terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

'Fringe' - Comentando o episódio 'The Arrival' (1X04)! - por Marcos Doniseti!

'Fringe' - Comentando o episódio 'The Arrival' (1X04)! - por Marcos Doniseti!


Michael Cerveris interpreta September, o Observer preferido dos fãs de 'Fringe'. 

Depois que apareceu por alguns breves momentos nos episódios anteriores da série, September, que se tornou o Observador mais popular entre os fãs de 'Fringe', teve um episódio inteiro para si.


Nesta época, ele se limitava (tal como acontecia com os demais Observers) a coletar informações sobre a Humanidade. E como ficamos sabendo na última temporada do seriado, os 12 Observadores Originais (que tinham um nome em código, com os meses dos anos, e cujo líder era December) desconheciam, de fato, qual era a verdadeira natureza da sua missão na Terra do século XXI.


Mais adiante também ficaremos sabendo que havia uma forte conexão entre September e a família Bishop, ligação essa que irá perdurar até o final da série.

Neste episódio, vemos September em uma lanchonete, colocando 'toneladas' de pimenta jalapeño em sua comida para ver se conseguia sentir o sabor da mesma. Aliás, gosto muito da expressão de espanto das garçonetes quando o vêem fazendo isso. É claro que elas não entenderam nada... 


E este já era um sinal de que este Observer não gostava muito, para dizer o mínimo, do fato de ter sido criado sem que pudesse ter emoções ou sensações tipicamente humanas. 


Colocar tanta pimenta em sua comida era uma maneira que ele encontrava de tentar experimentar as mesmas sensações dos seres humanos.  


Assim, um gesto tão simples já nos levava a tirar várias conclusões a respeito dele, embora não tivéssemos, é claro, nenhuma informação sobre quem era e o que era este misterioso personagem. 


Também vemos September usando o seu binóculo high-tech e fazendo anotações numa língua desconhecida momentos antes de acontecer um grave acidente em uma obra em Nova York, o que  irá levar os membros da 'Fringe Division' a investigar o caso. 


Depois, ficaremos sabendo que tal acidente foi provocado por uma forte explosão gerada pela chegada de um cilindro que pertence aos Observers. 


E quando o acidente acontece, vemos September dizer 'Chegou', referindo-se ao cilindro que irá aparecer na sequência do episódio. 


Posteriormente, vemos Walter recitar uma fórmula de 'root beer' enquanto tenta dormir... O problema é que ele faz isso às 3 horas da madrugada, acordando Peter, que fica muito irritado com isso. 


Como já comentei aqui, nesta série de artigos sobre os episódios do seriado (Obs: irei comentar e analisar todos os 100 episódios de 'Fringe'), Peter não tinha paciência com essas atitudes e comportamentos exóticos de Walter. 


Mais adiante, no seriado, Peter irá encarar isso com bom humor, pois a sua relação com Walter já havia se modificado por completo.


Enquanto isso, eram os agentes do FBI que ainda estranhavam a presença de Peter no prédio do Bureau, recusando-se a permitir que ele andasse sozinho pelo mesmo. E quando ele chega para conversar com Olívia, mostra claramente que está muito irritado, faz um longo desabafo sobre os comportamentos de Walter e que a sua presença ali é desnecessária, comunicando que não irá mais trabalhar com ela e Walter. 


É interessante notar que a aparição de September na história se dá justamente no momento em que Peter está prestes a largar tudo, abandonando Walter, Olívia e a 'Fringe Division'. 


Depois, quando entra em contato com September e vê as coisas que este faz, como a leitura de sua mente, Peter muda de idéia e decide continuar ajudando nas investigações destes casos que, de uma forma ou de outra, estavam relacionados aos antigos projetos e pesquisas de Walter (o que ele mesmo disse para Olívia). 



O cilindro dos Observers aparece pela primeira vez no seriado. Walter sabe a quem ele pertence, mas guarda segredo do fato, escondendo informações de Peter e Olívia. 
Assim, a aparição de September não se dá em função do mero acaso, mas foi planejada para provocar essa reação em Peter, fazendo com que este abandonasse a idéia de ir embora. 

Afinal, como veremos depois, September sabia que Peter era importante para que os seus objetivos fossem atingidos e, portanto, era fundamental que ele permanecesse em Boston e continuasse ajudando Olívia e Walter nas investigações dos 'Eventos Fringe'. 


Broyles informa que o cilindro veio do subterrâneo, atravessou um túnel do metrô e penetrou no cano de gás, gerando a explosão que provocou o acidente, chegando à superfície. 


Walter diz que o cilindro transmite vibrações e Broyles fala que não é a primeira vez que um cilindro como aquele aparece e que algo assim já havia acontecido em 1987, em Quantico (onde fica a sede da CIA) e que o caso foi investigado pelo Coronel Henry Jacobson, um antigo e leal amigo de Olívia, que já espera pela visita dela. 


E Walter demonstra que tem informações importantes sobre o cilindro, mas que não irá socializá-las com os demais, pois 'é cedo demais' para isso. Na verdade, os motivos dele agir assim ficarão mais claros posteriormente e estão relacionados a Peter. 


Jacobson diz para Olívia que o cilindro que apareceu em Quantico em 1987 também vibrava, transmistia um sinal que não pôde ser decodificado e que o mesmo desapareceu rumo aos subterrâneos. 


Enquanto isso, Walter testa o cilindro em seu laboratório e um assassino profissional, John Mosley, começa a matar inúmeras pessoas para pegá-lo. Tudo indica que ele foi contratado pelos demais Observers para recuperar o cilindro. 


Aliás, isso também aconteceu no episódio 'August' (2X08) quando os Observers contrataram um outro assassino profissional, chamado Donald, para matar a estudante pela qual um deles (August) havia se apaixonado. 


Então, parece que os Observers tinham esses assassinos sob contrato e faziam uso dos seus serviços sujos quando era necessário, inclusive lhes fornecendo armas e equipamentos altamente sofisticados e com uma tecnologia inexistente na Terra do século XXI. 


Um exemplo disso foram a arma (semelhante a que os Observers usaram na última temporada série) e o equipamento usados por Mosley para ler a mente de Peter e, assim, descobrir onde o cilindro estava.



O encontro entre September e Peter fez com que este abandonasse a idéia de ir embora, largando Olívia e Walter para trás. 

Olívia recebe um estranho telefonema de John Scott, pois não há registro do mesmo... Este será o início de uma série de fenômenos estranhos para ela, que começará a ter visões de John, inclusive com ele chegando a ajudá-la nas investigações. 

Enquanto Peter e Walter discutem sobre o cilindro, que Walter analisa no laboratório, Olívia percebe a presença de September em duas fotografias. September aparece em uma foto de 1987 e em outra recente, no hospital, onde John estava. 


Ela mostra as fotos para  Broyles, que a leva para um local restrito do FBI onde há dezenas de outras fotografias nas quais o Observador aparece, sendo que todos os incidentes estão relacionados ao 'Padrão'. E Broyles lhe diz que ela descobriu em três semanas aquilo que o FBI demorou um ano para perceber, que é a presença do Observador nos casos relacionados ao 'Padrão'.


Broyles diz que ele se limita 
a olha e a observar e que por isso passou a ser chamado de Observador, mas que as intenções do mesmo são desconhecidas. 

E Mosley vai até a casa de Jacobson, para obter informações a respeito de Olívia e do cilindro, e acaba por conseguir o que quer, após torturá-lo com o equipamento de leitura de mentes, mas mesmo assim decide matá-lo. 


E Peter volta a discutir seriamente com Walter a respeito do cilindro, sobre o qual este último recusa-se a transmitir qualquer informação. Quando fica sabendo que um assassino está procurando pelo cilindro, Walter consegue se livrar de Peter e de Astrid, e leva o mesmo para o cemitério no qual o seu pai (Robert Bischoff...) está enterrado. 


Walter se encontra com September em uma lanchonete, enquanto bebe uma 'vaca preta de root beer', o que não fazia há 17 anos. September agradece a Walter por ter escondido o cilindro e diz que não pode tocar no mesmo. Isso mostra que Walter agiu dessa maneira estranha a pedido de September. 


A questão é saber porque September fez esse pedido para Walter. Qual foi a razão disso? Talvez September estivesse agindo sem o conhecimento dos outros Observers e pediu para Walter esconder o cilindro (que permitia descobrir a localização de alguém no espaço) a fim de que os outros não soubessem o que ele estava fazendo e onde se encontrava neste momento. Isso explicaria o motivo de Mosley ter sido contratado para encontrar o cilindro de qualquer jeito, pois os outros Observers queriam descobrir o paradeiro de September. 


Broyles e Peter discutem sobre o desaparecimento de Walter e até Charlie é chamado para procurar por ele. Depois que é encontrado, Walter recusa-se a dizer para Peter e Olívia onde o cilindro está. Walter diz que está escondendo o cilindro 'daqueles que estão tentando pegá-lo'. Peter o ridiculariza durante todo o interrogatório, o que faz com que Walter perca a paciência com Peter, dizendo para este não ser tão limitado quanto a mãe e para não tratá-lo mais como um bebê. Com isso, Peter diz que não irá mais permanecer com eles. 


Peter liga para um velho amigo a fim de pedir um emprego que seja bem longe de Boston, mas acaba sendo sequestrado, feito prisioneiro e torturado por Mosley, que deseja ler a sua mente para descobrir onde Walter escondeu o cilindro.


Mosley leva Peter até o cemitério onde seu avô paterno, Robert Bishop está enterrado, para escavar no local, pois foi ali que Walter enterrou o cilindro. 


Obs: Depois descobriremos que Robert tem origem alemã e se chama Bishoff. Ele morreu em 11/12/1944.


Mas, Olívia chega ao local e consegue matar Mosley. O cilindro entra pelo subsolo, desaparecendo rumo aos subterrâneos. 


Na sequência, aparece September, que se comunica com alguém e diz 'Partida no horário'.  Depois, ele se encontra com Peter e lê a mente deste, antecipando o que o mesmo iria dizer. Na sequência, ele atira em Peter, mas apenas com o objetivo de deixá-lo desacordado.


Walter se desculpa com Astrid, por ter aplicado a injeção que a deixou inconsciente no laboratório. 


No final, quando conversa com Broyles no hospital, Olívia fica sabendo que o assassino que ela matou se chamava John Mosley e que ele tinha vindo de Seattle. E ela diz que ele veio de muito longe, ao que Broyles diz que aquela era apenas mais uma em uma longa série de perguntas a serem feitas sobre o caso. 


Esse diálogo mostra que o objetivo deste episódio era o de introduzir vários elementos que seriam muito importantes na trama da série posteriormente (o próprio September, o cilindro, os Observadores...) e, claramente, tinha o objetivo de lançar novos mistérios na mesma, sem se preocupar em apresentar respostas, pelo menos neste momento. 


No futuro, ficaremos sabendo muito mais sobre os Observers (origem, objetivos, etc), September e também sobre o cilindro. 


No hospital, Peter diz para Olívia que pensava que os casos envolvendo o 'Padrão' eram besteira, mas depois do que aconteceu entre ele e o Observer, ele mudou de ideia e decidiu permanecer ali, com ela e Walter, para descobrir o que, afinal, estava acontecendo. Daí, Olívia lhe entrega um crachá de consultor civil para o Departamento de Segurança Nacional, que lhe permitirá entrar no prédio do FBI sem ser incomodado. 


Peter questiona Walter a respeito do fato de que Mosley obteve a informação de onde o cilindro se encontrava, mesmo que ele, Peter, não tivesse isso em sua mente. E Walter diz "Você sabe, filho, porque eu sei". Walter diz que ideias podem ser absorvidas, por osmose, por proximidade. Daí, Walter conta para Peter que foi o Observador que salvou a ambos quando eles afundaram no Reiden Lake. 


E Walter diz para Peter que ao ver o cilindro, ele sabia que tinha que protegê-lo para ajudar September. Porém, Walter deixa claro que não sabe quem eles (Observers) são e tampouco o que eles querem. 


Fim.


John Mosley é um assassino profissional que foi contratado pelos Observers para recuperar o cilindro que se encontrava em poder de Walter. 

Obs: A glyph code do episódio foi 'Rogue' (Trapaceiro), que é como o Walter se refere ao John Mosley.

Frases e Diálogos:


Olívia - Onde está o seu pai?

Peter - Walter está no hotel. Mas seus agentes o vigiam. Não que faça diferença, pois ele está inconsciente. Ficou acordado até as 5 da manhã recitando composições químicas de suas bebidas favoritas depois de ter me dado um sermão por desperdiçar meu intelecto e minha educação acadêmica. Sermão este, que me passou de pé e totalmente nu porque gosta de sentir a brisa. 

Olívia - Ele prefere voltar para St. Claire's do que trabalhar sem você. Disse isso mais de uma vez. 

Peter - Estava com roupas quando disse isso?

Olívia - O que quer fazer?

Peter - Que tipo de homem a abandonaria no momento em que uma lata mágica de sopa espacial...
Walter - Quem disse que veio do espaço?
Peter - É uma piada, Walter.
Walter - Ooohhh...
Olívia - Obrigada por ficar.
Peter - Essa é a última vez, Olívia... Depois irei embora. 
Olívia - Tudo bem.

Walter - A precisão com que este objeto foi construído é inspiradora. Até as míninas ligações moleculares.

Peter - Espero que um supositório metálico gigante não seja o auge da realização humana. 

Peter - Sei que isso é ridículo.

Walter - Abra a sua mente, filho, ou alguém poderá abri-la para você. 

September (falando para Walter) - 17 anos. É muito tempo para privar-se de algo que ama. 

Walter - Onde eu estive, perde-se a noção do tempo. Há tanta coisa para resgatar agora. 

September - Sei que tem muitas perguntas. Logo terá as respostas. 


Walter - Nunca pegou algo por saber que era a coisa certa a fazer?

Peter - Não estamos falando de mim.
Walter - Talvez estejamos, Peter. 

Olívia - Bem vindo às delícias do universo de Walter Bishop. 


Walter (falando para Astrid) - Se pudesse lhe ajudar a sentir-se vingada, eu pediria que me desse uma injeção também. Mas eu provavelmente eu iria gostar. 


Peter - Olívia, você ouviu o que eu acabei de dizer? Sou um sujeito de mente aberta. Mas tem coisas acontecendo aqui que não posso sequer começar a explicar, e não vou a lugar alguma até que possa.


Informações Adicionais:


Audiência do episódio - 9.910.000;


Data de Exibição nos EUA - 30/09/2008;


Diretor - Paul Edwards;


Roteiro - J.J. Abrams e Jeff Pinkner.


Um comentário:

rafael disse...

Estou acompanhando toda a série novamente e lendo as reviews aqui... Interessante notar que percebemos alguns detalhes somente depois de conhecermos a série, vemos nesse episódio "The Arrival" o trocadilho de elementos da série com mensagens para os fãs. Desde o episódio "Pilot" eu tenho visto em muitas cenas a palavra "exit" quase que frequentemente, indicando que eles estão em local que, vamos dizer assim, que "não lhes é conveniente", e, ao mesmo tempo uma mensagem para os telespectadores, como se quem não gostasse da série, simplesmente "saísse", parasse de assistir... Vemos nesse episódio também "a chegada" uma mensagem de "bem vindo" que serviria também para os telespectadores da época, no minuto 41 do episódio, servindo também para a entrada da mitologia de 'Fringe', que começava ali, "seja bem vindo a esse novo território" no começo da primeira temporada de 'Fringe' eu já sabia que ia me tocar profundamente. Enfim vemos também nesse episódio a sequência de cores "verde verde verde vermelho" no gorro de Mosley, e algo me diz que esse padrão tem algo a ver com a mitologia da série, pois aparece frequentemente no decorrer dela.