sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

'Fringe' – Comentando o episódio 'Power Hungry' (1X05) – por Marcos Doniseti!

'Fringe' – Comentando o episódio 'Power Hungry' (1X05) – por Marcos Doniseti!

Joseph Meegar é mais uma cobaia humana que é submetida a testes por um cientista sem escrupúlos (Jacob Fischer).
Este episódio mostra o caso de um cidadão comum (comum até demais...), Joseph Meegar, que desenvolveu a capacidade de afetar o funcionamento de tudo quanto é tipo de objeto eletro-eletrônico (elevadores, aparelhos de TV, telefone, etc).

No decorrer do episódio descobrimos que isso foi resultado de uma série de testes a que ele foi submetido por um cientista desprovido de escrúpulos, chamado Jacob Fischer... Os testes prometiam tornar qualquer pessoa mais confiante, aumentando a autoestima e a saúde das mesmas. Porém, isso gerou em Meegar a habilidade citada anteriormente e a qual ele não consegue dominar.

Joseph mora junto com a mãe e trabalha numa grande empresa, mas fazendo aquele tipo de trabalho que qualquer outra pessoa com baixo nível educacional e cultural também poderia realizar e sem nenhuma dificuldade. Seu chefe o trata com desprezo e vive ameaçando mandá-lo embora do emprego, devido aos inúmeros erros que ele comete durante o trabalho. Resumindo: Ele é um Loser.

Meegar, porém, tem uma paixão secreta, que é a secretária de uma empresa. Ela se chama Bethany, mas sua timidez o impede de se declarar para a mesma, além do fato de que ela é comprometida.

Porém, ele acaba por matá-la, bem como outras sete pessoas, quando afetou o funcionamento do elevador no qual eles se encontravam, fazendo com que o mesmo despencasse do vigésimo sexto andar até o térreo.

Meegar é o único sobrevivente do acidente que, involuntariamente, ele mesmo provocou e sai totalmente ileso do elevador. Quando ele faz isso, acaba disparando os alarmes de todos os veículos que se encontravam no estacionamento.


Olívia fala para Charlie a respeito da visão que teve de John em seu apartamento na noite anterior. Seu antigo parceiro do FBI é a única pessoa na qual ela confia o suficiente para contar isso, tal como ela mesma diz para ele. Charlie diz que ela não deveria se martirizar e que ainda não passou tempo suficiente para que ela pudesse superar os fatos relacionados a John. E ele também afirma ela é boa em agir dessa maneira e que isso é uma falha da sua personalidade, mas que as coisas iriam melhorar para ela.

Falou quem conhecia a Olívia muito bem, né?

No laboratório, Walter começa a falar sobre o longo período de tempo em que viveu no hospital psiquiátrico, o St. Claire's, e Peter simplesmente diz que isso não é importante, mostrando que não dá valor algum para o sofrimento pelo qual Walter passou. E Peter ainda diz para Walter que ele 'está bem', mas quando Broyles e Olívia chegam ao local, ele solta um comentário ferino, falando 'Hora de visita. Vistam sua melhor camisa de força', levando Walter a fazer uma expressão de ódio.

Assim, Peter mentiu na cara-dura quando disse para Walter que ele estava bem, pois na frente dos outros ainda o tratava como se fosse louco. É impressionante como, nesta época, Peter conseguia ser cruel com Walter.

Broyles informa Peter, Olívia e Walter sobre o acidente com o elevador e este último diz que seria necessária uma descarga de energia de imenso poder e precisão. Walter, Peter e Olívia vão até o local onde o elevador caiu. Eles descobrem que todas as vítimas morreram eletrocutadas e Walter afirma que ainda há muito eletromagnetismo no local, num nível muito acima do existente na natureza. E para demonstrar isso, Walter pega o colar de Olívia e o mesmo flutua.

No início da série, Charlie era a única pessoa na qual Olívia realmente confiava. 

Obs.: Bastou olhar para o colar e Walter já sabia com quais elementos ele tinha sido feito... Windmark fará o mesmo na última temporada da série quando viu o tipo de colar que Peter tinha comprado para Etta.

Walter diz que quando o elevador atingiu o chão todas as pessoas que se encontravam no mesmo já estavam mortas.

Walter conta que já havia trabalhado, anteriormente, para o governo, em um projeto que procurava fazer com que o ser humano fosse rastreado por pombos alterados. Ele diz que isso tinha 'a ver com os comunistas', fazendo uma clara referência à Guerra Fria entre os EUA e a URSS.

Assim, ficamos sabendo o motivo pelo qual o governo dos EUA recrutou cientistas brilhantes (como eram Walter, Bell...), no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, para trabalhar em projetos militares e científicos ultra-secretos.

O objetivo de tudo isso era desenvolver novas tecnologias, armamentos, super-soldados (vide o episódio 'The Same Old Story' – 1X02) e técnicas sofisticadas de espionagem (vide o episódio 'The Ghost Network'– 1X03) a fim de vencer a Guerra Fria.

Walter diz que, neste antigo projeto, eles conseguiram ampliar o campo eletromagnético do ser humano, mas as cobaias acabaram sofrendo uma série de efeitos colaterais, afetando o funcionamento das luzes, por exemplo.

E agora, um outro cientista fez o mesmo com a pessoa (Meegar) que foi a responsável pelo acidente fatal no elevador. Assim, este será mais um episódio em que a 'Fringe Division' investigará estranhos fenômenos que estavam ligados às antigas pesquisas ultra-secretas das quais Walter participou.

Como se vê, e tal como Peter perguntou para Olívia no episódio 'Piloto', Walter era, de fato, uma espécie de Dr. Frankenstein. Aliás, uma curiosidade: No livro clássico de Mary Shelley, a esposa do Dr. Frankenstein se chamava Elizabeth, que também era o nome da esposa de Walter (e também do Walternativo).

Meegar chega atrasado ao trabalho e é demitido, levando a que ocorra um outro incidente, com o seu chefe, que fica com o braço preso em uma máquina em função de Joseph ter afetado o funcionamento da mesma.

Olívia fica até tarde da noite no trabalho para tentar compreender melhor a teoria de Walter sobre o acidente com o elevador. Essa é claramente a postura de uma pessoa que não tem vida pessoal e que se dedica totalmente ao seu trabalho. Olívia fala para Broyles a respeito da teoria de Walter e ele informa Olívia a respeito das pesquisas desenvolvidas por um cientista chamado Jacob Fisher, que era um especialista em biotecnologia que fazia experiências ilegais em seres humanos (como a realização de terapias hormonais radicais) e que era procurado pelo FBI em função disso.

Walter e seus pombos...

Assim, o Dr. Fischer é mais um caso de cientista com complexo de Deus (mais um Dr. Frankenstein) que aparecerá em 'Fringe'. E durante as cinco temporadas da série veremos vários outros casos deste tipo, como os Drs. Nicholas Boone, Malcolm Truss, Owen Frank, além dos próprios Walter e Bell, é claro.

Esta era, inicialmente, uma das principais ideias presentes no seriado (e que apareceu em todas as temporadas), ou seja, a de que a Ciência estaria sendo usada com finalidades inaceitáveis, mudando as características da própria espécie humana, sem se preocupar com as consequências (ou os efeitos colaterais, como dizia o Walter) disso.

'Fringe' sempre apresentou uma visão bastante crítica a respeito deste assunto, defendendo a ideia de que deve haver um limite para o que os cientistas podem fazer.

Durante as cinco temporadas da série vimos, em várias oportunidades, personagens afirmarem que certos conhecimentos 'são da alçada de Deus' e que deveriam permanecer inacessíveis aos seres humanos, pois estes não fariam um uso adequado de tais conhecimentos ou então sequer se preocupariam com as implicações e efeitos da aplicação dos mesmos sobre a Humanidade.

Broyles diz para Olívia que irá enviar as fichas, com as informações a respeito do Dr. Fischer, avisando-a de que elas serão difíceis de digerir, devido à natureza das pesquisas e testes realizados por mais este Dr. Frankenstein.
Olívia volta a ter visões de John Scott, que diz que a amava, que irá provar isso e que deseja ajudá-la, dizendo que ela e o Dr. Fischer procuram pela mesma pessoa.

E para o desespero de Peter, Olívia vai até o seu apartamento, em plena madrugada, para falar a respeito do caso. Logo, quando não é Walter que não o deixava dormir, era Olívia quem fazia isso...

Realmente, o Iraque era bem melhor...

Olívia diz para Peter que havia mais uma pessoa no elevador e que esta saiu vivo do mesmo. Walter afirma que tal pessoa é que pode ter sido a responsável pelo acidente Peter conclui que a mesma não teria controle sobre a sua habilidade.

Desta maneira, os três conseguiram compreender a natureza do caso, mas ainda faltava encontra o responsável pelo acidente, bem como ao Dr. Fischer, que estava ligado a estes eventos.

Porém, Charlie não acreditava nisso, dizendo que tal ideia era loucura, ao que Olívia responde dizendo que se não fosse assim, eles não estariam envolvidos no caso.

Meegar conta para a sua mãe o que aconteceu com ele quando procurou pessoas (Dr. Fischer...) que prometiam torná-lo mais confiante, acaba discutindo com ela e, involuntariamente, provocando a morte da mesma, pois ele afetou o marcapasso que ela tinha em seu coração. Dr. Fischer sequestra Meegar. Charlie descobre que Meegar é o responsáve pelos incidentes, mas quando ela e Olívia chegam à sua residência, ele já não estava lá.

Walter, Peter e Olívia discutem sobre o caso envolvendo Joseph Meegar e seu poder de afetar o funcionamento de equipamentos eletro-eletrônicos. 

Walter diz que é possível descobrir onde Meegar se encontra, pois ele tem uma assinatura eletromagnética muito mais forte do que o de uma pessoa normal. Para isso, ele usa da fita cassette que Meegar estava ouvindo (com a música do Toto...) para descobrir qual é a assinatura eletromagnética de Joseph. E depois Walter se utiliza de vários pombos alterados, por ele mesmo, para descobrir o local em que Meegar estava. E quando ele testa os pombos, vemos uns raios saindo dos equipamentos, lembrando cenas de antigos filmes de ficção científica.


O FBI usando pombos para encontrar uma pessoa? Nada mal... Só Walter Bishop para fazer isso, mesmo...

John aparece para Olívia novamente e a beija. Depois, ele diz que não a traiu.

Dr. Fischer diz para Meegar que este se tornou 'especial' graças à Ciência. Faltou dizer que o transformou em um assassino, também...

Porém, a mesma Ciência que criou Meegar tornou possível descobrir as atividades de Fischer e fazê-lo pagar por isso.

Desta maneira, percebe-se que 'Fringe' não é contra a Ciência, mas apenas defende a ideia de que devem existir limites para o que ela pode fazer.

A ideia de Walter funciona e os pombos conduzem Olívia, Charlie e Peter até o local onde Fischer e Meegar estão. Chegando lá, Olívia manda Peter ficar no carro, mostrando a este quem é que manda, afinal. Assim, nesta época, Peter ainda estava numa posição subordinada a ela, tendo que aceitar a autoridade de Olívia.

E Charlie diz para Olívia que não irá perguntar nada sobre tudo aquilo que está acontecendo. É claro que, para a mente investigativa, mas racional, de Charlie, tudo aquilo que estava acontecendo era, no mínimo, loucura.

O Dr. Fischer se entrega e Meegar tenta fugir, mas é impedido por Peter. Meegar pede para ir para casa, mas Olívia diz que isso não é possível e que ele terá que ser examinado.

Astrid pergunta para Walter qual é o nome dela e ele responde dizendo que começa com 'A'. Depois, Olívia conversa com Walter e este percebe que tem algo errado com ela, mas esta diz que apenas não está dormindo bem, recusando-se a falar a respeito das visões que tem tido de John. Walter diz que ela o tem visto e que não está surpreso com isso e diz para Olívia que tais visões não são alucinações, mas resultado do tempo em que ela ficou conectada à mente de John quando entrou no tanque de privação sensorial. Ele diz que isso fez com que parte da mente de John se fundisse com a de Olívia, fazendo com que ela assimilasse as lembranças, experiências e pensamentos dele. Walter fala que essa é a maneira pela qual o cérebro de Olívia está expelindo John.

Isso acontecerá outras vezes na série, com a própria Olívia, quando Bell dividiu a sua mente com ela e, depois, quando as memórias da Olívia da Timeline Original começaram a substituir as lembranças da Olívia da Timeline Reescrita. Durante um certo período de tempo, as memórias das duas Olívias coexistiram na mente dela.

Momento do episódio em que o Observador sai do elevador, pouco antes de Joseph entrar no mesmo. 

No final do episódio, John conduz Olívia até um porão onde se encontravam os arquivos dos inúmeros casos que ele havia investigado sem o conhecimento dela, sendo que muitos deles estavam ligados ao 'Padrão'. Broyles fala para Olívia que John sabia muito mais do que eles, incluindo a existência de mais sete 'Josephs' que o Dr. Fischer (que foi preso pelo FBI) estava tratando, mas que ainda não tinham sido ativados.

Também são encontrados pertences pessoais de John, que são entregues para ela, incluindo a aliança com a qual ele iria pedir Olívia em casamento.

Fim.


Obs1: Quando Joseph chega à sua empresa, logo depois do acidente no elevador, um funcionário pergunta onde ele esteve. Sobre a mesa deste há um copo com o nome da Intrepus. Esta empresa irá aparecer no episódio seguinte, 'The Cure', na qual um cientista da empresa promove testes ilegais com cobaias humanas. 

Obs2: No roupão da mãe de Joseph, vemos o desenho de uma borboleta.


Obs3: A glyph code do episódio foi 'Surgg'.




Frases e Diálogos:

Olívia – Como você conhecia o John e não disse nada, eu confio em você. Pelo menos o suficiente para eu não pensar que vai me achar louca.
Charlie – Não, claro que não.
Olívia – Eu o vi ontem à noite.
Charlie – Viu o John?

Charlie – Não lute contra isso. Não se martirize. Você é boa nisso. Isso é uma falha de personalidade.

Walter – Você não imagina como é para um homem como eu não ter acesso à partes da própria mente.

Walter – De qualquer maneira, nossa teoria era que os seres humanos são meramente sistemas elétricos muito complexos... E o coração e o cérebro são guiados por impulsos elétricos. Porque todos tem uma assinatura eletromagnética única, que é como uma impressão digital. Nós achamos que pombos devidamente alterados poderiam seguir essa assinatura.

Walter - E digo mais :Essa pessoa é responsável pelas mortes no elevador.
Peter – Não foi uma arma que eletrocutou aquelas pessoas?
Walter – Não. Foi um ser humano.

Charlie – Dizer que alguém está fazendo isso é loucura, sabia?
Olívia – Se não fosse isso, não estaríamos procurando.

Olívia – Então, o que é isso?
Walter – O trabalho que eu nasci para fazer.
Peter – Queria algo mais específico?

Olívia – Acha que podemos encontrá-lo usando pombos?
Walter - Eu acho que é possível. Como eu disse, posso programar pombos correios para rastrear um forte campo eletromagnético. Nós temos a assinatura dele. Só precisamos dos pássaros.
Olívia – Podia ter dito antes. Assim, eu já teria providenciado. Quantos?
Walter – Não muitos. Duas dúzias.

Olívia – Walter, você não irá fritar um desses pombos por acidente?
Walter – Coisas estranhas já aconteceram.
Peter – É o lema dele.


Walter e seus testes...

Olívia – Então, vamos soltar esses pombos e...
Peter – Voarão até Joseph Meegar.
Olívia - …
Peter – Eu também. Só vou acreditar vendo.

Peter – Vamos por chips de GPS em pombos para encontrar um homem que controla a eletricidade? Tenho que agradecer a você por isso, não?
Olívia – Sim. Fui eu.

Astrid – Tem certeza que vai funcionar?
Walter – Claro que não.

Dr. Fischer – Veja o que a ciência fez com você, Joseph. Você é especial.

Olívia – Fique aqui.
Peter – Como quiser, chefe.

Charlie – Eu não vou perguntar.
Ótimo.

Walter – Essa pode ficar lá no fundo, querida.
Astrid – Qual é o meu nome?
Walter- Começa com 'A', certo?
Astrid – Astrid.
Walter – É. Eu sabia.

Walter – O cérebro é um mistério.


Informações Adicionais:

Audiência do episódio: 9.160.000;

Data de Exibição nos EUA - 14/10/2008;

Direção - Christopher Misiano;

Roteiro - Jason Cahill e Julia Cho.

Glyph Code do Episódio - 'Surgg'. 



Nenhum comentário: