domingo, 12 de abril de 2015

'Fringe' - Comentando o episódio 'Of Human Action' (2X07) - Marcos Doniseti!

'Fringe' - Comentando o episódio 'Of Human Action' (2X07) - Marcos Doniseti!
Essa policial foi a segunda vítima do sequestrador e comete suicídio, mas contra a sua vontade.
Este é mais um episódio que não tem, praticamente, nenhuma ligação com a guerra entre os Universos, com os shapeshifters ou com as crianças cortexiphadas e a sua história está muito mais ligada aos 'casos Fringe' e ao 'Padrão', tal como aconteceu com os dois episódios anteriores ('Dream Logic' e 'Earthling'). 

O episódio começa em alta velocidade, literalmente, com dois carros da polícia indo rapidamente ao local em que se acredita que estaria ocorrendo o sequestro de um adolescente. Porém, chegando ali vemos um adolescente no banco traseiro de um carro e dois adultos nos bancos dianteiros. E o que acontece a seguir é que um dos policiais (Gibson) comete suicídio, fazendo isso contra a sua vontade, e uma outra policial atira em mais dois policiais e se mata na sequência. 

Walter, Peter, Olívia e Broyles vão até o local do incidente. Broyles diz que os 'sequestradores' não estavam armados e Olívia informa que o adolescente se chama Tyler Carson e o mesmo desapareceu 36 horas antes. E Peter mostra uma foto dos 'sequestradores' com Tyler.

Walter lamenta o fato de que não há nem cadáveres e tampouco comida na cena do crime, mas diz que já sabe o que aconteceu ali, sugerindo que tudo seria fruto de um caso de hipnotismo, mas Peter retruca, dizendo que hipnose não pode levar alguém a fazer o que não quer e Walter silencia, pois sabe que Peter está certo em sua afirmação. 

Peter diz que o pai de Tyler trabalha numa empresa, Fleming-Monroe, que é uma divisão aero-espacial da Massive Dynamic. Logo, Walter, Peter e Olívia vão até a sede da empresa conversar com Nina Sharp, é claro, e com o pai de Tyler. E Walter fica impressionado com a grandeza da empresa, que possui 73 laboratórios. 

Dr. Carson diz que não conversa muito com o filho e que somente ficou sabendo do sequestro quando os 'sequestradores' telefonaram para ele. Nina diz que estes, Patrick Hickey e Tom Dobbins, nunca trabalharam para a Massive Dynamic e são apenas vendedores de carros usados. Dr. Carson diz que não sabe quais serão as exigências deles. Olívia pergunta para Nina se podem estar querendo acesso a segredos da Massive Dynamic e ela concorda que pode ser isso mesmo.


Você compraria um carro usado deste sujeito?
Dr. Carson diz que trabalha em projetos aeronáuticos secretos, criando programas e sistemas de orientação. Depois ele diz que a mãe de Carson morreu quando ele era criança e isso deixa Walter um tanto quanto incomodado, tanto que ele sai da sala de Nina. 

Peter vai atrás dele e Walter diz que dividiu um laboratório com William Bell e que este conseguiu realizar algo grandioso, o que ele não fez. Walter também diz que foi Bell quem apresentou Elizabeth a ele, em um congresso de neurobiologia realizado em Berlim, e que foi ideia dela que Bell e ele abrissem uma empresa juntos. E Walter diz que felizmente Elizabeth ainda estava em casa quando ele partiu (para o St. Claire's) e, assim, ela pôde cuidar de Peter.

Tyler, Hickey e Dobbins vão até uma loja de conveniências, para pegar comida, roubam a mesma e ainda forçam o segurança dela a jogar café em sua própria cabeça e a se atirar contra um vidro. E o dono da loja leva um choque. E ambos fizeram isso contra a própria vontade, como se alguém estivesse controlando os seus atos. Peter e Olívia vão até o local e assistem ao vídeo da loja e estranham que Tyler não tenha aproveitado a chance para fugir. Broyles informa a Olívia que os dois empregados da concessionária eram os melhores empregados da mesma e que o dono não sabe como eles se meteram nesta confusão. 

Peter e Olívia pensam que os 'sequestradores' possam ser agentes secretos estrangeiros disfarçados, mas eles ainda estão distante da verdade dos fatos.

Walter analisa o corpo da policial, enquanto conversa com Astrid sobre qual seria o gosto do cérebro humano... Depois de finalizar a sua análise sobre o cérebro da policial, Walter diz para Peter e Olívia que o caso não tem nada a ver com hipnose, mas com controle mental (tema que foi citado no episódio 'Dream Logic', sobre o Dr. Nayak, o ladrão de sonhos). Walter diz que o poder de controle mental se dá por meio de um transe auditivo, que seria mais eficaz para o uso deste poder do que os outros sentidos. 

Astrid conclui, corretamente, que não será possível chegar perto dos 'sequestradores' enquanto este poder que eles possuem não puder ser anulado. 

Olívia diz para Walter que ele precisa descobrir como fazer isso, com o que ele concorda. 

Tyler Carson telefona para a Massive Dynamic e conversa com o pai, falando que ele deve atender aos desejos dos 'sequestradores'. Estes querem o pagamento de um resgate de 2 milhões de dólares e dizem qual deve ser o horário e o local do encontro. Olívia estranha que eles peçam apenas dinheiro e Nina diz que a empresa pagará o resgate. Mais adiante iremos descobrir porque Nina está disposta a desembolsar tanto dinheiro assim.

Broyles também estranha a natureza do sequestro e Olívia fala que levaram Tyler por outro motivo e que o dinheiro é apenas uma distração e que precisam armar uma cilada.

Walter encontra um ursinho que emite um ruído que será utilizado para neutralizar a capacidade de controle mental dos 'sequestradores'. E Peter ironiza isso, como se esperasse uma solução mais genial e criativa por parte de Walter, que não gosta nem um pouco da piada de Peter. 


O ursinho de pelúcia que Walter deseja usar para combater bandidos que teriam o poder de controle da mente. 
Olívia e Walter orientam a equipe do FBI que irá atuar na tentativa de encerrar o sequestro. Peter o ajuda, dizendo aos agentes que os fones de ouvido que eles irão usar irá impedir que os sequestradores usem o som para controlá-los. Logo, diz Walter, os agentes não poderão retirar os fones, do contrário eles irão morrer. Neste momento, Peter fica contente com a capacidade que Walter demonstra de orientar corretamente aos agentes do FBI.

No local e horário marcados, o pai de Tyler está pronto para entregar a maleta com o dinheiro, mas o 'sequestrador' não trás o adolescente junto com ele, pega o dinheiro e tenta fugir. O seu parceiro também tenta fugir com o carro em que chegaram, mas é perseguido pelos agentes do FBI e acaba se acidentando. O outro vendedor de carros é perseguido por Olívia, que o encontra tentando se matar com uma arma e que pede por ajuda, pois claramente ele não está no controle de suas ações.  

Porém, na confusão toda, Peter acaba sendo controlado pelo verdadeiro sequestrador, que é Tyler, que está com a maleta de dinheiro, e que usa o seu poder de controle mental para passar a dominar Peter, obrigando-o a fazer o que ele quiser. 

E os fones de ouvido, de fato, não funcionaram. Nem sempre o Walter acerta. E fica claro que os dois vendedores de carros usados não eram os sequestradores, mas Tyler.

Um dos vendedores diz para Olívia que Tyler é que controlou o comportamento dele e do seu amigo e fala que ela deveria rezar para que Peter não estivesse sob o controle do adolescente. Mas ele está e é obrigado a fazer tudo o que Tyler manda. E quando isso não acontece, o garoto usa do seu poder mental para castigar Peter, chegando quase a provocar um acidente de carro na estrada. Assim, Peter acaba sendo forçado a colaborar com o seu sequestrador. E Peter diz uma verdade para Tyler quando fala que ele é um 'filho da mãe'.

Olívia mostra uma foto de Peter no carro, sob o domínio de Tyler, e informa Nina de que este é quem possui o poder mental e pode controlar e obrigar outras pessoas a fazer o que ele deseja. Nina diz que não sabe como isso é possível... (não é bem assim...) e diz que o Dr. Carson tem colaborado com projetos na área farmacêutica e que em um deles usa simuladores de vôo de caças em que realiza testes nos quais os pilotos recebem drogas que intensificam as suas ondas cerebrais e que são lidos pelos elétrodos que tem no capacete. 

Walter pergunta  se o filho dele tem acesso a tais drogas e o Dr. Carson diz que levou algumas amostras para casa, a fim de realizar suas pesquisas, e que o filho dele pode ter descoberto as mesmas. 

No carro, enquanto Peter dirige, Tyler olha para a foto de uma mulher mais velha e que está relacionada a todos os seus atos. Peter começa a conversar com Tyler e questiona até onde vai o poder dele, como ele desenvolveu essa habilidade e percebe que o adolescente tem uma 'birra' com o seu pai. Daí, Peter pergunta se Tyler pensa que é o primeiro garoto a ter esse problema, o que é uma referência direta aos problemas de relacionamento que teve com Walter antes deste ser internado no St. Claire's. 

Na Massive Dynamic, Walter discute com o Dr. Carson, que diz que as drogas usadas pelos pilotos em simulações de vôos eram para funcionar apenas em sistemas de computador, não em outros seres humanos. Mas Walter contesta, dizendo que o cérebro é um computador orgânico e como o organismo de Tyler está repleto de hormônios, que afetam seus neurotransmissores, isto abre caminho para a assimilação de químicos psicoativos. E o Dr. Carson confirma que o filho estava tomando psico-estimulantes. 

Walter diz que essa mistura toda forma um coquetel de controle mental. Aqui surge uma dúvida: Será que o Dr. Carson, sendo um cientista tão qualificado a ponto de trabalhar para a Massive Dynamic, não sabia disso? 

E Walter diz que em função da incapacidade do Dr. Carson de ser um pai decente o filho deste sequestou Peter. E daí ele parte para cima do Dr. Carson. O medo de perder Peter o deixa, assim, totalmente transtornado.

Com o uso do seu poder mental, Tyler domina e controla o comportamento de Peter. Depois iremos descobrir que a Massive Dynamic tinha culpa no cartório pelo poder que o adolescente desenvolveu. 
Durante a viagem na qual controla Peter, o carro é seguido por um veículo policial. Tyler manda Peter parar e o domina, com o objetivo de fazer com que ele mate o policial. Peter se despera e sugere que pode haver outro jeito de resolver a situação. Com isso, Peter é manipulado de maneira apenas a dar um golpe com a arma no policial, que fica inconsciente.

Olívia pede a Astrid que informe a polícia que se esta avistar o carro de Peter, então os policiais devem ficar dentro do raio visual de ação em relação ao veículo, mas que devem manter distância do mesmo e que Peter não é o alvo. E Broyles a informa que Tyler foi considerado como sendo uma ameaça à segurança nacional e que a 'Fringe Division' deve ficar de fora do caso, pois o garoto comprou duas passagens para a Costa Rica antes de sequestrar Peter e que, por isso, suspeita-se que ele deve estar trabalhando com algum parceiro estrangeiro.

É claro que Olívia irá ignorar toda essa baboseira e continuará atuando no caso, pois somente ela e os seus colegas de Divisão Fringe sabem o que está acontecendo, de fato, e tem consciência de que se o caso ficar com as Forças Especiais, Peter poderá ser um 'dano colateral', ou seja, poderá ser morto.

Walter diz para Olívia que não pode perder Peter novamente e ela responde que ele precisa descobrir uma maneira de 'desarmar' Tyler. Walter fala que Peter sempre o ajuda e que, naquela situação, isso não irá acontecer. E ele fica com medo de fracassar e, assim, perder o filho, o que o faria ficar com o sentimento de culpa. Nina também procura estimular Walter a encontrar uma solução para o caso (afinal, ela tem interesse direto na solução do mesmo, como ficará claro mais adiante no episódio). Daí, Walter diz que poderá usar um misturador para interferir nas transmissões de ondas betas de Tyler, o que o faria ficar inconsciente por alguns segundos. 

Astrid diz para Olívia que descobriram que Tyler estava usando o computador para pesquisar a respeito de mulheres que teriam morrido em acidentes de carros 20 anos antes e que uma dessas mulheres se chama Renee Davies. 

Tyler e Peter vão a uma boate, na qual Peter questiona o adolescente a respeito das suas ações, que resultaram em sequestro, extorsão e mortes. E Peter também pergunta o que o pai fez para ele. E o garoto explica que o pai mentiu para ele a vida inteira, dizendo que a sua mãe havia morrido, mas que isso era mentira. Ela estava viva e ele queria fazê-la voltar a viver juntos, reconstruindo a família.

Questionado a respeito de Renee, o Dr. Carson diz que ela é sua ex-esposa e mãe do Tyler. Segundo ele, Renee teria sido uma viciada em drogas e que, por isso, ela foi embora quando o filho ainda era muito novo e que para esconder a verdade do filho, a fim de protegê-lo, ele achou melhor inventar a história do acidente de carro. 

Na boate, Tyler diz para Peter que ele havia encontrado a sua certidão de nascimento e que havia o nome da mãe na mesma. Daí, ele pesquisou e descobriu que ela está viva e que mora em Maryland e que deseja reconstruir a sua família. Peter diz que as pessoas que ele matou também tinham famílias. O garoto não gostou do que ouviu e usa do seu poder mental para castigar Peter. 


Tyler usa do seu poder mental para se divertir um pouco... 
No laboratório, Walter diz para Olívia que a sua ideia para deter Tyler é a de modificar um pulso eletromagnético a fim de atingir as ondas cerebrais do garoto, o que irá travar o cérebro dele, mas que isso será apenas por um curto período de tempo.

Tyler finalmente chega à casa de Renee Davies, que fica muito surpresa com a visita, mas que não demonstra muita felicidade com isso. Tyler diz para Renee que eles podem ficar juntos agora. Daí, o marido de Renee, Seth, aparece e Peter percebe que isso não é nada bom. Tyler faz com que Peter ande feito um andróide e pegue uma arma. 

Nisso, Olívia e Broyles chegam ao local e este último vê que Peter está apontando uma arma para Seth, que está ajoelhado. Broyles decide entrar na casa, mesmo sem a presença de Walter. É o chefe da 'Fringe Division' agindo para salvar a vida das pessoas novamente e, se necessário, se sacrificar para conseguir isso. 

Broyles atinge Tyler com um dardo, mas este consegue manter Peter sob o seu controle e faz com que o mesmo atire no chefe da 'Fringe Division', mas sem que isso resulte em sua morte.

Olívia entra na casa, pouco depois de Tyler fugir levando Peter junto. Olívia entra no carro em que estão Astrid e Walter e eles perseguem o veículo dirigo por Peter. 

Logo depois, Walter aciona o aparelho e o garoto fica momentaneamente inconsciente. Peter se aproveita disso e joga o carro na direção de um poste, provocando um acidente. 

Depois, Walter diz para Peter que ele é sempre mais engenhoso do que ele costuma reconhecer e o filho pergunta se ele deve receber isso como sendo um elogio. Tyler é sedado e é levado de volta para a Massive Dynamic. Broyles foi ferido no braço e Peter diz que ele teve sorte, pois Tyler queria obrigá-lo a atingir a cabeça do chefe da 'Fringe Division', mas que ele conseguiu desviar um pouco o tiro.

Olívia informa Peter que sem as drogas o garoto ficou sem o seu poder, mas que o mesmo não será julgado e nem condenado pelos crimes que cometeu. Enquanto isso, Walter faz crepes para Peter, o que é uma maneira dele demonstrar toda a sua felicidade por ter conseguido salvar a vida do mesmo. E Walter diz para Peter que a mãe deste, Elizabeth, fazia crepes também e que ela era uma mulher forte. 

No fim, vemos Nina Sharp se comunicando eletronicamente com William Bell e o informa a respeito do que aconteceu com um dos Tylers. Assim, ficamos sabendo que havia mais de um Tyler e que os mesmos eram resultados de um projeto da Massive Dynamic chamado 'Penrose-Carson' para criar pessoas dotadas do poder de controle da mente. 

O que aconteceu é que um dos Tylers demonstrou uma grande capacidade de controle mental, mas que eles somente ficaram sabendo disso porque um dos garotos (aquele que vimos no episódio) descobriu o nome da sua 'mãe de aluguel' e que o mesmo fez uma tentativa de se reconciliar com ela. 

A mãe de Tyler, Renee Davies, era uma ex-viciada em drogas. Com certeza, a Massive Dynamic recrutava as suas cobaias entre pessoas com este perfil, ou seja, marginalizadas, e que aceitavam se submeter a testes ou a colaborar com a empresa em troca de algum pagamento por essa colaboração. 

Enquanto Nina vai falando, vemos o Dr. Carson folheando um arquivo que mostra os outros Tylers, que moram com outras famílias. Em função disso, Nina decide suspender indefinidamente os experimentos relacionados aos Tylers. E ela finaliza dizendo que Bell tinha razão quando este dizia que o controle mental é possível, nas condições certas. Assim, apesar do que aconteceu, ela diz que o projeto pode ser considerado um sucesso.

Enquanto isso, vemos o Dr. Carson levando o Tyler assassino em um carrinho. E Nina se despede de Bell.

Fim.


Olívia para Walter: 'Por favor, diga que você tem algo melhor para detê-lo do que o que você está usando'. Essa foi boa... Mas Walter diz que isso é para evitar a leitura da sua mente por parte da Massive Dynamic. E é evidente que Olívia está preocupada com o que pode vir a acontecer com Peter.


Conclusão:

Este é mais um episódio que faz parte dos 'casos Fringe' e que está relacionado ao 'Padrão'.

E aqui, de fato, podemos considerar que a Massive Dynamic foi a grande vilã do episódio, pois os Tylers eram resultado de um projeto secreto da empresa de William Bell que visava desenvolver a habilidade de controle mental. E vemos que o mesmo foi bem sucedido. 

Assim, podemos concluir que tudo o que Nina e o Dr. Carson disseram neste episódio era mentira ou então era altamente suspeito, pois em nenhum momento eles informaram a 'Fringe Division' a respeito deste projeto. Além disso, Nina deseja, na verdade, usar a 'Fringe Division' para resolver o caso rapidamente, pois não interessava a ela e à Massive Dynamic que um Tyler ficasse por aí aprontando mil e uma e, assim, correr o risco de ver o seu projeto secreto ser revelado publicamente. 

O episódio também mostra, mais uma vez, o quanto Walter temia perder o filho que, de fato, não era seu, mas que ele havia criado como se fosse, e ao qual amava intensamente. O curioso foi ele dizer que o Dr. Carson não foi capaz de educar adequadamente ao filho, Tyler, sendo que o próprio Walter nunca foi um bom pai para Peter, de fato, a não ser depois que saiu do St. Claire's. Afinal, ele passava muito mais tempo no laboratório do que em casa, com Peter e Elizabeth. 

Mas a crítica de Walter ao Dr. Carson não deixa de ser uma forma dele próprio reconhecer, implicitamente, que se equivocou em relação a Peter e que deveria ter dado mais atenção ao filho quando este ainda era um adolescente.

Mas o seu trabalho, antigamente, era o mais importante para ele. 

Em 'Of Human Action' vemos que, quando é necessário, Broyles está disposto a correr os riscos necessários a fim de salvar a vida de outras pessoas, mesmo que isso signifique colocar a sua vida em risco. 

Neste momento do seriado, início da segunda temporada da série, este episódio parece não ter nenhuma conexão com as Mitologias de 'Fringe', mas quando assistimos a quarta temporada, em especial ao episódio 'Brave New World - Part 1' - 4X21) percebemos que não é bem assim, principalmente quando vemos o que o Olívia faz com Peter quando este luta com David Robert Jones no alto de um edifício. 

Qualquer dúvida a respeito, sugiro que vejam o episódio ('Brave New World - Part 1') e assistam à cena. É impossível não perceber a conexão existente entre os poderes de Tyler e Olívia. E não podemos esquecer que os poderes dos dois (Olívia e Tyler) foram desenvolvidos a partir de projetos concebidos e executados por William Bell.

Assim, nesta época, tal episódio não tinha conexão alguma com a Mitologia de 'Fringe'.

Mas o próximo ('August'), que é um ótimo episódio, será diferente. Ele será total e inteiramente mitológico. 

O Observer aparece, mas bem escondido, neste episódio, na cena em que os policiais se dirigiam, em alta velocidade, ao topo do edifício.  


Frases e Diálogos:


1) Walter: Que tédio. Não há cadáveres na cena do crime. Nem comida. 

2) Ah, qual é. Este é o motivo? Uma espécie de vingança contra seu pai? Você acha mesmos que é o primeiro garoto cujo pai não o achava bom e inteligente o bastante? Pegue uma senha. 

3) Dr. Carson: Mas não faz sentido. Mesmo se Tyler tivesse tomado as drogas, elas foram criadas para funcionar em sistemas de computador, não em outros seres humanos. 
Walter: O cérebro é um computador, doutor. É um computador orgânico. Pode ser sequestrado como qualquer outro.

4) Olívia (falando sobre Tyler, para Walter, que está usando um chapéu de papel alumínio): Por favor, diga que você tem algo melhor para detê-lo do que o que você está usando'. 



Informações Adicionais:

Audiência:

Data de Exibição nos EUA:

Diretor:

Roteiro:

Glyph Code: ARRIVE (Chegar).



Músicas tocadas no episódio:

http://www.tunefind.com/show/fringe/season-2/4918

Nenhum comentário: