sábado, 10 de novembro de 2012

'Fringe' – Walter, a origem do conhecimento e o possível confronto entre Peter e Olívia! - por Marcos Doniseti!

'Fringe' – Walter, a origem do conhecimento e o possível confronto entre Peter e Olívia! - por Marcos Doniseti!

Walter cria um 'Universo de Bolso', para proteger o plano de derrotar os Observers. 


Novo episódio mostra que Peter e Walter estão mudando e que se distanciam cada vez mais de Olívia e de Astrid.

Olívia conseguirá trazer Peter de volta, para viver ao seu lado? Ou Peter continuará se transformando em um Observador, até que não poderá mais modificar tal situação?


5X06: Thought The Looking Glass And What Walter Found There!


Este episódio trata, essencialmente, das mudanças pelas quais o ser humano passa e de como o mesmo se transforma em uma pessoa absolutamente insensível com relação aos destinos dos outros, usando-os como mero instrumentos para atingir os seus objetivos.

O diálogo final do episódio, entre Peter e Walter, é revelador a esse respeito e voltarei a comentar sobre o mesmo no final deste texto.

No começo do episódio (o melhor desta temporada, até o momento) Peter vê um vídeo holográfico de Etta. Olívia chega ao local e diz que ele deveria ter dito para ela que iria fazer isso. Isso mostra que eles irão enfrentar juntos o sofrimento provocado pela morte da filha.

Mas, quando Olívia pergunta para Peter o que é o curativo na base da sua nuca, ele diz que foi arranhado pelo Observer-prisioneiro, escondendo dela que colocou o chip do Observador nele mesmo.

Walter vai ao endereço citado na fita de vídeo. O curioso é que o número do apartamento para o qual ele se dirige é 413. E o episódio 4X13 de 'Fringe' é o 'A Human Better', no qual vimos que o Dr. Owen Frank fazia pesquisas genéticas com o objetivo de criar um ser humano mais evoluído. Seria esta uma mera coincidência ou é uma dica a respeito da origem dos Observers? Aliás, já escrevi vários textos aqui no blog a respeito desta possibilidade (ver links abaixo).

No apartamento, Walter segue as instruções contidas na fita de vídeo, dadas por ele mesmo, sobre como proceder para conseguir atravessar para o 'Universo de Bolso'.

Símbolos da série apareceram no episódio.

Ele diz que o 'Universo de Bolso' existe num estado interdimensional e nele as leis da física não se aplicam como em nosso Universo. Na fita, também vemos Walter se dirigindo, o tempo inteiro, ao mesmo Donald que os Observers prenderam quando o mesmo começou a pegar rochas na mina da Pensilvânia. Logo, Donald fazia isso a pedido do próprio Walter. Resta saber, afinal, quem é este Donald? Será este o seu nome verdadeiro? Afinal, Walter poderia usar um nome falso a fim de proteger a identidade dele.

Quando assistem à fita de vídeo, Peter, Olívia e Astrid não entendem o que aconteceu quando Walter desaparece (ele havia ultrapassado para o 'Universo de Bolso') e decidem ir até o apartamento.

Ao chegar no 'Universo de Bolso', Walter encontra Cecil, uma pessoa que foi parar ali de maneira absolutamente acidental quando ocorreu a invasão da Terra pelos Observers, em 2015. Cecil diz, para Walter, que isso aconteceu há apenas cinco dias, mas recebe a informação de que, na verdade, já se passaram mais de 20 anos.

Daí, Walter percebe que o tempo e o espaço ficam se repetindo indefinidamente neste Universo de Bolso e que, por isso, o tempo quase não passa, confirmando que as leis físicas, ali, são diferentes.

Com isso, vemos Walter e Cecil andando no teto, por exemplo.

E quando Cecil diz para Walter que 'não há nada do outro lado do muro', este duvida e diz que já esteve lá, mas que não se lembra disso.

Assim, estariam os fatos se repetindo, também, no Universo Azul, e não apenas no 'Universo de Bolso'? A diferença é que no Universo Azul isso se daria ao longo de bilhões de anos.

Gostei de um diálogo entre Cecil e Walter, que foi o seguinte:

'Cecil: Por um momento pensei que este lugar fosse o purgatório.
Walter: O que você fez para merecer isso?
Cecil: Me apossei de um apartamento que era de outra pessoa';

Quando chegam ao apartamento 413, Peter e Olívia seguem as dicas dadas por Walter na fita de vídeo e atravessam para o Universo de Bolso.

Gostei do comentário de Peter, quando este disse que o 'Universo de Bolso' parecia ter sido desenhado pelo Walter, quando este se encontrava 'chapado'. E Olívia concordou...

Notei que, no episódio, havia uma série de quadros pendurados nas paredes do 'Universo de Bolso', mas que todos estavam de cabeça para baixo. Um deles, era um auto retrato de Van Gogh (com chapéu de palha).

E neste episódio vimos, novamente, mais uma citação (em uma frase dita por Walter) a 'Alice no País das Maravilhas', de Lewis Carroll. Se bem que, no caso do 'Universo de Bolso', o mesmo parece ser mais um 'Walter no País dos Pesadelos'. Eta universozinho chato, sô!

Peter vê imagem holográfica de Etta e Olívia pede para fazer isso junto com ele. 

E, como sempre, Walter foi autor de mais uma ótima frase:

'Olívia: Esse é Donald, Walter?.
Walter: Não. É um efeito colateral. Este é Cecil'.

'Efeito Colateral'? Olha o 'velho Walter', o da fase pré-cirurgia do lobo temporal, aquele que desejava ser Deus, dando as caras aí... Aliás, isso é algo que ele mesmo irá perceber.

Na fita de vídeo, Walter diz que está buscando a 'maçã', ou seja, a origem de todo o conhecimento (olha o 'velho Walter' aí de volta...).

E na fita também vemos que ele encontrou o 'Observer-Criança' (do episódio 'Inner Child', da primeira temporada da série). Mas, quando Walter, Peter e Olívia entram no quarto com o símbolo da maçã na porta, o Observer-Criança sumiu, deixando Walter desesperado, pois sem o mesmo não será possível levar adiante o plano para derrotar com os Observadores.

Peter disse que os Observers desconhecem a existência do 'Universo de Bolso', senão já o teriam destruído, e que isso significa que o garoto está a salvo e que Donald poderia tê-lo levado para outro lugar.

Olívia encontra um rádio, mas quando volta para o Universo Azul ela vê que o mesmo só irá funcionar em uma única frequência. Teria o rádio sido deixado por Donald para, futuramente, entrar em contato com Walter? Não é de se duvidar. Esse rádio deverá voltar a aparecer nos próximos episódios, com certeza.

Afinal, quem é Donald? Será um personagem que já apareceu na série, mas ao qual Walter se refere usando um nome diferente, a fim de protegê-lo? Ou será algum personagem novo? Vá saber...

No fim, Windmark acaba sendo avisado da presença de Walter na Cedar Street, onde fica o apartamento 413, coloca o seu chapéu (seria uma fonte de poder? Não duvido...) e se dirige para lá com outros Observers e Legalistas.

Olívia, Peter e Walter são atacados pelos Observers, mas conseguem se salvar. E Olívia, quando ainda estava no 'Universo de Bolso', atirou no Observer, mas a arma não funcionou. Daí, ela atravessa para o Universo Azul, atira e mata o Observer. Isso aconteceu porque as leis físicas são diferentes nos dois Universos.

Mas o grande momento do episódio foi a luta entre Peter-Observer e outro Observador. Quando este viu que estava levando uma surra de Peter, percebeu que este havia 'se transformado' em um Observer e diz que ele, Peter, havia cometido um erro e que o mesmo ainda não sabe o que estava acontecendo com ele. Peter ignora o que ele diz e o mata. O Observer sabe que Peter está mudando, devido ao fato de ter colocado aquele chip que retirou do Observador que foi feito prisioneiro pela 'Resistência'.

Quando viu o que Peter havia feito, Windmark sorriu (para ele, aquele pequeno movimento em seus lábios, foi uma verdadeira gargalhada). Ele percebe que Peter está adotando as mesmas posturas, atitudes e comportamentos deles, Observadores, tornando-se igual a eles.

Tudo indica que estas imagens de Etta foram espalhadas por ordens do próprio Windmark, que usa a vontade de lutar de Walter, Peter e Olívia para atingir os seus objetivos, ou seja, aniquilar com qualquer Resistência ao domínio dos Observers. 

E logo acima, no edifício, vemos um gigantesco poster de 'Etta Resist'.

Aliás, será que estes posters não foram colocados pelos próprios Observers, por ordem de Windmark, a fim de fazer com que Peter, Walter e Olívia continuem lutando e resistindo, pois Windmark aposta que isso, de alguma maneira, será bom para eles, Observers? Penso que sim. Até porque, se fosse a Resistência que tivesse espalhado tais cartazes, os Observers já teriam agido no sentido de tirá-los destes locais.

Windmark parece ter colocado em prática uma estratégia que irá resultar na divisão da 'Divisão Fringe', separando Peter-Walter de Olívia-Astrid, com o objetivo de jogar uns contra os outros, aniquilando com qualquer resistência ao domínio da Terra pelos Observadores.

É a velha estratégia, já adotada, por exemplo, pelo Império Britânico, de dividir os colonizados para poder continuar reinando sobre os mesmos.

Depois, a própria Olívia estranhou como é que o Peter havia conseguido se livrar do Observador e voltado e ele, é claro, não lhe diz a verdade, novamente, tal como havia acontecido quando ela havia perguntado pelo curativo na base da sua nuca.

Assim, aos poucos, Olívia começa a desconfiar que Peter está escondendo alguma coisa dela.

E Walter, melhor do que Peter, consegue notar que ele próprio está mudando, tornando-se insensível ao destino dos outros, tal como aconteceu com relação a Cecil. E ele diz para Peter que está voltando a ser o 'velho Walter', dos primeiros tempos, que desejava substituir Deus (tal como o William Bell também tentou).

De certa maneira, o mesmo está acontecendo com Peter, que antes de começar a trabalhar na 'Divisão Fringe' era um golpista globalizado que vivia se envolvendo em inúmeras maracutaias, chegando até a trabalhar com a Máfia.

Inclusive, esse progressivo e gradual afastamento entre Olívia, de um lado, e Peter-Walter de outro, ficou claro até mesmo no final do episódio, quando eles se separaram ao sentar no trem.

Olívia sente que tem algo errado, que Peter-Walter estão tomando um caminho diferente, mas ainda não entende os motivos disso.

Ela terá forças para impedir que essa família feliz que formou com os dois acabe se dividindo e seja destruída?

Peter tenta tranquilizar Walter, no final, contando que ele conseguirá dominar a tecnologia dos Observers. Mas ele corre o sério risco de ser dominado por ela. 

Aquela visão final de Peter, vendo tudo azulado, significa que Olívia  não terá uma missão das mais fáceis, pois Peter está mudando, e para pior, tal como disse o Observer que ele matou.

A conferir.

Split significa 'dividir, rachar'. Windmark aposta na estratégia de dividir membros da antiga 'Divisão Fringe' para poder continuar reinando sobre a Terra. 

'Split' foi a glyph code deste episódio. Significa 'dividir, cindir, rachar'.

A meu ver, esta glyph refere-se ao comportamento de Peter e de Walter, que está mudando e ficando muito diferente da maneira de agir de Olívia e de Astrid.

Logo, está se desenvolvendo uma divisão, um racha, entre eles.

Walter com o seu cérebro recomposto, volta a ser o Walter dos primeiros tempos, arrogante, que dizia que não havia espaço para dois Deuses em seu laboratório, desejando substituir Deus.

E Peter, ao agir como um Observador, também só piora as coisas.

Depois deste episódio, entendo que um final feliz (com Walter, Peter e Olívia permanecendo juntos) ficou bem mais difícil para a série.

Ou a Olívia (e também, em menor grau, a Astrid) passa a agir como Peter e Walter, ou estes voltam a ser o que eram antes das mudanças pelas quais estão passando neste momento.

Isso tudo explica, a meu ver, o sorriso de Windmark quando viu o que Peter havia matado o outro Observador.

Peter e Walter estão ficando cada vez mais parecidos com os próprios Observers: duros, frios, insensíveis.

Walter percebeu que isso acontece com ele e Peter promete ajudá-lo.

Mas como poderá fazê-lo, se Peter também está mudando?

Sobrou para Olívia, é claro, a difícil missão de abrir os olhos dos dois, principalmente de Peter, e fazer com que eles voltem a ser o que eram.

Peter ainda não conseguiu superar a morte de Etta e leva adiante a sua vingança contra os Observers.

Senão, o racha entre eles será inevitável.

E se isso acontecer, então este novo rumo para a trama da série poderia levar à confirmação de uma hipótese que, inicialmente, considerei como sendo absurda, e que escrevi aqui ontem: A de que Peter é o Mr. X e que ele é que irá matar Olívia.

Se Peter estiver totalmente dominado pelos poderes que absorveu do chip dos Observers, então ele poderá entender que Olívia é um obstáculo aos seus planos e acabará por matá-la. Porém, Olívia poderá conseguir fazer com que Peter mude de atitude, voltando a viver ao seu lado e de Walter. 

Já vimos que, logo após a morte de Etta, Olívia tentou convencer Peter a voltar para casa e a continuar a vida, mesmo sem a filha, enfrentando juntos a situação, mas ele se recusou e se transformou em um Observador, a fim de prosseguir com a sua vingança. Walter e Anil também tentaram deter Peter, mas nenhum deles conseguiu.

Assim, a julgar pelo que vimos neste episódio, este é o rumo que parece ter sido traçado para este final de série, no qual poderá ocorrer um trágico conflito entre Peter e Olívia. Parece que somente Olívia poderá impedir que isso aconteça. 

Windmark é o Grande Vilão de 'Fringe' na última temporada da série. 

Será que isso irá se confirmar? Ou mais algum elemento (o Observador-Criança? September? Donald? William Bell? Etta?), que talvez ainda não tenha mostrado as caras nesta temporada, irá impedir que Peter e Walter sigam um rumo que irá destruir com essa família feliz que eles formam junto com Olívia?

Isso é o que descobriremos nestes episódios finais de 'Fringe'. 

4 comentários:

Anônimo disse...

Discordo totalmente de que sejam os Observers que estejam colocando os pôsteres de Etta. Me parece bastante óbvio que Peter está fazendo isso. À medida que seus poderes observísticos (rsrsrs) se desenvolverem, ele próprio será capaz de ir ao futuro e voltar, colocando as fotos de Etta. Ele jurou que ela seria lembrada.
Fringe está usando a tática Bad Wolf de Doctor Who. Estou cada vez mais certa disso.

Marcos Doniseti disse...

Mas os cartazes da Etta começaram a ser afixados antes de Peter colocar o chip em seu próprio corpo e, assim, começar a desenvolver os poderes dos Observers.

Danilo Lima disse...

É um tanto redundante se falar em "antes" ou "depois" em Fringe. Pois SE a transformação de Peter em observador tiver sido bem sucedida, quem garante que tudo que vimos até o momento não foi causado por ele? Afinal, como ele mesmo disse: "com a tecnologia ele seria 10 vezes melhor"...poderia ser ele a colocar os cartazes, poderia ser ele o responsável pelo envio de september ao walternativo, e diretamente responsável a todos os eventos que diretamente o levaram a se tornar observador...para agora, sendo um deles tentar quebrar o Loop infinito.

Marcos Doniseti disse...

O grande problema de tudo o que você escreveu, Danilo, é o SE.

Não sabemos SE a transformação do Peter em Observer foi bem sucedida ou não.

Além disso, me parece que essa transformação de Peter tem uma adversária poderosa, que é a Olívia, que teme perdê-lo se isso vier a acontecer de forma plena.

Se essa transformação não for interrompida, isso poderá acabar jogando Peter contra Olívia-Walter-Astrid.

E daí, não sabemos qual o caminho que ele irá seguir.