segunda-feira, 20 de abril de 2015

'Fringe' - Comentando o episódio 'Snakehead' (2X09) - Marcos Doniseti!

'Fringe' - Comentando o episódio 'Snakehead' (2X09) - Marcos Doniseti!
Este é o 'simpático' bicho que sai de dentro do organismo de hospedeiros humanos. Mas apesar da sua aparência ele é muito valioso. E quem já assistiu à quinta e última temporada da série sabe que essa lombriga parasítica gigante irá aparecer na mesma. Coitados dos Observers...rs.
Este é mais um episódio da série cuja história tem começo, meio e fim nele mesmo, sendo um típico 'caso da semana' e que não tem qualquer relação com a Mitologia desenvolvida no seriado nesta segunda temporada. Sua principal ligação é com o comportamento errático e problemático de Walter. 

O episódio começa no bairro chinês de Boston, com um homem chinês desesperado, e inteiramente molhado, procurando por um endereço. Chegando ao local ele diz para o responsavel (o Dr. Ming Che) que todos que vieram com ele estão mortos. Ming Che, aparentemente, o ajuda, mas na verdade ele está interessado, apenas, na criatura que cresce dentro do homem que acabou de chegar e que acaba por matá-lo. 

Walter, Peter e Olívia chegam ao local de um naufrágio de um navio que transportava imigrantes chineses ilegais. Walter vai de táxi até o local, pois deseja ser mais independente. Peter também diz para Olívia que Walter está cozinhando, limpando tudo o que suja e escolhendo a roupa que usa. Mas Walter, chateado, diz para Peter que este o seguiu, pois não confia nele.

Esta cena inicial parece ter pouca importância, mas no decorrer do episódio veremos que o desejo de independência de Walter irá gerar alguns problemas para ele, mas também irá ajudar a resolver o caso.

Junto com Broyles, eles chegam ao local em que um navio mercante chinês encalhou e pegou fogo. E todos os passageiros do navio que naufragou no local do acidente estavam mortos e a morte deles foi provocada pela mesma criatura que vimos no início do episódio.  

Walter diz que a criatura é semelhante a um parasita encontrado em animais, mas que aquele era muito maior do que qualquer um que ele já havia visto e nunca em seres humanos. 

Logo depois um agente descobre que uma mulher (Mei Lin) que veio no navio estava viva. E Walter suspeita que ela possa estar infectada, mas não é o caso. 

Outro homem chinês procura o mesmo endereço onde o primeiro passageiro do navio morreu. E é claro que ele também irá morrer, pois tem a criatura dentro do seu organismo.

Um representante do consulado chinês (Tao Chen) vai até o hospital onde Mei Lin está internada e serve como intérprete para Peter e Olívia, que a interrogam, e que ficam sabendo que Mei não foi infectada. 

Na conversa, vemos Peter falando em cantonês com Mei Lin, o que deixa Olívia surpresa. E ele responde que ela precisa conhecê-lo melhor... De bobo, o Peter não tem nada. 

E Mei Lin diz que, durante a viagem, ela recebeu um remédio para enjoo, mas que ela não bebeu o mesmo, enquanto os demais passageiros fizeram isso, pois ela é filha de um pescador e estava habituada ao mar. Isso explica porque ela não foi infectada como aconteceu com os demais imigrantes. Mei Lin chora porque se perdeu de seu marido e filha, que estavam em um outro navio. 

Enquanto isso, no laboratório, Walter analisa o seu novo 'bichinho de estimação', como disse a Astrid, e fala da grande variedade existente que foi criada pela Mãe Natureza. E Astrid diz que esta é uma 'real bitch' (não precisa traduzir, certo?).

Peter e Olívia chegam ao laboratório, que Astrid chama de 'Isca Viva Bishop', e informam que Mei Lin foi a única que não tomou o remédio para enjoo e perguntam a Walter se é possível que o mesmo fosse, na verdade, usado para inocular a larva da criatura dentro das pessoas, dizendo que os corpos das mesmas forneceram nutrição, calor e abrigo protetor para as lombrigas, permitindo que estes crescessem dentro dos corpos dos passageiros do navio, que, como diz Peter, foram usadas como incubadora humana. E Olívia pergunta qual o motivo disto estar sendo feito.
Enquanto Walter elogia a infinita variedade de seres criada pela Mãe Natureza, Astrid diz que esta é uma verdadeira megera. 
Olívia recebe uma mensagem de Broyles de que fizeram prisioneiro alguém que estava esperando o outro navio que iria atracar e sai junto com Peter para interrogá-lo. 

Enquanto isso, vemos o Dr. Ming Che cortar uma das lombrigas ao meio e retirar a glândula linfática da mesma e que, depois de colocada em estado líquido, vira um tipo de 'pó' (na verdade, é uma enzima que secreta elementos imunológicos, o que Walter irá descobrir posteriormente) que ele embrulha e fecha. 

No FBI, Peter nota que o prisioneiro é membro da Tríade e literalmente traduz o significado das inúmeras tatuagens que o mesmo tem no corpo e que uma das tatuagens significa 'Tríade Sun Hong', concluindo que ele não irá dizer nada. 

Daí, vem a pergunta: Afinal, como é que Peter sabe tanto sobre o significado das tatuagens dos integrantes da 'Tríade' de Hong Kong???

Bem, se lembrarmos do seu antigo envolvimento com a Máfia de Boston  então perceberemos que ele tem conhecimento de causa neste assunto, não é mesmo? 

Afinal, quem não se lembra que Peter fez negócios com sujeitos como o Big Eddie e Mako, entre outros 'amigos estranhos' aos quais ele recorreu tantas vezes na primeira temporada do seriado, sendo que em algumas delas isso foi feito a pedido de Charlie e Olívia?

Olívia diz que tal Tríade se envolve no tráfico de heroína no 'Triângulo Dourado' e não no de seres humanos. Mas Peter sugere que a Tríade pode estar usando as lombrigas para fazer tráfico de algum tipo novo de droga.

Peter chegou bem perto da verdade, nessa.

Mas enquanto eles conversam, o membro da Tríade usa de um gilete que tinha em sua boca para cortar a própria garganta, cometendo suicídio. 

Obs1: A 'Tríade' realmente existe e se trata uma grande organização criminosa sediada em Hong Kong. E o 'Triângulo Dourado' é uma região da Ásia, formada por Laos, Myanmar e Tailândia, e que é famosa por ser uma das duas maiores regiões produtoras de ópio do mundo.

No laboratório, Walter fala sobre as lombrigas parasíticas, dizendo que seria muito bom se todas elas fossem cheias de narcóticos. E quando ele e Astrid seguravam uma das lombrigas, esta acabou se enrolando no braço de Walter, sugando o mesmo, o que deu uma agradável sensação ao genial e 'louco' cientista. 

Peter e Olívia são procurados no laboratório por Broyles e conversam sobre quem estaria interessado em comprar o produto gerado pelas lombrigas parasíticas. O chefe da 'Fringe Division' os informa que o líder da Tríade chama-se John Hsu e que ninguém sabe onde ele se encontra. 

Broyles também diz que a Guarda Costeira está investigando os navios que chegam a Boston para ver se encontra o marido e a filha de Mei Lin. Olívia descobre nos documentos que Broyles levou que foi feita uma transferência de US$ 500 mil para uma construtora que funciona como fachada para as operações criminosas da Tríade. E a pessoa que fez transferiu tal valor mora em Beacon Hill.

Obs2: Nesta cena vemos o easter egg do episódio 'Grey Matters', que é um dos melhores e um dos mais importantes desta segunda temporada e desta primeira Mitologia de 'Fringe'.
Olha o easter egg relativo ao próximo episódio da série, que é o 'Grey Matters'. Quem já o assistiu entendeu perfeitamente a referência que aparece em 'Snakehead'. 
Peter e Olívia vão até a casa da família que transferiu o dinheiro e mãe de um adolescente os atende, dizendo que tinha feito um investimento normal em projetos de construção em Pequim. Enquanto Olívia conversa com a mãe (Elizabeth Jarvis), informando-a que a empresa no qual ela investiu está envolvida em contrabando, Peter anda pela casa e nota que ela é hermeticamente lacrada, como se tivesse alguém doente morando ali. 

No laboratório, Peter conversa com Walter, que o informa que a criatura não é um narcótico ilícito, mas um remédio, e que as lombrigas foram criadas a partir de um parasita bem menor para crescer apenas dentro dos corpos de seres humanos e que elas são valiosas porque a sua glândula linfática secreta uma enzima que possui elementos imunológicos e que poderia ser usada para tratar pessoas que tenham alguma deficiência em seu sistema de defesa do organismo. 

E Walter se prepara para sair sozinho, rumo ao bairro de Chinatown, onde irá visitar três comerciantes que vendem o parasita intestinal que é usado para tratar a asma. Peter não gosta da ideia e se propõe a ir no lugar de Walter. Este diz que Peter está considerando que Walter não acha que ele é capaz de ir e de voltar sozinho e fala para que não o siga. Peter não fará isso, mas Astrid sim.

Olívia vai até o hospital conversar com Mei Lin e diz que ela e os demais foram usados para transportar drogas para o território dos EUA. Mei Lin pede que Olívia encontre o marido e a filha e a agente do FBI se compromete a fazer isso. Daí vemos o pai e a filha no navio e a menina nota o crescimento da criatura dentro de um dos passageiros do navio. 

E Peter conta para Olívia tudo o que havia visto na residência da família Jarvis, falando que os cuidados tomados na casa indicam que um dos dois (mãe ou filho) está doente. Olívia e Peter voltam para a casa da família Jarvis e Peter conversa com o filho, Matt, contando que ele também foi criado pela mãe e que isso gera um medo de perdê-la. Assim, Peter consegue ganhar a confiança de Matt e acaba descobrindo que este é que se encontra doente e que o remédio que a Tríade providencia o tem como um dos seus clientes. Sem o remédio, Matt irá morrer.  

Em Chinatown, Walter demonstra estar contente, até que encontra Astrid e percebe que foi seguido. Ela até que tenta inventar uma desculpa esfarrapada para justificar a sua presença ali, mas fracassa totalmente e Walter percebe a mentira dela. Realmente, Astrid está longe de ter a cara-de-pau de um Peter, que é capaz de sempre encontrar uma resposta coerente quando precisa sair de uma situação difícil, independente dela ser verdadeira ou não. 

Chateado com a situação, Walter diz que deseja viver a sua vida com mais dignidade e respeito próprio. No fim, ele aceita que Astrid o acompanhe, até porque ela o continuará seguindo caso ele não faça isso, mas isso não será por muito tempo.

Na sequência, temos um resumo do caso, numa conversa em que Olívia e Peter informam Broyles sobre a deficiência imunológica da qual Matt Jarvis sofre. E temos a confirmação de que os parasitas estão sendo colhidos para tratar esta doença, com o uso de um pó medicinal e que o remédio é feito de uma glândula que é retirada da lombriga, o que explica o alto valor da mesma. Olívia informa que Matt é tratado mensalmente e o próximo navio com as lombrigas chegará dentro de dois dias. 


Walter foi sozinho para Chinatown e acabou se perdendo. Assim, a sua tentativa de provar que poderia ter uma vida mais independente não deu certo, o que o deixa bastante desapontado. 
Num dos mercados em que compra os parasitas, junto com Astrid, Walter inadvertidamente comenta a respeito de uma que pudesse ter um metro e vinte centímetros. O problema é que ele falou isso justamente para o Dr. Ming Che, que trabalha para a Tríade e que retira as lombrigas dos corpos dos imigrantes. Com isso, o Dr. Che manda um dos seus capangas seguir Walter e Astrid. 

Na sequência, Walter consegue despistar Astrid e a deixa sozinha. Daí, ela avisa Peter sobre o ocorrido. Peter minimiza o fato e Astrid volta para o laboratório. Porém, ela foi seguida e acaba sendo agredida pelos capangas do Dr. Che. 

E Walter tenta, desesperadamente, telefonar para Peter, mas não consegue se lembrar do número, senta no banco, sozinho, chora e se lamenta. Mas uma mulher de bom coração senta ao lado dele, percebe que ele está com problemas e o leva para a sua casa. 

Peter e Olívia chegam ao laboratório e encontram Astrid desacordada. Esta diz que foi seguida por dois asiáticos com tatuagens, ou seja, por membros da Tríade. A mulher (Fae) que ajudou Walter telefona para Peter e este vai buscar o pai na casa dela. 

Enquanto isso, Olívia vai conversar com Elizabeth Jarvis, a fim de pedir a colaboração desta na investigação. Ela dá um número de telefone para Olívia, mesmo sabendo que sem o remédio o seu filho, Matt, irá morrer. 

Peter vai buscar Walter, que está bem, e mostra que os números do telefone estavam no bolso do casaco de Walter, mas este não se lembrou disso. E Walter fica envergonhado e percebe que a sua tentativa de se tornar mais independente fracassou. E Peter também não gosta disso porque, no fundo, ele gostaria que o pai não dependesse tanto dele. É nestes momentos que Peter percebe que jamais poderá deixar o pai viver sozinho e que o mesmo precisa dele mais do que tudo nesta vida. 

Conversando com Walter, Peter descobre que o nome do médico que mandou seguir Walter é Ming Che. E Walter fica preocupado ao saber que Astrid foi seguida. Daí, Peter avisa Olívia e esta diz que o navio com a família de Mei Lin já tinha atracado, e que estavam prestes a entrar em ação. 

Mas quando Olívia, Broyles e os agentes do FBI entram no navio, eles descobrem que todos os seus passageiros já não se encontravam no mesmo. E Peter os vê entrando no local em que o Dr. Ming Che faz o seu 'trabalho'.  Daí, ele avisa Olívia sobre o fato mas antes mesmo que ela e os agentes do FBI cheguem, ele invade o local, sozinho, e acaba sendo feito prisioneiro pelos capangas de Che. Porém, no exato instante em que Che queria obrigá-lo a engolir o parasita, Olívia,  Broyles e os agentes do FBI chegam e ela mata o Dr. Che. 


Se não fosse pela Sra. Fae, Walter teria ficado em maus-lençóis. 
Peter  conseguiu cuspir o parasita e, assim, não foi infectado pelo mesmo. Olívia pergunta se ele esta´bem e ele diz que agora está. 

Walter chega no laboratório, todo preocupado com Astrid, e a vê chorando. Assim, Walter percebe que as suas ações não afetam apenas a ele próprio, mas a todos aqueles com os quais ele convive. 

No hospital, Olívia informa sobre o estado dos outros passageiros infectados e Broyles informa que o Departamento de Estado decidiu conceder asilo político a todos os imigrantes e que não existe um John Hsu, sendo que este é apenas um nome falso usado como fachada para as transações financeiras de Ming Che. E Olívia encontra Mei Lin junto com a filha e o marido e fica contente de vê-los salvos.

Walter acorda Peter no meio da noite e diz que gostaria de ser uma pessoa independente e não uma criança, sem que Peter tivesse que tomar conta dele o tempo inteiro, embora aprecie tudo o que o filho tem feito por ele. Mas Walter reconhece que ele não tem condições de viver desta forma. Walter também diz que saiu do St. Claire's há um ano e que está no começo da sua volta à sanidade. 

Reconhecendo isso, e que pode voltar a se perder novamente, Walter mostra que decidiu colocar um dispositivo rastreador em seu pescoço e entrega o aparelho para que Peter possa encontrá-lo. 

Peter sorri.

Fim. 
Peter decidiu invadir o local de 'trabalho' do Dr. Ming Che sozinho e se deu muito mal. Ainda bem que Olívia, Broyles e cia. chegaram a tempo de salvá-lo.
Conclusão:

Este episódio é um típico 'caso da semana', com a sua história começando e terminando no próprio e sem ter qualquer conexão com a Mitologia desta segunda temporada. 

Ele está longe de ser um dos melhores episódio da segunda temporada de 'Fringe', mas tem alguns bons e ótimos momentos, principalmente mas ele é centralizado num personagem fundamental, o mais importante sob o aspecto da Mitologia do seriado, que é o Walter, que foi o grande responsável por quase tudo que aconteceu de importante em cinco anos de 'Fringe'.  E ele está, de uma certa maneira, relacionado ao episódio seguinte, o ótimo 'Grey Matters', o que comentarei no final deste texto. 

Desde o início de 'Snakehead' percebemos que Walter não quer mais ficar tão dependente de Peter, Astrid e dos demais. Por isso ele vai de táxi até o local em que o navio afundou e Peter diz que ele já está fazendo a própria comida, lavando tudo o que suja e, posteriormente, vai sozinho até Chinatown, tentando provar para ele mesmo e para os outros que possui condições de viver de maneira mais independente. 


Porém, isso náo dá certo e no fim o próprio Walter reconhece que saiu há pouco tempo do St. Claire's e que ele tem um longo caminho pela frente na sua volta à sanidade. Aliás, esta foi a cena mais emocionante do episódio. 

Outra coisa: Que história absurda foi aquela que a Astrid tentou inventar para justificar o Walter o fato de que ela o estava seguindo? A cena ficou até engraçada com isso e provou que mentir na cara-dura e se sair bem de situações um pouco mais complicadas não é com ela. Isso é mais a praia do Peter, que é um especialista nisso.

Em compensação, Astrid teve duas boas 'sacadas' no episódio, quando fez uma piada venenosa sobre a Mãe Natureza que o Walter tanto admira e quando falou que o laboratório de Walter chamava-se 'Isca Viva Bishop', ironia da qual até o Peter gostou, visto que é bem o estilo dele fazer isso, embora agora, na segunda temporada, ele quase não faça mais isso, pois o seu respeito e admiração por Walter aumentaram muito desde a primeira temporada, quando ele ficava ridicularizando-o durante grande parte dos episódios. 

E o Peter fez uso de todo o conhecimento acumulado na época em que fazia negócios escusos, com pessoas escusas e em quartos de hotéis escusos (e em que chegou a trabalhar com a Máfia e dava golpes em empresários iranianos em um quarto dd hotel escuso no Iraque) e traduziu o significado de todas as tatuagens que estavam no corpo do integrante da 'Tríade' que o Broyles prendeu. Os tempos de Peter 'bad boy' Bishop ainda eram úteis nesta época. 

Obs: Esta frase com o uso da palavra 'escuso' é uma referência ao episódio 'The Transformation' (1X13).


Olha o Observer aí...
Agora, teve um momento neste episódio que eu não gostei, não. 

Foi aquele em que o Peter decidiu invadir o local de 'trabalho' do Dr. Ming Che sozinho. Essa foi uma decisão incompreensível para mim. Afinal, Che tinha capangas a seu serviço, que haviam até seguido e agredido a Astrid no laboratório, e que estariam ali, para protegê-lo, é claro. E Peter já havia avisado Olívia de que havia visto os passageiros do navio entrando no local e esta já tinha falado que ela, Broyles e a Cavalaria do FBI estavam a caminho da loja de Ming Che. Além disso, Peter deixa Walter sozinho, no carro, logo depois que o pai acabou de sair de uma enrascada justamente porque insistiu em sair sozinho pela cidade.

Entendo que esta decisão de Peter foi, até certo ponto, irracional. O mais sensato, nestas circunstâncias, era esperar pela chegada de Olívia, Broyles e dos demais agentes do FBI, que fariam a invasão do local em condições de segurança muito mais adequadas, sem que ele precisasse correr um risco desnecessário.

Esta foi, a meu ver, a mais grave falha do episódio e ajuda a fazer com que o mesmo não possa ser tão bem avaliado quanto outros excelentes episódios desta ótima segunda temporada de 'Fringe'. 

Mesmo assim, 'Snakehead' teve várias cenas, diálogos e situações muito interessantes, sim, como as de Peter traduzindo as tatuagens do membro da 'Tríade', de Astrid enrolada em explicar para Walter como ela também estava em Chinatown, as piadas de Astrid no laboratório, o momento em que Peter encontra Walter na casa da Sra. Fae, quando ele chorou ao encontrar Astrid após esta ter sido agredida e, principalmente, a cena final, na qual Walter reconhece que ainda é cedo para ele querer se tornar tão independente. 

Porém, o próximo episódio que irei comentar, 'Grey Matters', é muito bom e também é totalmente mitológico, sendo que será muito importante para entender o motivo deste comportamento tão errático de Walter, bem como descobriremos também qual é o motivo pelo qual a sua memória é tão falha e ele é tão dependente dos demais. 

Neste aspecto, a história de 'Snakehead' está ligado ao que veremos em 'Grey Matters', sim, fazendo uma espécie de ponte para o que veremos a seguir.

Até o próximo episódio desta fantástica série que é 'Fringe'. 


Walter chega no laboratório e encontra Astrid chorando após ela ter sido agredida por capangas que, de certa maneira, foram atraídos ao local devido à uma comentário inoportuno que ele fez na loja do Dr. Ming Che. Ele fica todo envergonhado, até porque percebeu que o seu desejo de ser independente ainda é algo muito precoce e gera inúmeros problemas, mesmo aos seus melhores amigos. 


Frases e Diálogos:

1) Tao Chen: Ela se chama Mei Lin. Ela mora perto de Hong Kong.
Peter: Por acaso, ela disse como uma lombriga gigantesca foi parar no estômago dela?

2) Olívia: Eu não sabia que falava cantonês. 
Peter: Precisa me conhecer melhor. 

3) Astrid: Três quilos e meio. Walter, este é o maior verme que eu já vi.
Walter: Lombriga parasítica, para ser exato. Aliás, agente Farnsworth, eu sempre fico impressionado com a variação infinita que a Mãe Natureza nos deu. Ela tem um senso de humor bastante perturbador. 
Astrid: Considerando seu novo bichinho de estimação, a Mãe Natureza é uma verdadeira puta. 

4) Peter: Como está indo aqui?
Astrid: Quer dizer, na 'Isca Viva Bishop'?

5) Walter: Se todas as lombrigas parasíticas fossem cheias de narcóticos... Espere. Dado o alto custo de transportar a criatura, deve ser um barato e tanto. 
Astrid: Walter, você não vai fumar esta coisa. 

6) Peter (para Olívia): Se você compra desinfetantes de mãos e lacra as suas janelas hermeticamente ou você é Howard Hughes ou você está doente. 

7) Peter: Que hora são, Walter?
Walter: Eu quero muito voltar a ser independente. Viver como um homem, não como criança. Não ter meu filho tomando conta de mim o tempo todo. Não que eu não aprecie tudo que você fez por mim. Mas não é assim que devia ser. 
Peter: Walter...
Walter: Eu não terminei. Eu saí do hospital psiquiátrico já há um ano, mas eu só comecei minha jornada de volta à sanidade. 


Uma cena tocante e emocionante, com Walter reconhecendo que gostaria muito de ser mais independente de Peter e dos demais, mas que ainda está no início do seu processo de volta à sanidade. 

Informações Adicionais:

Audiência: 6.940,000;

Data de Exibição nos EUA: 03/12/2009;

Diretor: Paul Holahan;

Roteiro: David Wilcox;

Glyph Code: Hidden (Oculto).


Músicas tocadas:

http://www.tunefind.com/show/fringe/season-2/4920

Nenhum comentário: