segunda-feira, 12 de novembro de 2012

'Fringe': O Observer-Criança e o plano para derrotar Windmark! - por Marcos Doniseti!

'Fringe': O Observer-Criança e o plano para derrotar Windmark! - por Marcos Doniseti!


O Observer-Criança teria sido deixado na Terra do século XX de propósito, para ajudar a Humanidade quando a Terra fosse conquistada pelos Observers liderados por Windmark?

Como vários fãs da série notaram, o Observer-Criança que foi escondido pelo Walter no 'Universo de Bolso' (5X06), quando apareceu pela primeira vez, no episódio 'Inner Child' (1X15), tinha a mesma dificuldade para respirar que os Observadores do grupo de Windmark possuem na Terra do século XXI.

O curioso é que, mesmo assim, ele é um tipo de Observador diferente daqueles que fazem parte do grupo de Windmark. Ele tem (tal como o grupo de December-September) uma forte simpatia pela Humanidade dos séculos XX-XXI. 

E o grupo de Observers liderados por Windmark tem uma postura inversa, demonstrando um total e completo desprezo pelos seres humanos. 

Outro aspecto importante: Os Observers do grupo de December-September nunca demonstraram possuir qualquer problema para respirar na Terra dos séculos XX-XXI. Talvez isso aconteça porque eles nunca ficavam muito tempo no planeta. Eles apenas 'passavam' por aqui e iam embora. 

Assim, entendo que o Observer-Criança teria desenvolvido essa dificuldade para respirar na Terra dos séculos XX-XXI porque, a meu ver, ele teria sido deixado aqui na Terra, pelos Observers do grupo de December (que simpatizavam com a Humanidade), para ajudar os seres humanos quando acontecesse a conquista do planeta pelos Observers liderados por Windmark. 

Esta teria sido a maneira que os Observers do grupo de December encontraram para ajudar os humanos sem interferir diretamente na evolução dos acontecimentos, o que vai contra os seus princípios. 

Então, é claro que o Observer-Criança veio do futuro. E a dificuldade dele para respirar deve se dar em função do fato de que ele permaneceu na Terra dos séculos XX-XXI por muito tempo e não apenas porque ele ficou vivendo tanto tempo nos subterrâneos, como disse o Walter no episódio 'Inner Child'. 

E como os Observers de Windmark estão na Terra do século XXI há mais de 20 anos então, talvez, essa permanência mais duradoura deles no planeta é que acabe gerando a mesma dificuldade para respirar que o Observer-Criança possui, visto que a atmosfera da Terra do século 27 era muito diferente. 

Além disso, há uma outra possibilidade: os Observers do grupo de December-September não vieram do século 27, mas de uma época anterior, quando a atmosfera do planeta ainda não tinha passado por tantas alterações, ou de 'época alguma'. Afinal, esse grupo de Observers tem a capacidade ver a sucessão dos acontecimentos no tempo (o que o grupo liderado por Windmark não possui) e, portanto, não precisam ficar presos a uma época específica. Eles podem transitar pelo Universo, por diferentes planetas, em diferentes épocas. 

E por isso é que os Observers do grupo liderado por December não sentem os efeitos que atingem os Observers do grupo de Windmark. Assim, apenas os Observers do grupo de Windmark e o próprio Observer-Criança (que talvez ainda não tenha desenvolvido o poder de transitar pelo Tempo-Espaço como fazem os Observers adultos do grupo de December) é que teriam vindo do século 27. 

Assim, os Observers do grupo de December, que tem o poder de ver a sucessão de acontecimentos no tempo, viram que a Terra seria conquistada e devastada por Windmark e seus liderados e, daí, decidiram deixar o garoto no planeta para ajudar a Humanidade a expulsar os invasores. 

E como o Walter é o único que tomou conhecimento desse plano dos Observers para ajudar a Humanidade (afinal, o mesmo lhe foi transmitido pelo próprio September), ele decidiu proteger o Observer-Criança, escondendo-o no 'Universo de Bolso', pois sabe que ele será importante, de alguma forma, para ajudar a derrotar Windmark e o seu grupo. 

E muito provavelmente, embora isso ainda não esteja certo, penso que o plano de September para derrotar Windmark deve envolver, de alguma maneira, a questão da atmosfera. Este é o principal ponto fraco dos Observers liderados por Windmark. Se eles forem impedidos de modificar a atmosfera da Terra do século XXI, então a permanência deles na mesma poderá se tornar inviável. 

Aliás, foi exatamente isso que Peter e a Resistência tentaram fazer no episódio 5X05, quando tentaram fechar o buraco de minhoca, que liga a Terra do século XXI com a do século XXVII, para impedir a vinda dos equipamentos que os invasores estão usando para mudar a atmosfera do planeta no século XXI. Porém, essa tentativa fracassou. 

Mas se essa iniciativa de mudança da atmosfera da Terra, feita pelos conquistadores, for inviabilizada, então os seres humanos poderão conseguir expulsar Windmark e o seu grupo e, assim, recuperar o controle do planeta. 


Link:

Os diferentes tipos de Observadores e o destino da Humanidade:

http://popeseries.blogspot.com.br/2012/11/fringe-os-diferentes-tipos-de.html

Nenhum comentário: