sábado, 21 de março de 2015

'Fringe' - Comentando o episódio "Night of Desirable Objects" (2X02) - Marcos Doniseti!

'Fringe' - Comentando o episódio 'Night of Desirable Objects'  (2X02) - Marcos Doniseti!


Olha o Observer aparecendo bem lá no fundo da imagem...

Este é, segundo a opinião de vários fãs de 'Fringe', um dos episódios mais fracos da série. Porém, a série era tão boa que mesmo em um episódio de qualidade inferior ainda sim temos várias cenas e diálogos bastante interessantes.

Além disso, o episódio também marca a estréia de um novo personagem, ao qual irá colaborar com Olívia em sua recuperação.

Sem falar que veremos que Olívia sofrerá com alguns dos efeitos da sua viagem ao Universo Paralelo.

Bem, vamos começar com os comentários e observações a respeito do episódio, então.

Ele começa com um funcionário (Raymond) de uma empresa sendo puxado para baixo da terra por algo que ele não sabe o que é nem consegue ver... e um pouco antes ele viu um corvo em um espantalho... O corvo é um símbolo do azar e da morte. As duas coisas atingirão esse funcionário, que será morto por um ser que parece ser mais uma aberração da natureza, mas que na verdade não é nada disso, sendo mais um produto da ação humana.

Peter vai até o hospital, de onde Olivia está saindo. E temos um diálogo com algumas brincadeiras típicas de quem já se sente próximo um do outro. E Olívia deixa claro que deseja sair rapidamente do hospital, pois não gosta de ficar 'à toa'. Quando ela entra no carro, Peter olha em volta, para ver se está tudo bem, desconfiado de que o metamorfo (que agora tem a aparência de Chalie) possa estar por perto. 

Broyles informa Peter que o FBI autorizou tudo o que Peter pediu (em troca do aparelho que pegou do metamorfo), inclusive uma nova casa para ele e Walter. Peter informa Broyles a respeito de um caso em que seis pessoas desapareceram, em um prazo de dois meses, em uma pequena cidade da Pensilvânia. E quando o chefe da 'Fringe Division' pergunta a Peter sobre Olívia, este apenas diz que esta ficará bem. 

Ele autoriza a investigação do caso e diz para Peter 'ficar de olho em Olívia'. É claro que ele fará isso e com o maior prazer... Não precisava nem pedir isso, né, Broyles?

Olívia chega ao laboratório e vê Walter e Astrid recriando o seu acidente de carro. 

Nisso, Walter diz para Olívia que ela desapareceu por uma hora do seu carro quando ocorreu o acidente e sugere que ela tenha viajado para outro Universo, aproveitando para explicar a respeito da teoria dos Multiversos da Física Quântica 

Obs: Atenção, isso não é Ficção Científica... Essa teoria foi criada em 1954, pelo físico dos EUA chamado Hugh Everett. 

Walter continua, dizendo que em todos estes Universos existe uma versão diferente de cada um deles (Walter, Olívia, Astrid...), mas com cada uma delas sendo ligeiramente diferente das demais, pois elas fizeram escolhas diferentes em suas vidas. Olívia diz para Walter que foi para algum lugar e que conversou com alguém, mas que não se lembra de nada, mas Walter responde dizendo que talvez ela se lembre com o passar do tempo. E ele também diz que não sabe o que teria feito se Olívia tivesse, mesmo, morrido.

A maneira como o relacionamento entre Walter, Peter e Olívia se desenvolve, nesta segunda temporada, já é, literalmente, o de integrantes de uma mesma família. 

Walter também diz que Olívia parece estar bem, pois viajar para uma realidade alternativa gera algumas consequências. E algumas delas a Olívia já irá sentir neste episódio. Peter convida Olívia para 'um passeio', ou seja, investigar o caso de Lansdale. Na viagem, vemos a sequência de cores 'verde, verde, verde, vermelho' no pneu esquerdo dianteiro do veículo no qual eles estão. 

A sequência de cores 'verde, verde, verde, vermelho' aparece quando Peter, Walter e Olívia viajam para Lansdale. E geralmente ela não é anúncio de boas novas, não. 
Chegando ao local, vemos o Xerife Golightly (não é por nada, não, mas que nome ridículo é esse, hein?). Já não bastava o Xerife ser careca e ver Walter fazendo piadas a esse respeito por um bom tempo (a frase 'Somos vítimas da nossa cadeia genética. Você não teve sorte com a sua' é hilária... só o Walter para dizer algo assim) e ainda arranjaram um nome horrível para o Xerife.

O Xerife Goli...alguma coisa informa que o número de vítimas aumentou para sete, mas que eles somente vão poder analisar o local do crime depois que os peritos terminarem o seu trabalho. Walter volta a fazer piada sobre a careca do Xerife, que parece notar que ele não é tão normal quanto os outros.

O Xerife mostra os arquivos do caso, mas questiona Olívia do motivo do FBI estar tão interessado no mesmo. Neste momento, ela ouve, nitidamente, o som de um mosquito, num tom bem mais forte do que o normal. Olívia não consegue responder ao Xerife, mas Peter quebra o galho dela, puxando conversa com o Xerife a respeito de iscas de pescaria, e acaba convencendo-o a entregar os arquivos. 

Olívia telefona para o Charlie metamorfo, que parece estar passando mal, avisando que lhe enviará os arquivos. Ele vai até a loja de máquina de escrever e vai até a sala dos fundos para escrever e enviar uma mensagem ao Universo Paralelo, na qual diz que Olívia confia plenamente nele e aguarda novas instruções.

Peter pergunta a Walter 'como está indo' e o mesmo responde: 'Planejo urinar em 23 minutos'. Quem, além de Walter, responderia a essa pergunta desta maneira? Ninguém mais, é claro. Mas, ele descobre que as pessoas mortas ficaram paralisadas devido a uma substância química, na qual temos o DNA humano, mas que a mesma indica uma mutação. 

Olívia estranha que um morador de Lansdale, Andre Hughes, vai sempre à casa de famílias que perderam algum parente. 

Obs1: Na cena em que Peter e Olívia estão no escritório do Xerife Goli@#&+, vemos um peixe na parede e no mesmo aparece o mesmo símbolo que vimos no 'Pilot', no caiaque, e que lembra uma letra A com um lado mais curto. Alguém sabe o significado deste símbolo? 

Obs2: Quando Charlie metamorfo entra na loja de máquina de escrever, também vemos novamente o padrão de cores 'verde, verde, verde, vermelho'. 


O Charlie metamorfo se comunica com o seu chefe do Universo Paralelo por meio de uma máquina de escrever que 'nunca foi fabricada'. 

Enquanto isso, o funcionário que foi puxado para debaixo da terra vê que há uma série de outros corpos no local em que está e vemos que o mesmo se localiza na propriedade de Hughes, para onde vão Peter e Olívia. Na casa de Hughes, Olívia percebe, graças ao aumento da sua capacidade auditiva provocada pela viagem ao Universo Vermelho, que há mais alguém na casa e que Hughes, portanto, está escondendo alguma coisa.

Olívia diz para Peter distrair Hughes, enquanto vai para o quarto de cima da casa, onde encontra um pequeno laboratório, inclusive com a tabela periódica dos elementos afixada na parede do recinto. No local, Olívia está com os seus sentidos bastante aguçados e quando ouve o barulho de alguém entrando no quarto ela atira e, assim, quase mata Peter, que não faz uma das suas melhores expressões. 

Hughes é levado para o FBI, onde é interrogado por Olívia, enquanto Peter informa Broyles a respeito do mesmo. Hughes confirma que é médico e diz que visita as famílias das vítiamas apenas para ajudá-los e que a sua esposa morreu durante o parto do seu filho, há 17 anos. Hughes diz que, por cinco minutos, ele teve um filho. 

E ele rejeita o pedido de Olívia para ter uma amostra do seu sangue e mais adiante no episódio nos descobriremos o motivo disso, mas Broyles diz que pedirá um mandado para conseguir a amostra. Ele também pergunta a Peter sobre o fato da arma de Olívia ter disparado, mas este diz que foi apenas uma 'falha'. Broyles olha para o Peter com aquela expressão de 'me engana que eu gosto'. Broyles manda Amy Jessup ir até a casa de Hughes, enquanto Olívia passa por um exame médico. 

Quando este termina, Nina Sharp visita Olívia e sugere que ela procure por Sam Weiss, que a ajudou muito a se recuperar da notícia de que ela estava com câncer, dizendo ele também poderá ajudá-la. 

Amy Jessup vai até a casa de Hughes, onde vê um bilhete do padre dizendo que a esposa (Eveline)  o filho dele estão com Deus. 

Enquanto isso, Peter informa Walter e Astrid que é possível que Hughes tenha matado a esposa e o filho há 17 anos e Walter diz 'Finalmente, uma boa notícia', pois até então ele não tinha tido a chance de examinar um único corpo, mesmo tendo ocorrido sete mortes. Somente Walter, mesmo, para dizer que a morte de alguém é uma boa notícia...

John Savage interpreta Hughes, que teve um filho há 17 anos e que o protege mesmo com ele sendo um ser incomum, usando ainda dos seus conhecimentos científicos para salvá-lo. Assim, não foi à toa que Walter se identificou com Hughes. O tema deste episódio é, portanto, o amor paterno, algo que Walter conhece muito bem. 

Quando desenterram os corpos de Eveline e do filho, o corpo deste não é encontrado no caixão e há um buraco no mesmo. E ainda há um outro buraco embaixo da terra, dando acesso a um túnel. Olívia diz que é preciso interrogar Hughes, mas quando chega ao FBI, onde ele estava preso por ordem de Broyles, o mesmo já havia cometido suicídio.

Quando Walter analisa o corpo de Eveline, ele descobre que ela tinha uma doença que a impedia de procriar. Mas Peter diz que ela conseguiu fazer isso e que o menina saiu do caixão. Daí Walter fala sobre um túmulo de um menino que não está dentro dele. Ele claramente está se referindo à cena que vimos no episódio final da primeira temporada ('There's More Than One Of Everything' - 1X20), quando vimos Walter visitar o túmulo de um Peter Bishop. 

Olívia e Broyles conversam quando saem do FBI e escuta uma conversa que acontece há uma boa distância, em pleno estacionamento da agência e, daí, ela se lembra do que aconteceu na casa de Hughes e no escritório do Xerife. Logo depois ela comenta isso com Walter, Peter e Astrid e diz ter certeza de que há mais alguém vivendo na casa de Hughes e Peter completa dizendo que talvez esse ser esteja vivendo embaixo da terra. 

Walter e Peter descobrem que Hughes alterou o bebê de Eveline enquanto ele ainda estava no útero, misturando seu DNA ao do escorpião e ao do rato-toupeira, o que permitiu que ele fosse gerado por uma mãe que, em condições normais, não teria como ter um filho e tivesse adquirido condições de viver embaixo da terra e de capturar as suas vítimas, paralisando-as e matando-as. 

Astrid diz que isso é doentio mas para Walter Hughes fez um trabalho brilhante, porque criou um super-bebê capaz de viver em um ambiente inóspito. Essa diferença de opiniões expressa as diferenças existentes entre uma pessoa comum (Astrid) e a de Walter, um cientista que se concentra na característica de inovação do trabalho científico feito por Hughes. Mas Walter também diz isso porque ele compreende o que Hughes fez, ou seja, ele se identifica com Hughes porque este usou os seus conhecimentos científicos e alterou a própria natureza, misturando DNA humano com o do escorpião e o de um rato-toupeira para fazer com que o seu filho pudesse viver. 

Esta foi mais uma dica que vimos na série a respeito do que Walter havia feito no passado. 

O Xerife de Lansdale, que havia delimitado a casa de Hughes como um local de crime, acaba sendo mais uma vítima do 'super-bebê Hughes'. Peter e Olívia chegam ao local, vêem o carro do Xerife e procuram por ele, mas não o encontram, é claro. Depois, eles acabam achando o acesso a um túnel, que permite chegar até o local em que vive o 'super-bebê', que ataca Olívia e Peter, porém estes conseguem matá-lo. 

Depois, descobre-se que Hughes havia cavado armadilhas por toda a sua propriedade, a fim de ajudar o seu filho. E daí, conversando com Charlie metamorfo, Olívia faz uma pergunta que poderia muito ser utilizada em relação a Walter: 'Já imaginou viver com um fardo desses? Quando tudo que queria era um filho?'. Depois, Olívia fala que talvez não consiga se lembrar do que lhe aconteceu no Universo Paralelo, com quem conversou no mesmo e o que foi dito para ela. Ela continua confiando em Charlie, pois ela desconhece que o seu verdadeiro amigo foi morto e que está conversando com um metamorfo. 

Peter conta uma história sobre um garoto de 11 anos (ele mesmo, é claro) que desejava pescar com o pai, mas que este não apareceu. Walter não percebe que Peter fala dele e ambos combinam de ir pescar juntos. Astrid sorri com a cena, afinal ela já viu brigas feias entre os dois ali mesmo no laboratório.


Este é o primeiro episódio em que temos a participação de Sam Weiss, que irá ajudar Olívia a se recuperar dos efeitos da viagem ao Universo Paralelo. 
Enquanto fica na banheira, Olívia percebe que está conseguindo ouvir as conversas dos apartamentos vizinhos. Depois disso, ela se convence a seguir a sugestão de Nina e procura por Sam Weiss, que é o proprietário de um Boliche, e que lhe pergunta se ela está tendo enxaquecas. Ela diz que não, mas Sam fala que as terá e também pergunta se ela 'calça 38'?.

Depois, vemos o Charlie metamorfo informando ao Universo Paralelo, que Olívia esteve no mesmo, mas que não se lembra dos detalhes, recebendo a ordem para ajudá-la a se lembrar. 


Links:

Teoria dos Muito Mundos de Hugh Everett:

http://ciencia.hsw.uol.com.br/universo-paralelo1.htm


Conclusão:

Mesmo sem estar no mesmo nível de outros episódios da série, 'Night of Desirable Objects' mostra, pela primeira vez, quais foram os efeitos da viagem que Olívia fez ao Universo Paralelo, com a sua audição estando bastante ativa, fazendo com que ela ouça conversas a longa distância, inclusive as dos seus vizinhos. 

Ele também mostra, claramente, que Walter, Peter e Olívia já se comportam como membros de uma família e que confiam um no outro. 

E a trama desenvolvida mostra, claramente, tudo o que um pai é capaz de fazer para ajudar a salvar um filho. Não foi à toa que Walter disse que o trabalho de Hughes foi brilhante, pois ele compreendeu que o mesmo usou dos seus conhecimentos científicos para mexer nas leis da natureza e, assim, poder salvar o próprio filho. O amor paterno foi o verdadeiro tema deste episódio. 

O episódio também acrescenta mais algumas informações ao relacionamento entre Peter e Walter quando o primeiro era um adolescente. Peter tentava se aproximar do pai, mas este ficava inteiramente concentrado em seu trabalho, não tendo tempo sequer para ir pescar com Peter.

Além disso, temos a participação, pela primeira vez, de Sam Weiss, que ajudará Olívia a se recuperar dos efeitos da viagem ao Universo Vermelho e vemos que o Charlie metamorfo recebeu ordens de ajudar Olívia a se lembrar de tudo o que lhe aconteceu quando ela esteve lá. 


Frases e Diálogos:

1) Olívia: o que foi? 
Peter: Estou procurando a espada ninja oculta (falando sobre a bengala que Olívia terá que usar por uns tempos). 

2) Walter: Por mais que eu tente, não consigo fazer a rã desaparecer.
Astrid: Estamos fazendo isso há cinco horas.
Walter: Ciência é paciência. 
Astrid: E também é pegajosa (segurando a rã). 

3) Walter: Somos vítimas da nossa cadeia genética. Você não teve sorte com a sua (para o Xerife careca).
Peter: Sinto muito, peço desculpas pelo meu pai. 

4) Walter: É de arrepiar os cabelos da nuca (novamente, fazendo piada com a careca do Xerife). 
Xerife: O ar?
Walter: Isto (mostrando as evidências). 

5) Walter: É um mistério fresco, cheio de possibilidades. Quem sabe aonde pode nos levar?


O criminoso deste episódio é um 'super-bebê' alterado geneticamente pelo próprio pai, um cientista brilhante.  

6) Peter: Como está indo, Walter?
Walter? Planejo urinar em 23 minutos.
Peter: Bom saber. 

7) Walter: Todos somos mutantes. O extraordinário é que a maioria de nós parece ser normal. 

8) Peter: Era a Olívia. A agente Jessup disse para ela que Hughes pode ter matado a esposa e o filho há 17 anos.
Walter: Finalmente, uma boa notícia. Deduzo que podemos desenterrá-los. Não tive nenhum corpo para examinar. Sete pessoas desaparecidas e nenhum corpo.

9) Astrid: O que eu perdi?
Peter: O bebê dos Hughes. Ele o alterou. Dentro do útero, para sobreviver ao lúpus da mãe.
Astrid: Certo, isso é doentio.
Walter: Isso é brilhante. Ele criou um super-bebê. Um bebê capaz de sobreviver no ambiente mais inóspito. 


Informações Adicionais:

Audiência: 5.730.000;

Data de Exibição nos EUA: 24/09/2009;

Diretor: Brad Anderson;

Roteiro: Jeff Pinkner e Joel Wyman.


Nenhum comentário: