domingo, 12 de janeiro de 2025

'Person of Interest' - Comentando o episódio 'Cura Te Ipsum' (Cure-se; 1X04)!

'Person of Interest' - Comentando o episódio 'Cura Te Ipsum' (Cure-se; 1X04)!

A Máquina passou o número da médica Megan Tillman para Finch e, assim, ele e Reese irão investigar o caso no qual ela está envolvida, contando ainda com uma breve, mas importante, ajuda de Fusco.

Sinopse!

A história do episódio gira em torno de uma médica chamada Megan Tillman que teve uma irmã estuprada quando era estudante universitária. Ela entrou em crise e acabou cometendo suicídio. Depois de muitos anos, Megan reencontra o homem que foi o responsável pelo estupro, mas que ficou impune. Daí, ela decide elaborar um plano para se vingar. Assim, Finch recebe o número de Megan. 

A trama!

Ao receber o número da dra. Tillman, Finch decide ir até o hospital no qual ela trabalha para ser atendido por ela e poder trocar o pager dela, colocando um que permite observá-la com a câmera instalada no local de trabalho dela.

Reese, por sua vez, começa a espionar a dra. Tillman fora do seu local de trabalho, acompanhando-a durante todo o dia e até no período noturno. Ele descobre que ela é uma workaholic, trabalhando 80 horas semanais, e que mesmo assim ela frequenta uma casa noturna.

Reese percebe que Megan pode estar sendo perseguida por um homem adulto come no mesmo quiosque que ela e frequenta a mesma casa noturna. Ele se chama Andrew Benton e usa o rohypnol, chamada de 'droga do estupro'.

Finch descobre que este homem se chama Andrew Benton e trabalha em um banco de investimentos e que já sofreu várias acusações, incluindo perseguição e assédio sexual, mas que ele nunca foi denunciado oficialmente. Finch está convencido de que ele é um predador sexual e que a dra. Tillman será a sua próxima vítima.

A dra. Megan Tillman começa a ser seguida por John, que acredita que ela será vítima de um predador sexual.

Inicialmente, Reese também pensa que a dra. Tillman está sendo perseguida por Benton e entra na casa dele para ver se descobre alguma coisa, copiando seus e-mails e arquivos pessoais.

Carter, por sua vez, investiga o assalto ao depósito de provas da Polícia e assiste a um vídeo no qual percebe que um dos membros da quadrilha é o ex-agente da CIA, que é Reese, e que falou alguma coisa para Finch, que se faz passar por assistente jurídico e que usa o nome Burdett.

Enquanto isso, Finch e Reese descobrem, pelos arquivos e e-mails de Benton que ele é um conquistador de mulheres, mas que não há nada neles relacionado com a dra. Tillman. Reese decide pedir a ajuda de Fusco na investigação, mas Finch não gosta de ideia, porque ele é corrupto e não o considera confiável.

Fusco é ameaçado de morte por traficantes, que exigem a devolução de US$ 1 milhão em drogas que foi roubado por parte da quadrilha de policiais corruptos do qual Fusco era integrante e que tinha o detetive Stills no comando. Fusco diz que não tem relação com isso e que a culpa é de Stills, o mesmo que Reese matou (ver episódio 'Piloto').

Reese espiona a dra. Megan Tillman.

Em mais uma ida à casa noturna, Megan consegue atrair a atenção de Andrew, eles saem juntos do local e ele a convida para ir à casa dele, mas ela recusa. Mas, Reese percebe que a dra. Tillman é que o está espionando, chegando até a filmá-lo quando ele digita o código para entrar em sua casa. 

Fusco, por sua vez, entrega para Reese o arquivo policial de Benton, embora o faça de maneira contrariada, cobrando de John que o ajude no caso dos traficantes que o ameaçaram. Porém, Reese diz que será fácil encontrar outro policial corrupto para chantagear e que possa substituir Fusco. 

E graças ao arquivo entregue por Fusco, Reese descobre, e diz para Finch, que Andrew Benton estuprou a irmã de Megan, chamada Gabrielle, que cometeu suicídio depois de um ano, e que essa é a razão de Megan estar perseguindo Andrew. E Reese fala que Megan é uma médica que salva vidas e que irá se destruir caso cometa um assassinato. 

Enquanto isso, Carter vai até a casa de 'Burdett', ou seja, de Finch, para interrogá-lo a respeito do que o 'homem de terno' mascarado lhe disse durante a ação no depósito de provas da Polícia. Finch inventa uma história, mas fica claro que ela não se deixou convencer pela história dele. Afinal, ela é uma detetive experiente e percebe quando alguém está mentindo. 

A dra. Megan Tillman prepara-se para ir a uma casa noturna, apesar de trabalhar incansavelmente durante toda a semana, enquanto é espionada por John. Hitchcock e seu 'Rear Window' (Janela Indiscreta) é uma influência clara na série.

Finch diz para Reese que a detetive Carter está obcecada em descobrir e prender o 'homem de terno' e que eles deveriam ter um plano para o caso disso chegar perto de acontecer. Reese diz que já está cuidando disso, pois está fazendo um 'novo amigo' na NYPD e que o mesmo irá ajudá-lo a resolver os problemas com Carter e Fusco. 

Assim, Reese tira fotos de um oficial da NYPD que se encontra com prostitutas, embora seja casado. E depois ele usará isso para chantageá-lo e obrigar o mesmo a colocar Fusco trabalhando na 8a. DP, a mesma delegacia de Carter e sentando de frente para ela.

Reese vai até um grupo de apoio para pessoas que são vítimas de violência sexual e a dra. Tillman está lá. Eles ouvem o relato de uma mulher que foi estuprada em circunstâncias semelhantes à de Gabrielle, com o uso de rohypnol. Megan sai para tomar um café e Reese vai conversar com ela e diz que também perdeu alguém que gostava (Jessica, é claro) e que pensa todos os dias no que poderia ter feito para salvá-la.

Megan, por sua vez, diz que tinha procurado esquecer o que havia acontecido com sua 'amiga', mas tudo mudou quando viu o estuprador em um encontro, todo feliz. Finch descobre que Megan comprou uma van e alugou uma casa à beira mar, enquanto que Reese vai até a casa e descobre que ali tem 3,5 kg de soda cáustica, o que permitiria derreter um corpo humano em 3 horas se fosse aquecida a 150 graus. 

A jovem e bela médica, Megan Tillman, na casa noturna, consegue chamar a atenção de Andrew, que é exatamente o que ela queria. Bem, com toda essa beleza e sensualidade isso não foi difícil.

Depois disso, Reese vai junto com Fusco para acertar as contas com os traficantes, mas em vez de devolver o dinheiro que eles queriam, John rouba a droga dos criminosos e a utiliza para tentar incriminar Benton, mas isso não dá certo pois ele tem ótimos advogados. E como Reese não resolve esse problema com os traficantes, Fusco entrega Reese eles, mas o ex-agente da CIA consegue dominá-los. 

Então, fica claro que havia muitos conflitos nesses primeiros de 'colaboração' entre Reese e Fusco, com o primeiro tratando o detetive da NYPD com desprezo e arrogância. Reese não respeitava Fusco pelo fato dele ser corrupto, mas esse não aceitava que John o colocasse em situações ainda piores.

Enquanto isso, Megan sequestra e amarra Benton, colocando-o em uma van. Seu plano é levar o estuprador até a casa de praia, mas Reese a encontra em uma lanchonete, conversa com ela, para convencê-la a não matar Andrew, pois ele diz que se ela fizer isso, então irá destruir o que ela tem de melhor. Reese diz que sabe disso porque ele já matou. 

Assim, Reese a convence a entregar as chaves da van, prometendo que irá conversar com Andrew e resolverá o assunto. No fim, temos uma belíssima sequência final, na qual Reese e Andrew ficam sentados frente a frente, com uma arma na mesa, bem próxima de John. 

Andrew implora pela sua vida e fala que John não quer matá-lo, pois é uma boa pessoa. Porém, John diz que já perdeu a parte boa dele há muito tempo.

John entra na residência de Andrew e diz para Finch que ele gosta de coisas mais fortes do que café...

E o episódio termina sem que possamos ficar sabendo qual foi a decisão de Reese. Jonathan Nolan, criador da série, diz que cabe a cada pessoa escolher o seu final.

Bem, entendo que John Reese não matou o estuprador Andrew. E porque penso desta maneira? Bem, nas visão de Reese, Andrew merecia morrer, sim, por tudo o que fez. Mas, o título do episódio é 'Cure-se'. E esse título é uma referência a própria vida e história de Reese. É ele quem está procurando se curar de quem ele foi e do que fez, e que, em grande parte, ele ainda é. 

Logo, é possível perceber que Reese não quer matar Andrew, pois ele está tentando mudar e melhorar como pessoa, mas ao mesmo tempo ele sabe que  Benton é um ser desprezível e, por isso mesmo, precisa que Benton o ajude a tomar tal decisão, porque ele tem, dentro dele, muito do antigo Reese e não tem certeza de que Benton irá mudar e melhorar como pessoa. 

Então, Reese sabe que Benton também precisa se curar, ao mesmo tempo que ele, Reese, também precisa seguir por esse mesmo caminho, o da busca da cura. Por isso mesmo que a última frase de Reese foi: "Ajude-me a fazer a escolha certa". 

Megan consegue fazer com que Andrew se interesse por ela, mas é claro que não tem intenção nenhuma de se envolver com ele. Seus planos eram outros.

E a maneira como Reese usa as mãos nessa belíssima e fantástica sequência final, uma das melhores já feitas em uma série de TV, representa a sua indecisão sobre o que fazer, pois em um momento ele está com as mãos embaixo da mesa e em outros momentos ele as coloca em cima da mesa, prontas para pegar a arma e matar esse ser repugnante que é Andrew Benton. 

E um dos melhores momentos é quando Reese fala a frase 'Ela cura as pessoas'. Inicialmente, ele está falando sobre a Dra. Megan, mas quando ele diz essa frase a imagem que aparece é a da sua arma em cima da mesa. Assim, Reese está claramente pensando em matar Andrew, embora não queira fazer isso.

Entendo que 'Cura Te Ipsum' foi o episódio que mostrou que 'Person of Interest' era uma série que tinha muito o que dizer, que era bem acima da média e que iria fazer história na TV. E foi exatamente o que aconteceu.

Obs: A atuação dos dois atores na sequência final foi excelente, mas a do Jim Caviezel é espetacular, de arrebentar, mesmo. Fantástica.

Conclusão!

Depois do encontro com Andrew, a dra. Megan vai espioná-lo e filmá-lo, para descobrir a senha que permite entrar na casa dele.

'Cura Te Ipsum' - O episódio da 'cura'!

O título do episódio é 'Cure-se' e o mesmo remete ao passado de Reese e, em menor grau, também ao de Fusco, embora este tenha tido muito menos tempo de tela. 

E o título também se relaciona com o próprio criminoso, Andrew Benton, e com a quase criminosa, a dra. Megan Tillman. E também temos uma dica sobre o passado de Finch, que mostra que ele carrega alguma culpa por algo que ocorreu em sua vida.

Logo, todos eles estão doentes e precisam ser curados.

No caso de Reese, ele carrega o sentimento de culpa relacionado à mulher que amou (Jessica), o que fica claro quando disse para Megan que todos os dias ele pensava no que poderia ter feito para não perdê-la. Megan carrega o sentimento de culpa de não ter feito o suficiente para ter conseguido salvar a vida da irmã, Gabrielle, cuja morte foi resultado do estupro que sofreu por parte de Benton.

Andrew Benton também, no final, quando foi colocado contra a parede por Reese, que ameaça matá-lo pelos crimes horripilantes que cometeu contra inúmeras mulheres, também passa a reconhecer que errou e promete que irá mudar, embora Reese não tenha certeza disso.

Harold Finch também tem os seus traumas e sofrimentos do passado que o atormentam. E tal como Reese, Fusco, Carter, Megan e Andrew, ele também está em busca de uma cura para a sua alma.

E finalmente, o próprio precisa ser curado do seu passado de corrupção na polícia. Ele pede a ajuda de Reese para superar os seus problemas, mas o ex-agente, nesta época, pouso se importava com isso, dizendo, para Fusco, que ele poderia ser substituído por outros policiais corruptos, pois existiam muitos deles na cidade.

No caso de Finch, a conversa que ele tem com Carter, quando é interrogado por essa, mostra que aconteceu algo com ele e que se relaciona com algum ato de violência. Isso fica evidente quando ele diz que ela, Carter, pode estar acostumada com situações de violência, mas que para ele isso é assustador. E isso, com certeza, ajuda muito a explicar o motivo dele ter se tornado tão solitário e recluso.

Então, 'Person of Interest' não é uma série que trata somente de uma Sociedade baseada em um estado de vigilância das pessoas pelo Estado e por grandes corporações. Ela também mostra a história de personagens que estão procurando uma cura para os traumas e sofrimentos que acumularam em suas vidas.

Frases e Diálogos!

A detetive Carter também terá, futuramente, que se defrontar com o seu passado. Neste episódio ela investiga o envolvimento de Finch em uma ação criminosa anterior na qual ele conversou com o 'homem de terno' (Reese, é claro), que ela não sabe ainda quem é.

Reese e Andrew:

Andrew Benton: Onde estou? A mulher do meu loft, ela me nocauteou com o atordoador elétrico.

Reese: Não se preocupe, eu disse a ela para ir embora. Ela não está preparada para esse tipo de coisa. Ela cura as pessoas. Não é como nós... nós as quebramos em pedaços.

Andrew: Eu não entendi... Quem é ela? O que você vai fazer comigo?

Reese: Para ser sincero, ainda não decidi. Deixe-me fazer uma pergunta. Você acha que as pessoas mudam? Quero dizer, você... você feriu inocentes e eu, bem... Por muito tempo, matei pessoas como você.

Andrew: Por favor, não sou o que você pensa. Isso é um erro. Espere, espere, ok. Eu fiz algumas coisas. Ultrapassei alguns limites. Mas não farei isso de novo. Eu... eu juro. Por favor... Deixe-me ir.

Reese: Eu poderia deixar você ir... porque você saberia que, pelo resto da sua vida, eu ficaria de olho em você. E se você machucar alguém... Eu iria parar você. Talvez você possa mudar. E talvez eu também pudesse. Mas a verdade é que... as pessoas não mudam realmente, certo?

Andrew: Não, elas podem mudar. Eu posso. E você... Eu... Eu não acho que você vai me matar.

Reese: Não?

Andrew: Não, porque... Eu posso ver dentro de você, que você é... uma boa pessoa. Você é um bom homem.

Reese: Bom? Perdi essa parte de mim há muito tempo. E não tenho mais certeza se posso encontrá-la. Não tenho certeza se isso ainda importa. Talvez seja melhor assim. Talvez caiba a mim fazer o que as pessoas boas não conseguem fazer. Ou talvez não existam pessoas boas. Talvez existam apenas boas decisões.

Andrew: Eu te imploro... Você... Você não quer fazer algo de que possa se arrepender.

Reese: O que me faria arrepender mais? Deixar você viver ou deixar você morrer? Andrew... Ajude-me a fazer a escolha certa.

Fusco cobra de John que o ajude a se livrar dos traficantes que o estão ameaçando, porque Stills, que comandava o grupo de policiais corruptos do qual ele era integrante, roubou drogas e dinheiro dos criminosos. No início o relacionamento entre eles era conflitante.

Finch e Reese:

Finch: Em outras palavras?

Reese: Em outras palavras, teremos que observá-la dia e noite para entender em que problemas ela se meteu.

Finch: Se quiser um aumento, Sr. Reese, tudo o que precisa fazer é pedir.

Finch e Reese:

Reese: Ela esteve no clube quase todas as noites esta semana.

Finch: Uma vida dupla?

Reese: Uma das perigosas. Ela atraiu alguma atenção indesejada.

Finch e Reese:

Reese: Conheço alguém que pode nos ajudar.

Finch: Não me sinto confortável com os seus acordos com o Detetive Fusco.

Reese: É um recurso.

Finch: Ele é um policial corrupto que tentou assassiná-lo.

Reese: Ele não é a primeira pessoa a tentar me matar.

John vai até a casa de praia alugada por Megan e percebe que ela está planejando matar Andrew usando de soda cáustica.

Reese e Fusco:

Fusco: Eu faço muitas coisas para você. Você quer que eu continue? Você tem que me proteger. Você tem que tirar esses caras do caminho.

Reese: Então eu trabalho para você agora?

Fusco: Sou eu ou eles.

Reese: Há muitos policiais corruptos nesta cidade, Lionel. Não será difícil encontrar outro tão útil quanto você e com menos bagagem. O relatório, por favor.

Reese para Finch:

Finch, ela é uma médica que salva vidas. Ela não sabe como é tirar uma delas. Ela sairá destruída.

Finch e Carter:

Finch: Detetive Carter, acho que você está acostumada a estar cercada de armas, acho que cenas de violência são normais para você. Mas posso garantir que foi assustador para mim. 

John encontra Megan em uma lanchonete, sabendo que ela está com Andrew na van, amarrado e inconsciente, e que planeja matá-lo. Reese consegue convencê-la a não fazer isso, pois sabe que ela será destruída caso faça isso. E é claro que John sabe muito bem do que está falando. 

Megan e Reese:

Megan: Por que você está aqui?

Reese: Perdi alguém muito querido para mim.

Megan: Sinto muito.

Reese: Não passa um dia sem que eu pense no que poderia ter feito. 

Megan e Reese:

Megan: Como você pode me dizer para não fazer algo... que você sabe, em seu coração, você também faria?

Reese: Porque ao contrário de você, eu sei o que acontece quando você tira uma vida. Você perde uma parte de si mesmo. Nem tudo. Apenas a parte mais importante de todas.

Megan: Isso aconteceu com você? 

Reese e Megan:

Reese: Dê-me as chaves da sua caminhonete, Megan.

Megan: Depois de tudo que ele fez, devo entregar-lhe as chaves? Ele estará livre para sair e... o que eu ganho?

Reese: Você ganha uma segunda chance. Você será capaz de esquecer. Você terá sua vida de volta.

Quando Reese fala essa frase, vemos a imagem da arma. Ele claramente está pensando em matar Andrew, mas não quer fazer isso, pois o seu sofrimento tem relação com o seu passado de assassino, quando foi integrante do Exército, das Forças Especiais e da CIA.

Informações Adicionais!

Título: Cura Te Ipsum (Cure-se).

Diretor: Charles Beeson.

Roteiro: Denise Thé.

Duração: 44 minutos.

Trilha Sonora: Ramin Djawadi.

Direção de Fotografia: Teodoro Maniaci.

Exibição Original: CBS (13/10/2011).

Audiência da TV: 12.040.000 espectadores.

Audiência Total (TV + DVR): 14.510.000 espectadores.

Elenco: Jim Caviezel (John Reese); Michael Emerson (Harold Finch); Taraji P. Henson (Det. Carter); Kevin Chapman (Det. Lionel Fusco); Linda Cardellini (Megan Tillman); Adam Rothenberg (Andrew Benton); Kristen Bush (Vicky); Anthony Mangano (Det. Kane).

Links!

John Reese e Andrew Benton: Dois homens com almas doentes. A diferença é que Reese sabe disso e está procurando sair da 'noite escura da alma' em que vive, até que supere a dor e o sofrimento que ainda sente. A questão é se Andrew já adquiriu consciência de que terá que fazer o mesmo para se tornar uma pessoa melhor.

Informações sobre o episódio - IMDB:

https://www.imdb.com/title/tt2033779/?ref_=ttep_ep4

Person of Interest Fandom:

https://personofinterest.fandom.com/wiki/Cura_Te_Ipsum

Wikipedia - Dados de audiência:

https://en.wikipedia.org/wiki/Person_of_Interest_season_1

Música tocada no episódio:

'Exceeder' - de Mason:

https://www.youtube.com/watch?v=NuCHg_yfOhk

Fusco também está em busca de cura para o sofrimento provocado pelos erros que cometeu, quando se envolveu com um grupo de policiais corruptos.

Sequência final do episódio:



Nenhum comentário: