segunda-feira, 5 de novembro de 2012

'Fringe': Loop Infinito e Efeito Borboleta! - por Marcos Doniseti!

'Fringe': Loop Infinito e Efeito Borboleta! - por Marcos Doniseti!


Como já comentei aqui no blog, faço parte de grupo de 'Fringe' no Facebook. E por lá rolam muitas teorias a respeito da situação que os membros da 'Fringe Division' estão enfrentando atualmente. 

Um dos participantes do grupo, Danilo Cruz, apresentou uma teoria que considero bastante interessante, que é a do Loop Infinito, e que ele resumiu da seguinte forma:

'Bom, vou tentar explicar de novo:

Estão todos presos num Loop Infinito. 

Isso quer dizer que em algum momento tudo é reiniciado. Mas, a situação em cada ciclo (iteração) do Loop é diferente. Assim, no final eles tomam a decisão de começar outro ciclo.

Porém, eles acabam esquecendo que fizeram isso depois de reiniciar. A única que consegue se lembrar é a Olívia, devido ao fato de que ela é a única cortexiphada.

Isso explica o motivo dela ter errado as coordenadas, que deixou os fãs com a pulga atrás da orelha. Mesmo que a Olívia tenha errado as coordenadas no momento em que passou as mesmas para a Etta, eles foram parar no local correto. Talvez, em algum ciclo anterior, o acampamento estivesse no mesmo lugar. Então, temos o mesmo caso dos cartazer (obs: os posters de Etta onde estava escrito 'Resist'). Eles também seriam parte integrante de um ciclo anterior. E a maneira que ela ficou olhando para os cartazes dos Observers durante todo o episódio pode indicar que, talvez, ela estivesse tendo um 'déja vù' ou algo assim.'.


A minha resposta para o Danilo foi a seguinte:

Resumindo, Danilo Cruz, essa teoria do Loop Infinito lembra o episódio 'Segunda-Feira', da 6a. temporada de 'Arquivo-X', quando eles (Mulder, Scully e toda a população da Terra) fica presa neste dia. Mulder e Scully sempre morriam no final da tarde, dentro de uma agência bancária. Daí, o dia seguinte era o mesmo, Segunda-Feira. Porém, sempre acontecia algo diferente a cada dia que se repetia. Eles somente conseguiram romper com essa repetição infinita da Segunda-Feira quando Mulder e Scully conseguiram resolver o caso e, claro, sobreviveram.

Em 'Fringe', eu acredito que os heróis da 'Fringe Division' estão presos a um Efeito Borboleta. Resumindo: Eles estão sempre tentando criar uma nova realidade na qual eles possam ficar juntos e serem felizes.

E quando eles não conseguem, eles mudam tudo, iniciando uma nova realidade, na qual fazem a mesma tentativa, tal como ocorreu ao final do 3o. ano.

Veja que no final da 4a. temporada, de outra maneira, isso também aconteceu. Walter matou Olívia (mas sabendo que poderia ressuscitá-la), o que inviabilizou os planos de William Bell de criar um novo Universo, destruindo com os dois anteriores. 

Com isso, eles continuaram juntos e felizes. 

Mas, nesta nova realidade, que é a da 5a. temporada, há um novo fator que provoca a infelicidade, que é o assassinato de Etta. 

Daí, o que o Peter faz? Ele se transforma num Observador, ou melhor, passa a ter os poderes deles, a fim de tentar consertar isso novamente, mesmo que seja através da vingança.

Então, eles (Walter, Peter, Olívia) sempre criam, de alguma forma, uma nova situação ou realidade na qual tentam ser felizes. Eles não conseguem e, daí, eles criam outra realidade e começam tudo novamente...

Por isso é que sempre pensei que o fato da Borboleta ser um símbolo de 'Fringe' se deve justamente a isso. 

Inclusive, já escrevi alguns textos aqui no blog a esse respeito. 


Links:

Walter, Peter e Olívia: Criadores de novas realidades?

http://popeseries.blogspot.com.br/2011/06/fringe-walter-peter-e-olivia-criadores.html

Nenhum comentário: