quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Filmes da Marvel: Por que as críticas que Scorsese e Coppola fizeram são corretas?

Filmes da Marvel: Por que as críticas que Scorsese e Coppola fizeram são corretas? - Marcos Doniseti! 
Francis F. Coppola e Martin Scorsese fizeram duras críticas aos filmes da Marvel. 
Dois dos grandes cineastas contemporâneos, Martin Scorsese e Francis F. Coppola, fizeram duras críticas aos filmes da Marvel, como as de que eles não seriam Cinema de verdade e que também seriam desprezíveis, sendo filmes para parques de diversões. Scorsese deixou claro que respeita os profissionais que trabalham nestes filmes, mas afirmou que os mesmos não são Cinema, de fato. 
Isso desencadeou uma grande polêmica envolvendo os fãs destas filmes e, também, aqueles que não os apreciam.

Existem uma série de motivos pelos quais podemos criticar os filmes da Marvel e abaixo irei relacionar e comentar a respeito de alguns deles, que entendo que são bastante relevantes.

Fazer justiça com as próprias mãos e os Salvadores da Pátria!

Em primeiro lugar, tais filmes defendem a ideia de que se pode fazer justiça com as próprias mãos, aprovando uma 'Privatização da Justiça', na qual alguns ‘Super-Heróis’ formam um verdadeiro 'Esquadrão da Morte' constituído por seres superpoderosos.

Nestes filmes também está implícita a ideia de que problemas complexos poderão ser resolvidos por ‘Salvadores da Pátria’ e de maneira simplista.

Então, você quer impedir imigrantes de entrar ilegalmente em seu país? Construa um muro e tudo será resolvido. Mas é claro que isso não resolverá coisa alguma. Isso é a típica proposta feita para enganar trouxa. E quem a formulou sabe de tudo isso, é claro. Afinal, oportunistas rasteiros e amorais, neste mundo, é o que não faltam.

Obs: Mas parece que essa época está terminando, como deixam claro os protestos no Equador, Chile, Líbano, Barcelona, a queda de Matteo Salvini na Itália e o resultado de algumas eleições recentes (Parlamento Europeu, Canadá, Dinamarca, Argentina, etc). Trump, por sua vez, é rejeitado por 57% da população dos EUA, segundo uma recente pesquisa que foi divulgada pela CNN, e 50% aprovam o seu Impeachment.
Martin Scorsese e Robert De Niro em 'O Touro Indomável', um dos grandes clássicos do cineasta ítalo-estadunidense.

Novos nomes?

Nestes filmes também não temos nenhum diretor, roteirista, ator ou atriz que tenha sido revelado pelos mesmos, que estejam em início de carreira e que podemos dizer que irá deixar a sua marca na história do Cinema.

Os filmes da Marvel são feitos por diretores e atores/atrizes já consagrados ou com carreira consolidada, como são os casos de Robert Downey Jr, Samuel L. Jackson, Scarlett Johansson, entre outros. Não são novos rostos, novos nomes, que estão se destacando agora.

Se tiver algum novo nome, então o mesmo será a exceção.

Se pesquisarmos sobre a história do Cinema veremos que todos os  grandes movimentos cinematográficos da história revelaram novos nomes (Policial Noir, Realismo Poético Francês, Neorrealismo Italiano, Nova Hollywood). Todos eles revelaram diretores, roteiristas, diretores de fotografia, atores, atrizes que marcaram época.

Exemplos: A Nouvelle Vague revelou novos diretores (as), tais como Godard, Truffaut, Chabrol, Rivette, Rohmer, Malle, Varda, Resnais, e também novos atores/atrizes, como Anna Karina, Jean-Pierre Léaud, Jean-Paul Belmondo, Jean-Claude Brialy, Marie-France Pisier, entre outros.

O Neorrealismo Italiano revelou nomes Fellini, Luchino Visconti, Giuseppe De Santis, Carlo Lizzani, Francesco Maselli, Mario Monicelli, Aldo Fabrizi, Gina Lollobrigida, Silvana Mangano, Lucia Bosé, entre outros.
Bruno Ganz, ator suíço, e Dennis Hopper, ator estadunidense, foram dois grandes talentos revelados, respectivamente, pelo Cinema Novo Alemão e pelo movimento 'Nova Hollywood'. E os filmes da Marvel revelaram alguém?

Qual é a finalidade destes filmes da Marvel?

Outro problema destes filmes da Marvel é que eles mostram que a empresa desistiu de fazer Arte. Ela faz sempre a mesma coisa, padronizada e pasteurizada, se repetindo filme após filme. É um festival de mesmice e de padronização.

Afinal, quem é que tenta, nestes filmes, fazer algo novo, diferente, o que é essencial para a existência do Cinema e da própria Arte?

Mas os filmes da Marvel não são apenas para adolescentes, pois existe um grande número de adultos que podemos dizer que são infantilizados e que gostam dos mesmos, estando convencidos de que eles são ‘puro cinema’.

Esse público não quer profundidade, nada muito complexo, preferindo o raso, o rasteiro, o simples, o menos complicado. Esse público quer o ‘Jornal Nacional’ em forma de filmes. É uma parcela do público que não quer pensar, mas que deseja que pense por ele. São filmes para os Hommers Simpsons deste mundo.

E o Cinema não é só para fazer rir ou chorar, para ser produzido como mero escapismo, mas também para fazer pensar, questionar, nos levando a refletir sobre nossas vidas, nossos valores e também sobre o mundo em que vivemos.

Porém, fazer filmes mais simples, que se limitam a fazer as pessoas darem algumas risadas ou que as levem a chorar é muito mais lucrativo.

Esse negócio de querer pensar e questionar não dá lucro, mesmo, então é melhor deixar para lá…
Filmes da Marvel são Cinema? São Arte? São relevantes? O debate esquentou.

Monopólio de mercado!

Por que os filmes da Marvel são os mais criticados?

Oras, porque são eles que monopolizam as salas, o que impede que as pessoas tenham acesso a outros gêneros de filmes. Se eles ocupassem apenas um nicho do mercado ninguém se importaria muito com eles. Mas eles monopolizaram o mercado e isso é péssimo para a criação cinematográfica.

Antigamente as salas comerciais exibiam filmes de Bergman, Truffaut, Godard, Fellini e eles faziam sucesso, sim. Agora esse gênero de filmes está restrito ao circuito alternativo, que tem poucas e pequenas salas (tipo o Belas Artes e o Reserva Cultural Itaú, em São Paulo) e que estão concentradas em grandes cidades.

Hoje os cinemas só exibem Marvel ou assemelhados. É um festival de mesmice e um monopólio que deveria, sim, ser proibido, por meio de uma legislação que obrigasse a exibição de um certo número de filmes, por um determinado número de semanas, para as produções alternativas, para os chamados ‘Filmes de Arte’, com outras propostas cinematográficas, que vão muito além dos blockbusters.

Alguns falam em livre mercado, mas a existência de um monopólio é a própria negação deste livre mercado. Livre mercado significa ter acesso a todos os tipos de produção, com as pessoas tendo a chance de assistir a filmes de baixo orçamento e de perfil mais autoral. Mas isso não acontece e o mesmo ocorre justamente porque o monopólio da Marvel destruiu o livre mercado.

Isso é como se ao irmos a um restaurante somente nos fosse oferecido arroz com feijão para comer. É claro que você poderá gostar, pois o arroz e o feijão irá saciar a sua fome, mas você nunca saberá se existem comidas melhores, pois é apenas arroz com feijão que tem para comer ali e você não conhece outras comidas.
'Blade Runner', de Ridley Scott, foi uma ficção científica inovadora e que influenciou muitos filmes e cineastas, ficando claro a sua importância para o Cinema.

Filmes para divertir e entreter o público sempre existiram, mas…!

Não sou contra filmes que nos entretenha, que nos prendam a atenção. Esse gênero de filmes sempre existiu, desde os primórdios do Cinema e sempre tiveram o seu público. Mas eles compartilhavam o mercado com outros gêneros de filmes, que tinham outras propostas cinematográficas. 

O problema dos filmes da Marvel é que muitos espectadores ficam restritos a apenas esse tipo de filme e não tem acesso ou rejeitam outros gêneros, de outros cineastas, se fechando para outro tipo de cinema, que também nos faça pensar e questionar, indo muito além do mero ‘rir ou chorar’.

E isso aconteceu porque as pessoas vão ao Cinema e é somente isso que exibem, filmes estritamente comerciais, impedindo que as pessoas tenham acesso a outros tipos de filmes.

E daí eu pergunto: Será que muitas pessoas assistem aos filmes da Marvel porque não estão lhes oferecendo algo diferente? Será que essa produção de melhor nível não poderia ter um público maior caso esses filmes fossem oferecidos para as pessoas? Penso que sim.

Filmes da Marvel e Mélies: Uma comparação ridícula!

Também vi alguns fãs dos filmes da Marvel comparar os mesmos com os filmes do 
Georges Mélies, um dos primeiros criadores do Cinema. Não há como comparar filmes da Marvel com Mélies. Isso é ridículo. Mélies foi um inovador, um revolucionário, que mudou muitas coisas no Cinema, que ousou criar algo novo.

Assim, ele está muito mais próximo das obras de cineastas como Scorsese, Coppola, Orson Welles, Rossellini, Godard, Fellini, que também foram cineastas inovadores.
Francesco Rosi, Luchino Visconti e Federico Fellini: Três grandes cineastas italianos que deram uma inegável contribuição para o Cinema.

Além disso, falar que se assiste aos filmes da Marvel porque simplesmente gosta dos mesmos não é válido em um debate. Afinal, gosto pessoal não conta como critério de avaliação de uma obra, seja um filme, livro, peça de teatro, música. A

Alguém pode até gostar dos filmes da Marvel e dizer que continuarão assistindo aos mesmos, mas não venham me dizer que eles são tão bons quanto os filmes de Scorsese, Fellini, Truffaut, Bergman, Kieslowski, Coppola ou de Kurosawa. Fazer essa comparação seria algo totalmente ridículo.

Além disso, os filmes da Marvel, inovam em que? Em convencer as pessoas de que fazer justiça com as próprias mãos é certo e que existem salvadores da pátria que irão resolver todos os nossos problemas com os seus superpoderes? Isso é patético.

Isso é infantilismo puro, é muita mediocridade intelectual, o que é resultado da recusa em pensar, em questionar.

Pedido de Socorro: Para quem, mesmo?

Já vi também alguns afirmarem que os filmes da Marvel revelariam um pedido de socorro.

Sim, com certeza. É verdade. Concordo com isso.

Mas o problema é que eles estão pedindo socorro para aquilo que não existe, ou seja, para pessoas superpoderosas que teriam soluções mágicas para todos os problemas.

Assim, o nível do debate é rebaixado para o menor nível possível, para o menor denominador comum. Um grande número de alemães, nos anos 1930, desesperados com a miséria em que viviam, também pediram por socorro. E pediram para quem?
Jean-Paul Belmondo e a belíssima e talentosa Jean Seberg, em cena de 'Acossado', clássico de Godard que revolucionou o Cinema mundial.

Para o Hitler e para os Nazistas que, aliás, também eram muito populares em outros países (Brasil, EUA, França...).

Deu no que deu…

Os alemães aprenderam a lição, sem dúvida alguma, e fazem questão de não esquecer o erro que cometeram, sendo que atualmente eles procuram mostrar isso para a população do país, para as novas gerações, mas vejam o preço que tiveram que pagar por isso. Será que as pessoas irão cometer o mesmo erro novamente? 

Logo, quanto mais simplista, estúpida e medíocre for uma proposta para a resolução dos problemas que a humanidade enfrenta, maior será a chance de que a mesma terá sucesso momentâneo, e de que um grande número de pessoas terminará por gostar e aprovar estas propostas. Mas elas não irão resolver coisa alguma e o final da história será catastrófico.

Para se constatar isso, atualmente, basta ver a história do ‘Muro do Trump’, que não resolverá coisa alguma a respeito do problema da presença dos imigrantes ilegais nos EUA, mas que muitos acreditaram que poderia ser a solução para o mesmo e votaram nele. Mas esse muro não resolverá coisa alguma. Nunca foi solução e nunca será.

Portanto, esses filmes refletem um pedido de socorro, sim, mas eles são resultados de um inegável processo de empobrecimento político, social e cultural que ocorreu em nossas sociedades nos últimos tempos. Estão pedindo por socorro do jeito errado e para as pessoas erradas.

Hitler e Trump que o digam…

Ataques a Coppola e Scorsese!

Também já vi alguns ‘marveletes’ (os fãs dos filmes da Marvel, é claro) atacarem a obra de Coppola e de Scorsese em função das críticas, corretas e fundamentadas, que eles fizeram aos filmes da Marvel, o que revela a pobre formação cinematográfica destas pessoas que os criticam.
Irène Jacob, Jean-Louis Trintignant e Krzysztof Kieslowski foram os protagonistas de um dos maiores clássicos contemporâneos, que foi 'Trois Couleurs - Red' (A Fraternidade é Vermelha). Kieslowski é autor de uma belíssima obra que nos leva a refletir a respeito de inúmeras questões (políticas, sociais, existenciais).

Scorsese e Coppola tem uma obra vasta, rica e diversificada. Eles nunca se limitaram a fazer um único gênero de filme, sempre evitaram de ficar se repetindo.

Eles fizeram dramas, comédias, policiais, suspense/terror. Sua contribuição ao Cinema é inegável. 

Não concordar com as críticas deles aos filmes da Marvel é um direito das pessoas, mas daí a atacar a obra deles em função disso é uma verdadeira piada. É aquela velha história de sempre: Como tais pessoas não tem argumentos para rebater as críticas, então ela atacam as pessoas que as fizeram, tentando desqualificá-las.

É sério que vocês querem desqualificar Coppola e Scorsese, como se eles não soubessem nada sobre Cinema? Brincou, né?

Resumindo!

Portanto, entendo que os filmes da Marvel possuem os seguintes elementos!

- São um verdadeiro festival de mesmice e de padronização;

- Refletem e difundem valores reacionários;

- Divulgam soluções simplistas e medíocres para problemas complexos;

- Apelam para um público que não conhece a riqueza e a diversidade da linguagem 
cinematográfica, que vai muito além de fazer ‘rir ou chorar’;

- Não dão contribuição alguma para o Cinema enquanto forma de Arte;

- Exercem um monopólio odioso no mercado. 

Logo, entendo que Coppola e Scorsese estão absolutamente corretos em suas críticas a estes filmes.
 'A Classe Operária Vai ao Paraíso', clássico de Elio Petri, é um filme que vai muito além de meramente 'fazer rir ou chorar' e que reflete sobre a realidade de pessoas reais, de carne e osso, ou seja, trabalhadores de uma indústria que são explorados pelos capitalistas. 

Links:
As críticas aos filmes da Marvel:


3 comentários:

Julio Cesar disse...

Sei que o post é antigo, mas o li recentemente. Quando é dito: "O problema dos filmes da Marvel é que muitos espectadores ficam restritos a apenas esse tipo de filme" pelo menos pra mim fica a ideia de que o problema esta no publico e não nos filmes em si, até pq como já dito, sempre houve filmes pipocas ou puro escapismo (não seria james bond exatamente isso, oras). Desse modo é fácil culpar um filme ou seu gênero, difícil mesmo é tentar mudar as pessoas, deixa-las mais ecléticas talvez, o minimo que fosse para apreciar outras coisas ou ir para gêneros diferentes. Pior ainda que esse monopólio é os serviços online tipo netflix, em que quase não há mais filmes clássicos disponíveis, isso é pior ainda pois além das pessoas terem esse preconceito com o antigo, que sei que varias tem, os filmes ainda não ficam a vista para o publico atual. Acho que os principais problemas são esses mesmo.

Julio Cesar disse...

Sei que o post é antigo, mas o li recentemente. Quando é dito: "O problema dos filmes da Marvel é que muitos espectadores ficam restritos a apenas esse tipo de filme" pelo menos pra mim fica a ideia de que o problema esta no publico e não nos filmes em si, até pq como já dito, sempre houve filmes pipocas ou puro escapismo (não seria james bond exatamente isso, oras). Desse modo é fácil culpar um filme ou seu gênero, difícil mesmo é tentar mudar as pessoas, deixa-las mais ecléticas talvez, o minimo que fosse para apreciar outras coisas ou ir para gêneros diferentes. Pior ainda que esse monopólio é os serviços online tipo netflix, em que quase não há mais filmes clássicos disponíveis, isso é pior ainda pois além das pessoas terem esse preconceito com o antigo, que sei que varias tem, os filmes ainda não ficam a vista para o publico atual. Acho que os principais problemas são esses mesmo.

Marcos Doniseti disse...

Julio Cesar, obrigado pelo seu comentário.

Eu critico os filmes da Marvel em si, também, mas o fato é que esse tipo de filme agrada muitas pessoas. O problema é que esses filmes, os chamados blockbusters, acabaram praticamente monopolizando o mercado de cinema, jogando os filmes autorais e de arte para pequenas salas, fora dos shoppings, onde se localizam a quase totalidade das salas de cinema atualmente.

E serviços de streaming, tipo Netflix e Amazon, realmente tem pouco espaço para os filmes clássicos, autorais e de arte, mas existem alguns serviços para esse tipo de filme, sim, tais como o MUBI e o Belas Artes.