sábado, 5 de outubro de 2019

Por que Martin Scorsese está certo em criticar os filmes da Marvel?

Por que Martin Scorsese está certo em criticar os filmes da Marvel? - Marcos Doniseti!
Martin Scorsese e Robert De Niro em cena do clássico 'Taxi Driver'. Este, sim, é Cinema de verdade.
O consagrado cineasta Martin Scorsese afirmou que 'os filmes da Marvel não são Cinema'

Eu faço uma série de críticas aos filmes da Marvel e, também, aos blockbusters, mas elas não se limitam à questão do fato de que eles não podem ser considerados, para mim, Cinema de gente grande, como é o caso dos filmes de Chaplin, Orson Welles, Hitchcock, Scorsese, Kieslowski, Rossellini, Visconti, Kurosawa, Bertolucci, Kubrick, Godard, Glauber, Mizoguchi, Tarkovski, De Sica e outros do mesmo nível. 

Vejam o que disse o crítico de cinema Pablo Villaça, um dos principais do país, em sua conta no Twitter, a respeito dos filmes da Marvel: 

1) "Repito: escrevi críticas no mínimo razoavelmente positivas sobre todos os filmes da Marvel, mas ninguém em sã consciência pode dizer que de um ponto de vista de linguagem ou estético são obras memoráveis. E nem precisam ser. Cumprem a função à qual se propõem. Precisa mais?";

2) "Sério: a não ser que você seja um fanboy, DUVIDO que consiga lembrar qual joia do infinito apareceu em qual filme, detalhes das tramas de cada um ou citar dois planos interessantes em cada um deles. Então menos, ok?".


Portanto, até mesmo um crítico respeitado que não condena os filmes da Marvel, e até chega a fazer alguns elogios aos mesmos, reconhece que eles não contribuem em praticamente nada para a linguagem cinematográfica. 

Outro problema muito grave é que esse tipo de filme (Marvel, Blockbusters) acabam monopolizando o mercado de salas de cinema, com os seus filmes sendo exibidos em todas as salas de maior porte e não deixando espaço algum para os filmes de melhor nível, de caráter mais artístico e autoral, que ficam relegados a salas menores onde, é claro, irão atrair menos público e arrecadarão muito menos.
Charlie Chaplin e Orson Welles: Dois dos maiores nomes do Cinema mundial.
Entendo que os grandes estúdios e distribuidores poderiam ganhar dinheiro, sim, com os filmes mais artísticos ou de caráter autoral, mas eles não os promovem, não os divulgam e não os exibem para o grande público. Afinal, quantos filmes desse tipo são exibidos em shoppings centers, por exemplo, onde se localiza a maioria das salas de cinema?

Então, eu não concordo com esse argumento de que os blockbusters gerem lucros que, depois, serão usados para a produção de filmes artísticos. Duvido. Não serão, não. Eles vão usar esses lucros para produzir outros blockbusters e assim sucessivamente, pois é isso que interessa para as gigantescas corporações globais que controlam os grandes estúdios de produção cinematográfica.

Eles vão explorar esse nicho de mercado até saturar, até que ninguém aguente mais esse tipo de filme e as bilheterias deles começar a despencar.

Então, na verdade, esses blockbusters e filmes de super-heróis acabam impedindo que os filmes de caráter mais artístico ou autoral se tornem lucrativos em função do monopólio que exercem sobre o mercado exibidor.

Deveria existir uma legislação obrigando as salas localizadas nos shoppings a exibir esses filmes artísticos e autorais durante um número mínimo de dias anualmente. 

Aliás, o mesmo deveria valer para a produção de filmes nacionais.

Muitos países adotam legislações neste sentido (França, Itália...) e, assim, conseguem garantir um mercado para as produções locais. Assim, muitas pessoas poderiam passar a ter contato com essa produção e isso iria contribuir para formar um público mais exigente quanto à qualidade dos filmes.

Portanto, eu concordo com o Scorsese não apenas pelos argumentos que ele 

apresentou, mas também em função destes outros fatores que expliquei. Alguns dizem que os filmes da Marvel podem até passar emoções para o público, o que é normal, pois os fãs se identificam com os mesmos, mas não adianta. Cinema é outro nível.
Kieslowski e Juliette Binoche, dois dos grandes nomes do Cinema contemporâneo. 

Cinema é emoção, sim, mas também é ousadia, inovação, experimentos com imagens, sons, personagens complexos, boas interpretações, tramas bem desenvolvidas, roteiros bem elaborados, movimentos de câmeras e enquadramentos criativos, filmes que nos levem a pensar e a questionar.

É claro que alguns cineastas vão priorizar para alguns destes elementos em suas obras, enquanto que outros cineastas irão valorizar outros, mas Cinema é uma coisa e filmes da Marvel são outra.

Portanto, Scorsese está mais do que certo em suas críticas.

Link:

Martin Scorsese - Filmes da Marvel não são Cinema:
https://www.omelete.com.br/marvel-cinema/martin-scorsese-filmes-marvel-nao-sao-cinema

Comentários de Pablo Villaça no Twitter:
https://twitter.com/pablovillaca/status/1180287772495634432

Nenhum comentário: