sexta-feira, 13 de março de 2015

'Fringe' - Comentando o episódio 'The Road Not Taken' (1X19) - por Marcos Doniseti!

'Fringe' - Comentando o episódio 'The Road Not Taken' (1X19) - por Marcos Doniseti!


Pela primeira vez em "Fringe" vemos cenas do Universo Paralelo ou Vermelho. E a frase 'He is Here' refere-se a um importante personagem da trama e que irá aparecer no episódio seguinte, o último da primeira temporada da série.

O episódio começa com Broyles fazendo um resumo dos casos investigados pela 'Fringe Division' nesta primeira temporada e explica que os ataques biológicos que ocorreram foram obra de uma organização terrorista chamada ZFT, que promove a destruição com a utilização de tecnologias avançadas e que está se preparando ou querendo provocar uma guerra. A ZFT tem um manifesto, cuja cópia é entregue aos membros da divisão que irão investigá-la.

Ele também informa que as investigações feitas até aquele momento apontam para o fato de que a ZFT é financiada pelo dono da Massive Dynamic, William Bell. E ele designa Olívia e Charlie para comandar a investigação sobre o homem mais rico do mundo.

Enquanto isso, uma mulher entra em um ônibus, querendo ir até o hospital mais próximo, mas começa a se sentir mal, desce do mesmo e, em plena rua, o seu corpo se incendeia totalmente e explode.

Peter vê Walter folheando o manifesto da ZFT e o questiona a respeito, pois seu pai já o leu pelo menos uma doze vezes. Daí, Walter mostra para Astrid e Peter que o manifesto foi escrito em uma máquina de escrever que pertencia a William Bell, mas ele não acredita que seu velho amigo esteja por trás da ZFT dizendo que 'Ele era ambicioso, egoísta e temperamental. Mas não era um louco.' e afirma que Bell não faria o que a ZFT faz e que havia um capítulo sobre 'Ética' e que o mesmo está ausente do manifesto da ZFT. E que isso provaria que o responsável pelos crimes da ZFT é outra pessoa, mas não William Bell.

Na verdade, Walter não está preocupado apenas em absolver Bell, mas a ele mesmo, pois ele sabe que trabalhou junto com Bell e que ambos são responsáveis por tudo isso que está acontecendo agora. Walter teme a confirmação de que ele é tão culpado quanto Bell, mas ele não quer admitir tal fato, é claro. 

Walter também diz que o manifesto do ZFT foi escrito por William Bell naquele laboratório e que a versão original do mesmo está guardada ali mesmo e que irá provar isso para Peter. 

Walter, Peter, Charlie e Olívia vão ao local onde a mulher se incendiou e ela vê dois corpos em vez apenas um. Isso é mais um sinal de que o cortexiphan está ativo em Olívia, fazendo com que os poderes dela possam ser utilizados por ela, mesmo que involuntariamente. 

Nina Sharp fica sabendo da investigação do FBI e vai conversar com Broyles, para o qual diz que Bell é inocente e que ele está perdendo o seu tempo em investigá-lo. Mas Broyles não recua e dá continuidade à investigação. E Walter analisa o corpo da mulher que morreu incendiada.

E daí temos uma das cenas mais interessantes do episódio, quando Olívia entra no escritório de Broyles, mas nota que o mesmo está diferente e comenta isso com ele, que estranha o comentário dela. Depois, ao conversar sobre o caso, ele mostra uma foto com os corpos carbonizados de duas pessoas e não de apenas uma. Logo depois, Olívia está novamente no escritório de Broyles, mas o mesmo está completamente alterado e o seu chefe também está usando uma outra roupa. 

A razão disso será revelada mais adiante no episódio. 

Sanford Harris entra no escritório de Broyles de forma repentina e falando com a educação e sutileza habituais (ou seja, nenhuma) e manda a 'Fringe Division' parar de investigar Bell e a Massive Dynamic, que é a maior prestadora de serviços do Departamento de Defesa (ou seja, do Pentágono). Mas depois que Harris vai embora, Broyles diz para Olívia continuar com a investigação. Broyles deixou de respeitar Harris há muito tempo e literalmente ignora as ordens vindas do mesmo. 


Uma mulher começa a se incendiar em plena rua... Este será mais um caso que envolve o passado de Bell e Walter, bem como a ZFT. 

Em uma sequência que se passa no laboratório, Astrid diz para Walter que ao trabalhar com ele, ela acabou se acostumando com muitas coisas. E ele diz que o manifesto deve estar escondido em seu arquivo e que, no passado, ele fazia isso para impedir que seus segredos fossem descobertos, mas que não pensava que estaria escondendo os mesmos dele próprio. E Astrid consegue identificar a vítima incendiada, que se chama Susan M. Pratt e que ela mora em Nova York. 

Charlie e Olívia vão até a casa dela e Olívia percebe que Susan tinha uma vida solitária. Vemos também um close da biblioteca de Susan, que tem vários livros que podem ser identificados, tais como 'Childhood's End' (O Fim da Infância, de Arthur C. Clarke,  famoso escritor de ficção científica), 'The Peter Prescription' (de Laurence J. Peter), 'The Hollow Earth' (A Terra Oca, de John Barrowman), 'The Biological Time Bomb' (de Gordon R. Taylor) e 'The Power Elite' (de C. Wright Mills). 

Charlie pergunta para Olívia se havia algo de errado com ela e a descreve como sendo 'uma mulher bonita, no auge da vida, nenhuma evidência de namorados, nem de amigos, para falar a verdade, não me parece normal'. Afinal, ele estava falando sobre Susan ou a respeito de Olívia? 

Afinal, a descrição que ele faz se encaixa muito bem nesta. Olívia responde dizendo que isso depende da definição que se dá para a palavra normal. Olívia encontra um cheque de US$ 30000 para Susan, por parte de Isaac Winters, e Charlie mostra o banheiro da casa dela totalmente incendiado.

Olívia vai ao laboratório e encontra Peter e Walter, aos quais informa que na casa de Susan já havia ocorrido outros incêndios e o genial cientista sugere que ela tinha o poder de provocar incêndios, mas que Susan não saberia como controlar esse poder, o que fazia com que a energia que ela liberava se voltasse para dentro, o que resultou na sua morte. 

Logo, Susan também tinha o poder de incendiar outras pessoas, mas Walter diz que ela não sabia como fazer isso. Olívia pergunta se Susan nasceu com essa habilidade ou se alguém fez algo com ela que a dotou deste poder. 


Olívia enxerga dois corpos carbonizados, enquanto os demais vêem apenas um... O motivo disso ficará claro neste episódio.

Charlie e Olívia vão ao escritório de advocacia no qual Isaac Winters trabalha, mas o escritório dele está fechado, mas ela o abre com uma técnica que aprendeu convivendo com Peter e Charlie, que age sempre dentro das regras e da lei, brinca com ela dizendo 'Se formos pegos, eu não a conheço'. 

Na secretária eletrônica, há uma mensagem de Susan Pratt para Isaac Winters e ela diz que algo aconteceu após a realização 'dos testes' e que não sabe o que está ocorrendo com ela. 

Winters é um advogado que usa óculos e foi uma pessoa com essa descrição que tirou Nick Lane do sanatório em que ele se encontrava internado. Portanto, Winters é quem está ativando os cortexiphados. Ele ativou Nick e, agora, ele fez o mesmo com Susan, que também foi submetida aos testes com o cortexiphan quando era criança, tal como aconteceu com Olívia, que também está com os seus poderes ativados. E esta também deve ter sido ativada por Winters. Portanto, este está fazendo o trabalho de ativar todos os cortexiphados, pois a guerra com o outro Universo está se aproximando.

Quando Olivia sai do escritório de Winters, ela tem a visão de vários edifícios incendiados (e também vemos a inscrição 'He Is Here' em um deles). Daí, Charlie aparece, chamando-a, e a imagem se modifica e os edifícios estão normais, sem nenhum sinal de fogo. Logo, tudo já apontava, neste momento, para o fato de que Olívia foi ativada e que ela possui o poder de ver o Universo Paralelo, bem como de atravessar para o mesmo, mas isso está acontecendo sem que ela saiba como, pois tal como Nick e Susan, ela não tem o controle destes poderes. 

Quando vai ao laboratório e encontra Walter e Peter, e conta para ambos o que está acontecendo com ela (algo que, agora, ela faz com naturalidade, o que não acontecia no início do seriado, quando resistia a contar algo para eles) o primeiro pergunta se ela não está usando drogas... Ela diz que não e que se sente como se estivesse enlouquecendo. 

Walter sugere que Olívia tenha passado por um atípico 'Deja Vu' prolongado e que este seria uma visão momentânea do outro lado, de um outro Universo, e diz 'Sentimos que estivemos em algum lugar antes porque, na verdade, já estivemos em outra realidade'. E este seria um outro caminho, 'a estrada que não tomamos'. 


Nesta cena, Walterr explica para Olívia o que acontece quanto tomamos uma decisão diferente e, assim, surge uma realidade alternativa. 

Olívia pergunta porque ela está tendo estas visões, mas Walter diz que não sabe. E ela o questiona se as visões não podem estar relacionadas com o fato de que ela foi testada com o cortexiphan quando criança.

É por aí, Olívia...

Agora, pode ser que não saiba, mesmo, mas no futuro veremos que Walter sabe e muito do motivo pelo qual isso está acontecendo com Olívia. Ele apenas não se lembra do que aconteceu. 

Olívia e Peter visitam Emmanuel Grayson, cujo site postou uma foto que mostra uma pessoa morta de forma semelhante à Susan Pratt. 

Durante a conversa, Grayson diz que tal pessoa morreu em Budapeste, na Hungria, três semanas antes, e que William Bell é o responsável pela mesma. Ele diz que Bell fundou a Massive Dynamic para continuar com as suas experiências e, assim, poder fugir ao controle do governo e ficar impune e que entre estas atividades está a realização de testes secretos com drogas e que a pessoa morta na Hungria foi submetida a tais testes. Grayson também diz que Bell está ativando estas pessoas que foram testadas anteriormente e que, em alguns casos, o resultado é positivo e em outros não, provocando algumas mortes. E o objetivo disso tudo seria criar super-soldados. 

Até aqui o relato de Grayson parece que pode ser levado a sério e que o mesmo é totalmente coerente com a trama da primeira temporada de 'Fringe', mas depois Grayson diz ser o filho de Sarek, ou seja, Spock. Daí, Peter percebe que o sujeito é 'meio maluco' e que lhe deseja 'vida longa e próspera'...


Algumas das cenas deste excelente e importante episódio. 

Porém, depois disso a própria Olívia considera que parte do que Grayson falou pode ser levado a sério, como a parte em que ele comentou a respeito dos testes com drogas. Depois ela diz que sempre vê dois corpos em suas visões e que se pudesse voltar ao Universo Paralelo talvez ela pudesse descobrir de quem é o outro corpo. 

Logo depois disso, Sanford Harris aparece e provoca uma forte discussão com Olívia por exigir que ela faça uma avaliação psicológica, o que a deixa muito tensa e nervosa. Como resultado justamente dessa tensão emocional, Olívia atravessa novamente para o Universo Paralelo e no mesmo ela descobre que o outro corpo que ela vê pertence à irmã de Susan, que se chama Nancy Lewis.

E Peter foi extremamente irônico com Sanford, quando lhe disse que era sempre um prazer vê-lo... Harris percebe a ironia provocadora de Peter, mas decide ignorá-la. 

Olívia e Peter vão atrás de Nancy, mas Winters chega antes e a sequestra. No apartamento dela, Peter nota que o vidro da janela derreteu e Olívia o questiona se ele pensa que Nancy também teria o mesmo poder da irmã falecida. Walter e Astrid também vão ao local e ele vê uma foto de Nancy e comenta que já a viu anteriormente. E isso não é nada bom, certo? Afinal, geralmente, quando isso ocorre, significa que tal pessoa já foi uma cobaia de Walter em algum teste feito há muito tempo atrás. 

Peter usa um aparelho que reconstrói áudio para ler um pedaço do vidro derretido pela ação de Nancy, como se o mesmo fosse um disco. Assim, será possível ouvir a conversa que Winters teve com a sequestrada e o que foi dito na sala. Essa tecnologia, em estágio muito mais avançado, é claro, irá aparecer novamente na quinta e última temporada da série. E é possível também ouvir o momento em que Winter telefonava para alguém, o que Olívia usa para discar para tal pessoa. E quem atende a ligação? Sanford Harris. Este sai da sede da 'Fringe Division', após receber o telefonema de Winters, mas não percebe que será seguido por Olívia e Charlie. 

Sanford Harris vai a um armazém, onde Winters está tentando ativar os poderes de Nancy. Ele diz para Winters se apressar, porque 'ele' quer Nancy ativa. O 'ele', com certeza, é William Bell. Olívia, Charlie e outros dois agentes do FBI entram no armazém. Olívia vê imagens dela, Nick Lane e das duas irmãs (Nancy e Susan) afixadas numa parede. Winters atira em Olívia, mas esta o acerta primeiro e chega ao local em que Nancy se encontra. Porém, Harris a prende no local, junto com Nancy, que está ameaçando explodir. Nancy pergunta o que está acontecendo e Olívia explica que elas foram testadas quando eram crianças e que agora estão sentindo os efeitos disso (porque elas foram ativadas, é claro). Mas Olívia consegue fazer com que Nancy se concentre em Sanford, que acaba explodindo. 


Aqui, Nancy estava prestes a explodir, literalmente, e Olivia consegue fazer com que ela se concentre em algo... Como resultado, Sanford Harris acaba explodindo. 

Depois, vemos Walter e Peter em um restaurante, Olívia chega e conversa com o cientista genial, enquanto Peter vai ao banheiro. 

Na conversa, Olívia questiona Walter a respeito do que ele e Bell fizeram com ela e as outras crianças e informa que Susan e Nancy eram de Jacksonville (Flórida). Walter tenta jogar a responsabilidade pelos testes para Bell, mas ela diz que ele estava lá e sabia o que estava acontecendo. Olívia o questiona sobre o motivo de terem feito isso com elas. Ele responde que estavam tentando prepará-los para algo horrível que está para acontecer, mas que ele não sabe o que é, pois não consegue se lembrar. Ela insiste e Walter acaba chorando e diz que sente muito. Olívia o olha com ódio e desprezo e vai embora. Peter volta e o vê chorando, perguntando o que aconteceu, mas Walter fica em silêncio.

Nina Sharp visita Broyles e leva fotos de September, que está aparecendo com uma frequência muito grande,  o que significa que algo importante está para acontecer. E pelo tom com que ela fala, fica claro que se trata de algo muito ruim, com certeza. 

Quando Walter está ouvindo um disco de blues no laboratório e o mesmo termina de tocar, ele procura por outro e encontra o original do manifesto da ZFT. Walter lê um trecho do mesmo, no qual é dito que as crianças estavam sendo preparadas para proteger a Humanidade. 

Logo depois, aparece o Observador (September), que simplesmente diz 'Olá, Walter... É hora de ir'. E Walter sai do laboratório junto com September para um destino ignorado e incerto.

Nina Sharp chega ao seu edifício, entra no elevador, sai do mesmo após subir alguns andares e quando vai sair do mesmo acaba levando um tiro de um homem mascarado.

Fim.


Conclusão:

Esse excelente e importante episódio de 'Fringe' resume o que foi a primeira temporada da série, mostra que Bell está realmente ligado á ZFT, que uma guerra está se aproximando e que as crianças testadas com o cortexiphan (Olívia, Susan, Nancy, Nick Lane) estão sendo ativadas, pois a guerra tão esperada por tanto tempo está para começar.

Além disso, ficamos sabendo que Isaac Winters era o advogado de óculos que estava ativando as crianças cortexiphadas e que Sanford Harris trabalhava para a ZFT. Também fica claro que Walter teve um envolvimento muito maior com os testes feitos com as crianças do que ele gostaria de admitir, tanto que ele vivia falando que Bell não era louco, ou seja, ele estava tentando, na verdade, absolver a si mesmo, pois ele sabia que sua participação nos testes tinha sido significativa. 

E ao ser questionado sobre Olívia, ele não conseguiu se lembrar do motivo de ter feito os testes, embora logo depois tenha encontrado o manifesto da ZFT com as páginas que faltavam e no qual fica claro que as crianças estavam sendo preparadas porque em algum momento teríamos uma guerra e elas seriam as protetoras da Humanidade. 

E Olívia também começa a ter visões e a atravessar para o Universo Paralelo, pois ela também foi ativada por Winters e desenvolveu essas habilidades. Foi assim que ela descobriu que Susan tinha uma irmã gêmea, Nancy. 

Outra coisa que fica claro é que Nina Sharp não faz ideia, realmente, de quem é William Bell e do que ele está fazendo. Ela ainda parece guardar uma visão romântica de Bell, falando de alguém que, de certa maneira, não existe mais.

Este episódio avançou na explicação da trama envolvendo as crianças cortexiphadas, o papel de Walter nos mesmos, a atuação da ZFT e nos permitiu saber um pouco mais sobre quem é, de fato, William Bell. Assim, o episódio trouxe novas e importantes informações a respeito da trama que iria se desenvolver na série durante a segunda e a terceira temporadas. 



Frases e Diálogos:


1) Walter: Matéria é energia esperando acontecer.

2) Astrid: Sabe, Walter, trabalhando com você é incrível o tipo de coisa a que nos acostumamos.
Walter: Não é a primeira a dizer isto. 

3) Walter: Eu estava tentando esconder coisas porque tinha medo que alguém descobriria todos os meus segregos. Não pensei que esse alguém pudesse ser eu.

4) Walter: Tem certeza que não tomou LSD? Mescalina? Cogumelos psicodélicos?
Olívia: Eu não estava viajando, Walter. 

5) Olívia: Sinto como se estivesse ficando louca. 
Walter: Acho que não. Se estivesse enlouquecendo, não saberia que está acontecendo. Acredite em mim. 

6) Walter: Sentimos que estivemos em algum lugar antes porque, na verdade, já estivemos em outra realidade. 

7) Peter (para Sanford Harris): É sempre um prazer vê-lo, Senhor.

8) Olívia: Ele usou controle remoto para entrar.
Charlie: Acho que entraremos da forma antiga. 

9) Walter: Nossas crianças são as nossas melhores fontes. Precisamos acalentá-las e protegê-las. Precisamos prepará-las para que um dia elas possam nos proteger. 



Informações Adicionais:

Audiência: 9.250.000;

Data de Exibição nos EUA: 05/01/2009;

Diretor: Brad Anderson;

Roteiro: Akiva Goldsman, Bryan Burk, Jeff Pinkner e Joel Wyman.

Glyph Code: Vision.

Nenhum comentário: