segunda-feira, 19 de março de 2018

"Arquivo X": Episódios 'My Struggle 1, 2, 3 e 4' - Qual será a sequência correta após o final da temporada? - Marcos Doniseti!

"Arquivo X": Episódios 'My Struggle 1, 2, 3 e 4' - Qual será a sequência correta após o final da temporada? - Marcos Doniseti!
Frase de abertura criada pelos fãs de 'Arquivo X' e que diz: 'Eu Quero Acreditar Que Não Irei Odiar Chris Carter Após a Quarta-Feira'.
ALERTA DE SPOILERS!

O texto abaixo possui vários Spoilers a respeito do episódio final da temporada ('Minha Luta 4'). 


Há alguns dias fiquei refletindo a respeito de qual seria a sequência correta dos episódios 'Minha Luta' da 10a. e da 11a. temporadas de 'Arquivo X'. 


E agora que acabei de rever os três episódios 'Minha Luta' foi reforçada a ideia que tive dias atrás (a minha amiga eXcer Debora Lopes também chegou à mesma conclusão), que é o fato de que o 'My Struggle 4' terá um trecho que antecede ao que vimos no 'Minha Luta 2' e um outro trecho que, talvez, será posterior ao mesmo. 

Somente depois que assistirmos ao 'My Struggle 4', que será exibido nesta Quarta-Feira, é que iremos descobrir qual é, afinal, a sequência correta dos quatro episódios, pois o Chris Carter não escreveu os roteiros dos mesmos seguindo uma cronologia, uma linearidade.

Já vimos que o 'Minha Luta 1' (10X01) dá início a essa nova Conspiração, a Pandemia do Canceroso, e que o 'Minha Luta 2' (10X06) é praticamente o final da história. Assim, não é à toa que a frase de abertura do 'Minha Luta 2' foi 'This is the End' (Este é o Fim). 
Mulder, à beira da morte, em 'Minha Luta 2' (10X06)... Será que isso realmente aconteceu? Ou as visões que William enviou para a Scully em 'Minha Luta 3' impediram que a Pandemia fosse levada adiante? 

E tudo aquilo que vimos no 'Minha Luta 3' (11X01) é posterior ao que foi mostrado no 'Minha Luta 1' (10X01) mas antecede ao que foi exibido no 'Minha Luta 2' (10X06).


Mas onde o 'Minha Luta 4' (11X10) irá se encaixar nessa história?

Pelo que já foi divulgado do trailer do episódio, é provável que a maior parte do que veremos no 'Minha Luta 4' será anterior ao que foi mostrado no 'Minha Luta 2'. 

Mas para que a história da Pandemia, comandada pelo Canceroso, tenha uma conclusão, será necessário que pelo menos um trecho do 'Minha Luta 4' seja posterior ao momento final do 'Minha Luta 2'. 

Aquela cena final, com a Scully na ponte, ao lado de Miller e do Mulder (à beira da morte) terá que ter uma sequência para poder encerrar essa o assunto dessa Pandemia. 

Ou então, aquele final não irá acontecer, com Mulder, Scully, William, Skinner e, talvez, até a Monica, conseguindo impedir que o Canceroso comece a Pandemia do 'Vírus Espartano'. 
No 'Minha Luta 2' (10X06), as duas médicas e cientistas, Scully e Einstein, se unem para tentar encontrar uma vacina que possa conter a Pandemia do 'Vírus Espartano'. Com a ajuda de Monica Reyes, elas conseguiram. Mas será que esse futuro chegou a acontecer?

Então, temos duas possíveis sequências para essa Mitologia dos quatro episódios 'My Struggle', que seriam:


1) 'Minha Luta  1, 3, 4, 2, 4': Neste caso, a Pandemia aconteceu e tivemos a resolução da trama.

Desta maneira, um trecho do 'Minha Luta 4' seria anterior ao que vimos no 'Minha Luta 2' e um outro trecho do 'ML 4' seria posterior ao que vimos na cena final do 'Minha Luta 2'.

Na verdade, pode até acontecer de vários trechos dos dois episódios se alternarem, o que obrigará os fãs do seriado a se tornarem excelentes editores de vídeo... Esse é o jeito que o Chris Carter encontrou para ajudar a melhorar a qualificação profissional dos eXcers. 

Thank You, Chris Carter!
Canceroso no 'Minha Luta 3' (11X01): Será que ele realmente conseguiu iniciar a Pandemia que planejou?

2) 'Minha Luta 1, 3, um pequeno trecho do 'ML 2' e o 'ML 4' inteiro: Nesta sequência, as visões da Scully teriam sido um possível futuro, mas que teria ficado apenas no terreno das possibilidades. 


Assim, a Pandemia jamais teria acontecido ou, então, foi barrada logo no início, impedindo que se desenvolvesse a tempo de promover um grande estrago, tal como vimos que aconteceu no 'Minha Luta 2' (10X06)

E a Pandemia do 'Vírus Espartano' teria sido barrada logo no começo graças ao fato do William ter enviado aquelas visões para a Scully no 'Minha Luta 3' (11X01). 

E nesse caso é como se uma grande parte do que foi mostrado no 'Minha Luta 2' não tivesse acontecido. 

Assim, a Pandemia teria sido evitada e aquele futuro que vimos no 'Minha Luta 2' teria ficado apenas no terreno das possibilidades, tendo sido mais um alerta do William para a Scully. 
Cena de 'Minha Luta 3' (11X01) mostra William enviando imagens do futuro para a Scully. Será que ao fazer isso ele conseguiu impedir que o Canceroso desse início à sua Pandemia, que visa exterminar a Humanidade?

E desta maneira o William teria sido o 'Salvador da Humanidade' (ver 'En Ami'/'A Salvação da Humanidade', 7X15), cumprindo com o seu destino, o que poderá levar ao seu sacrifício. Ou não. 


William poderia terminar a trama destas duas temporadas como o grande herói e sobreviveria ao mesmo. Esse é um final bastante plausível (tal como o estado do Oregon...). 

Afinal, o William foi trazido de volta à série para ser o centro dessa nova Mitologia, do 'Vírus Espartano'. E geralmente os personagens que são centrais em uma trama de 'Arquivo X' não morrem. 

Quem morreu na série, até o momento, foram aqueles personagens que orbitaram em torno dos protagonistas, o que foram os casos do Garganta Profunda, X, Krycek, Pistoleiros Solitários.

Obs: E daí o Chris Carter poderia encerrar 'Arquivo X' definitivamente e criar uma série spin-off baseada no William, tendo o garoto como o astro principal. David Duchovny falou a esse respeito recentemente (ver links abaixo). E isso abriria espaço para termos participações especiais de Mulder e Scully no spin-off, é claro. Mas tudo isso é mera especulação até o momento. 
Scully, na cena final de 'Minha Luta 2' (10X06): Será que a nave espacial a levou embora? Ou será que o William está na nave? E esse futuro, realmente aconteceu? 
De qualquer maneira, independente do que venha a acontecer no 'Minha Luta 4', podemos dizer que o Chris Carter se superou nessas duas temporadas (a 10a. foi boa e a 11a. está sendo ótima). 

Afinal, as antigas Mitologias do seriado eram bastante complexas, mas havia uma sequência, uma linearidade, para se contar as histórias. Se vocês assistirem apenas aos episódios Mitológicos que vão da primeira até a nona temporadas, irão perceber isso claramente. 


A história avançava. Ela ia para a frente, de um jeito ou de outro. Sempre. 

Agora, nesta Mitologia do 'Vírus Espartano' que foi desenvolvida nas 10a. e 11a. temporadas da série o Chris Carter não fez nada disso. 

Nesta nova Mitologia, o Chris Carter misturou os episódios e embaralhou a sequência de acontecimentos de tal maneira, que temos que enfiar trechos de um episódio posterior em um episódio anterior para poder ter uma visão linear da trama. 

Sensacional!!

Das duas, uma: Ou o Chris Carter é um Gênio ou é um Louco. 

Talvez ele seja as duas coisas. 
Uma das cenas mais aguardadas do próximo episódio, o 'Minha Luta 4' (11X10). 

Links:


Duchovny: William poderia ser o astro de um spin-off de 'Arquivo X':

https://www.gamesradar.com/x-files-star-david-duchovny-thinks-scullys-son-should-get-his-own-show/

https://1428elm.com/2018/01/12/x-files-william-gets-show-david-duchovny-thinks-can-happen/

Nenhum comentário: