sábado, 17 de fevereiro de 2018

'Arquivo X': Comentando o episódio 'Rm9sbG93ZXJz' (11X07)! - Marcos Doniseti!

'Arquivo X': Comentando o episódio 'Rm9sbG93ZXJz' (11X07)! - Marcos Doniseti!
Cena do próximo episódio da 11a. temporada, que tem o maravilhoso título de 'Rm9sbG93ZXJz', e que lembra claramente 'Matrix'. A nova temporada de 'Arquivo X' conectou as tramas da série com a subcultura Cyberpunk. 

O vídeo, que publiquei no final deste texto, contém uma série de comentários a respeito do próximo episódio da série, que se intitula
 'Rm9sbG93ZXJz' (isso mesmo...) e que será exibido no dia 28 de Fevereiro. 

Fiz uma tradução (não literal) dos comentários que estão no Vídeo.

É bom ressaltar que este vídeo contém SPOILERS sobre o episódio. Então, se você não quer saber do que trata o mesmo sugiro que pare a leitura por aqui. 

Cuidado: Contém SPOILERS!

Tradução!

Em um mundo no qual temos cada vez mais automação e inteligência artificial, Mulder e Scully tornam-se alvos em um jogo mortal de gato e rato (sinopse).

Mulder e Scully estão em um restaurante japonês, que parece ser dotado de inteligência artificial.
Cena do episódio 'Rm9sbG93ZXJz': Seriam robôs controlados por uma Inteligência Artificial? É o que parece. 
No clip de promoção de um minuto da série, Mulder e Scully pedem a sua comida usando um aplicativo. E como o restaurante não tem nenhum empregado, Mulder paga pela comida inserindo seu cartão de caixa eletrônico em um tabuleiro estrategicamente instalado em sua mesa.

Outra tecnologia divertida apresentada no vídeo é a geladeira inteligente de Scully, que lembra a festa do aniversário de Skinner e aconselha-a a manter-se hidratada.


A geladeira inteligente de Scully também a informa de que seu estoque de molho de salada está baixo e pergunta se ela gostaria de descongelar o frango quando alguém chamado Scott virá para o jantar.

Obs1: Scott? Quem é esse tal de Scott?

O vídeo, no entanto, também mostra uma série de invenções tecnológicas perturbadoras, incluindo um carro sem motor de condução rápida, um aplicativo de navegação dizendo ao usuário que ele nunca chegará a seu escritório e uma frota de drones.
'Arquivo X': Foto de divulgação da 11a. temporada já apontava para a importância das novas tecnologias e da subcultura Cyberpunk nas tramas. 
Embora não esteja claro por que essas tecnologias estão incomodando a dupla, a sinopse do episódio revela que os parceiros irão se tornar alvos em um jogo mortal de gato e rato envolvendo Inteligência Artificial.

Em um trailer (vídeo) exibido anteriormente para divulgar o episódio, Scully sussurrou para Mulder que alguém os está rastreando e que essa pessoa sabe tudo sobre o que eles estão fazendo.

O episódio é intitulado 'Rm9sbG93ZXJz', que é um código Base64 usado para codificar informações binárias de texto para que possa ser transferido digitalmente sem alterações.

De acordo com o Syfy Wire, se 'Rm9sbG93ZXJz' for decodificado, ele se traduz na palavra Followers (ou seja, 'Seguidores').

Em uma entrevista, Duchovny disse que este episódio, que foi escrito por Kristen Cloke e Shannon Hamblin, tem apenas 15 ou 20 linhas de diálogo. Tanto o Duchovny, quanto a Gillian gostaram do mesmo. E Glen Morgan elogiou a 'Fox' por deixá-los realizar um episódio desses.
Em 'This' (11X02) vimos que o falecido Langly continua a sua existência em uma Realidade Virtual, que é controlada pela 'Perlu', empresa que pertence a Erika Price, que comanda uma nova Conspiração na série que tem, como objetivo, levar os seres humanos para viver em uma Simulação Virtual. 

No final, vemos a frase "Alguém está rastreando Mulder e Scully usando tecnologias avançadas na 11a. temporada".


E daí aparece a foto do Canceroso...

Está explicado...

Obs2: Quero ver como é que a 'Fox' brasileira irá traduzir o título desse episódio.  Segundo alguns fãs da série o nome do episódio significa 'Seguidores'. 

A Inteligência Artificial, a Robótica e a Realidade Virtual em 'Arquivo X'!

A questão tecnológica está tendo grande importância nesta temporada de 'Arquivo X'. 

No 'This' (11X02) já tínhamos visto que a Realidade Virtual se integrou à nova Conspiração Mitológica que passou a ser desenvolvida a partir da temporada anterior e que continua em andamento nesta 11a. temporada. 
Cena de 'Kill Switch' (5X11) ótimo episódio a respeito de Inteligência Artificial e de Realidade Virtual. Um dos autores do roteiro foi o consagrado escritor de Sci-Fi William Gibson, autor de 'Neuromancer'. 

Em 'This' vimos que Erika Price pretende levar todos os 7 bilhões de seres humanos para viver em uma Simulação Virtual, sendo que o Langly (ex-Pistoleiro Solitário) já está vivendo na mesma, apesar de estar detestando a experiência. Ele diz que tem tudo lá, mas que eles não sonham. 


Langly afirma que, na Simulação Virtual, eles tem uma vida vazia, apesar dos Ramones não brigarem e do New England Patriots jamais conquistarem o título do 'Super Bowl' (bem, em 2018 eles perderam o título para o Eagles, o que não deixou de ser uma surpresa). 

A trama deste próximo episódio, que tem o maravilhoso título de 'Rm9sbG93ZXJz', está diretamente relacionada com o tema da Inteligência Artificial e, pelas imagens divulgadas, no mesmo também vemos uma série de máquinas robóticas que atacam Mulder e Scully. E talvez tenhamos elementos de Realidade Virtual no mesmo. 

Já tivemos, em 'Arquivo X', um episódio que tratou de Inteligência Artificial, que foi 'O Fantasma da Máquina' ('The Ghost in the Machine', 1X07), mas que não foi um dos melhores episódios do seriado. Nem os próprios produtores e roteiristas gostaram do resultado final. 
Cena do episódio 'The Ghost in the Machine' (1X07), que foi o primeiro a tratar do tema da Inteligência Artificial no seriado.

Em 'A Guerra das Baratas' (3X12) também vimos baratas robóticas alienígenas invadindo a Terra em um excelente episódio cujo roteiro foi escrito pelo criativo e impagável Darin Morgan. 


Já em 'SR 819' (6X09), vimos o Krycek usar dos nanorobots, aos quais ele introduziu no organismo do Skinner, para chantagear o chefe de Mulder e Scully. Ele também voltou a fazer isso no episódio 'Biogenesis' (6X22), quando exigiu que Skinner lhe entregasse informações a respeito do caso que Mulder e Scully investigavam (que tratava da descoberta de uma nave espacial na Costa do Marfim). 

Obs3: Quero agradecer à minha amiga eXcer Manuela Dória pela lembrança do episódio 'SR 819' no grupo 'Arquivo X - Fã Clube Série Brasil'. Valeu, Manu!

E sobre a Realidade Virtual, já vimos em 'Arquivo X' os episódios 'Vivendo no Ciberespaço' ('Kill Switch', 5X11), 'O Mundo Virtual' ('First Person Shooter', 7X13) e 'This ' (11X02).

Esse sétimo episódio ('Rm9sbG93ZXJz'... ah, que título sensacional), é bom lembrar, possui pouquíssimos diálogos.
'SR 819' (6X09): Neste episódio vimos o 'Bad Guy' Alex Krycek usar dos nanorobots para chantagear o Skinner. Ele os introduziu na corrente sanguínea do chefe de Mulder e Scully, deixando-o à beira da morte. Em várias oportunidades ele utilizou os nanorobots para obrigar Skinner a fazer o que ele desejava (ver 'Biogenesis', 6X22).
Link:

Imagens do episódio 'Rm9sbG93ZXJz':

http://www.xfiles.news/index.php/news/latest-news/1572-sneak-peek-at-the-x-files-episode-7-rm9sbg93zxjz

'Arquivo X' inova novamente e terá episódio silencioso:

http://popeseries.blogspot.com/2018/01/arquivo-x-inova-novamente-e-11a.html

Vídeo:


Vídeo (em inglês) comentando o próximo episódio de 'Arquivo X', que será o 'Rm9sbG93ZXJz' (11X07):

Nenhum comentário: