mesma capacidade de regeneração que o William e que o Canceroso possuem, então é perfeitamente possível que ela esteja viva; 

É como disse o Chris Carter, em entrevista publicada depois da exibição do episódio: 'Não tiramos o pulso de ninguém'... rs;
William fez os mercenários a serviço de Erika Price explodir, espalhando sangue por todo lado, sendo que depois fez o mesmo com ela. 

5) É bom ressaltar que o episódio 'My Struggle 4' (11X10) foi narrado com base na perspectiva de William que, no início, faz um resumo da história de sua vida enquanto está escondido no cais do porto de Norfolk.  


6) Mulder tem o 'The Ufo Book' em sua residência. Logo, parece que ele continua acreditando em Alienígenas...;

7) Como ficou claro que o Canceroso teve os seus planos frustrados pelo William, então o futuro que foi mostrado em 'Minha Luta 2' (10X06), com um cenário de Pandemia Global em pleno andamento, ainda não aconteceu. E não sabemos se irá acontecer. Pode ser que sim e pode ser que não.

O Gato de Schrodinger explica.   

Se o Canceroso estiver vivo (como deve estar...), nada o impede de tentar levar a Pandemia adiante novamente, mas de uma outra maneira. E daí aquele futuro poderá vir a acontecer; 

8) No fim, vimos que William não tinha pai, apenas mãe, a Scully, embora essa tenha sido mais uma 'mãe de aluguel'. 

Assim, se analisarmos friamente, William não teve nem pai e nem mãe, de fato, pois (como disse a Scully) ele é uma criança de laboratório, tal como aquelas 'Evas' que vimos em 'Projeto Litchfield' (1X11), que foi um dos projetos que gerou a 'Mitologia dos Supersoldados' e à qual a concepção e criação do William está relacionada. 

As 'Evas' de 'Projeto Litchfield' (Cindy e Teena) diziam que não tinham pais, que não haviam nascido, que haviam sido criadas. William é o mesmo caso. A diferença é que ele é um híbrido, possuindo DNA alienígena e tendo poderes imensos, o que não acontecia com as duas garotinhas;
Em 'Minha Luta 4', o apresentador Tad O'Malley denuncia a Conspiração que está para começar. Mas a mesma não chega a ter início, pois William impediu que o Canceroso o fizesse. 

9) E William, o 'X-Men' (como disse o motorista do caminhão que lhe deu carona) com múltiplos poderes de 'Arquivo X', continua vivo.


E aqueles outros garotos 'X-Men' superpoderosos (Kyle e Molly), que vimos em 'Mutação Fundadora' (10X05), também estão soltos pelo mundo, bem como outros jovens que, como o William, foram criados no projeto 'Crossroads/Cruzamento de Estradas', que foi citado pelo Skinner, em conversa com o Mulder (ver 'Ghouli', 11X05). 

E todos eles possuem inúmeros poderes, que devem ser os mais variados possíveis, sendo que o William deve ser o mais poderoso de todos. Aliás, está aí um ótimo ponto de partida para se criar um spin-off de 'Arquivo X', tendo o William como o protagonista da série. Até mesmo David Duchovny falou, em entrevista, que isso seria possível;

10) O Kersh fechou os 'Arquivos X' e, agora, Mulder e Scully estão sem trabalho e ainda terão que cuidar de um filho.

Ficou claro que Scully engravidou por meio de relações sexuais com o Mulder e tudo aponta para o fato de que William foi o grande responsável por isso e que tal fato ocorreu no 'Ghouli', quando o garoto conversou com ela em duas oportunidades e aproveitou a oportunidade para restaurar a fertilidade de Scully. 

Assim, e usando do seu poder de leitura de mentes, William descobriu que a Scully gostaria de ser mãe, mas que ela era estéril. Depois, ele restaurou a fertilidade dela, mas sem que Scully e Mulder soubessem disso. E foi por isso que ambos ficaram surpresos com a nova gravidez;

11) Logo, Mulder e Scully terão um filho, de verdade, que será deles, mesmo. Agora não tem nenhum Canceroso envolvido na história, pois ela engravidou como resultado de relações sexuais normais que teve com o Mulder, graças ao William, que restaurou a sua fertilidade;
A jovem e bela filha de David Duchovny (West Duchovny) participou do episódio 'Minha Luta 4', interpretando a irmã mais velha (Maddy) de Sarah, a namorada de William. Em outras temporadas também tivemos a participação das esposas de Mitch Pileggi e de Robert Patrick, de uma antiga namorada de Duchovny, de um namorado de Gillian e de uma namorada (que interpretou a Melissa Scully, irmã de Dana) de Nicholas Lea (Krycek). 

12) O final do 'Minha Luta 4' foi parecido com o do segundo filme, 'I Want to Believe', com Mulder e Scully sozinhos, sem mais ninguém, e fora do FBI, pois o Kersh decidiu fechar os 'Arquivos X' e demitir os dois. 


Logo, eles irão viver juntos e cuidar do bebê, o que será um obstáculo para um eventual retorno para os 'Arquivos-X'. Mas será que uma nova história de Conspiração, ou mesmo a retomada desta Pandemia do 'Vírus Espartano' pelo Canceroso, poderá fazer o Mulder e a Scully voltarem à ativa? Não sabemos. 

Afinal, combater Conspirações, investigar assassinos seriais, psicopatas, etc, e cuidar de uma criança recém nascida ao mesmo tempo é complicado, para dizer o mínimo. 

13) O William voltando a aparecer, depois de levar o tiro na cabeça, me fez lembrar de cena muito semelhante, com o Dr. Secare, no episódio 'Jogo de Gato e Rato' (1X24), no qual ele levou vários tiros, ficou três dias embaixo da água e não morreu. O Dr. Secare, tal como o William, também era um híbrido humano-alienígena. 

E o mesmo aconteceu com a Molly, quando era criança e caiu na piscina, onde ficou respirando embaixo da água por uns 10 minutos (ver 'Founder's Mutation', 10X05).

Outra que mostrou que tinha a mesma capacidade era a Shannon McMahon que, tal como vimos em 'Nothing Important Happened Today' (9X01 e 9X02), era um supersoldado com o poder de respirar embaixo da água por um longo período de tempo e que também possuía a capacidade de se regenerar. Também vimos que ela somente poderia ser destruída pela magnetita (ver 'Trust No One', 9X06).

14) William aprendeu a controlar as suas visões. Agora ele se esforça para ter as mesmas,  a fim de descobrir o que irá acontecer. É assim que ele descobre que o Canceroso quer utilizá-lo para colocar os seus planos de extermínio da humanidade em prática e que o Mulder será assassinado pelo mesmo. Anteriormente, as visões aconteciam de forma involuntária (ver 'Ghouli', 11X05). Com isso, ele não tem mais convulsões e o mesmo acontece com a Scully. 


15) O que ficou claro é que 'Minha Luta 4' não foi feito para dar um fechamento para a 'Mitologia do Vírus Espartano' ou da 'Pandemia Global', comandada pelo Canceroso, mas para se promover o encerramento da participação do William em 'Arquivo X';

16) Portanto, se analisarmos friamente, o William cumpriu inteiramente com a sua missão. Ele salvou a Humanidade, confirmando a frase de abertura do episódio, que foi 'Salvator Mundi', bem como o nome do episódio no qual ele foi criado, que foi o 'En Ami' ('A Salvação da Humanidade', 7X15). 

William conseguiu inviabilizar os planos do Canceroso, bem como da Erika Price. Ele salvou o Mundo; 
No fim, Skinner conta para a Scully que William não era filho de Mulder. De fato, William não teve pai e nem mãe, pois era uma criança de laboratório, sendo fruto de um projeto secreto ('Crossroads'; ver 'Ghouli') comandado pelo Canceroso. 

17) Logo, o episódio final foi muito bom e deixou inúmeros ganchos para uma possível 12a. temporada, mas tudo indica que Gillian não voltará para a série e que esta foi a última;


18) Independente de termos uma nova temporada ou não, o fato é que a 11a. temporada foi muito boa. Ela conseguiu manter um equilíbrio entre a necessidade de se atualizar os temas da série e, ao mesmo, trouxe de volta aquele clima tenebroso e misterioso das primeiras temporadas. Ela também atualizou o conceito da série, trocando o 'A Verdade Está Lá Fora' pelo 'A Verdade é Fluida e Alterável'. Isso explica porque a 'A Verdade Está Lá Fora' apareceu em apenas três episódios da 11a. temporada. 

Também tivemos todos os tipos de episódios aos quais os fãs se acostumaram a ver: Mitológicos, Monstro da Semana, Conspiração, Humor. Todo o universo de 'Arquivo X' esteve presente nesta ótima 11a. temporada. 

Portanto, se a 11a. foi a última temporada de 'Arquivo X', então nós tivemos um ótimo encerramento para essa que é a melhor série da história da TV mundial.   

'The X-Files Forever!'

Sequência correta para assistir aos episódios da 10a. e da 11a. temporadas!


1) 'Minha Luta 1' (10X01);
2) 'Home Again' (10X02);
3) 'Mulder & Scully Meet the Were-Monster' (10X03);
4) 'Babylon' (10X04);
5) 'Founder's Mutation' (10X05);
6) 'Minha Luta 2' (10X06);
7) 'Minha Luta 3' (11X01);
8) 'This' (11X02);
9) 'Plus One' (11X03);
10) 'The Lost Art of Forehead Sweat' (11X04);
11) 'Ghouli' (11X05);
12) 'Kitten' (11X06);
13) 'Rm9sbG93ZXJz' ('Seguidores'; 11X07);
14) 'Nothing Lasts Forever' (11X08);
15) 'Familiar' (11X09);
16) 'Minha Luta 4' (11X10).
Como se percebe, o Canceroso estava vivo no momento em que o Mulder o empurrou para a água, mesmo depois de ter levado cinco tiros ('Minha Luta 4', 11X10). Tudo indica que ele possui a mesma capacidade de regeneração do William. Afinal, se ele dotou o William desse poder, o mais lógico é que pegasse o mesmo para si. 

Se levarmos em consideração, como apontei em outro texto ('Analisando a Mitologia, os temas e os episódios da 10a. e 11a. temporadas - Parte 1'), que os episódios 'Minha Luta 2, 3 e 4' foram desenvolvidos com base no experimento do Gato de Schrodinger, então eles devem ser vistos na sequência normal, que postei acima, mesmo existindo algumas aparentes contradições entre os mesmos. 


No entanto, o episódio 'Minha Luta 3' (11X01) também pode ser assistido antes do 'Minha Luta 2' (10X06), porque no primeiro fica claro que os agentes Miller e Einstein ainda não conheciam a Scully e nem o Mulder. Foi no episódio 'Babylon' (10X04) que eles foram apresentados para Mulder e Scully. 

Assim, no episódio 'Minha Luta 2' eles já eram conhecidos de Mulder e Scully, sendo que ajudaram a dupla de agentes dos 'Arquivos X' a lutar contra os planos do Canceroso de exterminar a humanidade. 

No entanto, como estes três episódios da Mitologia ('Minha Luta' 2, 3 e 4; 10X06; 11X01 e 11X10) foram desenvolvidos com base no caráter dual da realidade (Gato de Schrodinger) e a relação de causalidade foi deixada de lado, então é possível assistir aos mesmos na sequência em que eles foram produzidos. Até porque cada um destes episódios mostra apenas a PROBABILIDADE de que a história que é contada em cada um deles venha a se concretizar. 

Assim, e como já comentei em um texto anterior, não sabemos, de fato, se a Pandemia planejada pelo Canceroso irá acontecer ou não.

No 'Minha Luta 2' a Pandemia acontece. No 'Minha Luta 4' ela nem chega a começar. E no 'Minha Luta 3' a Pandemia fica apenas no terreno das probabilidades, podendo vir a acontecer ou não. 

Assim, somente se tivermos uma 12a. temporada de 'Arquivo X' (o que parece ser muito difícil, neste momento) é que poderemos saber o futuro dessa Pandemia. 
Mulder e Scully ficam juntos no final da temporada, sendo que ela está grávida, graças ao William, que restaurou a sua fertilidade. 
Frases de Abertura dos episódios da 11a. Temporada!

'Minha Luta 3' (11X01): Eu Quero Acreditar e Eu Quero Mentir;

'This' (11X02): Acuse seus inimigos do que você é culpado;

'Plus One (11X03): A Verdade Está Lá Fora (duplicada);

'The Lost Art of Forehead Sweat' (11X04): A Verdade Está Lá Fora e A Verdade Está Lá Fora? 

'Ghouli' (11X05): Você vê o que eu quero que você veja;

'Kitten' (11X06): Uma Guerra Nunca Termina;

'Rm9sbG93ZXJz' (11X07): VGhlIFRydXRoIGlzIE91dCBUaGVyZQ= é 'A Verdade Está Lá Fora' em Código Base64.

'Nothing Lasts Forever' (11X08): Eu quero ser linda; 

'Familiar' (11X09): A Verdade Está Lá Fora;

'Minha Luta 4' (11X10): Salvator Mundi (Salvador do Mundo).


Links:

https://www.casamentos.com.br/artigos/cerimonia-da-luz--c2574

Lista de Episódios da 11a. temporada:

https://en.wikipedia.org/wiki/The_X-Files_(season_11)

William e o seu destino - Desafiando o Canceroso:

http://popeseries.blogspot.com/2018/03/arquivo-x-william-desafia-o-canceroso.html
Em 'Minha Luta 4' o William foi baleado na testa pelo Canceroso (que pensou que estava atirando no Mulder) e sobreviveu. Logo, ele é imortal. Ele também cumpriu com a sua missão e agora está livre para prosseguir com a sua vida normalmente. 

William e o seu blog: A cura está no Sangue!


https://ghouli.net/2018/03/09/spook/

Chris Carter mudou a sequência de exibição dos episódios na 10a. e 11a. Temporadas:

http://popeseries.blogspot.com/2018/03/arquivo-x-episodio-familiar-chris.html

Comentando os episódios a respeito de poder mental na série:

http://popeseries.blogspot.com/2018/02/arquivo-x-o-poder-mental-e-conexao.html

Aviso aos fãs de 'Black Mirror': Arquivo X veio bem antes, ok?:

http://popeseries.blogspot.com/2018/03/aviso-aos-fas-de-black-mirror-arquivo-x.html

De que maneira a série denuncia os crimes do moderno Estado Policial:

http://popeseries.blogspot.com/2018/01/arquivo-x-de-que-maneira-serie-denuncia.html

A 11a. Temporada e o episódio sem diálogo:

http://popeseries.blogspot.com/2018/01/arquivo-x-inova-novamente-e-11a.html

Texto sobre os episódios 'Minha Luta (Partes 1, 2 e 3; 10X01; 10X06; 11X01)':

http://popeseries.blogspot.com/2018/01/arquivo-x-my-struggle-partes-1-2-e-3.html

Texto sobre o episódio 'This' (11X02)

http://popeseries.blogspot.com/2018/01/arquivo-x-em-this-nova-mitologia-da.html

Texto sobre o episódio 'Plus One' (11X03):

http://popeseries.blogspot.com/2018/01/arquivo-x-plus-one-chris-carter-escreve.html

Será que 'Lost Art of Forehead Sweat' se passou em um Universo Paralelo?

http://popeseries.blogspot.com/2018/01/the-lost-art-of-forehead-sweat-sera-que.html
'Salvator Mundi' (Salvador do Mundo') foi a frase de abertura de 'Minha Luta 4'. Na 11a. temporada somente em três episódios foi usada a famosa frase 'A Verdade Está Lá Fora'. 

Texto sobre o episódio 'The Lost Art of Forehead Sweat' (11X04):


http://popeseries.blogspot.com/2018/01/arquivo-x-darin-morgan-faz-satira.html

Texto sobre o episódio 'Ghouli' (11X05):

http://popeseries.blogspot.com/2018/02/arquivo-x-em-ghouli-finalmente-vimos.html

Texto sobre o episódio 'Kitten' (11X06):

http://popeseries.blogspot.com/2018/02/arquivo-x-kitten-mostra-historia-de.html

Texto sobre o episódio 'Rm9sbG93ZXJz' (11X07):

http://popeseries.blogspot.com/2018/03/arquivo-x-rm9sbg93zxjz-seguidores.html

'Nothing Lasts Forever' (11X08) - Um episódio relacionado à Mitologia e que mostrou o casamento de Mulder e Scully:

http://popeseries.blogspot.com/2018/03/arquivo-x-nothing-lasts-forever-um.html

Texto sobre o episódio 'Familiar': (11X09):

http://popeseries.blogspot.com/2018/03/arquivo-x-familiar-e-um-monstro-da.html

Texto sobre o 'Minha Luta 4' (11X10):

http://popeseries.blogspot.com/2018/03/arquivo-x-minha-luta-4-episodio.html