domingo, 4 de novembro de 2012

'Fringe' - Os mistérios do início da 5a. temporada! - por Marcos Doniseti!

'Fringe' - Os mistérios do início da 5a. temporada! - por Marcos Doniseti!

Fringe chega à sua 5a. e última temporada e os primeiros episódios estão repletos de mistérios.

Os primeiros episódios desta 5a. e última temporada de 'Fringe' já estão deixando os fãs com água na boca, devido às inúmeras questões em aberto. Mistérios é o que não faltam. E somente não haverá mais porque esta temporada terá apenas 13 episódios, sendo que o último será duplo. 

Nestes episódios iniciais, ficamos sabendo um pouco mais sobre os Observadores, é claro, como a sua dificuldade em se adaptar à atmosfera da Terra do início do século XXI (motivo pelo qual eles começam a modificá-la, o que fazer com que os humanos vivam, no máximo, por 45 anos) e sobre o fato de que as suas habilidades estão relacionadas ao uso da tecnologia. 

Também vimos que existe um plano, elaborado por September, que poderá salvar a Humanidade e destruir com os Observadores, e que o mesmo foi transmitido para Walter. Porém, tal plano foi destruído por Windmark, que penetrou na mente de Walter para tentar descobrir e, com isso, este não se lembra de mais nada relacionado com o mesmo.

Porém, Walter descobre que deixou fitas de vídeo com gravações explicando qual é a natureza do plano de September e o que é preciso fazer para colocá-lo em prática. 

Daí, os heroicos sobreviventes da Fringe Division (menos Broyles, que aparece apenas mais adiante na história) procuram encontrar tudo o que necessitam para que o plano seja viabilizado. 

Nos primeiros episódios, tivemos também a fundamental participação de Etta, que dà sequência ao trabalho dos seus país, Peter e Olívia, e lidera a Resistência contra a ocupação da Terra pelos Observers. O encontro dela com Olívia, com a qual não se encontrava há mais de 20 anos, foi um dos momentos mais bonitos e emocionantes da série. E como Etta nasceu e cresceu em um mundo muito mais brutal e cruel do que o de Peter e Olívia, é claro que ela é uma pessoa muito mais rude, durona, do que a mãe. 

E é interessante notar como Peter (que, afinal, é um ex-golpista que vivia se metendo em confusões, até mesmo com a Máfia) gosta do estilo de mulher forte e durona de Etta (algo mais próximo da personalidade de Peter, que vivia dizendo 'Essa é a minha garota', quando Etta mostrava o seu lado mais durona), enquanto Olívia procura fazer com que a filha adote uma postura diferente, mais humana e flexível, mesmo quando se trata dos seus inimigos. 

E Etta mostra que tem uma vocação para heroína, herdada dos seus pais, quando se sacrificou a fim de salvar Peter, Olívia e Walter. A morte dela, no entanto, parece que foi um tanto quanto exagerada, a julgar por uma cena que vi na promo do próximo episódio (que será exibido na sexta-feira que vem). Porém, depois disso, Peter se transformou num verdadeiro 'Capitão Nascimento' de 'Fringe', desejando castigar o máximo de Observadores pelo que fizeram à Etta. 

E o que eram aqueles experimentos que os Observers faziam com os seres humanos, inclusive com o Simon Foster, pelo qual a Etta era apaixonado? Qual é o objetivo destes experimentos, afinal? Notei que havia mulheres sendo testadas por eles. Isso está relacionado com o fato de não existirem mulheres Observadoras? E se as mudanças climáticas que aconteceram no futuro do planeta inviabilizaram o nascimento ou a sobrevivência das mulheres? Então, estes testes feitos pelos Observers com as mulheres do século XXI podem estar relacionados com isso. 

Nesta temporada também vimos algumas cenas que deixaram os fãs com a mente um tanto quanto confusa. Em especial, cito a cena em que começa a invasão da Terra pelos invasores, quando Peter, Olívia e Etta, ainda criança, estavam descansando naquele 'gramadão'. 

Parece que a cena mistura fatos ocorridos em realidades distintas. Em um momento Peter parece que salvou Etta, mas em outro isso parece não acontecer. E a realidade em que vemos os acontecimentos se dão nesta segunda. 

Outra cena que deixou muito fã com pulga atrás da orelha foi a do 5o. episódio (An Origin Story), na qual Olívia sai correndo atrás de Peter num beco e ele simplesmente desaparece. Daí, ela olha em volta e vê posters de Etta, com a palavra 'Resist'. Me parece que Olívia atravessou a fronteira entre dois Universos e não percebeu, com ela ficando bastante pensativa com o súbito desaparecimento de Peter. 

E não se pode esquecer que Olívia estava com medo desta iniciativa de Peter, de querer se vingar dos Observers, pelo fato deste terem matado Etta (inclusive com ele se transformando em um Observador, passando a ter os mesmos poderes que eles possuem). E é sempre nos momentos que Olívia sente medo é que ela consegue atravessar as fronteiras entre os Universos. 

Assim, pergunto: Afinal, existe uma realidade alternativa, na qual Peter salvou Etta e, portanto, não precisou sair procurando pela filha e, logo, não se separou de Olívia? E esta realidade alternativa (que vou chamar de B) estaria se misturando com a realidade inicial (que irei chamar de A), na qual Peter não teria conseguido salvar Etta, separou-se de Olívia e saiu pelo mundo procurando pela filha? 

Ou existiria uma realidade alternativa (B),  cujos fatos se mesclam com os da realidade inicial e isso explicaria a aparente falta de lógica de certos acontecimentos, como a cena da invasão dos Observers e dos posters? E isso talvez explicasse, também, porque Peter saiu pelo mundo procurando por Etta, sem conseguir encontrá-la. E se ela estava vivendo numa realidade alternativa (B), em um outro Universo? E será que os Observers estão relacionados, de alguma forma, com este Universo alternativo? Eles poderiam tê-lo criado ou até conquistado ao mesmo? Afinal, se William Bell, em pleno século XXI, conseguiu conseguiu criar um novo Universo, porque os Observers, que vieram do século 27, não poderiam fazê-lo, certo?


Olívia, Walter, Etta e Peter lutam contra o domínio da Terra pelos Observers na temporada final de 'Fringe'. 
Algo que é interessante ressaltar é que os acontecimentos destes primeiros episódios se desenvolvem como se os fatos estivessem se repetindo e se misturando, sem uma lógica aparente e, talvez, numa espécie de repetição infinita dos mesmos acontecimentos, mas sempre com pequenas diferenças entre os mesmos. 

Aliás, já vimos isso acontecer na série, na temporada anterior, quando os fatos da Timeline reescrita eram sempre um pouco diferentes daqueles da Timeline original. 

A julgar pelo que foi mostrado na promo do sexto episódio, talvez possamos entender melhor essa questão. 

Aliás, com base no fato de que 'Fringe' nos estimula a criar constantes e intermináveis teorias a respeito do que é mostrado na série, eu pensei em mais uma possibilidade, que é a seguinte:

E se esse Peter Observador que surgiu agora gerou um novo filho (a) com a Olívia cortexiphada? Os poderes deste filho (a) poderiam gerar esses Observadores do futuro que voltaram à Terra do século XXI para conquistá-la, certo? 

E se o Windmark sabia que, ao matar a Etta, o Peter iria reagir exatamente do jeito que reagiu, se transformando num Observador e gerando um filho que daria origem, no futuro, aos próprios Observadores? Esquentem não... Essa é apenas mais uma das teorias malucas que "Fringe' nos incentiva a criar. 

Assim, e como eu já havia comentado aqui no blog, ao final da 4a. temporada, a 5a. temporada de 'Fringe' está sendo muito boa (somente o 3o. episódio, 'The Recordist', não me agradou tanto e ficou abaixo dos demais). 

Agora, é assistir ao próximo episódio, que promete ser muito bom, a julgar pelo que a promo do mesmo mostrou. 



Pobre Gene... Afinal, quando irão tirá-la do âmbar, hein? 




SPOILERS: O comentário abaixo é sobre o próximo episódio e contém SPOILERS. 




Obs: Na promo do próximo episódio, em um determinado momento Walter fala que eles estão em um outro Universo, chamado de 'Universo de Bolso' ou 'Universo Pequeno' e que no mesmo o tempo e o espaço estão se repetindo. 

Pesquisei no Google e encontrei um texto interessante sobre o conceito de 'Universo Pequeno' (obs: o mesmo está em espanhol) e que é defendido por muitos físicos respeitados e que está no link abaixo:

http://dreamers.com/mt/universo_dc/2009/08/el-universo-de-bolsillo.html


Obs: Se existe um outro Universo, 'de bolso' ou 'pequeno', será que isso explica motivo de existirem diferenças nas cenas do 'gramadão', quando começa a invasão da Terra pelos Observers, e também na cena dos posters que, no início da mesma, não apareciam? E o desaparecimento de Etta, quando criança, estaria relacionado com isso? Isso talvez explique porque Peter procurou tanto pela filha e não a encontrou em lugar algum. E se ele estava em um Universo e a Etta em outro?

Nenhum comentário: