domingo, 13 de outubro de 2019

Antes dos Beatles: Godard filmou o Jefferson Airplane tocando no topo de um hotel em Nova York em Novembro de 1968!

Antes dos Beatles: Godard filmou o Jefferson Airplane tocando no topo de um hotel em Nova York em Novembro de 1968! - Marcos Doniseti!

Jean-Luc Godard, o cineasta que, segundo Bertolucci, iluminava o caminho para os outros cineastas, e o Jefferson Airplane, um dos principais grupos de Rock Psicodélico dos anos 1960.

Em um congelante dia 19 de Novembro de 1968 o grupo de Rock Psicodélico Jefferson Airplane, um dos mais populares da época, que tocou no festival de Woodstock, fez um show inédito na história do gênero musical em uma iniciativa que seria copiada pelos Beatles alguns meses depois, em 30/01/1969. 

O Jefferson Airplane tocou a música 'House at Pooneil Corners', de forma intensa, enérgica, distorcida e com o som em um volume muito forte, sobre o telhado do Hotel Schuyler, localizado na Rua 45, em Manhattan, em Nova York, mas é claro que a apresentação, que não foi autorizada por ninguém acabou sendo interrompida pela Polícia novaiorquina após cerca de 7 minutos de show.

E o mais incrível é que muitos não sabem que o cineasta que filmou esse show foi, simplesmente, o mais genial e inventivo cineasta originário da Nouvelle Vague, ou seja, Jean-Luc Godard. Na época, em Outubro de 1968, Godard foi para os EUA para trabalhar junto com dois cineastas estadunidenses que eram grandes admiradores seus: Richard Leacock e D.A. Pennebaker. 

Aliás, qual era o cineasta que, naquela época, não respeitava e admirava o trabalho do gênio francês? Como disse o cineasta italiano Bernardo Bertolucci, Godard era quem iluminava o caminho para os outros cineastas. Godard, Leacock e Pennebaker planejavam fazer um filme juntos, mas ele não foi finalizado. 

Além disso, Godard também participou de manifestações em Chicago na época em que tivemos o julgamento dos chamados 'Oito de Chicago', que haviam participado de protestos que resultaram em inúmeros conflitos com os policiais durante a convenção nacional do Partido Democrata naquele ano.

Godard filmando o Jefferson Airplane. Ele estava no escritório de Leacock e Pennebaker, localizado do outro lado da rua em que o grupo tocava.

Para o cineasta francês, o grupo de Rock Psicodélico Jefferson Airplane era o melhor exemplo da vanguarda revolucionária da juventude dos EUA naquela época, o que explica o seu interesse em trabalhar com o mesmo, fazendo essa filmagem ousada, inovadora e corajosa em Nova York. 

O filme no qual Godard trabalhou iria se chamar 'One A.M.' (One American Movie) e o mesmo fazia parte de um projeto concebido pelo cineasta francês, que procurava se aproximar da chamada 'Nova Esquerda' dos EUA. 

Quando foi aos EUA, em Outubro de 1968, Godard queria fazer um levantamento sobre essa nova geração de lutadores sociais e ativistas políticos, que repudiavam a política tradicional, bem como rejeitavam a lógica da 'Guerra Fria', ou seja, a divisão do mundo entre os blocos Capitalista (liderado pelos EUA) e Socialista (liderada pela URSS). 

Além de trabalhar com o Jefferson Airplane, o
filme concebido por Godard também previa a participação de vários dos principais líderes dos 'Black Panthers' (Panteras Negras) e da 'Nova Esquerda', incluindo Eldridge Cleaver, LeRoi Jones e Tom Hayden. 

Aliás, é bom ressaltar que Godard já havia incluído textos dos líderes dos 'Panteras Negras' em seu filme 'One Plus One'/'Sympathy for the Devil', que foi realizado naquele mesmo ano de 1968, e no qual tivemos uma relevante participação dos The Rolling Stones que, no filme, ensaiam os arranjos da música 'Sympathy for the Devil'. 

O Jefferson Airplane toca no topo do Hotel Schuyler, em Nova York, em uma congelante manhã do dia 19 de Novembro de 1968. Quase três meses depois os Beatles fizeram o mesmo, tocando no topo do edifício da gravadora Apple, em Londres.

Inclusive, o grupo de Rock britânico também chegou a gravar uma música (Street Fighting Man), que havia sido lançada na época das manifestações de Maio de 1968, na qual defendia os estudantes e as manifestações que agitaram a França, os EUA, a Itália e até mesmo países como o Brasil, o México, a Polônia e a Tchecoslováquia. 

Mas esse filme que Godard concebeu e que havia planejado realizar com Pennebaker e Leacock nunca foi finalizado. Somente alguns anos depois, em 1972, é que Pennebaker irá terminar o filme, no qual ele incluiu o show do Jefferson Airplane que havia sido filmado por Godard, e irá chamar o mesmo de "One P.M." (One Parallel Movie).

Para filmar esse show improvisado sobre o telhado de um hotel, que era um iniciativa inédita, e que antecedeu em pouco mais de dois meses ao show que os Beatles fizeram no telhado do edifício da sua gravadora (a Apple), em 30 de Janeiro de 1969, Godard ficou no escritório de Leacock-Pennbaker, que ficava em um edifício localizado no outro lado da rua, e filmou pela janela. 

Para fazer a filmagem, Godard dispensou os técnicos e operou ele mesmo a câmera. Inclusive, em determinado nós vemos Godard sinalizando da janela. No caso cineasta francês não era novidade nehuma filmar em condições tão precárias, pois em seus longas-metragens ele sempre trabalhou com uma equipe reduzida de técnicos e de assistentes. 

Durante o show, que ocorreu logo pela manhã (em um dia congelante), quando as pessoas estavam saindo para trabalhar, em um determinado momento a vocalista Grace Slick do Jefferson Airplane simplesmente gritou "Nova York, acordem seus fudidos! Música grátis! Façam alguma coisa! Amor livre!".


Anne Wiazemsky e Godard, em Nova York, na época das filmagens para 'One A. M.', que não foi finalizado.

E posteriormente, ao comentar a iniciativa, Grace Slick escreveu o seguinte: "Nós fizemos isso porque vimos que o custo de sair da cadeia seria menor do que o de contratar um publicitário".

Assim, fica claro que o show do Jefferson Airplane foi mais do que simplesmente tocar uma música como forma de despedida (como fizeram os Beatles dois meses depois), sendo que o mesmo seria incluído no filme planejado por Godard.

E este filme de Godard fazia parte de um projeto de propaganda e de divulgação que eram bastante típicos da época que e que visava divulgar as ideias e iniciativas da chamada 'Nova Esquerda' dos EUA, com a qual Godard tentava uma aproximação naquele momento de sua carreira, na qual ele havia promovido uma guinada radical após finalizar o seu clássico 'Weekend', em 1967. 

Quando Godard foi aos EUA, em Outubro de 1968, imaginava que uma Revolução estava prestes a começar nos EUA e ao perceber que ela não iria acontecer, o cineasta francês decidiu voltar para a França e por isso é que não concluiu o filme. 

É bom ressaltar que os anos de 1967-1968 foram de muita turbulência política e social nos EUA, ocorrendo uma série de fatos que abalaram a, até então, sólida e unificada estrutura política, econômica e social do país.


D. A. Pennebaker foi um cineasta que revolucionou a maneira de se fazer documentários, sendo um integrante do movimento chamado de 'Direct Cinema', que procurava filmar de uma forma bastante espontânea, tal como Godard também o fazia.

Assim, nestes anos ficou claro que o esforço militar na Guerra do Vietnã estava claramente naufragando. Em Janeiro de 1968 ocorreu a 'Ofensiva do Tet', uma grande ofensiva militar que foi realizada pelos Vietcongs, que mostrou para todos que os EUA jamais venceriam a guerra), com a Convenção Nacional do Partido Democrata daquele ano sendo marcada por intensos conflitos de rua, com o crescimento dos 'Panteras Negras', os assassinatos Martin Luther King Jr. e de Robert Kennedy.

Então, não é de se espantar que Godard imaginasse que os EUA estariam mergulhando em algum tipo de processo revolucionário.

Não se pode esquecer que, naquele período histórico, Godard mergulhou no Maoísmo e abandonou o chamado 'Cinema Autoral', o que irá leva-lo a criar, junto com Jean-Pierre Gorin, o 'Grupo Dziga Vertov', que procurou criar filmes de maneira coletiva e com finalidades políticas e revolucionárias. O Grupo Dziga Vertov irá existir até 1972, mesmo ano em que Pennebaker lançou o filme 'One P.M.'.

Logo, esse foi um período de atividades intensas por parte de Godard, que estava fortemente empenhado em um projeto de transformação revolucionária da sociedade e a iniciativa de filmar o Jefferson Airplane tocando sobre o telhado de um hotel de Nova York, em uma fria manhã de Novembro de 1968, fazia parte do mesmo.

Obs: Esse texto foi escrito com base em algumas informações que estão presentes nas matérias publicadas pelos sites 'Open Culture' e 'Dangerous Minds' (ver links abaixo), mas ele vai além das mesmas, contendo informações e comentários que não estão presentes nelas.

Bobby Seale e Huey Newton foram dois dos principais líderes dos 'Black Panthers'.

Links:

Open Culture - Jefferson toca sobre o telhado de um hotel de Nova York e é filmado por Jean-Luc Godard:
http://www.openculture.com/2012/02/jefferson_airplane_wakes_up_new_york_jean-luc_godard_captures_it_1968.html

Godard encontra o Jefferson Airplane:
https://dangerousminds.net/comments/when_jean_luc_godard_met_the_jefferson_airplane

Apresentação do Jefferson Airplane em Nova York em 01/11/1968:
https://www.youtube.com/watch?time_continue=111&v=WAJJE5Wo_OY

De onde os Beatles tiraram a ideia para tocar no telhado do edifício da Apple:
https://solobeatles.com/2014/10/08/did-the-beatles-get-the-idea-for-the-rooftop-concert-from-the-jefferson-airplane/

Vídeo com a íntegra da apresentação do Jefferson Airplane no topo do hotel Schuyler:


Nenhum comentário: