quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

'The X-Files': Porque a 10a. temporada da série está muito próxima da Verdade? - Marcos Doniseti!

'The X-Files': Porque a 10a. temporada da série está muito próxima da Verdade? - Marcos Doniseti!
A 10a. temporada de 'Arquivos-X' é, essencialmente, a denúncia do PNAC, ou Projeto para um Novo Século Americano, defendido pelos Neocons. Entre os principais representantes do grupo, muito ativo na política e no governo dos EUA, estão Donald Rumsfeld (ex-chefe do Pentágono no governo de Bush Jr.; no alto, ele é o primeiro à esquerda da imagem), Dick Cheney (no alto da imagem, ele é o segundo à esquerda; ele foi Vice-Presidente de Bush Jr.) e Paul Wolfowitz (ex-número 2 do Pentágono no governo de Bush Jr; no alto, ele está no centro)
'The X-Files' tem retorno triunfal, com episódios excelentes e audiência impressionante! 

A 10a. temporada de 'Arquivos-X' cria uma nova Conspiração, na qual Elites Fascistas Multinacionais planejam implantar uma Ditadura Global Totalitária, uma espécie de 'IV Reich'. E quem resistir, será destruído. 

E sabem o que é pior? Isso já está acontecendo: É o PNAC (Projeto para um Novo Século Americano) que prevê exatamente isso, ou seja, uma Ditadura Global dos EUA e de Elites associadas de outros países para dominar o Mundo inteiro durante todo o século XXI. E quem resistir será destruído. 

Guerras como as do Iraque, Afeganistão, Líbia, Síria e processos de desestabilização de governos que não se submetem aos interesses dos EUA (Venezuela, Equador, Bolívia, etc) fazem parte deste projeto de dominação global, que conta com a participação de países cujos governos são aliados dos EUA (Reino Unido, Espanha, Alemanha, entre muitos outros). 
Na nova temporada de 'Arquivos-X', Mulder e Scully continuam enfrentando novas conspirações e tentando revelar a Verdade, que tantos se esforçam para esconder. O Canceroso que o diga... 
Mesmo depois de 14 longos anos longe da TV, o episódio de estreia da nova temporada de 'The X-Files' ('My Struggle', ou seja, 'Minha Luta') obteve números impressionantes em seu retorno, alcançando uma audiência final de 6.1/19 e 16.190.000 espectadores apenas nos EUA. 

Eu não esperava, sinceramente, que 'The X-Files' voltasse fazendo tanto sucesso e com episódios tão bons. Estou emocionado com isso e olha que vejo a série desde 1995, na Record.

E todo este sucesso está mais do que justificado. Afinal, este foi um excelente episódio, agradou em cheio à imensa maioria dos que o viram e obteve ótimos índices de audiência (tal como aconteceu com o segundo episódio, 'Founder's Mutation', sobre o qual irei comentar depois, em outro texto). 

Isso não é nem um pouco surpreendente, pois a Fox, Chris Carter, David Duchovny e Gillian Anderson jamais retornariam com a série se não fosse para fazer algo com o padrão de qualidade que sempre caracterizou 'The X-Files', que é considerada, com justiça, uma das melhores séries de todos os tempos da TV mundial. 

Vários fatores foram fundamentais para que acontecesse esse retorno triunfal de 'Arquivos-X', como o fato de que C.Carter tratou de contratar vários produtores e roteiristas de excelente qualidade para trabalhar nesta nova temporada, como são os casos de Glen Morgan, James Wong e Darin Morgan, que já haviam feito parte da equipe de criação do seriado na primeira vez em que a série foi produzida, entre 1993 e 2002.

Além disso, a Fox investiu muito na divulgação e na promoção do retorno da série nos últimos meses. Os atores principais, David e Gillian, participaram de inúmeros programas de TV (talk shows, em especial) e de eventos para promover a série e foram capas de várias revistas bastante populares da área de entretenimento. 
'The X-Files' retornou de forma triunfal, com excelentes episódios, agradando aos fãs e com uma audiência excelente. E a série mostra que tem fôlego para novas temporadas e filmes. 
E todo esse investimento que a Fox fez para promover a volta da série é mais do que justificado. Afinal, 'The X-Files' foi a grande responsável por ter consolidado a rede de TV de Rupert Murdoch como a quarta grande rede de TV aberta dos EUA (depois da NBC, CBS e ABC, mais tradicionais e que sempre dominaram a audiência na TV ianque). 

Até começar a produzir e exibir 'The X-Files', a Fox ainda não havia conseguido criar uma série dramática que fizesse grande sucesso e que gerasse prestígio e credibilidade para a emissora e para a produtora de programas de TV do grupo.

Seus grandes sucessos, até então, eram 'The Simpsons', que fazia um sucesso imenso, mas é um desenho animado, e 'Beverly Hills 90210' ('Barrados no Baile') que mostrava a vida extremamente 'difícil' dos filhos de milionários da Califórnia. A série fazia muito sucesso, mas não tinha muito prestígio.

Foi exatamente isso que a 'The X-Files' conseguiu para a Fox, ou seja, prestígio e credibilidade, consolidando a rede de TV e a produtora como sendo capazes de produzir e exibir séries de qualidade. 
Mulder e Scully voltam a se encontrar, depois de muito tempo. Eles se afastaram devido ao dele ter sofrido de depressão endógena. 
E o próprio sucesso mundial e a longevidade que a série alcançou era algo raro na TV dos EUA. 

Até então, apenas um pequeno número de seriados tinha uma vida longa e eram poucos aqueles que duravam mais do que 3 ou 4 temporadas. Mesmo a série também clássica e genial 'Star Trek' teve apenas 3 temporadas, pois a audiência ficava abaixo do patamar que a emissora desejava. Enquanto isso, 'The X-Files' chegou a 9 temporadas, o que é uma enormidade para os padrões da TV dos EUA. 

Aliás, a década de 1990 foi uma exceção, neste sentido, pois mais algumas séries também conseguiram um sucesso de longa duração, como foram os casos de 'ER', 'Seinfeld' e 'Law and Order'. 

Assim, pode-se dizer, claramente, que a Fox tem uma dívida imensa e eterna com 'The X-Files'.

Logo, não é à toa que a Fox decidiu investir tanto na promoção da nova temporada, tanto que decidiu exibir a estreia no mesmo dia em que tivemos um dos jogos decisivos do futebol americano. Quando isso acontece, é comum o programa que é exibido na sequência herdar uma parte do público que assistiu ao jogo. 
A Fox investiu muito na divulgação da nova temporada da série. E agora colhe os frutos com o sucesso da mesma.  
Independente disso, o fato é que a audiência do primeiro episódio da série foi muito impressionante, sem dúvida alguma. E no segundo e ótimo episódio, 'Founder's Mutation', a audiência também foi muito boa. 

Não é de se duvidar, inclusive, que esse retorno triunfal de 'Arquivos-X' acabe estimulando a volta de outras séries de sucesso, algo que já está ocorrendo e que deverá se intensificar daqui em diante depois de toda essa repercussão do retorno desta série clássica. Aliás, a repercussão do retorno do seriado é tão boa que até mesmo pessoas que nunca tinham visto nada, estão virando fãs e assistindo tudo, desde o episódio 'Piloto'. 

Uma das coisas que mais gostei na volta da série foi o fato de que Chris Carter procurou atualizá-la aos novos tempos, o que nem poderia ser diferente.

A nova conspiração, cujos aspectos centrais foram mostrados no primeiro episódio, possui, sim, conexões com as mitologias antigas, mas C.Carter procurou colocar os próprios seres humanos como os grandes responsáveis pela enorme Conspiração que está sendo planejada e não os ETs, como acontecia antigamente. 

E isso é mais do que compreensível, pois quando a série foi produzida inicialmente, entre 1993-2002, vivíamos a época da chamada 'Pax Americana', ou seja, um período histórico no qual os EUA já não possuíam inimigos à altura (a URSS e o bloco soviético tinham acabado de desmoronar, em 1992) e exerciam a sua hegemonia global sem maiores contestações. 

Então, de certa maneira, naquela época os estadunidenses olharam em volta e perguntaram: 'Afinal, onde estão os nossos inimigos?'. 

E Chris Carter respondeu: 'Eles estão na Fronteira Final, no Espaço Sideral'. 
Julian Assange, Edward Snowden e Chelsea Manning são três heróis dos novos tempos, os 'Fox Mulders' da vida real, que trouxeram à tona verdades que os governos, os militares, a mídia e as grandes corporações fazem de tudo para esconder das pessoas. 
Agora, no entanto, após longos 14 anos, muita coisa mudou no Mundo. 

A URSS não existe mais, é verdade, mas a Rússia recuperou grande parte do seu poderio e já enfrenta e desafia a hegemonia dos EUA no Oriente Médio (exemplo disso são as suas ações militares contra os extremistas do 'Estado Islâmico' na Síria). 

Aliás, não é a toa que Tad O'Malley disse para Mulder que a Rússia seria considerada culpada por um ataque aos EUA, pois muitos americanos, influenciados por uma Mídia sensacionalista e manipuladora, estão cada vez mais vendo o governo de Vladimir Putin como um inimigo dos EUA. 

A economia da China passou a crescer rapidamente, ameaçando tomar dos EUA a condição de maior economia mundial e passando a investir cada vez mais na modernização das suas Forças Armadas, desenvolvendo um programa espacial próprio e investindo cada vez mais em ciência e tecnologia. 

As questões relacionadas ao meio ambiente, com as alterações climáticas que se processam no mundo preocupando cada vez a população, governos, empresas e instituições, também estiveram presentes neste primeiro episódio.

Mas na série é dito que uma boa parte destas mudanças climáticas são provocadas por grupos elitistas fascistas extremamente poderosos, que usam de tecnologias altamente sofisticadas para que possam alterar o clima do planeta, pois desejam dominar a Terra, promovendo até guerras de extermínio se for necessário. 

São as conspirações, que sempre estiveram presentes na série e das quais os fãs tanto gostam (eu, particularmente, gosto muito das mitologias e das conspirações do seriado). Mas agora os vilões seriam terráqueos, mesmo, e não alienígenas exterminadores. 
Esta é a sede da NSA, agência secreta do governo dos EUA que possui um orçamento e um número de funcionários muito maior do que o da CIA e que espiona a população do mundo inteiro. O tema da espionagem e da vigilância sobre as pessoas está presente na nova temporada de 'Arquivos-X'. 
Outra atualização pela qual a série passou em suas novas tramas, são a presença das novas tecnologias de vigilância e controle, que permitem aos governos mais ricos e que possuem serviços de inteligência poderosos e altamente sofisticados (como são o caso dos EUA, com a CIA e a NSA) espionarem as pessoas praticamente o tempo inteiro, seja na Internet, nas ruas ou em qualquer outro lugar em que elas estejam. 

Nem os e-mails e conversas telefônicas, ou qualquer outra forma de comunicação eletrônica, estão livres dessa vigilância ultra-sofisticada de nossos dias. E é claro que o primeiro episódio da nova temporada de 'The X-Files' trata disso também. 

Em uma das cenas do primeiro episódio, inclusive, quando Mulder e Scully são procurados por Tad O'Malley para uma conversa e o primeiro sugere que conversem ali mesmo, em plena calçada, O'Malley diz que a conversa deles poderá ser ouvida pór algum tipo de aeronave, levando Mulder a olhar para o espaço.  

Obs1: Vocês já devem ter ouvido falar do projeto Echelon, certo? Trata-se de uma rede de vigilância global e de espionagem para a coleta e análise de sinais de inteligência (SIGINT), operada pelos EUA, Reino Unido, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. Suas atividades, que são inteiramente ilegais, foram denunciadas por Edward Snowden (que até foi citado por Mulder neste primeiro episódio da nova temporada da série). 
Olha o Canceroso aí... Em 'Arquivos-X' ele se tornou mais do que um personagem, passando a simbolizar e a personificar o próprio Mal. Por isso que ele nunca morre. A questão é como é que ele aparece na série: No sonho ou no pesadelo de alguém? nas fantasias de algum personagem? Como uma visão ou aparição (como aconteceu com o Krycek, X e Pistoleiros Solitários no episódio final da 9a. temporada)? Aguardemos pela resposta.  
Além disso, o número de guerras e de conflitos armados no planeta é o maior das últimas décadas, desde o final da Segunda Guerra Mundial. Até na Europa temos uma guerra, na Ucrânia, país no qual os EUA e a Rússia, por meio de aliados locais, disputam o controle, com os aliados ianques dominando a parte ocidental do país e os aliados do governo russo controlando a parte oriental, que faz fronteira com a Rússia e possui uma grande população de origem russa, étnica e culturalmente. 

A influência crescente da Internet também esteve presente na série neste primeiro episódio. 

Afinal, é por meio dela que um apresentador de um programa popularesco de TV, e que possui ideias bastante conservadoras (como a defesa da venda livre de armamentos), divulga inúmeras teorias da Conspiração, embora ele também faça críticas fundamentadas, como a de que o 'Ato Patriótico', aprovado no governo de Bush Jr., restringiu as liberdades e os direitos da população dos EUA, o que é a pura verdade (ver links abaixo). 

E Mulder mostrou que não confia na Internet, não, cobrindo a câmera do seu notebook. Vai que alguém está espionando, não é mesmo, Mulder? Afinal, ele já foi vítima de espionagem eletrônica desde o início do seriado (episódio 'E.B.E - O Ser do Espaço - 1X17).

E é Tad O'Malley quem, desta vez, está disposto a denunciar mais uma nova e gigantesca Conspiração promovida por um seleto e extremamente poderoso grupo de pessoas (o que, claramente, lembra o Sindicato), que deseja desencadear uma sucessão de acontecimentos que levarão ao início da Terceira Guerra Mundial, o que provocará o extermínio de grande parte dos seres humanos (o que novamente lembra a Conspiração do Vírus/Sindicato). 

E Tad O'Malley diz para Mulder e Scully que isso se dará por meio de alterações climáticas provocadas artificialmente, guerras intermináveis e distúrbios civis que serão fabricados, estímulo ao consumismo desenfreado, novas doenças, atentados terroristas, chegando até a dizer que os atentados de 11/09/2001 foram atentados de 'falsa bandeira', ou seja, que tiveram a participação do próprio governo dos EUA.
Chris Carter, o homem que criou os 'Arquivos-X': Mulder e Scully representam os dois lados da sua personalidade, o que deseja acreditar e o que exige provas que sustentem essa crença. 
No meio disso tudo, os conspiradores também irão se utilizar de naves construídas com o uso de tecnologia de origem alienígena (obtida a partir da queda de uma nave em Roswell em 1947) para sequestrar e submeter as pessoas a inúmeros testes, sendo que as mulheres serão engravidadas e seus filhos serão retirados delas e levados para locais desconhecidos. 

Com essas naves, os ETs podem viajar rapidamente pelo Universo por buracos de minhoca, se utilizando de energia livre. E agora essa tecnologias está sob o controle das elites fascistas multinacionais. 

No episódio também é dito, pelo Tad O'Malley, que todos esses distúrbios, guerras, conflitos civis, servirão como uma encenação para convencer a população dos EUA de que o país foi atacado pela Rússia ou de que o país foi invadido por alienígenas.

O objetivo de tudo isso é provocar um conflito global, uma Terceira Guerra Mundial, que resultaria no extermínio da maior parte da Humanidade, como já foi mencionado aqui.

E segundo Mulder, os sobreviventes iriam embora do planeta, em naves espaciais construídas com a tecnologia de OVNI.

Mas a questão é: Será que Tad O'Malley está dizendo a verdade? 

Só para lembrar: Não é a primeira vez, na história do seriado, que alguém chega para o Mulder e diz que tudo em que ele acreditou sobre alienígenas em sua vida era mentira. 

Isso já aconteceu no episódio 'Gethsemane' - A Maior das Mentiras' (4X24), quando o Michael Kritschgau fez o mesmo, dizendo para o Mulder que trabalhava para os serviços de inteligência (o que era verdade) e que tudo o que se relacionava com a presença de ETs na Terra era usado para camuflar outros projetos secretos do governo. No fim das contas, Kritschgau percebeu que os poderes que Mulder demonstrava possuir não podiam ser explicados racional e cientificamente e que poderiam, sim, ter origem extraterrestre. 

E Mulder resolveu forjar a própria morte para tentar descobrir a Verdade a respeito de tudo o que havia acreditado e investigado nos 'Arquivos-X'. 

Esse foi o gancho da série, inclusive, da 4a, para a 5a. temporada. 
No final da 4a. temporada, Michael Kritschgau também procurou Mulder para convencê-lo de que todas as histórias sobre ETs nas quais este acreditava eram forjadas pelo governo para esconder projetos e ações ultra-secretas. Estará Tad O'Malley fazendo o mesmo agora, na 10a. temporada? Ou será que ele está dizendo a verdade? Tal resposta não será dada agora... 
Minha conclusão: Tad O'Malley parece ser uma nova versão do Kritschgau. No caso deste, as informações que passou ao Mulder serviram apenas para afastá-lo, mesmo que de forma temporária, da busca pela Verdade na qual acreditava e que possuía, sim, fundamento. 

Até porque o O'Malley disse, para o Mulder, que tem muitos contatos no mundo da 'Inteligência', ou seja, nos serviços secretos. Quem pode garantir que ele não está sendo usado pelos serviços de inteligência para afastar o Mulder da verdade ou fazer com que este acredite numa conspiração fajuta que, ao ser revelada pelo Mulder, irá por desmoralizá-lo completamente? 

Até o Garganta Profunda, um velho amigo e aliado, fez isso com o Mulder, no episódio 'EBE' - O Ser do Espaço' (1X17), procurando impedir que ele e Scully acabassem descobrindo o local para onde estavam sendo transferidos os destroços de um OVNI que havia sido abatido por um piloto iraquiano na fronteira com a Turquia, e que haviam caído próximo a uma base militar dos EUA. 

Uma parte do que O'Malley contou para o Mulder até pode ser verdade, mas resta saber o que é verdadeiro e o que não é. E sem dúvida alguma isso não será revelado agora, em apenas seis episódios. É muito provável que essa nova Conspiração ou Mitologia do seriado venha a ter a duração de várias temporadas, principalmente agora que o retorno da série foi um grande sucesso. 

Além disso, entendo que há uma clara conexão entre a história de Sveta e a conspiração alienígena dos Supersoldados. Ela parece ser, claramente, a ponte que conecta as duas Conspirações: a dos Supersoldados e a da Governo secreto atual. 

A Sveta disse que foi submetida a testes que foram realizados em navios. 

E não se esqueçam que nos dois primeiros episódios da 9a. temporada, o 'Nothing Important Happened Today' realizavam-se testes nos quais tentava-se criar um híbrido humano-alienígena, que seriam criações dos supersoldados a serviço dos Rebeldes Sem Face. 

Scully, Doggett e Monica chegaram a entrar no navio no qual as experiências de hibridação genética eram realizadas, mas tiveram que sair rapidamente do mesmo, pois ele foi detonado pelos supersoldados, a fim de impedir que os seus planos fossem descobertos. 

A Sveta diz que os responsáveis pelos testes eram humanos, mas isso é facilmente explicado porque a aparência dos Supersoldados é quase que totalmente humana. 

A única coisa que permitia diferenciá-los, na época da 9a. temporada, dos demais seres humanos era aquela protuberância que eles (Billy Miles, Knowle Rohrer, Shannon McMahon) tinham na base da nuca (onde, antigamente, eram colocados os chips nos 'abduzidos' pelos militares que estavam a serviço do Sindicato).
Tal como Billy Miles e Shannon McMahon, Knowle Rohrer foi um supersoldado que não precisava dormir e tinha capacidade de respirar embaixo da água por um longo período de tempo. E somente a magnetita matava os supersoldados criados pelos Rebeldes Sem Face, algo que Mulder descobriu no episódio 'TrustNo1' (9X06). 
Neste primeiro episódio, Sveta diz que possui DNA que, em parte, é de origem alienígena, o que acaba sendo comprovado por um teste realizado por ordem de Scully. Então, isso mostra que tal DNA está ativo nela, o que lhe permite mover objetos e ler a mente das pessoas, poderes esses que ela demonstra possuir ao ser questionada por Scully no hospital, quanto retirava sangue e saliva da garota. 

Ela chega a descobrir que Mulder e Scully já viveram juntos, que tiveram um filho e que se separaram devido ao fato de que ele sofria de Depressão Endógena. E Sveta falou tudo isso sem que nenhum dos dois tenha comentado qualquer coisa a respeito. 

Não se pode esquecer, também, que Gibson Praise possuía esse mesmo poder de ler as mentes das pessoas. E ele também tinha a parte do seu DNA que tem origem alienígena funcionando. Porém, como a Scully descobre, Sveta não tem o controle dos seus poderes, enquanto Gibson Praise sabia perfeitamente como fazer isso. 

Para esclarecer melhor esse ponto, é bom lembrar que desde o episódio 'O Princípio' (6X01) sabe-se que todos os seres humanos possuem um DNA que, em parte, é de origem alienígena. A própria Scully disse isso para o Mulder e este respondeu que isso era a comprovação de que a espécie humana tinha sido criada pelos ETs, misturando DNA deles e dos humanos que viviam no planeta naquela época, com o objetivo de criar uma nova espécie humana, mais evoluída, que é a nossa. 

A diferença é que em alguns casos esse DNA alienígena está ativo. E este parece ser, claramente, o caso de Sveta e que, também, era o caso de Gibson Praise. 

E o Mulder, quando viu aquele pedaço de papel com inscrições em navajo retiradas da nave espacial (Biogenesis - 6X22) que a Scully encontrou na Costa do Marfim (Biogenesis - 6X22; A Sexta Extinção - 7X01; 'A Sexta Extinção - Amor Fati' - 7X02) , também desenvolveu o poder de leitura de mentes. Tal poder foi acionado no Mulder porque ele possuía o vírus alienígena em seu organismo. 

O vírus foi inoculado no Mulder pelos russos, quando estes tentavam desenvolver uma vacina contra o Vírus (ver episódios 'Tunguska' - 4X08; 'Terma' - 4X09). Primeiro os russos aplicaram a vacina e, depois, inocularam o vírus no Mulder. A ação da vacina impediu, no entanto, que o vírus controlasse o Mulder e somente foi ativado pelas inscrições no pedaço de papel com inscrições na língua dos navajos, o que já comentei aqui. 

Mulder deixou de ter o vírus no seu organismo somente muito mais tarde, quando o processo de sua transformação em supersoldados foi, involuntariamente, interrompido pelo Skinner (episódio 'DeadAlive'/'MortoVivo' - 8X15).
Gibson Praise também tinha a parte alienígena do seu DNA ativa. E com Sveta acontecia a mesma coisa. 
O primeiro episódio da 10a. também deixou muitos fãs da série intrigados com o retorno do Canceroso, que virou pó no episódio final da 9a. temporada ('The Truth' - 9X19 e 9X20). Penso que o Canceroso extrapolou a condição de mero personagem. Mais do que isso, ele simboliza e personifica o Mal na série. E justamente por isso é que ele não morre. Mas é provável que o seu retorno seja fruto de algum sonho, pesadelo, imaginação, fantasia de algum personagem (talvez da Scully, que sofreu tanto com ele). 

Outros personagens da série que morreram também reapareceram na mesma em alguma situação desse tipo posteriormente: Garganta Profunda, que morreu no último episódio da 1a. temporada ('Jogo de Gato e Rato' - 1X24), apareceu no sonho de Mulder (A Sexta Extinção - Amor Fati; 7X02). Krycek, X e os Pistoleiros Solitários apareceram no episódio final da 9a. temporada, sob a forma de visões de Mulder (episódio 'The Truth' - 9X19 e 9X20). 

Então, é possível que o mesmo aconteça com o Canceroso. Vamos aguardar para ver qual será a explicação dada para o seu retorno. 

No início do episódio, vimos o Mulder fazer um resumo das tramas desenvolvidas na série, o que é muito bom para ajudar os novos fãs a entenderem um pouco mais a respeito das mesmas. Mas se alguém está começando a assistir 'The X-Files' agora e não pretende parar, a minha sugestão é: Assista a todos os 202 episódios, desde o 'Piloto', bem como os dois filmes. 

Aliás, sobre os filmes de 'Arquivos-X', fiquem sabendo que o primeiro deve ser assistido após o final da quinta temporada, cujo episódio de encerramento é 'The End' - 5X20). 

Este primeiro filme se chama 'Fight the Future'/'Resista ao Futuro' e é ótimo, mas só é possível de ser compreendido por alguém que assistiu as primeiras cinco temporadas do seriado. Já o segundo filme ('I Want to Believe') foi produzido após o final do 9o. ano e é fraco, mas tem algumas informações importantes a respeito do relacionamento de Mulder e Scully e sobre o que aconteceu com eles depois do encerramento da 9a. temporada. 

O episódio 'My Struggle' (10X01) também fez referências a episódios antigos do seriado. 

Exemplo disso foi a cena em que Sveta está com o seu carro numa estrada e de repente o mesmo para de funcionar. A cena lembra muito quando Mulder e Scully enfrentaram o mesmo problema, lá no episódio 'Piloto'. 

E em uma outra cena, na qual Tad O'Malley fala para Mulder que irá lhe apresentar algumas pessoas muito paranoicas (como se isso fosse uma novidade para ele), também é muito boa. Mulder deve ter pensado: 'Ué, será que o Chris Carter já ressuscitou os Pistoleiros Solitários novamente?'. 

E quando Sveta falou para Scully que esta não sabia o que era ser abduzida, ser submetida a testes e não se lembrar de nada do que havia acontecido, Scully fez uma expressão que a jovem logo percebeu que havia falado besteira, até por ter lido a mente dela. 
Tad O'Malley é um apresentador de ideias conservadoras e que ficou rico divulgando Teorias da Conspiração e procura Mulder e Scully em busca dos conhecimentos deles para revelar uma nova e gigantesca Conspiração Global. E é claro que Mulder acredita nele, enquanto a Scully mantém a sua postura cética. 
Mulder percebe que, mesmo que o Tad O'Malley seja alguém querendo mais popularidade para o seu programa (afinal ele ficou muito rico com as suas 'Teorias de Conspiração', algo que nunca aconteceu com o Mulder, como este mesmo lhe diz), Sveta está sendo sincera é que ela é a chave para se compreender tudo o que está acontecendo. 

Ele percebe que Sveta, e não o O'Malley, é o caminho que poderá lhe conduzir à nova Verdade que ele tanto irá procurar encontrar, novamente. Apesar disso, O'Malley chegou a ter os seus conhecimentos devidamente testados pelo Mulder a respeito do assunto OVNI/ETs e ele demonstra conhecer profundamente o fenômeno dos UFOs e das abduções. 

Mulder percebe que Sveta é a personagem que faz a ponte que liga a Mitologia dos Supersoldados com a nova Conspiração que começou a ser desenvolvida nesta 10a. temporada. A história que ela conta sobre a maneira como foi engravidada é idêntica à história de Scully, de quando esta engravidou de William, bem como de outras mulheres que também foram 'abduzidas' e engravidadas posteriormente (ver episódio 'Per Manum' - 8X13). 

A diferença é que os bebês eram retirados do seu organismo de outra forma, pela barriga. 

E a maior prova de que Sveta era uma personagem de grande importância na história foi o que aconteceu com ela no final do episódio. Aliás, a cena na qual Sveta é morta por aquilo que é, aparentemente, uma nave alienígena, embora, muito provavelmente, ela seja controlada pelo próprio governo dos EUA. 

Sveta era uma prova que poderia conduzir Mulder à encontrar a Verdade e por isso mesmo é que ela precisava ser morta por aqueles que estão envolvidos na nova Conspiração. 
Scully retira saliva de Sveta e manda fazer um exame de DNA que termina por comprovar que a parte alienígena dela está funcionando, tal como acontecia com Gibson Praise. 
Em função dos novos acontecimentos, Skinner chama Mulder e Scully e decide reintegrá-los ao FBI e reabrir os 'Arquivos-X'. 

Eu gostei muito da cena em que ele dava uma bronca na dupla, quando havia um agente do Departamento de Defesa em sua sala que mandou Mulder parar de investigar o caso (ele já ouviu muito disso em sua vida e é claro que irá ignorar tal ordem). 

E bastou tal agente ir embora, que Skinner já foi logo perguntando ao Mulder se havia feito cópias dos arquivos do caso, mostrando que está totalmente do lado dos dois que, mais do que agentes que trabalham sob as suas ordens, são seus amigos de longa data e aos quais ele sempre irá procurar, de alguma forma, ajudar e proteger. 

Até mesmo um personagem com as características de Garganta Profunda, X e de Marita Covarrubias nós tivemos em 'My Struggle', que é o Médico (ele não tem nome... é chamado apenas de 'Doctor') que esteve no local do acidente da nave espacial em Roswell em 1947 e que levou o ET que foi assassinado para ser examinado. Ele é o novo informante de Mulder nesta nova Conspiração/Mitologia que começou a ser desenvolvida. 

Segundo este novo informante, o Médico, as histórias sobre alienígenas eram mera cortina de fumaça para esconder a participação do Governo em uma gigantesca Conspiração. 
Tad O'Malley disse para Mulder e Scully que os atentados de 11/09/2001 foram de 'falsa bandeira'. O que é isso? São ataques ou atentados terroristas que são atribuídos a inimigos, mas que, de fato, foram organizados e promovidos pelo governo ou serviço secreto de um outro país, muitas vezes sendo do próprio país atingido. Então, O'Malley está dizendo que, de alguma forma, o governo dos EUA estava envolvido nos atentados de 11/09/2001 em Washington e em Nova York.
E se somarmos o que o Médico disse ao Mulder e o que o Tad O'Malley e o próprio Mulder falaram quando estavam na casa de Sveta, então temos uma situação na qual um pequeno grupo de elites fascistas globais criará uma situação de 'Guerras Permanentes ou Infinitas' e de instabilidade total (política, social, econômica, climática), com o objetivo de gerar uma situação de Caos completo no Mundo. 

E numa situação caótica, as pessoas acabam pedindo para que o Governo tome as providências necessárias para acabar com essa situação, para que as suas vidas possam voltar à normalidade, mesmo que ao custo de abrir mão de suas liberdades. 

Aliás, foi exatamente isso que aconteceu nos EUA após os atentados de 11/09/2001, algo que é dito por O'Malley, inclusive.

E quase sempre isso significa que um governo autoritário e fortemente repressivo será implantado. E com o uso das modernas e ultra-sofisticadas tecnologias de controle e vigilância eletrônica, que permitem saber praticamente tudo sobre toda a população da Terra (vide a NSA e o Projeto Echelon), isso não será difícil.

Tal situação permitirá que as Elites Fascistas Globais implantem uma espécie de Ditadura Global, passando a ter o controle de toda a Humanidade. E quem resistir será preso ou morto. Daí as prisões secretas que O'Malley diz que uma agência federal está construindo nos EUA.

O que é possível concluir desse diálogo? Que a Conspiração dos "Rebeldes Sem Face", que controlavam os Supersoldados foi, de alguma maneira, destruída pelo governo ou por uma aliança de governos controlados por essas elites fascistas. 

É perfeitamente possível que os militares e governos a serviços dessas elites fascistas multinacionais (como as denomina Mulder) tenham criado uma arma usando a magnetita e assim, teriam conseguido eliminar e matar todos os supersoldados. Também é bastante provável que as naves construídas, secretamente, pelo Governo dos EUA, usando de tecnologia alienígena tenham sido utilizadas para derrotar os próprios ETs.

Desta maneira, o plano de colonização dos 'RSF' teria sido inviabilizado. 
No episódio 'The Truth Out There' (1X01), Mulder e Scully observam naves construídas com tecnologia de OVNI pelo governo dos EUA e que eram testadas na base militar de Ellens, em Idaho, para onde foram levados os restos da nave que caiu em Roswell, em 1947 (e que foi mostrada no primeiro episódio da 10a. temporada). Como vimos em 'My Struggle'(10X01), elas foram bastante aperfeiçoadas. 
Aliás, não podemos esquecer que isso não é nenhuma novidade na série, pois o segundo episódio da primeira temporada ('The Truth is Out There' - 1X01) tratava justamente do desenvolvimento de naves, feitas pelos cientistas e pelos militares a serviço do governo dos EUA, usando de tecnologia de OVNI. 

E também tivemos, no episódio 'My Struggle', aquela velha discussão entre Mulder, o crente, e Scully, a cética. 

Mas, agora, não se trata mais de um conflito que ocorre por causa das diferentes opiniões que eles tinham a respeito da existência e da atuação de alienígenas em nosso planeta para colonizá-lo e exterminar a Humanidade. Neste momento, a diferença de opinião entre eles se dá em função da crença cega de Mulder em uma nova Conspiração e da indignação de Scully, de que ele faça isso sem questionar se as informações transmitidas por O'Malley e Sveta eram verdadeiras ou não. 

No episódio 'E.B.E' (1X17) eles tiveram o mesmo tipo de discussão e, nele, Scully falou para o Mulder que a paixão dele, a sua vontade de acreditar em tudo, acabava por cegá-lo e que os inimigos dele acabariam usando isso contra o próprio Mulder. 

Neste episódio, Scully disse uma frase que é difícil de esquecer: 'A Verdade está lá fora. E as mentiras também'. 

O ceticismo de Scully em relação à questão alienígena já caiu por terra há muito tempo na série. Afinal, ela já viu e descobriu o suficiente sobre isso para saber que tal presença é real. Ela já teve acesso até mesmo a DNA alienígena (episódio 'Jogo de Gato e Rato - 1X24), viu ETs (episódio 'Operação Clipe de Papel - 2X02) e descobriu que parte do DNA da humanidade é de origem extraterrestre (episódio 'O Princípio' - 6X01). Nestas circunstâncias, manter Scully como uma cética na questão alienígena, seria algo absolutamente ridículo.

Porém, depois, quando a própria Scully constatou que a parte alienígena do DNA de Sveta estava ativa, concluindo que ela dizia a verdade, ela passou a acreditar na palavra da jovem a respeito das 'abduções', dos testes e de tudo o que ela falava sobre as vezes em que havia engravidado. Mas é bom ressaltar que Scully somente passou a acreditar em Sveta depois que passou a ter uma inegável evidência científica em seu poder. Antes disso, ela manteve o seu ceticismo. 

Portanto, eu gostei muito das mudanças que os produtores fizeram no seriado, atualizando-a para os tempos atuais, mas sem abandonar as suas características principais. A série manteve as suas características essenciais e se adaptou aos novos tempos. E o resultado disso foi excelente, como se pode comprovar ao assistir aos dois primeiros episódios desta 10a. temporada. 

As paranoias, conspirações, mitologias, o clima de mistério e suspense, os finais inconclusivos, que deixam mais perguntas do que respostas, o Mulder acreditando no primeiro que aparece comentando sobre uma nova Conspiração, a Scully questionando essa crença absurda e virtualmente ilimitada do Mulder em tudo, a trilha sonora fantástica de Mark Snow, a química entre Mulder e Scully e até a mesma abertura das primeiras temporadas (apenas com a adição do Mitch Pileggi na mesma, algo que é mais do que merecido) estão presentes nesta nova temporada desta série fantástica que é 'The X-Files'. 

'The X-Files' retornou com muita força, agradando a quase totalidade dos fãs, se atualizando, conquistando novos admiradores e alcançando uma grande audiência. 

Com isso, a série mostra fôlego para que possa produzir mais algumas excelentes temporadas e também para que sejam realizados novos filmes. Aliás, foi divulgado que Chris Carter já escreveu o roteiro para um terceiro filme da série e que ele estava apenas esperando como seria a recepção do público à nova temporada para começar a produzi-lo.

Que assim seja. 
Sveta tem um importante papel na nova Conspiração, fazendo a ponte com a antiga Mitologia dos supersoldados. 
É bom lembrar que os planos iniciais de Chris Carter era produzir cinco temporadas de 'The X-Files'. Mas quando a série virou um sucesso mundial, isso ficou inviável e, no fim, foram produzidas 9 temporadas. 

Agora, caso o sucesso da série se repita (e a audiência dos dois primeiros episódios foi ótima) é bem provável que novas temporadas venham a ser produzidas e, de preferência, com mais episódios (12 ou 13 está bom... neste ano isso não foi possível devido aos outros trabalhos feitos por David e Gillian). 

Séries com as características de 'The X-Files', se analisarmos friamente, nunca terão um fim. Afinal, sempre haverá verdades escondidas (por governos, grandes corporações, mídia, militares, etc) que precisarão ser descobertas e reveladas, de uma forma ou de outra. 

Estão aí o Julian Assage, o Chelsea Manning e o Edward Snowden que não me deixam mentir.

E o Mulder e a Scully (ou seja, os dois lados da personalidade brilhante altamente criativa de Chris Carter) estão aí para isso mesmo, ou seja, para revelar a Verdade. 

'The X-Files' voltou com tudo! 
Em 'Nothing Important Happened Today' (9X01 e 9X02), Scully, Doggett e Monica investigaram um navio onde se misturava DNA humano e alienígena, com o objetivo de se criar uma nova geração de supersoldados híbridos. Sveta diz que esteve em navios, onde foi submetida a testes e a engravidaram, retirando seus filhos depois disso. Teria Sveta alguma conexão com o projeto dos Rebeldes Sem Face de criar os supersoldados? E se o próprio governo conseguiu destruir a Conspiração dos RSF e por isso Sveta sobreviveu? Teria o Canceroso alguma conexão com esses fatos? Essa é uma das principais características de 'Arquivos-X': Quando se esclarece um mistério, novas tramas são criadas. E mais perguntas serão feitas...
Obs2: Quando a Scully recebe o telefonema de Mulder, no início do episódio, ela fica em frente à palavra 'Caution', ou seja, 'Cuidado'. Parece o C.Carter dando um recado para a Scully, pois caso ela volte a trabalhar com Mulder irá enfrentar novos perigos;

Obs3: No episódio legendado, quando Mulder pede a Tad O'Malley que abra os vidros da limusine blindada em que estão, devido ao calor, o apresentador diz que isso pode ser muito perigoso. E Mulder ironiza, citando Hinckley. John Hinckley Jr. foi quem tentou assassinar Ronald Reagan, em 31/03/1981. Ele acabou sendo condenado a ficar em instituições psiquiátricas, mas jamais foi enviado para a prisão;

Obs4: A fala de Skinner para Mulder, quando diz que os EUA tomaram um rumo totalmente equivocado, é claramente uma referência e uma dura crítica às políticas de 'Guerras Permanentes ou Infinitas' adotadas a partir do governo Bush Jr (e que tiveram continuidade no governo Obama), bem como à adoção do 'Ato Patriótico', que limitou as liberdades civis nos EUA e que legalizou a tortura no país. O 'AP' permite ao Estado ianque prender uma pessoa sem fazer uma acusação formal, por tempo indeterminado, sem direito a defesa e sem que seja informado do que é acusada. E vocês sabem quem tinha esse poder antigamente? A Inquisição. 

Obs5: Se vocês pensam que a tese de que o governo dos EUA está, de alguma maneira, envolvido nos atentados de 11/09/2001, é mentirosa, então sugiro que leiam o trecho abaixo, que retirei do livro 'Formação do Império Americano', do historiador brasileiro Luiz Alberto Moniz Bandeira (páginas 652 e 653): 

"A possibilidade de que radicais islâmicos, suicidas, sequestrassem aviões comerciais e os arremessassem contra os mais altos edifícios, nos Estados Unidos, era prevista pelo menos desde 1994. E oito anos depois , estranhamente, ninguém em Washington imaginou o uso de um avião como um míssil. Entretanto, um agente do FBI, cuja identidade foi mantida em sigilo, informou ao comitê do Congresso americano que seus superiores, no dia 29 de Agosto de 2001, ou seja, duas semanas antes do 11 de Setembro, negaram seu pedido para deter Khalid al-Mihdhar, um dos que sequestraram o avião AA77, lançado contra o Pentágono, embora a CIA já o houvesse vigiado, quando participou de uma reunião de Al-Qa'ida na Malásia, 18 meses antes dos atentados. A CIA e o Mossad tinham informações e seu nome constava da lista de passageiros. A CIA e o FBI igualmente dispunham de informações sogre Nawaf al-Hazmi, outro que participou do sequestro. E durante o acompanhamento desses terroristas, houve numerosas oportunidades em que a CIA poderia ter alertado o FBI e outras autoridades sobre a probabilidade de que eles cedo entrassem nos Estados Unidos, e isso não foi feito, conforme Eleanor Hill ressaltou". 

Precisa dizer mais alguma coisa?

Links:

Audiência do primeiro episódio de 'The X-Files' supera as expectativas e passa de 16,1 milhões apenas nos EUA:

http://tvbythenumbers.zap2it.com/2016/01/26/sunday-final-ratings-jan-24-2016/

A nova e ótima temporada de 'Arquivos-X':

http://www.brasilpost.com.br/2016/01/25/arquivo-x-nova-temporada_n_9044242.html?ncid=tweetlnkbrhpmg00000002

Segundo episódio da 10a. temporada de 'Arquivos-X' obtém ótima audiência:

http://www.ew.com/article/2016/01/26/x-files-ratings

O sistema Echelon de espionagem global:

http://www.espacoacademico.com.br/022/22ccosta.htm

EUA espionam 193 países (até o Vaticano):

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/35870/mapa+da+espionagem+dos+eua+apenas+quatro+paises+sao+poupados+de+vigilancia+em+massa.shtml#

O Ato Patriótico nos governos Bush e Obama:

http://anoticia.clicrbs.com.br/sc/noticia/2013/11/ato-patriotico-americano-ganha-nova-versao-com-barack-obama-4320844.html

O que é e como tratar a Depressão Endógena:

http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-tratar-a-depressao-endogena-2033.html

Os alienígenas e o assassinato de John F. Kennedy:

http://www.dailymail.co.uk/news/article-1378284/Secret-memo-shows-JFK-demanded-UFO-files-10-days-assassination.html

O PNAC: Projeto para um Novo Século Americano:

http://www.globalresearch.ca/the-neocons-project-for-the-new-american-century-american-world-leadership-syria-next-to-pay-the-price/5305447

Porque os EUA odeiam mais Putin do que os terroristas:

http://jornalggn.com.br/noticia/por-que-os-eua-odeiam-mais-putin-do-que-os-terroristas-islamicos

O que são atentados de 'Falsa Bandeira'?:

http://blog.antinovaordemmundial.com/2015/01/o-que-sao-ataques-de-falsa-bandeira/

Os EUA, o PNAC e a Ucrânia:

http://guerrilheirodoentardecer.blogspot.com.br/2014/03/os-eua-e-o-pnac-projeto-para-um-novo.html

Moniz Bandeira, o Império Ianque e o PNAC:

http://guerrilheirodoanoitecer.blogspot.com.br/2014/03/moniz-bandeira-o-imperio-ianque-e-o.html

Os EUA, o PNAC e a conquista do Grande Médio Oriente pelos EUA:

http://guerrilheirodoanoitecer.blogspot.com.br/2014/03/os-eua-o-pnac-e-conquista-do-grande.html

Vídeo - Promo do Episódio 'My Struggle' (10X01):




Vídeo em português (de Portugal) sobre o Projeto Echelon:


Nenhum comentário: