domingo, 17 de fevereiro de 2013

'Fringe' - Comentando o episódio 'The Equation' (1X08) – por Marcos Doniseti!


'Fringe' - Comentando o episódio 'The Equation' (1X08) – por Marcos Doniseti!

Neste episódio, Walter retorna ao St. Claire's, para pedir ajuda a um antigo amigo e, assim, poder salvar a vida de uma criança. 
O episódio começa com o sequestro de um adolescente, Ben Stockton, que tem um talento musical precoce. O pai parou o carro na estrada, para ajudar uma jovem cujo veículo 'quebrou', foi olhar o motor do mesmo e acabou sendo hipnotizado depois que ficou um bom tempo olhando para uma sequência de luzes que piscavam na luz verde por 3 vezes e no vermelho 1 vez.

Esse padrão de cores já havia aparecido nos episódios anteriores, inclusive no 'Piloto' (no caiaque do tio de Olívia, quando ela estava conectada mentalmente com John Scott) e também nos episódios seguintes, como em 'The Cure' (1X06). Em algumas oportunidades, inclusive, ele apareceu invertido, com a luz vermelha aparecendo 3 vezes e a verde uma vez. 

Broyles informa Walter, Peter e Olívia sobre o caso e diz que outros semelhantes haviam acontecido e que eles já tinham 10 anos e que sempre seguiam o mesmo padrão, com uma mulher, um carro e a perda de memória fazendo parte do mesmo. Walter completa a informação dizendo que a sequência de cores 'verde, verde, verde, vermelho' estava presente, mas ele fala para Peter que não sabe de mais nada. E os sequestrados eram sempre pessoas especializadas em algo, acadêmicos. 

Olívia vai até a casa do pai de Ben e este fala que o filho passou a ter um grande talento musical depois que a mãe (Abby) morreu em um acidente no qual ele estava junto.  Mas ainda não se sabe o motivo dos sequestros e quem está por trás dos mesmos. 

Obs: Quando Ben se encontrava preso e a sequestrado entra no local, a TV está exibindo um desenho do Superman. 

A sequestradora diz para Ben que ele poderá ver a sua mãe, mesmo com ela tendo morrido no acidente de carro em que ele estava. 

Assim, percebe-se que, de alguma maneira, era possível fazer com que fosse possível ver imagens de pessoas que já haviam morrido. E não será isso que irá acontecer com Walter (nas imagens refletidas em telas de aparelhos de TV, no computador, em espelhos, etc) e Olívia (em sonhos) na quarta temporada, quando Peter começou a voltar à história?

Walter canta canções natalinas para ver se consegue se lembrar de onde e quando havia ouvido falar sobre a sequência de cores. Nesta época ainda não sabíamos o motivo de Walter ter uma memória tão limitada. Somente na segunda temporada é que esse mistério será esclarecido. 

Desta maneira, Walter sempre se utilizava de músicas, bebidas, comidas, para ver se conseguia reavivar a sua memória. 

Depois, ele diz que havia desenvolvido (para uma agência de propaganda) um padrão de luzes piscantes para criar um estado de hipnose, levando a que as pessoas fizessem tudo que lhes fosse ordenado. Daí, Walter deduz que foi isso que aconteceu com o pai de Ben, permitindo que este fosse sequestrado. 

A música criada por Ben estava diretamente relacionada á equação de Dashiell Kim. 
Walter fala para Peter que sua experiência falhou porque ele se concentrou no tempo e na intensidade dos flashes e não nas cores (verde e vermelho). Assim, alguém aperfeiçoou a técnica criada por Walter, permitindo que ela fosse usada com essa finalidade hipnótica e com grande sucesso. Aliás, quem poderia ter feito isso? David R. Jones, é claro. 

Walter faz uma demonstração com o próprio Peter e a mesma dá certo. 

Charlie informa Olívia que a sequestradora se chama Joanne Ostler, que ela estudava Neurologia no MIT, mas que já havia morrido 10 anos atrás (em Novembro de 1998), embora o corpo dela nunca tivesse sido encontrado. E os sequestros começaram oito meses após o acidente que Joanne sofreu. 

Broyles fala para Olívia que Dashiell é um cientista que foi sequestrado, através do uso do mesmo padrão de cores, e que depois que foi libertado teve um surto psicótico e acabou assassinando a própria esposa. 

No local para onde Ben é levado por Joanne vemos as cores azul e vermelha em todo o corredor e o garoto vê uma imagem da sua mãe, o que demonstra que, de alguma forma, ele está sendo induzido a ver tais imagens da mãe falecida. A mãe diz para Ben que ele precisa terminar a sua música. E ele concorda em fazer isso. 

Peter descobre que a música que Ben estava tentando compor, mas que não conseguia finalizar, era o equivalente musical da fórmula matemática de Dashiell, embora eles nunca tenham se conhecido. Mas Walter diz que isso não é tão surpreendente e cita o caso de Newton e Leibnitz, que inventaram o cálculo, mesmo sem se conhecerem. 

Olívia visita o St. Claire's, a fim de pedir autorização ao Dr. Sumner para que possa conversar com Dashiell, dizendo que este foi sequestrado pela mesma pessoa que sequestrou Ben. Mas este diz apenas Walter poderá conversar com Dashiell e o mesmo decide voltar ao hospital onde ficou internado por 17 anos. E é claro que isso não será nada fácil para ele, que fica extremamente tenso. Por isso é que Peter era inteiramente contra o retorno de Walter ao hospital, mas ele é que decidiu ir a fim de tentar salvar a vida de Ben. 

Mas quando se refere a casos de crianças que correm algum perigo, não há risco que Walter se recuse a correr. Nestas circunstâncias ele fará o que for necessário. Vimos isso acontecer, também, no episódio 'Alone in the World' (4X03). 

Walter encontra Dashiell e tenta fazer com que ele conte algo a respeito do seu sequestro, mas este se recusa a fazer isso e provoca uma situação que leva o Dr. Sumner a manter Walter no hospital, dizendo que somente irá liberá-lo com um mandado judicial.

No episódio, Walter fica temporariamente preso no St. Claire's e recebe a visita do 'velho Walter'. Este confronto irá atormentá-lo durante todas as cinco temporadas e somente terá uma resolução nos últimos episódios da série.

Durante essa nova internação, embora temporária, Walter recebe a 'visita' de um outro Walter. Penso que se trata do 'velho Walter', aquele que existia antes da cirurgia que retirou o seu lobo temporal. 

E na última temporada da série, Walter novamente irá se defrontar com o 'velho Walter' que existia dentro dele, mostrando que existia uma clara continuidade entre o que vimos no começo do seriado e o que foi mostrado no encerramento do mesmo.

Peter ajuda Olívia a tentar encontrar a verdadeira identidade de Joanne e ele acaba conseguindo descobrir o local onde ela se encontra. 

Joanne continua usando Ben para terminar a música, mas ele não consegue e sua 'mãe' desaparece na frente dele, se desintegrando. Walter volta a conversar com Dashiell explicando que a colaboração dele poderá ajudar a salvar a vida de um garoto,e este fala que Joanne (sem lembrar seu nome, é claro) lhe prometeu coisas e como ele não conseguiu terminar a equação, ela tirou tudo dele. 

Daí, vemos imagens atuais de Ben em uma máquina que, de alguma maneira, criar uma série de imagens e visões em sua mente, mas que não são reais (como a de sua mãe, que já morreu). 

E enquanto Ben permanece ligado à máquina, Joanne o estimula a terminar a música, o que ele consegue fazer, finalizando a equação. Este, posteriormente, será usada por David R. Jones. 

Walter insiste com Dashiell para que este diga o local em que ficou preso, mas as únicas informações que ele consegue passar são a respeito de um 'calabouço'.

Quando Peter vai ao hospital buscar Walter, o Dr. Sumner lhe diz que o investigou e que ele não é um guardião aceitável para Walter e que tentará tirá-lo da sua custódia. Com isso, Peter perde as estribeiras e o ameaça, dizendo que Sumner não faz idéia do que ele é capaz de fazer. 

Isso mostra o quanto Peter mudou depois que começou a trabalhar e a conviver com o pai. No início, ele somente queria saber de se livrar de Walter o quanto antes e voltar à sua vida de errante e golpista. Mas agora ele  ameaça Sumner por este dizer que irá afastá-lo do pai. Outro sinal da mudança de comportamento de Peter é que ele parou de fazer aquelas piadas e zombarias, através das quais ridicularizava as suas idéias e atitudes. 

Desta maneira, Peter começou a levar o pai à sério e a respeitá-lo, de tal maneira que não aceitava mais perdê-lo. 

Depois, temos uma das cenas mais tocantes e emocionantes desta primeira temporada, quando Walter comenta que Dashiell parecia um lunático por falar tanto em 'calabouços e castelos vermelhos', perguntando para Peter se era assim que o filho o encarava. Peter não responde e diz que é hora de ir embora do hospital. Realmente, era exatamente assim que Peter via o pai no início, como um lunático, mas agora isso mudou. 

Então, este episódio mostra, claramente, que a relação entre Walter e Peter já se modificou inteiramente e que eles estão muito mais próximos do que anteriormente.

Peter informa Olívia de que Walter fracassou em sua tentativa, dizendo que Dashiell falava o tempo inteiro de calabouços e castelos vermelhos.

E na verdade, a própria Olívia se encontrava em frente ao castelo vermelho quando recebia essa informação de Peter. É claro que percebe isso e invade o local, junto com Charlie. 

Olívia entra no Castelo Vermelho, em cujo calabouço Joanne havia aprisionado Ben. 

Depois que entrou no 'castelo', Olívia encontra o acesso ao 'calabouço', e entra no mesmo junto com Charlie. Ela encontra Ben, mas acaba tendo que lutar com Joanne (aliás, esta foi uma ótima cena de luta), que a hipnotiza usando a sequência de luzes piscantes e, assim, consegue escapar do local sem que Olívia perceba isso.

Quando Peter chega em casa, junto com Walter, ele pergunta ao pai se não é bom estar de volta. Assim, Peter demonstra a sua satisfação pelo fato de que conseguiu tirar Walter, novamente, do St.Claire's, situação completamente diferente daquela que vimos no '`Piloto', quando ele precisou ser chantageado pela Olívia para concordar em fazer isso. 

Agora, Peter chega até mesmo a elogiar Walter pela coragem que este teve em voltar ao St. Claire's. 

Mesmo com tudo que Joanne fez para ajudar, ela acaba sendo assassinada por Loeb, outro que fazia parte da organização de Jones, depois que foi comprovado que a equação conseguia tornar possivel o  atravessar objetos sólidos. 

O curioso é que uma maçã foi colocada dentro de um cofre e retirada por Loeb do mesmo sem que fosse necessário abrir o mesmo. Depois, ele telefona para alguém e diz 'Funcionou'. 

Está explicado porque concluir a música era tão importante. 

Obs: A maçã simboliza, na Bíblia, o acesso a um conhecimento de origem sagrada e que deveria ficar inacessível ao ser humano. E o cofre é claramente uma referência ao episódio 'Safe' (O Cofre - 1X10).

Isso é 'Fringe'...

O Observador aparece ao fundo da cena, no momento em que Olívia recebia de Peter as informações sobre o que Walter havia conseguido com Dashiell no St. Claire's.

Quando vê Ben e o pai se abraçando, depois que o garoto foi libertado, finalmente vemos Olívia sorrir, demonstrando que conseguiu ficar satisfeita com um trabalho que realizou, o que nunca acontecia, como o Broyles vivia dizendo para ela, aliás. 

Fim. 


Obs1: A Glyph Code do episódio foi 'Taken', que significa algo como 'pegar, agarrar, levar'. 

Neste excelente episódio de 'Fringe', a Joanne pegou Ben, Loeb pegou a equação e a maçã dentro do cofre sem precisar abri-lo. E finalmente, de certa maneira, Peter levou Walter embora do St. Claire's, em caráter definitivo.

Logo, a Glyph refere-se a vários acontecimentos importantes do episódio.

Obs2: Não sei se existe alguma conexão entre ele e este episódio de 'Fringe', mas um dos principais escritores de romances policiais 'Noir' dos EUA foi Dashiell Hammett. E o amigo do Walter que ajuda a resolver o caso se chama justamente Dashiell. 


Frases e Diálogos:

Walter - Fui contratado para criar uma tecnologia, um padrão de luzes que piscam para criar um estado de hipnose. Em teoria, as cobaias fariam tudo que fossem mandadas fazer. Latir como cachorro, dançar, lavar um carro. 
Peter - Trabalhou com o controle da mente para o governo? 
Walter - Não para o governo. Era uma agência de propaganda. Eles queriam transmitir as luzes piscando durante os comerciais para que os espectadores comprassem seus produtos. Infelizmente, só causou enjôo, o que foi desastroso porque parece que pessoas não gostam de fazer compras quando estão com vontade de vomitar. 

Walter - Dashiell Kim. O homem que me falou sobre as luzes. Tenho certeza. 
Olívia - Onde ele está, Walter? Podemos falar com ele?
Walter - Acho que isso depende dele ter conseguido se matar ou não. 
Peter - Do que está falando, Walter? Quem é o cara?
Walter - Um colega interno no sanatório St. Claire's. 

Walter - É claro. Eu reconheceria seu trabalho em qualquer lugar. 
Olívia - Está dizendo que ele matou outros?
Walter - Bem, ele tentou. Um paciente do sanatório, Jasper. Mas, na verdade, eu me referia à equação. Dashiell era obcecado por isso. 

Peter - Como fez a busaca?
Olívia - Por anagramas. Combinações de sobrenomes diferentes. É o que a maioria usa. 
Peter - Obrigado, eu sei. Já fiz isso uma ou duas vezes.
Olívia - Por que isso não me surpreende?

Joanne - Parece loucura que alguns números possam fazer uma máquina funcionar.
Loeb - Olhe pela casa, no escritório, na cozinha, Os números fazem tudo funcionar. 


Informações Adicionais:

Audiência do Episódio - 9.180.000;

Data de Exibição nos EUA - 18/11/2008;

Diretora - Gwyneth Horder-Payton;

Roteiro - J.R. Orci e David H. Goodman.

Glyph Code do Episódio - 'Taken'. 


Nenhum comentário: